Africa Basquetebol

19 julho 2010

ANGOLA : Presidente do COA felicita cadetes pela conquista do Ouro nos Jogos Africanos


O Presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição felicitou sábado a Selecção Nacional Sub-17 de basquetebol feminino, pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Africanos, que encerrou ontem, em Rabat, Marrocos.

Gustavo da Conceição aproveitou a ocasião para felicitar "ao COA e a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) pela decisão, aposta, investimento e sacrifício feito, para o alcance desta conquista", pois a participação na prova serviu de antecâmara para os Jogos Olímpicos de Singapura, que se realizam de 14 a 26 de Agosto próximo. "Parabéns ao basquetebol feminino pelo potencial demonstrado e parabéns ao Basquetebol Nacional. Está também de parabéns o COA e a FAB pela decisão, aposta, investimento e sacrifício feitos", lê-se na mensagem a que o Jornal dos Desportos teve acesso.

A conquista da medalha de Ouro nos Jogos Africanos auxiliou o combinado nacional, na sua preparação, visto que nunca competiu com apenas três jogadoras, num sistema a ser implementado nos Jogos Olímpicos da Juventude. O Combinado angolano começou a levar vantagem nos resultados ao vencer, no primeiro e segundo jogo, as selecções anfitriãs, vulgarmente conhecidas por Marrocos "A" e Marrocos "B", com grande diferença de pontos.

No último jogo, as angolanas foram a busca da medalha de Ouro ao vencer a sua congénere da Cote d’ Ivaire, por 26-3. As pupilas de Elisa Pires que foram para o palco da competição com pouca experiência nas regras do 3X3 souberam impor as suas capacidades e superioridade diante das adversárias. A Selecção Nacional regressa hoje ao país a fim de dar continuidade a sua preparação para a prova de Singapura, na qual está inserida no grupo “B”, juntamente com as formações dos Estados Unidos da América, Rússia, Alemanha e Bielo-Rússia.

Torneio de basquetebol
de Rua descobre talentos no Kwanza-Norte

A Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Kwanza-Norte vai realizar em Agosto próximo a primeira edição do torneio de basquetebol de rua denominado Bola ao Ar com o objectivo de descobrir novos talentos em toda a província, fez saber ao Jornal dos Desportos, Miguel Clemente, chefe do departamento dos Desportos.

Em princípio, apenas os municípios de Cazengo e Cambambe vão se fazer representar no certame que vai ser disputado por dez equipas. "O nosso grande objectivo é o de relançar a modalidade na nossa região. Embora a prova seja experimental, ela será disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas, os dois primeiros classificados vão disputar uma final em dois jogos", esclareceu Miguel Clemente.

Apesar de o torneio ter o carácter experimental, a direcção provincial da Juventude e Desportos mostra-se optimista com a possibilidade de descobrir um bom número de jogadores talentosos, capazes de formar equipas para a realização de campeonatos municipais, que posteriormente vão poder evoluir para provinciais em vários escalões, disse o nosso interlocutor.

Com a realização deste torneio a direcção da Juventude e Desportos tenciona atrair estudantes e os jovens da periferia que demonstram ter queda para a prática do basquetebol. "Queremos fazer muito mais do que apenas ocupar o tempo livre da nossa juventude. Por isso, estamos a estabelecer parcerias com alguns núcleos municipais para ver se dentro em breve conseguimos relançar a massificação da modalidade em todos os municípios da nossa urbe", disse Miguel Clemente.

O dirigente afirmou que os seis representantes do município do Cazengo à primeira edição do torneio de rua Bola já definiram os nomes das suas equipas. Eis as suas denominações: Tribobó, Escola Missionária Dom Bosco, Jovens da Staff única, Mor-Port, Instituto Médio Agrário "IMA" e Jovens Unidos do Bairro Popular. Os quatro representantes de Cambambe contam apresentar os seus nomes oficiais das suas equipas nos próximos dias.
Kátia Ramos, em Ndalatando