Africa Basquetebol

20 julho 2010

CABO VERDE : Santiago Sul vence torneio de basquetebol feminino

Santiago Sul sagrou-se campeão da terceira edição do torneio de basquetebol feminino, organizado pelo clube salense Pantera Negra. As meninas da Praia marcaram 62 pontos contra 58 da selecção do Sal. O Polidesportivo esteve completamente cheio para assistir à final do torneio de Basquetebol Feminino, que movimentou os Espargos no fim-de-semana. Um jogo muito bem disputado e com boa qualidade técnica. Sem dúvidas chegaram à final as duas melhores equipas desta competição. Santiago Sul venceu o Sal com apenas 4 pontos de diferença: 62 contra 58. A equipa anfitrião teve que se contentar com o segundo lugar.

A disputa pelo terceiro lugar não aconteceu porque a selecção da Boa Vista negou jogar contra Santiago Norte. É que, com três pontos, a selecção da ilha das dunas achou injusto disputar um lugar no pódio com uma equipa que tinha apenas dois pontos. Sendo assim, Santiago Norte levou para a casa a taça do terceiro lugar e a fairplay. As equipas da Boa Vista e de São Vicente (quarto e quinto lugar, respectivamente) ficaram com o prémio de participação. A taça para melhor jogadora do torneio foi para Bernardete (Bety) Costa, de Santiago Sul.

A equipa Benfica de Lubango (Angola), uma das convidadas do Pantera Negra, não conseguiu embarcar a tempo para Cabo Verde.

De referir que a ilha de São Vicente já se prontificou para realizar a próxima edição do torneio, em Julho de 2011.