Africa Basquetebol

31 maio 2011

ANGOLA : Valdelício Joaquim é o único "estrangeiro" na convocatória

Luanda - O poste Valdelício Joaquim, a jogar na Universidade de Hawai (Estados Unidos), é o único a actuar fora do país na convocatória da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculino para o Campeonato Africano do Madagáscar, apurou hoje a Angop.

O jogador de 2,08 metros, o mais alto dos 16 pré-seleccionados, faz parte da primeira convocatória do novo seleccionador, o francês Michel Gomez, a ser divulgada, oficialmente, quinta-feira. Já havia sido chamado por Alberto de Carvalho “Ginguba” (angolano) e Luís Magalhães (português), mas, por motivos académicos, não se apresentou.

Formado nas escolas do Petro de Luanda, Valdelício Joaquim vai enfrentar a concorrência de Kikas Gomes (2,02 - 1º de Agosto), MVP das duas edições anteriores, Felizardo Ambrósio (2,00 – 1º de Agosto), Miguel Kiala (2,01 – Petro de Luanda), melhor ressaltador do recém-terminado Campeonato Nacional, e, provavelmente, Divaldo Mbunga (2,01 – Petro de Luanda), naquela que é a única dúvida até ao momento.
A posição dos extremos é a menos complicada para o seleccionador, sendo que Olímpio Cipriano, MVP da 33ª edição do Bai Basket, e Carlos Morais, cestinha da prova e melhor triplista do Afrobasket2009, são as principais figuras deste sector, que deverá contar ainda com Roberto Fortes (Petro de Luanda) e Euclides Camacho (Interclube).
Armando Costa (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Milton Barros (Libolo), Paulo Santana (Petro de Luanda) serão os bases. Completam o lote de pré-seleccionados os extremos-postes Eduardo Mingas, Jorge Tati (Interclube) e Leonel Paulo (Libolo).
Miguel Lutonda, Carlos Almeida e Filipe Abraão (1º de Agosto), presentes na última selecção que disputou o Campeonato do Mundo na Turquia (2010), deverão ser os grandes ausentes da primeira convocatória de Michel Gomez, ao passo que os bases Armando Costa e Milton Barros, campeões africanos, regressam. O primeiro esteve ausente por lesão e o segundo por opção técnica.

O Afrobasket2011 será disputado em Antananarivo (Madagáscar) de 17 a 28 de Agosto. Angola terá a missão de defender o título africano e garantir presença nos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra). Apenas o vencedor da prova continental se qualifica à prova do COI.

30 maio 2011

CABO VERDE : Sto Antão finalmente o campeonato

O campeonato regional de basquetebol, em sénior masculino, já está em marcha na ilha de Santo Antão. O jogo inaugural teve lugar este domingo, com a vitória do Porto Novo Basket frente ao Solpontense, por 53-32, num grande desafio de basquetebol. Na próxima jornada, o liceu Suzete Delgado recebe a equipa do Porto Novo Basket, em Ribeira Grande. O Rosariense acabou por desistir e no seu lugar entrou os jovens do liceu Suzete Delgado.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Luís Magalhães reprova quadro competitivo da modalidade

Luanda - O ex-treinador do 1º de Agosto e da selecção nacional Luís Magalhães considerou ser uma “desgraça” o actual quadro competitivo do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, a julgar pelo método de disputa da fase final.

Em declarações à Rádio 5, sábado, o técnico disse ser desaconselhável a realização de elevado número de jogos em tão pouco tempo na fase decisiva da prova, denominada “final four”, e lamentou a forma de bonificação, que apenas acontece na penúltima etapa.

Nos últimos quatro anos o título nacional é disputado pelas quatro equipas mais bem classificadas das seis que constituem a série A da fase de grupos. Na etapa final, o primeiro da fase anterior (de grupos) entra com um ponto de bónus.
O 1º de Agosto dominou a etapa inicial (fase regular) do campeonato, mas no momento derradeiro claudicou.
No entanto, Luís Magalhães referiu ter apresentado aos responsáveis da modalidade e a associação de treinadores projectos tendentes a tornar o basquetebol mais regular, sugerindo a criação de duas divisões, sendo que uma (2ª) serviria de incentivo para os praticantes atingirem a principal, assim como de “meio para correcção de erros”, inclusive de arbitragem.
O técnico, que sábado deixou o país depois de três anos ao serviço dos “rubro-negro”, fez saber que durante o período de treinamento na selecção nacional se deparou com muita anomalia organizativa, a qual impediu o desenvolvimento do seu trabalho quer em estágios quer em competições, com realce para o mundial da Turquia em 2010, no qual Angola quedou-se na 15ª posição.
Dificuldades financeiras que estiveram na base da falta de pagamentos a atletas, atraso dos ordenados do técnico, alojamento e transportação durante a fase de preparação para o mundial constam entre os principais problemas aflorados por Luís Magalhães, que este ano perdeu o título nacional para o Petro de Luanda, principal opositor do 1º de Agosto na “bola ao cesto”.
O treinador considerou positivo o seu trabalho no país, onde obteve de uma forma generalizada 15 troféus ao serviço do clube “militar” e um título africano com a selecção nacional, no Afrobasket2009, na Líbia.

Depois de ter ganho três campeonatos nacionais consecutivos, este ano Luís Magalhães foi incapaz de repetir a proeza, ficando na quarta posição, e a direcção do clube não renovou o seu contrato.

ANGOLA : Ex-seleccionador aponta desorganização na FAB

Luanda – O antigo técnico da selecção nacional, Luís Magalhães, mostrou-se hoje, em Luanda, descontente com a desorganização registada na forma como foi rescindido o seu contrato com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Em entrevista à Radio5, o técnico acrescentou ter sido positivo trabalhar com o combinado nacional, mas considerou injusto o facto de a FAB não o contactar no acto de por fim o seu vínculo contratual com os deca-campões.
Explicou que enquanto exerceu o cargo de seleccionador nacional várias vezes procurou maneira de acertar questões ligadas à sua estadia no comando no grupo e nunca foi respondido com sucesso.
Frisou ter sido um elemento fundamental na conquista do décimo título do Afrobasket angolano, ao conseguir gerir o espírito de liderança no grupo, num momento em que os atletas alegavam desistências por falta de ajuda de custo e após o acidente contraído no percurso de Luanda a Cabinda, facto que não foi repensado pela direcção da federação.
“ Eu considero que houve muita falta de respeito por parte da FAB", disse.
Apesar disso, disse que Angola tem basquetebolistas com experiências promissoras, que se, se evitar situações litigiosas entre os mesmos, sobretudo na fase de preparação das competições, o grau de motivação será sempre melhor.

Em Angola, Luís Magalhães venceu um campeonato africano, quedou-se na 15ª posição no último mundial disputado na Turquia, para além de ter arrebatado 15 títulos nacionais no comando técnico da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, clube com o qual ficou em 4º lugar e último na tabela classificativa do BAI-Basket2011.

ANGOLA : Operação Madagáscar começa na quinta-feira


A convocação da selecção nacional sénior masculino de basquetebol, visando o Afrobasket’2011, em Agosto próximo, no Madagáscar, vai ser feita, em conferência de imprensa, na próxima quinta-feira, em Luanda, de acordo com a agência Angola Press (Angop), que cita o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, Nuno Teixeira. Os deca-campeões vão a ilha de Andry Rajoelina, Presidente local, em busca do passe para os Jogos Olímpicos de Londres’2012.

A missão é espinhosa para Michel Gomez, técnico francês recém-contratado, que conta com uma nata de potenciais seleccionáveis.
Angola é a selecção mais forte de África dos últimos 20 anos. As presenças consecutivas aos Jogos Olímpicos colocam Angola como o principal alvo a abater quer pelas selecções quer pelas equipas de arbitragens. Há registos de como Angola sofreu na última edição de 2009, na Líbia.

Candidatos à selecção
O extremo-base Olímpio Cipriano, do Recreativo de Libolo; extremo do Petro de Luanda, Roberto Fortes; extremos-postes do 1º de Agosto, Joaquim Gomes “Kikas” e Felizardo Ambrósio são alguns nomes que Michel Gomez vai contar para a operação Madagáscar. A prestação demonstrada durante o campeonato nacional recém-terminado colocam Kikas, Roberto, Cipriano, Felizardo como potenciais seleccionáveis.

Olímpio
Cipriano é o “papa-títulos”

O grande vencedor de títulos individuais BAI Basket’2011 é o extremo do Recreativo do Libolo, Olímpio Cipriano. O menino da cidade baixa de Luanda conquistou seis troféus dos nove em disputa. O basquetebolista ficou com os troféus de Melhor Recuperador, Melhor Assistente, Melhor Lançador nos lances livres, Melhor Lançador de triplos, Melhor Lançador de dois pontos e o prémio de Jogador Mais Valioso (MVP). Roberto Fortes, Miguel Kiala e Carlos Morais, afectos ao Petro de Luanda, foram premiados com os troféus de atleta Fair Play, Melhor Ressaltador e Melhor Marcador, respectivamente.

O campeão nacional encaixou no cofre o equivalente a 25 mil dólares norte-americanos, repartidos em 15 mil, na condição de vencedor da competição, e 10 mil por se qualificar para Final Four. O recreativo de Libolo, Interclube e 1º de Agosto foram agraciados com 10 mil dólares cada um pela presença na derradeira fase da competição.

Cansaço leva
Magalhães à terra de Luís Camões

Cansaço levou de volta, sábado último, a Portugal, o técnico Luís Magalhães, depois de três anos ao serviço do 1º de Agosto. A informação é da agência Angola Press (Angop). O técnico português terminou o vínculo contratual com o 1º de Agosto e preferiu não renovar. “Estou cansado”, disse Magalhães que justificou o regresso a Portugal: “Comuniquei antecipadamente a minha intenção de sair do clube e não houve qualquer problema”.

Quem não tem problema é o 1º de Agosto que já encontrou alternativa para substituir o treinador: apostar na escola portuguesa é a bandeira que leva ao sucesso. Uma fonte do Rio Seco disse que uma delegação está a tratar do assunto e, nos próximos dias, a imprensa nacional vai tomar conhecimento do novo timoneiro. Luís Magalhães vai a Lisboa para descansar, pois nenhuma equipa portuguesa solicitou os seus préstimos, conforme disse a Angop.

Em 2008, Magalhães desembarcou em Angola para substituir o treinador angolano Jaime Covilhã na equipa do 1º de Agosto. Durante o tempo que liderou a armada do Rio Seco, coleccionou três títulos nacionais (2008, 2009 e 2010), três títulos de campeão africano de clubes, três Taças de Angola, duas Supertaças, uma Supertaça Compal. Com a selecção de Angola, o técnico português conquistou o título africano de 2009, na Líbia, e os Jogos da Lusofonia. Esteve com selecção de Angola no Campeonato do Mundo da Turquia (2010).

29 maio 2011

ANGOLA : Selecção para o Afrobasket será convocada quinta-feira

A pré-selecção para o Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2011), a ser disputado no Madagáscar em Agosto próximo, será convocada quinta-feira, informou este sábado, à Angop, o director técnico da federação angolana da modalidade, Nuno Teixeira.
O dirigente federativo, que falava no encerramento da 33ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino, explicou que os jogadores serão anunciados em conferência de imprensa.
A selecção nacional vai defender o título africano no Madagáscar, troféu qualificativo ao Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), além do título Panafricano em Moçambique.

ANGOLA : Luís Magalhães deixa 1º de Agosto

O técnico português Luís Magalhães terminou sábado o seu vínculo contratual com o 1º de Agosto, após três anos e meio a frente da equipa sénior masculina de basquetebol, informou à Angop o próprio.
De acordo com a fonte, que falava no encerramento da 33ª edição do Campeonato Nacional sénior ganha pelo Petro de Luanda, terminou o seu ciclo no comando técnico dos “militares” e preferiu não renovar.
“Estou cansado por isso regresso a Portugal, comuniquei antecipadamente a minha intenção de sair do clube e não houve qualquer problema”, explicou, realçando que os seus préstimos não foram solicitados por nenhuma equipa portuguesa.
Com 48 anos de idade, Luís Magalhães, conhecido como “papa títulos”, chegou ao país para substituir Jaime Covilhã nos “militares”, em 2008, e conquistou três títulos nacionais consecutivos e igual número de troféus continentais de clubes, além de várias taças de Angola e Supertaça.
Ao serviço da selecção nacional conquistou o décimo título africano, em 2009, e os Jogos da Lusofonia.

ANGOLA : Olímpio Cipriano "papa" títulos individuais

O extremo do Recreativo do Libolo Olímpio Cipriano foi o grande vencedor dos títulos individuais na 33ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino (Bai Basket), conquistando seis dos nove em disputa.

O jogador de 26 anos de idade ficou com os troféus de melhor recuperador, assistente, nos lances livres, triplos e marcação de dois pontos, assim como o prémio de Jogador Mais Valioso (MVP).

Miguel Kiala, Carlos Morais e Roberto Fortes, todos do Petro de Luanda, também foram premiados com os troféus de melhor ressaltador, marcador e atleta fair play respectivamente.

O Petro de Luanda, campeão nacional, recebeu o equivalente a 25 mil dólares, sendo 15 na condição de vencedor da prova e 10 por se qualificar para Final Four. O Libolo, Interclube e 1º de Agosto também receberam 10 mil cada pela presença na última fase da competição.

ANGOLA : 1º de Agosto estraga festa do campeão

O Petro de Luanda, campeão antecipado do nacional de basquetebol sénior masculino, perdeu hoje diante do 1º de Agosto por 121-102, no encerramento da 33ª edição do BAI Basket, estragando uma festa que se previa “rija”.

Numa noite em que os “petrolíferos” cumpriam apenas calendário, mas que pretendiam encerrar a temporada com uma vitória sobre o seu arqui-rival, os “militares” fizeram jus ao estatuto de melhor equipa africana e aplicaram chapa 100 aos pupilos de Alberto Babo.
Nem os 31 pontos de Carlos Morais, melhor marcador do encontro, impediram o 1º de Agosto de encerrar a temporada com uma estrondosa vitória que contou com a inspiração de Carlos Almeida e Mário Correia com 25 e 21 pontos respectivamente.
O encontro teve dois períodos equilibrados, o 1º e o 3º, os restantes foram inteiramente dominados pelos “rubro-negros” que despediram-se do técnico Luís Magalhães, uma vez que este terminou seu contrato e ainda esta noite segue para Portugal.
Apesar da vitória, o 1º de Agosto terminou a competição na quarta posição, com os mesmos pontos que o Interclube na terceira. Petro de Luanda e Libolo com 21 e 16 pontos ficaram no primeiro e segundo posto.

Com arbitragem de Fernando Pacheco, David Manuel e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Yuri Swingue (02), Braúlio Morais (02), Roderick Nealy (19), Roberto Fortes (00), Paulo Barros (00), Paulo Santana (07), Miguel Kiala (04), Cedrik Isom (15), Hélder Gonçalves (00), Divaldo Mbunga (17), Idelfonso Kiteculo (05), Carlos Morais (31).
Técnico: Alberto Babo

1º de Agosto: Filipe Abraão (06), Mário Correia (21), Kikas Gomes (15), Felizardo Ambrósio (12), Vlademir Ricardino (06), Hélder Ortet (10), Adolfo Quimbamba (08), Carlos Almeida (25), Miguel Lutonda (13), Karlton Mims (00), Hermenegildo Santos (05), Islando Manuel (00).
Técnico: Luís Magalhães

ANGOLA : Recreativo do Libolo é vice campeão

Na última jornada do BAI Básket’2011, o Recreativo do Libolo confirmou o bom estado de graça ao vencer, ontem, à tarde, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 77-65. A formação orientada por Raul Duarte sabia que qualquer resultado não o impedia de terminar na segunda posição da tabela classificativa, mas a partida marcada pelo símbolo de equilíbrio serviu para dignificar o basquetebol nacional. O técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, considerou-se prejudicado pela actuação da arbitragem. No final, o técnico felicitou o adversário pelo resultado alcançado, ao passo que Raul Duarte considerou “salutar o equilíbrio entre os principais actores da fase derradeira”.

Petro de Luanda festeja título

A cor azul estampada nas camisolas brancas apregoa o campeão nacional da época’2011. Espalhados no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, os olhos focam as mãos de jogadores do Petro de Luanda ávidos para pegar a taça. A missão está cumprida. A derrota diante do 1º de Agosto, por 121 – 102, ontem, não ofuscou a alegria de adeptos, jogadores e direcção do Petro de Luanda que comemoraram pela “terceira” vez o título do BAI Básket’2011. As duas anteriores ocorreram diante do Libolo e do Interclube.

Os militares que realizaram a sua pior campanha desde que arrancou a maior competição doméstica procuraram fazer as pazes com os adeptos, numa noite em que a claque do Rio Seco não se deu o desplante de se deslocar ao pavilhão da Catedral do desporto nacional para ver o arqui-rival do Eixo Viário estoirar o champanhe, independentemente, do resultado.

Era evidente a vontade dos petrolíferos em terminar a época com o resultado a seu favor. Talvez, porque vencer o tradicional opositor tem sempre sabor especial, mas os rubro e negros fizeram-se a quadra de jogo com cara de poucos amigos e trataram de complicar ao máximo os intentos do adversário bem acompanhado pelos seus adeptos.

No primeiro quarto, os petrolíferos da capital detinham algum poderio no ataque em que se evidenciava os ressaltos de Miguel Kiala, atleta que denotou nervosismo através do contacto excessivo, o que lhe causou a desqualificação no segundo quarto e consequente baixa de rendimento quer no sector ofensivo quer no defensivo.

Mais esclarecidos na defesa à zona, o plantel às ordens de Alberto Babo conseguiu, até certa medida, equilibrar a partida no terceiro quarto em que chegou a empatar a 63 pontos. Mas a ousadia de Mário Correia e Carlos Almeida, nos lançamentos de três pontos, a perspicácia de Joaquim Gomes “Kikas” e a experiência de Miguel Lutonda fora cruciais no desfeche da última “batalha” nacional.

Se nos atermos às estatísticas, facilmente podemos concluir que os parciais 27-24, 59-49, 86-82 e 121-102 resumem uma partida muito equilibrada no nível de produção entre os dois maiores emblemas da “bola ao cesto”. Petro de Luanda saboreou o champanhe com o amargo sabor da derrota.

Olímpio Cipriano, do Libolo, foi condecorado com o título do jogador mais valioso da época (MVP), com vários prémios atribuídos, particularmente, melhor recuperador, melhor marcador de dois pontos, maior número de assistências. Miguel Kiala foi o melhor ressaltador. Roberto Forte foi o jogador fair paly; Alberto Babo, melhor treinador. Hélder Jeremias

Ficha Técnica

Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, Final do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, público razoável, sobe arbitragem do trio Fernando Pacheco, David Manuel e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:
Petro de Luanda
Yuri Singue(2), Bráulio Morais(2), Roderick Nealy(19), Roberto Fortes(0), Paulo Barros(0), Paulo Santana(7), Miguel Kiala(4), Cedrick Isom(15), Hélder Gonçalves(0), Hermenegildo Mbunga(17), Ildefonso Kiteculo(5), Carlos Morais(31)
Técnico-Alberto Babo.

1º de Agosto
Filipe Abraão(6), Adilson Baza(0), Mário Correia(21), Joaquim Gomes(15), Felizardo Ambrósio(12), Vladmir Gerónimo(6), Hélder Ortet(10), Adolfo Quimbamba(8), Carlos Almeida(25), Miguel Lutonda(13), Kariton Mims JR(0), Hermenegildo Santos(5)
Técnico - Luís Magalhães

Declarações dos técnicos

Alberto Babo
(Petro de Luanda)

“O 1º de Agosto esteve melhor que nós e devo dar-lhe os parabéns, porque soube mostrar que é um clube meritório, porém, tivemos cerca de três meses a realizar o nosso trabalho para concretizar os resultados que nos permitiram conquistar o título. Nesta altura, o desgaste vem ao de cima. A minha equipa está toda de parabéns. Pensamos continuar a trabalhar com todo o afinco”.

Paulo Macedo
(1º de Agosto)

“Tivemos alguns problemas no plantel que inviabilizaram a revalidação do título, mas o desporto é feito de bons e maus resultados. O Petro de Luanda foi mais feliz, independentemente, de reconhecermos que o título estava ao nosso alcance”. Hélder Jeremias


Huambo forma novos dirigentes


Trinta novos dirigentes desportivos terminaram com êxito um curso de formação de gestão desportiva sob a égide do Comité Olímpico Angolano e da Federação Angolana de Basquetebol. Dos 35 inicialmente inscritos, cinco desistiram ao meio da formação que teve a duração de cinco dias e 32 horas de aulas.O director e professor do curso Maiomona Nzita disse na cerimónia de encerramento que a formação correspondeu com as exigências da Academia Olímpico, pois de 30 horas exigidas o formando receberam 32 horas de formação.

O vice-presidente da FAB Ondino Bendral ‘Dinho’ agradeceu em nome da direcção da federação a disponibilidade da província do Huambo em realizar as respectivas formações. “Realizamos mais uma das muitas obrigações que temos com o basquetebol”, disse. Para além do curso de gestão desportiva que decorreu na cidade do Huambo, a formação foi extensiva a árbitros e treinadores de basquetebol.

O curso de arbitragem encerrou neste sábado e contou com a participação de 30 candidatos que aprovaram com distinção para a categoria de árbitros estagiário. Os árbitros internacionais Domingos Simão e António Bernardo foram os prelectores do curso que teve duração de 30 horas.No próximo dia um de Junho encerra aqui na cidade do Huambo o curso de treinadores de basquetebol, que conta com uma participação de 35 candidatos, um número aceitável, segundo o secretário-geral da Associação de Basquetebol do Huambo Domingos Malaquias. A série de formação vai continuar a próxima semana com o início dos cursos para oficias de mesas e estatísticos, que contam com mais de 40 candidatos inscritos. João Constantino No Huambo

28 maio 2011

MOÇAMBIQUE : Deve-se produzir talentos - afirma Secretária Permanente de Gaza, na inauguração do Torneio Mini- Básquete, promovido pelo Millennium B

OS clubes de Gaza devem tirar vantagens da realização do Torneio Mini-Básquete promovido pelo Millennium Bim, como trampolim para o acompanhamento e lançamento de talentos em competições federadas, depois de longos anos de inércia, e estagnação.

A posição foi assumida no último fim-de-semana, por Francisca Moluana, quando falava em representação do Governador Raimundo Diomba, no arranque daquele certame, em Xai-Xai.
O evento, que vai decorrer em simultâneo durante 8 semanas, em pelo menos seis capitais provinciais, designadamente Maputo, Beira, Quelimane, Tete, Nampula e Xai-Xai, pretende movimentar acima de 1500 atletas.

Na perspectiva dos organizadores, mais do que incentivar a pequenada a praticar basquetebol, a intenção suprema dos promotores da iniciativa é que os torneios juvenis sejam uma forte componente para os desafios futuros dos novos praticantes.

Com este tipo de eventos o Millennium bim, quer que os princípios fundamentais que se aprendem num jogo de equipa, sejam aproveitados para guiar as crianças pela vida fora.
Aliás, é nessa perspectiva que Francisca Moluana vê a reactivação do mini-básquete, como sendo um importante contributo para que as crianças cresçam num ambiente são e de fraternidade.
“Está de parabéns o Millennium bim, e todos aqueles intervenientes que tornaram possível esta iniciativa, porque assim está dado um importante passo que doravante irá contribuir para uma ocupação são da nossa pequenada, livrando-se, deste modo, de males que enfermam a nossa sociedade, designadamente as drogas, consumo de álcool, e os perigos do HIV’SIDA”, disse Moluana.
Por seu turno, Virgílio Mateus, discursando na ocasião em representação do Millennium bim, destacou o papel de parceiros como o Ferroviário, associações de basquetebol, entre outros, para que o certame fosse uma realidade.
“Estamos a trabalhar para que os torneios de 2011 se realizem num ambiente de festa e alegria, daí que contamos mais uma vez com o esforço e com a participação incansável dos treinadores e de todos os técnicos envolvidos neste certame”, disse Mateus.
Aquele dirigente apelou, por outro lado, para se pautar durante os jogos por um ambiente de lealdade, e grande espírito de “fair-play”.

Participam no torneio 120 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12anos anos de idade, agrupadas em 10 equipas.

Virgílio Bambo

ANGOLA : Cai hoje o pano sobre a Final Four

sobre a 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto centralizam a partir das 17h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, às atenções da última jornada da quarta volta da “Final Four. Apesar dos resultados de hoje não alterarem em nada no que a classificação geral da “Final Four” diz respeito as quatro equipas vão procurar proporcionar aos amantes da “bola ao cesto” um bom espetáculo por formas a encerrarem a época desportiva 2011 com chave de ouro.

A partida que vai envolver Atlético Petróleos de Luanda, campeão nacional, e 1º de Agosto, destronado do ceptro, está a ser aguardado com bastante expectativa pelos amantes da modalidade que vão ver pela última vez na presente temporada, as duas melhores equipas a baterem-se pelo ranking, dado que a questão do título a muito que está arrumado. Se do lado dos petrolíferos da capital o técnico português Alberto Babo contará com todas as suas pedras, o mesmo não se poderá dizer dos militares. O internacional angolano, Armando Costa, base, atleta que na temporada passada foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, ressentiu-se da lesão e tem sido poupado pela equipa técnica liderada pelo português Luís Magalhães.

Hermenegildo Santos, base, de 19 anos de idade, ele que brilhou na vitória da última quinta-feira, frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 86-74, anotanto 20 pontos, vai seguramnete merecer a confiança do técnico Luís Magalhães para conduzir o jogo ofensivo da equipa rubro e negra.Sem qualquer alterção no que a classificação diz respeito, petrolíferos e militares vão apenas cumprir calendário. Independemente do resultado de hoje, o petro vai mater como é obvio o primeio lugar, ao passo que o 1º de Agosto vai permanecer na cauda da “Final Four”.

Libolo e Interclube abrem a ronda três

Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e Grupo Desportivo Interclube defrontam-se hoje, a partir das 15h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida a contar para a última jornada da quarta volta da “Final Four”. Separados por apenas um ponto de diferença, 17 para os libolenses e 16 para os polícias, a partida desta tarde, remarcada para às 15h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, pelo Conselho Técnico da FAB, os dois emblemas vão seguramente tentar encerrar a época desportiva com chave de ouro, ou seja, com uma vitória. Depois de ter vencido o Atlético Petróleos de Luanda, na ronda anterior, por 82-74, o Interclube vai procurar derrotar pela primeira vez na “Final Four”, o representante da vila de Calulo, que tem já assegurado o vice-campeonato, assim como os polícias que têm o terceiro posto conquistado. O equlíbrio vai certamente marcar o prélio desta tarde. MC


Classificação
Pts
1º Petro……….................20
2º Libolo……...................17
3º Interclube….............…16
4º 1º de Agosto…............15

Luís Magalhães
orienta pela última vez

O técnico português, Luís Magalhães, vai orientar hoje pela última vez o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, depois de ter falhado a reconquista da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima do clube militar. De acordo com a nossa fonte, a direcção do 1º de Agosto decidiu em não renovar o contrato com o português Luís Magalhães, em virtude deste ter falhado à conquista das principais provas nacionais nomeadamente a Taça de Angola e o Campeonato Nacional da “bola ao cesto”. A nossa fonte adiantou que o presidente de direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas vai seguir nos próximos dias para Lisboa, Portugal, a fim de procurar o substituto de Luís Magalhães. Em três anos, Luís Magalhães conquistou três campeonatos nacionais, três Taças de Angola, duas Supertaças, uma Supertaça Compal, e três Ligas dos Clubes Campeões Africanos. MC

Federação castiga Cduan

O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol puniu a formação do Cduan, com uma falta de comparência e uma multa em kwanzas equivalente a Usd 8.000.00 (oito mil dólares norte-americanos), por não ter comparecido nos jogos números 189 e 193 da segunda volta da fase final, nos dia 10 e 12 do mês em curso, na condição de visitado, de acordo com o comunicado número 56 a que o Jornal dos Desportos teve acesso. MC

27 maio 2011

CABO VERDE : SANTO ANTÃO : CAMPEONATO ARRANCA DOMINGO


O jogo Porto Novo Basket, campeão em título, e Solpontense abre, este domingo, a partir das 17h30, no polivalente Tinin, em Porto Novo, o campeonato regional de basquetebol na ilha de Santo Antão. Porto Novo Basket, vencedor do torneio da abertura, inicia a defesa do título regional, no seu reduto, frente à formação do Solpontense. A Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão espera concluir o campeonato ainda a tempo de esta ilha ter um representante no campeonato nacional, que poderá realizar-se em Julho próximo. Nos últimos três épocas, Santo Antão tem marcado presença no campeonato nacional de basquetebol em sénior masculino, tendo conquistado em 2008/2009 o troféu da revelação nacional.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Luta pelo 2º lugar está animada


A formação do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão do Codenm, a sua similar do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 86-74, em partida referente à segunda jornada da quarta e última volta da “Final Four”. Apesar do triunfo, os militares, que foram destronados do título nacional pelo arqui-riva, Atlético Petróleos de Luanda, mantêm a cauda da tabela classificativa da prova, agora com 15 pontos. Com Armando Costa no banco, atleta que tem sido poupado na ponta final da prova, já que ressentiu-se da sua lesão no joelho direito a organização do jogo ofensivo da equipa militar foi entregue ao jovem Hermenegildo Santos, que diga-se, não comprometeu e foi tão somente o cestinha da partida, com 20 pontos, em 41 minutos e 34 segundos de jogos.

Apesar de ter sido “marginalizado” pelo técnico português ao serviço da equipa rubro e negra durante a época que amanhã finda, o jovem atleta mostrou que tem qualidades técnicas para evoluir com regularidade na formação do 1º de Agosto. Hermenegildo Santos, base, foi ainda o terceiro melhor ressaltador do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, com seis. “Kikas” Gomes e Felizardo Ambrósio foram os reis dos ressaltos, com 12 e 11 ressaltos respectivamente. Os primeiros períodos foram jogados sob o signo de equlíbrio. 21-17 e 43-40 foram os resultados registados nos quartos em referência a favor da equipa rubro e negra.

Nos períodos subsequentes, com Hermenegildo Santos em grande, os militares limitaram-se a gerir o resultado, apesar de em algumas etapas do desafio o Libolo ter dado ameaças de mudar o rumo dos acontecimentos. Domingos Bonifácio e Olímpio Ciprinao estiveram apagados, ao passo que Milton Barros e Feliciano Camacho foram os mais inconformados. O desempenho do trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel e Mbunga Pedro passou despercebido. Petro continua no camando da prova, agora com 20 pontos, seguido do Libolo, com17. O terceiro posto é ocupado pelo Interclube, com 16, 1º de Agosto ocupa o último lugar, com 15 pontos.


Ficha Técnica

Pavilhão do Codenm:
Com pouco público
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel
e Mbunga Pedro
Comissário: José Kizolo
1º de Agosto: Filipe Abraão (4), Adilson Baza (0), Mário Correia (4), Joaquim Gomes “Kikas” (18), Felizardo Ambrósio (8), Vladimir Ricardino (0), Hélder Ortet (4), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (10), Hermenegildo Santos (20), Islando Manuel (3).
Treinador: Luís Magalhães
Libolo: Domingos Bonifácio (2), Olímpio Cipriano (9), Francisco Sousa (3), Edson Noniema (3), Abdel Moussa Bouckar (6), Leonel Paulo (4), Manuel Mariano (0), Abdel Gomes (9), Feliciano Camacho (16), Milton Barros (16), Edgar Chocalate (6).
Treinador: Raul Duarte
Marcha do marcador:
21-17, 43-40, 64-58, 86-74

Interclube verga Petro de Luanda

A jogar em casa, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, comandado por José Carlos Guimarães, derrotou ontem, a formação do Atlético Petróleos de Luanda, campeão nacional, por 82-74, e mantém a luta pelo terceiro lugar da “Final Four”. Apesar das limitações (lesõse e doenças) o conjunto da Polícia conseguiu beter a equipa do Eixo-viário, que a entrada da segunda volta da quarta e última volta da “Final Four” havia averbado apenas uma derrota, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto. Com este triunfo, os pupilos de José Carlos Guimarães continuam a conservar o terceiro lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). MC


Os dez da “Final Four”

O internacional angolano, Carlos Morais, extremo base, lidera a lista dos melhores marcadores da “Final Four” a entrada da penúltima jornada da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), agora com 173 pontos. O extremo base do Atlético Petróleos de Luanda é perseguido pelo Olímpio Cipriano, extremo base, do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, com 169 pontos. Joaquim Gomes “Kikas”, poste, do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, ocupa o terceiro posto, com 163.
O norte-americano Roderik Nealy, extremo, da formação petrolífera está em quarto lugar, com 165. Olímpio Cipriano lidera ainda os itens de melhor recuperador, com 27 recuperações e de melhor assistente, com 36 assistências. Carlos Morais ocupa o segundo lugar no item dos melhores assistentes, com 34, seguido de Armando Costa, com 28 assistências.

Já em termos de tampões, o poste do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional continua na liderança, agora com 13 tampões, Gomes “Kikas” e Miguel Kiala ocupam as posições imediatas, com 7 e 10 tampões respectivamente. Leonel Paulo, Mário Correia, Joaquim Gomes “Kikas”, Carlos Almeida, Miguel Kiala, Carlos Morais, Milton Barros, Felizardo Ambrósio, Roberto Fortes e Armando Costa nesta ordem, são os mais faltosos da “Final Four”, com48, 35, 34, 32, 32, 31, 28, 32, 27 e 24 faltas respectivamente. Carlos Morais, Eduardo Mingas e Domingos Bonifácio lideram a lista das perdas de bola, com 37, 38 3 33 respectivamente. Kiala e o rei dos ressaltos, 112 (44/68), seguido de Felizardo Ambrósio, com 98 (34/64), Kikas ocupa o terceiro lugar, com 87 ressaltos (24/63). Olímpio Cipriano e Joaquim Gomes “Kikas” são os atletas mais valorizados, com 235 e 222 respectivamente. MC

26 maio 2011

ANGOLA : Cadetes huilanas seguem a Luanda para integrar selecção nacional

Lubango - As basquetebolistas Rosa Gala e Olinda Simeão, ambas do Benfica do Lubango, seguiram hoje para Luanda. Na capital do país, vão se juntar ao grupo de trabalho da selecção nacional em cadetes, visando o Africano de Julho em Moçambique.

Reagindo à convocatória, o treinador do Benfica do Lubango, Aurélio Moisés, disse que esta escolha é o resultado do trabalho árduo que o clube vem fazendo em prol das camadas de formação.
"Nós aqui na Huíla trabalhamos e até o próprio seleccionador Michel Gomez elogiou. Vamos continuar nesta senda", ressaltou.
A presença de huilanas em selecções nacionais nos escalões de base tem sido frequente, principalmente as ligadas ao Benfica do Lubango, campeão nacional (2004 a 2006).

ANGOLA : Militares e libolenses duelam pela última vez

As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul jogam esta noite (18h00), no Pavilhão do Codenm, pela última vez na presente temporada, em desafio referente à segunda jornada da última volta da “Final Four”.
Último classificado da prova, com 13 pontos, a equipa rubro e negra que averbou mais uma derrota na ronda anterior, frente ao Grupo Desportivo Interclube, em pleno Rio Seco, vai tentar lutar pelo prestígio, que passa necessariamente pela vitória, uma vez que está arredada da corrida pelo segundo lugar do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas que vai fechar a 33ª edição do “Nacional” este sábado, frente o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela, vê-se na obrigação de vencer esta noite a formação do Libolo, sob pena de terminar a prova na cauda da tabela classificativa. Esta manhã, Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, que ao que se diz está de saída do Rio Seco, vai realizar a última sessão de treinos, antes do desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, à semelhança das partidas anteriores.

Apesar do mau momento que a equipa militar atravessa, particularmente na “Final Four”, o que lhe custou a perda do título para o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, o conjunto treinado pelo técnico luso leva consigo uma doze de favoritismo. Por seu lado, o Recreativo do Libolo que tem uma das suas principais unidades (Reggie Moore) a actuar de forma limitada, em função da lesão que contraiu no tornozelo direito ainda na primeira volta, vai procurar contrariar o favoritismo caseiro da equipa militar.

Olíumpio Cipriano, extremo base, Domingos Bonifácio, bese, ambos internacionais angolanos serão chamados a assumirem o jogo ofensivo do representante da vila de Calulo, que terça-feira última foi afastada do título nacional pelo Atlético Petróleos de Luanda.
Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas” vão travar um duelo interessante na luta debaixo das tabelas, ao passo que na posição um (base) os protagonistas serão Miguel Lutonda e Milton Barros. Os petrolíferos da capital lideram a “Final Four”, com 19 pontos, seguido pelos libolenses, com 15. Interclube ocupa o terceiro poste, com 14, ao passo que o 1º de Agosto está na cauda da tabela, com 13 pontos.

Campeões nacionais
vão ao 28 de Fevereiro

Já com o título nacional assegurado, o Atlético Petróleos de Luanda defronta a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, em partida referente a segunda jornada da última volta da “Final Four”. Com ceptro nacional arrebatado, os petrolíferos da capital vão nestas duas jornadas que faltam para o termo da prova cumprir apenas o calendário. Apesar de ter conseguido destronar o arqui-rival, 1ºde Agosto, a equipa do Eixo-viário está disposta em fechar a “Final Four” com apenas uma derrota.

Entretanto, o Interclube que na ronda anterior vergou a equipa militar, em pleno Pavilhão do Codenm, vai esta noite tentar bater pela primira vez o Atlético Petróleos de Luanda, a fim de manter a persiguição ao segundo lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O equilíbrio vai seguramente marcar o prélio entre petrolíferos e polícias. Melo Clemente

Petro de Luanda e Recreativo
representam Angola na Compal

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul serão os representes de Angola na terceira edição da Supertaça Compal, prova a ser disputada em 2012, na capital do país, Luanda. As equipas acima referenciadas conquistarem o Campeonato Nacional da “bola ao cesto” e a Taça de Angola respectivamente. Os petrolíferos da capital, campeões nacionais, voltam a disputar a Supertaça Compal, depois de terem falhado a segunda edição disputa em Lisboa, em Fevereiro último.

Já Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, vencedor da Taça de Angola, vai disputar o referido troféu pela segunda vez consecutiva, depois do segundo lugar alcançado na edição número dois da prova. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, detentor da coroa da Supertaça, vai falhar a terceira edição.


Melo Clemente

25 maio 2011

CABO VERDE : Campeonato adiado em Santo Antão

O início do campeonato regional de basquetebol em Santo Antão, previsto para este fim-de-semana, foi adiado e o tempo começa a faltar à Associação Regional de Basquetebol que, apesar de tudo, garante que vai haver campeonato. Desta vez, o adiamento teve a ver com o facto de a equipa da Povoação (Rosariense) não ter conseguido fazer a inscrição dos seus atletas, atempadamente. De facto, nos últimos anos, nunca o basquetebol esteve numa situação tão difícil, em Santo Antão. Nas últimas três épocas, já nessa altura, apesar de todos os problemas, o campeonato já estava a decorrer. Esta temporada aconteceu muita coisa. Em Dezembro, foi feita eleição a nível da Associação, mas o presidente, inesperadamente, demitiu-se dois meses depois, alegando razões profissionais. Em finais de Fevereiro, foi eleito um novo presidente. Até agora, se conseguiu fazer o torneio de abertura, mas quanto ao campeonato continuam as incertezas. A opinião corrente é de que os jovens da Povoação não parecem muito interessados em que haja campeonato. Em todo o caso, a Associação acredita que vai haver campeonato. E não podia ser outra coisa, pois, seria um retrocesso para Santo Antão, que tem marcado presença no campeonato nacional desde 2007/2008. A ausência de Santo Antão nas provas nacionais pode ser o fim do basquetebol nesta região.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : Santiago Sul: Seven Stars em grande forma

A equipa do Seven Stars continua a demonstrar a sua boa forma nesta epoca desportiva ao derrotar o Predio 51-44, Sabado, no jogo da 3ª Jornada do Campeonato Regional Santiago Sul, em categoria de sénior masculino.
No outro encontro da 3ª Jornada em mesma categoria, o Bairro derrotou o ABC por 64-57.
Na categoria de sub 16 masculinos, a equipa da Escola Amor de Deus perdeu com a formação do ABC por 42-48. Enquanto que na categoria de sub 18 masculinos o Amor de Deus venceu o ABC 56-50.

A segunda volta do Campeonato Regional arranca este fim-de-semana, com os jogos:

Sábado, 28.05.2011:
18H30: Seven X ABC – Senior Masculino
20H00: Prédio X Bairro – Sénior Masculino

Domingo, 29.05.2011:
08H30:Amor de Deus X Bairro – Sub-16 Masculino – Recinto Externo
10H00:Amor de Deus X Bairro – Sub-18 Masculino – Recinto Interno

ANGOLA : Champanhe na festa petrolífera


O Atlético Petróleos de Luanda reconfirmou, ontem, a sua consagração como campeão nacional ao vencer o Recreativo do Libolo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 79,63, em partida referente à primeira jornada da quarta volta da "Final Four" da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos (BAI-Basket). Com este triunfo, os petrolíferos da capital, líderes da tabela classificativa, agora com 19 pontos, conquistaram o seu 11º título e deitaram por terra as aspirações dos libolenses, segundos com 15 pontos, que eram à entrada desta jornada, os únicos com possibilidades de erguer o título.

A vencer ao intervalo por 37-35, a formação de Calulo não conseguiu suster, na etapa complementar, o ímpeto ofensivo do Petro.Bastante tácticos nos dois primeiros quartos, os dois conjuntos melhoraram, substancialmente, o nível exibicional no terceiro quarto. Melhor defensiva e ofensivamente, onde esteve bem na exploração dos 24 segundos de posse de bola no ataque, o conjunto do eixo-viário dominou os dois últimos períodos de jogo vencendo ambos por 22-13.

Apesar de ter feito percentagens muito baixas nos lançamentos de três pontos, 16 tentados e 2 convertidos, 12 por cento, contra 26/29, 35 por cento do Libolo, os petrolíferos conseguiram vergar o opositor precisamente nos lançamentos de dois pontos.Neste particular, a equipa de Babo acertou 29 lançamentos dos 57 tentados, 51 por cento, ao passo que os pupilos de Raul em 32 tentativas encestaram 14, 44 por cento.
Roderick Nealy foi o cestinha da partida, com 19 pontos, seguido Miguel Kiala, com 17. O extremo base, Olímpio Cipriano esteve em destaque no Libolo, com 17 pontos.O Petro lidera a prova, com 17 pontos, seguido do Libolo, com 15. Interclube e 1º de Agosto somam cada 13 pontos.No outro desafio, o Interclube derrotou o 1º de Agosto, no reduto deste, Pavilhão do CODENM, por 86-80.

24 maio 2011

MOÇAMBIQUE : TAÇA MAPUTO EM BASQUETEBOL - Desportivo em nova jornada complicada

APÓS ter defrontado e vencido o seu vizinho e rival Maxaquene (72-52), na ronda transacta, o Desportivo é novamente chamado a uma jornada complicada, desta feita com o Ferroviário como adversário, em partida referente à Taça Maputo em Basquetebol de Seniores Masculinos.

O jogo tem lugar esta noite, a partir das 20.00 horas, no campo dos “locomotivas” e tem o interesse de colocar frente-a-frente dois conjuntos que são candidatos à conquista da Taça Maputo, que roda a sua terceira jornada. O Ferroviário, sob a batuta de Carlos Aik, entrará nas quatro linhas depois de, não só ter batido o Costa do Sol na jornada anterior, como também na qualidade de vencedor do torneio de abertura.
A anteceder a este encontro, estarão em campo a A Politécnica e o Costa do Sol, às 18.30 horas.

Em femininos, Maxaquene enfrenta amanhã a Universidade Pedagógica, às 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo.
No fecho da jornada passada, Aeroporto ganhou por falta de comparência do Matolinhas. Já em femininos, A Politécnica levou de vencida Desportivo pela marca concludente de 61-15 e Ferroviário derrotou Maxaquene por 46-35.

Entretanto, a Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo reúne-se sábado, às 9.00 horas, na sua sede, com os chefes de departamento dos seus clubes filiados, com o objectivo de discutir, entre outros assuntos, a Liga Muçulmana, taxa de arbitragem e campeonato da cidade.

ANGOLA : Petro e Libolo voltam à quadra


Depois de ter consentido a sua primeira derrota na “Final Four”, frente ao 1º de Agosto, poR 69-88, o Atlético Petróleos de Luanda defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do LibolO, em partida referente à primeira jornada da quarta e última volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Refeitos do desaire de sábado, os petrolíferos da capital, líderes da “Final Four” com 17 pontos, vão procurar reconfirmar a conquista do título nacional diante de um adversário que já tinha atirado a toalha ao tapete, no que ao ceptro doméstico diz respeito.

Esta manhã, os pupilos de Alberto Babo realizam o derradeiro treino, onde o técnico vai procuar corrigir os erros cometidos no prélio de sábado, frente aos militares, em que foram copiosamente batidos por 88-69. Lançamentos de curta e longa distâncias e transições rápidas defesa-ataque devem dominar a sessão de treinos dos petrolíferos da capital. Com oito vitórias conquistadas e apenas uma derrota na “Final Four”, a turma do Eixo-Viário é a principal favorita à conquista dos dois pontos em disputa.

Sem qualquer problema em termos clínicos, Alberto Babo vai poder contar com as suas principais estrelas, casos dos norte-americanos Roderik Nealy e Cedrick Issom, e de Roberto Fortes, Carlos Morais, Paulo Santana, Miguel Kiala, entre outros. Já o Recreativo do Libolo, segundo classificado da “Final Four”, com 14 pontos, vai tentar encurtar a vantagem do líder da competção. O norte-americano Reggie Moore, extremo-poste, recupara de frma satisfatória da lesão no tornozelo e deve fazer parte do cinco inicial de Raul Duarte, no embate desta noite.

O internacional angolano Olímpio Cipriano, extremo-base, que tem levado às “costas” o Libolo, sobretudo na “Final Four”, treinou-se ontem sem qualquer limitação. A “Final Four” é liderada pelo Petro, com 17 pontos, seguido do Libolo, com 14. Os militares ocupam o terceiro posto, com 12, ao passo que os polícias estão na cauda da tabela, com 11 pontos.

Interclube
visita 1º de Agosto

Na outra partida não menos importante da primeira jornada da quarta e última volta da “Final Four”, a equipa do 1º de Agosto, que sábado último travou a euforia vitoriosa do Petro de Luanda, recebe às 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Interclube. Moralizada com o triunfo frente os petrolíferos da capital, a equipa rubro-negra vai, com certeza, lutar para conseguir a sua segunda vitória consecutiva na “Final Four” e somar o seu 14º ponto na prova. Na equipa militar, o base Armando Costa, que foi poupado no desafio de sábado, frente ao Petro de Luanda, deve regressar no cinco inicial de Luís Magalhães.

Por seu turno, o Interclube, que vem de um desaire diante do Libolo, vai tentar bater mais uma vez o 1º de Agosto no seu reduto.
José Carlos Guimarães, timoneiro principal da formação da Polícia, vai procurar montar uma equipa capaz de anular as princiapis estrelas do conjunto militar. Espera-se por uma partida equilíbrada, a julgar pela qualidade de basquetebol que os dois emblemas têm patenteado na “Final Four”. MC

23 maio 2011

ANGOLA : Petro e Libolo em jogo do título


Todos os caminhos vão dar amanhã à Cidadela Desportiva, onde o principal pavilhão acolhe o jogo entre Petro de Luanda e Recreativo de Libolo para a abertura da última volta do BAI Básket’2011. Com objectivos iguais na competição, petrolíferos e libolenses prometem destapar o véu do basquetebol angolano. De um lado vai estar o resgate do título perdido há três anos, noutro vai estar o aspirante ao título. A equipa do Alberto Babo, Petro de Luanda, vem de uma derrota diante do 1º de Agosto por 88 – 69 e vai colocar em campo uma tripulação para extrair toda a fúria acumulada no Rio Seco.

No lado da equipa de Calulo, o orgulho ferido de Raul Duarte, técnico do Recreativo de Libolo, vai exigir esforços suplementares de Domingos Bonifácio, Olímpio Cipriano, Francisco Sousa, Edson Ndoniema, Mayzer Alexandre, Abdel Bouckar, Simão Santos, Leonel Paulo, Abdel Gomes, Feliciano Camacho, Milton Barros e Edgar Chocolate. As três derrotas diante dos tricolores estão mal geridas e o sonho pelo título continua activado. À procura da vitória de consolidação, Alberto Babo, técnico do Petro de Luanda, não lhe resta outra alternativa senão rever a estratégia de jogo para evitar a derrota.

Qualquer distracção ou fragilidade em qualquer sector e o champanhe do título pode voltar ao eixo-viário. Yuri Swingue, Bráulio Morais, Roderick Nealy, Roberto Fortes, Paulo Barros, Paulo Santana, Miguel Kiala, Hélder Gonçalves, Vlademir Pontes, Divaldo Mbunga, Idelfonso Kiteculo e Carlos Morais têm a missão mais sublime da época: devolver o título ao Petro de Luanda, perdido há três.

É uma oportunidade que não se repete com facilidade. Os petrolíferos conhecem a ousadia de Olímpio Cipriano e Milton Barros, dois atletas irreverentes do Recreativo de Libolo e capazes de estragar a festa tricolor. O segredo do sucesso reside na atitude dos atletas em cada jogo. E para o jogo de amanhã, Alberto Babo, técnico do Petro de Luanda, vai mudar a postura que apresentaram diante dos militares do Rio Seco.

D’Agosto
e Interclube cumprem calendário

Apesar da vitória sobre o Petro de Luanda, o 1º de Agosto enfrenta amanhã o Interclube, no pavilhão do Rio Seco, no complemento da jornada de abertura da quarta volta do BAI Básket’2011. Sob o signo de vingança, os militares jogam a partida para honrar o bom-nome, pois a revalidação do título está fora do alcance. Do outro lado da quadra, há uma legião de cavalaria. Edmundo Ventura, Wilson da Mata, Eduardo Mingas, Simão Panzo, Jorge Taty, Muamba Ilunga, Lifelu Selenge, Luís Costa, Francisco Machado, Euclides Camacho, Shaanon Crooks e Joaquim Xavier compõe o esquadrão para escoltar o técnico José Carlos Guimarães.

O Interclube vai galopar a todo terreno, com jogo exterior, para evitar a forte defesa militar. A derrota sofrida no último sábado diante do Libolo está gerida. Zé Carlos Guimarães e Manuel Necas, treinador principal e adjunto do Interclube, têm argumentos para repetir a proeza feita na terceira volta. O esquema táctico aplicado no jogo anterior pode voltar, amanhã, no Rio Seco, para complicar as pretensões dos militares.

22 maio 2011

ANGOLA : Resultados e classificação geral do torneio regional

Resultado e classificação geral do torneio regional de basquetebol em cadetes (masculino e feminino), após a disputa da 5ª e última jornada da prova.

Resultados geral em feminino
Misto Huíla x Benguela 50-81
Misto do Huambo x Bié 27 - 49

Classificação em feminino
1º- Selecção nacional 08 pontos (campeão do torneio)
2º- Misto de Benguela 07
3º- Huíla 06
4º- Bié 05
5º- Huambo 04

Resultados em masculino
Misto do Huambo x Benguela 61-56 nesta jornada folgou a formação do Bié por imperativos de calendários.

Classificação geral em masculinos
1º- Misto do Huambo 04 pontos (campeão)
2º- Bié 03
3º- Benguela 02

ANGOLA : Dirigente FAB enaltece evolução das atletas no torneio regional

Huambo - O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, enalteceu hoje (sábado), no Huambo, a evolução das atletas demonstrado durante a competição do torneio regional de cadetes em feminino.

Em declarações à Angop, no acto de encerramento do torneio regional de basquetebol, o dirigente considerou que as atletas bateram-se bem durante as provas, o que permitiu escolher algumas que vão competir no próximo campeonato africano que terá lugar no mês de Julho, no Egipto.
"Vimos aqui atletas com qualidades muito especiais esperamos que elas continuem a trabalhar. Nós como órgão superior vamos ajudar a obterem ritmo competitivo para que sejam as próximas jogadoras da selecção principal feminina", destacou.

Por seu turno, o presidente da Associação local da modalidade, Ady Cassoma, disse que o torneio visou saudar o Dia Nacional do Basquetebol, assinalado a 18 deste mês e descobrir novos talentos para selecção de sub 16 em feminino, que vai competir no campeonato africano do Egipto.

ANGOLA : D´Agosto trava euforia petrolífera


Abatidos psicologimente em virtude da "retirada" do título por parte da FAB, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda consentiu ontem, no Pavilhão do Codenm, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, a sua primeira derrota (88-69), no adeus a terceira e última jornada da terceira volta da "Final Four". Apesar da derrota, os petrolíferos da capital continuam na liderança da "Final Four", agora com 17 pontos, contra 14 da formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, na segunda posição.

Depois de ter consentido quatro derrotas na derradeira etapa da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), os actuais campeões nacionais em título sacudiram a crise de maus resultados, e quis o destino que fosse diante do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda. Sem qualquer possibilidade de renovar o ceptro nacional em face naturalmente da pobre campanha na "Final Four", os militares bateram-se apenas pelo prestígio. Certo na defesa e eficientes no ataque, a equipa rubro e negra anotou 29 pontos, contra 13 do seu adversário, ao cabo dos primeiros doze minutos.

No segundo quarto, a equipa do Eixo-viário melhorou a sua produção quer ofensiva, quer defensiva, e perdeu por apenas um ponto de diferença (17-16), o que perfez 46-29, ao intervalo. Nos quartos subsequentes, os pupilos de Luís Magalhães acentuaram o domínio, apesar de em algumas etapas do jogo o Petro ter reagido através de Carlos Morais, que se destacou nos lançamentos a longa distância.

Os norte-americanos do Atlético Petróleos de Luanda, Nealy e Cedrick estiveram em subrendimento. Nealy anotou sete pontos, em 30 minutos e 20 segundos, contra cinco do seu compatriota, em 18 minutos e 44 segundos. O poste da turma petrolífera, Miguel Kiala, foi mais uma vez o rei dos ressaltos, com 13 (7/6) e teve 24 de valorização. Joaquim Gomes “KIkas” e Felizardo Ambrósio, ambos do 1º de Agosto, conseguiram 12 ressaltos cada. Felizardo teve 24 de valorização.

Carlos Morais, extremo base do Petro, foi o cestinha do desafio, com 21 pontos, seguido de Carlos Almeida, extremo base, com 19.
A actuação do trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio, Domingos Simão e David Manuel, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. Petro, com 17 pontos lidera a prova, seguido do Libolo, com 14. 1º de Agosto e Interclube ocupam as posições imediatas, ambos com 12 pontos.


Libolo consolida segunda posição

A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul consolidou a segunda posição da “Final Four”, ao derrotar ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a sua similar do Grupo Desportivo Interclube, por 78-88, em partida referente a última jornada da terceira volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Depois de ter vencido de forma apertada na última quinta-feira, o 1º de Agosto, actual campeão nacional em título, por 95-94, os pupilos de Raul Duarte apareceram motivados e conseguiram neutralizar a turma da Polícia, liderada por José Carlos Guimarães.

31-16 a favor dos forasteiros foi o resultado ao cabo dos primeiros doze minutos. No segundo período, os polícias entraram melhor no desafio, tendo conseguido um parcial de 24-16, o que perfez 40-44, para o representante da vila de Calulo. Com o internacional angolano, Olímpio Cipriano, em grande plano, os libolenses superiorizaram-se. No quarto derradeiro, os pupilos de José Carlos Guimarães impuseram um rigoroso empate a 22 pontos, tendo o resultado final se fixado em 78-88, para o Libolo que consolidou a segunda posição da "Final Four", agora com catorze pontos.

Petro de Luanda e Recreativo
representam Angola na Compal

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul serão os representes de Angola na terceira edição da Supertaça Compal, prova a ser disputada em 2012, na capital do país, Luanda. As equipas acima referenciadas conquistarem o Campeonato Nacional da “bola ao cesto” e a Taça de Angola respectivamente. Os petrolíferos da capital, campeões nacionais, voltam a disputar a Supertaça Compal, depois de terem falhado a segunda edição disputa em Lisboa, em Fevereiro último. Já Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, vencedor da Taça de Angola, vai disputar o referido troféu pela segunda vez consecutiva, depois do segundo lugar alcançado na edição número dois da prova. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, detentor da coroa da Supertaça, vai falhar a terceira edição. MC

Declarações dos técnicos

Paulo Macedo
(1º de Agosto)
"Fizemos a nossa parte"
Paulo Macedo, um dos adjuntos do português Luís Magalhães, era um homem visivelmente feliz, pelo facto da sua equipa ter sacudido a crise de maus resultados na “Final Four”. “Estamos feliz por termos ganha hoje (ontem) o Petro de Luanda. Não queríamos que o nosso arqui-rival festejasse aqui a conquista do título nacional. Entramos bem no desafio e acabamos por vencer o jogo. Vamos continuar a trabalhar no sentido de conseguirmos pelo menos o segundo lugar".

Alberto Babo (Petro)
"Um jogo para esquecer"
O técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, reconheceu no final da partida que os seus jogadores acusaram em demasia a responsabilidade do jogo. “Os atletas acusaram em demasia a responsabilidade do jogo principalmente no primeiro período. Hoje (ontem) realizamos um jogo para esquecer tudo correu muito mal. Vamos aproveitar os próximos dias no sentido de aparecermos com outra postura”, asseverou Alberto Baba que reconheceu que a alteração feita pela federação abalou psicologicamente o seu conjunto.

Federação portuguesa
é anfitriã da Assembleia da FIBA Europa

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) é, desde ontem, anfitriã da Assembleia-Geral da FIBA Europa, reunião que se realiza no concelho de Sintra. Trata-se de um evento de muito prestígio, que conta com a participação de mais de 150 personalidades, desde presidentes a representantes de todas as federações europeias, FIBA Europa e FIBA Mundo

21 maio 2011

MOÇAMBIQUE : TAÇA MAPUTO EM BASQUETEBOL - Desportivo vence primeiro “derby”

NÃO se tratou de vingança da final da Liga Vodacom de 2010, porque ainda não chegamos a essa etapa, para além de se tratar de provas diferentes, porém, o facto é o seguinte: o Desportivo triunfou no primeiro “derby” da temporada basquetebolística da capital do país, frente ao vizinho Maxaquene, pela marca de 72-52.Maputo, Sábado, 21 de Maio de 2011:: Notícias
O jogo foi disputado na noite de quinta-feira e contava para a segunda jornada da Taça Maputo. No dia anterior, Ferroviário, vencedor do Torneio de Abertura, havia derrotado Costa do Sol por 55-42 e Real Sociedade batido Universidade Pedagógica por 31-29.

Hoje, para a terceira ronda, realiza-se o embate entre Aeroporto e Matolinhas, a partir das 15.50 horas, no campo do Ferroviário.

Em relação aos seniores femininos, a Taça Maputo roda hoje a sua primeira jornada, contemplando os jogos Ferroviário-Maxaquene, às 17.30 horas, no campo das “locomotivas”, e Desportivo-A Politécnica, a partir das 17.45, no pavilhão das “alvi-negras”.

ANGOLA : Selecção nacional de basquetebol em femininos conquista 4ª vitória

A selecção nacional de basquetebol em femininos venceu, na noite de sexta-feira, no Huambo, o misto do Bié, por 79-26, em jogo da 4ª ronda do Torneio Regional de Cadetes, que decorre desde quinta-feira nesta cidade.

Com esta vitória, a Selecção lidera a prova com oito pontos, seguida da formação do misto de Benguela com cinco pontos, depois de derrotar a equipa do Huambo, por 83-26.
Noutro jogo, o misto da Huíla venceu o Bié por 50-24, resultado que lhe permitiu somar quatro pontos e ocupar a terceira posição.
Hoje disputa-se a 5ª e última jornada da prova em femininos, em que vão confrontar-se as formações da Huíla-Benguela e Huambo-Bié, folgando a Selecção Nacional (campeã do torneio) por imperativos de calendário.

Em masculinos, o misto do Huambo ganhou o do Bié por 58-42, numa partida em que a formação do Bié foi acusada de praticar anti jogo porque o técnico retirou a equipa do campo.
O torneio regional insere-se nas comemorações do Dia Nacional do Basquetebol assinalado a 18 deste mês e reserva para hoje, em masculinos, o jogo entre o misto do Huambo e a formação de Benguela.

ANGOLA : D'Agosto cumpre calendário com o Petro

Já sem qualquer hipótese de revalidar o ceptro nacional, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do Codenm, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda, virtual campeão, em partida referente a terceira e última jornada da terceira volta da “Final Four”. Os petrolíferos da capital, líderes invictos da prova com 16 pontos, fruto de oito vitórias, em igual número de jogos, vão em busca de mais um triunfo, para reconfirmar à conquista do título nacional, já que por força do regulamento da prova, em caso de empate em termos de pontuação, recorre-se a uma finalíssima, ao contrário dos jogos entre si, como rezam os regulamentos da Fiba.
O conjunto do eixo-viário vai tentar, mais uma vez, vergar o arqui-rival no seu próprio reduto, à semelhança do que aconteceu na primeira volta da “Final Four”.

Motivados com o número de vitórias alcançadas até aqui (oito) os pupilos de Alberto Babo apresentam-se a priori com maior dose de favoritismo, ao contrário do Clube Central das Forças Armadas Angolanas que voltou a averbar mais uma derrota desta diante do Libolo na última quinta-feira, por 94-95. Apesar dos índices motivacionais dos militares estarem em queda livre, face, naturalmente, à crise de resultados (quatro derrotas), o desafio desta noite é de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois planteis. Ferida no seu orgulho, a equipa rubro e negra vai tentar suplantar o seu adversário a fim de resgatar a confiança dos adeptos que andam incrédulos com a prestação pouco conseguida da equipa nesta fase derradeira do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Luís Magalhães, técnico português ao serviço do 1º de Agosto, vai procurar encontrar outras fórmulas que lhe permita encontrar rapidamente o caminho dos triunfos. O equilíbrio vai certamente dominar a partida. Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Armando Costa, do lado militar, e Carlos Morais, Braúlio Morais, Robertos Fortes, Roderik Nealy, Cedrick Issom, Paulo Santana, Miguel Kiala e Hermenegildo Mbunga, do lado petrolífero, serão os protagonistas no prélio desta noite.
O Petro de Luanda, com 16 pontos, lidera de forma invicta, seguido do Libolo, com 12, ao passo que o Interclube ocupa agora o terceiro posto, com 11 pontos. Os militares estão em último lugar, com 10 pontos.


Interclube e Libolo travam duelo
pelo segundo lugar da “Final Four”

Separados por apenas um ponto de diferença, 12 para o Libolo que ocupa a segunda posição, e 11 para o Interclube, terceiro classificado, os dois emblemas medem forças a partir das 18h00, para a definição do segundo posto da “Final Four”. Depois de ter vergado o Libolo na última terça-feira, no Pavilhão Principal, por 85-72, os pupilos de José Carlos Guimarães que continuam a realizar uma campanha sensacional na presente edição do BAI Basket, vão procurar repetir a proeza desta no ser reduto. O Libolo que conseguiu uma vitória à tangente, quinta-feira última, diante do 1º de Agosto, por 95-94, vai tentar amealhar mais dois pontos, com o fito de começar assegurar o segundo posto da “Final Four”. Polícias e libolenses repartem em 50% a probabilidade de chamarem a si a conquista da vitória. MC

Kiala e Simão Panzo podem
ser chamados

Simão Panzo, base do Grupo Desportivo Interclube, e Miguel Kiala, poste do Atlético Petróleos de Luanda, poderão integrar a lista dos pré-seleccionados do francês Michel Gomes, tendo em vista a XXVI edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, a decorrer de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar. Simão Panzo, a par de Miguel Kiala, têm se destacado na presente edição do BAI Basket, principalmente, na “Final Four”, onde patenteiam exibições de luxo, sob o olhar atento do seleccionador nacional dos decacampeões africanos que vão em busca do décimo primeiro anel continental e, consequentemente, o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, de 2012. MC

Série C
faz disputa penúltima ronda

Duas partidas marcaram hoje o encerramento da penúltima jornada da quarta volta da 33ª edição do BAI Basket, Série C. A formação da Lusíadas, terceira classificada, com 10 pontos, recebe às 15h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA), comandante do grupo, com14 pontos. Por seu turno, o Sporting de Cabinda recepciona às 18h00, o seu confrade de Luanda (Sporting de Luanda). O Sporting de Cabinda ocupa o segundo lugar, com 11, enquanto o Sporting de Luanda tem 10 pontos, em último lugar. MC

20 maio 2011

CABO VERDE : VEM AÍ O CAMPEONATO REGIONAL


Na ilha de Santo Antão, depois do torneio de abertura, realizado no fim-de-semana passado, em Ponta do Sol, as atenções voltam agora para o campeonato, cuja primeira jornada tem lugar este sábado ou domingo. Porto Novo Basket, Solpontense e o Rosariense disputam o título regional de basquetebol de Santo Antão. Na foto, a equipa do Rosariense, vice-campeã regional.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET CONQUISTA 1º TROFÉU OFICIAL


Porto Novo Basket conquistou o torneio da abertura da época em Santo Antão, disputado, domingo no polivalente da Ponta do Sol. Porto Novo Basket venceu o Rosariense e o Solpontense, por 35-16 e 28-26, respectivamente, conquistando assim o seu primeiro troféu oficial da temporada, em que o grande objectivo do clube é revalidar o título de campeão regional. O Solpontense, que deu boa conta de si no torneio, recebeu o troféu do segundo lugar. A Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão está de parabéns pela organização dessa prova. O campeonato arranca no próximo sábado. Recorde-se que em Março último, Porto Novo Basket, sob o comando do técnico Rolando Almeida, tinha conquistado, nos escalões juniores e seniores masculinos, o torneio em saudação ao Xº aniversário do clube, com vitórias sobre o Progresso (São Vicente).
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Cipriano garante vitória do Libolo sobre 1º de Agosto

Ao marcar dois pontos a quatro segundos do final do encontro, o extremo Olímpio Cipriano foi o responsável pela vitória do Recreativo do Libolo sobre o 1º de Agosto (95-94), na partida da segunda jornada da terceira volta da Final Four do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.

A perder por um ponto de diferença (93-94), o ex-jogador do conjunto “militar” assumiu o ataque decisivo da equipa e converteu os dois pontos que deram vitória à formação de Calulo.
Os comandados de Raul Duarte ocupam agora a segunda posição, isolados com 12 pontos, mais um que o Interclube na terceira, ao passo que o 1º de Agosto continua no quarto e último lugar com 10.
Os “militares” mandaram no jogo todo e perderam apenas nos minutos finais. Durante os três primeiros quartos o 1º de Agosto manteve-se sempre à frente do marcador, tendo atingido a diferença de 15 pontos.
No último período, o Libolo, aproveitando-se da quebra física do conjunto “rubro-negro”, reduziu e discutiu a vitória até ao final, tendo alcançado a mesma nos minutos derradeiros.
O base Milton Barros foi o melhor marcador com 30 pontos, seguido de Olímpio Cipriano com 19, que também foi o melhor ressaltador com 11.

Com arbitragem de Domingos Simão, Fernando Pacheco e Francisco Tando, as equipas
alinharam da seguinte forma:

Libolo - Domingos Bonifácio (00), Olímpio Cipriano (19), Francisco Sousa (00), Edson Ndoniema (14), Mayzer Alexandre (07), Abdel Bouckar (06), Leonel Paulo (09), Abdel Gomes (02), Reggie Moore (00), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (30), Edgar Chocolate (00).
Técnico: Raul Duarte

1º de Agosto - Armando Costa (12), Adilson Baza (00), Mário Correia (02), Kikas Gomes (18), Felizardo Ambrósio (14), Vlademir Ricardino (08), Hélder Ortet (02), Adolfo Quimbamba (13), Carlos Almeida (04), Miguel Lutonda (07), Karlton Mims (10), Islando Manuel (10).
Técnico: Luís Magalhães

Marcha no marcador: 20-24, 48-54, 71-80, 95-94.

ANGOLA : Presidente do Petro de Luanda diz que 11º título é especial

O presidente do Petro de Luanda, Cardoso Pereira, afirmou hoje, quinta-feira, que o 11º título nacional sénior masculino, conquistado pelo clube, é especial, por ter sido arrebatado com um plantel jovem e abdicado do mesmo troféu na época anterior.

Em declarações à Angop, depois da vitória sobre o Interclube (89-78), que garantiu o ceptro, Cardoso Pereira explicou que o clube do eixo-viário projectou a “construção” de uma equipa para recuperar a hegemonia perdida para o 1º de Agosto e renunciou a “luta” pelo campeonato em 2010.

“Procuramos trabalhar com uma equipa nova, estrutura jovem, aliada a alguma experiência para a coesão necessária. Entramos na prova cientes das nossas limitações, mas com objectivo de ser campeão, porque o Petro, pela dimensão, não pode abdicar dois anos seguidos da luta pelo título”, frisou.

Garantiu que vai manter o mesmo grupo (jogadores e treinadores) por forma a consolidar o troféu, assim como tentar resgatar o título africano de clubes.

“Vamos manter a equipa. Poderá entrar um ou outro jogador para reforçar, mas o grosso é este”, acrescentou Cardoso Pereira.

ANGOLA : Selecção feminina estreia-se com vitória no Torneio Regional de cadetes

A selecção nacional feminina de basquetebol venceu hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, a formação do misto da Huíla por 73-33, em jogo inaugural do Torneio Regional de Cadetes.

Nesta ronda defrontaram-se também os mistos de Benguela e do Bié (53-39).

CABO VERDE : Seven Stars vence torneio do Município da Praia

A equipa masculina do Seven Stars confirmou o seu bom momento de forma e conquistou mais um troféu para a sua galeria. Desta vez foi a taça do Município da Praia, ao vencer a equipa do Bairro por 71 – 67. Em terceiro lugar ficou a equipa do ABC, que venceu o Prédio pela diferença de um ponto, 68 – 67.

Para este fim-de-semana, o basquetebol regressa ao gimnodesportivo Vavá Duarte, com os jogos do campeonato regional. São eles Seven X Prédio e ABC X Bairro.

ANGOLA : Petro é campeão


O Atlético Petróleos de Luanda conquistou ontem, de forma antecipada, a 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ao derrotar no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a formação do Interclube, por 89-78, em partida referente à segunda jornada da terceira volta da "Final Four". Os petrolíferos da capital entraram apáticos, fundamentalmente, no quarto inicial, fruto da natural ansiedade de festejar à conquista do título nacional que lhes fugia há três temporadas.

A equipa da Polícia surpeendeu a turma petrolífera, tendo conseguido uma vantagem de dez pontos, ao cabo dos primeiros doze minutos (21-31). No segundo quarto, os comandados de Alberto Babo melhoraram a sua defesa assim como o ataque e consegiram um parcial de 23-21, o que perfez 44-52 a favor da equipa visitante. Depois de cumprir o merecido descanço, a formação do Atlético Petróleos de Luanda agigantou-se com Roberto Fortes, Paulo Santana, Roderik Nealy e Carlos Morais a destacarem-se nos lançamentos à longa distância, para a alegria dos adeptos da equipa petrolífera que, até então, estavam adormecidos.

Neste período, a formação do eixo-viário conseguiu 32, contra apenas 12 do conjunto adstrito à Polícia Nacional, que saiu a perder no terceiro período, por 64-76. E com os adeptos a festejarem nas bancadas, os petrolíferos da capital limitaram-se a gerir a vantagem de doze pontos no derradeiro quarto. Nesta etapa, a qualidade de basquetebol baixou consideravelmente, fruto das perdas sistematicas de bola protagonizada pelas duas equipas.

Os polícias anotaram 14 pontos, contra 13 dos petrolíferos da capital, sendo por isso, o período menos produtivo. O norte-americano Roderik Nealy foi o cestinha da partida, com 26 pontos, seguido de Eduardo Mingas, com 23. Kiala foi mais uma vez o rei dos ressaltos, com nove (3/6).A vitória foi eufusivamente festejada pelos adeptos e pelo técnico português Alberto Babo.

Com este triunfo, o Petro somou o seu décimo quarto ponto.Na outra partida da noite, o Libolo derrotou o 1º de Agosto, no Pavilhão Principal, por 95-94. O Libolo ocupa a segunda posição com 12, seguido do Interclube com 11, ao passo que o 1º de Agosto está na última posição com 11 pontos.

Ficha Técnica

Pavilhão Principal: Pouco público
Arbitragem: António Bernardo, Iracelmo Pinto e Clésio Francisco
Comissário: José Kizola
Petro: Yuri Swing (0), Braúlio Morais (6), Roderik Nealy (26), Roberto Fortes (12), Paulo Barros (0), Paulo Santana (9), Miguel Kiala (7), Cedreck Issom (15), Hélder Gonçalves (0), Hermenegildo Mbunga (1), Idelfonso Kiteculo (0), Carlos Morais (13).
Treinador: Alberto Babo
Interclube: Edmundo Ventura (0), Wilson da Mata (0), Eduardo Mingas (23), Simão Panzo (1), Jorge Taty (2), Muamba Ilunga (6), Lifetto Selengue (6), Luís Costa (7), Francisco Machado (0), Euclides Camacho (18), Shanon Croocks (11), Joaquim Xavier (4).
Treinador: José Carlos Guimarães

Marcha do marcador: 21-31, 44-52, 76-64, 89-78

Declarações dos técnicos

Alberto Babo (Petro)
“Dedico esta
vitória à direcção”

O técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, dedicou o título da 33ª edição do Campeonato nacional de Basquetebol em seniores masculinos à sua direcção. “Dedico esta vitória à direcção do Petro por nos ter proporcionado as melhores condições de trabalha para que hoje (ontem) a conquista do título nacional fosse uma realidade. Dedico esta vitória, igualmente, a minha esposa e aos meus colegas. Estamos todos de parabéns”, finalizou o técnico luso ao serviço da equipa petrolífera.

José Carlos Guimarães
(Interclube)
“Parabéns ao Petro”

Sempre ao seu jeito de fair-play, o técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, deu os parabéns à formação do Petro por ter vencido a 33ª edição do BAI Basket. “Quero dar os meus parabéns ao Petro por ter vencido o jogo e conquistado o título nacional. Nós tentamos dar o nosso melhor mas fomos superados pelo nosso adversário”.

Os dez mais

À entrada da segunda volta da terceira volta do BAI Basket, Carlos Morais, extremo base do Atlético Petróleos de Luanda e da Selecção Nacional, lidera a lista dos melhores marcadores, com 122 pontos. O extremo base dos decacampeões africanos lidera ainda item de melhor assiste, com 27. Já o jovem Miguel Kiala, poste, um dos atletas que deverá merecer a confiança do seleccionador nacional, é o rei dos ressaltos, com 79. Leonel Paulo, do Libolo, lidera em termos de tampões, com 11. Simão Panzo, base do Interclube, lidera, surpreendentemente, na percentagem dos três pontos, com 50. Já nos dois pontos, Olímpio Cipriano, com 67,6 1%. Cipriano comanda ainda na percentagem em lances livres, com 82,1%, Gomes “Kikas”, do 1º de Agosto, é o melhor recuperador, com 20. “Kikas” ostenta ainda o título de MVP, com 168 de valorização. Em termos de perda de bola, Carlos Morais está na frente, com25 perdas. MC

Percurso do Petro na “Final Four”


Os petrolíferos da capital, liderados pelo português Alberto Babo, surpreenderam tudo e todos na “Final Four” da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A equipa do Eixo-Viário ocupou o último lugar da fase de grupos, em que foi superada, inclusive, pelo Interclube, depois de terem feito uma má campanha tanto na primeira como na segunda volta da fase regular.Em face disso, não era esperado que aparecesse, nesta derradeira fase da prova, bastante rejuvenescida e fosse capaz de se agigantar perante formações que eram apontados pelos analistas da “bola ao cesto” e pela comunicação social como principais candidatas ao título nacional.

Tanto o 1õ de Agosto, campeão em título e vencedor da fase regular, como o Libolo, que terminou em primeiro lugar a fase de grupos, baquearam diante dos petrolíferos na final a quatro. O percurso triunfal do Atlético Petróleos de Luanda começou frente ao Recreativo do Libolo, a quem venceu por 99-95, na ronda inaugural da “Final Four”. A seguir, a turma petrolífera recebeu e vergou, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 87-77.

No encerramento da primeira volta da “Final Four”, os pupilos de Alberto Babo foram ao Pavilhão do Codenm, arrancar uma soberba vitória, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, por 98-93. O Petro reconfirmava, assim, o seu excelente estado de forma desportiva. Na segunda volta, os petrolíferos da capital voltaram a vergar os libolenses, por 89-76, os polícias, por 96-84, e no fecho, deram chapa 100 ao 1º de Agosto (106-88). Na última terça-feira, a equipa do Eixo-viário bateu o Libolo, por 94-89.

Babo conquista título inédito

Alberto Babo, técnico português contratado pela direcção do Atlético Petróleos de Luanda para substituir no cargo Alberto de Carvalho “Ginguba”, conquistou ontem o seu primeiro título a nível da “bola ao cesto”. Babo, que foi "forçado" a rejuvenescer a sua equipa em função da saída massiva de jogadores experientes na altura, vê recompensada a sua aposta nos jogadores jovens, com a conquista da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. MC

19 maio 2011

CABO VERDE : Basquetebol Santiago Sul

Resultados do jogos realizados no dia 11 de Maio referentes as Meias-finais do Torneio do Município da Praia em Sénior Masculino:

Quarta-feira – 11.05.2011
Seven Stars 63 X ABC 53
Prédio 62 X Bairro 67

Resultados dos jogos realizados nos dias 13 e 15 de Maio referentes a 2ª Jornada do Campeonato Regional Santiago Sul:

Sexta-Feira – 13.05.2011
Seven 56 X Bairro 57 – Sénior Masculino
Prédio 88 X ABC 96 – Sénior Masculino

Domingo - 15.05.2011
ABC 45 X Bairro 21 – Sub-16 Masculino
ABC 31 X Bairro 61 – Sub-18 Masculino

Jogos da 3ª jornada agendados para os dias 21 e 22 de Maio

Sábado, 21.05.2011:
18H30: Seven X Prédio – Sénior Masculino
20H00: ABC X Bairro – Sénior Masculino

Domingo, 22.05.2011:
08H30:Amor de Deus X ABC – Sub-16 Masculino – Recinto Externo
10H00:Amor de Deus X ABC – Sub-18 Masculino – Recinto Interno

MOÇAMBIQUE : TAÇA MAPUTO - Vizinhos no primeiro grande jogo da época


DEPOIS de não terem disputado o Torneio de Abertura, a primeira competição basquetebolística da temporada, os vizinhos e eternos rivais Desportivo e Maxaquene protagonizam esta noite o primeiro grande embate do ano, num frente-a-frente a contar para a Taça Maputo.

Com um andamento irregular, devido à preparação das selecções nacionais para os maiores compromissos internacionais de 2011, designadamente Afrobásquete e Jogos Africanos, as provas de seniores da bola-ao-cesto na capital do país parecem agora entrar nos carris, facto que também será extremamente importante para as próprias equipas nacionais, uma vez que se permitirá que os jogadores gozem da competição que neste momento lhes faz falta.

Para marcar o início da época, teve lugar o Torneio de Abertura, conquistado pelo Ferroviário, mas sem os seus principais competidores Maxaquene e Desportivo, tendo-se digladiado com formações como Costa do Sol, Universidade Pedagógica, Real Sociedade e A Politécnica, que se estreia este ano na categoria da seniores masculinos.

Aproximando-se a fase quente da temporada, Maxaquene e Desportivo já fazem parte da Taça Maputo, juntamente com aquele grupo de equipas e acrescentando-se Aeroporto, totalizando assim oito formações nesta prova que antecede o Campeonato da Cidade.

E, esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo, os vizinhos têm encontro marcado para a segunda jornada do certame, depois de se terem defrontado e protagonizado magníficos espectáculos na final da Liga Vodacom do ano passado, ganha pela segunda vez consecutiva pelos “tricolores”. Evidentemente que o desafio de hoje não tem nada a ver e nem se compara com o campeonato nacional, no entanto, é sabido que este “derby”, seja em que circunstâncias for, é sempre aliciante.

A Taça Maputo prosseguirá no sábado, com a efectivação do jogo entre Aeroporto e Matolinhas.

No que diz respeito aos seniores femininos, a prova conhecerá, no sábado, a realização de duas partidas, designadamente Ferroviário-Maxaquene e Desportivo-A Politécnica.

Entretanto, nos primeiros desafios da Taça Maputo em masculinos, Desportivo bateu Real Sociedade por 54-39 e Matolinhas levou de vencida A Politécnica pela marca de 50-47. Ontem à noite, registaram-se os seguintes resultados:

U. Pedagógica-Real Sociedade (29-31)

Costa do Sol-Ferroviário (42-55)

ANGOLA : Champanhe pode jorrar hoje


Já com as faixas de campeão nacional encomendadas, a formação do Atlético Petróleos de Luanda poderá abrir as garrafas de champanhe, caso vença esta tarda (16hh00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a sua similar do Grupo Desportivo Interclube, em partida referente a segunda jornada da terceira volta da “Final Four”, para festejar a conquista do décimo primeiro troféu a nível da “bola ao cesto”.

Em jejum há três, a formação do Eixo-viário pode colocar um ponto final a “longa” travessia que faz no deserto, arrebatando a 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), depois de ter conquistado pela última vez em 2007, ainda sob batuta do técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba”, ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos.

Alberto Babo, técnico luso ao serviço da equipa petrolífera, à semelhança das restantes sete partidas vai mais uma vez socorre-se ao factor humildade aliado ao jogo colectivo para transpor a aguerrida equipa do Grupo Desportivo Interclube, conjunto que ascendeu ao segundo lugar da “Final Four”, agora com dez pontos, a mesma pontuação que tem o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, no terceiro lugar. Esta manhã, os pupilos de Alberto Babo efectuam o último teste, antes do embate desta tarde.

As transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo, explorar até ao limite os 24 segundos assim como lançamentos a curta e longa distâncias vão seguramente dominar a sessão de treinos dos virtuais campeões nacionais da “bola ao cesto”. Clinicamente a equipa do Eixo-viário respira de boa saúde, e Alberto Babo vai poder contar com todas as suas unidades, onde se destacam Carlos Morais, Braúlio Morais, Miguel Kiala, Roberto Fortes, Paulo Santana e os norte-americanos Roderik Nealy e Cedrick Issom.

Já o Interclube, equipa que tem se valido pelo seu conjunto aliado a perspicácia da dupla técnica constituída por José Carlos Guimarães e Manuel de Sousa “Necas” vai tentar colocar um ponto final no ciclo de vitórias do Petro, conjunto que soma neste momento sete triunfos, em igual número de partidas. Das equipas chamadas grandes, o Petro é a única formação que na presente edição do BAI Basket conseguiu suplantar a turma da Polícia. Daí que, a formação adstrita a Polícia Nacional queira inverter a história.

Espera-se por uma partida bastante disputada do primeiro ao último minuto. Os amantes da “bola ao cesto” em particular os adeptos do Petro vão acorrer em massa ao Pavilhão Principal da Cidadela para testemunharem a provável consagração do Atlético Petróleos de Luanda.

José Carlos promete
adiar festa dos petrolíferos

Depois de ter batido mais uma vez o 1º de Agosto desta por chapa cem (101-90), o técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, José Carlos Guimarães, prometeu adiar a festa da consagração dos petrolíferos da capital que estão embalados rumo à conquista do décimo primeiro título nacional. “Estes rapazes estão em alta mas vamos para-los quinta-feira (hoje)”, foram com estas palavras que o ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos abortou à comunicação social o prélio desta tarde diante do Atlético Petróleos de Luanda, referente a segunda jornada da terceira volta da “Final Four”.

Apesar de reconhecer o potencial da equipa do Eixo-viário, que soma nesta altura sete vitórias, em igual número de jogos, José Carlos Guimarães afirmou que o Interclube não irá conceder qualquer facilidade. “Nós vamos jogar de igual para igual com Petro. Estamos conscientes das nossas limitações em termos valor individuais, por isso, termos que ser forte colectivamente para poder ultrapassar os líderes da “Final Four”, asseverou José Carlos Guimarães. MC

Militares e libolenses
encerram jornada dois
Com Raul Duarte, técnico principal do Libolo, e Paulo Macedo, adjunto do 1º de Agosto, a renunciarem a luta pelo título nacional, as duas formações defrontam-se hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, no encerramento da segunda jornada da terceira volta da “Final Four”. Goradas que estão as hipóteses da conquista do ceptro nacional, militares e libolenses vão agora lutar pelo segundo lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Desmotivados pela perda da coroa nacional, os dois emblemas vão bater-se apenas pelo prestígio que já granjearam a nível nacional e não só. À semelhança das outras partidas, espera-se que as duas equipas voltem a proporcionar aos amantes da “bola ao cesto” um grande jogo de basquetebol.

D `Agosto lidera ranking
Com 16 títulos conquistados, o 1º de Agosto lidera o ranking nacional da “bola ao cesto”, seguido do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, que gorou conquistar por dez ocasiões o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O Atlético Sport Aviação (ASA), formação que figura no grupo C, reservado as equipas que disputam do quinto ao oitavo lugares, conquistou por duas ocasiões o maior troféu da “bola ao cesto” (Campeonato Nacional), isto em 1996 e 1997. Quem também arrebatou por duas ocasiões o BAI Basket é o Sporting de Luanda, em 1982 e 1984. Ferroviário e TAAG conquistaram cada um Campeonato Nacional. MC

18 maio 2011

X JOGOS AFRICANOS DE MAPUTO 2011 - Basquetebol em acçãoantes da abertura oficial


O BASQUETEBOL será a primeira modalidade a entrar em acção nos X Jogos Africanos de Maputo-2011. Com efeito, a competição de femininos está aprazada para ter o seu início a 2 de Setembro, portanto, um dia antes da cerimónia oficial de abertura da Olimpíada continental, marcada para ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto.

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África), confrontada com uma série de competições este ano, e todas elas a convergir para o segundo semestre, viu-se na contingência de efectuar algumas alterações nos vários calendários inicialmente concebidos, assim como acertar datas para que as selecções, particularmente de seniores, tenham tempo e espaço para entrar nesta e naquela prova.

É assim que, em relação aos Jogos Africanos, o torneio de femininos terá a primazia de inaugurar a maior festa desportiva do continente, a 2 de Setembro, devendo decorrer até ao dia 12, altura em que será conhecido o vencedor. No que toca aos masculinos, a competição será realizada entre 8 e 17, isto é, terá o seu epílogo um dia antes do encerramento do evento.

Na qualidade de anfitriãs, as duas selecções moçambicanas estão apuradas automaticamente para os Jogos Africanos, cujas provas de basquetebol serão disputadas no Pavilhão do Maxaquene, neste momento a ser restaurado de modo a obedecer aos padrões internacionais.

Considerando que 2011 é igualmente ano dos afrobásquetes, a federação internacional procedeu também à harmonização das datas. O 26º campeonato de masculinos, marcado para Antananarivo, acontecerá entre 17 e 28 de Agosto, contando com a participação de Angola (campeão em título), Costa do Marfim, Tunísia, Camarões, Senegal, Mali, Marrocos, Nigéria, Togo, República Centro Africana, Chade, Egipto, Moçambique, Madagáscar e dois convidados que sairão do quinteto Ruanda, RD Congo, Argélia, África do Sul e Cabo Verde).

O campeonato de femininos, que vai na 22ª edição, será disputado de 23 de Setembro a 2 de Agosto, em Bamako, sendo disputado pelo Mali (anfitrião e detentor do título), Senegal, Nigéria, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Guiné, Gana, Camarões, Quénia, Moçambique e Madagáscar.

No que diz respeito aos Sub-16, ambos os campeonatos terão lugar em Julho, no Cairo, Egipto, de 12 a 21, o de masculinos; e de 22 a 31, o de femininos.

FIBA INSPECIONA MALI

Uma missão de inspecção da FIBA-África visitou, semana passada, no Mali, as obras das infra-estruturas que acolherão o Afrobásquete de Femininos.

Segundo uma fonte próxima da Federação Maliana de Basquetebol (FMBB), o Estádio 26 de Março (sudeste de Bamako) deverá acolher um grupo desta competição continental.

As obras de construção de um novo terreno de basquetebol no recinto deste estádio começaram há apenas cinco meses, mas já registraram uma taxa de realização de 75 porcento e deverão ser concluídas em finais de Junho.

A infra-estrutura terá uma capacidade para três mil e 50 assentos, dos quais 60 para personalidades, e seis vestiários.
Quanto à renovação do pavilhão desportivo do Estádio Omnidesportivo Modibo Kéita, que vai acolher o segundo grupo, as obras avançam normalmente, segundo responsáveis malianos.
Estes empreendimentos vão custar cinco milhões e 404 mil dólares norte-americanos, para o Estádio 26 de Março, 728 mil dólares americanos, para a renovação do pavilhão desportivo do Estádio Omnidesportivo Modibo Kéita.
Eles estão a ser executados por uma empresa chinesa de construção, que se comprometeu a entregar as duas instalações à FMBB a partir de 15 de Agosto, se não houver problemas administrativos.

A missão da FIBA-África foi dirigida pelo presidente da Federação de Basquetebol da Guiné, Fodé Kondé.