Africa Basquetebol

31 maio 2011

ANGOLA : Valdelício Joaquim é o único "estrangeiro" na convocatória

Luanda - O poste Valdelício Joaquim, a jogar na Universidade de Hawai (Estados Unidos), é o único a actuar fora do país na convocatória da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculino para o Campeonato Africano do Madagáscar, apurou hoje a Angop.

O jogador de 2,08 metros, o mais alto dos 16 pré-seleccionados, faz parte da primeira convocatória do novo seleccionador, o francês Michel Gomez, a ser divulgada, oficialmente, quinta-feira. Já havia sido chamado por Alberto de Carvalho “Ginguba” (angolano) e Luís Magalhães (português), mas, por motivos académicos, não se apresentou.

Formado nas escolas do Petro de Luanda, Valdelício Joaquim vai enfrentar a concorrência de Kikas Gomes (2,02 - 1º de Agosto), MVP das duas edições anteriores, Felizardo Ambrósio (2,00 – 1º de Agosto), Miguel Kiala (2,01 – Petro de Luanda), melhor ressaltador do recém-terminado Campeonato Nacional, e, provavelmente, Divaldo Mbunga (2,01 – Petro de Luanda), naquela que é a única dúvida até ao momento.
A posição dos extremos é a menos complicada para o seleccionador, sendo que Olímpio Cipriano, MVP da 33ª edição do Bai Basket, e Carlos Morais, cestinha da prova e melhor triplista do Afrobasket2009, são as principais figuras deste sector, que deverá contar ainda com Roberto Fortes (Petro de Luanda) e Euclides Camacho (Interclube).
Armando Costa (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Milton Barros (Libolo), Paulo Santana (Petro de Luanda) serão os bases. Completam o lote de pré-seleccionados os extremos-postes Eduardo Mingas, Jorge Tati (Interclube) e Leonel Paulo (Libolo).
Miguel Lutonda, Carlos Almeida e Filipe Abraão (1º de Agosto), presentes na última selecção que disputou o Campeonato do Mundo na Turquia (2010), deverão ser os grandes ausentes da primeira convocatória de Michel Gomez, ao passo que os bases Armando Costa e Milton Barros, campeões africanos, regressam. O primeiro esteve ausente por lesão e o segundo por opção técnica.

O Afrobasket2011 será disputado em Antananarivo (Madagáscar) de 17 a 28 de Agosto. Angola terá a missão de defender o título africano e garantir presença nos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra). Apenas o vencedor da prova continental se qualifica à prova do COI.

7 Comments:

Enviar um comentário

<< Home