Africa Basquetebol

21 maio 2011

ANGOLA : D'Agosto cumpre calendário com o Petro

Já sem qualquer hipótese de revalidar o ceptro nacional, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do Codenm, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda, virtual campeão, em partida referente a terceira e última jornada da terceira volta da “Final Four”. Os petrolíferos da capital, líderes invictos da prova com 16 pontos, fruto de oito vitórias, em igual número de jogos, vão em busca de mais um triunfo, para reconfirmar à conquista do título nacional, já que por força do regulamento da prova, em caso de empate em termos de pontuação, recorre-se a uma finalíssima, ao contrário dos jogos entre si, como rezam os regulamentos da Fiba.
O conjunto do eixo-viário vai tentar, mais uma vez, vergar o arqui-rival no seu próprio reduto, à semelhança do que aconteceu na primeira volta da “Final Four”.

Motivados com o número de vitórias alcançadas até aqui (oito) os pupilos de Alberto Babo apresentam-se a priori com maior dose de favoritismo, ao contrário do Clube Central das Forças Armadas Angolanas que voltou a averbar mais uma derrota desta diante do Libolo na última quinta-feira, por 94-95. Apesar dos índices motivacionais dos militares estarem em queda livre, face, naturalmente, à crise de resultados (quatro derrotas), o desafio desta noite é de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois planteis. Ferida no seu orgulho, a equipa rubro e negra vai tentar suplantar o seu adversário a fim de resgatar a confiança dos adeptos que andam incrédulos com a prestação pouco conseguida da equipa nesta fase derradeira do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Luís Magalhães, técnico português ao serviço do 1º de Agosto, vai procurar encontrar outras fórmulas que lhe permita encontrar rapidamente o caminho dos triunfos. O equilíbrio vai certamente dominar a partida. Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Armando Costa, do lado militar, e Carlos Morais, Braúlio Morais, Robertos Fortes, Roderik Nealy, Cedrick Issom, Paulo Santana, Miguel Kiala e Hermenegildo Mbunga, do lado petrolífero, serão os protagonistas no prélio desta noite.
O Petro de Luanda, com 16 pontos, lidera de forma invicta, seguido do Libolo, com 12, ao passo que o Interclube ocupa agora o terceiro posto, com 11 pontos. Os militares estão em último lugar, com 10 pontos.


Interclube e Libolo travam duelo
pelo segundo lugar da “Final Four”

Separados por apenas um ponto de diferença, 12 para o Libolo que ocupa a segunda posição, e 11 para o Interclube, terceiro classificado, os dois emblemas medem forças a partir das 18h00, para a definição do segundo posto da “Final Four”. Depois de ter vergado o Libolo na última terça-feira, no Pavilhão Principal, por 85-72, os pupilos de José Carlos Guimarães que continuam a realizar uma campanha sensacional na presente edição do BAI Basket, vão procurar repetir a proeza desta no ser reduto. O Libolo que conseguiu uma vitória à tangente, quinta-feira última, diante do 1º de Agosto, por 95-94, vai tentar amealhar mais dois pontos, com o fito de começar assegurar o segundo posto da “Final Four”. Polícias e libolenses repartem em 50% a probabilidade de chamarem a si a conquista da vitória. MC

Kiala e Simão Panzo podem
ser chamados

Simão Panzo, base do Grupo Desportivo Interclube, e Miguel Kiala, poste do Atlético Petróleos de Luanda, poderão integrar a lista dos pré-seleccionados do francês Michel Gomes, tendo em vista a XXVI edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, a decorrer de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar. Simão Panzo, a par de Miguel Kiala, têm se destacado na presente edição do BAI Basket, principalmente, na “Final Four”, onde patenteiam exibições de luxo, sob o olhar atento do seleccionador nacional dos decacampeões africanos que vão em busca do décimo primeiro anel continental e, consequentemente, o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, de 2012. MC

Série C
faz disputa penúltima ronda

Duas partidas marcaram hoje o encerramento da penúltima jornada da quarta volta da 33ª edição do BAI Basket, Série C. A formação da Lusíadas, terceira classificada, com 10 pontos, recebe às 15h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA), comandante do grupo, com14 pontos. Por seu turno, o Sporting de Cabinda recepciona às 18h00, o seu confrade de Luanda (Sporting de Luanda). O Sporting de Cabinda ocupa o segundo lugar, com 11, enquanto o Sporting de Luanda tem 10 pontos, em último lugar. MC