Africa Basquetebol

29 maio 2011

ANGOLA : Recreativo do Libolo é vice campeão

Na última jornada do BAI Básket’2011, o Recreativo do Libolo confirmou o bom estado de graça ao vencer, ontem, à tarde, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 77-65. A formação orientada por Raul Duarte sabia que qualquer resultado não o impedia de terminar na segunda posição da tabela classificativa, mas a partida marcada pelo símbolo de equilíbrio serviu para dignificar o basquetebol nacional. O técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, considerou-se prejudicado pela actuação da arbitragem. No final, o técnico felicitou o adversário pelo resultado alcançado, ao passo que Raul Duarte considerou “salutar o equilíbrio entre os principais actores da fase derradeira”.

Petro de Luanda festeja título

A cor azul estampada nas camisolas brancas apregoa o campeão nacional da época’2011. Espalhados no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, os olhos focam as mãos de jogadores do Petro de Luanda ávidos para pegar a taça. A missão está cumprida. A derrota diante do 1º de Agosto, por 121 – 102, ontem, não ofuscou a alegria de adeptos, jogadores e direcção do Petro de Luanda que comemoraram pela “terceira” vez o título do BAI Básket’2011. As duas anteriores ocorreram diante do Libolo e do Interclube.

Os militares que realizaram a sua pior campanha desde que arrancou a maior competição doméstica procuraram fazer as pazes com os adeptos, numa noite em que a claque do Rio Seco não se deu o desplante de se deslocar ao pavilhão da Catedral do desporto nacional para ver o arqui-rival do Eixo Viário estoirar o champanhe, independentemente, do resultado.

Era evidente a vontade dos petrolíferos em terminar a época com o resultado a seu favor. Talvez, porque vencer o tradicional opositor tem sempre sabor especial, mas os rubro e negros fizeram-se a quadra de jogo com cara de poucos amigos e trataram de complicar ao máximo os intentos do adversário bem acompanhado pelos seus adeptos.

No primeiro quarto, os petrolíferos da capital detinham algum poderio no ataque em que se evidenciava os ressaltos de Miguel Kiala, atleta que denotou nervosismo através do contacto excessivo, o que lhe causou a desqualificação no segundo quarto e consequente baixa de rendimento quer no sector ofensivo quer no defensivo.

Mais esclarecidos na defesa à zona, o plantel às ordens de Alberto Babo conseguiu, até certa medida, equilibrar a partida no terceiro quarto em que chegou a empatar a 63 pontos. Mas a ousadia de Mário Correia e Carlos Almeida, nos lançamentos de três pontos, a perspicácia de Joaquim Gomes “Kikas” e a experiência de Miguel Lutonda fora cruciais no desfeche da última “batalha” nacional.

Se nos atermos às estatísticas, facilmente podemos concluir que os parciais 27-24, 59-49, 86-82 e 121-102 resumem uma partida muito equilibrada no nível de produção entre os dois maiores emblemas da “bola ao cesto”. Petro de Luanda saboreou o champanhe com o amargo sabor da derrota.

Olímpio Cipriano, do Libolo, foi condecorado com o título do jogador mais valioso da época (MVP), com vários prémios atribuídos, particularmente, melhor recuperador, melhor marcador de dois pontos, maior número de assistências. Miguel Kiala foi o melhor ressaltador. Roberto Forte foi o jogador fair paly; Alberto Babo, melhor treinador. Hélder Jeremias

Ficha Técnica

Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, Final do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket) entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, público razoável, sobe arbitragem do trio Fernando Pacheco, David Manuel e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:
Petro de Luanda
Yuri Singue(2), Bráulio Morais(2), Roderick Nealy(19), Roberto Fortes(0), Paulo Barros(0), Paulo Santana(7), Miguel Kiala(4), Cedrick Isom(15), Hélder Gonçalves(0), Hermenegildo Mbunga(17), Ildefonso Kiteculo(5), Carlos Morais(31)
Técnico-Alberto Babo.

1º de Agosto
Filipe Abraão(6), Adilson Baza(0), Mário Correia(21), Joaquim Gomes(15), Felizardo Ambrósio(12), Vladmir Gerónimo(6), Hélder Ortet(10), Adolfo Quimbamba(8), Carlos Almeida(25), Miguel Lutonda(13), Kariton Mims JR(0), Hermenegildo Santos(5)
Técnico - Luís Magalhães

Declarações dos técnicos

Alberto Babo
(Petro de Luanda)

“O 1º de Agosto esteve melhor que nós e devo dar-lhe os parabéns, porque soube mostrar que é um clube meritório, porém, tivemos cerca de três meses a realizar o nosso trabalho para concretizar os resultados que nos permitiram conquistar o título. Nesta altura, o desgaste vem ao de cima. A minha equipa está toda de parabéns. Pensamos continuar a trabalhar com todo o afinco”.

Paulo Macedo
(1º de Agosto)

“Tivemos alguns problemas no plantel que inviabilizaram a revalidação do título, mas o desporto é feito de bons e maus resultados. O Petro de Luanda foi mais feliz, independentemente, de reconhecermos que o título estava ao nosso alcance”. Hélder Jeremias


Huambo forma novos dirigentes


Trinta novos dirigentes desportivos terminaram com êxito um curso de formação de gestão desportiva sob a égide do Comité Olímpico Angolano e da Federação Angolana de Basquetebol. Dos 35 inicialmente inscritos, cinco desistiram ao meio da formação que teve a duração de cinco dias e 32 horas de aulas.O director e professor do curso Maiomona Nzita disse na cerimónia de encerramento que a formação correspondeu com as exigências da Academia Olímpico, pois de 30 horas exigidas o formando receberam 32 horas de formação.

O vice-presidente da FAB Ondino Bendral ‘Dinho’ agradeceu em nome da direcção da federação a disponibilidade da província do Huambo em realizar as respectivas formações. “Realizamos mais uma das muitas obrigações que temos com o basquetebol”, disse. Para além do curso de gestão desportiva que decorreu na cidade do Huambo, a formação foi extensiva a árbitros e treinadores de basquetebol.

O curso de arbitragem encerrou neste sábado e contou com a participação de 30 candidatos que aprovaram com distinção para a categoria de árbitros estagiário. Os árbitros internacionais Domingos Simão e António Bernardo foram os prelectores do curso que teve duração de 30 horas.No próximo dia um de Junho encerra aqui na cidade do Huambo o curso de treinadores de basquetebol, que conta com uma participação de 35 candidatos, um número aceitável, segundo o secretário-geral da Associação de Basquetebol do Huambo Domingos Malaquias. A série de formação vai continuar a próxima semana com o início dos cursos para oficias de mesas e estatísticos, que contam com mais de 40 candidatos inscritos. João Constantino No Huambo