Africa Basquetebol

18 maio 2011

X JOGOS AFRICANOS DE MAPUTO 2011 - Basquetebol em acçãoantes da abertura oficial


O BASQUETEBOL será a primeira modalidade a entrar em acção nos X Jogos Africanos de Maputo-2011. Com efeito, a competição de femininos está aprazada para ter o seu início a 2 de Setembro, portanto, um dia antes da cerimónia oficial de abertura da Olimpíada continental, marcada para ter lugar no Estádio Nacional do Zimpeto.

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África), confrontada com uma série de competições este ano, e todas elas a convergir para o segundo semestre, viu-se na contingência de efectuar algumas alterações nos vários calendários inicialmente concebidos, assim como acertar datas para que as selecções, particularmente de seniores, tenham tempo e espaço para entrar nesta e naquela prova.

É assim que, em relação aos Jogos Africanos, o torneio de femininos terá a primazia de inaugurar a maior festa desportiva do continente, a 2 de Setembro, devendo decorrer até ao dia 12, altura em que será conhecido o vencedor. No que toca aos masculinos, a competição será realizada entre 8 e 17, isto é, terá o seu epílogo um dia antes do encerramento do evento.

Na qualidade de anfitriãs, as duas selecções moçambicanas estão apuradas automaticamente para os Jogos Africanos, cujas provas de basquetebol serão disputadas no Pavilhão do Maxaquene, neste momento a ser restaurado de modo a obedecer aos padrões internacionais.

Considerando que 2011 é igualmente ano dos afrobásquetes, a federação internacional procedeu também à harmonização das datas. O 26º campeonato de masculinos, marcado para Antananarivo, acontecerá entre 17 e 28 de Agosto, contando com a participação de Angola (campeão em título), Costa do Marfim, Tunísia, Camarões, Senegal, Mali, Marrocos, Nigéria, Togo, República Centro Africana, Chade, Egipto, Moçambique, Madagáscar e dois convidados que sairão do quinteto Ruanda, RD Congo, Argélia, África do Sul e Cabo Verde).

O campeonato de femininos, que vai na 22ª edição, será disputado de 23 de Setembro a 2 de Agosto, em Bamako, sendo disputado pelo Mali (anfitrião e detentor do título), Senegal, Nigéria, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Guiné, Gana, Camarões, Quénia, Moçambique e Madagáscar.

No que diz respeito aos Sub-16, ambos os campeonatos terão lugar em Julho, no Cairo, Egipto, de 12 a 21, o de masculinos; e de 22 a 31, o de femininos.

FIBA INSPECIONA MALI

Uma missão de inspecção da FIBA-África visitou, semana passada, no Mali, as obras das infra-estruturas que acolherão o Afrobásquete de Femininos.

Segundo uma fonte próxima da Federação Maliana de Basquetebol (FMBB), o Estádio 26 de Março (sudeste de Bamako) deverá acolher um grupo desta competição continental.

As obras de construção de um novo terreno de basquetebol no recinto deste estádio começaram há apenas cinco meses, mas já registraram uma taxa de realização de 75 porcento e deverão ser concluídas em finais de Junho.

A infra-estrutura terá uma capacidade para três mil e 50 assentos, dos quais 60 para personalidades, e seis vestiários.
Quanto à renovação do pavilhão desportivo do Estádio Omnidesportivo Modibo Kéita, que vai acolher o segundo grupo, as obras avançam normalmente, segundo responsáveis malianos.
Estes empreendimentos vão custar cinco milhões e 404 mil dólares norte-americanos, para o Estádio 26 de Março, 728 mil dólares americanos, para a renovação do pavilhão desportivo do Estádio Omnidesportivo Modibo Kéita.
Eles estão a ser executados por uma empresa chinesa de construção, que se comprometeu a entregar as duas instalações à FMBB a partir de 15 de Agosto, se não houver problemas administrativos.

A missão da FIBA-África foi dirigida pelo presidente da Federação de Basquetebol da Guiné, Fodé Kondé.