Africa Basquetebol

22 maio 2011

ANGOLA : D´Agosto trava euforia petrolífera


Abatidos psicologimente em virtude da "retirada" do título por parte da FAB, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda consentiu ontem, no Pavilhão do Codenm, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto, a sua primeira derrota (88-69), no adeus a terceira e última jornada da terceira volta da "Final Four". Apesar da derrota, os petrolíferos da capital continuam na liderança da "Final Four", agora com 17 pontos, contra 14 da formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, na segunda posição.

Depois de ter consentido quatro derrotas na derradeira etapa da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), os actuais campeões nacionais em título sacudiram a crise de maus resultados, e quis o destino que fosse diante do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda. Sem qualquer possibilidade de renovar o ceptro nacional em face naturalmente da pobre campanha na "Final Four", os militares bateram-se apenas pelo prestígio. Certo na defesa e eficientes no ataque, a equipa rubro e negra anotou 29 pontos, contra 13 do seu adversário, ao cabo dos primeiros doze minutos.

No segundo quarto, a equipa do Eixo-viário melhorou a sua produção quer ofensiva, quer defensiva, e perdeu por apenas um ponto de diferença (17-16), o que perfez 46-29, ao intervalo. Nos quartos subsequentes, os pupilos de Luís Magalhães acentuaram o domínio, apesar de em algumas etapas do jogo o Petro ter reagido através de Carlos Morais, que se destacou nos lançamentos a longa distância.

Os norte-americanos do Atlético Petróleos de Luanda, Nealy e Cedrick estiveram em subrendimento. Nealy anotou sete pontos, em 30 minutos e 20 segundos, contra cinco do seu compatriota, em 18 minutos e 44 segundos. O poste da turma petrolífera, Miguel Kiala, foi mais uma vez o rei dos ressaltos, com 13 (7/6) e teve 24 de valorização. Joaquim Gomes “KIkas” e Felizardo Ambrósio, ambos do 1º de Agosto, conseguiram 12 ressaltos cada. Felizardo teve 24 de valorização.

Carlos Morais, extremo base do Petro, foi o cestinha do desafio, com 21 pontos, seguido de Carlos Almeida, extremo base, com 19.
A actuação do trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio, Domingos Simão e David Manuel, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. Petro, com 17 pontos lidera a prova, seguido do Libolo, com 14. 1º de Agosto e Interclube ocupam as posições imediatas, ambos com 12 pontos.


Libolo consolida segunda posição

A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul consolidou a segunda posição da “Final Four”, ao derrotar ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a sua similar do Grupo Desportivo Interclube, por 78-88, em partida referente a última jornada da terceira volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Depois de ter vencido de forma apertada na última quinta-feira, o 1º de Agosto, actual campeão nacional em título, por 95-94, os pupilos de Raul Duarte apareceram motivados e conseguiram neutralizar a turma da Polícia, liderada por José Carlos Guimarães.

31-16 a favor dos forasteiros foi o resultado ao cabo dos primeiros doze minutos. No segundo período, os polícias entraram melhor no desafio, tendo conseguido um parcial de 24-16, o que perfez 40-44, para o representante da vila de Calulo. Com o internacional angolano, Olímpio Cipriano, em grande plano, os libolenses superiorizaram-se. No quarto derradeiro, os pupilos de José Carlos Guimarães impuseram um rigoroso empate a 22 pontos, tendo o resultado final se fixado em 78-88, para o Libolo que consolidou a segunda posição da "Final Four", agora com catorze pontos.

Petro de Luanda e Recreativo
representam Angola na Compal

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul serão os representes de Angola na terceira edição da Supertaça Compal, prova a ser disputada em 2012, na capital do país, Luanda. As equipas acima referenciadas conquistarem o Campeonato Nacional da “bola ao cesto” e a Taça de Angola respectivamente. Os petrolíferos da capital, campeões nacionais, voltam a disputar a Supertaça Compal, depois de terem falhado a segunda edição disputa em Lisboa, em Fevereiro último. Já Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, vencedor da Taça de Angola, vai disputar o referido troféu pela segunda vez consecutiva, depois do segundo lugar alcançado na edição número dois da prova. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, detentor da coroa da Supertaça, vai falhar a terceira edição. MC

Declarações dos técnicos

Paulo Macedo
(1º de Agosto)
"Fizemos a nossa parte"
Paulo Macedo, um dos adjuntos do português Luís Magalhães, era um homem visivelmente feliz, pelo facto da sua equipa ter sacudido a crise de maus resultados na “Final Four”. “Estamos feliz por termos ganha hoje (ontem) o Petro de Luanda. Não queríamos que o nosso arqui-rival festejasse aqui a conquista do título nacional. Entramos bem no desafio e acabamos por vencer o jogo. Vamos continuar a trabalhar no sentido de conseguirmos pelo menos o segundo lugar".

Alberto Babo (Petro)
"Um jogo para esquecer"
O técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, reconheceu no final da partida que os seus jogadores acusaram em demasia a responsabilidade do jogo. “Os atletas acusaram em demasia a responsabilidade do jogo principalmente no primeiro período. Hoje (ontem) realizamos um jogo para esquecer tudo correu muito mal. Vamos aproveitar os próximos dias no sentido de aparecermos com outra postura”, asseverou Alberto Baba que reconheceu que a alteração feita pela federação abalou psicologicamente o seu conjunto.

Federação portuguesa
é anfitriã da Assembleia da FIBA Europa

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) é, desde ontem, anfitriã da Assembleia-Geral da FIBA Europa, reunião que se realiza no concelho de Sintra. Trata-se de um evento de muito prestígio, que conta com a participação de mais de 150 personalidades, desde presidentes a representantes de todas as federações europeias, FIBA Europa e FIBA Mundo