Africa Basquetebol

19 maio 2011

MOÇAMBIQUE : TAÇA MAPUTO - Vizinhos no primeiro grande jogo da época


DEPOIS de não terem disputado o Torneio de Abertura, a primeira competição basquetebolística da temporada, os vizinhos e eternos rivais Desportivo e Maxaquene protagonizam esta noite o primeiro grande embate do ano, num frente-a-frente a contar para a Taça Maputo.

Com um andamento irregular, devido à preparação das selecções nacionais para os maiores compromissos internacionais de 2011, designadamente Afrobásquete e Jogos Africanos, as provas de seniores da bola-ao-cesto na capital do país parecem agora entrar nos carris, facto que também será extremamente importante para as próprias equipas nacionais, uma vez que se permitirá que os jogadores gozem da competição que neste momento lhes faz falta.

Para marcar o início da época, teve lugar o Torneio de Abertura, conquistado pelo Ferroviário, mas sem os seus principais competidores Maxaquene e Desportivo, tendo-se digladiado com formações como Costa do Sol, Universidade Pedagógica, Real Sociedade e A Politécnica, que se estreia este ano na categoria da seniores masculinos.

Aproximando-se a fase quente da temporada, Maxaquene e Desportivo já fazem parte da Taça Maputo, juntamente com aquele grupo de equipas e acrescentando-se Aeroporto, totalizando assim oito formações nesta prova que antecede o Campeonato da Cidade.

E, esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Desportivo, os vizinhos têm encontro marcado para a segunda jornada do certame, depois de se terem defrontado e protagonizado magníficos espectáculos na final da Liga Vodacom do ano passado, ganha pela segunda vez consecutiva pelos “tricolores”. Evidentemente que o desafio de hoje não tem nada a ver e nem se compara com o campeonato nacional, no entanto, é sabido que este “derby”, seja em que circunstâncias for, é sempre aliciante.

A Taça Maputo prosseguirá no sábado, com a efectivação do jogo entre Aeroporto e Matolinhas.

No que diz respeito aos seniores femininos, a prova conhecerá, no sábado, a realização de duas partidas, designadamente Ferroviário-Maxaquene e Desportivo-A Politécnica.

Entretanto, nos primeiros desafios da Taça Maputo em masculinos, Desportivo bateu Real Sociedade por 54-39 e Matolinhas levou de vencida A Politécnica pela marca de 50-47. Ontem à noite, registaram-se os seguintes resultados:

U. Pedagógica-Real Sociedade (29-31)

Costa do Sol-Ferroviário (42-55)