Africa Basquetebol

24 maio 2011

ANGOLA : Petro e Libolo voltam à quadra


Depois de ter consentido a sua primeira derrota na “Final Four”, frente ao 1º de Agosto, poR 69-88, o Atlético Petróleos de Luanda defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do LibolO, em partida referente à primeira jornada da quarta e última volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Refeitos do desaire de sábado, os petrolíferos da capital, líderes da “Final Four” com 17 pontos, vão procurar reconfirmar a conquista do título nacional diante de um adversário que já tinha atirado a toalha ao tapete, no que ao ceptro doméstico diz respeito.

Esta manhã, os pupilos de Alberto Babo realizam o derradeiro treino, onde o técnico vai procuar corrigir os erros cometidos no prélio de sábado, frente aos militares, em que foram copiosamente batidos por 88-69. Lançamentos de curta e longa distâncias e transições rápidas defesa-ataque devem dominar a sessão de treinos dos petrolíferos da capital. Com oito vitórias conquistadas e apenas uma derrota na “Final Four”, a turma do Eixo-Viário é a principal favorita à conquista dos dois pontos em disputa.

Sem qualquer problema em termos clínicos, Alberto Babo vai poder contar com as suas principais estrelas, casos dos norte-americanos Roderik Nealy e Cedrick Issom, e de Roberto Fortes, Carlos Morais, Paulo Santana, Miguel Kiala, entre outros. Já o Recreativo do Libolo, segundo classificado da “Final Four”, com 14 pontos, vai tentar encurtar a vantagem do líder da competção. O norte-americano Reggie Moore, extremo-poste, recupara de frma satisfatória da lesão no tornozelo e deve fazer parte do cinco inicial de Raul Duarte, no embate desta noite.

O internacional angolano Olímpio Cipriano, extremo-base, que tem levado às “costas” o Libolo, sobretudo na “Final Four”, treinou-se ontem sem qualquer limitação. A “Final Four” é liderada pelo Petro, com 17 pontos, seguido do Libolo, com 14. Os militares ocupam o terceiro posto, com 12, ao passo que os polícias estão na cauda da tabela, com 11 pontos.

Interclube
visita 1º de Agosto

Na outra partida não menos importante da primeira jornada da quarta e última volta da “Final Four”, a equipa do 1º de Agosto, que sábado último travou a euforia vitoriosa do Petro de Luanda, recebe às 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Interclube. Moralizada com o triunfo frente os petrolíferos da capital, a equipa rubro-negra vai, com certeza, lutar para conseguir a sua segunda vitória consecutiva na “Final Four” e somar o seu 14º ponto na prova. Na equipa militar, o base Armando Costa, que foi poupado no desafio de sábado, frente ao Petro de Luanda, deve regressar no cinco inicial de Luís Magalhães.

Por seu turno, o Interclube, que vem de um desaire diante do Libolo, vai tentar bater mais uma vez o 1º de Agosto no seu reduto.
José Carlos Guimarães, timoneiro principal da formação da Polícia, vai procurar montar uma equipa capaz de anular as princiapis estrelas do conjunto militar. Espera-se por uma partida equilíbrada, a julgar pela qualidade de basquetebol que os dois emblemas têm patenteado na “Final Four”. MC