Africa Basquetebol

26 maio 2011

ANGOLA : Militares e libolenses duelam pela última vez

As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul jogam esta noite (18h00), no Pavilhão do Codenm, pela última vez na presente temporada, em desafio referente à segunda jornada da última volta da “Final Four”.
Último classificado da prova, com 13 pontos, a equipa rubro e negra que averbou mais uma derrota na ronda anterior, frente ao Grupo Desportivo Interclube, em pleno Rio Seco, vai tentar lutar pelo prestígio, que passa necessariamente pela vitória, uma vez que está arredada da corrida pelo segundo lugar do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas que vai fechar a 33ª edição do “Nacional” este sábado, frente o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela, vê-se na obrigação de vencer esta noite a formação do Libolo, sob pena de terminar a prova na cauda da tabela classificativa. Esta manhã, Luís Magalhães, português ao serviço da equipa militar, que ao que se diz está de saída do Rio Seco, vai realizar a última sessão de treinos, antes do desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, à semelhança das partidas anteriores.

Apesar do mau momento que a equipa militar atravessa, particularmente na “Final Four”, o que lhe custou a perda do título para o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, o conjunto treinado pelo técnico luso leva consigo uma doze de favoritismo. Por seu lado, o Recreativo do Libolo que tem uma das suas principais unidades (Reggie Moore) a actuar de forma limitada, em função da lesão que contraiu no tornozelo direito ainda na primeira volta, vai procurar contrariar o favoritismo caseiro da equipa militar.

Olíumpio Cipriano, extremo base, Domingos Bonifácio, bese, ambos internacionais angolanos serão chamados a assumirem o jogo ofensivo do representante da vila de Calulo, que terça-feira última foi afastada do título nacional pelo Atlético Petróleos de Luanda.
Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas” vão travar um duelo interessante na luta debaixo das tabelas, ao passo que na posição um (base) os protagonistas serão Miguel Lutonda e Milton Barros. Os petrolíferos da capital lideram a “Final Four”, com 19 pontos, seguido pelos libolenses, com 15. Interclube ocupa o terceiro poste, com 14, ao passo que o 1º de Agosto está na cauda da tabela, com 13 pontos.

Campeões nacionais
vão ao 28 de Fevereiro

Já com o título nacional assegurado, o Atlético Petróleos de Luanda defronta a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, em partida referente a segunda jornada da última volta da “Final Four”. Com ceptro nacional arrebatado, os petrolíferos da capital vão nestas duas jornadas que faltam para o termo da prova cumprir apenas o calendário. Apesar de ter conseguido destronar o arqui-rival, 1ºde Agosto, a equipa do Eixo-viário está disposta em fechar a “Final Four” com apenas uma derrota.

Entretanto, o Interclube que na ronda anterior vergou a equipa militar, em pleno Pavilhão do Codenm, vai esta noite tentar bater pela primira vez o Atlético Petróleos de Luanda, a fim de manter a persiguição ao segundo lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O equilíbrio vai seguramente marcar o prélio entre petrolíferos e polícias. Melo Clemente

Petro de Luanda e Recreativo
representam Angola na Compal

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul serão os representes de Angola na terceira edição da Supertaça Compal, prova a ser disputada em 2012, na capital do país, Luanda. As equipas acima referenciadas conquistarem o Campeonato Nacional da “bola ao cesto” e a Taça de Angola respectivamente. Os petrolíferos da capital, campeões nacionais, voltam a disputar a Supertaça Compal, depois de terem falhado a segunda edição disputa em Lisboa, em Fevereiro último.

Já Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, vencedor da Taça de Angola, vai disputar o referido troféu pela segunda vez consecutiva, depois do segundo lugar alcançado na edição número dois da prova. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, detentor da coroa da Supertaça, vai falhar a terceira edição.


Melo Clemente