Africa Basquetebol

27 maio 2011

ANGOLA : Luta pelo 2º lugar está animada


A formação do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão do Codenm, a sua similar do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 86-74, em partida referente à segunda jornada da quarta e última volta da “Final Four”. Apesar do triunfo, os militares, que foram destronados do título nacional pelo arqui-riva, Atlético Petróleos de Luanda, mantêm a cauda da tabela classificativa da prova, agora com 15 pontos. Com Armando Costa no banco, atleta que tem sido poupado na ponta final da prova, já que ressentiu-se da sua lesão no joelho direito a organização do jogo ofensivo da equipa militar foi entregue ao jovem Hermenegildo Santos, que diga-se, não comprometeu e foi tão somente o cestinha da partida, com 20 pontos, em 41 minutos e 34 segundos de jogos.

Apesar de ter sido “marginalizado” pelo técnico português ao serviço da equipa rubro e negra durante a época que amanhã finda, o jovem atleta mostrou que tem qualidades técnicas para evoluir com regularidade na formação do 1º de Agosto. Hermenegildo Santos, base, foi ainda o terceiro melhor ressaltador do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, com seis. “Kikas” Gomes e Felizardo Ambrósio foram os reis dos ressaltos, com 12 e 11 ressaltos respectivamente. Os primeiros períodos foram jogados sob o signo de equlíbrio. 21-17 e 43-40 foram os resultados registados nos quartos em referência a favor da equipa rubro e negra.

Nos períodos subsequentes, com Hermenegildo Santos em grande, os militares limitaram-se a gerir o resultado, apesar de em algumas etapas do desafio o Libolo ter dado ameaças de mudar o rumo dos acontecimentos. Domingos Bonifácio e Olímpio Ciprinao estiveram apagados, ao passo que Milton Barros e Feliciano Camacho foram os mais inconformados. O desempenho do trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel e Mbunga Pedro passou despercebido. Petro continua no camando da prova, agora com 20 pontos, seguido do Libolo, com17. O terceiro posto é ocupado pelo Interclube, com 16, 1º de Agosto ocupa o último lugar, com 15 pontos.


Ficha Técnica

Pavilhão do Codenm:
Com pouco público
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel
e Mbunga Pedro
Comissário: José Kizolo
1º de Agosto: Filipe Abraão (4), Adilson Baza (0), Mário Correia (4), Joaquim Gomes “Kikas” (18), Felizardo Ambrósio (8), Vladimir Ricardino (0), Hélder Ortet (4), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (10), Hermenegildo Santos (20), Islando Manuel (3).
Treinador: Luís Magalhães
Libolo: Domingos Bonifácio (2), Olímpio Cipriano (9), Francisco Sousa (3), Edson Noniema (3), Abdel Moussa Bouckar (6), Leonel Paulo (4), Manuel Mariano (0), Abdel Gomes (9), Feliciano Camacho (16), Milton Barros (16), Edgar Chocalate (6).
Treinador: Raul Duarte
Marcha do marcador:
21-17, 43-40, 64-58, 86-74

Interclube verga Petro de Luanda

A jogar em casa, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, comandado por José Carlos Guimarães, derrotou ontem, a formação do Atlético Petróleos de Luanda, campeão nacional, por 82-74, e mantém a luta pelo terceiro lugar da “Final Four”. Apesar das limitações (lesõse e doenças) o conjunto da Polícia conseguiu beter a equipa do Eixo-viário, que a entrada da segunda volta da quarta e última volta da “Final Four” havia averbado apenas uma derrota, frente ao arqui-rival, 1º de Agosto. Com este triunfo, os pupilos de José Carlos Guimarães continuam a conservar o terceiro lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). MC


Os dez da “Final Four”

O internacional angolano, Carlos Morais, extremo base, lidera a lista dos melhores marcadores da “Final Four” a entrada da penúltima jornada da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), agora com 173 pontos. O extremo base do Atlético Petróleos de Luanda é perseguido pelo Olímpio Cipriano, extremo base, do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, com 169 pontos. Joaquim Gomes “Kikas”, poste, do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, ocupa o terceiro posto, com 163.
O norte-americano Roderik Nealy, extremo, da formação petrolífera está em quarto lugar, com 165. Olímpio Cipriano lidera ainda os itens de melhor recuperador, com 27 recuperações e de melhor assistente, com 36 assistências. Carlos Morais ocupa o segundo lugar no item dos melhores assistentes, com 34, seguido de Armando Costa, com 28 assistências.

Já em termos de tampões, o poste do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional continua na liderança, agora com 13 tampões, Gomes “Kikas” e Miguel Kiala ocupam as posições imediatas, com 7 e 10 tampões respectivamente. Leonel Paulo, Mário Correia, Joaquim Gomes “Kikas”, Carlos Almeida, Miguel Kiala, Carlos Morais, Milton Barros, Felizardo Ambrósio, Roberto Fortes e Armando Costa nesta ordem, são os mais faltosos da “Final Four”, com48, 35, 34, 32, 32, 31, 28, 32, 27 e 24 faltas respectivamente. Carlos Morais, Eduardo Mingas e Domingos Bonifácio lideram a lista das perdas de bola, com 37, 38 3 33 respectivamente. Kiala e o rei dos ressaltos, 112 (44/68), seguido de Felizardo Ambrósio, com 98 (34/64), Kikas ocupa o terceiro lugar, com 87 ressaltos (24/63). Olímpio Cipriano e Joaquim Gomes “Kikas” são os atletas mais valorizados, com 235 e 222 respectivamente. MC