Africa Basquetebol

19 maio 2011

ANGOLA : Champanhe pode jorrar hoje


Já com as faixas de campeão nacional encomendadas, a formação do Atlético Petróleos de Luanda poderá abrir as garrafas de champanhe, caso vença esta tarda (16hh00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a sua similar do Grupo Desportivo Interclube, em partida referente a segunda jornada da terceira volta da “Final Four”, para festejar a conquista do décimo primeiro troféu a nível da “bola ao cesto”.

Em jejum há três, a formação do Eixo-viário pode colocar um ponto final a “longa” travessia que faz no deserto, arrebatando a 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), depois de ter conquistado pela última vez em 2007, ainda sob batuta do técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba”, ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos.

Alberto Babo, técnico luso ao serviço da equipa petrolífera, à semelhança das restantes sete partidas vai mais uma vez socorre-se ao factor humildade aliado ao jogo colectivo para transpor a aguerrida equipa do Grupo Desportivo Interclube, conjunto que ascendeu ao segundo lugar da “Final Four”, agora com dez pontos, a mesma pontuação que tem o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, no terceiro lugar. Esta manhã, os pupilos de Alberto Babo efectuam o último teste, antes do embate desta tarde.

As transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo, explorar até ao limite os 24 segundos assim como lançamentos a curta e longa distâncias vão seguramente dominar a sessão de treinos dos virtuais campeões nacionais da “bola ao cesto”. Clinicamente a equipa do Eixo-viário respira de boa saúde, e Alberto Babo vai poder contar com todas as suas unidades, onde se destacam Carlos Morais, Braúlio Morais, Miguel Kiala, Roberto Fortes, Paulo Santana e os norte-americanos Roderik Nealy e Cedrick Issom.

Já o Interclube, equipa que tem se valido pelo seu conjunto aliado a perspicácia da dupla técnica constituída por José Carlos Guimarães e Manuel de Sousa “Necas” vai tentar colocar um ponto final no ciclo de vitórias do Petro, conjunto que soma neste momento sete triunfos, em igual número de partidas. Das equipas chamadas grandes, o Petro é a única formação que na presente edição do BAI Basket conseguiu suplantar a turma da Polícia. Daí que, a formação adstrita a Polícia Nacional queira inverter a história.

Espera-se por uma partida bastante disputada do primeiro ao último minuto. Os amantes da “bola ao cesto” em particular os adeptos do Petro vão acorrer em massa ao Pavilhão Principal da Cidadela para testemunharem a provável consagração do Atlético Petróleos de Luanda.

José Carlos promete
adiar festa dos petrolíferos

Depois de ter batido mais uma vez o 1º de Agosto desta por chapa cem (101-90), o técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, José Carlos Guimarães, prometeu adiar a festa da consagração dos petrolíferos da capital que estão embalados rumo à conquista do décimo primeiro título nacional. “Estes rapazes estão em alta mas vamos para-los quinta-feira (hoje)”, foram com estas palavras que o ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos abortou à comunicação social o prélio desta tarde diante do Atlético Petróleos de Luanda, referente a segunda jornada da terceira volta da “Final Four”.

Apesar de reconhecer o potencial da equipa do Eixo-viário, que soma nesta altura sete vitórias, em igual número de jogos, José Carlos Guimarães afirmou que o Interclube não irá conceder qualquer facilidade. “Nós vamos jogar de igual para igual com Petro. Estamos conscientes das nossas limitações em termos valor individuais, por isso, termos que ser forte colectivamente para poder ultrapassar os líderes da “Final Four”, asseverou José Carlos Guimarães. MC

Militares e libolenses
encerram jornada dois
Com Raul Duarte, técnico principal do Libolo, e Paulo Macedo, adjunto do 1º de Agosto, a renunciarem a luta pelo título nacional, as duas formações defrontam-se hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, no encerramento da segunda jornada da terceira volta da “Final Four”. Goradas que estão as hipóteses da conquista do ceptro nacional, militares e libolenses vão agora lutar pelo segundo lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Desmotivados pela perda da coroa nacional, os dois emblemas vão bater-se apenas pelo prestígio que já granjearam a nível nacional e não só. À semelhança das outras partidas, espera-se que as duas equipas voltem a proporcionar aos amantes da “bola ao cesto” um grande jogo de basquetebol.

D `Agosto lidera ranking
Com 16 títulos conquistados, o 1º de Agosto lidera o ranking nacional da “bola ao cesto”, seguido do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, que gorou conquistar por dez ocasiões o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). O Atlético Sport Aviação (ASA), formação que figura no grupo C, reservado as equipas que disputam do quinto ao oitavo lugares, conquistou por duas ocasiões o maior troféu da “bola ao cesto” (Campeonato Nacional), isto em 1996 e 1997. Quem também arrebatou por duas ocasiões o BAI Basket é o Sporting de Luanda, em 1982 e 1984. Ferroviário e TAAG conquistaram cada um Campeonato Nacional. MC