Africa Basquetebol

25 maio 2011

ANGOLA : Champanhe na festa petrolífera


O Atlético Petróleos de Luanda reconfirmou, ontem, a sua consagração como campeão nacional ao vencer o Recreativo do Libolo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 79,63, em partida referente à primeira jornada da quarta volta da "Final Four" da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos (BAI-Basket). Com este triunfo, os petrolíferos da capital, líderes da tabela classificativa, agora com 19 pontos, conquistaram o seu 11º título e deitaram por terra as aspirações dos libolenses, segundos com 15 pontos, que eram à entrada desta jornada, os únicos com possibilidades de erguer o título.

A vencer ao intervalo por 37-35, a formação de Calulo não conseguiu suster, na etapa complementar, o ímpeto ofensivo do Petro.Bastante tácticos nos dois primeiros quartos, os dois conjuntos melhoraram, substancialmente, o nível exibicional no terceiro quarto. Melhor defensiva e ofensivamente, onde esteve bem na exploração dos 24 segundos de posse de bola no ataque, o conjunto do eixo-viário dominou os dois últimos períodos de jogo vencendo ambos por 22-13.

Apesar de ter feito percentagens muito baixas nos lançamentos de três pontos, 16 tentados e 2 convertidos, 12 por cento, contra 26/29, 35 por cento do Libolo, os petrolíferos conseguiram vergar o opositor precisamente nos lançamentos de dois pontos.Neste particular, a equipa de Babo acertou 29 lançamentos dos 57 tentados, 51 por cento, ao passo que os pupilos de Raul em 32 tentativas encestaram 14, 44 por cento.
Roderick Nealy foi o cestinha da partida, com 19 pontos, seguido Miguel Kiala, com 17. O extremo base, Olímpio Cipriano esteve em destaque no Libolo, com 17 pontos.O Petro lidera a prova, com 17 pontos, seguido do Libolo, com 15. Interclube e 1º de Agosto somam cada 13 pontos.No outro desafio, o Interclube derrotou o 1º de Agosto, no reduto deste, Pavilhão do CODENM, por 86-80.