Africa Basquetebol

28 maio 2011

MOÇAMBIQUE : Deve-se produzir talentos - afirma Secretária Permanente de Gaza, na inauguração do Torneio Mini- Básquete, promovido pelo Millennium B

OS clubes de Gaza devem tirar vantagens da realização do Torneio Mini-Básquete promovido pelo Millennium Bim, como trampolim para o acompanhamento e lançamento de talentos em competições federadas, depois de longos anos de inércia, e estagnação.

A posição foi assumida no último fim-de-semana, por Francisca Moluana, quando falava em representação do Governador Raimundo Diomba, no arranque daquele certame, em Xai-Xai.
O evento, que vai decorrer em simultâneo durante 8 semanas, em pelo menos seis capitais provinciais, designadamente Maputo, Beira, Quelimane, Tete, Nampula e Xai-Xai, pretende movimentar acima de 1500 atletas.

Na perspectiva dos organizadores, mais do que incentivar a pequenada a praticar basquetebol, a intenção suprema dos promotores da iniciativa é que os torneios juvenis sejam uma forte componente para os desafios futuros dos novos praticantes.

Com este tipo de eventos o Millennium bim, quer que os princípios fundamentais que se aprendem num jogo de equipa, sejam aproveitados para guiar as crianças pela vida fora.
Aliás, é nessa perspectiva que Francisca Moluana vê a reactivação do mini-básquete, como sendo um importante contributo para que as crianças cresçam num ambiente são e de fraternidade.
“Está de parabéns o Millennium bim, e todos aqueles intervenientes que tornaram possível esta iniciativa, porque assim está dado um importante passo que doravante irá contribuir para uma ocupação são da nossa pequenada, livrando-se, deste modo, de males que enfermam a nossa sociedade, designadamente as drogas, consumo de álcool, e os perigos do HIV’SIDA”, disse Moluana.
Por seu turno, Virgílio Mateus, discursando na ocasião em representação do Millennium bim, destacou o papel de parceiros como o Ferroviário, associações de basquetebol, entre outros, para que o certame fosse uma realidade.
“Estamos a trabalhar para que os torneios de 2011 se realizem num ambiente de festa e alegria, daí que contamos mais uma vez com o esforço e com a participação incansável dos treinadores e de todos os técnicos envolvidos neste certame”, disse Mateus.
Aquele dirigente apelou, por outro lado, para se pautar durante os jogos por um ambiente de lealdade, e grande espírito de “fair-play”.

Participam no torneio 120 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12anos anos de idade, agrupadas em 10 equipas.

Virgílio Bambo