Africa Basquetebol

31 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA - Liderança em jogo

O FERROVIÁRIO e o Desportivo travam esta noite, a partir das 20.00 horas, no campo da primeira equipa, um interessante desafio, na sexta jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol, em seniores masculinos.
Frente-a-frente estarão os conjuntos mais homogéneos da prova, ainda sem derrotas. Esta partida reveste-se de um elevado grau de importância já que em causa estará a liderança. Não há dúvidas que quem acorrer ao campo dos “locomotivas” assistirá a um jogo de bom requinte técnico, ou não estivessem na quadra os melhores executantes da modalidade, como são os casos de Gerson Novela, Custódio Muchate, Augusto Matos, Pio Matos Jr e David Canivete. Estes são apenas alguns dos basquetebolistas que podem marcar a diferença numa noite que se adivinha ser refinada em matéria de basquetebol.
Ainda no que diz respeito aos masculinos, o Costa do Sol joga, amanhã às 16.30 horas, com o Aeroporto no campo do Ferroviário. Meia hora mais cedo, A Politécnica e UP digladiam-se no reduto da primeira equipa.
Em seniores femininos, realiza-se também um Ferroviário-Desportivo esta noite, a partir das 18.30 horas no campo das “locomotivas”. A equipa da casa é favorita a amealhar os dois pontos, até porque contará com os préstimos de Anabela Cossa e Odélia Mafanela, reforços para as próximas duas épocas.

30 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : “Mundialistas” reforçam Ferroviário

A EQUIPA sénior feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo passou a contar com três reforços de peso. Trata-se das bases Deolinda Ngulela, Anabela Cossa e da extremo-poste Odélia Mafanela, atletas que estiveram no Campeonato do Mundo, na Turquia.
Anabela Cossa e Odélia Mafanela assinaram um contrato de duas épocas com a turma “locomotiva”, que desta forma ganha uma equipa mais sólida para atacar as provas internas e um lugar na Fase Final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, enquanto Deolinda Ngulela vai servir a colectividade apenas na competição africana supracitada.   
Deolinda Ngulela e Anabela Cossa são conhecidas por serem especialistas nos lançamentos triplos e excelentes armadoras de jogo, enquanto Odélia Mafanela é uma batalhadora incansável, ressaltadora e com alta capacidade de finalização em baixo da tabela.
As três jogadoras actuavam na extinta Liga Muçulmana e fazem parte de uma geração de ouro do basquete nacional. Anabela e Odélia foram campeãs africanas por três ocasiões, duas pelo Desportivo, e uma pela equipa “muçulmana”. Deolinda sagrou-se campeã também pela formação “muçulmana”.

MOÇAMBIQUE : Maputo capital da Zona VI



AS melhores equipas de basquetebol de África da Zona VI disputam, na capital do país, de 8 a 15 de Novembro próximo, a Taça dos Campeões em seniores masculinos e femininos.
A prova, que serve para apurar duas equipas em masculinos e femininos para a fase final da Taça dos Campeões Africanos, decorre, como tem sido hábito, na cidade de Maputo, e terá em princípio como palco o Pavilhão do Maxaquene, a cadetral da bola-ao-cesto.
O país será representado por quatro equipas, repartidas em masculinos e femininos.
O campeão, Ferroviário de Maputo, e o vice-campeão, Ferroviário da Beira, defenderão as cores nacionais. Já em femininos o Ferroviário de Maputo, em substituição da extinta Liga, e A Politécnica serão os representantes.
As referidas formações moçambicanas terão como opositores de maior relevo as equipas angolanas, que normalmente têm arrebatado os dois lugares em aberto para a fase final em masculinos, sendo que o 1.° de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo de Libolo devem ser os representantes, enquanto em femininos o 1° de Agosto e Inter de Luanda serão, em princípio, os opositores. 
Refira-se que em femininos os conjuntos nacionais têm se batido energicamente com as oponentes angolanas pelos dois lugares na fase final.  
Além das equipas nacionais e angolanas, darão corpo à prova as formações do Zimbabwe, África do Sul, Zâmbia, Lesotho e Botswana.  

CABO VERDE : Aposta nos escalões de formação satisfaz administrador de Benguela

Benguela - O administrador municipal de Benguela, Leopoldo Muhongo, manifestou-se hoje (quinta-feira) satisfeito com a aposta do Sporting de Benguela nos escalões de formação no basquetebol, proporcionando às crianças, adolescentes e jovens desta localidade a oportunidade da prática desportiva.

Benguela: Administrador municipal, Leopoldo Muhongo
Foto: Rosário Miranda
O administrador, que falava à Angop, a propósito da participação da equipa de sub-12 do Sporting de Benguela no Torneio Internacional de Mini-basket, a realizar-se em Cabo Verde, encorajou o clube a continuar seu engajamento, a fim de consolidar sua referência como viveiro do basquetebol nacional.
“Esse grupo de crianças que seguem agora para Cabo Verde começa a ambientar-se a ares internacionais e à cultura da actividade desportiva e, mesmo que ainda não estejam moldados para a competição, já aprendem valores que serão úteis para suas vidas”, notou.
Também acredita que, dada a tradição do basquetebol angolano, a participação do Sporting de Benguela vai despertar o interesse dos clubes cabo-verdianos em saber o que é feito em Angola nos escalões de formação.
Já o presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela, Júlio Paiva, admitiu que iniciativas desta natureza são necessárias para motivar e incentivar as crianças e as camadas jovens a praticar a modalidade da bola-ao-cesto.
“Somos obrigados a fazer muito mais pelo basquetebol na nossa província, porque os clubes estão a fazer o seu trabalho”, explicou, para quem a participação do Sporting é uma actividade bastante estimulante.
Formando no Sporting de Benguela, Júlio Paiva chamou a atenção dos demais clubes da província a trabalharem igualmente com afinco, para que dentro da actividade do basquetebol emerjam frutos.
No Torneio Internacional de Cabo Verde, o Sporting de Benguela conta em masculino com Bruno Jololo, Ernesto da Silva, Ivanilson da Costa, José Calelessa, Fernando Cativa e Ricardo Garrido, enquanto na classe feminina o destaque vai para Aline Magalhães, Ana Prata, Maiacifra Sebastião, Edyana de Oliveira, Gércia João e Mariana Vaz, cujas idades variam de 10 a 12 anos.
Fundado há 99 anos, o Sporting de Benguela afigura-se actualmente como um viveiro do basquetebol em Angola, já que trabalha em todas as categorias e escalões, desde o minibasquete aos seniores.

28 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA: A Politécnica sofre primeira derrota



SURPRESA na quarta jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol, em seniores femininos. O Ferroviário impôs a primeira derrota à principal favorita A Politécnica por tangencial 61-60.
Esta vitória faz com que as “locomotivas” liderem a prova e A Politécnica seja agora segunda classificada.
Refira-se que estas são as equipas mais fortes e irão, certamente, travar uma luta titânica pelo troféu até à derradeira jornada.
Em seniores masculinos, realizou-se o grosso das partidas do fim-de-semana. No duelo mais aliciante da quinta jornada, o Maxaquene venceu o Costa do Sol, por 75-59. Os “tricolores” desta vez superiorizaram-se aos “canarinhos” que nalgumas vezes surpreenderam.
Aliás, este foi um fim-de-semana em que não houve surpresas, ou seja os tidos candidatos não deixaram os seus créditos por mãos alheias. O Ferroviário, líder, venceu o Aeroporto por falta de comparência, na sexta-feira, e voltou a ganhar, no sábado, A Politécnica, por 65-45.
Tal como os “locomotivas”, o Desportivo bateu A Politécnica, por 65-39, e manteve-se na rota das vitórias.
A UP beneficiou da falta de comparência do Costa do Sol para triunfar. Sublinhe-se que as faltas de comparência foram motivadas pela não apresentação de cartões renovados.
O Torneio de Abertura, primeiro troféu da época, decorre no sistema clássico de todos-contra-todos em duas voltas.

ANGOLA : Heja Sport Clube mantém liderança do campeonato Interprovincial

Lubango - A formação do Heja Sport Clube do Lubango mantém-se na liderança do campeonato inte-provincial de basquetebol sénior masculino, com seis pontos, ao bater domingo, na província do Namibe, o misto local por 72-58, em partida referente à terceira jornada da prova que decorre nas províncias da Huíla e Namibe. 

 O evento desportivo realiza-se sob a égide da associação provincial da Huíla da modalidade sob o lema: “Desporto como factor de desenvolvimento”, e é disputado por quatro equipas masculinas, sendo duas do Namibe e igual número da Huíla.

O segundo lugar é ocupado pelo Desportivo do Tchioco, com cinco pontos, após vencer o Clube de Amigos do Basquetebol (CAB) do Namibe, terceiro classificado, por 66-49. O Misto do Namibe é o lanterna vermelha, com apenas três pontos.
Os jogos deste domingo disputaram-se todos na província do Namibe.
A prova iniciou há duas semanas e é disputada no sistema todos contra todos, a duas voltas

ANGOLA : Selecções de Basquetebol estagiam nos Estados Unidos



Aspectos técnicos e tácticos dominam as primeiras semanas de preparação das selecções nacionais que almejam o pódio
As Selecções Nacionais de basquetebol de sub-19, em ambas as classes, que projectam a V edição dos Jogos da SADC), prova a decorrer de 4 a 15 de Dezembro, no Zimbabwe, seguem viagem no dia 5 de Novembro, para os Estados Unidos da América, a fim de cumprirem um estágio pré-competitivo de aproximadamente 25 dias.A informação foi avançada ontem, ao Jornal dos Desportos, pelo director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento.“A partida para os Estados Unidos das selecções nacionais de sub-19, em ambas as classes, deve acontecer no dia 5 de Novembro. Se não houver quaisquer constrangimento, as duas selecções rumam na mesma data para as Américas onde vão cumprir estágio pré-competitivo de aproximadamente 25 dias, antes de seguirem para o palco da competição”, disse.
Carlos Dinis, técnico que lidera o cinco masculino e Eliza Pires (feminino) vão aproveitar o estágio pré-competitivo em terras norte-americanas para efectuarem sete a oito jogos de controlo, com formações daquele país, a fim de dotar os respectivos conjuntos de maior rodagem competitiva, com vista a V edição do Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).A preparação dos dois combinados têm decorrido sem grandes sobressaltos, para a satisfação dos técnicos que almejam o pódio nos Jogos da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral, com palco no Zimbabwe. Os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para a componente física têm dominado as primeiras semanas de preparação das duas selecções nacionais.

Avelino Dó, Alexandre Jungo, Bruno Fernando e Sílvio Manuel de Sousa, todos campeões africanos de sub-16, constituem os grandes destaques do grupo liderado por Carlos Dinis.Eis os atletas convocados pelo técnico Carlos Dinis para a “operação” Zimbabwe: Jerson Gonçalves, Simão Lutonda, Joaquim Pedro, Valdemir Victorino Manuel e Avelino Dó (Atlético Petróleos de Luanda), Gerson Domingos e Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde), Moisés César (Sporting Petróleos do Bié), João Neto (Sporting de Benguela), Moussa Kaba (Atlético Sport Aviação ASA), Bruno Fernando, Sílvo Manuel de Sousa, Dilson Chissuata da Piedade e Cristiano Quicassa Gomes (1º de Agosto).

Por seu lado, Elisa Pires que convocou 14 atletas para os Jogos da SADC, pode ficar sem os préstimos da experiente base Rosa Gala, em virtude dos compromissos internacionais da equipa rubro e negra, designadamente, torneio zonal e  fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.A Seleccionadora Nacional trabalha as seguintes atletas: Adriana Manuel (Sporting do Bié), Eduarda Gabrile, Joana António, Emanuela Mateus e Erica Guilherme (Interclube), Esperança Nunda (Sporting de Benguela), Cristiana Correia, Rosa Gala e Joana Bende (1º de Agosto), Tatiana Jamba (Benfica do Lubango), Madalena da Silva (Sporting de Benguela), Leopoldina Emídio e Helena Viegas (Universidade Lusíada) e Teresa Sacato (Benfica do Lubango).

Calendário
Fiba-Afrique pode remarcar datas do zonal

O zonal de apuramento para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol de seniores, em ambas as classes, marcado inicialmente para o período compreendido de 8 a 15 de Novembro, em Maputo, pode ser remarcado para 15 a 22 do mesmo mês, naquele país do Índico, conforme apurou o Jornal dos Desportos, junto do director de Marketing e Relações Internacionais da Federação angolana de modalidade, Tony Sofrimento.Caso a Fiba-Afrique confirme a alteração das datas para a disputa do zonal, a área técnica da FAB vai manter as datas para a decisão das Supertaças, nas duas classes, competições marcadas para a província de Malanje.
“Temos informações não oficiais de que o zonal de Maputo pode ser remarcado para o período que vai de 15 a 22 de Novembro. Se isso acontecer, naturalmente, que vamos agendar a Supertaça quer em masculino quer em feminino nas datas previstas, ou seja, nos dias 9 e 10 respectivamente”.Ontem, os responsáveis dos clubes envolvidos na disputa das Supertaças (Libolo-Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto-Interclube) reuniram-se com a Federação, a fim de analisarem os mais diferentes cenários.Entretanto, caso o organismo que tutela a modalidade no continente africano mantenha as datas do zonal de apuramento, a FAB pode ser obrigado a antecipar a disputa das Supertaças, provas que abrem a época desportiva nacional.

24 outubro 2014

ANGOLA : FAB reafirma apoio a projectos de massificação do basquetebol no país

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, reafirmou hoje, no Lubango, província da Huíla, o compromisso de continuar a dialogar com as associações provinciais, assim como prestar todo apoio aos projectos de relançamento da modalidade no país.

Huíla: Presidente da FAB, Paulo Madeira em visita à Huíla
Foto: José Filipe
Em declarações à imprensa, após ter sido recebido pelo governador provincial, Marcelino Tyipinge, disse que esta visita surge na sequência de um périplo que desenvolve pelo país para estabelecer “pontes” e encorajar o diálogo para que os governos provinciais apoiem as associações locais.
Assegurou que a agenda da FAB prevê o reforço do programa de massificação para os próximos quatro anos, auscultar e tomar contacto com as dificuldades deste todo processo, para que se encontrem sinergias que facilitem o crescimento da modalidade no país.
“A massificação desportiva em Angola tem uma particularidade ampla, já que envolve outros sectores, como o Ministério da Educação, daí que a sua atenção neste domínio deve ser reiterada sempre”, sublinhou.
O dirigente trabalha nesta sexta-feira no Cunene com os mesmos propósitos, depois de ter estado já na Huíla, Cabinda, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Bié, Cuando Cubango e Namibe.

ANGOLA : Responsável defende respeito pelas idades nas categorias de formação

Benguela - A coordenadora do Gabinete de Apoio ao Basquetebol (GAB) do Sporting de Benguela, Ana Sofia, defendeu esta quinta-feira que os clubes devem primar pela verdade desportiva, respeitando as idades dos atletas que competem nos diferentes escalões de formação em todo país.

Benguela: Sporting preocupado com adulteração de idades nas camadas de formação
Foto: Angop (Arquivo)
Em declarações à Angop, a propósito da adulteração de idades nas camadas de formação, a responsável leonina admitiu que, se não houver uma preocupação clara para salvaguardar as idades nessas categorias, o basquetebol sénior sairá prejudicado.
Ana Sofia lembrou que o essencial não é ganhar títulos, mas trabalhar pelo basquetebol, tendo em vista o futuro, assegurando que os atletas mais novos ascendam de acordo com a sua idade para que tenham maturidade competitiva.
Ana Sofia critica a adulteração de idades, pois faz com que os clubes não venham a ter atletas que joguem nas selecções com a mesma durabilidade dos que actuaram em outras épocas.
“Não vamos ter atletas maduros que eduquem os recém-chegados às selecções nacionais e aos clubes”, referiu, acrescentando que atletas que chegam a seniores, com idades superiores a declarada na documentação, fazem apenas três a quatro anos em competição, devido a uma queda no nível do seu basquetebol.
A responsável pela formação do Sporting de Benguela prevê que, caso essa situação continue, o basquetebol angolano vai começar a decair, em vez de crescer, porque os mais novos ficarão impedidos de beber das experiências dos mais velhos.
Ana Sofia mostrou-se preocupada com jogadores que têm uma idade irregular, isto é, competem nos juniores com 24 anos e, pouco tempo depois, chegam a seniores com 30, mas com muitas lesões.
“A capacidade de uma criança de sete, oito ou nove anos não é a mesma de uma com 10 e 11 anos”, enfatizou, declarando que todas as fases devem ser respeitadas no quadro da formação.
Apontou, por outro lado, que o Sporting de Benguela “bate-se” pelo respeito pelas idades nas camadas de formação há já três anos, porque quer que o basquetebol, em geral, cresça cada vez mais.

ANGOLA : Desportivo do Tchioco em vantagem na primeira mão da Taça de Angola

Lubango - O Desportivo do Tchioco venceu hoje, o Heja Sport Clube do Lubango, por 61-58, em jogo da primeira mão da fase provincial da Taça de Angola de 2014, em seniores masculinos.

Heja SC do Lubango
Foto: José Filipe
Num jogo equilibrado disputado no Pavilhão do Benfica do Lubango, a frieza do Tchioco foi determinante para, nos últimos segundos, suportar a pressão adversária.
A segunda mão joga-se na próxima quarta-feira (29) no mesmo recinto. Estes jogos vão determinar o representante da província para a fase nacional da competição.

ANGOLA : Influentes desfalcam Libolo




Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Recreativo do Libolo pode  disputar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, de  8 a 15 de Novembro próximo, em Maputo, sem as suas principais unidades.
Trata-se de Braúlio Morais, base, Francisco Machado, ambos operados recentemente em Lisboa, para além dos internacionais Carlos Morais e Olímpio Cipriano (extremos bases), que recuperam satisfatoriamente das respectivas mazelas.
Carlos Morais falhou  a disputa da fase final da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha e está na recta final da sua recuperação nos Estados Unidos da América, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, e pode desfalcar os campeões nacionais no zonal de Maputo, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte do clube da vila de Calulo.
O mesmo se pode dizer do extremo base Olímpio Cipriano, que foi operado ao joelho esquerdo em Lisboa, e se encontra igualmente no período de recuperação. Braúlio Morais e Francisco Machado constituem uma certeza no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
"Braúlio Morais e Francisco Machado foram operados recentemente em Lisboa e é um facto consumado que vão falhar o zonal de Maputo. Quanto a Carlos Morais e Olímpio Cipriano encontram-se na fase de recuperação e provavelmente também devem falhar a competição porque queremos que eles cumpram com o plano todo de recuperação. Não queremos forçá-los porque a temporada desportiva é longa", disse a nossa fonte, que reconheceu que vai ser extremamente difícil a formação do Recreativo do Libolo participar no zonal de Maputo sem as suas principais unidades.
 Apesar destas contrariedades, Norberto Alves, do grémio de Calulo, está confiante no apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões, onde o objectivo passa pela conquista do ceptro africano, depois de a equipa ter conquistado a medalha de bronze na época transacta. Para a época desportiva 2014/2015, os libolenses conseguiram os préstimos de Milton Barros, base, e Valdelício Joaquim, poste, um dos melhores jogadores da XXXVI edição do Campeonato Nacional.

Quem também projecta a  competição com todos os cuidados é o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, conjunto que soma já oito títulos africanos.
Paulo Macedo, técnico principal da equipa rubro e negra, aproveitou a VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha para dotar a sua colectividade de maior rodagem competitiva.

Em masculinos, Angola faz-se representar em Maputo com apenas duas equipas, o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, em virtude da desistência do Atlético Petróleos de Luanda, devido a problemas financeiros. 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube são as embaixadoras de Angola ao torneio zonal.

23 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA DE BASQUETEBOL: “Electrizante” Maxaquene-Costa do Sol



O DESAFIO entre o Maxaquene e o Costa do Sol, a realizar-se amanhã a partir das 19.00 horas no pavilhão dos “tricolores”, a contar para a quinta jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, é, sem sombra de dúvidas, “electrizante”.
Apesar do favoritismo pender para os lados dos “tricolores”, importa salientar que os duelos com os “canarinhos” têm sido “electrizantes” e até surpreendentes, se se atender que nem sempre ganha o mais forte. É isso mesmo, por vezes a equipa “tricolor” já foi surpreendida, perdendo em sua casa, pelo que não está posta de lado mais uma surpresa. 
O Maxaquene vem de uma vitória convincente sobre a UP por 80-52, enquanto o Costa do Sol vem de uma derrota diante do Ferroviário por 87-62.
Noutra partida o Ferroviário mede forças, no seu campo, a partir das 20.00 horas, com o Aeroporto. Os “locomotivas” ainda não perderam e são potenciais candidatos a vencerem o primeiro troféu da época. Nesta altura só se vê uma equipa capaz de travá-los, o Desportivo, que recebe A Politécnica às 19.00 horas.
Tanto “locomotivas” como “alvi-negros” têm condições para se manterem na rota das vitórias.
Em femininos realiza-se apenas um jogo da quarta jornada, com o Ferroviário a bater-se, no seu campo, com A Politécnica às 18.30 horas. Frente-a-frente estarão as equipas mais fortes da prova.
Em ambos os sexos a prova decorre no sistema clássico de todos-contra-todos em duas voltas.

ANGOLA : Sorteio do Nacional acontece em Novembro



O sorteio da XXXVII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos foi remarcado para a primeira quinzena de Novembro próximo. O acto estava agendado inicialmente para o dia 28 do mês em curso.A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) continua a trabalhar nas propostas apresentadas pelas equipas sobre o modelo de disputa que vai passar a vigorar, onde a grande novidade é a incorporação dos "play-offs"."Infelizmente já não vamos poder realizar a nossa reunião com os clubes participantes ao Campeonato Nacional para apresentarmos o documento final sobre os moldes de disputa do Campeonato Nacinal. Assim sendo, decidimos remarcar o sorteio da edição 37 do Nacional para a primeira quinzena do mês de Novembro", revelou o director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento.De acordo com o calendário de competições, o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos tem começo marcado para a última quinzena do mês de Novembro.Entretanto, a época desportiva nacional de 2014/2015 abre a 10 de Novembro, na província de Malanje, com a disputa da Supertaça em seniores masculinos, envolvento as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto.A competição vai contar com a participação de dez formações, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA), Futebol Clube Vila Clotilde, Universidade Lusíada, Recreativo do Liblo, Sporting de Benguela, Progresso Associação do Sambizanga e Casa do Pessoal do Porto do Lobito.                                                                                           

BASQUETEBOL 
Moçambique acolhe zonal


A cidade de Maputo alberga de 8 a 15 de Novembro próximio, o torneio de apuramento para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores, em ambas as classes.A informação foi avançada ontem, ao Jornal dos Desportos, pelo director de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento.

"De facto fomos notificados recentemente pela Fiba-Áfrique de que o zonal de apuraemto para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos vai decorrer de 8 a 15 de Novembro, em Maputo."Depois de alguma incerteza que pairou  sobre a realização ou não da competição, em face da ausência de candidaturas de países para acolher a prova, selectiva para a fase final da Liga Africana, o órgão que tutela a modalidade decidiu atribuir a competição a Moçambique, país que tem sido a "tábua de salvação" do organismo que tutela a modalidade no continente africano. A cidade de Maputo vai, deste modo, albergar o zonal de apuramento em masculinos e em femininos.
Tony Sofrimento disse, por outro lado, que a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos pode realizar-se na última quinzena de Novembro."Neste momento a fase final não tem data muito menos o país que vai albergar o certame. Mas tudo indica que a competição vai ter lugar na última quinzena de Novembro ou na primeira quinzena de Dezembro", revelou o antigo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol.Entretanto, com a desistência do Atlético Petróleos de Luanda, devido a dificuldades financeiras, Angola far-se-á representar no evento com pelo Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, e pelo1º de Agosto, actual campeão africano, isto em masculinos, ao passo que em femininos temos a presença do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube.O Recreativo do Libolo, que se encontra desprovido de quatro das suas principais unidades, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Barúlio Morais e Francisco Machado, todos por lesão, continua a preparar-se com cuidado.Depois de ter conquistado a medalha de bronze na edição passada, Norberto Alves, técnico ao serviço da formação da vila de Calulo, está apostado na conquista do título africano.O poste Valdelício Joaquim, ex-Atlético Petróleos de Luanda, e o base Milton Barros, ex-Interclube, constituem as principais aquisições para a época desportiva 2014/2015.Já o 1º de Agosto, motivado com a conquista da VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha, trabalha com o propósito de alcançar o passe de apuramento para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, para posteriormente lutar pela revalidação do anel continental.Com oito troféus arrebatados, a formação do 1º de Agosto é o conjunto mais titulado do continente africano.

Sub-19
Meninas projectam jogos da comunidade

A Selecção Nacional de basquetebol feminina de sub-19 começa nos próximos dias os trabalhos de preparação, visando a sua participação na V edição dos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no Zimbabwe.As comandadas da dupla Elisa Pires e Jacqueline dos Prazeres Francisco estiveram reunidas, ontem, na Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva, onde o grupo tomou conhecimento do plano de preparação.O Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto foram as equipas que forneceram à Selecção Nacional o maior número de atletas, com quatro e três atletas respectivamente. Sporting de Benguela, Benfica do Lubango e Sporting do Bié deram cada uma atleta.Para a "operação SADC", a seleccionadora Elisa Pires convocou catorze atletas. Eis a lista completa: Adriana Manuel (Sporting do Bié), Eduarda Gabriel, Joana António, Emanuela Mateus e Erica Gulherme (Interclube), Esperança Nunda e Madalena Silva (Sporting de Benguela), Crisitina Correia, Rosa Gala e Joana Bende (1º de Agosto), Tatiana Jamba e Teresa Sacato (Benfica do Lubango), Leopoldina Emídio e Helena Viegas (Universidade Lusíada)

22 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA DE BASQUETEBOL: “Águias” somam e seguem

O DESPORTIVO soma e segue no Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo. No fim-de-semana, os “alvi-negros” saíram-se bem na dupla jornada, vencendo o Costa do Sol e o Aeroporto.
Em partida mais esperada da quarta jornada do certame, as “águias” derrotaram os “canarinhos”, por 69-60. No sábado, já para a quinta ronda, o Desportivo bateu o Aeroporto por esclarecedores 78-42.
Os “alvi-negros” passaram a somar 10 pontos e continuam isolados no comando da prova. Noutras partidas, o Ferroviário venceu a Universidade Pedagógica, na sexta-feira, por 61-37. No sábado, o Maxaquene derrotou a Universidade Pedagógica, por 80-52. E o Ferroviário bateu o Costa do Sol, por 87-62.
Em femininos, rodou a quarta ronda que forneceu os seguintes resultados: Ferroviário-UP (31-28), na sexta-feira. No sábado o Desportivo perdeu com A Politécnica, por 27-62, e o Ferroviário venceu o Costa do Sol, por 43-31.
Em ambos os sexos, a prova decorre no sistema clássico de todos-contra-todos em duas voltas.

ANGOLA : Recreativo do Libolo "perde" Braúlio e Francisco Machado



Clubes chumbaram o modelo de competição do Campeonato Nacional apresentado pela área técnica da Federação angolana da modalidade
Fotografia: Paulo Mulaza
A menos de três semanas da abertura da época desportiva 2014/2015, a onda de lesões continuam a afectar a formação do Recreativo do Libolo. Trata-se de Braúlio Morais, base, e do poste Francisco Machado, este último contratado recentemente pela equipa campeã nacional em título, depois de ter sido dispensado do 1º de Agosto.
Os atletas encontram-se nesta altura em Lisboa, onde foram submetidos a uma intervenção cirúrgica, ambos no joelho esquerdo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube da vila de Calulo.
De acordo ainda com a nossa fonte, Braúlio Morais e Francisco Machado podem falhar a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, competição marcada para o dia 10 de Novembro próximo, na província de Malanje, onde a formação do Recreativo do Libolo vai jogar com o Atlético Petróleos de Luanda.
O lesionados são quatro no total, mas os internacionais Olímpio Cipriano, em Lisboa, e Carlos Morais, nos Estados Unidos da América, recuperam satisfatoriamente das mazelas.
Entretanto, a onda de lesões forçou a equipa do Recreativo do Libolo a falhar a disputa da VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha, prova ganha pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Apesar destas contrariedades, o técnico Norberto Alves continua a traçar as estratégias visando a disputa da Supertaça Wlademiro Romero.
Com duas Taças de Angola conquistadas, ainda sob liderança do técnico Raul Duarte, o Recreativo do Libolo vai em busca do seu terceiro ceptro.
Arrebatar a Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto" constitui uma das apostas do técnico Norberto Alves, que cumpre o seu segundo ano de contrato com o grémio de Calulo.Na época transacta, os libolenses ocuparam o terceiro lugar, posição que o técnico quer superar este ano.
"Apesar destas contrariedades todos estamos conscientes das nossas responsabilidades. Este ano tudo faremos para conquistar a Taça dos Clubes Campeões Africanos", asseverou o técnico. Depois de ter conquistado o Campeonato Nacional, a formação do Libolo virou as suas baterias para a competição africana, razão pela qual, assegurou as contratações dos postes Valdelício Joaquim, ex-Atlético Petróleos de Luanda, e Francisco Machado, ex-1º de Agosto, paraalém do base Milton Barros, ex-Grupo Desportivo Interclube.

NACIONAL
Artur Barros apela ao cumprimento das leis

O antigo seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos, Artur Casimiro Barros, apelou ao cumprimento escrupuloso dos vários diplomas que vão reger a disputa da XXXVII edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", prova que começa na segunda quinzena de Novembro próximo.
Para o actual vogal de direcção do Atlético Petróleos de Luanda para o basquetebol, mais do que estabelecer regras é imperioso que o organismo que tutela a modalidade seja rigoroso ao fazer cumprir os diferentes diplomas.
Cada plantel para a época desportiva 2014/2015 vai inscrever apenas 16 jogadores, sendo seis sub-20 e dois sub-18, de acordo com o Regulamento Geral da competição. O artigo seis do regulamento da prova, diz que em cada partida a equipa tem a obrigatoriedade de ter inscritos no respectivo boletim de jogo um total de 12 jogadores, sendo dez de nacionalidade angolana.
As equipas participantes no Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos são obrigadas doravante a ter escalões de formação.
"A medida é bem-vinda. Agora resta saber até que ponto as equipas vão cumprir. Felizmente, o Atlético Petróleos de Luanda há muito que tem apostado nos escalões de formação. Mais, a obrigatoriedade de ter jogadores jovens no plantel principal devia ser do próprio clube e não irem buscar a outras agremiações", disse Artur Casimiro Barros.
O técnico campeão de 2007 também se mostrou favorável quanto ao regresso dos "play-offs".
"Na fase regular o sistema seria todos contra todos a duas volta, passando para a fase seguinte as oito primeiras classificadas . Na segunda fase disputar-se-iam mais duas voltas no sistema de todos contra todos e as quatro primeiras disputavam os "play-offs"", defendeu Artur Casimiro Barros.                         
M.C

20 outubro 2014

ANGOLA : Raul Duarte saúda regresso dos play-off

 
Clubes chumbaram o modelo de competição do Campeonato Nacional apresentado pela área técnica da Federação angolana da modalidade
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico  da Universidade Lusíada, Raul Duarte, aplaudiu a decisão da área técnica da Federação Angolana de Basquetebol em incorporar o modelo dos play-offs na XXXVII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores, para a época desportiva 2014/2015, competição que arranca na segunda quinzena do mês Novembro. O antigo seleccionador nacional sénior feminino, teceu estas considerações na primeira quinzena do mês em curso, aquando da realização da reunião técnica que serviu para os clubes e a FAB analisarem os mais variados “diplomas” que vão regulamentar a edição 37 do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.

Para o também presidente da Associação Nacional do Treinadores de Basquetebol de Angola, mais do que aumentar o número de jogos para as equipas que disputam o Campeonato Nacional , é imperioso melhorar-se a qualidade do treino, para que possam aparecer jogadores bem dotados técnicamente.“Daquilo que nós estivemos a conversar,  compreendo a preocupação da Federação em relação ao volume de jogos para a época desportiva. Mas também gostava  que a FAB compreendesse realmente, o que faz  que haja diferenças no nosso basquetebol e saibamos já,  quais são os clubes que vão estar em determinadas fases da competição e a diferença orçamental que existe entre os clubes, portanto é um facto. Há clubes abaixo do quinto, sexto lugares e por aí  adiante que não têm condições financeiras para contratar o 15º, 16º dos principais clubes”.

Em face destes desiquilibrios orçamentais, urge a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre o treino e a competição, relativamente ao volume de jogos.“Daí a necessidade de se adquar aquilo que é o equilíbrio entre o treino e a competição, portanto,  volume de jogos. Creio que também a Federação deu um passo importante em rever alguns aspectos, como por exemplo a final da Taça de Agola, que passa a ser disputada numa final única, ao contrário do modelo anterior que era a melhor de três. Outra grande decisão, prende-se com facto de incorporarem o play-offs na fase final do Campeonato Nacional entre os quatro primeiros. Agora tem de se arranjar uma forma, depois da fase regular, isto é, na fase intermédia que permita este aumento de números de jogos, que constitui a preocuapção da FAB”, disse.

Apesar de aparentemente haver um certo equilíbrio nos últimos anos, este “equilíbrio” não foi acompanhado com a evolução técnica dos jogadores.“A ideia com que fico dos últimos anos, é que na verdade houve um equilíbrio aparente entre as equipas. Mas não houve evolução técnica dos jogadores, porque estes atletas que jogam na sexta, sétima, oitava, nona e décima equipas, não têm demonstrado a evolução técnica e táctica que lhes permitem jogar nos principais clubes”.Conforme  ainda o técnico Raul Duarte, que este ano vai conduzir os destinos da Universidade Lusíada, o treino tem de evoluir.

“Tem de haver uma relação com o treino. O treino tem de evoluir e só há essa evolução, se nós treinadores formos à busca do conhecimento, mas também simultaneamente,  haver condições para que nós efectivemente possamos realizar o nosso trabalho, refiro-me a um bom campo, bolas, equipamentos, com possibilidade de fazer musculação e trabalhar três a quatro horas por dia”.Raul Duarte  afirmou ainda que existe uma série de questões que têm de ser avaliadas pela Federação e o seus órgãos especializados, que vão ter de conduzir a evolução dos jogadores.Para o técnico não é apenas o número de jogos que permite a evolução dos jogadores.

“Não é somente o número de jogos que vai conduzir a esta evolução, porque o defíce é tão grande nos escalões inferiores, que  depois têm muitas dificuldades quando chegarem ao escalão de seniores. Os órgãos especializados da Federação têm de trabalhar para que haja efectivamente evolução que pretendemos, quer em realção os aspectos da técnica individual, defensiva e ofensiva, quer aos aspectos ligados a táctica e da preparação física dos jogadores  que é outro aspecto, que nós esquecemos, que depois vai conduzir a que os jogadores se cansem menos e que melhorem a sua eficácia no tiro quer de dois como de três pontos”.

Reacção
Técnicos consideram desajustado o actual modelo


O actual modelo de disputa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” foi considerado desajustado pelos treinadores, que solicitaram à área técnica da Federação Angolana de Basquetebol  fazer algumas alterações com  vista  à época desportiva 2014/2015.Se por um lado, o actual modelo permite que as equipas envolvidas na competição realizem o maior número de jogos possíveis, por outro, reduz  drasticamente a carga de treinos, em face do calendário que acaba por ser muito desgastante.
“E nós algumas vezes só pensamos na quantidade e não na qualidade. E um dos aspectos evocados na reunião, esteve relaccionado com o facto de se marcarem sucessivos jogos durante a semana e no último ano, inclusive, com deslocações e muitas vezes de autocarro para Benguela para se jogar na sexta-feira e no sábado, para na segunda-feira voltar a jogar. Creio que isto, não é salutar de maniera alguma para a saúde dos jogadores, daí, termos apresentado algumas propostas  para passarmos a variar, ou seja, numa semana fazermos dois jogos e na semana seguinte fazer apenas um jogo”.Norberto Alves, técnico principal do Recreativo do Libolo, partilhou o pensamento de Raul Duarte.“Temos de encontar aqui um certo equlíbrio, porque, só desta maneira vamos melhorar a  competição interna e consequentemente quem sai a ganhar para além dos clubes, são as selecções de Angola”.     

Torneio - Macedo sugere aumento de equipas
O técnico da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, Paulo Macedo, sugeriu a inclusão de pelo menos duas equipas estrangeiras no Torneio Internacional  Victorino Cunha em basquetebol, cuja sexta edição terminou sexta-feira, em Luanda, com a consagração da equipa militar.Falando à imprensa, no final do jogo diante da formação do SGA University dos Estados Unidos em que a sua equipa foi derrotada por 105-103, explicou  com duas equipas estrangeiras pode ajudar a avaliar o estado do basquetebol nacional e aumentar a competitividade.
“Hoje (sexta-feira) jogamos a um bom nível, apesar da derrota, porque o adversário nos obrigou, é uma grande equipa e prestigiou o torneio.Espero que na próxima edição aumentem o número de convidados internacionais, para podermos avaliar o nosso basquetebol”, salientou.Disse que a sua equipa esteve bem na prova, mas ressentiu-se do facto de ter apenas uma semana de treinos.O 1º de Agosto, apesar da derrota na última ronda, conquistou o troféu que visa homenagear o antigo técnico da agremiação e da selecção nacional Victorino Cunha.

19 outubro 2014

ANGOLA : Heja Sport Clube consolida liderança no inter-provincial

Lubango - A formação do Heja Sport Clube do Lubango consolidou sábado, nesta cidade, a liderança do campeonato inter-provincial de basquetebol em sénior masculino, com quatro pontos, ao bater o Desportivo do Tchioco por 92-70, em partida da segunda jornada do campeonato inter-provincial entre a Huíla e o Namibe.

 O torneio é organizado pela Associação Provincial da Huíla de basquetebol e decorre nas duas províncias, visando o incentivo da juventude a prática do basquetebol na região sul do país.
O Desportivo do Tchioco ocupa o segundo lugar da tabela classificativa com três pontos, seguido do Clube de Amigos do Namibe, vencedor do Misto do Namibe por 49-43, em jogo disputado no Namibe.
O Misto do Namibe tem apenas dois pontos.
A terceira jornada será disputada sábado próximo na província do Namibe e compreenderá o seguinte emparceiramento: Clube de Amigos do Namibe – Desportivo do Tchioco e Misto do Namibe – Heja Sport Clube.
O campeonato inter-provincial da modalidade disputa-se no sistema todos contra todos a duas voltas.
 

17 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA DE BASQUETEBOL: Desportivo em mais um “clássico”

DEPOIS da vitória sobre o Maxaquene na última ronda, no duelo de vizinhos, o Desportivo tem pela frente, esta noite, o Costa do Sol, em mais um “clássico” do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo.
Galvanizados pela vitória sobre o vizinho e rival de longa data, os “alvi-negros” surgem favoritos no embate diante da aguerrida equipa do Costa do Sol, numa partida que inicia às 20.00 horas no pavilhão das “águias”, sendo aguardada com enorme expectativa.
Ainda esta noite, à mesma hora, o Ferroviário recebe a Universidade Pedagógica, uma equipa bastante batalhadora e que já mostrou “músculo” para derrotar qualquer oponente na prova.
Amanhã, o Costa do Sol volta a entrar em acção, para medir forças com A Politécnica, uma partida que tem início marcado para as 16.30 horas no terreno dos “politécnicos”. À mesma hora, o Maxaquene bate-se com a Universidade Pedagógica no seu pavilhão.
O Desportivo defronta o Aeroporto e o Ferroviário enfrenta o Costa do Sol, às 17.50 horas.
Em femininos, o Ferroviário mede forças com a Universidade Pedagógica esta noite (18.30 horas) e o Desportivo bate-se com A Politécnica.
Amanhã teremos o “clássico” entre o Ferroviário e o Costa do Sol, às 16.20 horas.

ANGOLA : Interclube "adormece" e perde para norte-americanos


Interclube (de azul) perde no torneio Victorino Cunha
Foto: Henri Celso

Os " policiais " que na véspera haviam perdido para o 1º de Agosto, por 66-68, onde o resultado foi encontrado apenas nos três últimos segundo, hoje, voltaram a baquear, apesar da boa exibição ante aos americanos.

O primeiro período foi vencido pelos angolanos por dois pontos, 19-17, fruto de uma postura mais perspicaz e concretizadora.

No segundo quarto o Interclube foi mais "atrevido" e conseguiu  fugir ainda mais no marcador, embora tenha tido a possibilidade de vencer por muito mais e saiu para o intervalo com a vantagem de 42-37.
A defesa angolana encontrava muitas dificuldades para travar o adversário que apostou no jogo exterior,   e rapidez na transição defesa – ataque, mais ainda assim foi a equipa da polícia nacional que triunfou 58-54.
Os universitários apareceram transfigurados no momento crucial do jogo ao ameaçarem constantemente o Interclube na aproximação do placar sempre por um ou dois pontos e quando faltavam dois minutos para o fim, a equipa que dá cariz internacional a prova, elevou para cinco a diferença pontual.
Com receio de errar as duas equipas, tornaram -se mais faltosas o que trouxe a sucessivas paragens, que acabaram por beneficiar a equipa que veio dos EUA que por 82-78.

Pavilhão principal da Cidadela

Marcha do marcador:

1 período: 19-17

2 período: 42-37

3 período: 58-54

4 período: 78:82

Equipas:

Interclube: Francisco Horacio( 9 pts),Osvaldo Vieira(9Pts)Romenig Samba(00pts),Paulo Barros( 17pts),Jorge Tati( 00pts),Abdel Gomes( 00pts),Kevin Foster( 9 pts), Jose António( 2 pts),Quintrell Thomas( 24pts) Eric Norman ( 00) ,Fidel Cabita ( 2 pts)  Emanuel Antonio ( 3pts).
Treinador: Alberto Babo

SAG University : Josh Swearingin( 3 pts), Jason Gentry ( 3 pts),Micah Gentry(00 pts),Adoyi Adoyi(13 pts)  Andrew Erskine(00 pts),Steve Briggs(18 pts) Caleb Gentry (10 pts), Tyrone Banks( 12 pts) ,Adam Martinez (00 pts) Tyler Guidry ( 8 pts), Jonathan Walter( 5 pts) Caleb Feemster( 5 pts)
Treinador: Domnik Bostweek

16 outubro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto sofre para triunfar diante do Interclube

Luanda - A equipa do 1º de Agosto venceu dificilmente o Interclube, por 68-66, na principal partida da terceira jornada do torneio internacional Victorino Cunha, disputada hoje, quarta-feira, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda.

O vencedor foi encontrado apenas nos três últimos segundos, numa partida cheia de emoção e momentos frenéticos de bom basquetebol.
Foi o 1º de Agosto quem teve a iniciativa de jogo, ao mostrar o seu favoritismo já nos momentos primeiros minutos. Oito pontos eram o que separava as duas equipas no final do primeiro quarto, 25-17.
No segundo turno, os " polícias" apareceram transfigurados e conseguiram recuperar, chegando mesmo passaram na frente do marcador, quando venciam por 27-25. Neste período, pelo Inter os jogadores Jorge Tati e Francisco Horácio.
Mas o 1º de Agosto chegou ao intervalo da contenda a vencer, por 31-29, fruto de ataques rápidos e bem concretizados.
A etapa complementar foi marcada por muito equilíbrio, embora a equipa “militar”, controlava melhor a sua zona defensiva e acertavam mais pontos, sendo que o terceiro período acabou com vantagem do 1º de Agosto, por 45-49.
A entrada do último quarto não estava nada definido, sobre o eventual vencedor da partida, o jogo bastante equilibrado, com a equipa do 1º de Agosto a ter muita dificuldade para fugir no marcador.
O Interclube produzia ataques rápidos sempre na expectativa de passar para frente do marcador o que veio acontecer e ficar muito próximo do triunfo.
Para espelhar o equilíbrio da partida, o marcador ficou empatado por cinco vezes 27-27,31-31,35-35,60-60,66-66, respectivamente, mas o 1º de Agosto veio a triunfar nos detalhes, já nos derradeiros segundos.
Equipas :
1 de Agosto: Edson Ndoniema (2 pts), Armando Costa (7pts), Francisco Sousa (1pts), Reggie Moore (19 pts), Felizardo Ambrósio (2 pts), Joaquim Gomes (00 pts), Mutu Fonseca ( 4 pts), Edmir Lucas (12 pts), Hermenegildo Santos (1 0pts), Islando Manuel  (00) e Mohamed Cissé( 3 pts).
Treinador: Paulo Macedo
Interclube: Francisco Horácio (3 pts), Osvaldo Vieira (00), Romenig Samba (6 pts), Paulo Barros (2 pts), Jorge Tati (5 pts), Abdel Gomes (2 pts), Kevin Foster (14 pts), André Miguel (4 pts), Quintrell Thomas (21 pts), Eric Norman (00), Adilson Ramos (4 pts) e Emanuel António (5 pts).
Treinador: Alberto Babo

15 outubro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto triunfa diante do Petro em noite de emoções

Emoção e muita capacidade de sofrimento, estiveram em evidência, no jogo em que a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu o Petro de Luanda, por 81-77, em partida da primeira jornada da sexta edição do torneio Victorino Cunha.

A partida, que é o clássico do basquetebol nacional, levou ao pavilhão principal da Cidadela os amantes da modalidade e adeptos curiosos em saber o que de novo as equipas trazem para a presente temporada, que arranca em Novembro.
Diante de um Petro semi-renovado, com alguns rostos novos, vindos da equipa de juvenis e juniores, como Valdir Manuel e Gerson Gonçalves, e ainda os regressados Leonel Paulo e Miguel Kiala, que não terminaram a temporada passada por lesão, enquanto que o 1º de Agosto fechado a sete chaves, apresentou apenas um reforço, o base Francisco Sousa, que é proveniente do Recreativo do Libolo, campeão nacional.

No quarto inicial, foram os “militares" quem mandaram no placar sem cerimónias, ao marcar tudo que havia à concretizar, com particular realce para o poste Felizardo Ambrósio, bastante crucial no jogo por baixo das tabelas, em que o 1 de Agosto saiu a vencer por 24-13.

A equipa do “Rio seco” voltou a mostrar a sua determinação e mais eficaz nas penetrações e na conquista das faltas, foi dilatando o scoor, diante do seu público e chegando para o intervalo com a larga vantagem de 40-27, ao passo que na formação contrária havia alguma frieza do técnico Adingono, que fazia variais alterações constantes na quadra entre a veterania e a juventude.

Na etapa complementar, os" tricolores " reagiram com alguma sorte e determinação e chegaram a estar a perder por apenas sete pontos, situação que foi bem gerida, quer pelo banco como os que estavam na quadra, o que obrigou a aumentar as preocupações de Paulo Macedo da turma agostina.
Nos minutos finais, muita emoção, sempre com o placar a favor dos rubros negros que chegaram a perder por apenas um 71-70, quando faltavam jogar três minutos.

Com algum nervo patente, o 1º de Agosto chegou a consentir dois empates 71-71 e 75-75, respectivamente, resultado que sofria alguma influência vinda das bancadas com adeptos fervorosos ao longo do desafio.

Uma enorme incerteza, de quem havia de assumir as responsabilidades do jogo, quer numa como outra equipa, com a constante oscilação do marcador, o resultado foi encontrado na marcação dos lances livres, numa fase em que os dois conjuntos já haviam atingido o número limite de faltas.

Com esta vitória, o 1º de Agosto assume a liderança, com dois pontos, os mesmo que o Interclube, que esta noite derrotou no mesmo recinto o Atlético Sport Aviação (ASA), por 80-69.

Marcha do marcador:

1- período - 24-13

2- período - 40-27

3 - período - 65-58

4 – período - 81-77

Equipas:

1º de Agosto - Edson Ndoniema (10 pts), Armando Costa (4 pts), Francisco Sousa ( 2 pts), Reggie Moore( 5 pts ), Felizardo Ambrósio ( 15 pts ), Joaquim Gomes( 00), Mutu Fonseca ( 9 pts ), Agostinho Coelho ( 00 ), Hermenegildo Santos (15 pts ), Edmir Lucas( 15 pts ), Islando Manuel ( 3 pts)  e  Mohamed Cisse (00 ).

Treinador: Paulo Macedo

Petro de Luanda - Pedro Bastos (10 pts), Roberto Fortes (9 pts ), Joaquim Pedro( 00 ), Vladimir Ricardino ( 6 pts ), Paulo Santana( 11 pts), Miguel Kiala( 7 pts), Leonel Paulo ( 15 pts), Domimgos Bonifácio (12 pts), Hermenegildo MBunga(5 pts ), Gerson Gonçalves(2 pts), Valdir Manuel (00pts) e Jeciliano Pessoa( 00).

Treinador: Lazaré Adingono

ANGOLA : ASA- 1º de Agosto (ficha )

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto manteve hoje (terça-feira), em Luanda, o ciclo de vitórias ao derrotar o Atlético Sport Aviação ( ASA) por 97-57, em partida da segunda jornada da sexta edição do torneio Victorino Cunha, que decorre no pavilhão principal.

Marcha do marcador: 1 - 11/20,2-32/53, 3-42/71 4-57/97

Equipas :
Atlético Sport Aviação ( ASA): Cristóvão Oliveira (2 pts), Henrique Bado (00), Manuel Mariano ( 2 pts), José Miguel ( 00), Vasco Estevão (00), Sebastião Quicuama (18 pts), Mayzer Alexandre ( 8 pts), Wilson de Carvalho (00),Yuri Suingue (4 pts), Egidio Ventura( 6 pts), Zola Paulo (10 pts), Carlos Cabral(7 pts).
Treinador : Carlos Diniz

1º de Agosto: Edson Ndoniema (4 pts), Armando Costa (7 pts), Francisco Sousa (5 Pts), Reggie Moore (8 pts), Felizardo Ambrósio (14 pts), Joaquim Gomes (20 pts), Mutu Fonseca (10 pts), Agostinho Coelho (00), Hermenegildo Santos ( 1 pt), Edmir Lucas (3 pts), Islando Manuel (8 pts), Mohamed Cissé(17 pts).
Treinador: Paulo Macedo

ANGOLA : Resultados e classificação do torneio Victorino Cunha

Luanda- A sexta edição do torneio internacional de basquetebol, Victorino Cunha, que decorre no pavilhão principal da Cidadela, fez disputar terça-feira, a segunda jornada, que ficou marcada pelo segundo triunfo do 1º de Agosto.


SAG University - Petro de Luanda( 71-74)

1º de Agosto - Atlético Sport Aviação (  97-57)


Classificação

1 - Agosto / 4

2- Petro / 3

3 - Interclube / 2

4 - ASA

5 - SAG University

13 outubro 2014

ANGOLA : Equipas da Huíla vencem na primeira jornada do Inter-provincial em basquetebol

Lubango - As formações da Heja Sport Clube e Desportivo do Tchioco, ambas da Huíla, derrotaram, no Sábado, no Lubango, o Clube de Amigos do Basquetebol do Namibe e Misto do Namibe, respectivamente por 72-47 e 62-41, na abertura da primeira edição do campeonato inter-provincial em séniores masculinos de basquetebol.

As equipas huilanas aproveitaram bem o factor casa e suplantaram o adversário, num verdadeiro ensaio ao regresso da província ao Bai/Basket.
A segunda jornada acontece no dia 18 nas província da Huíla e do Namibe, com as disputas entre Heja Sport Clube da Huíla - Desportivo do Tchioco (do Lubango) e Amigos do Basquetebol do Namibe - Misto do Namibe.
Em declarações à Angop, o secretário-geral da Associação Provincial da Modalidade (APBH), na Huila, Diogo Gomes, considerou positiva a realização deste campeonato porquanto visa incentivar a juventude  para esta modalidade, bem como preparar as equipas para provas nacionais, com realce para a Taça de Angola, em Dezembro.
A prova termina no dia 22 de Novembro, na cidade do Namibe.

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro jogam para o Victorino Cunha



Emoções da bola ao cesto regressam com a disputa da VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Pavilhão Principal da Cidadela acolhe hoje, a partir das 19h00, o primeiro clássico dos clássicos, referente à época desportiva 2014/2015, envolvendo as equipas do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda, partida que marca o encerramento da primeira jornada da VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha.A anteceder o clássico da "bola ao cesto", o Atlético Sport Aviação (ASA) que foi repescado, em face da desistência do Recreativo do Libolo, defronta a partir das 17h00, no mesmo recinto, o Grupo Desportivo Interclube.
Com as equipas a projectarem o início da época desportiva nacional, que abre a 10 de Novembro, na província da Palanca Negra Gigante, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, militares e petrolíferos, ainda que "desfalcados", vão seguramente proporcionar aos amantes da modalidade um bom espectáculo, hoje à noite, no Pavilhão Principal da Cidadela. Aliás, independentemente do estado de forma em que as duas agremiações se encontrem, um prélio entre militares e petrolíferos é sempre de desfecho imprevisível.
 Depois de ter perdido o torneio na época transacta a favor do Recreativo do Libolo, a equipa militar, que conta já com a integração dos internacionais angolanos Armando Costa e Joaquim Gomes "Kikas", está fortemente engajada na conquista do seu quarto troféu Victorino Cunha.O extremo base norte-americano Cedrick Ison, que se encontra nos Estados Unidos da América a recuperar de uma intervenção cirúrgica num dos tornozelos, falha o primeiro clássico da época. Já o base Francisco Sousa, campeão nacional pelo Recreativo do Libolo, agora sob batuta de Paulo Macedo, pode disputar hoje o seu primeiro clássico.
 Entretanto, moralizados com a conquista antecipada do campeonato provincial de Luanda, os petrolíferos da capital, que para a presente temporada desportiva apostam na prata da casa, vão tentar esta noite surpreender o seu arqui-rival. Apesar da sangria que sofreu, a formação do Atlético Petróleos de Luanda, às ordens do camaronês Lazare Adingono, tem estado em grande plano no campeonato provincial, onde em nove partidas somou oito vitórias, tendo averbado apenas uma derrota.
 A partida de hoje serve de acerto de contas, já que os petrolíferos da capital suplantaram os militares no provincial, por 86-81. Folga por imperativo de calendário o Gog University dos Estados Unidos da América. A VI edição do torneio internacional  vai ser disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, vencendo a equipa que amealhar o maior número de pontos. À margem do torneio vai ser realizado um ciclo de palestras, a decorrer no Pavilhão Victorino Cunha e na sala de conferências do clube rubro e negro. "A Liderança do Treinador" é o tema que domina o primeiro dia da acção formativa, com prelecção do professor Jorge Araújo. Cabe  ao professor Victorino Cunha, antigo seleccionador nacional e técnico do 1º de Agosto, fazer a apresentação do terceiro ciclo de palestras, a partir das 9h45. Antes, é apresentado o livro "Treinador me confesso", da autoria de Jorge Araújo.

Abertura
Novas regras - começam a vigorar

A VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha vai ser jogado sob as novas regras de arbitragem da Fiba-Mundo, de acordo com António Bernardo, presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola. "Confirmo que o torneio Victorino Cunha já vai ser jogado com as novas regras da arbitragem. Nós já estamos ligeiramente atrasados em relação à aplicação das novas regras. A Espanha foi o primeiro país a implementar e nós, apesar do atraso, também vamos começar já a partir desta competição para nos familiarizarmos", asseverou o árbitro internacional.
 As novas regras estabelecem, por exemplo, que se evite o excessivo número de descontos de tempo no final do jogo (descontos de tempos consecutivos). Em relação à falta técnica que foi considerada excessiva na regra "antiga", é doravante sancionada com apenas um lançamento e uma reposição da bola sobre a linha central. Anteriormente, a falta técnica era sancionada com dois lançamentos livres.O atleta que levar duas faltas técnicas é desqualificado automaticamente da partida.

Abertura - ASA mede forças com Interclube
As formações do Atlético Sport Aviação (ASA) e do Grupo Desportivo Interclube jogam hoje, a partir das 17h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, para a VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha.Os aviadores, valendo-se do seu jogo colectivo, vão procurar surpreender os polícias que estão no máximo da sua força, em função das aquisições que fizeram para a temporada 2014/2015.
 Com um plantel mais recheado, em termos de valores individuais, a formação do Grupo Desportivo Interclube vai tentar suplantar o seu opositor na partida de estreia. Alberto Babo, técnico principal do Interclube, assumiu a luta pelo troféu que visa homenagear a figura do professor Victorino Cunha, antigo seleccionador nacional.
 "Vamos entrar para esta competição com o propósito de lutar pelas lugares cimeiros da prova. Os novos jogadores aos poucos vão-se entrosando. Seria bom vencermos o primeiro jogo para a consumação dos nossos objectivos". Amanhã, para a segunda jornada do Torneio Internacional, os aviadores medem forças com os militares, ao passo que a God University  joga com o Atlético Petróleos de Luanda, folgando por imperativo de calendário o Grupo Desportivo Interclube.

Malanje
FAB inspecciona palco da supertaça

Uma delegação da Federação Angolana de Basquetebol segue nos próximos dias para a província de Malanje, a fim de inspeccionar as condições para a disputa da Supertaça Wlademiro Romero em basquetebol seniores masculinos, competição que abre a nova época desportiva 2014/2015.De acordo com Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de basquetebol, a comissão a ser criada brevemente vai manter um encontro com o governador Provincial de Malanje, Norberto dos Santos, para confirmar as condições de acomodação das delegações participantes do certame.
 O Pavilhão Palanca Negra Gigante, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, em 2013, foi o palco escolhido para albergar a Supertaça, quer em femininos quer em masculinos.Atlético Petróleos de Luanda, vencedor da Taça de Angola, e Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, vão ser  os protagonistas, ao passo que em femininos o jogo é entre o Grupo Desportivo Interclube e o 1º de Agosto. A política da federação em fazer disputar a Supertaca no interior do país visa, fundamentalmente, aumentar o gosto pela modalidade em toda a extensão do território nacional.

11 outubro 2014

ANGOLA : Clubes chumbam propostas de alteração do "Nacional"



Direcção da federação vai analisar as propostas apresentadas pelos clubes sobre o futuro modelo de disputa do Nacional
Fotografia: M. Machangongo
As alterações feitas pela Federação Angolana de Basquetebol ao actual modelo de disputa do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, mereceu a reprovação por parte dos clubes, que alegam que o órgão reitor da modalidade no país fez tais concertações sem consultar os principais intervenientes da competição.

Jogando na antecipação, Nuno Teixeira, que a par de Tony Sofrimento conduziu na última quinta-feira o encontro, numa das salas da FAB, sita no Complexo da Cidade Desportiva, decidiu transferir o sorteio da XXXVII edição do Campeonato Nacional da modalidade para a última quinzena do mês em curso.
De acordo com Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, razões técnicas forçaram o adiamento do sorteio do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos que tem o seu começo marcado para o dia 21 de Novembro próximo.
Durante a reunião técnica, bastante participada, entre treinadores e dirigentes de quase todas as equipas que vão disputar o "Nacional", referente à época desportiva 2014/2015, foram aflorados vários temas relacionados com os aspectos organizacionais, com principal realce para as alterações do "novo modelo" de disputa da prova que o pelouro de Paulo Alexandre Madeira queria impor aos clubes. Nuno Teixeira principal interlocutor e, auxiliado pelo director de Marketing e Relações Internacionais da FAB, Tony Sofrimento, esclareceu que o novo modelo de disputa apresentado é resultado da falta de contribuição dos clubes, que nos últimos tempos têm reclamado sistematicamente do sistema anterior, tendo realçado apenas a contribuição da formação militar que o fez por escrito.
 A justificação do director técnico da FAB foi prontamente contestada pelos representantes dos clubes.
O modelo apresentado pela FAB inclui a fase regular do Campeonato Nacional jogada por dez equipas no sistema de todos contra todos a duas voltas, tal como acontecia anteriormente, e a segunda etapa fica dividida pela fase de grupos e final.
A fase de grupos, ao contrário do que acontecia anteriormente, seria jogada apenas no sistema de todos contra todos a uma volta, divididos  em duas sérias (A e B), consoante a classificação da fase regular.
A fase final era disputada em dois momentos, a "Final Four" e os "Play-Offs". A "Final Four" seria disputada pelas quatro equipas mais bem classificadas da série A, que disputariam entre si a fase de todos contra todos a duas voltas, enquanto que o quinto classificado da série A e as cinco formações do grupo B disputariam entre si, no sistema de todos contra todos a duas voltas, descendo de divisão as duas últimas equipas.
Os play-offs seriam então disputados no sistema de eliminatórias, jogando as meias-finais à melhor de cinco partidas, entre as quatro equipas que disputaram a "Final Four", a final pelas vencedoras dos jogos das meias-finais, à melhor de sete jogos.
O emparceiramento para a disputa dos play-offs, obedeceria à ordem da classificação da "Final Four".
Este modelo foi vivamente "contestado" pelos presentes, principalmente pelo técnico Raul Duarte, que doravante vai dirigir a equipa da Universidade Lusíada, para além de Paulo Macedo,         do 1º de Agosto, e Artur Casimiro Barros,   vogal de direcção do Atlético Petróleos de Luanda.
 A proposta do modelo apresentado por Raul Duarte foi a que maior consenso colheu dos participantes. O modelo não foge muito do apresentado pela FAB, na fase de grupos. O técnico da Lusíada defende uma fase intermédia onde seriam disputadas partidas para melhor se encontrar as equipas que vão disputar a fase final.
Os técnicos dizem que mais do que dar maior número de jogos aos atletas, era importante melhorar-se a qualidade dos treinos. "Hoje joga-se mais do que se treina."
Nuno Teixeira ficou com a responsabilidade de levar as inquietações dos clubes à direcção da FAB para numa próxima reunião apresentar o modelo que doravante vai vigor no Campeonato Nacional.

Reacções
Técnicos aplaudem alterações na Taça

A final da XXVII edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos doravante é disputada a um jogo único, contra a melhor de três do modelo anterior.
Esta alteração feita pela direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol foi vivamente aplaudida pelos técnicos, que alegam que o modelo anterior retirava emotividade à prova.
Raul Duarte, presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Basquetebol (ANTB), indigitado recentemente para o cargo de treinador da equipa masculina da Universidade Lusíada, mostrou o regozijo pela alteração feita. "Creio que a federação deu um passo interessante ao rever alguns aspectos, como por exemplo a final da Taça de Angola que passa a ser jogada em final única, acho muito mais isso muito mais interessante, do que o modelo anterior quer era a melhor de três partidas".
O antigo seleccionador nacional sénior feminino destacou ainda o regresso dos play-offs no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
Paulo Macedo (1º de Agosto), Norberto Alves (Libolo) e Artur Casimiro Barros (Atlético Petróleos de Luanda) alinharam no mesmo pensamento.
A fase provincial da segunda maior competição da "bola ao cesto" no país, começou 27 de Setembro último e terminou a 31 do mês em curso. Já a fase regional começa no dia 20 de Janeiro de 2015 e termina a 21 de Fevereiro do mesmo ano.Participam da Taça de Angola as oito equipas apuradas, respeitando a hierarquização da classificação do Campeonato Nacional sénior masculino, referente à época desportiva 2013/2014.Para os quartos-de-final, que fazem parte da fase nacional, a primeira mão está marcada para o dia 3 de Março de 2015. As meias-finais jogam-se nos dias 31 de Maio e 3 de Abril, enquanto a final está aprazada para o dia 10 de Abril de 2015. M.C

Reunião técnica- Regulamentos dominam conclave
 O regulamento do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos foi um dos temas que dominou o encontro da última quinta-feira, entre a área técnica da Federação Angolana de Basquetebol, técnicos e dirigentes dos dez clubes que disputam a competição a partir do dia 21 de Novembro próximo.
Tony Sofrimento, director de Marketing e Relações Internacionais da FAB, chamou a atenção aos clubes e técnicos para a necessidade de começar a cumprir rigorosamente o que vem plasmado nos regulamentos da prova, sob pena de serem sancionados.
No artigo seis do regulamento da prova, cada equipa tem a obrigatoriedade de ter inscritos no respectivo boletim de jogo doze jogadores, sendo dez de nacionalidade angolana e dois estrangeiros.
As equipas têm ainda de inscrever em cada boletim de jogo três jogadores de nacionalidade angolana, com o máximo de 23 anos de idade, no momento da sua inscrição na Federação Angolana de Basquetebol, à luz do artigo 6.2.
De acordo com os regulamentos, o incumprimento deste artigo, no seu todo ou em parte, constitui infracção, penalizada pelo pagamento de trinta mil kwanzas por cada jogador em falta no boletim de jogo.
O artigo 6.1 refere que as inscrições de jogadores podem ser efectuadas até ao dia 28 de Fevereiro.
O regulamento geral diz que as equipas participantes no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos só podem inscrever um total de 16 jogadores, divididos em oito seniores, seis sub-20 e dois sub-18.
M.C

Esta época Libolo aposta na formação

A direcção do Recreativo do Libolo vai lançar nos próximos dias, no Zango Dois, município de Viana, um projecto de minibasquetebol, no sector masculino.
O facto foi dado a conhecer recentemente ao Jornal dos Desportos pelo antigo internacional angolano, Abdel Moussa Bouckar, hoje nas veste de chefe de departamento para o basquetebol da formação da vila de Calulo.
Abdel Bouckar, campeã nacional pelo Libolo da época transacta, afirmou que o projecto enquadra-se na política  de  auto-sustentação a partir dos escalões de formação.
"Nós vamos lançar brevemente o projecto de minibasquetebol no Zango Dois. Estamos a reabilitar a quadra onde vamos trabalhar com as crianças porque no futuro queremos que a nossa equipa principal seja sustentada com jogadores vindo da formação", alvitrou o antigo internacional angolano.
Inicialmente, vão começar apenas em Luanda e, num futuro muito breve o projecto poderá chegar à vila de Calulo, futuro quartel-general do Recreativo do Libolo.

EMANUEL TROVOADA REFORÇA LIBOLENSES

O técnico Emanuel Trovoada, ex-Sporting de Benguela, vai auxiliar na época desportiva 2014/2015 o treinador Norberto Alves, no Recreativo do Libolo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte do clube.

Ao serviço da selecção de Cabo Verde, no Afrobasket de 2007, o técnico angolano conquistou a medalha de bronze.

10 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA DE BASQUETEBOL: Histórico e comovente

SEJA qual for a importância da prova ou mesmo as circunstâncias que antecedem ao jogo, um Desportivo-Maxaquene desperta sempre atenções e emoções. Hoje, a partir das 19:00 horas, os dois emblemas históricos confrontam-se na terceira jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol, em seniores masculinos.
O pavilhão dos “alvi-negros” deverá estar bem repleto por multidão que vivenciará mais um despique e que tem sido rico em espectáculo. Este duelo ganha contornos mais atractivos quando há indicativos dos rivais estarem igualados com o mesmo número de pontos (3).
O Ferroviário, também com três pontos, recebe, às 20:00 horas, a UP. À mesma hora, A Politécnica bate-se com o Aeroporto.
Em femininos, o Ferroviário esgrime forças, às 18:30 horas, com UP. Na mesma altura, o pavilhão da A Politécnica acolhe o encontro entre a equipa da casa e o Costa do Sol.

09 outubro 2014

ANGOLA : Campeão Libolo ausente do torneio



Emoções da trigésima sétima edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos regressam em Novembro
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Recreativo do Libolo, vencedor da prova do ano passado,  vai falhar a disputa da VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha, prova a decorrer de 13 a 18 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.O facto foi dado a conhecer ontem, em conferência de imprensa, que serviu para a apresentação da prova que visa homenagear a figura do professor Victorino Cunha, antigo técnico do 1º de Agosto e da Selecção Nacional.Em substituição da formação da vila de Calulo, a direcção do grémio militar formulou  convite ao Atlético Sport Aviação (ASA), que prontamente respondeu.

Ao contrário das últimas cinco edições que foram disputadas no Pavilhão Victorino Cunha, este ano a VI edição vai decorrer no Pavilhão Principal da Cidade Desportiva. A capacidade reduzida do Pavilhão Victorino Cunha (cerca de 900 lugares), assim como algumas limitações em termos de balneários, "obrigou" a direcção da formação militar a transferir a prova para o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, informou  José Moniz, vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto.

"O nosso pavilhão é limitado em termos de capacidade, aliado ao reduzido número de balneários, daí termos decidido levar a prova para o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva", justificou José Moniz.Estão disponibilizados cerca de três mil ingressos que vão ser  comercializados ao preço de 500,00 kwanzas, segundo deu a conhecer Simão Cunga, chefe de departamento de eventos do 1º de Agosto.Como queremos que o público adira ao Torneio Internacional, achamos por bem estabelecer o preço único de 500,00 kwanzas. Em relação aos aspectos organizativos, estão totalmente alinhavados, já endereçámos uma carta ao Comando da Polícia Nacional e notificámos igualmente a Cruz Vermelha porque queremos que este torneio seja disputado com a maior segurança possível", disse Simão Cunga, antigo triplista da formação do 1º de Agosto.

O chefe de departamento de eventos da formação militar lamentou  a desistência do Recreativo do Libolo, vencedor da quinta edição."Seria bom que o Libolo participasse nesta competição não só por ser o actual detentor do prova mas também por ser uma das melhores equipas da actualidade. Enfim, se calhar eles têm os seus motivos daí que tenhamos convidado o ASA que também é uma boa equipa".Cinco equipas vão fazer parte da competição, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA), Grupo Desportivo Interclube e God University dos Estados Unidos da América.O Torneio Internacional vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se vencedora a equipa que somar o maior número de pontos.A primeira jornada, marcada para segunda-feira, tem o seguinte cartaz: Libolo-1º de Agosto, às 17h00, 1º de Agosto-Atlético Petróleos de Luanda, às 19h00, folgando por imperativo de calendário o God University dos Estados Unidos da América.
À margem do torneio é  realizado um ciclo de palestras.

BASQUETEBOL 
FAB sorteia hoje BAI Basket


A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol efectua hoje, a partir das 16h00, numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, o sorteio da XXXVII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket. De acordo com Nuno Teixeira, responsável  da área técnica da FAB, as condições técnicas estão totalmente criadas para a realização do sorteio da edição 37 do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

"Tecnicamente temos tudo preparado para que possamos realizar o sorteio do BAI Basket na data prevista assim como tratarmos de aspectos inerentes à própria competição", asseverou Nuno Teixeira.O responsável da área técnica da Federação Angolana de Basquetebol alertou para a necessidade de os dirigentes e técnicos das equipas que vão disputar a XXXVII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol de estarem presentes no sorteio da prova.

"Temos visto nos últimos tempos equipas a mandarem para o sorteio pessoas que muitas vezes não conseguem transmitir tudo o que se trata no certame, depois surgem reclamações infundadas. Por isso, gostava que as equipas se fizessem representar por pessoas idóneas no sorteio do BAI Basket", apelou Nuno Teixeira.

BENGUELA COM DOIS REPRESENTANTES
A província de Benguela vai ter dois representantes na XXXVII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, prova que começa na segunda quinzena do mês de Novembro.Trata-se do Sporting de Benguela e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL), esta última recém-promovida à primeira divisão do BAI Basket, depois de ter assegurado a qualificação no campeonato nacional da segunda divisão, competição disputada na província do Bié.Depois de largos anos fora do convívio dos grandes, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, antigo inclino do Campeonato Nacional, quer reaparecer em grande e o objectivo passa pela manutenção na primeira divisão.Entretanto, as equipas que vão disputar a edição 37 do BAI Basket já estão a trabalhar de forma afincada visando a época desportiva 2014/2015.A formação do Progresso Associação do Sambizanga vai falhar o BAI Basket, em virtude de não ter conseguido o apuramento no campeonato nacional da segunda divisão.O Recreativo do Libolo é o actual campeão nacional, depois de ter superado os seus principais opositores na temporada transacta.

Integração
Base Armando Costa já trabalha no Rio Seco

O internacional  Armando Costa já trabalha às ordens do técnico Paulo Macedo visando a época desportiva 2014/2015, depois de ter representado a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Espanha. O tetracampeão africano renovou o seu vínculo contratual com a formação militar que este ano está apostada em reconquistar o anel doméstico, em posse da equipa do Recreativo do Libolo.

Ontem, na sessão matinal, realizada no Pavilhão Victorino Cunha, o  base da Selecção Nacional foi a principal atracção do treino. No fim da época transacta o internacional era dado como  reforço dos petrolíferos da capital.Quem também pode integrar os trabalhos do clube central das Forças Armadas Angolanas é o poste Joaquim Gomes "Kikas", que segundo apuramos tem já tudo acertado com a equipa do 1º de Agosto.Com a integração dos jogadores referenciados, Paulo Macedo vê aumentado o seu leque de opções para o Torneio Internacional Victorino Cunha que começa já na próxima segunda-feira.

Com três títulos, a equipa do 1º de Agosto vai em busca do seu quarto troféu, disse Paulo Macedo, técnico principal do conjunto rubro-negro."Abrimos as nossas oficinas recentemente  e estamos a trabalhar algo desfalcados, em face das ausências de alguns jogadores. Felizmente  o Armando Cosa já integrou a aguardamos a todo instante a chegada de Joaquim Gomes "Kikas". O Cedrick Ison deve juntar-se ao grupo no fim do mês mas, ainda assim, vamos procurar vencer o Torneio Internacional Victorino Cunha", asseverou  Paulo Macedo.Quem também integrou já os trabalhos de preparação foi o poste Felizardo Ambrósio "Miller", que falhou a disputa da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, devido a uma lesão.

08 outubro 2014

MOÇAMBIQUE : TORNEIO DE ABERTURA DE BASQUETEBOL: “Tricolores” cedem à força “locomotiva”

O MAXAQUENE não resistiu à força do Ferroviário e foi derrotado por 62-57 na segunda jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol em seniores masculinos.
Na sua estreia, os “locomotivas” exibiram-se com galhardia e como potenciais candidatos a conquistarem o primeiro troféu da época. Já os “tricolores” não foram capazes de se manterem na rota das vitórias, depois de terem ganho A Politécnica na primeira jornada.
O Desportivo não teve dificuldades para vencer a UP por 71-42. A margem pontual de 29 pontos espelha a supremacia “alvi-negra”.
O Maxaquene lidera com três pontos, seguido pelo Ferroviário e Desportivo (um jogo a menos) com dois.
Em seniores femininos o Desportivo não foi feliz. A jogar diante do Costa do Sol, perdeu por 47-32.
As “canarinhas” comandam, a par d’A Politécnica, com dois pontos.

ANGOLA : D´Agosto apresenta torneio



Torneio Victorino Cunha é apresentado hoje
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do 1º de Agosto apresenta hoje, em conferência de imprensa, a partir das 8h00, nas suas instalações, a VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha, prova a decorrer de 13 a 18 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

A prova que visa homenagear a figura do antigo técnico militar e seleccionador nacional, Victórino Cunha, vai contar com a participação do 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo, Grupo Desportivo Interclube, e dos Estados Unidos da América vem a SAG University.

Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, e Grupo Desportivo Interclube, iniciam o Torneio Internacional, no dia 13, a partir das 17h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Militares e petrolíferos encerram a jornada inaugural da VI edição do Torneio Internacional.
A competição prossegue no dia 14, com a formação norte-americana a jogar com os petrolíferos da capital, a partir das 19h00. Duas horas antes, o Recreativo do Libolo, que não vai poder contar com os préstimos de Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ambos por lesão, joga com o 1º de Agosto.
À margem do Torneio Internacional são realizados ciclo de palestras. Temas como liderança do treinador, fundamentos defensivos e ofensivos, pensar e intervir como treinador, defesa homem a homem, relacionamento do treinador com os erros dos jogadores, entre outros, vão dominar o ciclo de palestras. Jorge Araújo e Kevin O´Neal são os prelectores.
M.C

HOMENAGEM
Absentismo marca almoço da Selecção
 
Absentismo marcou ontem, na Galeria dos Desportos, o almoço de confraternização oferecido  pelo Ministério  da Juventude e Desportos à Seleccao Nacional de basquetebol sénior feminina, que de 27 de Setembro último a 5 do mês em curso, participou na 17ª edição do Campeonato do Mundo, prova disputada na Turquia.

Inicialmente previsto para as 13h00, o almoço começou apenas às 15h30, sem a presença do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que se viu "obrigado" a abandonar o local da confraternização.

Das 12 atletas que representaram as cores da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo da Turquia, em que  Angola ocupou a 16ª e última posição da prova, num universo de 16 selecções, apenas quatro jogadoras marcaram presença.
Trata-se de Ana Goncalves e Fineza Eusébio, ambas do 1º de Agosto, Angelina Golome, do Grupo Desportivo Interclube e Helena Viegas, da Universidade Lusíada.

Para além das atletas acima mencionadas, estiverem presentes Aníbal Moreira, ex-seleccionador nacional, Gina de Carvalho, vice-preidente para o basquetebol feminino, Margarida João, médica, Ndona Pedro, fisioterapeuta, e Póvoa Francisco, estatístico.
Gina de Carvalho que chefiou a delegação que disputou o mundial, lamentou a postura das sete atletas que se recusaram a comparecer ao almoço de confraternização, alegadamente, por não terem recebido qualquer comunicação.
“Não corresponde à verdade,  o augumento segundo a qual não foram avisadas. Todas as atletas, excepção seja feita a Artémis Afonso que ficou em Portugal, a técnica Eliza Pires que não se encontra no país, às demais receberam a comunicação  sobre o almoço.
Considero uma falta de respeito, o facto das atletas não terem comparecido hoje (ontem). À última  hora alegaram que estavam a fazer provas, mas  o argumento não pode ser válido, porque quando comunicámos, ninguém mostrou indisponibilidade. Se isso  tivesse acontecido, tinhamos  adiado o almoço”, lamentou a vice-presidente para o basquetebol feminino.
Gina de Carvalho informou por outro lado, que vai informar o sucedido à direcção da FAB, não tendo colocado  de parte a possibilidade de instaurar um processo disciplinar.
Entretanto, o Jornal dos Desportos apurou de fonte federativa, que as atletas estão discontentes com o presidente da FAB, Paulo Alexandre Madeira, em virtude deste ter recebido o equipamento  após a última partida do mundial, situação que deixou constrangido o grupo.
“As atletas pensaram que o encontro era com o presidente da Federação, daí a razão da maior parte não ter comparecido”.

BASQUETEBOL  FIBA-AFRIQUE
Silêncio preocupa Norberto Alves

O silêncio da Fiba-Afrique, quanto à sede da fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, está a preocupar o técnico principal do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, que já abriu as suas oficinas visando a época desportiva 2014/2015.Apesar desta indefinição, quanto às datas e ao país que vai acolher a  competição, o técnico deu início aos trabalhos de preparação sem as suas principais unidades, com principal realce para os extremos bases Carlos Morais e Olímpio Cipriano, que fazem trabalho de recuperação nos Estados Unidos da América e em Portugal respectivamente.
 O gambiano Moses Sonko e o norte-americano Eric Coleman juntam-se ao grupo de trabalho nos próximos dias, segundo fez saber Norberto Alves, técnico que prorrogou o seu vínculo contratual com a direcção do Recreativo do Libolo, por mais uma época.
Entretanto, Valdelício Joaquim "Vander", ex-Atlético Petróleos de Luanda, Milton Barros, ex-Interclube e Francisco Machado, ex-1º de Agosto, constituem as principais aquisições do treinador Norberto Alves que tenciona este ano conquistar a Taça dos Clubes Campeões Africanos.
De acordo com o comandante do  campeão nacional Recreativo do Libolo, a sua equipa está a trabalhar com o calendário das edições anteriores da Fiba-Afrique, para não ser surpreendido.
"É sempre difícil trabalhar nestas condições como é evidente. Até ao momento não sabemos quando e onde será realizada à fase final da Taça dos Clubes campeões Africanos mas, ainda assim, estamos a trabalhar com base no calendário das edições anteriores. Normalmente, esta prova decorre em finais de Novembro, princípio de Dezembro e é com este calendário que vamos fazer a nossa programação", asseverou Norberto Alves.Depois de ter ocupado o terceiro posto na edição passada, prova vencida pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), os libolenses estão dispostos a conquistar pela primeira vez o anel continental.
"Sem dúvida nós vamos lutar para conquistar o título africano sabendo, como é óbvio, das dificuldades que vamos encontrar na prova em função do potencial dos nossos adversários", reconheceu Norberto Alves.
Com a extinção do torneio zonal, o Recreativo do Libolo está automaticamente qualificado para a fase final da Taça dos Clubes Campeões, na qualidade de campeão nacional, assim como o Atlético Petróleos de Luanda, vencedor da Taça de Angola.
A formação do 1º de Agosto, actual campeã africana, também tem já assegurada a sua presença na prova.
Tunísia ou Costa do Marfim podem acolher à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em ambas as classes, segundo fez saber Tony Sofrimento, director do gabinete de Marketing e Relações Internacionais da Federação Angolana de Basquetebol.
"Até ao momento ainda não fomos notificados pela Fiba-Afrique. Provavelmente, a Tunísia ou a Costa do Marfim podem acolher a prova em finais de Novembro, princípio de Dezembro do ano em curso", disse.
MC