Africa Basquetebol

24 outubro 2014

ANGOLA : Influentes desfalcam Libolo




Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Recreativo do Libolo pode  disputar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, de  8 a 15 de Novembro próximo, em Maputo, sem as suas principais unidades.
Trata-se de Braúlio Morais, base, Francisco Machado, ambos operados recentemente em Lisboa, para além dos internacionais Carlos Morais e Olímpio Cipriano (extremos bases), que recuperam satisfatoriamente das respectivas mazelas.
Carlos Morais falhou  a disputa da fase final da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha e está na recta final da sua recuperação nos Estados Unidos da América, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, e pode desfalcar os campeões nacionais no zonal de Maputo, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte do clube da vila de Calulo.
O mesmo se pode dizer do extremo base Olímpio Cipriano, que foi operado ao joelho esquerdo em Lisboa, e se encontra igualmente no período de recuperação. Braúlio Morais e Francisco Machado constituem uma certeza no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
"Braúlio Morais e Francisco Machado foram operados recentemente em Lisboa e é um facto consumado que vão falhar o zonal de Maputo. Quanto a Carlos Morais e Olímpio Cipriano encontram-se na fase de recuperação e provavelmente também devem falhar a competição porque queremos que eles cumpram com o plano todo de recuperação. Não queremos forçá-los porque a temporada desportiva é longa", disse a nossa fonte, que reconheceu que vai ser extremamente difícil a formação do Recreativo do Libolo participar no zonal de Maputo sem as suas principais unidades.
 Apesar destas contrariedades, Norberto Alves, do grémio de Calulo, está confiante no apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões, onde o objectivo passa pela conquista do ceptro africano, depois de a equipa ter conquistado a medalha de bronze na época transacta. Para a época desportiva 2014/2015, os libolenses conseguiram os préstimos de Milton Barros, base, e Valdelício Joaquim, poste, um dos melhores jogadores da XXXVI edição do Campeonato Nacional.

Quem também projecta a  competição com todos os cuidados é o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, conjunto que soma já oito títulos africanos.
Paulo Macedo, técnico principal da equipa rubro e negra, aproveitou a VI edição do Torneio Internacional Victorino Cunha para dotar a sua colectividade de maior rodagem competitiva.

Em masculinos, Angola faz-se representar em Maputo com apenas duas equipas, o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto, em virtude da desistência do Atlético Petróleos de Luanda, devido a problemas financeiros. 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube são as embaixadoras de Angola ao torneio zonal.