Africa Basquetebol

15 outubro 2014

ANGOLA : 1º de Agosto triunfa diante do Petro em noite de emoções

Emoção e muita capacidade de sofrimento, estiveram em evidência, no jogo em que a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu o Petro de Luanda, por 81-77, em partida da primeira jornada da sexta edição do torneio Victorino Cunha.

A partida, que é o clássico do basquetebol nacional, levou ao pavilhão principal da Cidadela os amantes da modalidade e adeptos curiosos em saber o que de novo as equipas trazem para a presente temporada, que arranca em Novembro.
Diante de um Petro semi-renovado, com alguns rostos novos, vindos da equipa de juvenis e juniores, como Valdir Manuel e Gerson Gonçalves, e ainda os regressados Leonel Paulo e Miguel Kiala, que não terminaram a temporada passada por lesão, enquanto que o 1º de Agosto fechado a sete chaves, apresentou apenas um reforço, o base Francisco Sousa, que é proveniente do Recreativo do Libolo, campeão nacional.

No quarto inicial, foram os “militares" quem mandaram no placar sem cerimónias, ao marcar tudo que havia à concretizar, com particular realce para o poste Felizardo Ambrósio, bastante crucial no jogo por baixo das tabelas, em que o 1 de Agosto saiu a vencer por 24-13.

A equipa do “Rio seco” voltou a mostrar a sua determinação e mais eficaz nas penetrações e na conquista das faltas, foi dilatando o scoor, diante do seu público e chegando para o intervalo com a larga vantagem de 40-27, ao passo que na formação contrária havia alguma frieza do técnico Adingono, que fazia variais alterações constantes na quadra entre a veterania e a juventude.

Na etapa complementar, os" tricolores " reagiram com alguma sorte e determinação e chegaram a estar a perder por apenas sete pontos, situação que foi bem gerida, quer pelo banco como os que estavam na quadra, o que obrigou a aumentar as preocupações de Paulo Macedo da turma agostina.
Nos minutos finais, muita emoção, sempre com o placar a favor dos rubros negros que chegaram a perder por apenas um 71-70, quando faltavam jogar três minutos.

Com algum nervo patente, o 1º de Agosto chegou a consentir dois empates 71-71 e 75-75, respectivamente, resultado que sofria alguma influência vinda das bancadas com adeptos fervorosos ao longo do desafio.

Uma enorme incerteza, de quem havia de assumir as responsabilidades do jogo, quer numa como outra equipa, com a constante oscilação do marcador, o resultado foi encontrado na marcação dos lances livres, numa fase em que os dois conjuntos já haviam atingido o número limite de faltas.

Com esta vitória, o 1º de Agosto assume a liderança, com dois pontos, os mesmo que o Interclube, que esta noite derrotou no mesmo recinto o Atlético Sport Aviação (ASA), por 80-69.

Marcha do marcador:

1- período - 24-13

2- período - 40-27

3 - período - 65-58

4 – período - 81-77

Equipas:

1º de Agosto - Edson Ndoniema (10 pts), Armando Costa (4 pts), Francisco Sousa ( 2 pts), Reggie Moore( 5 pts ), Felizardo Ambrósio ( 15 pts ), Joaquim Gomes( 00), Mutu Fonseca ( 9 pts ), Agostinho Coelho ( 00 ), Hermenegildo Santos (15 pts ), Edmir Lucas( 15 pts ), Islando Manuel ( 3 pts)  e  Mohamed Cisse (00 ).

Treinador: Paulo Macedo

Petro de Luanda - Pedro Bastos (10 pts), Roberto Fortes (9 pts ), Joaquim Pedro( 00 ), Vladimir Ricardino ( 6 pts ), Paulo Santana( 11 pts), Miguel Kiala( 7 pts), Leonel Paulo ( 15 pts), Domimgos Bonifácio (12 pts), Hermenegildo MBunga(5 pts ), Gerson Gonçalves(2 pts), Valdir Manuel (00pts) e Jeciliano Pessoa( 00).

Treinador: Lazaré Adingono