Africa Basquetebol

24 outubro 2014

ANGOLA : Responsável defende respeito pelas idades nas categorias de formação

Benguela - A coordenadora do Gabinete de Apoio ao Basquetebol (GAB) do Sporting de Benguela, Ana Sofia, defendeu esta quinta-feira que os clubes devem primar pela verdade desportiva, respeitando as idades dos atletas que competem nos diferentes escalões de formação em todo país.

Benguela: Sporting preocupado com adulteração de idades nas camadas de formação
Foto: Angop (Arquivo)
Em declarações à Angop, a propósito da adulteração de idades nas camadas de formação, a responsável leonina admitiu que, se não houver uma preocupação clara para salvaguardar as idades nessas categorias, o basquetebol sénior sairá prejudicado.
Ana Sofia lembrou que o essencial não é ganhar títulos, mas trabalhar pelo basquetebol, tendo em vista o futuro, assegurando que os atletas mais novos ascendam de acordo com a sua idade para que tenham maturidade competitiva.
Ana Sofia critica a adulteração de idades, pois faz com que os clubes não venham a ter atletas que joguem nas selecções com a mesma durabilidade dos que actuaram em outras épocas.
“Não vamos ter atletas maduros que eduquem os recém-chegados às selecções nacionais e aos clubes”, referiu, acrescentando que atletas que chegam a seniores, com idades superiores a declarada na documentação, fazem apenas três a quatro anos em competição, devido a uma queda no nível do seu basquetebol.
A responsável pela formação do Sporting de Benguela prevê que, caso essa situação continue, o basquetebol angolano vai começar a decair, em vez de crescer, porque os mais novos ficarão impedidos de beber das experiências dos mais velhos.
Ana Sofia mostrou-se preocupada com jogadores que têm uma idade irregular, isto é, competem nos juniores com 24 anos e, pouco tempo depois, chegam a seniores com 30, mas com muitas lesões.
“A capacidade de uma criança de sete, oito ou nove anos não é a mesma de uma com 10 e 11 anos”, enfatizou, declarando que todas as fases devem ser respeitadas no quadro da formação.
Apontou, por outro lado, que o Sporting de Benguela “bate-se” pelo respeito pelas idades nas camadas de formação há já três anos, porque quer que o basquetebol, em geral, cresça cada vez mais.