Africa Basquetebol

31 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de basquetebol feminino: Hoje é que são elas!

DEPOIS de ambos terem derrotado a modesta Soprotecção de Quelimane, curiosamente, por número bem expressivos, hoje é que verdadeiramente são elas. Liga Muçulmana e A Politécnica encontram-se esta noite, às 19.00 horas, no pavilhão do Desportivo, para a primeira parte da discussão do primeiro lugar do Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino.
Até ontem, a quantidade de adeptos da bola-ao-cesto presentes no recinto dos “alvi-negros” tem sido bastante fraco, no entanto, estamos em crer que hoje, tendo em consideração a grande qualidade das atletas que estarão nas quatro linhas é de prever que o panorama melhore, embora ainda não seja exactamente a decisão do título, pois essa somente acontecerá no sábado.
Esta noite, teremos em campo uma boa parte da nata do nosso básquete feminino, casos de Deolinda Ngulela, Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Ruth Muianga, Cátia Halar, Odélia Mafanela e Leia Dongue, pela banda “muçulmana”, treinada por Nazir Salé; Ana Flávia Azinheira, Ana Branquinho, Eduarda Chongo, Ilda Chambe e Marta Ganje, pelas “universitárias” de Miguel Guambe.
Por aquilo que foi o desenrolar do Campeonato da Cidade de Maputo, é inegável que o maior quinhão de favoritismo pertence à Liga Muçulmana, até porque reúne grande número das melhores atletas do país, mas A Politécnica tem os seus recursos e estará no campo para mostrar que também está à altura de conquistar o ceptro.
Aliás, o aliciante de a prova qualificar o representa de Moçambique nas competições africanas de 2012 constituiu um atractivo para todas as intervenientes, sendo por isso de esperar um desempenho até ao limite das suas capacidades. As “muçulmanas”, para muita gente principais candidatas ao título, não embandeiram em arco, pois sabem que enfrentarão adversárias com desejo ardente de se vingarem das derrotas nas provas da capital do país.
Entretanto, ontem, a contar para a segunda jornada deste Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino, Liga Muçulmana não quis deixar os seus créditos por mãos alheias, derrotando copiosamente Soprotecção de Quelimane pela marca de 94-32, números que superam aqueles que no dia anterior tinham sido conseguidos pela A Politécnica, que bateu as zambezianas por 75-50.
Recorde-se que a prova sofrerá uma paragem amanhã, sendo reatada na quinta-feira, prosseguindo na sexta para ser concluída no sábado.

ANGOLA : Adiado 1º de Agosto - Petro de Luanda

O jogo entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda, da sétima jornada do Campeonato Nacional de basquetebol, inicialmente marcado para o dia 14 deste mês, foi adiado para 22 de Fevereiro, fruto da presença das duas equipas na terceira edição da Supertaça Compal (de 14 a 19).

O encontro, a ser disputado no pavilhão do Rio Seco, vai opor as duas formações mais tituladas do país, constituídas pelos melhores jogadores que compõe também a selecção nacional 10 vezes campeã africana.
A Supertaça Compal, normalmente disputada pelos campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal, visa, entre outros objectivos, dar maior competitividade aos participantes e estreitar a relação entre os dois países.

Para a mesma jornada vão jogar:
CDUAN X Amigos de Viana
Sporting de Luanda X Recreativo do Libolo
Sporting de Luanda X Atlético Sport Aviação
Vila Estoril X Universidade Lusiadas
Vila Clotilde X Interclube

ANGOLA : Interclube defronta Petro para acerto de calendário

Depois de ter vencido o Recreativo do Libolo, por 77-71, na última semana, o Interclube recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Petro de Luanda. O desafio é de acerto à quarta jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Terceira classificada do “Nacional”, com 12 pontos, menos um que os líderes 1º de Agosto e Libolo, ambos com 13, a equipa da Polícia Nacional vai tentar, esta noite, vergar mais um dos grandes da prova e tomar de assalto a liderança, ainda que de forma provisória.
José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, viu aumentado o leque das suas opções, com a reintegração do extremo poste Piurro Ilunga. Ilunga havia falhado as primeiras partidas do “Nacional”, após fim da greve decretada pelos homens do apito, por falta de assento de nascimento.
Esta manhã, o Interclube realiza a última sessão de treinos, onde vão ser ensaiados as estratégias para suplantar o Petro de Luanda, equipa que para a terceira ronda perdeu diante do Recreativo do Libolo. Sem grandes estrelas no seu conjunto, ao contrário do seu opositor, a equipa da Polícia tem se valido pelo seu jogo colectivo.
Por sua vez, os “petrolíferos” da capital, liderados pelo técnico português Alberto Babo, realizam, também esta manhã, o último apronto. Babo tem à sua disposição as suas principais unidades, factor que deixa a equipa técnica do Eixo Viário mais descansada. Apesar do Petro de Luanda ser superior, em termos de valores individuais, o equilíbrio vai por certo marcar a partida de mais logo, que se espera bastante disputada.
A ronda quatro é aberta às 14h00, com o Futebol Clube Vila Clotilde a receber, no Pavilhão Anexo número dois, a formação do CDUAN. Já às 16h00, no Dream Space, em Viana, a Lusíada mede forças com o Clube Amigos de Viana. O ASA desloca-se a Cabinda, onde defronta, às 18h00, o Sporting local. 1º de Agosto e Recreativo do Libolo lideram o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, ambos com 13 pontos, seguidos pelo Interclube, com 12.


FAB remarca clássico
A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou para 22 de Fevereiro próximo, o clássico dos clássicos entre as formações do 1º de Agosto e Petro de Luanda, refere um comunicado daquele organismo. O Jornal dos Desportos apurou, de fonte federativa, o desafio referente àsétima jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos foi adiado devido à participação da equipa “militar” no torneio internacional da modalidade, a decorrer na província de Benguela, de 3 a 4 de Fevereiro. Esta prova visa assinalar o 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada. Melo Clemente

Federação sorteia hoje “Nacional” feminino
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) faz disputar de 6 a 15 de Fevereiro próximo, em Luanda, a 27ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos. O sorteio da referida competição acontece amanhã, às 16h00, nas instalações do órgão reitor da modalidade. A prova conta com a participação do 1º de Agosto, Interclube, Grupo Desportivo o Maculusso, Juventude de Viana e Inter de Benguela.
A época desportiva, no sector feminino, abre a 22 de Fevereiro, com a disputa da 17ª edição da Supertaça, envolvendo as equipas do Interclube e 1º de Agosto, partida agendada para o Pavilhão 28 de Fevereiro. Já a Taça de Angola é jogada de 8 a 12 de Fevereiro. O Sorteio acontece também amanhã, nas instalações da FAB, às 16h00. Melo Clemente

30 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de basquetebol feminino: Início promissor d’A Politécnica

TINHA que cumprir aquilo que se lhe impunha, na qualidade de um dos favoritos à vitória final. E, deste modo, A Politécnica não se fez rogada, ganhando ao Sporting Soprotecção de Quelimane pela marca de 75-50, iniciando assim de forma promissora o Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino, que se disputa desde ontem à noite, no Pavilhão do Desportivo.

Trata-se de uma prova que no seu percurso vai conhecendo momentos atribulados, a avaliar pelos diversos acontecimentos até aqui registados. Senão vejamos: inicialmente, o campeonato tinha sido marcado para ter lugar na cidade de Quelimane, só que as diferentes formações participantes, nomeadamente as da capital do país – à excepção da Liga Muçulmana – não se mostraram disponíveis a deslocar-se até à capital zambeziana.
Face a estas circunstâncias, a Federação Moçambicana de Basquetebol viu-se na contingência de transferir o certame para a cidade de Maputo, com o começo agendado para sábado e com a participação de quatro equipas. Chegado o momento da verdade, nova alteração, desta feita de sábado para domingo (ontem), e com apenas três times, designadamente Liga Muçulmana, A Politécnica e Soprotecção, uma vez que As Tetenses, que deviam ter aberto o campeonato diante das “muçulmanas”, pura e simplesmente não se fazem presentes.
Resultado: estamos com um Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino composto por três participantes. E, como dizia Francisco Mabjaia, presidente da Federação, independentemente do número de equipas presentes, a prova tem que acontecer, pois apura o representante do país nas competições africanas deste ano, e esse representante não pode ser encontrado por delegação, mas sim nas quatro linhas.
E, ontem, no recinto dos “alvi-negros”, teve lugar a jornada inaugural, com A Politécnica a vincar a sua superioridade face à Soprotecção, reflexo disso são os 25 pontos de diferença. É verdade que as “universitárias” estiveram na mó de cima e impecáveis em todos os aspectos, mas haverá que realçar o esforço e a entrega das quelimanenses, que tudo fizeram para travar o ímpeto das adversárias.
Aliás, a ausência de competição na Zambézia foi notória nas jogadoras, tendo A Politécnica, para além da excelente capacidade atlética e experiência das suas unidades, marcado a diferença do ponto de vista competitivo, pois viu-se que estava mais rodada.
A discussão do título continua reservada aos confrontos entre Liga Muçulmana e A Politécnica, o primeiro dos quais amanhã. Mas, esta noite, a partir das 19.00 horas, as “muçulmanas” jogam com Soprotecção, sendo uma oportunidade para Nazir Salé avaliar a capacidade de desempenho e de resposta das suas atletas, facto que não aconteceu ontem devido à desistência das Tetenses.

ANGOLA : Petro de Luanda e Interclube conquistam nacionais de cadetes

As equipas do Petro de Luanda, em masculinos, e do Interclube, em femininos, sagraram-se sábado, no Cuito, Bié, campeões nacionais de basquetebol em cadetes.A equipa do Petro de Luanda conquistou o título ao vencer na final o Sporting do Bié, por 86-54, numa partida assistida pelo governador da província, Boavida Neto, e por mais de mil assistentes.

Na classificação final da prova masculina, que contou com 12 equipas, o Petro de Luanda ficou em primeiro, seguido do Sporting do Bié, 1º de Agosto e ASA, na segunda, terceira e quarta posição, respectivamente. O Vila Clotilde quedou-se na quinta posição e a Casa do Pessoal do Porto Lobito, em sexto. No escalão feminino, o Interclube ocupou a primeira posição, depois de vencer o Inter de Benguela por 60-51. O Sporting de Benguela ficou na terceira posição e o 1º de Agosto na quarta. A equipa das Formigas quedou-se na quinta posição e o Sporting do Bié no sexto e último lugar.

29 janeiro 2012

ANGOLA : Carlos Morais marca 30 pontos mas Petro perde com Libolo

Com 30 pontos, o extremo do Petro de Luanda Carlos Morais foi o melhor marcador do jogo em que a sua equipa perdeu diante do Recreativo do Libolo por 88-94, em partida do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino.

Com 15 pontos em cada parte (1ª e 2ª), o jogador foi o principal destaque do encontro disputado no pavilhão principal da Cidadela. Com 22 pontos, o norte-americano do Libolo, Tommie Eddie, foi o segundo melhor marcador.
Depois da vitória sobre um dos principais candidatos ao título, o 1º de Agosto, sexta-feira no pavilhão do Rio Seco, a formação do Kwanza Sul “bateu” o campeão nacional, numa clara demonstração do bom momento de forma que atravessa.
O 1º quarto foi dominado pelos “petrolíferos”, que terminaram em vantagem por 28-14. No período seguinte o Libolo foi superior e venceu por 30-16, fixando o resultado ao intervalo em 44-44.
Na segunda parte, o Libolo puxou dos “galões” e alcançou uma diferença pontual de 12 pontos (65-50). Até ao último período os pupilos de Raul Duarte conseguiram manter esta vantagem, mas na ponta final o campeão nacional deu a volta ao resultado e a quatro minutos do final vencia por um ponto de diferença (81-80).
Mas depois de falhar três ataques consecutivos e sofrer nove pontos, a um minuto do fim, os “petrolíferos” já não conseguiram recuperar e perderam o encontro por seis pontos de diferença (94-88).

Com arbitragem de Domingos Simão, Clésio Francisco e Francisco Tando, as equipas alinharam da seguinte forma:
Libolo: José Salvador (07), Olímpio Cipriano (12), Luís Costa (19), Francisco Sousa (06), Edson Ndoniema (14), Mayzer Alexandre (00), Vlademir Ricardino (11), Abdel Bouckar (00), Tommie Eddie (22), Mutu Fonseca (03), Idelfonso Kiteculo (00), Edson Hilukiwa (00).
Técnico: Raul Duarte
Petro de Luanda: Yuri Swingue (00), Braúlio Morais (04), Roderick Nealy (05), Paulo Barros (00), Paulo Santana (04), Miguel Kiala (12), Cedric Isom (19), Vlademir Pontes (00), Simão Santos (05), Divaldo Mbunga (09), Abdel Gomes (00), Carlos Morais (30).
Técnico: Alberto Babo
Nas outras partidas, o Sporting de Luanda venceu os Amigos de Viana por falta de comparência, o 1º de Agosto derrotou o CDUAN por 109-53 e o Vila Clotilde perdeu frente ao ASA por 89-65.

28 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Procura-se a nova rainha

A NOVA rainha do basquetebol moçambicano será encontrada numa luta entre quatro formações, cujo início está programado para amanhã, às 16.00 horas, no Pavilhão do Maxaquene. “A priori”, está claro que Liga Muçulmana e A Politécnica é que se digladiarão pelo título, numa prova a ser disputada em duas voltas.
Depois de ter sido transferido de Quelimane para a capital do país, o Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino não evitou, mesmo assim, alguns constrangimentos, facto que obrigou o adiamento do seu começo, de hoje para amanhã. Para além das anfitriãs Liga Muçulmana, campeã da cidade de Maputo, e A Politécnica, vice, tomarão parte na prova as Tetenses e o Sporting Soprotecção de Quelimane.
Na jornada inaugural, Liga Muçulmana terá pela frente as Tetenses, a partir das 16.00 horas, enquanto A Politécnica jogará com Soprotecção, às 18.00. De acordo com o figurino, a competição será disputada no sistema clássico de todos contra todos, em duas voltas.
A primeira volta acontecerá entre amanhã e terça-feira, reservando-se o dia de quarta-feira para o descanso. A segunda etapa da prova terá início na quinta, terminando o campeonato no sábado, altura em que serão proclamadas as novas rainhas do basquetebol moçambicano.
A avaliar pelo nível basquetebolístico dos participantes, é inquestionável que a discussão do título acontecerá entre Liga Muçulmana e A Politécnica, com o maior número de probabilidades de chegar ao ceptro reservado para a equipa treinada por Nazir Salé. É que as “muçulmanas” não somente dispõem de uma equipa bastante forte, maioritariamente constituída por jogadoras internacionais como também, ao longo da temporada, se superiorizou às “universitárias”.
No entanto, considerando o peso da prova e a oportunidade que proporciona ao seu vencedor de representar o país nas competições africanas, não será de admirar que Ana Flávia Azinheira e suas companheiras se empertiguem e contrariem o favoritismo da Liga Muçulmana e de todo o seu poderio atlético e competitivo.
Por essa razão, os seus confrontos catalisam desde já as atenções dos amantes da bola-ao-cesto. O primeiro jogo está marcado para terça-feira e o segundo acontecerá no sábado, último dia do campeonato.

ANGOLA : Libolo defronta o Petro no destaque da jornada

As formações do Recreativo do Libolo e Petro de Luanda defrontam-se hoje, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em desafio referente à sexta jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Libolenses e “petrolíferos” batem-se pela segunda vez na presente época desportiva, depois de se terem defrontado na final da Supertaça Wlademiro Romero. O desafio é de extrema importância para o grémio do Kwanza-Sul, dirigido pelo técnico angolano Raul Duarte, que nas duas primeiras jornadas após o fim da greve dos árbitros, averbaram duas derrotas.

Daí que um novo desaire logo mais, frente a formação do Eixo Viário, deixa o representante de Calulo mais distante dos seus principais concorrentes à conquista do ceptro nacional, que são 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube. Apesar do desgaste físico, a equipa do Libolo vai procurar ultrapassar a jovem formação do Petro de Luanda, actual campeã nacional em título. Com algumas limitações do seu conjunto, fruto das lesões, Raul Duarte não pensa noutro resultado senão a vitória, objectivo também perseguido pelos petrolíferos da capital.
O base Paulo Santana, continua a ser a única preocupação do técnico português ao serviço da equipa “petrolífera”, Alberto Babo. O internacional angolano recupera de forma satisfatória da lesão que o apoquentava. O Libolo tem Olímpio Cipriano e Escórcio António, duas das suas principais unidades, em condições limitadas. O equilíbrio vai por certo dominar o desafio, a julgar pela qualidade dos dois plantéis. O Pavilhão Principal da Cidadela pode registar hoje casa cheia. A sexta jornada abre às 15h00, com a equipa do Vila Clotilde a receber, no Pavilhão Principal, o ASA. O Interclube mede forças no seu reduto com a equipa da Lusíada, às 16h00.
Eis o cartaz completo: Cduan-1º de Agosto, às 18h00, no Rio Seco, e Clube Vila Estoril-Sporting de Cabinda, às 18h00, no Pavilhão Anexo número dois. Petro de Luanda e 1º de Agosto lideram o campeonato, ambos com dez pontos.

Recreativo do Libolo quebra invencibilidade do D´Agosto
Já com a integração do internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, atleta que esteve a contas com uma lesão, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul surpreendeu, ontem ,o 1º de Agosto, em pleno Pavilhão do Codenm, e derrotou-o, por 71-80, em desafio a contar para quinta jornada do BAI Basket. Ao intervalo, os libolenses venciam por 48-31. Ao contrário do que se espera, a partida foi inteiramente dominada pelos “forasteiros”, que foram superiores em todos os aspectos, ante um 1º de Agosto, que diga-se, esteve simplesmente irreconhecível, fundamentalmente no segundo e terceiro período, respectivamente.
A vantagem do Libolo chegou a 26 pontos, ainda no terceiro quarto, para a tristeza dos adeptos militares que ontem lotaram por completo o Pavilhão do Codenm. Carlos Almeida, cestinha do desafio, com 19 pontos, foi a única unidade em destaque no 1º de Agosto, que averba assim, a sua primeira derrota no “Nacional”. Depois de estar a vencer por uma vantagem de 26 pontos já quarto derradeiro, Raul Duarte fez descansar as suas principais unidades, em virtude do desafio desta noite, no Pavilhão Principal da Cidadela, frente ao Petro de Luanda.
Nesta etapa o Clube Central das Forças Armadas Angolanas conseguiu reduzir para nove pontos (71-80). Olímpio Cipriano com 17 pontos e 28 de valorização foi o grande destaque da equipa do Kwanza-Sul. Nos lançamentos a longa distância, o Libolo conseguiu 37% (10/27), contra 21% (7/33) do seu opositor. Nos dois pontos, os libolenses também se superiorizaram, 48% (16/33), contra 43% (16/37) do dos militares. Em termos de ressaltos, o Libolo conseguiu 47, ao passo que o 1º de Agosto não foi para além de 44 ressaltos. MC
Ficha técnica
Pavilhão do Codenm: Cerca de oitocentos adeptos
Arbitragem: Carlos Júlio, Osvaldo Neto e Wilson Boaventura.
1º de Agosto: Domingos Bonifácio (4), Felipe Abraão (0), Armando Costa (9), Mário Correia (4), Felizardo Ambrósio (5), Joaquim Gomes “Kikas” (7), Carlos Almeida (19), Miguel Lutonda (4), Leonel Paulo (6), Hermenegildo Santos (5), Islando Manuel (0), Reggie Moore (8).
Treinador: Mário Palma
Libolo: José Salvador (7), Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (9), Francisco Sousa (11), Edson Ndoniema (15), Mayzer Alexandre (0), Vladimir Ricardino (2), Abdel Bouckar (7), Idelfonso Kiteculo (0), Tommie Eddie (12), Mutu Fonseca (0), Edson Hilukilwa (0)
Treinador: Raul Duarte
Marcha do marcador:
16-23, 31-48, 54-72, 71-80

Raul indignado com a FAB
O técnico principal do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Raul Duarte, mostrou-se indignado com a área técnica da Federação Angolana de Basquetebol, em virtude desta ter recusado remarcar uma das partidas da dupla ronda do fim-de-semana do grémio do Kwanza-Sul. “Lamentamos profundamente a forma como a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem tratado o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, uma agremiação que apesar dos seus quatro anos de existência tem contribuído para o engrandecimento do basquetebol angolano.
Não compreendemos como é que a nós, nos foi recusado a remarcação de um dos nossos jogos e, curiosamente hoje (ontem) recebemos um comunicado, dando conta da remarcação do jogo entre 1º de Agosto e Petro de Luanda”, desabafou o técnico do Libolo. Raul Duarte pediu mesmo para que a FAB passe a respeitar cada vez mais o grémio do Kwanza-Sul, tal como faz com os outros emblemas. MC

27 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Catedral” vive emoções da bola-ao-cesto feminina

JÁ se sabe – aliás, pode-se dizer que é um hábito indissociável nos últimos tempos – que quando chega a vez dos Campeonatos Nacionais de Basquetebol em Seniores a “catedral” fervilha de verdade. Pois, as emoções da bola-ao-cesto, em tons femininos, começam a ser vividos a amanhã, apesar do número diminuto de equipas participantes.


A sempre aliciante época dos Campeonatos Nacionais de Basquetebol chega ao fim depois de as provas disputadas terem proporcionado uma competição fora de série e um excelente convívio entre os participantes, com particular realce para as camadas inferiores. Na capital do país, a Liga de seniores masculinos conheceu uma ponta final de grande nível e a coroação de um novo rei, o Ferroviário de Maputo, que havia sido arredado do trono durante duas temporadas pelo Maxaquene.
Em Tete, juntaram-se os juvenis, num evento que teve o condão de emprestar à cidade alguma alegria, até porque calhou na altura das férias escolares e os estudantes locais tiveram assim mais um elemento importante e salutar para a sua diversão. Maxaquene, em masculinos, e Ferroviário da Beira, em femininos, foram os vencedores.

Cumprida, até quarta-feira, a etapa dos juniores, no Chiveve, segue a partir de amanhã o Campeonato Nacional de Seniores Femininos, transferido de Quelimane para Maputo, devido à não confirmação atempada das formações participantes. Embora se conte apenas com a presença de quatro equipas, designadamente Liga Muçulmana, A Politécnica, da capital do país, Tetenses e Soprotecção de Quelimane, espera-se que, do ponto de vista competitivo, o campeonato seja agradável.
De acordo com o previsto, a prova será disputada no sistema de todos contra todos, em duas voltas. À partida, o favoritismo da Liga Muçulmana é inquestionável, ou não fosse a turma de Nazir Salé uma constelação de estrelas que dão pelos nomes de Anabela Cossa, Deolinda Ngulela, Valerdina Manhonga, Leia Dongue, Ruth Muianga, Filomena Micato, Inguivilde Mucaro, Cátia Halar e Odélia Mafanela.
Entretanto, a despeito de a luta ter sido praticamente desigual ao longo do Campeonato da Cidade de Maputo, espera-se que A Politécnica se esmere e ofereça réplica às “muçulmanas”, tanto é que estamos perante uma prova mais aliciante, em virtude de o seu vencedor se qualificar para as competições africanas. Ana Flávia Azinheira, com toda a sua experiência, é a pedra sobre a qual residem as esperanças das “universitárias”.

Grande A Politécnica!
A NOITE de quarta-feira, no Pavilhão dos Desportos da Beira, foi de coroação da grande A Politécnica, mostrando que a formação na bola-ao-cesto é de facto uma realidade no clube. Os “universitários” levaram tudo nos Campeonatos Nacionais de Basquetebol de Juniores, conquistando o título tanto em masculinos como em femininos.
Ao cabo de uma competição caracterizada por multa luta e com a particularidade de ter contado com um número recorde de equipas (onze), A Politécnica, em masculinos, fez jus ao seu estatuto de favorito, tendo na grande final derrotado Ferroviário de Maputo pela marca de 77-68. Tratou-se de uma partida bastante agradável, com um empenho sem reservas por parte dos jogadores de ambos os times, mas com os “universitários” sempre na mó de cima, justificando plenamente o triunfo.
A final foi antecedida de um outro jogo de excelente nível técnico e com a incerteza quanto ao seu desfecho a reinar. Frente-a-frente estiveram Costa do Sol e Ferroviário de Nampula, com os “canarinhos” a ganharem por 101-92.

Noutros desafios da derradeira jornada, Ferroviário da Beira bateu Atlético de Gondola por 59-49 e Soprotecção levou de vencida Desportivo da Beira pela marca de 61-41.
A classificação final ficou assim ordenada: 1º A Politécnica, 2º Ferroviário de Maputo, 3º Costa do Sol, 4º Ferroviário de Nampula, 5º Ferroviário da Beira, 6º Atlético de Gondola, 7º Soprotecção, 8º Desportivo da Beira, 9º Jos-soal de Chimoio, 10º Golfinhos de Tete, 11º Afanados da Beira.

Em relação aos femininos, o campeonato foi também conquistado pela A Politécnica, que na derradeira ronda levou de vencida Soprotecção por 100-44, enquanto, entre as duas formações de Chimoio, Abílio Antunes bateu Jos-soal pela marca de 55-30.
Classificação final: 1º A Politécnica 10 pontos, 2º Ferroviário da Beira nove, 3º Soprotecção sete, 4º Desportivo de Maputo sete, 5º Abílio Antunes seis, 6º Jos-soal seis.

ANGOLA : Libolo com tarefa difícil na dupla ronda do BAI Basket

A equipa do Recreativo do Libolo, sem duas das suas principais unidades (Olímpio Cipriano e Escórcio António), ainda sob cuidados médicos, tem uma tarefa difícil na dupla ronda do BAI Basket. Os libolenses visitam hoje, a partir das 18h00, o 1º de Agosto, no Pavilhão do Codenm e amanhã recebem no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva a formação do Petro de Luanda, em desafio a contar para a V e VI jornada, respectivamente, do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Raul Duarte, técnico do Libolo, voltou a ensaiar ontem, no penúltimo treino, realizado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, sem Olímpio Cipriano e Escórcio António (ver peça à parte), as jogadas combinadas próximo do cesto. Os aspectos defensivos também foram preocupação do técnico angolano, tendo chamado a atenção aos seus pupilos sobre a importância dos bloqueios, com vista a alcançar o maior número de ressaltos.
O extremo base Mayzer Alexandre, atleta que falhou a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova disputada em Salé, Marrocos, em Dezembro último, devido a uma lesão no cotovelo direito, foi uma das atracções na sessão de treino de ontem. Raul Duarte, debelada que está a lesão que apoquentava o jogador, deve apostar no extremo base a fim de integrar o cinco inicial, para tentar bater a equipa rubro e negra no seu reduto.
O técnico, depois de ter dispensado os préstimos do poste norte-americano Brawn, continua à espera de um reforço para preencher o lugar que continua em aberto. Raul Duarte, apesar das limitações, espera alcançar um bom resultado esta noite, depois do desaire que sofreu na sexta-feira, diante do Interclube, com quem perdeu por 77-71. Do lado militar, a assinalar o regresso do internacional angolano Miguel Pontes Lutonda, que falhou o desafio de sexta-feira, por falta de assento de nascimento.
A direcção do grémio militar fez chegar já o referido documento à Federação, pelo que o atleta está à disposição do técnico Mário Palma para o embate desta noite. A ronda cinco do BAI Basket abre às 14h00, com o Sporting de Luanda a defrontar o Cduan, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela. Às 16h00, o Clube Vila Estoril recebe no mesmo recinto o Petro de Luanda. Eis o cartaz completo: Futebol Clube Vila Clotilde-Clube Amigos de Viana, às 18h00, no Anexo, Interclube-Sporting de Cabinda, às 18h00, 28 de Fevereiro, Lusíada-ASA, às 16h00, no Dream Space.
Cipriano e Escórcio falham penúltimo treino
Olímpio Cipriano, extremo base, e Escórcio António, extremo, apesar de marcarem presença no Pavilhão Principal da Cidadela, assistiram no banco à penúltima sessão de treinos do Recreativo do Libolo, que prepara o duplo confronto deste fim-de-semana. Escórcio António, com fractura na mão esquerda, deve falhar quer o prélio de hoje, frente ao 1º de Agosto, quer o desafio de amanhã, diante do Petro de Luanda, campeão nacional em título. Olímpio Cipriano, que recupera bem da lesão no tornozelo direito, pode constar na lista dos 12 que o técnico Raul Duarte leva esta noite ao Pavilhão do Codenm. MC

Última sessão contece esta manhã
A formação do Recreativo do Libolo realiza esta manhã, na Cidadela Desportiva, a sessão derradeira de treinos, tendo em atenção o desafio de logo mais, frente ao 1º de Agosto. Raul Duarte revê os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque. Na sessão desta manhã, Raul Duarte procura incutir nos seus pupilos os melhores argumentos para poder derrubar o adversário desta noite, que ainda não conheceu derrota na presente edição do BAI Basket. MC

26 janeiro 2012

ANGOLA : Associação provincial de Luanda renova mandato em Fevereiro

A Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) realiza no próximo mês de Fevereiro um encontro de renovação de mandatos dos seus membros de direcção, soube hoje, quinta-feira, a Angop.

Segundo o presidente da Mesa da Assembléia, Paulo Neto da Fonseca "Douglas", existem até ao momento três candidaturas para o cargo de presidente de direcção para o mandato 2012-2016, mas aguarda-se por mais.
A actual presidente, Conceição Sampaio, disse, manifestou o desejo de recandidatar-se.
Douglas fez um balanço positivo da direcção cessante, sublinhando que conseguiu dar impulso ao campeonato de mini-basquete e o de iniciados, que em consequência aumentou o número de jogos na categoria sénior feminina, bem como fortificou os laços de cooperação com a federação angolana da modalidade, principalmente na formação de técnicos.
Durante o mandato, sublinhou, houve alguns constrangimentos como a desistência de alguns elementos do corpo directivo e o incumprimento de algumas tarefas acometidas.
Paulo da Fonseca disse esperar que o próximo presidente e seus colaboradores melhorem alguns aspectos negativos decorrentes desde mandato e reforcem os laços com outras congéneres, para a elevação da qualidade do basquetebol nacional e da participação dos angolanos em eventos internacionais.
A APBL controla 15 clubes.

ANGOLA : Lesões preocupam Raul Duarte

O técnico principal do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, está preocupado com a onda de lesões que tem assolado a sua agremiação, numa altura em que prepara o duelo de gigantes, marcado para amanhã, frente ao Petro de Luanda, campeão nacional em título.

Olímpio Cipriano, extremo base, e Escórcio António, extremo, constituem as principais contrariedades da formação da vila de Caculo, que na última terça-feira baqueou diante do Interclube, para acerto da terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
Cipriano contraiu uma lesão no tornozelo direito, ao passo que o jovem Escórcio António fracturou a mão esquerda.
Os dois atletas estão sob observação da equipa médica do grémio de Calulo, e pelo que apuramos, a utilização dos mesmos está fora de hipótese, sobretudo de Escórcio António, que deve retirar o gesso daqui a cerca de semana e meia.
Apesar destas contrariedades, Raul Duarte afirmou que está a preparar o embate de amanhã com os cuidados, para não serem surpreendidos pelo poderoso Petro de Luanda, equipa que busca a revalidação do título nacional.
“Nós estamos muito limitados, face às lesões do Olímpio Cipriano e Escórcio António.
Infelizmente, os dois atletas não podem, de momento, dar o seu contributo à equipa. Por isso, vamos trabalhar no sentido de formar um grupo coeso, que seja capaz de neutralizar os adversários que nos aparecerem pela frente”, prognosticou o técnico principal do Libolo. Além do desafio entre libolenses e “petrolíferos” da capital, a jornada de amanhã reserva ainda as seguintes partidas: Cduan-1º de Agosto, Sporting de Luanda-Amigos de Viana, Vila Estoril-Sporting de Cabinda, Vila Clotilde-ASA e Interclube-Lusíada.

Ilunga aumenta as opções de José Carlos Guimarães
O extremo poste Piurro Ilunga, do Interclube, que falhou as últimas duas jornadas do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos por falta de assento de nascimento, pode ser utilizado no prélio de amanhã, frente à Lusíada, resolvida que está a questão administrativa.
Desse modo, Piurro Ilunga vai aumentar o leque de opções do técnico José Carlos Guimarães. Piurro Ilunga, nascido na República Democrática do Congo, apresentou na última sexta-feira à direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol o seu assento de nascimento, um dos requisitos exigidos pelo órgão reitor da modalidade no país, para poder actuar nas competições organizadas pela FAB.MC

25 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacionais” de básquete júnior: Anfitriões fora da corrida

DEPOIS de Desportivo e Afanados se terem mostrado claramente inferiores – foram os últimos no seu grupo – a derradeira esperança dos anfitriões residia no Ferroviário, na tentativa de pelo menos conseguir uma vaga nas meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol em Juniores Masculinos.
Porém, debalde. Embora tenham terminado com o mesmo número de pontos (oito) com os seus homónimos de Nampula, os “locomotivas” da Beira acabaram sendo afastados da corrida no coeficiente de desempate.
Deste modo, no Grupo “A” passaram A Politécnica e Ferroviário de Nampula, com 10 e oito pontos, respectivamente. Ficaram pelo caminho Ferroviário da Beira, oito pontos, Atlético der Gondola, também oito, Jos-soal de Chimoio, seis, e Golfinhos de Tete, quatro. Pelo Grupo “B”, qualificaram-se, tal como estava previsto, Ferroviário de Maputo, oito pontos, e Costa do Sol, sete, que se sobrepuseram à Soprotecção de Quelimane, seis, Desportivo da Beira, cinco, e Afanados, quatro.
Ontem à noite tiveram lugar os desafios das meias-finais, nomeadamente Ferroviário de Nampula-Ferroviário de Maputo e A Politécnica-Costa do Sol, estando a final prevista para esta noite, a partir das 19.00 horas, no Pavilhão dos Desportos das Beira.
Em relação aos femininos, a luta centra-se entre Ferroviário da Beira, A Politécnica e Desportivo de Maputo. Hoje, último dia, os dois conjuntos de Chimoio, Jos-soal e Abílio Antunes, jogam entre si, e A Politécnica, potencial campeã, enfrenta a aguerrida Soprotecção.

ANGOLA : Interclube suplanta Libolo

Sem o extremo base, Olímpio Cipriano, atleta a contas com uma lesão no tornozelo da parna direita, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul perdeu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, frente a formação do Interclube, por 71-77, em partida de acerto a terceira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

A equipa adstrita a Polícia Nacional viu-se e desejou-se para levar de vencida a forte formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, uma das candidatas à conquista do ceptro nacional. O equilíbrio marcou o desafio, fundamentalmente, nos dois primeiros quartos. Os pupilos de José Carlos Guimarães venceram o primeiro período, por escassos dois pontos (24-22).
No segundo quarto o representante da vila de Calulo que diga-se, ressentiu-se das ausências do extremo base Olímpio Cipriano e do extremo Escórcio António, ambos lesionados, conseguiu um parcial de 15-10, o que perfez 34-37, a favor do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.
O Libolo voltou a dominar o terceiro quarto, fruto do maior rigor defensivo, ao contrário do seu opositor que sistematicamente cometia inúmeros erros, quer defensivos, quer ofensivos. Os pupilos de Raul Duarte terminaram o terceiro período com uma vantagem de sete pontos (51-58).
No quarto derradeiro, quando tudo apontava para uma vitória do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, face ao domínio que exercia, eis que o Interclube, liderados pelo Eduardo Mingas, Milton Barros e Joaquim Xavier conseguiu dar a reviravolta ao resultado, quando perdiam já por uma diferença de quinze pontos.
Os Polícias passaram na liderança do marcador (67-68), quando restavam quatro minutos para o final do desafio. Mas organizados na defesa e cautelosos no ataque, a equipa do Interclube conseguiu suplantar a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 77-71, para a alegria dos adeptos da equipa da Polícia que estiveram em número considerável.
Mingas com 19 pontos, seguido de Milton Barros com 18, foram os melhores marcadores do desafio, ao passo que do lado do Libolo o norte-americano Tommie Eddie destacou-se, com 18 pontos. Eduardo Mingas teve 27 de valorização. Os Polícias conseguiram onze ressaltos, contra oito dos libolenses.

DECLARAÇÔES DOS TÉCNICOS
José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, deu os parabéns aos seus atletas pelo esforço empreendido durante os 48 minutos. “Gostaria de agradecer os meus atletas pelo esforço que fizeram para conseguirem este triunfo. Penso que o Libolo foi um digno vencido porque soube valorizar o espectáculo por isso, está igualmente de parabéns”, finalizou. Por seu lado,
Raul Duarte, afirmou que apesar da derrota foi um bom jogo. “Realizamos um bom jogo mas, pecamos no quarto derradeiro, onde cometemos inúmeros erros e permitimos muitos ressaltos. Queríamos vencer o jogo mas não foi possível, lamentou o técnico.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão 28 de Fevereiro: Cerca de quinhetas pessoas

Arbitragem:Osvaldo Neto, Iracelmo Pinto e António Bernardo
Interclube: Edmundo Ventura (10), Mattew Shaw (8), Francisco Machado (2), Kevin Goffney (6), Jorge Taty (0), Cristovão Oliveira (0), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (19), Milton Barros (18), HelderOrtet (0), Simão João (0), Joaquim Xavier (14).
Treinador: José Carlos Guimarães.

Libolo: José Salvador (4), Olímpio Cipriano (0), Luís Costa (11), Edson Ndoniema (5), Vladimir Geronimo (14), Abdel Moussa Bouckar (11), Tommie Eddie (18), Mutu Fonseca (3), Edson Hilukiwa (0), Francisco Sousa (5).
Treinador:Raul Duarte Guimarães

Marcha do marcador:
24-22, 34-37, 51-58, 77-71.


“Nacionais de cadetes” entram na segunda fase
Vila Clotilde, Sporting do Bié, Petro de Luanda e Sporting de Benguela são equipas apuradas para os oitavos-de -final dos nacionais de cadetes em masculinos que acontecem na cidade do Kuito, província do Bié, e vai até ao dia 28 deste mês.
Na série B, as equipas do 1º de Agosto, ASA e Casa do Pessoal do Porto do Lobito também já estão apuradas para os oitavos-de-final, enquanto as equipas do Desportivo da Huíla e do Jasck do Bié vão disputar a ultima vaga. Hoje, quarta-feira, disputa-se a ultima jornada da fase regular, para o grupo A, com os jogos Misto da Lunda Sul-Yona Spot Clube do Namibe, Sporting de Benguela-Petro de Luanda e Sporting de Benguela-Formigas do Cazenga.
No escalão feminino, Interclube de Benguela continua na liderança da prova com sete pontos, os mesmos que o Interclube. O 1º de Agosto é terceiro com cinco. Ontem a equipa de Benguela venceu o 1º de Agosto por 54-45.
Hoje, quarta-feira, a quinta jornada reserva os jogos Formigas do Cazenga-Inter de Benguela, Sporting de Benguela-Interclube e 1º de Agosto-Sporting do Bié. Todos os jogos estão marcados para o pavilhão do Sporting do Bié.
João Constantino no Kuito

24 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Femininos transferido para Maputo

O CAMPEONATO Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos acaba de ser transferido de Quelimane para a cidade de Maputo, entre os dias 27 de Janeiro e 5 de Fevereiro, em virtude, segundo a Federação Moçambicana da modalidade, a maior parte dos clubes qualificados não ter garantido a sua presença na capital zambeziana.

Este facto não é novo, pois desde a primeira hora que grande parte dos clubes, com particular ênfase para os da capital do país, já tinham manifestado a sua indisponibilidade de se deslocarem para Quelimane, alegando razões de natureza competitiva da própria prova. Tanto quanto sabemos, apenas a Liga Muçulmana, campeã maputense, tinha garantido a sua presença naquelas bandas.

Enquanto isto, na Beira, os “Nacionais de Juniores prosseguem com muito entusiasmo e discussão em relação aos dois primeiros lugares que dão acesso às meias-finais, em masculinos. Na luta estão A Politécnica, oito pontos, e Ferroviário da Beira, sete, pelo Grupo “A”; Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, ambos com seis pontos, pelo “B”.
Nos desafios realizados domingo, a contar para a quarta jornada, Ferroviário da Beira derrotou Jos-soal de Chimoio por 75-52, “locomotivas” de Nampula levaram de vencida Atlético de Gondola pela marca de 95-71 e A Politécnica bateu Golfinhos de Tete por 92-29. Por seu turno, Costa do Sol sobrepôs-se ao Desportivo da Beira pela marca de 62-48 e Soprotecção de Quelimane venceu Afanados da Beira por 75-41, tendo, neste grupo, ficado de fora o Ferroviário de Maputo.
No que diz respeito aos femininos, A Politécnica bateu Jos-soal por 73-17 e Soprotecção, treinada por Deolinda Gimo, sofreu a primeira derrota, ao perder diante do Ferroviário da Beira pela marca de 65-38.
Hoje, enquanto em masculinos começam os cruzamentos entre as equipas do Grupo “A” e as do “B”, em femininos, cujo sistema é de todos contra todos numa volta, Soprotecção joga às 10.00 horas com Jos-soal, Ferroviário da Beira defronta Abílio Antunes de Chimoio (14.30) e Desportivo bate-se com A Politécnica (17.30).

ANGOLA : Interclube recebe hoje o Recreativo do Libolo

Sem Piurro Ilunga (extremo poste), devido a problemas administrativos, a equipa do Interclube recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, em partida de acerto da terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Depois de ter perdido no recomeço do BAI Basket, frente à formação militar, por 79-63, na sexta-feira, a equipa do Interclube volta a ter hoje mais um teste difícil, diante do representante da vila de Calulo, que a par da equipa da Polícia lidera esta edição do “Nacional”, ambos com oito pontos.
Impossibilitado de fazer alinhar o extremo poste Piurro Ilunga, atleta que até ao momento ainda não apresentou à direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol o assento de nascimento, um dos documentos exigidos pelo órgão reitor da modalidade a todos os jogadores que actuam no BAI Basket, o técnico do Interclube, José Carlos Guimarães, vai procurar montar uma equipa que seja capaz de neutralizar o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, um dos aspirantes ao título nacional. Os dois norte-americanos – Mathew Shaw e Kevin Goffney – estão praticamente adaptados à filosofia do treinador da turma da Polícia.
Também o internacional angolano, Olímpio Cipriano, uma das estrelas da equipa de Calulo, está recuperado da lesão que tinha num dos dedos da mão direita, e deve constar no cinco inicial do técnico Raul Duarte. No Pavilhão do Codenm, o 1º de Agosto recebe às 18h00 a modesta formação do Clube Vila Estoril, num embate onde os militares são claramente favoritos à conquista dos dois pontos.
A ronda três começa a ser jogada às 15h00, com a Universidade Lusíada a receber no Dream Space, em Viana, o Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto. Na província mais ao norte do país, Cabinda, o Sporting local tem pela frente o Clube Amigos de Viana, em jogo marcado para as 18h00.

23 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacionais” de básquete júnior: Emoção a rodos no Chiveve

EMOÇÃO, muita emoção mesmo, tem sido o denominador comum nas muitas partidas dos Campeonatos Nacionais de Basquetebol de Juniores Masculinos e Femininos, a decorrerem no Pavilhão dos Desportos da Beira.
Resultados equilibrados e pontuações que se aproximam da centena mostram o quanto os jovens basquetistas estão a esforçar na busca do melhor desfecho para as suas formações, numa disputa, por exemplo em masculinos, tem para já como finalidade a transição para as meias-finais.
Aliás, esta noite, os quatro candidatos ao título travam-se de razões, em despiques que se perspectivam extraordinariamente empolgantes, dado que estará em causa o primeiro lugar do grupo, o que sempre traz alguma vantagem, considerando que na próxima fase terá pela frente o segundo classificado doutra série.
A partir das 17.30 horas, estarão frente-a-frente Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, respectivamente segundo e primeiro classificados do Grupo B. Os “canarinhos”, com um jogo a menos, somam quatro pontos, enquanto os “locomotivas” têm seis e com um desafio a mais. Nos lugares seguintes vêm Desportivo e Afanados, ambos da Beira, com três, e Soprotecção de Quelimane, dois.
Em relação ao Grupo A, defrontam-se Ferroviário da Beira e A Politécnica, às 19.00 horas, numa série em que o surpreendente Atlético de Gondola pode vir a interferir nas contas finais. A liderança pertence aos “universitários” com seis pontos, seguidos de “locomotivas” e gondolenses com cinco cada, Ferroviário de Nampula e Jos-soal de Chimoio quatro e Golfinhos de Tete dois.
No que diz respeito aos femininos, com seis equipas que jogam entre si no sistema de todos contra todos numa única volta, o equilíbrio também não foge à regra. À cabeça do pelotão está o Ferroviário da Beira, com cinco pontos, seguido do triunvirato A Politécnica, Soprotecção e Desportivo de Maputo com quatro, Abílio Antunes de Chimoio três e Jos-soal, também de Chimoio, um.
Entre sexta-feira e sábado tiveram lugar encontros referentes à segunda e terceira jornadas. No primeiro dia, em femininos, Desportivo de Maputo viu-se em apuros para levar de vencida Abílio Antunes por três pontos (66-63), enquanto A Politécnica bateu Ferroviário da Beira pela marca de 65-42.
Nos jogos de masculinos, A Politécnica espezinhou Atlético por 81-31, tendo, por seu turno, Ferroviário de Nampula batido Jos-soal pela marca de 87-61. Já o Ferroviário da Beira venceu Golfinhos por 75-37, Costa do Sol derrotou Soprotecção pela marca de 77-69 e Ferroviário de Maputo goleou Afanados por 72-22.
No sábado, destaque, em masculinos, para o triunfo do Atlético sobre o Ferroviário da Beira pela marca de 67-61, assim como para a vitória de A Politécnica diante do Ferroviário de Nampula por 87-32. Jos-soal venceu Golfinhos por 59-36, Costa do Sol bateu Afanados pela marca de 64-31 e Ferroviário de Maputo derrotou Desportivo da Beira pela marca de 65-27.

Hoje, roda a quinta jornada, com os seguintes jogos:
9.00 – Golfinhos de Tete-Fer. Nampula (Masc.)
10.30 – Jos-soal-Atlético de Gondola (Masc.)
14.30 – Soprotecção-Desp. Beira (Masc.)
16.00 – Jos-soal-Desp. Maputo (Fem.)
17.30 – Costa do Sol-Fer. Maputo (Masc.)
19.00 – Fer. Beira-A Politécnica (Masc.).

22 janeiro 2012

CABO VERDE : ESCOLA DE BASQUETEBOL DEU MAIS UMA PROVA DA SUA VITALIDADE

Este sábado, dia 20 de Janeiro, a escola de basquetebol do Porto Novo Basket deu mais uma demonstração do seu dinamismo com a realização de mais um jogo dos juniores, com a equipa B a vencer a equipa A por 30-17.

Depois do torneio sub-16, que terminou em Dezembro, Porto Novo Basket promoveu, assim, mais uma actividade inserida na estratégia de consolidar o projecto de formação de crianças e jovens.´
O “poste” Péricos Almada (Patuch), um jovem de apenas 17 anos de grande qualidade, foi o MVP (melhor jogo em campo), com 11 pontos e vários ressaltos. Ainda da equipa B, estiveram também em bom plano o “base” Iúri (Tocha), com sete pontos, o “poste” Samuel David, com 8 pontos e o extremo Clovis, com 4 pontos marcados.
Do lado da equipa A, o “poste” Ilenir, com 10 pontos, e o “base/poste” João Fernandes (Jonsen), com 7 pontos, foram os grandes destaques
Recorde-se no passado dia 7 de Janeiro, os juniores do Porto Novo Basket deslocaram-se à Ribeira Grande, onde participaram num torneio sub-18 em saudação ao Dia do Município, tendo sido campeões da prova ao vencer as equipas das escolas de basquetebol da Ponta do Sol e do Coculi.

ANGOLA : Adulteração das idades preocupa técnicos nacionais

Os técnicos das camadas de formação participantes nos X e XI campeonatos nacionais de basquetebol em iniciados femininos e masculinos terminados há dias na cidade do Lubango, exortam maior transparência e justeza dos clubes nas idades dos atletas dessa faixa etária. Os técnicos consideram a atitude do corpo técnico da equipa de iniciados feminino do Benfica Petróleos do Lubango de não ter apresentado durante a competição a documentação dos seus atletas mesmo jogando em casa, de um comportamento muito negativo.


Euristides Dias, técnico da equipa feminina de iniciados do Interclube, campeã nacional, referiu que este “caso”, que levou o conselho técnico da prova a punir a formação encarnada do Lubango com uma falta de comparência, manchou negativamente a organização dos nacionais. Aristides Dias acrescentou que, por isso, deve servir de exemplo para os próximos campeonatos, pois acredita que quando se toma medidas rígidas em torno das equipas incumpridoras de regulamentos estabelecidos “creio que não vai tornar a acontecer”.
Aristides Dias espera que com este tipo de medidas aplicadas nos nacionais recentemente terminados, as equipas, quando vierem para os campeonatos, estão preparadas administrativamente. Salientou ter sido bom ver a exigência evidenciada pela comissão disciplinar do evento porque só com cartões na mesa de juízes se faz campeonatos em condições.
“Os treinadores que trabalham com os escalões de formação têm que ser justos.
Devem ir para um campeonato com transparência no que concerne às verdadeiras idades dos petizes. Não podemos mentir ou adulterar em nenhum momento as idades. Isto constitui crime. Em termos morfológicas, vimos que durante os nacionais algumas atletas não tinham a idade exigida (14 anos).”O técnico da formação do 1º de Agosto, André Manuel, considerou positivos os campeonatos. Critica por ter havido muitas irregularidades na parte da organização administrativa das equipas. Algumas não apresentaram cartões nem bilhetes de identidade das atletas. O técnico confirmou que este facto levou a organização do certame a desclassificar algumas formações. “Espero que na próxima época as equipas melhorem muito em termos administrativos”, finalizou.

Federação alerta clubes
A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol alertou os clubes participantes da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) a regularizarem o mais brevemente possível a documentação dos seus atletas, sob pena de se verem privados dos seus jogadores durante a competição que reatou na última sexta-feira, após duas semanas de paralisação, resultante da greve decretada pelos homens do apito.
Soares de Campos, um dos membros do órgão reitor da modalidade no país, afirmou ao Jornal dos Desportos que a sua instituição não vai conceder qualquer facilidade, quando se confrontar com qualquer atleta que não tem reunido a documentação exigida pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Miguel Pontes Lutonda (1º de Agosto) e Piurro Ilunga (Interclube) foram os atletas que na última sexta-feira não conseguiram actuar pelas respectivas equipas, por falta de assento de nascimento. Melo Clemente

21 janeiro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacionais” de básquete júnior: Muita rapaziada na Beira

MUITA rapaziada “invadiu” o Chiveve, por ocasião dos Campeonatos Nacionais de Basquetebol em Juniores Masculinos e Femininos, que decorrem desde quinta-feira no Pavilhão dos Desportos da Beira. Nunca uma competição desta natureza teve tantas equipas como esta: são, nada mais nada menos, que 17 equipas, facto que leva a uma verdadeira maratona de jogos, desde as 11.00 da manhã até cerca das 23.00 horas.


Em masculinos, tomam parte na prova 11 formações, divididas em duas séries, sendo uma com seis participantes e outra com cinco, enquanto em femininos estão na Beira seis equipas, todas elas tendo como finalidade a conquista do título.
Na jornada inaugural, destaque para o facto de a equipa treinada pela internacional Deolinda Gimo, a Soprotecção de Quelimane, ter derrotado o Desportivo pela marca de 52-47, naquilo que foi uma boa estreia das zambezianas rumo ao seu objectivo de ocupar os lugares do pódio.
Ainda em femininos, A Politécnica levou de vencida Abílio Antunes de Chimoio por 67-22, acontecendo o mesmo com o anfitrião Ferroviário da Beira, que bateu Jossowal de Chimoio por 49-12, uma diferença claramente visível entre os dois contendores.
Em masculinos, a luta, para já, centra-se nos primeiros dois lugares que dão direito à qualificação para as meias-finais. No Grupo “A”, Atlético de Gondola ganhou por falta de comparência do Golfinhos de Tete, A Politécnica venceu Jossowal por 74-37 e Ferroviário da Beira derrotou Ferroviário de Nampula pela marca de 63-54, numa das partidas mais emocionantes do dia.
No que diz respeito ao Grupo “B”, Desportivo da Beira sobrepôs-se aos Afanados, também da Beira, por 53-27, e Ferroviário de Maputo bateu Soprotecção por 46-25. Devido ao número ímpar de equipas, ficou de fora o Costa do Sol.

Depois da segunda jornada, ontem, hoje tem lugar a terceira ronda, obedecendo ao seguinte programa:
8.30 – Golfinhos-Jossowal (Masc.)
10.00 – Fer. Beira-Atlético de Gondola (Masc.)
11.30 – Abílio Antunes-Soprotecção (Fem.)
14.30 – Fer. Nampula-A Politécnica (Masc.)
16.00 – Costa do Sol-Afanados da Beira (Masc.)
17.30 – Fer. Maputo-Desp. Beira (Masc.)
19.00 – Fer. Beira-Desp. Maputo (Fem.).

ANGOLA : D´Agosto supera Interclube

Depois de uma primeira parte sofrivel, em que consentiu um rigoroso empate a 35 pontos, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a equipa do 1º de Agosto conseguiu superar a formação do Interclube nos períodos subsequentes e vergou o seu opositor, por 79-63, em partida de acerto a primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Presos em alguns movimentos, fruto do interregno “forçado” de cerca de duas semanas, resultante da greve decretada pelos homens do apito, que exigiam o pagamento dos seus ordenados referente à época passada, as duas equipas conseguiram proporcionar ao público presente com um espectáculo acima da média.

Fruto do maior rigor defensivo, os pupilos de José Carlos Guimarães terminaram o quarto inicial em vantagem de um ponto (15-14). Os “militares” que, diga-se, ressentiram-se da ausência do experiente Miguel Pontes Lutonda (ver peça à parte), melhoraram o seu jogo ofensivo, tendo vencido por um parcial de 21-20, o que perfez 35-35, ao cabo dos primeiros 24 minutos. No terceiro período, os comandados de Mário Palma superiorizaram-se, tendo inclusive chegado a uma diferença de 20 pontos (59-39). Nesta etapa, o internacional cabo-verdiano, Mário Correia, extremo-base, destacou-se entre os demais, ao anotar oito pontos em dois minutos, para o gaúdio dos adeptos do 1º de Agosto que estavam bastante apreensivos, sobretudo nos dois primeiros períodos.
A equipa militar limitou-se a gerir a vantagem até ao apito final. Milton Barros, base do Interclube, foi o cestinha do desafio, com 29 pontos, seguido de Mário Correia, extremo base do 1º de Agosto, que anotou 26 pontos. O norte-americano Reggie Moore teve 34 de valorização, além dos 20 pontos marcados. Moore foi ainda o rei dos ressaltos, com 14, sendo dez defensivos e quatro ofensivos. Em termos de lançamentos de longa distância, o Interclube teve uma percentagem de 38, contra 36 da equipa rubro e negra. Já nos dois pontos, a equipa militar obteve 48 por cento (16/33), ao passo que o seu adversário teve um aproveitamento de 45 por c ento (14/31).

Ficha Técnica
Pavilhão de Bouzzaoui: vazio
Arbitragem:Chilif Abd (Marrocos) e Safir Karim (Buruindi)

1º de Agosto:Filipe Abraão 0), Armando Costa (7), Adilson Baza (0), Mário Correia (26), Felizardo Ambrósio (2), Joaquim Gomes “Kikas” (4), Hermenegildo Santos (0), Domingos Bonifácio (6), Carlos Morais (11), Leonel Paulo (3), Reggie Moore (20).
Treinador: Mário Palma.

Interclube: Edmundo Ventura (1), Mathew Shaw (15), Francisco Machado (0), Kevin Goffney (15), Jorge Taty (0), Lifetu Selengue (0), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (3), Milton Barros (14), helder Ortet (0), Simão João (6), Joaquim Xavier (9).
Treinador: José Carlos

Guimarães
Marcha do marcador:
14-15, 35-35, 60-45, 79-63

Lutonda falha jogo por falta de assento
O base do 1º de Agosto, Miguel Pontes Lutonda, foi o grande ausente na partida de ontem, em que a sua equipa defrontou no Pavilhão do Codenm, o Interclube, em desafio de acerto à primeira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. O Internacional angolano falhou o desafio por falta de assento de nascimento.
O comissário da partida, Soares de Campo, fez cumprir deste modo, a circular que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tornou pública na presente época desportiva, segundo a qual, os clubes deviam apresestavam junto da direcção técnica toda a documentação dos seus atletas. MC

Bié alberga nacionais de cadetes
A província do Bié volta a colher, 20 anos depois, uma prova de basquetebol de cadetes em ambos os sexos. O record de equipas (19), satisfaz a organização que se orgulha de ter um número elevado de equipas na prova, distribuídas em 13 masculinas e seis femininas. A competição teve início na quinta-feira. Em masculinos, os candidatos ao título são as equipas da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, campeão em título, 1º Agosto, Vila Clotilde e Petro de Luanda. Sport do Bié e Sport de Benguela também devem ser levadas em consideração, já que o Sport venceu o confrade de Benguela e o Vila venceu o Petro de Luanda na primeira jornada.
A prova em masculinos está a ser disputada em duas séries. Sport do Bié, Misto da Lunda Sul, Vila Clotilde, Yona do Namibe, Sport de Benguela, Formigas do Cazenga de Luanda e Petro de Luanda fazem parte da série A, ao passo que na série B estão as equipas do Casa Pessoal, ASA, 1º de Agosto, Jasck do Bié, Desportivo da Huíla e Grupo Desportivo da Chibia. Na classe feminina, as equipas do Sport de Benguela, campeã nacional, 1º de Agosto, Interclube de Luanda, Formigas do Cazenga de Luanda, Sport do Bié e Interclube de Benguela vão disputar a prova numa poole a duas voltas apurando-se as quatro primeiras à meia-final. João Constantino, no Kuito

20 janeiro 2012

ANGOLA : Benguela organiza torneio internacional em Fevereiro

A cidade de Benguela acolhe, a 3 e 4 de Fevereiro próximo, um torneio internacional de basquetebol sénior masculino, a ser disputado pela selecção provincial, 1º de Agosto, Interclube e o Barreirense, da primeira liga portuguesa. Em conferência de imprensa, o coordenador da prova, Manuel Silva Pipas, disse que o torneio, designado “4 de Fevereiro”, visa exaltar este importante marco da luta de libertação nacional e contribuir para o desenvolvimento harmonioso de Benguela e do basquetebol.

Informou que o torneio, cuja primeira edição é organizada pelo governo provincial de Benguela, em parceria com a associação da modalidade, pretende incutir nos clubes, atletas e sociedade civil a confiança no desenvolvimento da modalidade nos próximos anos. Garantiu que a comissão organizadora do evento está a criar todas as condições, para que o torneio venha a decorrer com o êxito desejado.
Destacou que a prova conta com o apoio da Federação Angolana de Basquetebol, que autorizou a participação do 1º de Agosto e Interclube, devendo remarcar os jogos do nacional que as duas equipas disputariam na data do torneio. As partidas vão disputar-se no Pavilhão das Acácias Rubras, recinto que vai albergar a primeira fase da Supertaça Compal deste ano, com as equipas do FC Porto, CAB Madeira, de Portugal, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto (Angola), e Maxaquene, de Moçambique.

>> Em Masculino
Petro revalida o título no nacional de iniciados
O Petro de Luanda revalidou quarta-feira última, na cidade do Lubango, o título de campeão nacional em basquetebol em iniciados masculinos. Para arrebatar o troféu, a formação do Petro derrotou na final, cheia de emoções, a Casa Pessoal do Porto do Lobito, por 58-53. Ao intervalo, a formação “petrolífera” levava vantagem de 32-28. No terceiro período, a CPPL conseguiu dar uma reviravolta à sequência dos acontecimentos, ao vencer por 46-39. No último quarto, liderou até aos três últimos minutos, altura em que os rapazes do catetão aproveitaram bem as quatro faltas colectivas do adversário.
Belarmino Tchipongue, técnico principal da equipa do Petro de Luanda, reconheceu a dificuldade do jogo, pois a sua rapaziada só conseguiu recuperar da desvantagem de 11 pontos nos últimos minutos da partida. “Foi um jogo cheio de emoções. Não tenho palavras para descrever. A três minutos do fim, quis atirar a toalha ao tapete, mas acreditei nos miúdos e conseguimos dar a volta ao resultado com diferença de 11 pontos. No final, defendemos melhor e aproveitamos as quatro faltas colectivas que o adversário tinha”, explicou.
Belarmino Tchipongue admitiu que a Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) é uma equipa muito forte e que possui, no seu plantel, quatro jovens bons. “Se continuarem a jogar e se forem bem acompanhados, darão muito que falar, quem sabe nos juniores e posteriormente nos seniores”, disse.
Para Edson Pires, técnico-adjunto da CPPL, a conduta demonstrada pela arbitragem, sobretudo no último período, contribuiu para o desfecho do jogo. Na opinião daquele técnico, houve erros fatais que ditaram a derrota da sua equipa.
Confessou que este foi um dos piores campeonatos que fez de iniciados, mas reconheceu o poderio do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Sporting de Benguela. “Estivemos a comandar o jogo, mas os espectadores viram a roubalheira que se passou. Os árbitros foram ameaçados nos balneários para apitar a favor do Petro. A verdade é que o Petro de Luanda não ganha à CPPL”, desabafou.
Para o terceiro lugar, o Sporting de Benguela derrotou as Formigas do Cazenga por 62-61. O 1º de Agosto quedou-se no quinto lugar ao vencer o Sporting do Bié por 36-25. Nos lugares seguintes ficaram o Sporting do Bié, Petro do Huambo, Clube dos Amigos de Basquetebol do Namibe, Heja Sport da Huíla e Logos Clube da Huíla. O atleta Ismael Monteiro, do Petro de Luanda, foi eleito MVP do campeonato, enquanto a taça da equipa “fair play” foi entregue ao Petro do Huambo. Gaudêncio Hamelay, no Lubango

>> Femininos
Interclube mostra supremacia
A equipa do Interclube venceu, na última quarta-feira, pela terceira vez consecutiva, o Campeonato Nacional de basquetebol, em iniciados masculinos, cuja X edição se realizou na cidade do Lubango, ao bater na final a sua congénere do 1º de Agosto, por 48–27. A formação dos “polícias” da capital passeou toda a sua classe na partida. Ao intervalo, vencia já por 20-16. O conjunto “militar” conseguiu dar réplica no terceiro quarto, mas o Interclube voltou a dominar o desafio.
Euristides Dias, técnico principal do Interclube, afirmou que o título se deve ao sacrifício e empenho das atletas durante o campeonato. “É um prémio justo por aquilo que o Interclube faz ao longo dos anos. Foi uma vitória suada. O 1º de Agosto contrariou-nos até ao terceiro quarto. Por isso, felicito as minhas atletas por se terem portado bem e chegado ao final do jogo com este espírito de vencedoras”, referiu.
O técnico lamentou a situação da falta de documentação por parte das atletas do Benfica Petróleos do Lubango. “Houve naturalmente falhas por parte da equipa da casa (Benfica do Lubango). Não contávamos com esta situação. Este tipo de comportamento é muito negativo. Para mim, a final seria mesmo com o Benfica do Lubango, que tem atletas dotadas de bom nível técnico”, reconheceu.
Adiantou que nestes nacionais houve atletas com talento, que podem engrandecer no futuro da modalidade. André Manuel, técnico do 1º de Agosto, disse que a sequência de jogos e o factor clima foram alguns dos factores que ditaram a derrota do conjunto na final. “Perdemos o jogo. Por isso, temos de ter paciência. Vamos continuar a trabalhar para que, nos próximos eventos, possamos melhorar. Por serem jovens, não podemos exigir muito. Já foi bom chegarmos ao segundo lugar. Julgo ser um esforço reconhecível, atendendo que este é o primeiro ano em que as minhas atletas participam num campeonato”, explicou.
O Sporting de Benguela ocupou o terceiro lugar mercê da falta de comparência averbada à equipa do Benfica do Lubango, que se conformou com a quarta posição. O Sporting do Bié alcançou o quinto, enquanto a Heja Sport da Huíla ocupou o sexto lugar da prova. Participaram nesta competição, o 1º de Agosto, Interclube, Formigas do Cazenga, Heja Sport Clube, Benfica do Lubango, Sporting do Bié e Sporting de Benguela. Madalena Francisco foi eleita MVP da prova. Gaudêncio Hamelay, no Lubango

ANGOLA : Irregularidade relega Benfica para quarto lugar nos Nacionais

A equipa feminina de iniciados do Benfica Petróleos do Lubango foi relegada ontem para a quarta posição da classificação geral da X edição do Campeonato Nacional de basquetebol, por não ter apresentado a documentação dos seus atletas.

A polémica em torno da formação do Benfica Petróleos do Lubango teve outros desenvolvimentos na terça-feira à noite, no pavilhão Multiuso da Nª Srª do Monte, quando a equipa se aprontava para disputar as meias-finais diante do 1º de Agosto.
O jogo não foi realizado no dia previsto porque os dirigentes da equipa feminina do 1º de Agosto exigiram a apresentação dos cartões de licença ou os bilhetes de identidade das atletas do Benfica, como mandam os regulamentos da federação.
Por essa razão, a organização dos nacionais (masculino e feminino) reuniu-se de emergência com todos os responsáveis das caravanas desportivas participantes, para analisar o caso, que ganhou muita controvérsia nos últimos dias.
Henriques Albano, secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, explicou que, depois do encontro, foi pedido que a direcção do Benfica Petróleos do Lubango apresentasse a documentação até às 10h30 de ontem, horário estabelecido para a remarcação do desafio para definir o outro finalista. O responsável associativo confirmou que a equipa encarnada do Lubango compareceu no local da partida, mas apenas seis atletas eram portadores de bilhetes de identidade.
“Como sabem, na terça-feira, depois daquela situação que houve no multiuso, com a verificação da documentação, reunimo-nos hoje (ontem) com a presença do secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento. O Benfica do Lubango, na voz do seu vice-presidente, comprometeu-se, naquele encontro, a fazer tudo para, às 10h30 de hoje, apresentar os dilhetes de identidade das atletas do Benfica, o que não aconteceu”, contou.
“Sendo assim, mandou-se perfilar a formação do Benfica e esta apresentou apenas seis atletas com os bilhetes de identidade. As outras crianças que jogam na equipa possuem o assento de nascimento. Segundo os regulamentos, com seis atletas, uma equipa não pode jogar. Tem de ter no mínimo 10”, explicou.
Henriques Albano referiu que, perante a situação, o Conselho Técnico averbou falta de comparência ao Benfica por ter infringido os regulamentos da FAB. A formação huilana, que até então vinha realizando um bom campeonato, com apenas uma derrota diante do Interclube, viu gorado o sonho de disputar um lugar no pódio e quedou-se na quarta posição. O Sporting de Benguela ocupou a terceira posição. As duas equipas da capital, o 1º de Agosto e Interclube, disputaram a final da prova na classe feminina.

Huilanos com três equipas nos campeonatos nacionais
As formações do Clube Desportivo da Chibia, Desportivo da Huíla e do Benfica do Lubango são os representantes da província da Huíla nos Campeonatos Nacionais de basquetebol em cadetes masculinos e femininos, com arranque previsto para hoje, na cidade do Kuito, Bié. As referidas formações lograram o direito de disputar a prova mercê dos lugares cimeiros que conquistaram nos campeonatos provinciais.
Na prova masculina, a Huíla é representada pelas formações do Clube Desportivo da Huíla e da Chibia, ao passo que a formação encarnada representa a província na competição feminina. Os embaixadores huilanos na competição estão cientes das dificuldades que podem enfrentar, mas não descuram do objectivo principal, que é a conquista dos lugares cimeiros, à excepção do Desportivo da Chibia, que vai apenas para ganhar experiência.
A pretensão foi reforçada ao Jornal dos Desportos, no Lubango, por Henriques Albano, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol, que finalizou ontem os procedimentos burocráticos relacionados com a inscrição das três filiadas junto da Federação Angolana de Basquetebol e a deslocação em tempo para o palco da competição. “Tudo foi tratado para que, em tempo recorde, as equipas possam estar no Kuito”, assegurou.
O responsável reforçou que as fichas dos atletas ainda não estão em posse da federação, mas tudo está bem encaminhado, apesar do pouco tempo que resta para o efeito. “É um dos pendentes que falta resolver, mas esse processo está a correr bem. No momento certo, as nossas equipas vão estar em condições de realizar a prova”, garantiu. O Clube Desportivo da Huíla viaja amanhã e o Benfica do Lubango no sábado, por via terreste. O Clube Desportivo da Chibia já se encontra no palco dos Nacionais.

Benigno Narciso, no Lubango