Africa Basquetebol

25 janeiro 2012

ANGOLA : Interclube suplanta Libolo

Sem o extremo base, Olímpio Cipriano, atleta a contas com uma lesão no tornozelo da parna direita, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul perdeu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, frente a formação do Interclube, por 71-77, em partida de acerto a terceira jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

A equipa adstrita a Polícia Nacional viu-se e desejou-se para levar de vencida a forte formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, uma das candidatas à conquista do ceptro nacional. O equilíbrio marcou o desafio, fundamentalmente, nos dois primeiros quartos. Os pupilos de José Carlos Guimarães venceram o primeiro período, por escassos dois pontos (24-22).
No segundo quarto o representante da vila de Calulo que diga-se, ressentiu-se das ausências do extremo base Olímpio Cipriano e do extremo Escórcio António, ambos lesionados, conseguiu um parcial de 15-10, o que perfez 34-37, a favor do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.
O Libolo voltou a dominar o terceiro quarto, fruto do maior rigor defensivo, ao contrário do seu opositor que sistematicamente cometia inúmeros erros, quer defensivos, quer ofensivos. Os pupilos de Raul Duarte terminaram o terceiro período com uma vantagem de sete pontos (51-58).
No quarto derradeiro, quando tudo apontava para uma vitória do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, face ao domínio que exercia, eis que o Interclube, liderados pelo Eduardo Mingas, Milton Barros e Joaquim Xavier conseguiu dar a reviravolta ao resultado, quando perdiam já por uma diferença de quinze pontos.
Os Polícias passaram na liderança do marcador (67-68), quando restavam quatro minutos para o final do desafio. Mas organizados na defesa e cautelosos no ataque, a equipa do Interclube conseguiu suplantar a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 77-71, para a alegria dos adeptos da equipa da Polícia que estiveram em número considerável.
Mingas com 19 pontos, seguido de Milton Barros com 18, foram os melhores marcadores do desafio, ao passo que do lado do Libolo o norte-americano Tommie Eddie destacou-se, com 18 pontos. Eduardo Mingas teve 27 de valorização. Os Polícias conseguiram onze ressaltos, contra oito dos libolenses.

DECLARAÇÔES DOS TÉCNICOS
José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, deu os parabéns aos seus atletas pelo esforço empreendido durante os 48 minutos. “Gostaria de agradecer os meus atletas pelo esforço que fizeram para conseguirem este triunfo. Penso que o Libolo foi um digno vencido porque soube valorizar o espectáculo por isso, está igualmente de parabéns”, finalizou. Por seu lado,
Raul Duarte, afirmou que apesar da derrota foi um bom jogo. “Realizamos um bom jogo mas, pecamos no quarto derradeiro, onde cometemos inúmeros erros e permitimos muitos ressaltos. Queríamos vencer o jogo mas não foi possível, lamentou o técnico.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão 28 de Fevereiro: Cerca de quinhetas pessoas

Arbitragem:Osvaldo Neto, Iracelmo Pinto e António Bernardo
Interclube: Edmundo Ventura (10), Mattew Shaw (8), Francisco Machado (2), Kevin Goffney (6), Jorge Taty (0), Cristovão Oliveira (0), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (19), Milton Barros (18), HelderOrtet (0), Simão João (0), Joaquim Xavier (14).
Treinador: José Carlos Guimarães.

Libolo: José Salvador (4), Olímpio Cipriano (0), Luís Costa (11), Edson Ndoniema (5), Vladimir Geronimo (14), Abdel Moussa Bouckar (11), Tommie Eddie (18), Mutu Fonseca (3), Edson Hilukiwa (0), Francisco Sousa (5).
Treinador:Raul Duarte Guimarães

Marcha do marcador:
24-22, 34-37, 51-58, 77-71.


“Nacionais de cadetes” entram na segunda fase
Vila Clotilde, Sporting do Bié, Petro de Luanda e Sporting de Benguela são equipas apuradas para os oitavos-de -final dos nacionais de cadetes em masculinos que acontecem na cidade do Kuito, província do Bié, e vai até ao dia 28 deste mês.
Na série B, as equipas do 1º de Agosto, ASA e Casa do Pessoal do Porto do Lobito também já estão apuradas para os oitavos-de-final, enquanto as equipas do Desportivo da Huíla e do Jasck do Bié vão disputar a ultima vaga. Hoje, quarta-feira, disputa-se a ultima jornada da fase regular, para o grupo A, com os jogos Misto da Lunda Sul-Yona Spot Clube do Namibe, Sporting de Benguela-Petro de Luanda e Sporting de Benguela-Formigas do Cazenga.
No escalão feminino, Interclube de Benguela continua na liderança da prova com sete pontos, os mesmos que o Interclube. O 1º de Agosto é terceiro com cinco. Ontem a equipa de Benguela venceu o 1º de Agosto por 54-45.
Hoje, quarta-feira, a quinta jornada reserva os jogos Formigas do Cazenga-Inter de Benguela, Sporting de Benguela-Interclube e 1º de Agosto-Sporting do Bié. Todos os jogos estão marcados para o pavilhão do Sporting do Bié.
João Constantino no Kuito