Africa Basquetebol

20 janeiro 2012

ANGOLA : Benguela organiza torneio internacional em Fevereiro

A cidade de Benguela acolhe, a 3 e 4 de Fevereiro próximo, um torneio internacional de basquetebol sénior masculino, a ser disputado pela selecção provincial, 1º de Agosto, Interclube e o Barreirense, da primeira liga portuguesa. Em conferência de imprensa, o coordenador da prova, Manuel Silva Pipas, disse que o torneio, designado “4 de Fevereiro”, visa exaltar este importante marco da luta de libertação nacional e contribuir para o desenvolvimento harmonioso de Benguela e do basquetebol.

Informou que o torneio, cuja primeira edição é organizada pelo governo provincial de Benguela, em parceria com a associação da modalidade, pretende incutir nos clubes, atletas e sociedade civil a confiança no desenvolvimento da modalidade nos próximos anos. Garantiu que a comissão organizadora do evento está a criar todas as condições, para que o torneio venha a decorrer com o êxito desejado.
Destacou que a prova conta com o apoio da Federação Angolana de Basquetebol, que autorizou a participação do 1º de Agosto e Interclube, devendo remarcar os jogos do nacional que as duas equipas disputariam na data do torneio. As partidas vão disputar-se no Pavilhão das Acácias Rubras, recinto que vai albergar a primeira fase da Supertaça Compal deste ano, com as equipas do FC Porto, CAB Madeira, de Portugal, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e 1º de Agosto (Angola), e Maxaquene, de Moçambique.

>> Em Masculino
Petro revalida o título no nacional de iniciados
O Petro de Luanda revalidou quarta-feira última, na cidade do Lubango, o título de campeão nacional em basquetebol em iniciados masculinos. Para arrebatar o troféu, a formação do Petro derrotou na final, cheia de emoções, a Casa Pessoal do Porto do Lobito, por 58-53. Ao intervalo, a formação “petrolífera” levava vantagem de 32-28. No terceiro período, a CPPL conseguiu dar uma reviravolta à sequência dos acontecimentos, ao vencer por 46-39. No último quarto, liderou até aos três últimos minutos, altura em que os rapazes do catetão aproveitaram bem as quatro faltas colectivas do adversário.
Belarmino Tchipongue, técnico principal da equipa do Petro de Luanda, reconheceu a dificuldade do jogo, pois a sua rapaziada só conseguiu recuperar da desvantagem de 11 pontos nos últimos minutos da partida. “Foi um jogo cheio de emoções. Não tenho palavras para descrever. A três minutos do fim, quis atirar a toalha ao tapete, mas acreditei nos miúdos e conseguimos dar a volta ao resultado com diferença de 11 pontos. No final, defendemos melhor e aproveitamos as quatro faltas colectivas que o adversário tinha”, explicou.
Belarmino Tchipongue admitiu que a Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) é uma equipa muito forte e que possui, no seu plantel, quatro jovens bons. “Se continuarem a jogar e se forem bem acompanhados, darão muito que falar, quem sabe nos juniores e posteriormente nos seniores”, disse.
Para Edson Pires, técnico-adjunto da CPPL, a conduta demonstrada pela arbitragem, sobretudo no último período, contribuiu para o desfecho do jogo. Na opinião daquele técnico, houve erros fatais que ditaram a derrota da sua equipa.
Confessou que este foi um dos piores campeonatos que fez de iniciados, mas reconheceu o poderio do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Sporting de Benguela. “Estivemos a comandar o jogo, mas os espectadores viram a roubalheira que se passou. Os árbitros foram ameaçados nos balneários para apitar a favor do Petro. A verdade é que o Petro de Luanda não ganha à CPPL”, desabafou.
Para o terceiro lugar, o Sporting de Benguela derrotou as Formigas do Cazenga por 62-61. O 1º de Agosto quedou-se no quinto lugar ao vencer o Sporting do Bié por 36-25. Nos lugares seguintes ficaram o Sporting do Bié, Petro do Huambo, Clube dos Amigos de Basquetebol do Namibe, Heja Sport da Huíla e Logos Clube da Huíla. O atleta Ismael Monteiro, do Petro de Luanda, foi eleito MVP do campeonato, enquanto a taça da equipa “fair play” foi entregue ao Petro do Huambo. Gaudêncio Hamelay, no Lubango

>> Femininos
Interclube mostra supremacia
A equipa do Interclube venceu, na última quarta-feira, pela terceira vez consecutiva, o Campeonato Nacional de basquetebol, em iniciados masculinos, cuja X edição se realizou na cidade do Lubango, ao bater na final a sua congénere do 1º de Agosto, por 48–27. A formação dos “polícias” da capital passeou toda a sua classe na partida. Ao intervalo, vencia já por 20-16. O conjunto “militar” conseguiu dar réplica no terceiro quarto, mas o Interclube voltou a dominar o desafio.
Euristides Dias, técnico principal do Interclube, afirmou que o título se deve ao sacrifício e empenho das atletas durante o campeonato. “É um prémio justo por aquilo que o Interclube faz ao longo dos anos. Foi uma vitória suada. O 1º de Agosto contrariou-nos até ao terceiro quarto. Por isso, felicito as minhas atletas por se terem portado bem e chegado ao final do jogo com este espírito de vencedoras”, referiu.
O técnico lamentou a situação da falta de documentação por parte das atletas do Benfica Petróleos do Lubango. “Houve naturalmente falhas por parte da equipa da casa (Benfica do Lubango). Não contávamos com esta situação. Este tipo de comportamento é muito negativo. Para mim, a final seria mesmo com o Benfica do Lubango, que tem atletas dotadas de bom nível técnico”, reconheceu.
Adiantou que nestes nacionais houve atletas com talento, que podem engrandecer no futuro da modalidade. André Manuel, técnico do 1º de Agosto, disse que a sequência de jogos e o factor clima foram alguns dos factores que ditaram a derrota do conjunto na final. “Perdemos o jogo. Por isso, temos de ter paciência. Vamos continuar a trabalhar para que, nos próximos eventos, possamos melhorar. Por serem jovens, não podemos exigir muito. Já foi bom chegarmos ao segundo lugar. Julgo ser um esforço reconhecível, atendendo que este é o primeiro ano em que as minhas atletas participam num campeonato”, explicou.
O Sporting de Benguela ocupou o terceiro lugar mercê da falta de comparência averbada à equipa do Benfica do Lubango, que se conformou com a quarta posição. O Sporting do Bié alcançou o quinto, enquanto a Heja Sport da Huíla ocupou o sexto lugar da prova. Participaram nesta competição, o 1º de Agosto, Interclube, Formigas do Cazenga, Heja Sport Clube, Benfica do Lubango, Sporting do Bié e Sporting de Benguela. Madalena Francisco foi eleita MVP da prova. Gaudêncio Hamelay, no Lubango