Africa Basquetebol

22 janeiro 2012

ANGOLA : Adulteração das idades preocupa técnicos nacionais

Os técnicos das camadas de formação participantes nos X e XI campeonatos nacionais de basquetebol em iniciados femininos e masculinos terminados há dias na cidade do Lubango, exortam maior transparência e justeza dos clubes nas idades dos atletas dessa faixa etária. Os técnicos consideram a atitude do corpo técnico da equipa de iniciados feminino do Benfica Petróleos do Lubango de não ter apresentado durante a competição a documentação dos seus atletas mesmo jogando em casa, de um comportamento muito negativo.


Euristides Dias, técnico da equipa feminina de iniciados do Interclube, campeã nacional, referiu que este “caso”, que levou o conselho técnico da prova a punir a formação encarnada do Lubango com uma falta de comparência, manchou negativamente a organização dos nacionais. Aristides Dias acrescentou que, por isso, deve servir de exemplo para os próximos campeonatos, pois acredita que quando se toma medidas rígidas em torno das equipas incumpridoras de regulamentos estabelecidos “creio que não vai tornar a acontecer”.
Aristides Dias espera que com este tipo de medidas aplicadas nos nacionais recentemente terminados, as equipas, quando vierem para os campeonatos, estão preparadas administrativamente. Salientou ter sido bom ver a exigência evidenciada pela comissão disciplinar do evento porque só com cartões na mesa de juízes se faz campeonatos em condições.
“Os treinadores que trabalham com os escalões de formação têm que ser justos.
Devem ir para um campeonato com transparência no que concerne às verdadeiras idades dos petizes. Não podemos mentir ou adulterar em nenhum momento as idades. Isto constitui crime. Em termos morfológicas, vimos que durante os nacionais algumas atletas não tinham a idade exigida (14 anos).”O técnico da formação do 1º de Agosto, André Manuel, considerou positivos os campeonatos. Critica por ter havido muitas irregularidades na parte da organização administrativa das equipas. Algumas não apresentaram cartões nem bilhetes de identidade das atletas. O técnico confirmou que este facto levou a organização do certame a desclassificar algumas formações. “Espero que na próxima época as equipas melhorem muito em termos administrativos”, finalizou.

Federação alerta clubes
A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol alertou os clubes participantes da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) a regularizarem o mais brevemente possível a documentação dos seus atletas, sob pena de se verem privados dos seus jogadores durante a competição que reatou na última sexta-feira, após duas semanas de paralisação, resultante da greve decretada pelos homens do apito.
Soares de Campos, um dos membros do órgão reitor da modalidade no país, afirmou ao Jornal dos Desportos que a sua instituição não vai conceder qualquer facilidade, quando se confrontar com qualquer atleta que não tem reunido a documentação exigida pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Miguel Pontes Lutonda (1º de Agosto) e Piurro Ilunga (Interclube) foram os atletas que na última sexta-feira não conseguiram actuar pelas respectivas equipas, por falta de assento de nascimento. Melo Clemente