Africa Basquetebol

30 novembro 2007

ANGOLA : Amigos de Lutonda e Baduna jogam em Dezembro

Um jogo de carácter filantrópico entre os amigos dos basquetebolistas Miguel Lutonda e Edmar Victoriano "Baduna" realiza-se a 07 de Dezembro próximo, no pavilhão da Cidadela Desportiva, soube hoje a Angop.

De acordo com organizadora da partida, a ONG-Linália, o desafio será apresentado esta tarde, em conferência de imprensa, marcado para as 15:30 na sede da Federação Angolana de Basquetebol.

O jogo, a ser disputado sob o lema "Por um natal sem fome", reunirá os antigos basquetebolistas que se destacaram no país, segundo o presidente dessa Organização Não Governamental, Miguel de Lemos Kilundo.

MOÇAMBIQUE : ISPU campeã nacional

Numa noite inspirada, a equipa do ISPU conquistou ontem o Campeonato Nacional de Basquetebol, na categoria de seniores femininos, que vinha decorrendo na cidade nortenha de Nampula ao derrotar de forma convincente o Ferroviário também de Maputo pela expressiva marca de 83-51.

Demostrando ser uma equipa mais coesa e melhor estruturada, sem descurar o facto de estar em dia “sim”, o ISPU comandou o jogo desde os minutos iniciais, não dando chance a experiente equipa “locomotiva” que, ontem, se rendeu ao adversário.

Na outra partida da derradeira jornada, o Ferroviário da Beira venceu o seu homónimo de Nampula por 75-49, relegando assim a equipa anfitriã para o ultimo lugar com quatro pontos fruto de igual numero de derrotas.

O ISPU somou oito pontos e foi seguido pelo Ferroviário de Maputo com sete, Maxaquene com seis e Ferroviário da Beira com cinco pontos.

Nas nossas próximas edições contamos trazer o rescaldo deste certame.

ANGOLA : Taça dos Campeões: Simão Panzo "coloca" Inter entre favoritos

O base do Interclube Simão Panzo afirmou hoje que a formação que representa está entre as candidatas ao título continental de clubes, ao lado do Petro de Luanda e 1º de Agosto. A prova decorrerá de 13 a 22 de Dezembro nas províncias de Luanda, Huambo e Cabinda (Angola).

Em declarações à Angop, o atleta justificou a presença dos "polícias" entre os favoritos, referindo que o basquetebol angolano é superior ao que se pratica nos outros países africanos.

Afirmou que o conjunto está preparado para a competição, salientando que o plantel dá garantias para uma campanha positiva. "Podemos equilibrar com qualquer equipa, sobretudo, com as angolanas que praticam o melhor basquetebol do continente. A nossa prioridade é chegar às meias-finais, mas depois o objectivo será alcançar a final e discutir o troféu", sublinhou o atleta que já foi duas vezes campeão panafricano pela selecção nacional.

Simão Panzo, de 30 anos de idade, aponta a formação do ABC da Cote D´Ivoire como principal opositora dos angolanos. "É uma equipa que já defrontei, tem bons jogadores e poderá criar algumas dificuldades, mas nós somos superiores", disse.

O basquetebolista, que já representou o Desportivo da Nocal, onde iniciou a carreira, ASA e Petro de Luanda, disputou a final da Taça dos Clubes Campeões pelo Interclube em 2005, frente ao ABC.

Além dos "polícias", o Petro de Luanda e o 1º de Agosto também vão disputar o titulo continental. A primeira fase terá lugar nas províncias de Cabinda e Huambo, ao passo que a fase final decorrerá em Luanda.

Eis as equipas:

Petro de Luanda (campeão em título - Angola)
1º de Agosto (vice - Angola)
Interclube (Angola)
MBC (Guiné)
Stade Malien (Mali)
Niger Potters (Nigéria)
ABC (Cote D´Ivoire)
ASPAC (Benin)
BC Kauka (RD Congo)
ASB Onatra (RD Congo)
APR (Rwanda)
Ferroviário da Beira (Moçambique)

ANGOLA : Taça dos Campeões: Quatro árbitros angolanos apitam na prova

Quatro árbitros angolanos foram nomeados para apitar durante a fase final da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol, a decorrer de 13 a 22 de Dezembro nas províncias de Luanda, Huambo e Cabinda (Angola).

Trata-se dos internacionais Carlos Júlio, António Bernardo e Osvaldo Neto, que vão acompanhar as três equipas angolanas, nomeadamente Petro de Luanda (campeão em título), 1º de Agosto (vice) e Interclube, ao passo que Fernando Pacheco será o representante do Rwanda. Angola conta com sete árbitros internacionais.

De acordo com o presidente do conselho central de árbitros, Soares de Campos, os juízes indicados pela Fiba-África dão garantias para uma boa prestação.

"Somos os melhores no continente africano, tanto a nível de selecções como de arbitragem. Qualquer um dos nossos está à altura dos vários eventos internacionais", salientou o antigo juiz, que já foi considerado o melhor de África.

Eis os árbitros acompanhantes:

Petro de Luanda (Angola) - Carlos Júlio
1º de Agosto (Angola) - António Bernardo
Interclube (Angola) - Osvaldo Neto
MBC (Guiné) - Abdourahamane Toure
Stade Malien (Mali) - Youssouf Maiga
Niger Potters (Nigéria) - Olugbenga Omowaiye
ABC (Cote D´Ivoire) - Ben Ali Cisse
ASPAC (Benin) - Akuete Johnson
BC Kauka (RD Congo) - Tonton Kalume
ASB Onatra (RD Congo) - Jean Jacques Mbuya
APR (Rwanda) - Fernando Pacheco
Ferroviário da Beira (Moçambique) - Abreu Muhimua

Árbitros neutros:

Hisham El Hariri (Egipto)
Chlif Abdellilah (Marrocos)
Foster Charles (África do Sul)
Vitalis Odhiambo Gode (Quénia)

Comissários:

Mamadou Belem (Burkina Faso)
José Ferrete (Moçambique)
Samuel Ahmedu (Nigéria)
António Soares de Campos (Angola)

Supervisor geral:
Abdel Raouf (Tunísia)

Supervisor de estatísticas:
Arsénio Sitoe (Moçambique)

ANGOLA : Taça dos Campeões: Interclube prossegue preparação na Huíla

A equipa sénior masculina do Interclube segue segunda-feira para a província da Huíla, onde vai dar continuidade a sua preparação, tendo em vista a fase final da Taça de África dos Clubes Campeões de basquetebol, a decorrer de 13 a 22 de Dezembro, em Angola.

A informação foi prestada hoje e a Angop pelo técnico Manuel de Sousa "Necas", que almeja uma participação exitosa na prova.

Na cidade do Lubango os "polícias" vão efectuar um estágio de sete dias antes de viajarem para Cabinda onde vão disputar a primeira fase da competição. No treino de hoje, Necas insistiu nas compensações entre as diferentes posições, além de ensaiar vários ataques.

Quanto aos objectivos do Interclube na prova, o técnico afirmou que o importante é representar dignamente o país e chegar onde as outras equipas deixarem. Acrescentou que indicação dos 12 atletas que vão disputar o evento será feita depois do estágio.

Entretanto, indicou como preocupação da equipa técnica o poste Roly Maiombe que viaja na próxima semana para África do Sul onde será submetido a uma reavaliação cardiovascular.

Sem Edmundo Ventura e Cardoso Casimiro, transferidos para o Atlético Sport Aviação (ASA) e Petro de Luanda, respectivamente, os "polícias" contarão com os reforços Euclides Camacho (ex-Petro de Luanda), Mokootemapa Fabrice (proveniente da Cote D´Ivoire) e Jorge Tati (ex-Misto de Cabinda).

Neste momento trabalham no clube 13 jogadores, nomeadamente Fabrice Mookotemapa, Simão Panzo, Dilson Câmara, Hélder Domingos, Vicente Neto, Michel Santos, Armindo Tchipongue, José Nascimento, Euclides Camacho, Simão Santos, Jorge Tati, Lifetu Selengue e Nivaldo Nsumbo.

29 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Basquetebol sénior: “Nacional” de femininos encerra hoje em Nampula

Encerra hoje em Nampula a disputa do Campeonato Nacional de Basquetebol na categoria de seniores femininos que decorre desde último sábado, com as equipas do ISPU e Ferroviário, ambas de Maputo, a discutirem o título que actualmente está na posse da equipa “locomotiva” treinada por Carlos Aik, que afirma ter condições para revalidar este feito.

A anteceder esta partida, estarão em campo as equipas do Ferroviário de Nampula e o da Beira, num embate em que as duas formações vão lutar para fugirem do último lugar, tendo em conta que ambas ainda não conheceram o sabor da vitória, somando por derrotas todas as partidas até agora realizadas.

Na partida realizada terça-feira para o acerto do calendário, a jovem equipa do Maxaquene, orientada por Simão Mataveia, levou de vencida por uma diferença pontual de 20, a turma do Ferroviário da Beira que somou a sua segunda derrota, por 86-66.

No entanto, este campeonato está a ser marcado por uma clara ausência do público no recinto dos jogos, apesar de a organização ter feito tudo para arrastar multidões para o pavilhão dos desportos. Aliás, este facto está associado, de acordo com depoimentos de alguns desportistas nampulenses, ao fraco nível competitivo da prova, pois apenas as turmas do ISPU e Ferroviário de Maputo apresentam um básquete de primeira água.

Por isso, em termos financeiros, este campeonato, ao contrário dos outros que têm sido realizados em anos anteriores, cai num saco roto, como sói dizer-se. Alguns treinadores chegaram até a opinar no sentido de se convidar, com entradas livres estudantes e alunos, como forma de divulgar e motivar a prática desta modalidade.
Entretanto, a prova era até ontem liderada pela turma do ISPU com um total de seis pontos, em três jogos, o segundo é o Ferroviário de Maputo com quatro pontos em duas partidas. Seguem-se nas posições imediatas, o Maxaquene com quatro, os Ferroviários da Beira e de Nampula ocupam as duas últimas posições com dois pontos cada.

28 novembro 2007

ANGOLA : Huilanos defendem relançamento da modalidade

Com a construção do pavilhão Multi uso da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, e reabilitação dos Gimno Desportivos do Benfica e anexo ao da Senhora do Monte, os amantes da modalidade de basquetebol na província da Huíla, defendem a necessidade de implementação de políticas de apoio e incentivos com vista ao efectivo desenvolvimento e relançamento da disciplina na região.
Para os aficionados e adeptos do basquetebol na província da Huíla, é oportuno que se reúnam mecanismos viáveis para se tirar maior proveito e rentabilidade das infra-estruturas desportivas que a província ganhou com a disputa da série "B" do Afrobasket 2007 na cidade do Lubango, aliando este ganho ao potencial físico e desportivo da camada jovem huilana.
Para tal, vozes vindas dos vários círculos desportivos da modalidade local, "desafiam" os clubes locais e as entidades governamentais da província, a tomarem iniciativas de projectos exequíveis tendentes ao desenvolvimento e reorganização das camadas de formação, que segundo apontam irão suportar a médio prazo a presença da província nas competições seniores a nível nacional e continental.
João Evangelista, jornalista desportivo, compartilha desse ponto de vista e aponta para uma maior dinâmica dos clubes locais quanto a uma melhor aposta no relançamento do basquetebol local para que a província se imponha a médio prazo na arena do basquetebol nacional e africano.
" É chegado o momento de os clubes locais apostarem no ressurgimento efectivo do basquetebol. A aposta deverá passar pelas camadas de formação para que possamos ver em próximos tempos a província a desfilar nos campeonatos nacionais seniores masculinos e femininos. Ainda assim temos na província praticantes amadores que se bem apostados podem perfeitamente a médio prazo formar equipas de alta competição", defendeu.
Esta visão é compartilhada pelo seu colega de serviço, Adriano Gomes para quem " A Huíla deve seguir as peugadas dos principais pólos de desenvolvimento do basquetebol a nível do país como são os casos das províncias de Luanda e Cabinda. Temos tudo para nos impormos a nível nacional e porque não partirmos para o concreto" interrogou.
Nos vários círculos da modalidade local, todos são unânimes em defender o relançamento do basquetebol huilano para a mais alta-roda da bola ao cesto a nível nacional e continental.

MOÇAMBIQUE : Basquetebol sénior feminino : Sempre levamos a melhor

CARLOS Aik, treinador do Ferroviário do Maputo, em entrevista ao “Notícias”, lamentou a ausência do Desportivo campeã africana da modalidade, afirmando que o facto de as “alvi-negras” serem as actuais detentoras do título a nível continental não se preze de desprezar as competições internas.

Dissertando sobre a prova que decorre na chamada “Capital do Norte”, o técnico “locomotiva”, mais concretamente com a partida do seu mais directo adversário, neste caso a turma do ISPU, disse que, apesar de algumas dificuldades que tem encontrado no confronto entre ambos, o Ferroviário tem levado a melhor nos jogos decisivos.

“Mas isso não quer dizer que nós somos mais fortes que o ISPU, simplesmente, temos tido a sorte nos momentos mais decisivos dos jogos que realizámos, termos sido audazes da forma como abordámos o jogo, por isso nunca tem sido fácil defrontar esta equipa que conta no seu plantel com jogadoras de grande valia”, reconheceu Aik.
Num outro desenvolvimento, Carlos Aik elogiou a organização da prova, tendo afirmado que as condições oferecidas são óptimas para que o certame decorra sem sobressaltos, embora o público tenha marcado pouca presença no recinto onde decorrem os jogos.

MOÇAMBIQUE : Basquetebol sénior feminino: ISPU e Ferroviário lutam pelo título

DUAS equipas, por coincidência, da capital do país, estão em condições de chegar ao título de campeão nacional de basquetebol, na categoria de seniores femininos, prova que decorre na cidade de Nampula. Trata-se do ISPU e do Ferroviário que em todos encontros que realizaram somaram, até agora, vitórias sendo a equipa universitária aquela que lidera a prova com um total de seis pontos, mais dois que as “locomotivas” com menos um jogo disputado.

A decisão do título será encontrada no encontro entre estas duas formações na última jornada que terá lugar nesta sexta-feira, mas devido às exibições que ambas têm vindo a rubricar, tudo indica que o favoritismo pende para as treinadas por Carlos Aik, sem, no entanto, menosprezar a equipa do ISPU que tem vindo a gerir o seu plantel a pensar no jogo com o seu adversário mais directo, de acordo com Miguel Mata, o treinador das universitárias.

Na jornada três, o ISPU levou de vencida a turma do Ferroviário da Beira que só nesta ronda se estreou, pela marca de 94-33, enquanto o Ferroviário de Maputo não teve também grandes dificuldades em derrotar a jovem equipa do Maxaquene por 81-47.
Amanhã, quinta-feira, estão agendados os encontros entre as equipas do Maxaquene e do Ferroviário de Nampula, bem como entre as “locomotivas” da Beira e de Maputo, depois que ontem o Ferroviário da Beira defrontou o Maxaquene, em jogo de atraso referente à segunda jornada.

ANGOLA : Taça Campeões: Três equipas angolanas na 22ª edição

A vigésima edição da Taça dos Clubes Campeões em basquetebol, a decorrer de 13 a 22 de Dezembro em Angola, contará com quatro equipas lusófonas, das quais três angolanas.

Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube voltam a representar o país tal como ocorreu em 2005 na Cote D´Ivoire. A estas junta-se o Ferroviário da Beira de Moçambique.
Das quatro, a formação "militar", com dois troféus, é a mais titulada seguida dos "petrolíferos" com um.
O Interclube, na sua primeira presença numa fase final (2005), foi finalista. Nesta edição, 1º de Agosto e Petro de Luanda terminaram na terceira e quinta posição, respectivamente.

Lista de equipas confirmadas:

Petro de Luanda (campeão em título - Angola)
1º de Agosto (vice - Angola)
Interclube (Angola)
MBC (Guiné)
Stade Malien (Mali)
Niger Potters (Nigéria)
ABC (Cote D´Ivoire)
ASPAC (Benin)
BC Kauka (RD Congo)
ASB Onatra (RD Congo)
APR (Rwanda)
Ferroviário da Beira (Moçambique)

ANGOLA : Taça Campeões / Campeão africano defende título no Huambo

A formação do Petro de Luanda, em basquetebol sénior masculino, vai iniciar a defesa do título continental de clubes, de 13 a 22 de Dezembro, na província do Huambo, informou hoje à Angop o secretário geral da Federação Angolana da modalidade, Tony Sofrimento.

De acordo com a fonte, a equipa "petrolífera" é cabeça de série, assim como Interclube, que joga na qualidade de representante do país organizador e disputa a primeira fase da prova em Cabinda.

Para esta competição, o Petro de Luanda efectuou um estágio de aproximadamente um mês na Sérvia. Entre os reforços destacam-se os postes Victor Muzadi (ex-1º de Agosto) e Randall Jackson (Alcomp da Hungria).

O 1º de Agosto, vice-campeão africano, aguarda pelo sorteio previsto para o período entre 01 e 05 de Dezembro. O acto marcado inicialmente para Abidjan (Cote D´Ivoire) poderá decorrer no país caso seja aceite a proposta da FAB de albergar o evento.

O Petro de Luanda venceu a prova na época 2006 e 1º de Agosto conquistou o troféu em duas ocasiões (2002 e 2004).

27 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Basquetebol Sénior Feminino : Organização boa – Carlos Tomo

O delegado da Federação Moçambicana de Basquetebol, Carlos Tomo, considera de excelente o nível de organização levado a cabo pela associação acolhedora do campeonato, pese embora nos primeiros dias tenha havido algumas reclamações por parte das equipas provenientes da cidade de Maputo.

“Mas tudo foi ultrapassado como resultado do grande esforço que esta associação tem empreendido desde que assumiu a candidatura deste “nacional”. O que aconteceu foi um erro de percurso de menor gravidade, que não pode manchar a competição”, disse Tomo.

Questionado sobre as razões que ditaram a ausência do Desportivo de Maputo nesta prova, Carlos Tomo afirmou desconhecer, do mesmo modo que responsabilizou a direcção dos “alvi-negros” a pronunciar-se sobre o assunto, pois que oficialmente a federação não recebeu nenhuma confirmação da sua presença em Nampula.

“O mesmo se pode dizer com a representação de outras províncias que habitualmente tem participado nesta prova, caso de Inhambane, Tete e Zambézia. Atempadamente negociamos as condições com as equipas que se predispuseram marcar a sua presença em Nampula e o Desportivo de Maputo não o fez o que até certa medida tira o brio que a prova devia ter, em termos competitivos, mas isso não tira o mérito à equipa que for ganhar o campeonato”, explicou Carlos Tomo.

Entretanto, a prova prossegue amanhã, quarta-feira, com os seguintes encontros:
Maxaquene- Ferroviário de Nampula e Ferroviário da Beira - Ferroviário do Maputo.

MOÇAMBIQUE : Nacional” de Basquetebol Sénior Feminino : Viemos à procura do título – Miguel Mata

O treinador do ISPU, Miguel Mata, disse que a sua equipa vem a Nampula com os olhos postos no título de campeã que lhe foge há dois anos, considerando esta situação de irritante tendo em conta que nesse período a sua equipa reunia e continua a reunir condições de se sagrar campeã nacional.

“Estamos a fazer tudo de modo a rubricar boas exibições, sobretudo diante do nosso directo adversário, neste caso o Ferroviário de Maputo. Trata-se de uma ideia que não apenas minha, mas também das jogadoras, apesar de estarem a ressentir-se com o tempo quente que se faz sentir aqui em Nampula. Por exemplo, como pode notar a Ana Flávia tem problemas clínicos que podem impedir de dar os seus préstimos à equipa, mas não vamos desfalecer”, disse Mata.

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Basquetebol Sénior Feminino: ISPU já é líder

ARRANCOU na noite do último sábado, na cidade de Nampula, mais concretamente no pavilhão dos desportos do Clube Ferroviário, o campeonato nacional de basquetebol, na categoria de seniores femininos, com a participação de cinco equipas, nomeadamente os Ferroviários da Beira, Maputo e Nampula, bem como do ISPU e do Maxaquene, estas últimas da capital do país. Entretanto, a grande decepção dos nampulenses é a ausência da formação do Desportivo de Maputo, campeã africana em título.

Na primeira jornada, sem apelo nem agravo, o Ferroviário Maputo “massacrou” o seu homónimo de Nampula com o marcador a atingir a primeira chapa cem ou seja, 101-20, numa partida em que as maputenses tiveram o controlo de toda a partida, pondo a nu os desníveis das duas equipas, com as locais a demonstrarem todas as fragilidades.

Na segunda partida também a contar para a mesma jornada, o ISPU, também não encontrou muitas dificuldades de levar de vencida as “tricolores”, apesar de ter nos momentos iniciais da partida demonstrado alguma resistência que, com o andar do tempo, foi esmorecendo até o resultado final a registar 62-29, numa jornada em que a quinta equipa, o Ferroviário da Beira, esteve de fora devido ao número ímpar das formações participantes.

Para a jornada de domingo, o ISPU, jogando a “meio-gás”, venceu ao Ferroviário de Nampula, por 74-28, no único jogo realizado, tendo em conta que a partida que opunha as formações do Ferroviário da Beira e Maxaquene foi adiada, devido a chegada tardia das beirenses à cidade de Nampula, aliás, uma partida que já foi marcada para hoje, dia que havia sido reservado para o descanso das equipas.
Em termos de premiação, lembre-se, o primeiro classificado terá o direito de receber um troféu, medalhas e um valor monetário de 50 mil meticais, enquanto o segundo, para além do troféu e medalhas, vai encaixar 30 mil meticais e o terceiro troféu e medalhas. A melhor jogadora será premiada 10 mil meticais, a melhor marcadora com 5 mil o mesmo valor que caberá à melhor ressaltadora.

26 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Basquetebol Sénior Masculino: Ferroviário de Maputo revalida título

O FERROVIÁRIO de Maputo revalidou sábado, na Beira, o título de campeão nacional de basquetebol sénior masculino na prova que vinha decorrendo há uma semana no Pavilhão dos Desportos daquela urbe, tendo no desafio da final vencido o seu homónimo da capital de Sofala por uma diferença de 16 pontos, ou seja, 61-45 com 33-19 ao intervalo à maior para os vencedores.

Para a atribuição do terceiro e quarto lugares, o Maxaquene bateu a Académica de Maputo por 66-57. Individualmente, o atleta do Ferroviário de Maputo, Custódio Muchate foi o melhor ressaltador e André Velasco, dos “locomotivas” do “Chiveve”, foi o duplo vencedor por ter sido eleito melhor jogador da prova e melhor marcador com uma média de 16,8 pontos por jogo.

Com o Pavilhão dos Desportos a tornar-se demasiado pequeno para acolher tanta gente que acorreu ao local para assistir à aguardada final e testemunhar a coroação dos novos reis do “bola-ao-cesto” sénior masculino, edição 2007, os treinados de Carlos Niquice entraram de rompante a não darem chances ao seu adversário, uma estratégia que foi até ao fim pois os beirenses viram-se manietados e sem soluções para contrapor o esquema montado pelos homens de Maputo.

Nos primeiros 10 minutos o resultado estava em 17-14 à maior para os campeões nacionais e no final dos primeiros 20 minutos, ou seja, ao intervalo, o Ferroviário de Maputo vencia por uma diferença de 14 pontos (19-33).

Já no terceiro período os treinados de José Delfino melhoraram significativamente a sua prestação tendo baixado para 13 pontos (47-34). Com o seu melhor elemento, André Velasco, muito longe dos seus melhores dias, enquanto do lado dos comandados de Niquice, Gerson Novela era quem comandava todas as operações bem apoiado por Bruno Dias e Custódio Muchate, este que veio a ser eleito melhor ressaltador da prova, o Ferroviário da Beira acabou chegando mesmo assim a reduzir a cinco minutos do fim do prélio para seis pontos de diferença (47-41), com grande contribuição do poste Osman Tembo não tendo, contudo, conseguido suplantar o poderio ofensivo adversário nos minutos finais.

No final da partida houve festa “verde-e-branca” dos homens da capital ante a desilusão dos beirenses que, diga se em abono da verdade, conseguiram melhor resultado quanto a nós pois vinham de uma competição bastante fraca comparativamente ao campeonato da capital do país, conforme avançou o respectivo técnico, José Delfino, no fim em entrevista ao nosso Jornal.

25 novembro 2007

ANGOLA : Reforços do Petro de Luanda inscritos na Taça dos Campeões

Os reforços do Petro de Luanda para disputar a Taça dos Clubes Campeões de África em Basquetebol, a decorrer de 13 a 22 de Dezembro, nas províncias de Cabinda, Huambo e Luanda, foram já inscritos, confirmou hoje à Angop, o treinador da equipa, Alberto de Carvalho "Ginguba".

O técnico explicou que a lista integrada por Victor Muzadi (ex-1º de Agosto), Cardoso Casimiro (ex-Interclube) e o poste norte-americano Randall Jackson não é definitiva e poderá sofrer qualquer alteração em vésperas da competição.

No país desde quinta-feira proveniente da Hungria, onde representou o Albacomp, da primeira divisão, Randall Jackson, de 2,11 metros de altura e 30 anos de idade, é o destaque da lista.

Ginguba informou ainda que Eduardo Mingas continua a treinar limitado, enquanto Domingos Bonifácio e Milton Barros já estão integrados no plantel.

Por outro lado, o atleta sérvio Maikies Zoran, apontado como reforço dos “tricolores”, continua ausente por problemas burocráticos e poderá juntar-se ao grupo apenas em Janeiro para o Campeonato Nacional, cujo inicio está previsto para o próximo dia 11, de acordo com o director para o basquetebol do clube, Carlos Silva.

Quanto a possibilidade de inscrever apenas dois jogadores estrangeiros, tendo em conta os regulamentos da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Carlos Silva disse que dependerá do treinador, salientando que o Petro de Luanda, no qual actua já o norte-americano Shannon Crooks, ainda não tem qualquer compromisso com Maikies Zoran.

Eis os atletas inscritos: Milton Barros, Domingos Bonifácio, Shannon Croocks, Carlos Morais, Fernando Albano, Mariano, Francisco Horácio, Joaquim Xavier, Cardoso Casimiro, Denilson, Luís Costa, Leonel Paulo, Victor Carvalho, Victor Muzadi, Eduardo Mingas e Randall Jackson.

24 novembro 2007

ANGOLA : Novo reforço da ULA pretende fazer história

O extremo-base angolano Tandela Borges, novo reforço da equipa sénior masculina de basquetebol da Universidade Lusíada de Angola (ULA), pretende ser uma valia para o grupo e conquistar espaço a nível nacional.

De 1,87 metros de altura e 79 quilogramas de peso, o jogador que foi apresentado quinta-feira à imprensa, em Luanda, assinou contrato por quatro épocas, incluindo uma bolsa de estudos.

Em declarações à imprensa, disse sentir-se feliz por fazer parte de um grupo novo nas lides do basquetebol. "Vou dar o meu contributo ao basquetebol nacional e procurar conquistar espaço entre os grandes".

Tandela Borges, de 21 anos, iniciou a sua carreira desportiva no Sport Coimbrecense de Portugal, tendo se transferido depois para o Sport Lisboa e Benfica onde jogou até ao escalão de juniores.

Com esta contratação, a ULA, que na sua estreia em competições nacionais na época 2006/2007 classificou-se na sexta posição do Campeonato Nacional, contará com um plantel composto por 19 atletas, embora o técnico pretenda trabalhar apenas com 15.

A Universidade Lusíada de Angola disputa nesta altura o campeonato provincial de Luanda, e estará também engajada na taça de Angola e no campeonato Nacional.

23 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de basquetebol sénior masculino : Deprimidos mas optimistas

Alguns técnicos e jogadores das quatro formações que hoje disputam as meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino afirmam-se dispostos a lutar suando às estopinhas pelo título, embora alguns, sobretudo do Maxaquene e da Académica se mostrem agastados por aquilo que consideram ser atitudes proteccionistas de alguns árbitros em relação a certos clubes que, no entanto, não mencionaram.
Maputo, Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2007:: Notícias

Lutar pelo título - Khaimane de Deus, “capitão” do Maxaquene

Antes de tudo, dizer que sinto muito estar num campeonato como este em que está quase tudo viciado, com alguns árbitros a protegerem certos clubes e a fazerem outros de enteados o que não dignifica o básquete. Dizer que mesmo assim vamos lutar até ao fim para dignificarmos o nome do clube e conquistarmos a prova.

Estamos preparados - Saúl Mbaze, treinador da Académica

Estamos preparados e foi por isso que chegamos até às meias-finais e vamos lutar para chegarmos à final, embora isso seja difícil porque não é fácil jogar diante do Ferroviário da Beira, ainda mais diante do seu meio que tanto respeitamos. Também importa referir que as arbitragens estiveram muito viciadas na primeira fase e espero que isso não aconteça agora.

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de basquetebol sénior masculino : Promessa de muita luta pelo título

ESTÁ tudo a postos para que a partir desta noite o Pavilhão dos Desportos da Beira acolha as meias-finais do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, que vem decorrendo há sensivelmente uma semana na capital de Sofala. Para o efeito, segundo as disposições saídas da primeira fase do evento, os Ferroviários de Maputo e da Beira, na qualidade de primeiros classificados das séries “A” e “B”,respectivamente, defrontam em sistema cruzado os segundos apurados dos mesmos grupos, nomeadamente Maxaquene e Académica de Maputo, este que só garantiu o passaporte na última jornada depois de vencer o Desportivo da Beira, que também concorria para o mesmo lugar, por 82-57.


Entretanto, treinadores e jogadores das quatro formações apuradas mostram-se optimistas quanto à conquista do título, embora alguns se mostrem deprimidos devido a alegada existência de certo proteccionismo por parte de alguns juizes em relação a algumas equipas.

Alguns analistas desportivos contactados pela nossa reportagem no final da última ronda de grupos, realizada na noite da passada quarta-feira, vaticinam uma provável final empolgante entre os dois “locomotivas” tudo se se levar em linha de conta que ambos foram vencedores absolutos das respectivas séries, ademais dos beirenses que chegaram a vencer os dois considerados candidatos crónicos ao ceptro, designadamente Maxaquene e Desportivo de Maputo, isto pelo grupo “B”.

Pelo sim ou pelo não, a verdade é que esta noite teremos duas partidas de grande nível tendo em conta que os jogos serão a eliminar para amanhã encontrar-se, então, o vencedor desta edição.

A anteceder o embate entre os “estudantes” da capital e o Desportivo da Beira, os “alvi-negros” de Maputo bateram por 126-47 a equipa da Académica de Songo e na partida seguinte o Maxaquene também venceu as Velhas Glórias de Chimoio por 77-51.

RESULTADOS COMPLETOS

1ª jornada

Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo,81-L.M. de Ibane,47
Desportivo Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55
2ª jornada
Fer.de Maputo,67-Acad. de Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59
3ª jornada
Des. da Beira,86- l. M. de Ibane,46
Velhas Glórias,81-Acad. De Songo,65
Maxaquene,79-Fer.da Beira,82
4ª jornada
Acad. de Songo,34- Maxaquene,96
L.M.Ibane,45- Fer.de Maputo,100
Fer.da Beira,62-Desportivo de Maputo,55
5ª jornada
Desportivo Maputo,126- Acad.de Songo,47
Maxaquene, 77-Velhas Glórias,51

Desportivo da Beira,57-Acad. de Maputo,82
Jogos para hoje(meias-finais)

Fer.da Beira-Acad. de Maputo

Fer.de Maputo-Maxaquene

ANGOLA : Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se na terceira ronda

As formações do Petro de Luanda (campeão nacional) e 1º de Agosto (vice) defrontam-se na terceira jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, a decorrer de 11 de Janeiro a 10 de Junho de 2008, ditou o sorteio realizado hoje, em Luanda.

O confronto vai opor as duas equipas mais tituladas do país e principais candidatas ao ceptro. A constituição dos planteis, nos quais figuram os melhores jogadores africanos, cria em torno do encontro expectativa.

Realce para "Kikas" Gomes (MVP do Afrobasket2007), Marques Houtmam e Olímpio Cipriano, melhores base e extremo, respectivamente, pelo 1º de Agosto, Eduardo Mingas e Carlos Morais, pelo Petro.

A anteceder a este desafio, no dia 04 de Janeiro, as duas formações vão disputar a Supertaça, na abertura da temporada 2008.

O Desportivo da Huíla visita o Atlético Sport Aviação (ASA), na sua estreia, ao passo que o Clube Amigos de Benguela (CAB) desloca-se a Luanda para defrontar o Sporting da capital, que regresso a prova nacional.

Eis o cartaz da primeira jornada:

1º de Agosto-CDUAN
Sporting de Luanda-CAB de Benguela
Misto de Cabinda-Petro de Luanda
Vila Clotilde-Universidade Lusíadas
ASA-Desportivo da Huíla
Imbondeiro de Viana-Interclube

Folga o Desportivo da Nocal.

Durante a cerimónia de sorteio que contou com a presença de representantes de 11 das 13 equipas inscritas, foi entregue ao Petro de Luanda o troféu referente ao campeonato de 2007.

22 novembro 2007

ANGOLA : FAB divulga calendário 2008

Fernando Cunha

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol, FAB, tornou recentemente público o calendário desportivo para a época 2008, em que o destaque recai, naturalmente, para a XXX Edição do Campeonato Nacional seniores masculinos, cujo sorteio se realiza hoje, às 16H00, na sede daquela instituição, no Complexo Desportivo da Cidadela; e ainda para as XV e XXX Edições da Supertaça Wlademiro Romero e Taça de Angola, respectivamente.
A temporada nacional 2008 da bola ao cesto começa no dia 4 de Janeiro, em Luanda, com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero Fernandez, em memória à figura de um dos grandes ícones do basquetebol angolano do antes e do pós-Independência. Estarão em campo, oitavo ano consecutivo, Petro de Luanda, campeão nacional, e 1º de Agosto, segundo colocado no campeonato nacional passado e finalista da última edição da Taça de Angola, duas equipas que dominam os acontecimentos dentro e fora da modalidade.
A temporada prossegue com a disputa da fase regular do Campeonato Nacional seniores masculinos, entre os dias 11 de Janeiro e 20 de Abril, e da fase final entre os dias 22 de Abril e 10 de Junho, período este também em que será convocada a pré-selecção nacional, visando a sua parti-cipação nos Jogos Olímpicos de Beijing-2008, na China. Pelo meio, irão ser disputados jogos referentes à fase preliminar, meias-finais e final da Taça de Angola (entre 5 de Fevereiro e 26 de Abril), sendo que o sorteio da mesma está aprazado para 10 de Janeiro.
O calendário sénior masculino para 2008 contempla ainda a disputa dos Campeonatos Inter-Regionais da Zona Norte e Sul, em regime concentrado, que terão como sedes as cidades do Luena (Moxico) e Lubango (Huíla), no período que vai de 1 de Abril a 7 de Junho.
Outros destaques do calendário nacional da FAB para 2008 são as provas do escalão feminino, a grande aposta de massificação e desenvolvimento daquela instituição nos próximos dois anos. Assim, o Campeonato Nacional em seniores, decorre em Luanda entre os dias 17 de Fevereiro e 5 de Março. Já a XXIII da Taça de Angola da classe, de- correrá entre os dias 11 de Fevereiro e 12 de Março, prova que será intercalada com disputas de jogos do campeonato principal.
A programação desportiva da FAB é marcada ainda pelo anúncio das sedes dos Campeonatos Nacionais dos escalões de formação. Assim, os campeonatos nacionais de juniores, em ambos escalões, realizam-se entre os dias 20 de Janeiro e 1 de Fevereiro na cidade do Huambo.
O Nacional de Cadetes, em ambos os sexos, será jogado na cidade do Lubango (Huíla), ao passo que o de Iniciados será disputado em Benguela, ambos no mesmo período em que decorrerá a prova na categoria de juniores.

ANGOLA : Campeonato nacional é sorteado hoje

O sorteio da XXX Edição do Campeonato Nacional de basquetebol seniores masculinos é efectuado hoje na sede da Federação Angolana de Basquetebol, FAB, sito no Complexo Desportivo da Cidadela, na presença de representante dos 12 clubes envolvidos.
A cerimónia está agendada para as 16H00 e nela os clubes tomarão conhecimento oficial do calendário desportivo e respectivos adversários, quer para a temporada regular, quer ainda assim da chave para a fase final.
Petro de Luanda, campeão nacional, e 1º de Agosto, terão toda a primazia na escolha dos adversários da primeira jornada. Participarão ainda no campeonato nacional, que arranca no dia 11 de Janeiro em quatro cidades de Angola - Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda -, o Interclube, ASA, Spor- ting de Luanda, Universidade Lusíada, Desportivo da Nocal, Cduan, Imbondeiro de Viana, Promade de Cabi-nda, Misto de Benguela e Desportivo da Huíla.
A fase regular será jogada no sistema de todos contra todos a duas voltas; enquanto que a fase final será disputada em dois grupos, sendo que na Série A estarão as equipas classificadas do primeiro ao sexto lugares, e na Série B vão estar os classificados entre o sétimo e o décimo segundo lugares.

ANGOLA : Petro continua a preparar Taça dos Clubes Campeões

Anaximandro Magalhães

Ainda sem poder contar em pleno com os jogadores que se encontram a recuperar de lesões, casos de Eduardo Mingas, poste, Milton Barros e Domingos Bonifácio, bases, a equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda voltou a treinar ontem, no seu habitat, com os olhos postos na revalidação da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se de 13 a 22 de Dezembro próximo, nas cidades angolanas do Huambo e Cabinda, primeira fase, e Luanda, última etapa.
Após regressar do estágio de mais de vinte e quatro dias repartidos entre a Sérvia e Portugal, Alberto de Carvalho "Ginguba" voltou a ensaiar naquela que foi a segunda sessão de trabalhos, a vertente técnico-táctica, assim como a avaliação da condição física dos atletas.
Realizando um aprumo que incidiu, sobretudo, em lançamentos livres, de dois e três pontos, Ginguba não dispensou como é habitual, no seu programa de treinos, o indispensável jogo entre os integrantes do plantel.
Há 21 dias da data de início da Taça dos Clubes Campeões, o técnico salienta a importância de activar os índices físicos dos seus jogadores uma vez que este poderá revelar-se decisivo para as aspirações petrolíferas.
Entretanto, conforme confidenciou Alberto de Carvalho ao Jornal de Angola, quando regressado do estágio, a alteração da competição será benéfica para os tricolores. "Será bom para nós porque nos permitirá recuperar os jogadores lesionados que temos", revelou.
Refira-se que, para além do Petro de Luanda, campeão africano em título, o 1º de Agosto, vice-campeão, e o Interclube, também disputarão a Taça dos Clubes.

http://www.jornaldeangola.com/

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Basquetebol Sénior Masculino : Expectativa no início das meias-finais

O FERROVIÁRIO da Beira acabou em grande a primeira fase da disputa do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino que desde o passado sábado vem decorrendo no Pavilhão dos Desportos da Beira, tendo ganho os quatro encontros, dois dos quais frente a outros tantos candidatos ao título, nomeadamente Maxaquene (82-79) e Desportivo (62-55), ambos da capital do país, para além de ainda ter derrotado as Velhas Glórias de Chimoio (98-61) e Académica de Songo (121-40). Entretanto, arranca amanhã, sexta-feira, a disputa das meias-finais com uma grande expectativa dado tratar-se de cruzamento entre as melhores equipas do momento do “bola-ao-cesto” nacional da categoria, devendo envolver para além dos “locomotivas” do “Chiveve” e da capital do país, o Maxaquene e a segunda equipa a sair do embate de ontem entre o Desportivo local e Académica de Maputo.

A vitória dos treinados de José Delfino no despique diante dos “alvi-negros”, por 62-55 para a quarta jornada, foi desenhada já à entrada do último período, pois antes disso, o Desportivo era quem vinha comandando as operações. No primeiro período, o combinado de Carlos Ferro saiu vitorioso por 18-14, no segundo por 35-29 e no terceiro por 45-42, tendo a reviravolta começado nos derradeiros minutos do último período com o pavilhão a “arder” de euforia por parte do público beirense, particularmente o afecto ao Ferroviário.

Neste Grupo “B”, para além dos beirenses, também está qualificado o Maxaquene como segundo depois da segunda derrota do outro potencial candidato, o Desportivo devendo os “tricolores” amanhã defrontar o Ferroviário de Maputo, que é o primeiro da série “A”, enquanto o Ferroviário da capital de Sofala medirá forças com o segundo deste grupo a sair do confronto de ontem entre o Desportivo da Beira e Académica de Maputo.

A avaliar pelas prestações dos “estudantes” ao longo da prova, tudo leva a crer que a equipa beirense não terá argumentos para travá-los embora isso se possa confirmar só no final da partida, muito embora o Desportivo jogue no seu meio e diante do seu público.

RESULTADOS

1ª jornada
Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo,81-L.M. de Ibane,47
Desportivo Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55

2ª jornada
Fer.de Maputo,67-Acad. De Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59

3ª jornada
Des. Da Beira,86- l. M. de Ibane,46
Velhas Glórias,81-Acad. De Songo,65
Maxaquene,79-Fer.da Beira,82

4ª jornada
Acad.de Songo,34-Maxaquene,96
L.M Ibane,45-Fer. de Maputo,100
Fer.da Beira,62-Desp Maputo,55

MEIAS-FINAIS

Fer.da Beira-Vencedor do Desp. da Beira-Acad. de Maputo
Maxaquene-Fer.de Maputo

* ANTÓNIO JANEIRO

ANGOLA : Federação sorteia Campeonato Nacional de Seniores

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol sorteia hoje às 16 horas, na Cidadela desportiva, a edição 2007 do Campeonato Nacional Sénior Masculino.
O Petro de Luanda é o detentor dos títulos nacional e africano.

Este ano, deverá registar-se a inclusão de uma formação da Huíla. Na edição passada, além dos clubes de Benguela, apenas o Misto de Cabinda participou na prova.

A época basquetebolística nacional inicia com a disputa, a quatro de Janeiro, da Supertaça Wlademiro Romero.

21 novembro 2007

CABO VERDE : Prédio descontente com situação do basquetebol em Santiago Sul

O Prédio é um dos clubes ausentes da Taça Djonny, em basquetebol, que está a acontecer na capital. A ausência da equipa azul e branca, segundo o seu presidente, Luís Leite, foi um gesto de protesto contra a “situação (quase) dramática que a modalidade enfrenta na capital do país”.

De acordo com Luís Leite, “a ausência do Prédio da Taça Djonny nada tem a ver com o facto do jogo ter sido marcado para o Polivalente do Bairro, porque o Prédio até já jogou, com a sua equipa sénior, em polivalentes com menos condições, quando o objectivo era dinamizar e promover a modalidade”.

“Tinha sido acordado entre clubes e Associação que apenas jogos dos escalões de formação seriam realizados em polivalentes com estas condições, no quadro da iniciativa, louvável e meritória, de levar o basquetebol pelos bairros da capital, como outrora”, explica o presidente do Prédio.

Assim, o gesto de protesto é contra o "status quo do basquetebol santiaguense. “Constata-se que terminado o sonho e a euforia dos Afrobasket, o basquetebol santiaguense está de volta à realidade, triste e cinzenta, que o tem caracterizado nos últimos tempos, não obstante o árduo trabalho dos (alguns) clubes e o enorme esforço e dedicação da ARBSS”.

“Efectivamente, para além dos constrangimentos estruturais com que a modalidade se debate, como o são a falta de infra-estruturas desportivas, a desactualização do quadro legal e normativo e a insuficiência de técnicos e árbitros qualificados, vem-se assistindo a um divórcio quase completo entre a ARBSS e a Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol (FCBB), bem como uma completa desresponsabilização dos órgãos responsáveis pelo Desporto cabo-verdiano”, afirma o presidente do Prédio.

Só neste cenário se compreende, diz Luís Leite, “que a actual ARBSS, ou o que resta dela, desde a sua eleição, em Novembro de 2006, não tenha ainda recebido da FCBB qualquer comparticipação financeira pela realização do Campeonato Regional da época anterior (2006/07), conforme prática habitual". "Isso está a impossibilitar a ARBSS, na presente época desportiva, de utilizar o Pavilhão Desportivo “Vavá Duarte, por causa das dívidas contraídas pela realização de quase uma centena de jogos no referido recinto, cuja gestão compete à Direcção Geral dos Desportos”, acrescenta.

O Prédio, segundo o seu presidente, “não quer pactuar com o seu silêncio, nem tão pouco dar cobertura, aceitando participar numa atitude de “boa vontade”, mas cuja experiência vivida confirma ser mais uma das causas para esta situação". "Quando se é medalha de bronze do continente, não podemos tolerar que equipas seniores se sujeitem a jogar em recintos abertos, com iluminação deficiente e piso inadequado, porque a ARBSS não tem dinheiro para fazer face às despesas do aluguer do Gimno Desportivo”, justifica.

TSF

MOÇAMBIQUE : Nacional de Basquetebol Sénior Masculino: Muita luta pela qualificação

RODA esta noite, no Pavilhão dos Desportos da Beira, a quinta e última jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino que vem decorrendo desde sábado com destaque para a partida entre o Desportivo da Beira e a Académica de Maputo, dois conjuntos que procuram um lugar para acompanhar o já qualificado Ferroviário da capital do país, isto pela série “A”.

Enquanto isso, no Grupo “B”, as coisas ainda continuavam até à entrada da derradeira ronda complicadas com os “locomotivas” da cidade anfitriã a somarem por vitórias as três partidas, a última das quais diante do Maxaquene, na noite de segunda-feira por 82-79, resultado encontrado após o prolongamento depois de um empate no tempo regulamentar a 70 pontos, naquele que constituiu o segundo desafio para os “tricolores” já que na sua primeira intervenção averbaram também uma vitória diante do Desportivo Maputo por 63-59, este que ontem defrontou o Ferroviário da Beira para a quarta jornada.

No Grupo “A”, tudo parece estar claro, embora o Desportivo da capital de Sofala possa discutir hoje um lugar nas meias-finais, mas teoricamente os “estudantes” de Maputo são favoritos dado ao facto de terem vindo de uma prova onde a competitividade foi mais forte que a do “Chiveve”. Neste grupo, o Ferroviário de Maputo é líder depois de duas vitórias consecutivas contra uma da Académica e igual número do Desportivo da Beira, estes que esta noite se batem entre eles.

Na série “B”, até à penúltima jornada, o Ferroviário local seguia à frente com seis pontos fruto de três vitórias, seguido dos “alvi-negros” e do Maxaquene, ambos da capital, com três pontos cada, fruto de uma vitória e igual número de derrota.

Aos “verde-e-brancos” da Beira restava o embate de ontem diante do Desportivo para saberem a sua sorte, o mesmo que o seu adversário que ainda hoje defronta a frágil equipa da Académica de Songo. Se tiverem vencido o jogo de ontem, os treinados de José Delfino terão garantido a primeira posição e no caso de derrota tudo dependeria do número de cestos, pois o seu oponente já vinha com uma derrota sofrida diante do Maxaquene, este que ontem defrontou a Académica de Songo e hoje joga diante das Velhas Glórias.
RESULTADOS 1ª jornada

Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo, 81-L.M. de Ibane,47
Desportivo Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55

2ª jornada

Fer.de Maputo,67-Acad. De Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59

3ª jornada

Des. Da Beira,86- l. M. de Ibane,46
Velhas Glórias,81-Acad. De Songo,65
Maxaquene,79-Fer.da Beira,82

Jogos para hoje (5ª jornada)

Desportivo Maputo- Acad.de Songo
Maxaquene-Velhas Glórias
Desportivo da Beira-Acad. de Maputo

* ANTÓNIO JANEIRO

ANGOLA : Clube Amigos de Benguela prepara-se para o Nacional sénior

A equipa sénior masculina de basquetebol do Clube Amigos de Benguela (CAB) efectua desde os últimos dias a preparação, visando a participação no Campeonato Nacional da modalidade, a disputar-se em Dezembro em Luanda.

Em declarações hoje à Angop, o vice-presidente da associação provincial de Benguela de Basquetebol, Júlio Paiva, disse que neste momento a equipa do CAB, dividida em dois grupos de trabalho, aprimora os aspectos técnicos e tácticos.

O dirigente desportivo referiu que o CAB conta incluir reforços que actuam em Luanda e será orientado pelo técnico José Pontes. Adiantou que se está a trabalhar mais na melhoria de aspectos desportivos no seio da equipa, como forma de se elevar os níveis competitivos.

No entanto, queixou-se da falta de apoios, sobretudo financeiro, que pode comprometer a participação do CAB no Nacional da modalidade.

"A presença da equipa ainda está pendente a um possível apoio que o governo provincial de Benguela deverá conceder, já que o mesmo assumiu tal compromisso", frisou.

Sublinhou estar preocupado com o facto de a verba, cuja quantia se recusou a revelar, não ter sido ainda disponibilizada, pois a mesma serviria para adquirir o material técnico e equipamento desportivo para o plantel.

Actualmente, a associação provincial de Benguela de Basquetebol controla seis clubes, nomeadamente o Sporting, 1º de Maio, União da Catumbela, Inter, Amigos da Restinga e Telecom, bem como um total de 270 atletas inscritos.

20 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Nacional de basquetebol sénior masculino: Ferroviário de Maputo primeiro apurado

O FERROVIÁRIO de Maputo já garantiu um lugar nas meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, que desde sábado vem decorrendo no Pavilhão dos Desportos da Beira, fruto da sua segunda vitória consecutiva na série “A” desta feita diante da Académica, igualmente da capital, por 67-56, depois de na jornada inaugural ter também vencido o Desportivo da Beira por 89-55. Esta noite, para a quarta ronda, o Ferroviário da Beira medirá forças com os “alvi-negros” de Maputo depois de ontem tê-lo feito diante do Maxaquene.

No entanto, pela mesma série, a “A”, duas equipas lutam pelo único lugar que resta e que dá direito às meias-finais, nomeadamente os “estudantes” e “azuis-e-brancos” da capital de Sofala. Na série “B”, três equipas ainda lutam pelos dois lugares sendo que o Ferroviário da Beira, já com duas vitórias, era até ontem o guia, enquanto o Desportivo de Maputo e Maxaquene seguiam com uma vitória cada, com desvantagem para os “alvi-negros” que perderam o segundo embate diante dos “tricolores” por 59-63, resultado encontrado após o prolongamento já que até ao apito final se registava um empate a 55 pontos.

Pelo nível dos intervenientes, tudo leva a crer que a Académica de Maputo poderá suplantar o Desportivo da Beira e carimbar o passaporte para as meias-finais, pela série “A”, contrariamente ao que se espera na outra onde os “locomotivas” da Beira já com duas vitórias em igual número de jogos, uma das quais na segunda jornada disputada domingo diante das Velhas Glórias de Chimoio por 91-61, tinham meio caminho andado, dependendo apenas do seu resultado de ontem diante do Maxaquene, na partida mais importante da terceira ronda, este que na abertura esteve de fora dado o número ímpar de equipas neste grupo.

Ao Maxaquene resta (va) defrontar os “locomotivas” do “Chiveve”(ontem), Académica de Songo e Velhas Glórias (hoje e amanhã, respectivamente) estas duas equipas que jogaram e perderam os seus primeiros dois encontros diante do Desportivo e Ferroviário da Beira, respectivamente.

RESULTADOS

1ª jornada
Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo,81-L.M. de Ibane,47
Desportivo de Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55

2ª jornada
Fer.de Maputo,67-Acad. de Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59

Jogos para hoje (4ª jornada)

Acad.de Songo-Maxaquene
L.M.Ibane-Fer. de Maputo
Fer.da Beira-Desportivo

* ANTÓNIO JANEIRO

ANGOLA : Mokoteemapa Fabrice reforça Interclube

O base-extremo da selecção nacional sénior masculina de basquetebol da Republica Centro Africana é o mais recente reforço da equipa do Interclube para a presente temporada.

Segundo apurou a Angop de fonte próxima do clube, o jogador - que inicialmente foi dado como reforço do 1º de Agosto - vai jogar na formação da polícia sem avançar pormenores sobre o contrato.

O Inteclube vai disputar a Taça dos Clubes Campeões Africanos de 13 a 22 de Dezembro, prova que se vai realizar nas cidades de Luanda e Huíla e contará ainda com o 1º de Agosto e Petro de Luanda, detentor do título.

Fabrice esteve em evidência no Afrobasket`2007 no grupo B que se disputou em Angola nos mês de Agosto do corrente ano.

A equipa comandada por Manuel Sousa "Necas", terceiro classificado no último campeonato nacional, além do jogador ivoirense contratou também o extremo angolano Euclides Camacho ex-Petro de Luanda.

A equipa efectuou um estágio de aproximadamente 15 dias na cidade do Lubango, província da Huíla.AN

19 novembro 2007

ANGOLA : Militares regressam hoje ao país

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto regressa apenas hoje ao país, proveniente da República Federativa do Brasil, onde cumpriu um estágio pré-competitivo de aproximadamente quarenta e cinco dias, visando a sua participação na XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, a decorrer de 13 a 22 de Dezembro próximo, nas cidades de Cabinda, Huambo e Luanda respectivamente.

Em terras brasileiras, a formação militar realizou oito jogos de controlo com equipas de referência local, tendo somado sete vitórias e averbado uma derrota.

Durante a fase de preparação o técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Jaime Covilhã, aprimorou os aspectos técnicos tácticos com principal realce para as compensações defensivas sem obviamente descurar a componente física.

Depois de ter perdido na Nigéria, em 2006, o título africano, a favor do seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, o direcção do 1º de Agosto aposta seriamente na reconquista do troféu continental, a julgar pelas contratações efectuadas para a presente temporada.

Entretanto, o Atlético Petróleos de Luanda, actual campeão africano, que esteve a projectar a sua participação na edição número vinte e dois da Taça dos Clubes Campeões Africanos na Sérvia, regressou ontem ao país.
Recorde-se que Angola far-se-á representar com as equipas do Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube.

Farão parte da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto" doze formações subdividas em dois grupos de seis cada.

ANGOLA : “Necas” aprova estágio no Lubango

"Positivo e proveitoso". É assim que Manuel de Sousa "Necas", técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, balanceia o estágio que a sua equipa efectuou durante uma semana na cidade do Lubango, com o pensamento virado única e exclusivamente na busca dos níveis competitivos, visando a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em Seniores Masculinos, a ser disputado de 13 a 22 de Dezembro próximo, nas províncias do Huambo, Cabinda e Luanda.

Durante aproximadamente sete dias, Manuel de Sousa "Necas", desenvolveu, no Pavilhão Multi-usos da Nossa Senhora do Monte, um plano específico de trabalho, que permitiu a sua rapaziada, aquilatar as sua reais capacidades, nas vertentes física, técnico-tácticas e competitivas, para deste modo poderem enfrentar a competição.

Ao longo do estágio, Manuel de Sousa "Necas", em sessões bi-diárias de trabalho, aproveitou a oportunidade para adaptar os seus pupilos ao clima da altitude, nas vertentes aeróbias e anaeróbicas de modos a que os mesmos não enfrentem dificuldades de adaptação ao clima idêntico ao da província do Huambo, caso venham competir a prova naquela parcela do país localizada igualmente numa zona de altitude.

" Foi proveitoso e positivo o trabalho que desenvolvemos aqui na cidade do Lubango. Aperfeiçoamos alguns aspectos de ordem técnica e táctica. Procuraremos alcançar os níveis competitivos que nos permitiram lutar de igual para igual com os nossos adversários" disse.

Para já, há pouco mais de três semanas para a disputa da prova, competir e figurar entre os lugares do topo da prova é a palavra de ordem nas hostes da equipa.
Para Vicente Neto, extremo e capitão da formação, " tudo faremos para chegarmos as meias-finais e consequentemente atingir a final e depois discutirmos a mesma, respeitando sempre o valor dos adversários a enfrentar", defendeu cauteloso.

Simão Panzo, Fabrice, centro africano e ainda o jovem Jorge Taty, integram desde já a lista de atletas que Manuel de Sousa "Necas", que irá contar para a empreitada que se avizinha.

ANGOLA : Lusíada apresenta novo jogador

A equipa sénior masculina de basquetebol da Universidade Lusíada de Angola (ULA) apresenta na próxima quinta-feira nas suas instalações o seu novo reforço, o extremo angolano Tandela Borges, ex-jogador dos escalões de formação do Sport Lisboa e Benfica.

O facto foi confirmado à Angop pelo director do centro cultural e desportivo da ULA, António Luvualu, garantindo que o atleta de 21 anos de idade, formado nas escolas do Sport Lisboa e Benfica onde actuou até juniores, encontra-se em Luanda a um ano.

Tandela vai rubricar um acordo válido por quatro anos, elevando assim o grupo de atletas para 18.

A Universidade Lusíada disputa esta época o Campeonato Provincial de Luanda, a Taça de Angola e Campeonato Nacional.

Na temporada 2006/2007, os estudantes classificaram-se na sexta posição do Campeonato Nacional e foi considerada equipa revelação da prova pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

18 novembro 2007

ANGOLA : Huíla e Benguela reforçam campeonato de seniores

A XXX edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol contará com mais duas equipas, designadamente o Desportivo da Huíla e o CAB de Benguela, informou à Angop o secretário-geral da Federação Angolana da modalidade (FAB), Tony Sofrimento.

Estas juntar-se-ão ao Petro de Luanda (campeão nacional), 1º de Agosto, Interclube, ASA, CDUAN, Universidade Lusíadas, Sporting de Luanda, Vila Clotilde, Desportivo da Nocal, Imbondeiro de Viana e Sporting de Cabinda.

O Nacional, com início previsto para o dia 11 de Janeiro, será sorteado na próxima quinta-feira na sede da FAB. A época basquetebolística abre com a disputa da Supertaça entre o campeão nacional e o detentor da Taça de Angola no dia quatro do mesmo mês.

Para a realização, em Angola, do 24º Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2007) , realizado de 15 a 25 de Agosto, foram construídos quatro pavilhões nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Cabinda. Os novos recintos, além de servirem para a prova continental, também foram erguidos, tendo em vista o surgimento de novas equipas nas respectivas cidades.

ANGOLA : Trovoada já está no Lubango para treinar Desportivo da Huíla

O técnico Emanuel Trovoada foi apresentado ontem à direcção do Clube Desportivo da Huíla (CDH) como "manager" do projecto de revitalização do basquetebol na agremiação que culminará igualmente com a participação do clube no próximo Campeonato Nacional em seniores masculinos.

Trovoada, que já se encontra no Lubango desde ontem, reuniu-se "a porta-fechada", com a direcção do clube militar da 5ª região na companhia do director geral do 1º de Agosto, Fernando Barbosa "Barbosinha" que acompanhou o técnico, e de outras figuras ligadas ao departamento de basquetebol do clube do "Rio Seco", que se deslocaram ao Lubango a propósito. Aliás, é o 1º de Agosto quem lidera este projecto.

A reunião realizou-se a porta fechada e como tal a imprensa desportiva não teve acesso. Segundo soube o "JD" de algumas fontes, a direcção do CDH agiu assim pelo facto de, "ter havido excessiva fuga de informação" no processo negocial com Emanuel Trovoada. Pelo que nos fez constar a nossa fonte, as declarações feitas há dias, em Luanda, por Luís Garrido, presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla,que anunciava em primeira mão a contratação de Trovoada, "por pouco seria o pomo para inviabilizar as negociações que na altura estavam num ponto crucial".

A direcção do CDH pretende inclusive "chamar à razão" Luís Garrido, pelo facto deste "colocar a foice em seara alheia", quando nas vestes de presidente da Associação, se predispôs em falar em nome do CDH, "imiscuindo-se grandemente nas nossas questões internas", aludiu a fonte.

Por este facto, a estratégia é resolver tudo "no segredo dos deuses e está guardada a sete chaves" e depois de tudo alinhavado, só assim é que tornarão público os factos. Assim, a direcção do clube militar da 5ª região prometeu no início da próxima semana realizar uma conferência de imprensa alargada onde, para além da apresentação formal de Emanuel Trovoada, pensam igualmente mostrar os contornos do projecto que o técnico irá dirigir.

O "JD" sabe que o CDH, como principal filial do 1º de Agosto, é igualmente um clube satélite e como tal, pretende, como estratégia, promover a estimulação da prática do basquetebol nesta região Sul. Enquanto isso, uma equipa sénior masculina às ordens de Trovoada participará no Campeonato Nacional cujos principais jogadores sairão das reservas do "Rio Seco".
Emanuel Trovoada, embora não tendo falado à imprensa a sua chegada, mostrou-se maravilhado pela beleza da cidade e pela amabilidade e carinho que encontrou no seio dos dirigentes do clube em que vai trabalhar.

16 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Adiamento do “afro-básquete”: Ferroviário da Beira com contas complicadas

AS contas do Ferroviário da Beira começam a ficar cada vez mais complicadas com mais um adiamento do campeonato africano de clubes em básquete seniores masculinos, anunciado há dias pela FIBA-África. Tudo porque o evento, agendado agora para 13 a 23 de Dezembro, em Angola, acontecerá numa altura em que as agências de viagens serão bastante concorridas, o que não abre espaço para uma fácil negociação no sentido dos “locomotivas” terem acesso a preços bonificados, bem como já não será possível passar a contar com os reforços sul-africanos.

Este sentimento foi expresso ainda ontem por Carlos Crispim, vice-presidente pela área do basquetebol junto do Clube Ferroviário da Beira, que reconheceu haver necessidade de uma recalendarização das actividades da sua equipa, principalmente quando se sabe que a partir de amanhã vai ter que entrar na luta pelo título no campeonato nacional da modalidade.

Crispim disse que isto significa dizer que, por um lado, o Ferroviário da Beira vai ter mais gastos em termos do que previa, sobretudo no que diz respeitos às passagens áreas para Luanda. Por outro lado, os “locomotivas” terão um défice no seu plantel, uma vez que já não vão contar com os dois reforços previstos vindos da vizinha África do Sul, porque nessa altura estarão ocupados.

Para além disso, muitos dos seus atletas são estudantes universitários e na altura do “africano” estarão em exames. Isto significa, por outro lado, que os atletas em causa correm o risco de perder as aludidas avaliações.

O vice-presidente do Ferroviário da Beira lamentou, também, que tudo isto coloca os “locomotivas” numa situação de desvantagem perante os seus adversários, principalmente os angolanos que terminarão com a sua época muito próximo das datas da realização do evento.

Sendo assim, o campeonato nacional de basquetebol que arranca amanhã no Pavilhão dos Desportos da Beira será a única salvação para a “turma” do “Chiveve” procurar rodar os seus atletas, sabido que o provincial de Sofala de “bola ao cesto” já terminou.

Mesmo assim, o nosso informador anunciou que depois do “nacional” serão levados a cabo trabalhos específicos para garantir um bom resultado no “africano” de clubes.
Mas não haverá qualquer jogo amigável no âmbito dos preparativos para o evento de Angola.Em todo o caso, disse que tudo está sendo feito por forma a garantir uma boa prestação dos “locomotivas” da capital provincial de Sofala. Disse, para o efeito, ser vontade da direcção do clube levantar bem alto a bandeira da Pátria Amada na “Terra do Semba”.

ANGOLA : Atlético Petróleos de Luanda regressa amanhã ao país

A equipa sénior masculina do Atlético Petróleos de Luanda que se encontra na Sérvia a cumprir o estágio pré-competitivo, visando a sua participação na XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol a decorrer de 13 a 22 de Dezembro próximo, nas cidades de Cabinda, Huambo e Luanda, regressa em princípio amanhã, sábado, ao país.

Durante aproximadamente um mês e meio, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" aprimoram os aspectos técnicos e tácticos afim de se apresentarem na sua melhor forma desportiva.
Aliás, na condição de campeão em título, e a jogar em casa, os petrolíferos da capital vêem-se na obrigação de estarem no máximo da sua força por altura da disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos que contará com a participação de doze equipas.

Em terras sérvias, o Atlético Petróleos de Luanda realizou vários jogos de controlo, partidas que serviram para o técnico Alberto de Carvalho "Ginguba" arquitectar a equipa que vai utilizar durante a competição. O poste sérvio já integrou a equipa do Eixo-viário.
Entretanto, a formação do 1º de Agosto, outro representante angolano na XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", que se encontra no Brasil a projectar a referida competição, escala a capital do país, Luanda, no próximo domingo.
Entretanto, a equipa militar efectuou ontem o seu sétimo jogo de controlo frente a equipa do lameira mais, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Recorde-se que, estão apuradas para a fase final da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto" as equipas do Atlético Petróleos de Luanda, campeão em título, 1º de Agosto, vice campeã, Nigerian Poter (Nigéria), Stade Malien (Mali), ABC da Costa do Marfim, Ferroviário da Beira (Moçambique), MBC da Guiné Conakry, BC Kaúca e AS Onatra do Congo Democrático, APR do Rwanda e Aspac do Benin. O Grupo Desportivo Interclube poderá fazer parte da competição.
M.C

ANGOLA : Senegaleses reforçam equipa da universidade Lusíada de Angola

Com vista a melhoria do sexto lugar alcançado na edição passada do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, a direcção da Universidade Lusíada de Angola contratou para a presente época basquetebolística dois senegaleses que actuam na posição cinco (poste) e um extremo angolano para reforçar a equipa tendo em atenção a nova época desportiva, segundo fez saber o director dos desportos daquela agremiação desportiva, António Luvualu de Carvalho.

Trata-se de Amedi Giop, poste, dois metros e dez centímetros de altura, atleta que já militou no Grupo Desportivo Interclube, Bamba Diop (poste), 19 anos de idade, de dois metros e quatro centímetros de altura, e Tandela Borges (angolano), um metro e oitenta e nove centímetros, 21 anos, atleta que se formou no Sport Lisboa e Benfica.

Entretanto, Tandela Borges que assinou um contrato válido por quatro temporadas será apresentado à comunicação social e a massa associativa, na próxima quinta-feira, em conferência de imprensa, ao passo que os dois senegaleses que rubricaram por uma época e com um de opção, estarão apenas a disposição da equipa após a disputa da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em Seniores Masculinos que foi remarcada para o mês de Dezembro, de13 a 22, nas cidades de Cabinda, Huambo e Luanda.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, António Luvualu de Carvalho, director desportivo da Universidade Lusíada de Angola, afirmou que com as contratações feitas, a sua agremiação pretende melhorar a classificação da época transacta, altura em que se estrearam no Campeonato Nacional da "bola ao cesto".
"Nós queremos tão-somente melhorar a classificação da edição passada. Por isso, e fruto do maior número de patrocinadores que conseguimos reunir, decidimos recorrer ao mercado senegalês afim de primeiro reforçar a equipa e consequentemente lutar para a melhoria do sexto lugar, ou seja, vamos tentar arrancar o quarto lugar", asseverou.

Aquele responsável disse por outro lado, que as contratações efectuadas para a presente edição do "Nacional da bola ao cesto" se consumaram graças ao apoio de um banco de direito russo e passou a ser o "sponsor" oficialmente da Universidade Lusíada de Angola.
“Queremos nos afirmar no panorama desportivo nacional”

Para além do basquetebol sénior masculino, a formação da Universidade Lusíada de Angola movimenta igualmente as modalidades de voleibol na classe feminina, futsal masculino e futebol onze.

De acordo com António Luvualu de Carvalho é pretensão da direcção da Lusíada potenciar-se cada vez mais, ou seja, elevar os níveis destas disciplinas no intuito de se afirmar no contexto desportivo nacional e internacional.

"Não há dúvidas de que a modalidade de basquetebol é nesta altura a grande referência da nossa agremiação, mas ainda assim, existem outras modalidades que vão se afirmando casos do voleibol feminino e futsal. Portanto, como sabe na direcção da universidade temos duas pessoas que dispensam apresentações no panorama desportivo nacional que são os casos dos senhores Rui Mingas e Paulo Muria, e que muito têm feito em prol do desenvolvimento do desporto no seio da nossa agremiação".
Entretanto, apesar de não possuir escalões de formação, a direcção da Universidade Lusíada de Angola tem feito um trabalho de prospecção nos campeonatos inter-colegiais para poder sustentar as mais variadas disciplinas.

15 novembro 2007

ANGOLA : Federação sorteia Campeonato Nacional

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza a 22 do corrente mês, às 16 horas, nas suas novas instalações, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, a reunião do sorteio da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos edição 2007/08.

De acordo com o comunicado oficial nº 97/FAB/2007 a que o Jornal dos Desportos teve acesso, a presença dos representantes que farão parte da edição número trinta do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos é indispensável.
Entretanto, a competição que em princípio arranca em Janeiro de 2008, contará com um novo inquilino, no caso, o Grupo Desportivo da Huíla.

Assim sendo, a prova maior da "bola ao cesto" no país contará com a participação de doze equipas, designadamente o Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação ASA, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo da Nocal, Vila Clotilde, Cduan, Sporting de Luanda, Universidade Lusíada, Imbondeiro de Viana, Misto de Cabinda e Desportivo da Huíla, contra os onze da edição passada.
Recorde-se que, o Atlético Petróleos de Luanda é o actual detentor do troféu.

ANGOLA : Director do 1ºde Agosto está indignado com a decisão da Fiba-África

O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Sílvio Lemos, que chefia a delegação da equipa sénior masculina no estágio pré-competitivo que decorre em São Paulo, República Federativa do Brasil, visando a Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto" a disputar-se no país, mostrou-se indignado com a postura da Fiba-África, em virtude de ter adiado a referida competição que estava inicialmente marcado para 22 do corrente a 2 de Dezembro próximo.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Sílvio Lemos que se mostrou surpreendido com a notícia considerou de absurdo os motivos avançados pelo organismo que tutela a modalidade no continente.

"É inconcebível que um organismo como a Fiba-África vai denotando tamanha desorganização. As datas foram previamente estabelecidas e de facto não compreendo como é que ainda existam zonas a fazerem disputar os respectivos apuramentos. Penso que a federação deve sair em defesa dos seus filiados porque os clubes fizeram investimentos e é obvio que este adiamento vai estrangular todo um programa", asseverou o director para o basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto.

Questionado se a equipa iria se manter em terras brasileiras em face do adiamento, o responsável do clube militar disse "que a sua formação não mergulha em rios de dinheiro" pelo que o regresso da equipa acontece já no próximo domingo.
"Não vamos de maneira alguma alargar o nosso estágio até porque os estágios longos só prejudicam o desempenho dos atletas. Como sabe os nossos atletas vêm de uma época desgastante por isso, teremos que finalizar a nossa preparação".

Em terras brasileiras, os pupilos de Jaime Covilhã realizaram já seis jogos de controlo com equipas do primeiro escalão daquele país, tendo conseguido cinco vitórias e uma derrota.
Hoje, quinta-feira, o 1º de Agosto efectuará o seu sétimo jogo de controlo frente a formação do Lameira.

Por sua vez, o Atlético Petróleos de Luanda, campeã africana em título, que projecta a sua participação na Taça dos Clubes Campeões Africanos na Sérvia desembarca na capital do país, Luanda, em princípio este sábado.

Entretanto, a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos foi remarcada para a primeira quinzena de Dezembro (13 a 22), segundo fez saber António Celestino Sofrimento Manuel, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
O número dois da FAB disse por outro lado, a fase preliminar da prova irá decorrer nas cidades de Cabinda e o Huambo, ao passo que Luanda albergará a fase final.
Atlético Petróleos de Luanda é o actual detentor do ceptro continental.

ANGOLA : Desportivo da Huíla quer ser quarta potência do campeonato

O treinador Emanuel Trovoada "Mané", que conquistou a medalha de bronze no Afrobasket2007, pela selecção de Cabo Verde, assume ainda este mês o comando técnico do Grupo Desportivo da Huíla, com o qual procurará "lutar para atingir o quarto lugar" no Campeonato Nacional de Basquetebol em 2008.

O facto foi confirmado nesta quarta-feira à Angop, pelo presidente da Associação Provincial da modalidade, Luís Garrido, para quem constitui mais valia a contratação de "Mané". A fonte não especificou o tempo de duração do contrato.

Sem esclarecer pormenores atinentes ao vínculo do técnico com a selecção crioula, a fonte explicou que a contratação foi feita pela direcção do 1º de Agosto, no âmbito de um projecto de parceria com o Desportivo da Huíla.

"O Desportivo da Huíla será a primeira filial do 1º de Agosto; uma espécie de satélite. Pelo facto de ter excesso de jogadores, contratou o (técnico) Mané para potenciar a Huíla com uma equipa sénior", explicou Luís Garrido.

Por forma a aproveitar a experiência e disponibilidade do técnico, acrescentou, a Associação Provincial sugere também para coordenar um projecto de massificação da modalidade na província, onde já estão inscritas seis formações.

"Ele vai trabalhar com esse nosso clube, mas ajudará a orientar o projecto de massificação. Temos seis equipas inscritas e outros seis núcleos de bairro. Por isso, vamos dar toda a assistência necessária para sermos a quarta potência no nacional", considerou.

Luís Garrido informou que, nesta altura, está a ser tratado todo o processo administrativo para oficializar a actividade o treinador na Huíla, e envia-lo à federação, tendo confirmado a vinda do mesmo ao país ainda no decorrer desta semana.

14 novembro 2007

ANGOLA : Trovoada pode interromper silêncio “da bola ao cesto” huilano

O técnico angolano Emmanuel Trovoada, que dirigiu a selecção de Cabo Verde no Afrobasket 2007 que o nosso país albergou e que se quedou na terceira posição, poderá ser o treinador da futura equipa de basquetebol sénior masculino do Clube Desportivo da Huíla, com vista a disputa do Campeonato Nacional que se avizinha.

Pelo menos é o que se ouve nos bastidores desportivos locais e não só, no âmbito da formação da referida equipa que já decorre, embora tudo permaneça ainda no segredo dos deuses e seja guardado a sete chaves. Membros da direcção do clube militar da 5ª região contactados a respeito, pelo "Jornal dos Desportos", rejeitaram em fazer quaisquer pronunciamentos.

Entretanto, o "JD" conseguiu apurar de uma fonte anónima que "é mesmo verdade que o técnico Trovoada encabeçará o projecto de revitalização do basquetebol sénior masculino nestas paragens".
Segundo ainda a fonte, a direcção dirigida pelo General Apolo Yakuvela, "prepara-se para nos próximos dias vir a terreiro e dar a conhecer publicamente o projecto que tem gizado para o desenvolvimento da modalidade da "bola ao cesto" em toda região Sul". Nos dizeres da fonte, a direcção do grémio ficou desapontada pelo facto de "Luís Garrido, presidente da associação provincial da modalidade na Huíla, em entrevista à Rádio 5, ter entornado o caldo e indevidamente ter colocado a foice em seara alheia anunciando os factos".

A verdade porém é que, Trovoada vem mesmo para quebrar o silêncio que se vive nas terras altas da chela no que a promoção do basquetebol no escalão sénior diz respeito. Com efeito, o "JD" tem testemunhado imensas movimentações nos últimos dias, por parte da direcção do grémio militar que, inclusive já criou as condições de acomodação e transporte do futuro técnico, dos atletas e de outros quadros que constituirão a equipa técnica. Segundo apuramos, a direcção do clube 1º de Agosto pretende fazer da região Sul (Huíla, Namibe e Cunene) o seu "ponto estratégico" para o surgimento de novos valores na modalidade.

Escalões de formação serão uma aposta do técnico

Pelo que consta, Emmanuel Trovoada virá para "comandar" um projecto ambicioso que se estenderá igualmente na coordenação dos escalões de formação. O Clube Desportivo da Huíla torna-se assim na primeira filial do "irmão mais-velho" do "rio seco" no que tange à constituição de uma rectaguarda segura.

Embora a direcção do CDH não se tenha pronunciado oficialmente, o "JD" sabe que o projecto irá encontrar sustentação prática nas infra-estruturas utilizadas aquando da disputa de uma das séries do Afrobasket 2007 aqui no Lubango, nomeadamente os Pavilhões Multi-uso, de Nª Sª do Monte e do Benfica do Lubango. Os montantes envolventes, não conseguimos todavia apurar.
Quanto aos atletas, segundo fontes ligadas ao 1º de Agosto, virão das suas hostes e de outros clubes da capital, complementado com alguns jovens locais que têm mostrado uma grande margem de progressão.

ANGOLA : Adiada Taça dos Clubes Campeões de África

A fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, inicialmente marcada para 23 de Novembro a 02 de Dezembro deste ano, em Luanda, foi adiada pelo facto de algumas zonas conhecerem os seus representantes apenas hoje com o encerramento da fase preliminar.
A informação foi prestada a Angop pelo secretário-geral da Federação Angolana da modalidade António Sofrimento, que não mencionou as referidas zonas.

A prova, que decorrerá de 13 a 22 de Dezembro, contará com a presença das equipas angolanas do Petro de Luanda, detentor do título, e do 1º de Agosto (vice).

13 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de Básquete Sénior Masculino: Adiamento provoca transtornos na Beira

OS representantes da cidade da Beira ao Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, nomeadamente Ferroviário e Desportivo, bem como a própria Associação Provincial da modalidade em Sofala mostram-se agastados pelo facto de a Federação Moçambicana de “bola-ao-cesto” estar a adiar sucessivamente a prova, agora aprazada para entre os dias 17 e 24 de Novembro corrente. Em causa estão os transtornos financeiros e de programação que o facto está a acarretar, principalmente aos “locomotivas” que deverão representar o país no “Africano” de Clubes que vai decorrer em Dezembro próximo em Angola.

Refira-se que o Campeonato Nacional de Básquete Sénior Masculino já sofreu três adiamentos por, fundamentalmente, haver algum desentendimento entre a Federação da modalidade e parte dos clubes da capital do país, Maputo, que contestavam a realização da mesma no “Chiveve”. O atraso no desembolso dos fundos que garantirão a realização do evento por parte do principal patrocinador também está, no entanto, associada a este “barulho”.

Para Bernardo Wing (Bica), presidente da Associação Provincial de Basquetebol em Sofala, os representantes da cidade da Beira ao evento, nomeadamente Ferroviário e Desportivo, é que são os mais prejudicados pelo facto de os campeonatos locais terem terminado cedo para dar espaço ao evento.

Além disso, Wing disse que a própria Direcção Provincial da Juventude e Desportos de Sofala, gestora do Pavilhão dos Desportos da Beira, local acolhido para receber a prova, também ficou prejudicada porque teria supostamente adiado, por várias vezes, muitos eventos para dar lugar ao Campeonato Nacional de Basquetebol, o que traz consigo prejuízos financeiros.

Não só, em termos de alojamento a Associação Provincial já teria garantias de preços bonificados em alguns estabelecimentos hoteleiros locais, mas tal poderá não acontecer mais porque os visados têm outras agendas. Esta situação foi igualmente apontada por Carlos Crispim, vice-presidente pela área do básquete no Ferroviário da Beira, que apontou o adiamento de um estágio do seu clube para justificar o facto.

Crispim reconheceu ainda que os sucessivos adiamentos colocam a sua equipa em risco, porque, para além do “Nacional”, deverá em Dezembro próximo participar no “Africano” de Clubes. Explicou que os “locomotivas” já tinham negociado com uma agência de viagem passagens bonificadas, mas tal não poderá acontecer mais pelo facto de no último mês do ano ser muito concorrencial, o que vai pesar nos custos de passagens áreas dos “locomotivas”.

Salientou ainda que muitos atletas do Ferroviário da Beira são estudantes do ensino superior privado e o mês de Dezembro está reservado aos exames.

Por seu turno, Miguel Novumba, treinador do Desportivo da Beira, afirmou que a planificação da sua equipa está ficando comprometida devido aos adiamentos em alusão. “Agora vivemos na incerteza, não sabemos se teremos mesmo o campeonato no dia 17 ou não”, acrescentou.
Entretanto, para além dos representantes do “Chiveve”, Maputo poderá participar com quatro clubes, nomeadamente Ferroviário, Desportivo, Maxaquene e Académica. Manica contará com Velhas Glórias, Inhambane, com a Liga Muçulmana da Maxixe e Nampula, com o Ferroviário de Nacala.

* EDUARDO SIXPENCE

12 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Ferroviário


Ferroviário campeão da cidade de Maputo

MOÇAMBIQUE : Ferroviário campeão da cidade de Maputo

O FERROVÁRIO sagrou-se campeão de basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, de forma convincente, após bater o Aeroporto e o Maxaquene, nas últimas duas jornadas (sexta e sétima da terceira volta). Com a vitória sobre o Aeroporto, por 63-32, os “locomotivas” já haviam se sagrado virtuais campeões, uma vez que detinham vantagem de dois pontos sobre o Desportivo e três sobre o Maxaquene. Mas com muita classe e categoria, o Ferroviário mostrou todo o seu poderio, batendo na última jornada os “tricolores”, por 73-69, fechando, desta forma, a sua participação na competição com a “chave de ouro”. Com este triunfo, o Ferroviário conquistou o troféu mais desejado a nível da “ Cidade das Acácias” pela segunda vez consecutiva.

Porém, se este foi um final brilhante para o Ferroviário, o mesmo já não se pode dizer do Desportivo, que perdeu o segundo lugar para o Maxaquene, ao perder nas duas últimas jornadas. A derrocada “alvi-negra” começou frente à Académica, que com uma pontinha de sorte marcou dois pontos já sob o apito final, colocando o resultado em 61-60. A queda dos pupilos de Carlos Ferro tomou proporções mais desastrosas quando perderam diante do Costa do Sol, por uma margem de quatro pontos (54-58).

O Maxaquene aproveitou-se dos deslizes do seu velho rival e vizinho, passando assim à segunda posição, muito graças à vitória sobre a Conseng, por 74-53.

No entanto, esta vitória não conferia aos “tricolores” o estatuto de vice-campeõs, porque era imperioso bater o Ferroviário, se se atender que “a priori” o Desportivo iria “esmagar” o Costa do Sol. Mas se para a felicidade das hostes “tricolores” os “canarinhos” causaram a grande surpresa da ronda.

ACADÉMICA NO “NACIONAL”

A Académica tornou-se na última a “carimbar o passaporte” para o campeonato nacional que se disputará a partir de 17 do corrente mês na cidade da Beira. Os “estudantes” juntaram-se assim ao Ferroviário, Maxaquene e Desportivo no conjunto das equipas que irão representar a cidade de Maputo na prova mais importante da “bola ao cesto” do país.

A precisar de ganhar em pelo menos um dos dois confrontos, a Académica quis mostrar que o apuramento para o “Nacional” teria que ser convincente batendo o Aeroporto (61-56) e Desportivo (61-60) não dando quaisquer chances de manobra ao Costa do Sol que ainda acalentava muitas esperanças de estar entre a nata do basquetebol nacional.

A classificação final ficou assim ordenada:

Ferroviário, 39; Maxaquene, 36; Desportivo, 36; Académica, 36; Costa do Sol, 35; Conseng, 28; Aeroporto, 24 e Eagles, 20.


detalhe do conteúdo

07 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Seniores: Luta pelo título repartida a três


FERROVÁRIO, Desportivo e Maxaquene são as equipas que acalentam chances de conquistar o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, que amanhã termina com a realização da sexta e última jornada da terceira volta.

Os “locomotivas”, primeiros classificados com 37 pontos, mais dois que os “alvi-negros” e três que os “tricolores”, são os que têm mais chances de almejar o “canecão”, já que hoje, naquela que é a penúltima jornada, defrontam, no pavilhão do Maxaquene, a partir das 18.45 horas, o Aeroporto, e podem, em caso de vitória, fazer já a festa. Se tal acontecer, o Ferroviário poderá amanhã diante do Maxaquene, naquele que é o grande embate da jornada, jogar apenas para cumprir calendário. Este confronto entre “gigantes” realiza-se no pavilhão Lurdes Mutola, às 20.00 horas.

Quanto aos “tricolores”, apenas um milagre pode colocá-los na posição de campeões, já que precisam de bater o Ferroviário e a Conseng, e esperar que os “alvi-negros” e os “locomotivas” percam nos seus confrontos, um cenário impensável.

O desafio entre Maxaquene e Conseng realiza-se hoje no pavilhão Lurdes Mutola, a partir das 20.00 horas.
Já o Desportivo enfrenta hoje a Académica, às 20.00 horas, para amanhã bater-se, à mesma hora, com o Costa do Sol.

Noutro despique agendado para amanhã, Eagle mede forças, a partir das 18.45 horas, com Conseng, no pavilhão Lurdes Mutola.



DUAS EQUIPAS DISPUTAM LUGAR NO “NACIONAL”


Ferroviário, Maxaquene e Desportivo já asseguraram presença no “Nacional”. A luta pelo apuramento para esta competição cinge-se agora à Académica e Costa do Sol, que terão hoje e amanhã, em partidas da penúltima e última jornadas, as últimas chances de lutar pelo quarto lugar, última vaga que dá direito a estar de 12 a 17 do mês em curso entre a nata do básquete doméstico.

Neste momento, os “estudantes”, na quarta posição, estão em melhores condições de carimbarem o passaporte para Beira, no entanto, a tarefa não se adivinha fácil, se se atender que o adversário de hoje dá-se pelo nome de Desportivo.

Os “estudantes” podem neste embate aproveitar o facto de os “alvi-negros” partirem para este embate já a pensar no “Nacional”, o que pode fazer com que não se apliquem como é de costume, poupando forças para lutarem pelo título nacional. Este desafio terá lugar às 20.00 horas, no pavilhão do Maxaquene. Já amanhã a turma “estudantil” terá pela frente, no mesmo local, a partir das 18.45 horas, o Aeroporto, uma formação, que “a priori” deverá oferecer menos dificuldades.
O Costa do Sol, na quinta posição, com 29 pontos a um da Académica, é a que terá que correr mais, já que é obrigado a vencer nos dois últimos despiques diante do Eagle, hoje (20.45), e frente ao Desportivo, amanhã (20.00), e ainda esperar que os “estudantes” percam num dos seus jogos.

02 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Seniores: Discussão do título entra na fase crucial

FERROVIÁRIO e Maxaquene, com 31 pontos cada, Desportivo, com 29, Costa do Sol e Académica, com 28 cada, formam o quinteto que ainda discute tenazmente a posse do título no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, em seniores masculinos, que esta noite é reatado, após a interrupção verificada durante duas semanas, devido ao Afrobásquete de clubes, superiormente conquistado pelas “alvi-negras”.

A paragem do campeonato foi vista por algumas frentes como benéfica, porquanto permitiu recarregar as baterias, e por outras como prejudicial, uma vez que travou o seu ímpeto, particularmente em relação aos “locomotivas” e aos “tricolores”, que tinham logrado ultrapassar os “alvi-negros” na tabela classificativa, após estes terem comandado a prova de forma destacada durante grande parte da prova, nomeadamente na primeira e segunda voltas.

Entretanto, noutra vertente, o facto de a competição da capital do país ainda não ter terminado preocupa sobremaneira a Federação Moçambicana de Basquetebol, que marcou para dentro de dias (8 de Novembro) o arranque do Campeonato Nacional, na cidade da Beira. Até lá, como se pode depreender pela realização, entre hoje e amanhã, da quarta e quinta jornadas da terceira volta, a prova ainda estará a decorrer, pois vai até à sétima ronda, com uma discussão acesa tanto pelo título como pelos lugares que dão acesso ao “Nacional”.

Para esta noite, o destaque vai para dois encontros, envolvendo os guias do campeonato. O Ferroviário joga com o Costa do Sol, a partir das 20.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”, em partida a ser antecedida do Eagles-Desportivo, às 18.45. Por sua vez, o Maxaquene actua no vizinho recinto dos “alvi-negros”, defrontando a Académica, o time que tem vindo a fazer sensação, estando em luta directa com os “canarinhos” por uma vaga para o Chiveve. Antes desse embate, estarão em campo Aeroporto e Conseng.

A dupla jornada do presente fim-de-semana coloca o Costa do Sol na “corda bamba”, uma vez que, após enfrentar os “locomotivas”, amanhã terá pela frente os “tricolores” de Horácio Martins, no pavilhão do Desportivo, a partir das 17.30 horas. Conseng-Ferroviário, às 16.00, abrirá o dia naquele recinto.

Já no pavilhão do Maxaquene, estão marcados os desafios Académica-Eagles e Desportivo-Aeroporto.

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

J V D P

1º FERROVIÁRIO 17 14 03 31

2º Maxaquene 17 14 03 31

3º Desportivo 17 12 05 29

4º Costa do Sol 17 11 06 28

5º Académica 17 11 06 28

6º Conseng 17 04 13 21

7º Aeroporto 17 03 14 20

8º Eagles 17 00 17 16

ANGOLA : Jaime Covilhã leva 13 atletas para o Brasil

A equipa do 1º de Agosto viaja sexta-feira para o Brasil, onde vai estagiar durante 15 dias tendo em vista a participação na Taça dos Clubes Campeões de África. Para esta competição, o técnico Jaime Covilhã convocou 13 atletas com destaque para Pierró Ilunga.

O extremo poste, que se lesionou no início da época passada, volta a merecer a confiança do treinador, apesar da concorrência na sua posição. Naquele país latino-americano os "militares" vão efectuar nove jogos com equipas locais.

Eis os eleitos:

Bases: Miguel Lutonda, Armando Costa, Marques Houtmam Extremos: Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Mayzer Alexandre Postes: Francisco Jordão, Rodrigo Mascarenhas, Pierró Ilunga, Vlademiro Ricardino, Joaquim "Kikas" Gomes, Abdel Bouckar e Felizardo Ambrósio.

Completam a caravana "rubro-negra" o director para o basquetebol, Sílvio Lemos (chefe da delegação), Jaime Covilhã (técnico principal), Raúl Duarte (adjunto), Ângelo Victoriano (adjunto), Óscar Rodrigues (médico), António de Sousa (fisioterapeuta), Mário Abílio (estatístico) e Dala Hulo (seccionista).

ANGOLA : Presidente da federação enaltece recuperação de infra-estruturas no Bié

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, enalteceu quarta-feira, na cidade do Kuito, província do Bié, os esforços empreendidos pelo governo local na reabilitação das infra-estruturas desportivas destruídas pelo conflito armado.

O dirigente falava no final de uma visita a província, onde procedeu o encerramento do curso de formação de treinadores de basquetebol.

Gustavo Conceição referiu que as infra-estruturas permitirão uma rápida massificação das várias modalidades, visando o desenvolvimento do desporto na região e prometeu apoiar a província com material desportivo como bolas, apitos e cronómetros.

O presidente da federação de basquetebol visitou as obras de reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo do Sporting Petróleos de Bié e o campo polivalente, na comuna do Kunje, sete quilómetros a Norte da cidade do Kuito.

ANGOLA : Pressão do público ditou derrota do 1º de Agosto na final da Taça dos Campeões

O técnico principal da equipa sénior feminina de Basquetebol do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, considerou terça-feira, em Luanda, que a pressão do público presente no jogo de domingo, frente ao Desportivo de Maputo, ditou a derrota da equipa angolana.

Em declarações à Angop, momentos após a sua chegada ao país, Aníbal Moreira disse que, apesar do empenho das atletas, a sua equipa não conseguiu alcançar o objectivo preconizado, que era a revalidação do título de Campeãs Africanas de Clubes.

“Não foi possível revalidar o título, devido ao péssimo jogo que realizamos na final, ao facto de aparecerem três equipas moçambicanas nas meias finais do campeonato e por jogarem diante do seu público, o que criou uma grande pressão psicológica sobre as minhas atletas”, justificou.

O ritmo elevado do início do desafio, o número excessivo de faltas das três jogadoras fundamentais na manobra da equipa militar designadamente Sissela, Ângela e Barbara, assim como um bom jogo da equipa adversária, foram outros dos factores indicados por Aníbal Moreira como contributos para o desaire da sua formação.

Para o técnico do clube militar, a prova atingiu níveis técnico e competitivos elevados, onde as equipas apresentaram tácticas e sistemas jogos “muito” evoluídos, com partidas muito equilibradas, mas sem o final feliz para Angola.

O 1º de Agosto perdeu na final da 13ª edição da Taça dos Campeões diante do Desportivo de Maputo por 48-64. Nas meias-finais, as militares derrotaram as moçambicanas do Ferroviário, por 50-42.

01 novembro 2007

ANGOLA : Gostavo da Conceição exorta treinadores a empenharem-se na massificação

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, exortou ontem, no Kuito, os treinadores e amantes de basquetebol no sentido de se empenharem cada vez mais na massificação da modalidade na região.

O alto dirigente desportivo, que falava na cerimónia de encerramento do seminário de actualização e superação dos treinadores de basquetebol realizado na província, frisou que a acção formativa vai permitir o crescimento da modalidade, mormente nos municípios do interior.

Gustavo da Conceição disse ainda que a FAB conta com a ajuda do governo local nos trabalhos que contribuam para o desenvolvimento do basquetebol na província, com maior realce na camada feminina.

"Constitui desafios da FAB e do governo provincial a reabilitação das infra-estruturas desportivas danificadas durante o conflito armado, tais como o pavilhão Ginno-desportivo do Kuito, a sede da associação provincial de basquetebol, o campo polivalente do Kunje e outros", enfatizou.

Acrescentou que os investimentos que estão a ser efectuados na província permitirão que o basquetebol possa atingir a qualidade desejada no escalão máximo da modalidade, bem como possuir treinadores de segundo e terceiro níveis, de acordo com os critérios exigidos no país.

Entretanto, Gustavo da Conceição aproveitou a ocasião para proceder a entrega de diverso material desportivo, nomeadamente bolas, apitos, cronómetros e outros. O gesto, segundo ele, contribuirá para o crescimento da modalidade.

Por seu turno, o governador do Bié em exercício, António Gomes da Conceição Gonçalves, sublinhou que terminada a guerra o governo local e o Ministério da Juventude e Desportos estão engajados na recuperação das infra-estruturas desportivas, em particular do basquetebol, na formação do homem, entre várias actividades que visam massificar o desporto no geral.

Chamou por outro lado a atenção aos formandos no sentido de transmissão dos conhecimentos ora adquiridos, nas áreas de jurisdição, garantindo ainda que o governo prestará todo apoio necessário com vista a facilitar o crescimento e massificação do desporto, em especial do basquetebol nesta parcela do país.

Durante oito dias os 40 participantes do seminário de actualização e superação dos treinadores de basquetebol foram formados em matérias como postura e tarefas dos treinadores, estruturação da época desportiva, composição das sessões de treinamento, experiências no campo, importância da competição interna entre outras.

ANGOLA : Militares condicionados aprimoram aspectos técnicos e tácticos antes da viagem

Com um quadro clínico considerado preocupante, face a onda de lesões, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto realiza hoje, quinta-feira, as duas últimas sessões de treinos (matinal e vespertino), no Pavilhão do Codenm, antes de embarcar para a República Federativa do Brasil, palco do estágio pré-competitivo, visando a sua participação na Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se de 22 de Novembro a 2 de Dezembro próximo, nas cidades de Luanda e Huíla respectivamente.

Já com a integração dos atletas Joaquim Gomes "Kikas", jogador que arrebatou o título de MVP (jogador mais valioso) da XXIV edição do último Campeonato Africano das Nações da "Bola ao Cesto" disputado em cinco cidades do país (Luanda, Cabinda, Huíla, Huambo e Benguela), e de Wladimiro Ricardino, basquetebolistas que se encontravam na África do Sul, onde foram submetidos a uma ressonância magnética, ambos no joelho, a formação militar comandada superiormente pelo técnico angolano Jaime Covilhã, lima as últimas arestas.

Apesar de recuperarem satisfatoriamente das respectivas mazelas, os atletas acima mencionados não poderão estar a cem por cento durante a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, segundo fez saber o médico da equipa militar, Nelo Inhala.

"Dos vários casos clínicos que temos, o de Joaquim Gomes "Kikas" é o que inspira mais cuidados. Portanto, em função do aproximar da data da competição não acredito que ele esteja a cem por cento das suas capacidades. Ainda assim, estamos a trabalhar para que o técnico Jaime Covilhã possa contar com os seus préstimos", assegurou o médico da equipa.

Na mesma situação encontra-se o poste luso-angolano, Francisco Jordão, a costas com um cristo no joelho esquerdo. Felizardo Ambrósio que no início da temporada havia contraído uma lesão no tendão direito já se treina sem qualquer limitação a semelhança de Abdel Bouckar.

Entretanto, exercícios de alongamento seguido de uma "peladinha" culminado com lançamentos a longa e curta distância preencheu a sessão de treinos da manhã de ontem.

Participaram da sessão os seguintes atletas: Armando Costa, Miguel Lutonda, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Felizardo Ambrósio, Fabrice, Mbuila Katiavala, Marques Vincent Houtman, Rodrigo Mascarenhas, Wladimiro Ricardino, Mayzer Alexandre e Ilunga.I Carlos Almeida foi o grande ausente da sessão matinal.