Africa Basquetebol

01 novembro 2007

ANGOLA : Militares condicionados aprimoram aspectos técnicos e tácticos antes da viagem

Com um quadro clínico considerado preocupante, face a onda de lesões, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto realiza hoje, quinta-feira, as duas últimas sessões de treinos (matinal e vespertino), no Pavilhão do Codenm, antes de embarcar para a República Federativa do Brasil, palco do estágio pré-competitivo, visando a sua participação na Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se de 22 de Novembro a 2 de Dezembro próximo, nas cidades de Luanda e Huíla respectivamente.

Já com a integração dos atletas Joaquim Gomes "Kikas", jogador que arrebatou o título de MVP (jogador mais valioso) da XXIV edição do último Campeonato Africano das Nações da "Bola ao Cesto" disputado em cinco cidades do país (Luanda, Cabinda, Huíla, Huambo e Benguela), e de Wladimiro Ricardino, basquetebolistas que se encontravam na África do Sul, onde foram submetidos a uma ressonância magnética, ambos no joelho, a formação militar comandada superiormente pelo técnico angolano Jaime Covilhã, lima as últimas arestas.

Apesar de recuperarem satisfatoriamente das respectivas mazelas, os atletas acima mencionados não poderão estar a cem por cento durante a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, segundo fez saber o médico da equipa militar, Nelo Inhala.

"Dos vários casos clínicos que temos, o de Joaquim Gomes "Kikas" é o que inspira mais cuidados. Portanto, em função do aproximar da data da competição não acredito que ele esteja a cem por cento das suas capacidades. Ainda assim, estamos a trabalhar para que o técnico Jaime Covilhã possa contar com os seus préstimos", assegurou o médico da equipa.

Na mesma situação encontra-se o poste luso-angolano, Francisco Jordão, a costas com um cristo no joelho esquerdo. Felizardo Ambrósio que no início da temporada havia contraído uma lesão no tendão direito já se treina sem qualquer limitação a semelhança de Abdel Bouckar.

Entretanto, exercícios de alongamento seguido de uma "peladinha" culminado com lançamentos a longa e curta distância preencheu a sessão de treinos da manhã de ontem.

Participaram da sessão os seguintes atletas: Armando Costa, Miguel Lutonda, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Felizardo Ambrósio, Fabrice, Mbuila Katiavala, Marques Vincent Houtman, Rodrigo Mascarenhas, Wladimiro Ricardino, Mayzer Alexandre e Ilunga.I Carlos Almeida foi o grande ausente da sessão matinal.