Africa Basquetebol

21 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Nacional de Basquetebol Sénior Masculino: Muita luta pela qualificação

RODA esta noite, no Pavilhão dos Desportos da Beira, a quinta e última jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino que vem decorrendo desde sábado com destaque para a partida entre o Desportivo da Beira e a Académica de Maputo, dois conjuntos que procuram um lugar para acompanhar o já qualificado Ferroviário da capital do país, isto pela série “A”.

Enquanto isso, no Grupo “B”, as coisas ainda continuavam até à entrada da derradeira ronda complicadas com os “locomotivas” da cidade anfitriã a somarem por vitórias as três partidas, a última das quais diante do Maxaquene, na noite de segunda-feira por 82-79, resultado encontrado após o prolongamento depois de um empate no tempo regulamentar a 70 pontos, naquele que constituiu o segundo desafio para os “tricolores” já que na sua primeira intervenção averbaram também uma vitória diante do Desportivo Maputo por 63-59, este que ontem defrontou o Ferroviário da Beira para a quarta jornada.

No Grupo “A”, tudo parece estar claro, embora o Desportivo da capital de Sofala possa discutir hoje um lugar nas meias-finais, mas teoricamente os “estudantes” de Maputo são favoritos dado ao facto de terem vindo de uma prova onde a competitividade foi mais forte que a do “Chiveve”. Neste grupo, o Ferroviário de Maputo é líder depois de duas vitórias consecutivas contra uma da Académica e igual número do Desportivo da Beira, estes que esta noite se batem entre eles.

Na série “B”, até à penúltima jornada, o Ferroviário local seguia à frente com seis pontos fruto de três vitórias, seguido dos “alvi-negros” e do Maxaquene, ambos da capital, com três pontos cada, fruto de uma vitória e igual número de derrota.

Aos “verde-e-brancos” da Beira restava o embate de ontem diante do Desportivo para saberem a sua sorte, o mesmo que o seu adversário que ainda hoje defronta a frágil equipa da Académica de Songo. Se tiverem vencido o jogo de ontem, os treinados de José Delfino terão garantido a primeira posição e no caso de derrota tudo dependeria do número de cestos, pois o seu oponente já vinha com uma derrota sofrida diante do Maxaquene, este que ontem defrontou a Académica de Songo e hoje joga diante das Velhas Glórias.
RESULTADOS 1ª jornada

Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo, 81-L.M. de Ibane,47
Desportivo Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55

2ª jornada

Fer.de Maputo,67-Acad. De Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59

3ª jornada

Des. Da Beira,86- l. M. de Ibane,46
Velhas Glórias,81-Acad. De Songo,65
Maxaquene,79-Fer.da Beira,82

Jogos para hoje (5ª jornada)

Desportivo Maputo- Acad.de Songo
Maxaquene-Velhas Glórias
Desportivo da Beira-Acad. de Maputo

* ANTÓNIO JANEIRO

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home