Africa Basquetebol

16 novembro 2007

ANGOLA : Senegaleses reforçam equipa da universidade Lusíada de Angola

Com vista a melhoria do sexto lugar alcançado na edição passada do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, a direcção da Universidade Lusíada de Angola contratou para a presente época basquetebolística dois senegaleses que actuam na posição cinco (poste) e um extremo angolano para reforçar a equipa tendo em atenção a nova época desportiva, segundo fez saber o director dos desportos daquela agremiação desportiva, António Luvualu de Carvalho.

Trata-se de Amedi Giop, poste, dois metros e dez centímetros de altura, atleta que já militou no Grupo Desportivo Interclube, Bamba Diop (poste), 19 anos de idade, de dois metros e quatro centímetros de altura, e Tandela Borges (angolano), um metro e oitenta e nove centímetros, 21 anos, atleta que se formou no Sport Lisboa e Benfica.

Entretanto, Tandela Borges que assinou um contrato válido por quatro temporadas será apresentado à comunicação social e a massa associativa, na próxima quinta-feira, em conferência de imprensa, ao passo que os dois senegaleses que rubricaram por uma época e com um de opção, estarão apenas a disposição da equipa após a disputa da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em Seniores Masculinos que foi remarcada para o mês de Dezembro, de13 a 22, nas cidades de Cabinda, Huambo e Luanda.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, António Luvualu de Carvalho, director desportivo da Universidade Lusíada de Angola, afirmou que com as contratações feitas, a sua agremiação pretende melhorar a classificação da época transacta, altura em que se estrearam no Campeonato Nacional da "bola ao cesto".
"Nós queremos tão-somente melhorar a classificação da edição passada. Por isso, e fruto do maior número de patrocinadores que conseguimos reunir, decidimos recorrer ao mercado senegalês afim de primeiro reforçar a equipa e consequentemente lutar para a melhoria do sexto lugar, ou seja, vamos tentar arrancar o quarto lugar", asseverou.

Aquele responsável disse por outro lado, que as contratações efectuadas para a presente edição do "Nacional da bola ao cesto" se consumaram graças ao apoio de um banco de direito russo e passou a ser o "sponsor" oficialmente da Universidade Lusíada de Angola.
“Queremos nos afirmar no panorama desportivo nacional”

Para além do basquetebol sénior masculino, a formação da Universidade Lusíada de Angola movimenta igualmente as modalidades de voleibol na classe feminina, futsal masculino e futebol onze.

De acordo com António Luvualu de Carvalho é pretensão da direcção da Lusíada potenciar-se cada vez mais, ou seja, elevar os níveis destas disciplinas no intuito de se afirmar no contexto desportivo nacional e internacional.

"Não há dúvidas de que a modalidade de basquetebol é nesta altura a grande referência da nossa agremiação, mas ainda assim, existem outras modalidades que vão se afirmando casos do voleibol feminino e futsal. Portanto, como sabe na direcção da universidade temos duas pessoas que dispensam apresentações no panorama desportivo nacional que são os casos dos senhores Rui Mingas e Paulo Muria, e que muito têm feito em prol do desenvolvimento do desporto no seio da nossa agremiação".
Entretanto, apesar de não possuir escalões de formação, a direcção da Universidade Lusíada de Angola tem feito um trabalho de prospecção nos campeonatos inter-colegiais para poder sustentar as mais variadas disciplinas.