Africa Basquetebol

23 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de basquetebol sénior masculino : Promessa de muita luta pelo título

ESTÁ tudo a postos para que a partir desta noite o Pavilhão dos Desportos da Beira acolha as meias-finais do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, que vem decorrendo há sensivelmente uma semana na capital de Sofala. Para o efeito, segundo as disposições saídas da primeira fase do evento, os Ferroviários de Maputo e da Beira, na qualidade de primeiros classificados das séries “A” e “B”,respectivamente, defrontam em sistema cruzado os segundos apurados dos mesmos grupos, nomeadamente Maxaquene e Académica de Maputo, este que só garantiu o passaporte na última jornada depois de vencer o Desportivo da Beira, que também concorria para o mesmo lugar, por 82-57.


Entretanto, treinadores e jogadores das quatro formações apuradas mostram-se optimistas quanto à conquista do título, embora alguns se mostrem deprimidos devido a alegada existência de certo proteccionismo por parte de alguns juizes em relação a algumas equipas.

Alguns analistas desportivos contactados pela nossa reportagem no final da última ronda de grupos, realizada na noite da passada quarta-feira, vaticinam uma provável final empolgante entre os dois “locomotivas” tudo se se levar em linha de conta que ambos foram vencedores absolutos das respectivas séries, ademais dos beirenses que chegaram a vencer os dois considerados candidatos crónicos ao ceptro, designadamente Maxaquene e Desportivo de Maputo, isto pelo grupo “B”.

Pelo sim ou pelo não, a verdade é que esta noite teremos duas partidas de grande nível tendo em conta que os jogos serão a eliminar para amanhã encontrar-se, então, o vencedor desta edição.

A anteceder o embate entre os “estudantes” da capital e o Desportivo da Beira, os “alvi-negros” de Maputo bateram por 126-47 a equipa da Académica de Songo e na partida seguinte o Maxaquene também venceu as Velhas Glórias de Chimoio por 77-51.

RESULTADOS COMPLETOS

1ª jornada

Acad.de Songo,40-Fer.da Beira,121
Acad.de Maputo,81-L.M. de Ibane,47
Desportivo Maputo,85-Velhas Glórias,40
Fer.de Maputo, 89-Desportivo da Beira,55
2ª jornada
Fer.de Maputo,67-Acad. de Maputo,56
Fer.da Beira,98-Velhas Glórias,61
Maxaquene,63-Desportivo Maputo,59
3ª jornada
Des. da Beira,86- l. M. de Ibane,46
Velhas Glórias,81-Acad. De Songo,65
Maxaquene,79-Fer.da Beira,82
4ª jornada
Acad. de Songo,34- Maxaquene,96
L.M.Ibane,45- Fer.de Maputo,100
Fer.da Beira,62-Desportivo de Maputo,55
5ª jornada
Desportivo Maputo,126- Acad.de Songo,47
Maxaquene, 77-Velhas Glórias,51

Desportivo da Beira,57-Acad. de Maputo,82
Jogos para hoje(meias-finais)

Fer.da Beira-Acad. de Maputo

Fer.de Maputo-Maxaquene

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home