Africa Basquetebol

07 novembro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Seniores: Luta pelo título repartida a três


FERROVÁRIO, Desportivo e Maxaquene são as equipas que acalentam chances de conquistar o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, que amanhã termina com a realização da sexta e última jornada da terceira volta.

Os “locomotivas”, primeiros classificados com 37 pontos, mais dois que os “alvi-negros” e três que os “tricolores”, são os que têm mais chances de almejar o “canecão”, já que hoje, naquela que é a penúltima jornada, defrontam, no pavilhão do Maxaquene, a partir das 18.45 horas, o Aeroporto, e podem, em caso de vitória, fazer já a festa. Se tal acontecer, o Ferroviário poderá amanhã diante do Maxaquene, naquele que é o grande embate da jornada, jogar apenas para cumprir calendário. Este confronto entre “gigantes” realiza-se no pavilhão Lurdes Mutola, às 20.00 horas.

Quanto aos “tricolores”, apenas um milagre pode colocá-los na posição de campeões, já que precisam de bater o Ferroviário e a Conseng, e esperar que os “alvi-negros” e os “locomotivas” percam nos seus confrontos, um cenário impensável.

O desafio entre Maxaquene e Conseng realiza-se hoje no pavilhão Lurdes Mutola, a partir das 20.00 horas.
Já o Desportivo enfrenta hoje a Académica, às 20.00 horas, para amanhã bater-se, à mesma hora, com o Costa do Sol.

Noutro despique agendado para amanhã, Eagle mede forças, a partir das 18.45 horas, com Conseng, no pavilhão Lurdes Mutola.



DUAS EQUIPAS DISPUTAM LUGAR NO “NACIONAL”


Ferroviário, Maxaquene e Desportivo já asseguraram presença no “Nacional”. A luta pelo apuramento para esta competição cinge-se agora à Académica e Costa do Sol, que terão hoje e amanhã, em partidas da penúltima e última jornadas, as últimas chances de lutar pelo quarto lugar, última vaga que dá direito a estar de 12 a 17 do mês em curso entre a nata do básquete doméstico.

Neste momento, os “estudantes”, na quarta posição, estão em melhores condições de carimbarem o passaporte para Beira, no entanto, a tarefa não se adivinha fácil, se se atender que o adversário de hoje dá-se pelo nome de Desportivo.

Os “estudantes” podem neste embate aproveitar o facto de os “alvi-negros” partirem para este embate já a pensar no “Nacional”, o que pode fazer com que não se apliquem como é de costume, poupando forças para lutarem pelo título nacional. Este desafio terá lugar às 20.00 horas, no pavilhão do Maxaquene. Já amanhã a turma “estudantil” terá pela frente, no mesmo local, a partir das 18.45 horas, o Aeroporto, uma formação, que “a priori” deverá oferecer menos dificuldades.
O Costa do Sol, na quinta posição, com 29 pontos a um da Académica, é a que terá que correr mais, já que é obrigado a vencer nos dois últimos despiques diante do Eagle, hoje (20.45), e frente ao Desportivo, amanhã (20.00), e ainda esperar que os “estudantes” percam num dos seus jogos.