Africa Basquetebol

31 março 2007

ANGOLA : Afrobasket/ Lubango melhora aparência

O programa de preparação da Cidade do Lubango para acolher uma das séries do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol (Afrobasket2007) decorre sem sobressaltos, nesta cidade, segundo disse hoje o administrador, Vigílio Tyova.

Em declarações à Angop, o administrador municipal disse que neste momento decorre a primeira fase das obras, consubstanciadas na reabilitação de passeios, eliminação de buracos existentes nas estradas, bem como a colocação de semáforos nas vias de maior afluência de automóveis.
Vigílio Tyova fez saber que na segunda etapa do programa, a Administração que dirige prevê melhorar o sistema de iluminação pública e a sinalização rodoviária, renovação das árvores ornamentais existentes nas suas principais artérias, bem como terminar com obras de reabilitação do complexo turístico e desportivo da "Senhora do Monte".
"Nós estamos a trabalhar para que a nossa cidade se apresente condignamente, na véspera do Afrobasket", sublinhou.
Após as obras, segundo disse Vigílio Tytova, o município ganhará uma nova imagem, o que vai tornar a cidade mais bonita e mais acolhedora, tanto para os munícipes como para os seus visitantes.

30 março 2007

ANGOLA : D’Agosto procura manter invencibilidade

A fase regular do Campeonato Nacional seniores masculinos de basquetebol abeira-se do final, com o 1º de Agosto invicto na liderança. Uma prestação que poderá manter-se, já que nas quatro últimas jornadas da prova, o calendário é-lhe inteiramente favorável.
No que resta da campanha da fase regular, o 1º de Agosto só tem mais dois jogos para disputar, designadamente com o Interclube, amanhã, às 18H00, no Gimnodesportivo da Cidadela; e na próxima semana, no encerramento da primeira fase do campeonato, diante do Sporting de Luanda.
Porém, a penúltima dupla jornada arranca hoje e o grande líder irá repousar por razões de calendário. Mas o seu eterno rival, Petro de Luanda estará em acção diante do modesto Vila Clotilde, num jogo em que, obrigatoriamente, é favorito à conquista do triunfo. O jogo está agendado para às 18H00, no Gimnodesportivo da Cidadela.
No mesmo horário vão medir forças o Interclube diante do Imbondeiro de Viana; e o Atlético Sport Aviação contra o Desportivo da Nocal. Os polícias jogam no seu campo, embora na condição de visitantes, ao passo que o ASA, na mesma qualidade, vai ao encontro dos cervejeiros no pavilhão Anexo da Cidadela.
Complementam a ronda de hoje os confrontos Lusíada-Sporting de Luanda e CDUAN-Promade de Cabinda, ambos às 16H00, no anexo da Cidadela e em Cabinda, respectivamente.
Amanhã, no grande encontro do fim-de-semana basquetebolístico, o 1º de Agosto defronta no Gimnodesportivo da Cidadela, o Interclube de Manuel Sousa “Necas”, num confronto em que é 70 por cento favorito. Os outros 30 por cento pertencem, obviamente ao clube do Interior, que tem estado a realizar uma grande temporada regular, facto que o coloca, de momento, em igualdade pontual com o Petro de Luanda, repartindo ambos o segundo posto, com 30 pontos.
Os outros jogos são: Lusíada-ASA, Imbondeiro-Vila Clotilde e Desportivo da Nocal-Promade de Cabinda.

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura : Maxaquene enfrenta dois fortes obstáculos


O SEU sensacional encontro tinha sido agendado para o pretérito fim-de-semana, porém, adiado devido ao luto nacional observado no país em memória das vítimas do paiol. Nessas circunstâncias, marcado para esta noite o “derby” com o vizinho e eterno rival Desportivo, coloca o Maxaquene a enfrentar dois fortes obstáculos, tendo em conta que amanhã terá pela frente a Académica, já a contar para a terceira jornada do presente Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos, que vai servindo para os participantes começarem a mostrar os seus plantéis para a temporada em curso.

Apesar da paragem, é inegável afirmar que os “tricolores” estão debaixo do fogo nesta parte inicial da prova, considerando que, na jornada inaugural, defrontaram o Ferroviário, com que perderam e terão, seguramente, ficado algumas contas por ajustar, dada a forte rivalidade que ultimamente caracteriza os encontros entres estas duas formações. Pois, o Maxaquene vai ao pavilhão vizinho, esta noite, a partir das 20.00 horas, defrontar o Desportivo, numa partida que se espera equilibrada e na qual os “alvi-negros” poderão estrear as novas aquisições, Luís Cossa (Lulú) e Ebenizário Hamela, que só precisaram de saltar o muro para encontrar o seu novo clube.

Ainda não totalmente refeitos do desgaste físico que certamente sofrerão neste embate, os pupilos de Horácio Martins – que acaba de regressar da Espanha, onde durante duas semanas esteve a estagiar no primodivisionário Unicaja, enviado pelo seu clube, com o apoio dos tradicionais patrocinadores LAM e Aeroportos de Moçambique – ver-se-ão novamente diante de um grande adversário, a Académica, amanhã às 17.45 horas, no seu pavilhão.

Na ronda de hoje, a segunda, destaque ainda para o frente-a-frente entre Ferroviário e Costa do Sol, às 20.00 horas, no campo dos “locomotivas”, onde estes se apresentam como favoritos à vitória. Conseng-Académica, a partir das 19.00, no pavilhão da Universidade, completa o dia.
Amanhã, para além do Maxaquene-Académica, a terceira jornada compreende os desafios Costa do Sol-Desportivo, que se espera bastante disputado, a partir das 17.45, no pavilhão da Universidade, e, à mesma hora, Conseng-Ferroviário, no campo dos verde-e-branco, que inquestionavelmente deverão vencer.

DUELO DAS RAINHAS

Igualmente adiado devido ao luto nacional, o duelo entre as rainhas da nossa bola-ao-cesto vai acontecer esta noite, 18.45 horas, no campo dos “locomotivas”. Ferroviário e ISPU, segundo se calcula, travarão um embate bastante emotivo, não olhando para o facto de se tratar da primeira competição do ano, interessando-se apenas em ganhar. Aliás, tem sido esta a característica dos encontros entre estes dois principais pólos do nosso básquete feminino.

Em campo estará a verdadeira nata. Do lado das campeãs nacionais, a preciosíssima conquista Carla Silva, Rute Muianga, Zinóbia Machanguana, Sílvia Langa, Júlia Machalela, Janete Monteiro e Ondina Nhampossa. Noutra ala, para além da ex-“locomotiva” Ana Flávia Azinheira – tendo em conta que Nádia Rodrigues preferiu o Desportivo – estarão Iracema Ndauana, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Amélia Macamo, Ana Branquinho e Aleia Rachide.

Desportivo-Maxaquene, no pavilhão das “alvi-negras”, é o outro jogo da ronda. Amanhã, será rodada a terceira jornada, contemplando os despiques ISPU-Desportivo, no pavilhão do Estrela Vermelha, às 17.45, e Maxaquene-Académica, no recinto das primeiras, a partir das 16.00 horas.

ANGOLA : Angola, Senegal e Nigéria são cabeças-de-série do Afrobasket-2007

As selecções de Angola, Senegal, Nigéria e Argélia são cabeças-de-série da primeira fase da 24ª edição da Taça de África das Nações em Basquetebol Sénior Masculino (Afrobasket-2007), a disputar-se no país, de 15 a 26 de Agosto.

As quatro potências do basquetebol africano ganharam esse estatuto para o sorteio previsto para 20 de Abril, em Luanda, em face do seu posicionamento no último Afrobasket-2005, realizado na Argélia.
Angola, campeã em título e país anfitrião, joga a primeira fase na cidade de Benguela, sede do grupo A, enquanto o Senegal, vice-campeão, fica em Luanda (grupo B). A Nigéria, principal favorita da série C, disputa esta fase em Cabinda, e a Argélia tem o seu destino para Lubango, palco do grupo D.
Os dois primeiros de cada grupo apuram-se aos oitavos-de-final, ao passo que os dois últimos disputam as classificativas. Do primeiro ao oitavo postos, na segunda fase, os desafiso serão realizados em Luanda, deixando para Benguela a fase de consolação do nono ao 16º lugar.
Enquanto se aguarda pela conclusão dos torneios de apuramento das zonas IV e VII e da indicação pela FIBA-Africa das duas últimas selecções (repescagem), estão já com participação garantida Angola, Senegal, Nigéria, Argélia, República Centro-Africana (RCA), Marrocos e Mali, os sete primeiros classificados do Afrobasket de 2005, na Argélia, juntando-se a estes a Tunísia (Zona I), Cabo Verde (II), Côte d`Ivoire (III), Egipto (V) e África do Sul (VI).

29 março 2007

MOÇAMBIQUE : Filomena, Odélia e Kátia : Maxaquene ganha três pedras preciosas


APESAR de há dois anos ter sido arrasado, com a debandada das melhores jogadoras que possuía, a grande escola da bola-ao-cesto, que é inegavelmente o Maxaquene, mantém-se em pé. É verdade que ainda não estará à altura de discutir com propriedade com os principais concorrentes ao título, porém, não resta a menor dúvida que será uma equipa diferente, para o melhor, aquela que Simão Mataveia terá esta temporada.

Sem fazer grandes ondas, os “tricolores” ganharam três pedras preciosas. Trata-se das internacionais Sub-20 Filomena Micato, ex-Académica, e Odélia Mafanela, ex-Ferroviário da Beira, bem como de Kátia Machai, ex-Ferroviário de Maputo.

No Campeonato Africano de Sub-20 de Novembro passado Filomena Micato teve o azar de se lesionar logo na jornada inaugural diante da África do Sul, situação que a obrigou a ficar afastada das quatro linhas durante alguns jogos. Mesmo assim ainda foi a tempo de disputar a final. Descontraída, Odélia Mafanela, a rainha do Chiveve, chegou, viu e... venceu na selecção, a partir da sua integração aquando dos Jogos da Zona VI, na Namíbia. No seu encalço estiveram vários clubes, mas a sua opção recaiu pelo Maxaquene.
Quanto à Kátia Machai, base que no “Nacional” de Quelimane começou a dar cartas, tendo no último revelado o seu virtuosismo, a saída do Ferroviário pode ser surpreendente, mas não acreditamos que tenha a ver com a fartura que hoje se verifica nas “locomotivas”, podendo, provavelmente, ser sombra de Janete Monteiro, após ter resistido à presença da excelente base-extremo Rute Muianga.

No Maxaquene, as novas aquisições juntam-se a Gracinda Bucar, Esmeralda Casimiro, Cláudia Chembene, Deise Chirindza e Yara Manhique, clube maioritariamente novo em idade.

ANGOLA : Huambo reabilita pavilhão para Afrobasket2007

As obras de reabilitação e melhoramento das condições no pavilhão polidesportivo do Petro do Huambo, escolhido para treinos de algumas selecções participantes do Afrobasket2007, arrancaram na última segunda-feira.

De acordo com o director-geral do Petro, Paulo Alexandre, as obras, adjudicadas pelo governo da província à construtora portuguesa "Monte Adriano", consistem sobretudo na mudança da cobertura e do piso, iluminação, reboque das paredes e ampliação do espaço de jogo, recomendado pelas federações internacionais de basquetebol e andebol.
Sem entrar em pormenores sobre os valores envolvidos na empreitada e as datas de conclusão, referiu que a pretensão deixada pelos membros do Comité Organizador da prova é que o pavilhão esteja pronto antes do início do Afrobasket2007, aprazado para 15 de Agosto.
"Por aquilo que conhecemos da empreiteira e a julgar pelo trabalho que os espera, achamos que poderão honrar os compromissos assumidos", disse.
Quanto às obras de construção do novo pavilhão que irá acolher partidas oficiais, a Angop constatou que os empreiteiros chineses estão, neste momento, a concluir os trabalhos de perfurações das fundações de base, para a colocação do betão armado.

Os técnicos chineses, envolvidos na empreitada, possuem um suporte material de quatro contentores, com equipamento diverso de construção a ser aplicado na obra, incluindo alguns caterpilares.
Para a quinzena de Abril está prevista a chegada de mais 50 contentores, segundo da construtora chinesa Ciec.
O pavilhão está a ser erguido numa superfície plana de dez mil metros quadrados, na zona adjacente ao parque infantil e estufa fria da cidade, e contará com um sistema de iluminação modernizada, ventilação natural e artificial, dispositivos contra incêndios, painéis electrónicos, serviços de Internet, telefone, rádio, televisão, assim como um posto médico, três pares de tabela, pavimento em madeira, e demais equipamentos essenciais. As obras deverão terminar no dia 31 de Julho deste ano.

Com capacidade para duas mil e 10 pessoas, o pavilhão multi-uso da cidade do Huambo vai custar ao governo angolano 11 milhões e 800 mil dólares americanos.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube disputam final da Taça de Angola

O 1º de Agosto e o Interclube disputam a final da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, previsto para os dias 31 do corrente mês e 03 de Abril próximo, em duas "mãos", no pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda.

A equipa da polícia, que se juntou as militares, conseguiu quarta-feira a noite o passe para a fase final da prova, ao vencer o Desportivo do Maculusso, por 67-51, no segundo e derradeiro jogo, referente às meias-finais, quando ao intervalo detinha já uma vantagem de quatro pontos (31-27).

Após ter perdido no primeiro jogo para o Desportivo do Maculusso, por 58-48, o Interclube dirigido tecnicamente por Apolinário Paquete, teve à árdua missão de triunfar na partida e virar o resultado que lhe possibilitou uma vantagem em termos pontuais (mais de dez pontos de diferença) em relação ao seu adversário.
Embora tenham perdido o jogo, as senhoras do Maculusso, orientados pelo treinador Januário dos Santos, tudo fizeram para contrariar as pretensões da actual campeã nacional em título, que possui no seu plantel jogadoras mais experientes, que por si só lhe conferiu vantagem relativa mesmo tendo perdido o primeiro desafio, por 10 pontos.
De referir que o 1º de Agosto, às ordens de Aníbal Moreira apurado para a final, apenas aguardava pelo desfecho do jogo entre o Interclube e Desportivo do Maculusso.
Tal como a fase de qualificação, a final também será disputada em duas "mãos".

28 março 2007

MOÇAMBIQUE : Basquetebol na cidade de Maputo : “Mexidas” prenunciam temporada equilibrada

A NOVA temporada basquetebolística na capital do país já está em curso, com o Torneio de Abertura na categoria de seniores a decorrer há duas semanas – no pretérito sábado sofreu um interregno devido ao luto nacional - no entanto, a esmagadora maioria das equipas ainda não tirou da cartola os seus trunfos, guardando-os para as competições subsequentes. À excepção do Ferroviário, que com pompa e circunstância apresentou publicamente os seus plantéis para este ano, em masculinos e femininos, com o destaque a recair, irrefutavelmente, para a aquisição da craque Carla Silva, os outros aguardam pela altura certa. Mesmo assim, de acordo com informações em nosso poder, face ao volume de “mexidas” até aqui verificado, prenuncia-se uma época em cheio e extremamente equilibrada, em benefício da própria modalidade.

Aliás, para além daquilo que as provas internas nos apresentarão para arregalar os nossos olhos, 2007 terá a primazia de ser um ano completamente cheio de competições internacionais, dentro e fora do país, tanto a nível de selecções como de clubes. Depois de as formações nacionais terem disputado a qualificação zonal para os Jogos Africanos, a turma feminina marcará a sua presença em Argel e no Afrobásquete de Dacar, em Setembro, enquanto a masculina perdeu uma oportunidade doirada de marcar presença em dois grandiosos eventos continentais e, quiçá, de se relançar no panorama africano.

Em relação aos clubes, teremos já em Maio, em Maputo, as eliminatórias simultâneas de masculinos e femininos. No primeiro caso, seremos representados pelos Ferroviários de Maputo, campeão nacional, e da Beira, vencedor da Taça de Moçambique, enquanto no segundo será pelo ISPU, vice-campeão nacional, uma vez que as campeãs “locomotivas” encontram-se apuradas automaticamente, na qualidade de vice-campeãs africanas. A fase final desta prova terá lugar entre nós, no mês de Outubro.

COLHEITA “ALVI-NEGRA”


Após dois anos consecutivos de fracasso absoluto, a despeito de possuir uma das melhores formações do país, o Desportivo decidiu partir para uma outra realidade, a começar pelo comando técnico. Amândio Delalande, que esteve à frente da equipa, tendo até conseguido insuflar nela um ritmo competitivo de alta qualidade, atirou a toalha ao chão, pedindo demissão. A Direcção do clube, encabeçada por Michel Grispos, foi buscar o jovem Carlos Ferro, notável como jogador e que vinha coadjuvando Carlos Alberto Niquice na condução dos “locomotivas”. Para seu adjunto, Mário da Conceição.

Em relação aos atletas, os “alvi-negros” foram ao vizinho Maxaquene buscar duas unidades de grande quilate: Ebenizário Hamela e Luís Cossa, com este último a rubricar uma época de relevo em 2006. Esta dupla ex-“tricolor” faz-se acompanhar de Abdil (ex-Ferroviário da Beira) e de Ronaldo Geneto, filho do conhecido treinador de futebol José Geneto.

Do plantel do ano passado, mantêm-se sete jogadores, a saber: Sílvio Letela, Belchior Canivete, Sérgio, Danilo, Samora, Jerry e Stélio, tendo sido dispensados Siade Cossa, Gervásio Manhiça, Mauro Vembane e Osvaldo Anapakala. Saiu para o Ferroviário da Beira Benjamim “Pita” Manhanga, enquanto dos juniores subiram João Manhiça, irmão mais novo do dispensado Gervásio, e David Canivete, irmão de Belchior.

Os “alvi-negros”, que há dias perderam a Taça de Moçambique, no Chiveve, com as entradas e saídas, conseguiram reunir um time equilibrado e à altura de efectuar uma excelente campanha. Os jogadores são praticamente experientes e a meta, certamente, é chegar ao Campeonato Nacional, depois da surpreendente ausência na última edição, em virtude de se ter classificado na quinta posição da renhida prova maputense. Para o histórico Desportivo foi humilhante, daí a procura de novas alternativas, de modo a arejar o ambiente.

Já em femininos, quando o técnico Nazir Salé regressar da Espanha, para onde foi frequentar um curso, dar-se-á como grande novidade a internacional e super experiente Nádia Rodrigues que, após um desaguisado com os dirigentes do Ferroviário, era dada como certa no ISPU, mas que, na hora da verdadeira decisão, enveredou pelas “alvi-negras”, tal como Sheila Dimande e Vânia Filipe, que pertenciam aos quadros da formação de Armando Meque.

Este triunvirato junta-se à inconfundível Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Cátia Halar, Josefina Jafar, Sílvia Neves, Crechúlia Mondlane, entre outras.

24 março 2007

ANGOLA : Misto de Cabinda consente segunda derrota caseira

A formação do 1º de Agosto derrotou ontem em Cabinda, o Misto local por 104-64, em antecipação à sétima jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos que será complementada hoje com a disputa de mais três jogos . Com o triunfo de ontem, os militares continuam invictos na liderança da competição agora com 34 pontos, seguido do Atlético Petróleos de Luanda que também derrotou ontem o ASA por 81-75, com 30 pontos.
O Misto de Cabinda que nesta segunda volta do Campeonato Nacional tem sido irrepreensível nos jogos caseiros, foi impotente ontem diante da formação militar, somando deste modo a sua segunda derrota em casa, depois de na semana passada ter perdido frente ao Grupo Desportivo Interclube.
A vitória do primeiro de Agosto não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que ao longo da partida mostrou maiores argumentos técnicos e tácticos, a julgar pela qualidade de jogadores que possui.
Em dezassete jogos reali-zados, a equipa do Rio Seco somou igual número de vitórias, e apresenta-se como sério candidato à conquista da XXIX edição do “Nacional da bola ao cesto”.
Hoje, sexta-feira, o “Nacional” faz disputar mais quatro partidas para conclusão da jornada número sete. O Atlético Sport Aviação ASA recebe às 16 horas, no anexo nº dois, o Futebol Clube Vila Clotilde, a mesmo hora, mas no Pavilhão Principal da Cidadela, o Embondeiro medirá forças com o Sporting de Luanda, o Atlético Petróleos de Luanda recepciona às 18 horas, o Cduan, ao passo que o Grupo Desportivo da Nocal terá pela frente a Universidade Lusíada, às 18 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Folga por imperativo de calendário o Grupo Desportivo Interclube.
Amanhã, a competição faz disputar a oitava jornada com o seguinte emparceiramento: Interclube – Vila (18 horas, 28 de Fevereiro), 1º de Agosto – Embondeiro (18 horas, anexo), Nocal – Cduan, Universidade Lusíada – Misto de Cabinda, às 16 horas. Folga o Sporting de Luanda.

23 março 2007

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura : Campeãs e vices no encontro de titãs


COM formações renovadas e, inclusive, troca um tanto ou quanto pacífica de atletas, os dois maiores pólos da nossa bola-ao-cesto feminina da actualidade protagonizam amanhã à tarde um verdadeiro duelo de titãs, a contar para a segunda jornada do Torneio de Abertura da modalidade na cidade de Maputo. Paralelamente, e num fim-de-semana caracterizado por embates empolgantes, os vizinhos e eternos rivais Desportivo e Maxaquene disputam a partida que catalisa as atenções da ronda, em seniores masculinos.

Ferroviário e ISPU, cujo último encontro aconteceu em Dezembro passado, na espectacular final do Campeonato Nacional, que teve como epílogo a consagração das “locomotivas” como bicampeãs, entrarão em palco imbuídas pelo mesmo espírito de sempre: elevar ao mais alto nível a sua rivalidade, no que seguramente irá resultar numa grande partida de basquetebol, até porque os técnicos Carlos Aik e Armando Meque, que estiveram juntos à frente da selecção nas eliminatórias zonais para os Jogos Africanos, artistas para o efeito possuem e em nenhuma circunstância querem perder um com o outro.

Num caso pouco comum entre dois clubes que se digladiam pela hegemonia, Ferroviário e ISPU trocaram jogadoras no começo da presente temporada, num processo que aparentemente não criou qualquer celeuma, provavelmente porque as referidas atletas já estavam desavindas com os seus clubes. Das “universitárias” para o outro lado da trincheira saiu a valorosa Carla Silva, juntando-se a outros nomes sonantes, como os de Rute Muianga, Zinóbia Machanguana, Sílvia Langa, Júlia Machalela, Janete Monteiro e Ondina Nhampossa. Das “locomotivas” rumo ao quintal da rival foram Ana Flávia Azinheira e Nádia Rodrigues, ao encontro de Iracema Ndauana, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Amélia Macamo, Ana Branquinho e Aleia Rachide.

Este sensacional desafio está marcado para amanhã, às 16.00 horas, no campo do Ferroviário. Outro jogo de femininos colocará frente-a-frente Desportivo e Maxaquene, no pavilhão das “tricolores”, à mesma hora.

No que toca aos seniores masculinos, depois do jogo entre campeão e vice-campeão nacional, na jornada inaugural, o Maxaquene continua debaixo do fogo, pois desta feita apresentar-se-á diante do seu vizinho Desportivo, no recinto deste, a partir das 17.45 horas. Os “tricolores” foram derrotados na estreia, pelo que pretenderão mudar o seu rumo nesta prova, enquanto os “alvi-negros jogarão pela primeira vez, após terem estado na Beira, onde disputaram a Taça de Moçambique, perdendo na final com o Ferroviário local.

Noutro ponto da baixa da cidade, mais concretamente no campo dos “locomotivas”, teremos uma outra partida revestida de grande interesse. Trata-se do Ferroviário-Costa do Sol, igualmente às 17.45, envolvendo dois times que na primeira ronda saíram vitoriosos. Conseng e Académica travam o terceiro desafio da jornada, no Pavilhão da Universidade, a partir das 17.00 horas.

20 março 2007

MOÇAMBIQUE : Beirenses conquistam Taça de Moçambique


O FERROVIÁRIO da Beira conquistou sábado último a Taça de Moçambique em basquetebol sénior masculino, mercê da sua vitória sobre o Desportivo de Maputo por 66-63. A participação do antigo capitão da Selecção Nacional e, coincidentemente, ex-“alvi-negro” Benjamim Pita Manhanga, que este ano foi reforçar os “locomotivas” do Chiveve, ajudou sobremaneira neste triunfo, com a formação da capital do país a classificar-se na segunda posição, seguida das Velhas Glórias do Chimoio e do Ferroviário de Quelimane. Entretanto, em Maputo teve início a disputa do Torneio de Abertura, primeira competição da temporada, com o campeão nacional Ferroviário a entrar em grande, arrancando dupla vitória sobre o Maxaquene.

Apesar de ter sido reduzida a somente quatro equipas e sobretudo a ausência dos principais conjuntos da nossa bola-ao-cesto, esta edição da Taça de Moçambique não deixou de se constituir numa grande prova, arrastando muito público ao Pavilhão dos Desportos da Beira. E, tal como se previa, a final acabou colocando os principais favoritos no meio daquele quarteto, com os locais a justificarem plenamente o triunfo por uma margem de três pontos. Aliás, pode dizer-se que foi um redimir-se da equipa treinada por José Delfino, depois de, em Novembro transacto, também na qualidade de anfitrião, não ter conseguido conquistar o Campeonato Nacional, quedando-se então na terceira posição.
Agora, pela frente, para além das provas internas, o Ferroviário da Beira irá tomar parte na Taça dos Campeões de África, cuja fase preliminar decorrerá em Maio, em Maputo, juntamente com os seus homónimos da capital do país.

RECONCILIAR-SE COM O PÚBLICO

Sábado à noite, perante um Desportivo disposto a apagar a má imagem deixada em 2006 no Campeonato da Cidade de Maputo, os “locomotivas” também entraram com a missão de se reconciliar com o seu público, procurando dessa forma resolver o jogo quanto mais cedo. Fruto dessa situação, chegou ao final do primeiro período a vencer por 14-6, resultado que viria a ser alargado nos 10 minutos seguintes para 34-27, com Benjamim Manhanga a garantir os triplos.

Já no terceiro, os donos da casa entraram meio frágeis, até que, no minuto sete, a diferença era de apenas um ponto (45-44). Este facto deixou o Desportivo moralizado, tendo reduzido a desvantagem para 52-50.

Quando faltavam 38 segundos, o “locomotiva” Babane beneficiou de dois lances livres, tendo alargado o marcador para 64-63. Já quando o cronómetro indicava que faltavam apenas 14 segundos, Handir teve mais um ponto, também fruto de lances livres. De seguida o Desportivo ficou com a posse da bola, que veio a cair nas mãos do experiente Benjamim Manhanga, que foi gerindo o tempo até ao apito final.

O público, que sempre esteve presente, emprestando o seu calor aos locais, “explodiu” de alegria, fazendo a festa que há três anos não acontecia no Chiveve.

Entretanto, as Velhas Glórias do Chimoio ficaram em terceiro lugar, fruto da vitória sobre Ferroviário de Quelimane por 81-51.
TORNEIO DE ABERTURA

Maputo, Terça-Feira, 20 de Março de 2007:: Notícias


Na capital do país o primeiro fim-de-semana basquetebolístico marcou o começo do Torneio de Abertura, que em seniores masculinos conheceu o duelo entre os gigantes Ferroviário e Maxaquene, campeão e vice-campeão nacional respectivamente. Os “locomotivas” levaram a melhor pela marca de 53-47, números de certo modo pobres para dois conjuntos deste gabarito, no entanto, compreensíveis se se considerar que estamos ainda no princípio, para além do facto de alguns craques não terem alinhado.

Os mesmos clubes também se defrontaram em femininos e as verde-e-branca não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias, ganhando por 72-50, 22 pontos que espelham a diferença competitiva verificada nas quatro linhas.

Igualmente, o Costa do Sol, em masculinos, e o Desportivo, em femininos, iniciaram o Torneio de Abertura vitoriosamente. Diante da Conseng, os “canarinhos” ganharam por 55-42, enquanto as “alvi-negras” bateram Académica pela marca de 44-32.

19 março 2007

ANGOLA : Vandalismo e má arbitragem marcam clássico da "bola ao cesto"

O clássico que envolveu as formações do Atlético Petróleos de Luanda ao 1º de Agosto, na noite de sexta-feira, foi marcado por actos de vandalismo protagonizados por adeptos e má actuação do trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco “Baganha”, Iracelmo Pinto e Osvaldo Neto, todos de craveira internacional.
Apesar das paragens constantes verificadas na ponta final, provocada pelos adeptos que arremessavam objectos contundentes para o interior da quadra, o equilíbrio marcou o prélio que contou para a quinta jornada da segunda volta do Campeonato Nacional da “bolo ao cesto”.
O triunfo militar (101-96) não sofre qualquer contestação porquanto, foi a equipa que durante os 48 minutos soube manter a serenidade, contrariamente ao seu opositor que mostrava-se mais preocupado com a péssima actuação de Osvaldo Neto, que diga-se, foi o homem da noite, do que com a partida.
Com a dupla vitória do final-de-semana, a equipa do Rio-seco lidera agora a competição com 32 pontos, fruto de dezasseis vitórias, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda mantém o segundo lugar agora com 30 pontos.
Entretanto, o Pavilhão Principal da Cidadela que foi transformado num presídio pela Casa Real (organizadora do prélio a par da federação), dado ao excesso de restrições nas mais diversas áreas de circulação, registou a maior enchente da presente temporada basquetebolística.
Ainda sexta-feira, o Misto de Cabinda bateu o Sporting de Luanda por 96-69, o embondeiro perdeu frente à Lusíada por 85-102, enquanto o Cduan derrotou o Vila por 95-82. Sábado, para sexta jornada, o 1º de Agosto derrotou a Nocal por 102-68, o ASA bateu o Embondeiro por 102-54, o Petro venceu a Lusíada por 101-84, ao passo que o Interclube arrancou uma vitória em Cabinda frente ao Misto por 83-76. M.C

ANGOLA : Nocal e Vila discutem passe para os quartos-de-final da Taça

Grupo Desportivo da Nocal e Futebol Clube Vila Clotilde defrontam-se amanhã, às 16 horas, no pavilhão anexo número dois da cidadela, em desafio a contar para a primeira “mão” da segunda e última eliminatória da Taça de Angola em Basquetebol Sénior Masculino, fase provincial.
Depois de terem afastado na primeira eliminatória as formações da Universidade Lusíada e Embondeiro de Viana res-pectivamente, Nocal e Vila vão disputar amanhã, o único passe de acesso aos quartos-de-final da referida competição.
Quer o Grupo Desportivo da Nocal quer o Futebol Clube Vila Clotilde que nesta altura ocupam os últimos lugares do Campeonato Nacional de Basquetebol, que tem como líder o 1º de Agosto com 32 pontos, estão fortemente apostados em conquistar o passe de acesso aos quartos-de- final.
Para atingir a segunda eliminatória, os cervejeiros deixaram pelo caminho a Universidade Lusíada a quem venceram por 76-73, na primeira “mão”, e na segunda voltaram a vencer desta por 89-83, enquanto o Vila Perdeu diante do Embondeiro de Viana por 89-92 e ga- nhou por falta de comparência, no prélio da segunda “mão”. Os jogos da segunda “mão” disputam-se no dia 27.
Estão apurados para os quartos-de-final as equipas do 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação ASA, Sporting de Luanda, Cduan e Misto de Cabinda.

ANGOLA : Felizardo mostra serviço e pode ser opção para Afrobasket

O poste do 1º de Agosto, Felizardo Ambrózio, atleta formado nas escolas do Atlético Sport Aviação ASA, tem sido a par de Joaquim Gomes “Kikas”, o jogador que mais tem se destacado na posição cinco do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Dado as suas performances na presente edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, o jovem Felizardo Ambrózio vai certamente constituir uma das apostas do seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que este ano tem a missão de conquistar a XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em Seniores Masculinos, vulgo Afrobasket, que o país vai albergar em Agosto próximo, e consequentemente a qualificação aos Jogos Olímpicos de Pequim, China, em 2008, assim como arrebatar os Jogos Pan-africanos de Argel, Argélia.
Na dupla jornada do final-de-semana Felizardo Ambrózio voltou a ser determinante no triunfo militar sobre as formações do Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo da Nocal.
Contra o Atlético Petróleos de Luanda o poste do 1º de Agosto apontou dezasseis pontos em 35 minutos e 52 segundos, menos um que Armando Costa que foi o melhor marcador dos militares com 17 pontos. Felizardo conseguiu doze ressaltos, sendo dois ofensivo e dez defensivo. Nos lançamentos dos três pontos, dos quatro tentados converteu dois.
Olímpio Cipriano, a mascote do clube militar apontou 12, ao passo que Joaquim Gomes “Kikas” em 46 minutos e 30 segundos contribui com 15. Mayzer Alexandre em 37 minutos de jogo anotou 14 pontos.
Carlos Morais e Milton Barros (Petro) foram os melhores cestinhas da partida com 28 e 23 pontos, em 39 e 40 minutos respectivamente. Eduardo Mingas foi o melhor ressaltador com onze.

18 março 2007

ANGOLA : Arremesso de objectos ao campo marca jogo dos ´grandes´

O arremesso de objectos da bancada para a quadra por parte de adeptos marcou hoje a partida entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, a contar para a quinta jornada da segunda volta do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, disputada no pavilhão da Cidadela, com triunfo dos militares por 101-96.
Num jogo bastante equilibrado e com o pavilhão completamente cheio, o trio de árbitros constituído por Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto e Osvaldo Neto, foi obrigado a constantes interrupções para retirar as latas de refrigerantes, cervejas e outros objectos contundentes lançados por aficcionados presentes no recinto.
Tal situação por pouco não causar danos aos equipamentos e pessoal do sector de estatística do Clube das Forças Armadas, quando duas garrafas cheias de água cairam próximo da área onde se localizavam os respectivos especialistas.
Em declarações à Angop no final da partida, o comissário ao jogo, Soares de Campos, manifestou o seu desagrado ante o comportamento de alguns espectadores, que, na sua opinião, "deixam muito a desejar", numa altura em que o país se prepara para acolher o campeonato africano da modalidade (Afrobaskete2007).
Para o também presidente do conselho de árbitros da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a falta de um policiamento adequado no recinto contribuiu para tal situação.
Apelou aos Clubes no sentido de envidarem esforços por forma a sensibilizarem os seus adeptos e apoiantes para que tenham um comportamento mais digno e consentâneo com os níveis de desenvolvimento já atingidos pelo basquetebol angolano no continente e no mundo.
Outra situação que marcou a partida da noite, para além das manifestações ruidosas das duas claques, trajadas principalmente com as cores dos seus conjuntos, foram os vários instrumentos musicais apresentados com a emissão de um som ensurdecedor, mas de incentivo aos jogadores, que respondiam com jogadas espectaculares.
Nota dominante ainda para as constantes reclamações por parte das equipas técnicas das duas formações, com realce para Alberto de Carvalho Ginguba, do Petro, sobre a actuação dos juizes.
Com este triunfo, o 1º de Agosto mantém a liderança e a invencibilidade no campeonato nacional, somando 30 pontos fruto de 15 vitórias, enquanto o adversário tem 28 em segundo lugar. Esta é a quinta vitória militar sobre o seu principal adversário, que detém os troféus de campeão de África e de Angola.
Apesar de criticar duramente a arbitragem do encontro, que na sua opinião, foi parcial na tomada de certas decisões, o técnico Ginguba avançou que a sua equipa vai continuar a trabalhar duramente com o propósito de revalidar o título.
Por sua vez, Jaime Covilhã, do 1º de Agosto, que reconheceu o valor do seu eterno rival, disse terem cumprido mais uma etapa da sua longa caminhada. "Esta é mais uma vitória que resulta do grande empenho e sacrifício dos nossos jogadores, por isso vamos continuar a trabalhar", frisou.

ANGOLA : 1º de Agosto bate Petro e continua invencível após 15 jogos

Um conjunto mais equilibrado pode justificar o triunfo do 1º de Agosto esta noite frente ao Petro de Luanda por 101-96, em jogo pontuável para a quinta jornada sa segunda volta da fase regular do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino.

Com o pavilhão da Cidadela em Luanda lotado, o jogo entre as duas melhores equipas de África da actualidade foi pautado pelo equilíbrio na quadra e alguma emoção, que se espalhou pelas bancadas, de onde, em certos momentos, foram lançados objectos contundentes como forma de protestar a actuação dos árbitros.
A turma de Jaime Covilhã, com quatro triunfos sobre o seu rival, o actual detentor dos títulos nacional e africano, desceu a quadra mais concentrado, beneficiando também de um leque de opções mais vasto. O facto de ter deixado fora do cinco inicial jogadores como Victor Muzadi e Carlos Almeida e mesmo assim liderar o início da partida espelha o equilíbrio do plantel.
O seu melhor marcador até foi um suplente, Armando Costa, com 17 pontos, seguido por Felizardo Ambrósio (16) Gomes Kikas (15), Miguel Lutonda (14), Mayzer Alexandre (14) e Olímpio Cipriano (12). Na luta das tabelas Ambrósio (12 ressaltos) e Kikas (10) superaram a oposição, onde se destacou Mingas com 11.

A equipa do Petro de Luanda foi liderada por Carlos Morais, o melhor marcador do jogo com 28 pontos e quatro triplos e três assistência, bem acompanhado por Milton Barros (23 pontos e seis ressaltos). A apatia ofensiva de Mingas e a ausência de forma desportiva de Francisco Jordão obrigaram o norte-americano Frederick Gentry a superar-se anotando 19 pontos e nove ressaltos.
A maior capacidade dos "militares", que somam por vitória os 15 encontros já disputados, dois dos quais contra os Petrolíferos 30 pontos, está expressa nos números finais: no total, tiveram uma eficiência de 41 por cento nos lançamentos triplos, contra 25,7 do adversário, ganharam 43 ressaltos (10 ofensivos e 33 defensivos) e o Petro 35 (11-24) ao que somaram 13 assistências, mais cinco que o oponente.
A partida iniciou à feição para os vice-campeões africanos e angolanos, que ainda no primeiro período chegaram a nove pontos de diferença (24-15). O primeiro quarto foi-lhe favorável por 30-25, mas cedo o norte-americano e Francisco Horácio inverteram a ordem do marcador para um favorável 33-37.
Até ao intervalo registaram-se duas igualdades (a 44 e a 46 pontos) e mais uma vez a serenidade, capacidade competitiva e o leque de opções ditou uma primeira parte a favor do 1º de Agosto (57-51).
No reatamento, tudo indicava que os rubro-negros iriam sentenciar a partida quando atingira a maior diferença pontual da contenda (63-51). Alberto de Carvalho "Ginguba" continuou à procura de soluções para alterar o rumo das coisas e quase conseguia quando chegou ao empate a 72 pontos e atingiu o terceiro período à frente ainda que por um ponto (75-76).
A última etapa era aguarda com grande expectativa pelo apertado do resultado. Porém, ela ficou marcada por repetidas interrupções por arremesso de objectos para a quadra e por protesto da parte do Petro, particularmente a quando de um lançamento triplo de Olímpio Cipriano em simultâneo com o toque do fim dos 24 segundos de posse de bola. Os árbitros consideraram os pontos para desconsolo do "banco" tricolor.

Esta situação motivou a equipa militar que fez sobressair a maturidade da equipa Para se desfazer com certa facilidade da pressão a toda extensão da quadra exercida pelo adversário. Assim, o desfecho de 101-96 confirma o melhor momento nas hostes do rio Seco e pressiona o plantel do seleccionador nacional que tem jogador MVP da época passada em sub-rendimento (Francisco Jordão).

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro de Luanda

O 1º de Agosto manteve hoje a liderança e a invencibilidade no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, ao vencer o Petro de Luanda por 101-96, em jogo da quinta jornada da segunda volta da fase regular disputado no pavilhão da Cidadela.
Com este triunfo os militares somam 30 pontos fruto de 15 vitórias, enquanto o adversário tem 28 em segundo lugar.
Esta é a quinta vitória do 1º de Agosto sobre o seu principal adversário, que detem os troféus de campeão de África e de Angola.
Resultados parciais: 30-25; 57-51; 75-76; 102-96.

Outros resultados disponíveis são Imbondeiro de Viana-Lusiada, 85-102 e Misto de Cabinda - Sporting, 96-69.

17 março 2007

MOÇAMBIQUE : Taça de Moçambique : Favoritos enfrentam-se amanhã no Chiveve

O DUELO entre os favoritos à conquista da Taça de Moçambique em Basquetebol de Seniores Masculinos, designadamente Ferroviário da Beira e Desportivo de Maputo, ficou agendado para a noite de amanhã, no pavilhão dos Desportos do Chiveve, onde a prova decorre desde a noite de ontem, com a efectivação dos encontros Ferroviário-Velhas Glórias de Chimoio e Desportivo-Ferroviário de Quelimane.

A segunda ronda realiza-se hoje, contemplando os jogos Velhas Glórias-Desportivo e Ferroviário de Quelimane-Ferroviário da Beira. Para a última jornada, amanhã, para além do embate decisivo, realizar-se-á o Velhas Glórias-Ferroviário de Quelimane.

A Taça de Moçambique é disputada no sistema de todos contra todos, numa única volta. Inicialmente, estava previsto que também participassem Ferroviário de Maputo, Pastelaria da Maxixe, Sporting de Nampula e Académica do Songo, que, alegando o facto de a maioria dos seus jogadores se encontrar em período lectivo, desistiram da prova.
Entretanto, em Maputo, inicia-se esta tarde o Torneio de Abertura, tendo como atractivo o jogo entre Maxaquene e Ferroviário, no pavilhão dos “tricolores”, a partir das 17.45 horas. Será o reencontro entre dois gigantes, campeão e vice-campeão nacional, após o campeonato, sendo de esperar uma partida espectacular.
Outro embate da ronda, entre Costa do Sol e Conseng, decorrerá no Pavilhão da Universidade, à mesma hora.

Em femininos, realizam-se os encontros Maxaquene-Ferroviário e Académica-Desportivo, às 16.00 horas.

16 março 2007

ANGOLA : FAB averba falta de comparência ao Embondeiro

A formação do Embondeiro de Viana perdeu por falta de comparência, frente ao Futebol Clube Vila Clotilde, em partida à contar para a segunda “mão” da primeira eliminatória da XXIX edição da Taça de Angola em Basquetebol Sénior Masculino, na sua fase provincial, depois de ter ganho na primeira “mão” por 92-89. A equipa do Grupo Desportivo da Nocal derrotou a Universidade Lusíada por 89-83 e apurou-se para a segunda eliminatória que começa a ser jogado no dia 20.
O Embondeiro de Viana falhou o jogo de terça-feira, diante do Futebol Clube Vila Clotilde, em virtude de não ter pago vinte mil kwanzas, para o aluguer do recinto, já que jogaria na condição de visitado. Em face disso, o Embondeiro lhe será aplicada falta de comparência, segundo uma fonte ligada a federação.
Por sua vez, a equipa do Grupo Desportivo da Nocal que havia vencido a Universidade Lusíada por apenas três pontos (76-73), no prélio da primeira “mão”, confirmou a sua passagem para a segunda eliminatória, desta derrotando os universitários por 89-83.
A primeira “mão” da segunda eliminatória acontece no dia 20, ao passo que no dia 27 disputa-se a segunda “mão”. O vencer desta eliminatória junta-se nos quartos de final onde já se encontram as formações do 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Interclube, ASA, Sporting de Luanda, Cduan e Misto de Cabinda.

MOÇAMBIQUE : Taça de Moçambique começa hoje, na Beira

DEPOIS de as selecções nacionais terem estado em actividade, no Zimbabwe, nas eliminatórias zonais para os Jogos Africanos de Argel, a competição interna da bola-ao-cesto regressa em grande, com o início, esta noite, no pavilhão dos Desportos da Beira, da Taça de Moçambique em seniores masculinos, enquanto na capital do país, amanhã, dar-se-á início ao Torneio de Abertura.

No Chiveve, a prova conta com apenas quatro formações, designadamente Desportivo de Maputo, Ferroviário da Beira, Velhas Glórias de Chimoio e Ferroviário de Quelimane, que jogarão entre si no sistema de todos contra todos, numa única volta, o que significa que, domingo à noite, já teremos o vencedor da Taça de Moçambique.
Em relação ao Torneio de Abertura da Cidade de Maputo em Seniores, seis equipas de masculinos e cinco de femininos tomam parte no evento, que na primeira categoria abre com o embate entre os gigantes Maxaquene e Ferroviário, amanhã, no pavilhão dos “tricolores”, a partir das 17.45 horas. Trata-se do reencontro entre o vice e o campeão nacional, depois da empolgante final do campeonato, em Novembro passado, na Beira, com os “locomotivas”, meritoriamente, a levarem à melhor.
Uma das curiosidades no decorrer desta prova residirá no conhecer as novidades a serem apresentadas por cada contendor, sendo que o Ferroviário já o fez publicamente, numa operação de charme “sui generis” na modalidade. Sem quaisquer entradas e nenhuma saída, senão a reforma de alguns jogadores, os “locomotivas” mantêm o mesmo plantel.
A anteceder aquele desafio, às 16.00 horas, também estarão frente-a-frente Maxaquene e Ferroviário, em seniores femininos, podendo as campeãs fazer já alinhar a sua nova conquista, Carla Silva.
No pavilhão da Universidade, terão lugar igualmente duas partidas: Académica-Desportivo, em femininos, e Costa do Sol-Conseng, em masculinos.

ANGOLA : Cidadela recebe hoje Petro-1º de Agosto

1º de Agosto e Petro de Luanda jogam hoje às 18h30 no pavilhão da Cidadela para a quinta jornada do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

O encontro não é ainda determinante para o desfecho da prova, mas ainda assim é um embate de rivais cujo enredo é saber até que ponto o campeão nacional e africano (Petro) consegue acabar com a invencibilidade do vice-campeão e actual líder invicto do Nacional (1º de Agosto).
Desde que os petrolíferos ganharam a final africana ao seu adversário de hoje, não voltaram a somar qualquer triunfo nos quatro encontros já disputados desde então (dois jogos no Provincial de Luanda, supertaça e na primeira volta do Nacional).
Na primeira volta, o 1º de Agosto venceu por quatro pontos (69-65) e tem 28 pontos, mais um que o seu oponente.

Programa da jornada:

CDUAN-Vila Clotilde
Misto de Cabinda-Sporting
Imbondeiro-Lusíada
Interclube-GD Nocal
Petro de Luanda-1º de Agosto

14 março 2007

MOÇAMBIQUE : Ferroviário esmera-se para a Taça de África


O HORIZONTE continental preconizado pelo Ferroviário para a sua bola-ao-cesto, tendo em conta a Taça dos Campeões de África, acelerou a capacidade organizativa e de imaginação dos seus dirigentes, os quais apostam, nomeadamente em femininos, na conquista do título, depois do segundo lugar conseguido na edição passada, em Libreville, capital do Gabão. Para tanto, a maior aposta reside na mais internacional basquetebolista moçambicana, Clarisse Machanguana, após se ter assegurado os serviços da também craque Carla Silva, que abandonou o rival ISPU. Já em masculinos, apesar de o sonho não passar pela medalha de ouro, os “locomotivas” não deixam de caprichar, devendo apresentar como novidade um jogador norte-americano, que se espera venha fazer a diferença.

Este esmerar todo do Ferroviário encontra a sua razão de ser no facto de a principal competição africana de clubes decorrer em Maputo, primeiro em Maio, a fase preliminar de masculinos e femininos, e em Outubro a etapa decisiva de femininos, na qual as “verde-e-branca” procurarão fazer com que o título resida entre nós, após o terem perdido a favor do 1º de Agosto, de Angola.

Com as provas nacionais todas ganhas, a linguagem dos “locomotivas”, traduzida pelo seu responsável do departamento, Carlos Lima, consubstancia-se no seguinte: com muito trabalho, prometemos fazer o melhor; estamos satisfeitos, mas queremos mais. Os presentes na sala onde o Ferroviário efectuou a apresentação do seu projecto basquetebolístico aplaudiram este desafio, sobretudo porque o mesmo é sustentando em factos concretos, nomeadamente o reforço da turma feminina por Clarisse Machanguana, após o ingresso de Carla Silva, e a masculina por um basquetebolista estadunidense.

Paralelamente, a também experiente Deolinda Gimo, neste momento ao serviço da bola-ao-cesto lusitana, assim como a congolesa Pauline Nsimbo, apresentada no último Campeonato Nacional, serão requisitadas para fortificar as hostes “locomotivas”, daí a crença no título e acima de tudo oferecer momentos de verdadeiro júbilo aos moçambicanos, já que a prova terá lugar no nosso quintal.

PLANTEL EQUILIBRADO


Porque missões espinhosas lhe reservam este ano, o Ferroviário procurou manter o equilíbrio no seu plantel, isto é, as poucas saídas não perturbarem a invejável qualidade das equipas. Em femininos, as internacionais Ana Flávia Azinheira e Nádia Rodrigues, tal como se previa, em face das desinteligências com o clube, saíram para o ISPU, de onde, a compensar, foi Carla Silva. Nádia Zucule, que durante a época transacta não jogou em nenhum clube, senão na selecção que disputou o Campeonato Africano de Sub-20, regressou à colectividade verde-e-branca.

Tendo como treinador Carlos Aik, coadjuvado por Hassane Adamo, o plantel das campeãs nacionais é o seguinte: Zinóbia Machanguana, Rute Muianga, Carla Silva, Janete Monteiro, Júlia Machalela, Márcia Langa, Sílvia Langa, Ondina Nhampossa, Tatiana Ismael, Nádia Zucule e Inocência. À este grupo, quando chegar o momento da “grande festa africana”, juntar-se-ão Clarisse Machanguana, Deolinda Gimo e Pauline Nsimbo.

Em relação à equipa masculina, Papaíto e Beto Matholo passam a treinadores, o primeiro das camadas jovens e o segundo auxiliando Carlos Alberto Niquice (Bitcho) nos seniores. A composição dos atletas é esta: Beto Macuácua, Ricardo Alípio, Acácio Mambo, Bruno Dias, Edson, Custódio Muchate, Gerson Novela, Octávio Magoliço, Evaldo e Víctor Tamele.


Saber mais sobre esta publicidade

ANGOLA : Taça: Imbondeiro de Viana ausente do jogo da segunda `mão´

Ausência injustificada do Imbondeiro de Viana marcou hoje a segunda "mão" da eliminatória da fase provincial da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, disputada no pavilhão número dois da Cidadela desportiva.

A partida marcada para as 18 horas, os vianenses não compareceram para defrontarem os Vilistas, deixando a organização do jogo sem outra solução que não o seu cancelamento.
Em virtude do ocorrido, fontes próximas da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) garantiram à Angop a possibilidade de ainda se efectuar a partida caso o Imbondeiro de Viana remeta a sua justificação até às primeiras horas de quarta-feira.
Na primeira "mão", o Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana vencera o Vila Clotilde, por 92-89.
No outro jogo da tarde, o Desportivo da Nocal venceu a Universidade Lusíada, por 89-83, com 51-50 ao intervalo. Na primeira partida, os cervejeiros haviam triunfado por 76-73.
Assim, o GD Nocal junta-se ao 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação, Clube Desportivo UN. Agostinho Neto, Sporting Clube de Luanda e Misto de Cabinda já apuradas para a fase Nacional.

13 março 2007

MOÇAMBIQUE : Ferroviário já não se contenta só com títulos intramuros : Horizonte continental nas contas do campeão



CAMPEÃO nacional em duas épocas consecutivas e detentor, no seu plantel, dos melhores executantes do país, do Ferroviário, pode assim dizer-se, que chegou, viu e... venceu! Tradicionalmente “outsiders” da elite ganhadora das nossas competições da bola-ao-cesto, um espaço até então reservado aos vizinhos Maxaquene e Desportivo, com uma intromissão da Académica na década de noventa, os “locomotivas” ressurgiram em grande, com um excelente trabalho tanto em masculinos como em femininos, tendo neste último escalão, inclusive, atingido o posto de vice-campeões, em 2005, no Gabão. Ora, já não se contentando apenas com títulos intramuros, o Ferroviário decidiu alargar o seu horizonte para o contexto continental – porque efectivamente tem jogadores com estatuto para tal, parafraseando um dirigente seu -, lançando um ambicioso projecto já a partir da temporada em curso.

Numa verdadeira operação de charme levada a cabo na última sexta-feira e testemunhada pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, o Ferroviário convidou os seus parceiros desportivos e económicos, onde se contam Federação e Associação de Basquetebol, Millennium bim, mCel, BCI Fomento, ISCTEM, entre outros, para, por um lado, lhes dar a conhecer o seu ainda jovem mais rico historial basquetebolístico ao mais alto nível e, por outro, apresentar-lhes o seu programa para este ano, tudo isso consubstanciado um projecto denominado “2005-2006-2007 – Passado-Presente-Futuro”, que tem como principal pólo atacar África, até porque, contrariamente ao que chegou a ser vaticinado, conserva as suas melhores unidades, daí a consistência das suas ambições.

Aliás, tendo como bandeira lutar pelos títulos, devolver a mística do clube e reunir um conjunto de atletas com perfil, conjugando a renovação e a continuidade, segundo sintetizou Carlos Lima (Chicha), o homem-forte do basquetebol “locomotiva”, o Ferroviário, que três décadas depois conquistou o título nacional de seniores masculinos em 2005, presta-se a manter a sua hegemonia na alta competição, internamente, ao mesmo tempo que pretende abrir espaço ao seu nome no continente.

Para já, está garantido que vai organizar, em Outubro próximo, a fase final da Taça dos Campeões de África em Seniores Femininos, para a qual já se encontra automaticamente apurado. Mas antes, em Maio, terá a responsabilidade da fase preliminar de seniores masculinos, numa tentativa de, após abortar a sua participação no ano transacto, em Kinshasa, devido à convulsão política então vivida na RD Congo, conferir à equipa bi-campeã nacional a possibilidade de os seus jogadores, meritoriamente, viverem esse prestigiado lado africano.

Na mesma altura, entretanto, terá lugar, também em Maputo, a etapa de qualificação de seniores femininos, já sob responsabilidade do ISPU, que certamente conseguirá o passaporte para se juntar ao Ferroviário na “grande festa” de Outubro.

OLHAR TAMBÉM PARA O PATRIMÓNIO

Entendendo, para Direcção da colectividade verde-e-branco, que o prestígio não se restringe apenas aos títulos, mas igualmente medido em função do património que possui, a reabilitação do pavilhão continuará a ser um dos seus cavalos de batalha, culminando com a sua cobertura, situação que lhe possibilitará albergar naquele recinto os jogos das competições africanas.

Este alargar de horizonte por parte do Ferroviário tem em vista, de acordo com as palavras do seu presidente, Boaventura Cherinda, alicerçar a nobreza do clube em todas as vertentes e, em particular, participar de forma positiva nos esforços do Governo de revitalização do basquetebol, facto que, segundo ele próprio, sensibilizou o Ministro da Juventude e Desportos, David Simango.

Já o presidente da FMB, Ilídio Caifaz, classificou o acto de “sui generis” na bola-ao-cesto moçambicana, afirmando que o mesmo só vem testemunhar que realmente o Ferroviário é um clube-referência na modalidade, através dos resultados desportivos e dos processos de desenvolvimento. “E esta cerimónia ganha mais sentido pelo facto de ocorrer justamente uma semana antes do início das competições, o que revela a seriedade do clube em relação ao basquetebol, garantindo-nos que uma vez mais será uma agremiação de sucesso”, rematou.

* ALEXANDRE ZANDAMELA

12 março 2007

ANGOLA : D’Agosto e Petro preparam clássico

As formações do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda, primeiro e segundo classificados da XXIX edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino da “bola ao cesto” com 28 e 27 pontos respectivamente, começam a partir de hoje, segunda-feira, a projectar o clássico dos clássicos, a ser disputado sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida a contar para V jornada.
Apesar de faltarem quatro dias, o jogo já começa a despertar o mais vivo interesse no seio dos amantes da “bola ao cesto”.
Das quatro partidas já disputadas entre ambas, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas saiu sempre vitorioso pelo que, sexta-feira, a turma do Atlético Petróleos de Luanda tentará inverter a história que já vai ao ser desfavor.
Ainda assim, a possibilidade de vitória para as duas formações está repartida em 50% para cada uma.
Para além do escaldante 1º de Agosto- Petro, V jornada terá ainda os seguintes jogos: Cduan – Vila, Misto de Cabinda – Spor- ting de Luanda, Embondeiro – Lusíada e Interclube – Nocal.

ANGOLA : Embondeiro e Nocal procuram passe para II eliminatória da Taça

Grupo Desportivo Embondeiro de Viana – Futebol Clube Vila Clotilde, e Grupo Desportivo da Nocal – Universidade Lusíada voltam a se defrontarem amanhã, às 16 e 18 horas, no pavilhão anexo número dois da cidadela desportiva, desta para a segunda “mão” da primeira eliminatória da Taça de Angola em Basquetebol Sénior Masculino na sua fase provincial.
Apesar dos triunfos apertados dos vianenses e dos cervejeiros no prélio da primeira “mão” por 92-89 e 76-73, a eliminatória continua em aberto, e qualquer das equipas, quer as derrotadas quer as vencedoras estão em condições de passarem para a segunda eliminatória que começa a ser jogado no dia 23 do corrente mês.
Face aos resultados equilibrados verificados nos jogos da primeira “mão”, antevê-se partidas difíceis para os contendores que vão procurar dar ao máximo para chamarem a si os passes de aceso para a segunda eliminatória, que será jogado igualmente a duas “mãos”.
O Futebol Clube Vila Clotilde que baqueou frente ao Embondeiro de Viana, “um ilustre desconhecido” por 92-89, vai certamente procurar corrigir os erros cometidos no prélio da primeira “mão” e chamar a si o triunfo que lhe permite transpor a eliminatória.
Por sua vez, os vianenses que vão de mal a pior no Campeonato Nacional, onde ocupam a cauda da tabela classificativa, tentarão repetir a proeza de a uma semana, ou seja, obter mais uma vitória.
O Grupo Desportivo da Nocal vai procurar conservar a vantagem de três pontos obtida sobre a Universidade Lusíada. Os quartos-de-final começa a ser jogado a 3 de Abril, já com a integração das equipas do 1º de Agosto, Petro, Interclube, ASA,
Cduan, Sporting de Luanda e Misto de Cabinda.

ANGOLA : Milton e Olímpio Cipriano continuam na mó de cima

Os internacionais angolanos Milton Barros e Olímpio Cipriano continuam na mó de cima. Na dupla ronda do fim-de-semana da XXIX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos voltaram a ser determinantes nas vitórias das suas respectivas equipas, Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto.
Frente ao Grupo Des-portivo Interclube, formação que ocupa a terceira posição agora com 25 pontos, Milton Barros (base), MVP da última edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, anotou 32 pontos em 45 minutos e 50 segundos de jogo, na vitória da sua equipa por 91-75.
Com esta façanha, Milton Barros converteu-se no primeiro atleta a converter 32 pontos, na presente edição do “Nacional da bola ao cesto”.
Para além dos 32 pontos, o jovem atleta conseguiu ainda ressaltos defensivos para além de seis assistências. Nos lançamentos de longa distância, dos seis tentados converteu dois.
Quem também esteve em evidência na formação do Atlético Petróleos de Luanda frente ao Interclube é o internacional
angolano Eduardo Mingas que apontou 18 pontos, em 45 minutos e 28 segundos. O posto do cinco nacional e do Petro de
Luanda conseguiu 9 ressaltos, sendo sete defensivos e dois ofensivos.
No Interclube, Simão Santos foi o melhor cestinha com 23 pontos.
Por sua vez, Olímpio Cipriano, jovem que se destacou no último Campeonato do Mundo do Japão em 2006, ao serviço do cinco nacional, contribuiu com 29 pontos, na vitória da sua equipa frente ao Atlético Sport Aviação ASA por 113-93. Cipriano jogou apenas 38 minutos e 17 segundos. Já em termos de ressalto Olímpio conseguiu 12, sendo três ofensivos e nove defensivos. Nos lançamentos à longa distância, em quatro converteu um. Quem também se evidenciou foi o base Armando Costa que contribuiu com 25 pontos.
Do lado aviador, Carlos Quibato, foi o melhor cestinha com 23 pontos.
Eis os resultados da dupla ronda: Sexta-feira – ASA – Interclube (84-86); Lusíada – Vila (84-76); Misto – Embondeiro (89-53); 1º de Agosto – Cduan (102-69); Petro – Sporting de Luanda (121-52); Sábado: ASA – 1º de Agosto (93-113), Interclube – Petro (75-91); Cduan – Embondeiro (99-83) e Sporting – Nocal (103-65).

11 março 2007

ANGOLA : `Grandes´ dão chapa cem e mantêm luta pelo título

O 1º de Agosto e o Petro de Luanda venceram sexta-feira os seus adversários da terceira jornada da II volta do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino e consolidaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na tabela classificativa.
A formação militar venceu o CDUAN, por 102-69, enquanto os petrolíferos ultrapassaram o Sporting de Luanda, por expressivos 121-52. Deste modo, 1º de Agosto e Petro somam 26 e 25 pontos, respectivamente.

Resultados da jornada:

Lusíada - Vila Clotilde 84-76
ASA - Interclube 84-86
Misto de Cabinda - Embondeiro 89-53
1º de Agosto - CDUAN 102-69
Petro de Luanda - Sporting 121-52

Jogos da quarta jornada (hoje):
Misto de Cabinda - Vila Clotilde
CDUAN - Embondeiro de Viana
Sporting de Luanda - Nocal
ASA - 1º de Agosto.

10 março 2007

CABO VERDE : Selecções nacionais de Basquetebol já têm site

As selecções nacionais feminina e masculina de Basquetebol jâ têm um site (não-oficial), onde se disponibiliza informação sobre torneios, actividades e os jogadores das equipas. O endereço é www.cvhoops.com
A informação disponível no site está em inglês, mas em breve será actualizada também em português.
O site contém a agenda de torneios e eventos, actividades de membros que actuam profissionalmente e informações dobre jogadores cabo-verdianos de diversos escalões. Haverá ainda uma secção de "Jogador do mês".
Pedro Gomes, antigo jogador da selecção nacional cabo-verdiana e correspondente do www.africabasket.com é um dos colaboradores regulares deste novo site.
O site é gerido por Dan Koltz, representante das selecções nacionais nos EUA, e criado por Normal Kings, Inc., empresa do Middletown, CT.

09 março 2007

ANGOLA : ASA e Interclube polarizam atenções da III jornada do “Nacional”

Atlético Sport Aviação ASA e Grupo Desportivo Interclube defrontam-se logo mais, às 16 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida de destaque da terceira jornada da II volta da XXIX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, que compreende ainda os jogos Lusíada – Vila (16h00, no anexo), Misto de Cabinda – Embondeiro de Viana (Cabinda), Cduan – 1º de Agosto (18 h00, no anexo) e Sporting de Luanda – Atlético Petróleos de Luanda (18h00, Pavilhão Principal). Folga por imperativo de calendário o Grupo Desportivo da Nocal.
Depois de terem sido derrotados no prélio da primeira volta por 20 pontos de diferença, 76-56, os aviadores, orientados tecnicamente por Carlos Dinis, vão certamente redimir-se da cabazada imposta pela turma da polícia no primeiro turno da competição.
Espera-se, no entanto, por uma grande partida de basquetebol logo mais, à julgar pela qualidade de jogadores que os dois planteis possuem. Clinicamente as duas formações respiram saúde.
O Grupo Desportivo Interclube que esta temporada reforçou-se em todos os sectores vai procurar dificultar ao máximo os intentos da turma aviadora que tem alternado entre má e boas exibições. Os polícias ocupam o terceiro lugar com 22 pontos, ao passo que o ASA está na quarta posição com 20 pontos.
1º de Agosto, líder invicto, com 24 pontos, terá pela frente o Cduan, num prélio onde a vitória não deverá escapar a turma militar. Quem também terá a tarefa facilitada e Petro de Luanda, segundo classificado com 23, que defronta o Sporting de Luanda.
Amanhã, a competição prossegue com a disputa da IV jornada da II volta que compreende os seguintes encontros: Misto de Cabinda – Vila, Cduan – Embondeiro de Viana, Sporting de Luanda – Nocal e ASA – 1º de Agosto.

MOÇAMBIQUE : Grandes Competições em Maio e Outubro

O PROJECTO continental da bola-ao-cesto dos “locomotivas” terá este ano a necessária consistência, com a candidatura do clube, em coordenação com o ISPU, para a organização de três importantes etapas da Liga dos Campeões Africanos, em masculinos e femininos, nos meses de Maio e Outubro.

A primeira prova acontecerá em Maio, e trata-se da fase de apuramento para aquele campeonato de clubes. Em masculinos, deverão tomar parte Ferroviário, campeão nacional, e Maxaquene, “vice”, em masculinos, enquanto Ferroviário e ISPU, também campeão e “vice”, representarão o país em femininos.
Aliás, “locomotivas” e “universitárias”, que detêm a hegemonia nos últimos dois anos, disputaram a fase final de 2006, em Outubro, no Gabão, de onde o Ferroviário regressou com a medalha de prata, ao perder na final com o 1º de Agosto, de Angola.
Este ano, igualmente em Outubro, a fase final da Taça dos Campeões de África acontecerá em Maputo, com Ferroviário e ISPU a apostarem na conquista do título.

07 março 2007

MOÇAMBIQUE : JOGOS AFRICANOS DE ARGEL: Falta de competição foi o nosso maior adversário - justifica Milagre Macome, seleccionador de básquete sénior m

DE há uns anos para cá, o gráfico não nos é favorável. Os indicadores de medição, neste caso, resultados nas competições internacionais, confirmam um acentuado decréscimo da nossa bola-ao-cesto na categoria de seniores masculinos. Em sentido oposto, com uma evidente curva ascendente, está a África do Sul, outrora um quintal onde íamos passear e fazer “show” para a assistência. Os factos são claros: pela segunda vez consecutiva, a selecção cai às mãos da sua congénere sul-africana em provas continentais. Em 2005, em pleno pavilhão do Maxaquene, saímos cabisbaixos, afastados da corrida para o Afrobásquete de Argel. Sábado, em Harare, dupla derrota (50-74), tendo em conta se tratar de duas frentes: Jogos Africanos da Argélia e Campeonato Africano de Angola.

A frustração é um facto indesmentível no seio dos jogadores e da equipa técnica moçambicana. E não é caso para menos, pois as próprias perspectivas de competição se projectam somente para 2009, altura em que haverá um novo Afrobásquete. Em Harare, a nossa selecção começou primorosamente, com triunfos que não faziam prever o descalabro na contenda final, embora “a priori” se soubesse que a discussão apenas ocorreria diante dos sul-africanos, depois de ganhar à Zâmbia, Malawi e Zimbabwe.

Desolado, o seleccionador nacional afirma que, se calhar, nós é que estamos equivocados quanto ao real valor dos outros países da região, sublinhando que já não brincadeira, dando como exemplo o facto de zambianos e zimbabweanos, sem tradição na modalidade, hoje se travarem de razões com Moçambique, que já foi uma referência no continente, mas que se deixou adormecer na sombra da bananeira. Quanto aos sul-africanos, esses, Milagre Macome (Mila) diz que cresceram a olhos vistos e assumiram-se como segunda potência na Zona VI, a seguir aos intocáveis angolanos.

SEM JOGARMOS NADA FEITO!...

A história da participação neste torneio zonal gira necessariamente em torno do embate com África do Sul. Milagre conta que a sua equipa aguentou até onde pôde, porém, o maior adversário foi a ausência de ritmo competitivo, perante um adversário, cujos atletas concluíram o seu campeonato em Dezembro e, mesmo na véspera desta eliminatória, a Liga TBL, o que lhes permitiu chegarem a Harare com rodagem suficiente para uma prova desta índole. Enquanto isso, os nossos realizaram o seu primeiro desafio da temporada precisamente na selecção, isto é, fizeram do torneio a sua pré-época, o que realmente é contraproducente.

“Até estivemos bem durante a primeira parte, controlámos algumas fases do jogo, mas depois veio a quebra física e aí nos superaram. Só que, paralelamente a isso, é preciso reconhecer que África do Sul está com uma estrutura muito forte e eu já tinha alertado sobre esse facto, pois observei-os numa viagem que para lá fiz. Portanto, contrariamente àquilo que podemos julgar, os sul-africanos já sabem jogar básquete e estão a ficar uma potência na região”, referiu.

Segundo o “mister”, a despeito de, globalmente, a selecção ter-se comportado bem, melhor que há dois anos, tudo isso se diluiu porque o objectivo, que era a qualificação, não foi conseguido, daí o sentimento de frustração que tomou conta dos jogadores, depois de se baterem com galhardia para o efeito.

“Já não há países basquetebolisticamente pequenos na região. Contra Zâmbia tivemos muitas dificuldades, a sua selecção está a aparecer, criou-nos imensos problemas e tivemos que nos aplicar a fundo. Malawi é o mais fraco, mas o Zimbabwe obrigou-nos a um jogo extremamente desgastante, do ponto de vista físico e, frente à África do Sul, aconteceu o que toda a gente já sabe: o descalabro. Com toda a frontalidade, assumo as responsabilidades de tudo quanto aconteceu, sobretudo o facto de mais uma vez não ter conseguido qualificar a selecção para tão importantes competições africanas”.
NÃO CRUZAR OS BRAÇOS

Maputo, Quarta-Feira, 7 de Março de 2007:: Notícias

As perspectivas para a selecção são sombrias, porquanto a próxima eliminatória só para o Afrobásquete de 2009. O treinador possui as suas ideias em relação àquilo que deve ser feito. Por exemplo, tendo em conta o crescimento dos outros países da região, acha que já não podemos ir jogar com os atletas possíveis, mas com todos os melhores que temos, sem menosprezo de nenhum adversário. Mais: a questão da calendarização da época, pois, sustenta, o apuramento continental, invariavelmente, acontece nesta altura do ano, quando nós estamos completamente parados, sem competição.

“Hoje em dia, as equipas treinam da mesma maneira, o que faz a diferença são as componentes técnica e táctica. É inconcebível que os atletas tenham feito o primeiro jogo da temporada na selecção. Não pode! Acho que devemos pensar seriamente na questão da organização, primeiro, para depois falarmos dos dinheiros. Temos pela frente este espaço todo até 2009. É imperioso que façamos alguma coisa. Não podemos cruzar os braços, sob pena de voltarmos a cair na mesma situação de falta de jogos internacionais, que é o outro “calcanhar de Aquiles” da selecção”, destacou o treinador.

Mila realça que a selecção não pode trabalhar apenas com o objectivo de uma determina prova. Segundo ele, o seu trabalho tem de ser permanente e, agora, com o equilíbrio que se verifica na região, já é perfeitamente recomendável que se façam torneios envolvendo países da zona.

“Eu, como seleccionador, recomendo que se faça assim. Os treinadores vivem de resultados, pelo que recomendo uma mudança na forma de planificarmos a selecção, adoptando uma atitude mais profissional. Na preparação para este torneio, sugerir à federação jogos de avaliação e controlo, mas disseram-me que não havia condições. Tivemos que nos sujeitar a uma preparação possível. Sabíamos que a eliminatória não seria fácil, situação agravada pelo facto de termos viajado sem conhecer exactamente o nível de comportamento da equipa. Com jogos de 5x5, como os que andámos a fazer, não se pode avaliar rigorosamente nada, nem tão-pouco criar o entrosamento necessário num grupo de atletas idos de diversos clubes”, concluiu o “mister”.

ANGOLA : Imbondeiro de Viana surpreende Vila Clotilde na Taça de Angola

O difícil triunfo do Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana sobre o Vila Clotilde, por 92-89, marcou esta noite a abertura da primeira eliminatória da fase provincial de Luanda da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, disputada no pavilhão número dois da Cidadela Desportiva.

A vitória só foi conseguida após um tempo extra, já que ao cabo do período regulamentar se registava-se uma igualdade a 77 pontos.
No outro confronto, o Desportivo da Nocal cumpriu com a sua obrigação de vencer a Universidade Lusíada, por escassos três pontos (76-73), com vantagem também de três (39-36) ao intervalo.
Participam na XXIX edição da Taça de Angola nove equipas, estando apuradas para a fase nacional as seis formações melhor classificadas do Campeonato Nacional passado, época de 2006.
A fase provincial é disputada pelas duas equipas de menor classificação do anterior campeonato e igual número das recém-inscritas para o Nacional.
Apura para a fase nacional uma equipa, a vencedora da fase provincial.
As eliminatórias em todas as fases desta competição serão disputada a duas "mãos". As partidas da segunda "mão" estão agendadas para o dia 13 do corrente mês, nos mesmos recintos.
O 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação, Clube Desportivo UN. Agostinho Neto, Sporting Clube de Luanda e Promade -Misto de Cabinda estão já apuradas para a fase Nacional.

05 março 2007

ANGOLA : Vitória do Misto sobre o ASA marca dupla ronda do fim de semana

A vitória do Misto de Cabinda sobre o Atlético
Sport Aviação ASA por 87-83 e as duas derrotas consentidas pelo Sporting de Luanda, constituíram os destaques da dupla ronda do fim-de-semana do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, jornada onde os grandes (1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda) cumpriram com as
respectivas missões, vencendo os seus adversários.
O 1º de Agosto que continua invicto no “Nacional”, esmagou na sexta-feira, a formação do Futebol Clube Vila Clotilde por 108-46, tendo batido no sábado a equipa da Universidade Lusíada por 112-73. Com o duplo triunfo do
final-de-semana, os mili- tares continuam a liderar a tabela classificativa, agora com 24 pontos.
O Atlético Petróleos de Luanda mantém-se firme no segundo posto, desta com 23 pontos. No último fim-de-semana, os petrolíferos derrotaram as formações do Grupo Des- portivo da Nocal e Misto de Cabinda por 106-59 e 84-59 respectivamente.
Os polícias que ocupam a terceira posição com 22 pontos vergaram sexta-feira a Universidade Lusíada por 95-61 e, no sábado bateu o Cduan por 89-64. O Atlético Sport Aviação ASA depois de ter escorregado na sexta-feira frente ao Misto de Cabinda com quem perdeu por 87-83, derrotou no sábado o Sporting de Luanda por 100-64.
A última posição conti-nua a ser ocupada pelo Embondeiro de Viana com 11 pontos.
Eis os resultados registados na dupla ronda do
final-de-semana. Sexta-feira – Cduan – Sporting de Luanda (70-56); 1º de Agosto – Vila (108-46); Atlético Petróleos de Luanda – Nocal (106-59); Interclube – Lusíada (95-61); Misto de Cabinda – ASA (87-83); Sábado – Nocal – Embondeiro (77-57); Lusíada – 1º de Agosto (73-112); Misto de Cabinda – Atlético Petróleos de Luanda (59-84); Cduan – Interclube (64-89) e Sporting de Luanda – ASA (64-100).

ANGOLA : Ângelo Vitoriano reforça equipa técnica do 1º de Agosto

O internacional angolano, Ângelo Vitoriano, 38 anos de idade, oito vezes campeão africano pela selecção principal de basquetebol, vai reforçar esta temporada a equipa técnica do 1º de Agosto, liderada por Jaime Covilhã, segundo apurou o Jornal dos Desportos.
Contactado pelo JD, Ângelo Vitoriano que é nesta altura o basquetebolísta mais titulado do país confirmou a função que doravante vai exercer no Clube Central das Forças Armadas Angolanas, tendo assegurado que hoje, segunda-feira, vai reunir-se com a direcção do 1º de Agosto para os acertos finais.
“É um dado adquirido que não voltarei a competir. Foram muitos anos de prática de basquetebol e associados de várias conquistas. Penso que chegou a hora de deixar lugar aos mais novos. Hoje mesmo irei reunir com a direcção do clube para tratarmos dos últimos acertos fundamentalmente da minha despedida...”, asseverou, a antiga estrela dos Octo Campeões Africanos.
No seu rico palmares constam oito títulos africanos em seniores, oito campeonatos nacionais, dos quais seis ao serviço do 1º de Agosto e dois com o Atlético Sport Aviação ASA, quatro Supertaças, três Taças de Angola, duas Taças dos Clubes Campeões Africanos, quatro participações em Campeonatos do Mundo igual número em Jogos Olímpicos.

ANGOLA : Taça de Angola faz disputar fase provincial

Universidade Lusíada – Grupo Desportivo da Nocal e Futebol Clube Vila Clotilde – Grupo Desportivo Embondeiro de Viana defrontam-se ama-nhã, às 15h30 e 18 horas, respectivamente no Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em partida referente à primeira “mão” da 1ª eliminatória da Taça de Angola de Basquetebol em Seniores Masculinos, fase provincial.
O prélio que envolverá os universitários aos cervejeiros é de difícil prognóstico dado ao nível das duas formações que não difere muito uma da outra. Espera-se por um jogo bastante disputado, sendo que a vitória deverá ficar com a equipa que cometer o menor número de erros possíveis durante os 48 minutos.
Já o Futebol Clube Vila Clotilde com maior ou menor dificuldade chamará a si o triunfo no prélio de amanhã, frente a modesta formação do Embondeiro de Viana, que no Campeonato Nacional só tem somado derrotas atrás de derrotas. Em 11 jogos somou igual número de derrotas. A segunda “mão” da primeira eliminatória acontece a 13 do corrente, ao passo que a primeira e segunda “mão” da segunda eliminatória faz-se disputar nos dias 20 e 27 de Março.
Os vencedores da primeira eliminatória A e B apurar-se-ão para a segunda eliminatória, sendo que o vencedor apura-se para os quartos-de-final (Fase Nacional), onde já se encontram as formações do 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação ASA, Sporting de Luanda, Misto de Cabinda e Cduan.

MOÇAMBIQUE : Moçambique volta a cair às mãos da África do Sul

JÁ começa a ficar uma realidade o atraso do nosso básquete masculino em relação à África do Sul. É que, depois de há dois anos nos ter afastado da corrida para o Afrobásquete de Argel, a história voltou a repetir-se. Sábado à noite, em Harare, o combinado moçambicano caiu às mãos dos sul-africanos, derrotado pela marca de 50-74 e consequente eliminação dos Jogos Africanos de Julho próximo e do Campeonato Africano, que este ano terá lugar em Angola.

Em contraponto, e fazendo alarde a todo o seu potencial, a nossa selecção feminina carimbou o passaporte para a capital da Argélia com um triunfo bem gordo, diante da Zâmbia, por 129-58, não deixando quaisquer dúvidas a ninguém quanto àquilo que efectivamente vale. A equipa de Carlos Aik e Armando Meque concorre apenas para os Jogos Africanos, pois, em relação ao Afrobásquete do Senegal, em Setembro, já tinha o lugar garantido, devido à sua medalha de bronze na última edição, em Abuja, 2005.
As formações moçambicanas regressaram a Maputo ontem à noite e, nas hostes da selecção treinada por Milagre Macome e Carlos Alberto Niquice, ficou essa amarga experiência na sua aventura por Zimbabwe, sobretudo depois de se ter passeado diante de adversários como Malawi, Zâmbia e Zimbabwe, antes de ter pela frente a África do Sul, ora em voos mais altos no panorama continental.
Afastada dos Jogos Africanos e do Afrobásquete, nada resta agora a este time, senão esperar pela edição de 2009, o que equivale dizer uma espera de dois anos, caso não haja provas doutra natureza.

04 março 2007

ANGOLA : Apresentado projecto do pavilhão multi-uso em Cabinda

O projecto de construção em Cabinda do pavilhão multi-uso, que albergará uma das fases do XXIV Campeonato Africano das Nações em Basquetebol, foi hoje apresentado, nesta cidade, aos membros do governo local, dirigentes desportivos e sociedade civil pela comissão multi-sectorial.

De acordo com a arquitecta do Ministério das Finanças, Maria Fernanda, que chefia a comitiva e apresentadora do projecto, a área de construção do pavilhão comporta uma extensao de quatro mil e 811 metros quadrados, dos quais 50 por 30 metros, para recinto de jogos, com capacidade para 2010 lugares.
Adiantou que o campo terá 58 metros e 80 centímetros de cumprimento, 55 largura e 19, 60 metros de altura, que correspondem os requisitos das federações internacionais de basquetebol e andebol.
Segundo a arquitecta, o pavilhão, cujas obras em Cabinda arrancaram com a avaliação do local de construção e a montagem do estaleiro, o custo global está avaliado em 11 milhões e setecentos mil dólares e comportará balneários, salas para assistência médica, VIP, comunicação, conferência de imprensa, assim como instalação de internet, telefone, iluminação modernizada, sistema de segurança contra incêndios, entre outros equipamentos.
Maria Fernanda disse que o pavilhão será de construção pré-fabricada com pavimentos de madeira, bancadas com assentos de plásticos, tabelas e balizas de marcas conceituadas, e situa-se a 50 metros do Estádio Municipal do Tafe.
Acrescentou que as obras serão fiscalizadas pela Empresa Nacional de Projectos (Enep) e executadas pela construtora chinesa Ceiec, num prazo de cinco meses, cuja entrega, à semelhança das províncias da Huíla, Huambo e Benguela, está prevista para 31 de Julho, com vista a realização do Afrobasket2007 em Agosto próximo e o "africano" de andebol em 2008.
Assistiram à cerimónia de apresentação do projecto o governador provincial de Cabinda, Aníbal Rocha, membros do Comité Organizador do XXIV do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol, dirigentes desportivos e representantes da sociedade civil.

03 março 2007

MOÇAMBIQUE : Selecção masculina decide qualificação

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Seniores Masculinos decide esta noite, em Harare, a sua qualificação para a IX edição dos Jogos Africanos de Argel, a decorrer no próximo mês de Julho. Pela frente terá a sua rival da actualidade, África do Sul, partindo ambos os conjuntos em igualdade de circunstâncias, pois até aqui o seu percurso somente conheceu vitórias, daí a imperiosidade de vencer para carimbar o passaporte rumo à capital argelina.

O jogo está marcado para às 20.00 horas e, tanto quanto se sabe, não será nada fácil para a turma moçambicana, uma vez que os sul-africanos efectuaram uma preparação de grande vulto para este torneio. Será um “tira teimas”, se se tiver em linha de conta que, em 2005, em Maputo, África do Sul afastou Moçambique na qualificação para o Afrobásquete.
Entretanto, ontem, penúltimo dia da competição, as nossas equipas voltaram a obter triunfos convincentes. Em masculinos, a vitória aconteceu diante do Zimbabwe por 64-60 e, em femininos, contra África do Sul pela marca de 82-60. As meninas selaram, dessa forma a sua qualificação para os Jogos Africanos, até porque fecham hoje diante de um adversário fácil, a Zâmbia.
A grelha de jogos para hoje é a seguinte: Zâmbia-Moçambique, às 14 horas, em femininos; Malawi-Zâmbia, 16.00 masculinos; África do Sul-Zimbabwe, 18.00 horas, femininos; e África do Sul-Moçambique, 20.00 horas, masculinos.

02 março 2007

MOÇAMBIQUE : Maré alta

TERÁ sido, ontem, um dia de “show” para o basquetebol moçambicano no torneio zonal de apuramento para os Jogos Africanos de Argel. Um dia em que tanto os masculinos como os femininos chegaram à centena de pontos, alicerçando, dessa forma, as suas possibilidades de qualificação, embora, no caso dos primeiros, tudo se remeta para a derradeira jornada, amanhã, quando defrontarem os seus adversários mais directos, os sul-africanos.
A selecção feminina não teve contemplações diante das anfitriãs zimbabweanas, batendo-as pela marca de 123-62, como corolário da sua incontestável supremacia ao longo dos 40 minutos da contenda. Aliás, a equipa de Carlos Aik e Armando Meque está agora somente a cumprir calendário, pois já tem carimbado o passaporte para Argélia. Hoje, às 18.00 horas, defronta África do Sul, terminando, amanhã, diante da Zâmbia, pelas 14.00 horas.
Seguindo a mesma cartilha, a turma masculina pôs a nu todos os seus músculos frente ao Malawi, triunfando por 119-45, um resultado que deixa moralizado todo o conjunto, se se partir do pressuposto que ainda tem pela frente o seu principal opositor. A formação moçambicana joga hoje com o Zimbabwe, a partir das 20.00 h, um ensaio prático para o derradeiro e decisivo compromisso com África do Sul, amanhã, à mesma hora, naquilo que constituirá o epílogo deste certame.

ANGOLA : Selecção feminina apura-se para o campeonato africano

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol apurou-se esta manhã para o campeonato africano do Senegal, ao derrotar a sua similar da Zâmbia por 136-39, na última partida do Torneio Zonal de apuramento disputada em Harare (Zimbabwe).
As angolanas, também apuradas para os Jogos Panafricanos de Argel`2007, ganharam quinta-feira a África do Sul por 91-42, em desafio da terceira ronda, depois de na jornada anterior terem vencido o Zimbabwe por 89-58.
A única derrota na prova aconteceu no primeiro embate diante de Moçambique por cinco pontos de diferença (53-58).
O Campeonato Africano disputa-se de 21 a 30 de Dezembro.

ANGOLA : Zonal VI/Selecção nacional defronta hoje a Zâmbia

A selecção nacional defronta hoje, às 8h00 (horas de Angola) a sua congênere da Zâmbia, em partida da quarta jornada do torneio zonal VI de apuramento aos jogos Panafricanos e campeonato de África de basquetebol sénior masculino que decorre em Harare, no Zimbabwe.
A turma orientada por Aníbal Moreira venceu quinta-feira a África do Sul, por 91-42, em jogo da terceira jornada. Ao intervalo, as angolanas detinham já uma vantagem de 57-30.
Também bateu o Zimbabwe, por 89-58, em partida da segunda jornada, triunfo que sucedeu uma estréia menos feliz com derrota frente a Moçambique por cinco pontos (53-58) na terça-feira.
A selecção nacional discute o passe para o Campeonato Africano do Senegal em Dezembro, porque já tem assegurado o lugar nos Jogos Panafricanos da Argélia`2007.

ANGOLA : Candidatos com tarefas facilitadas na abertura da segunda volta do Nacional

Jogos pouco exigentes para os principais candidatos ao título marcam sexta-feira o início da segunda volta do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, liderado pelo 1º de Agosto, com 20 pontos.
Os "militares" recebem o Vila Clotilde (13 pontos), o campeão em título Petro de Luanda (19) visita o GD Nocal, enquanto o Interclube (18) joga com a Universidade Lusíada. A jornada conclui-se com o Misto de Cabinda - ASA, CDUAN - Sporting de Luanda. Folga o Imbondeiro de Viana.
O 1º de Agosto terminou invicto a primeira volta da prova. Em dez jogos, os "militares" alcançaram igual número de vitórias.
Ao contrário do que era esperado, o seu principal oponente, Petro de Luanda, está aquém do real potencial que o levou à conquista do Nacional e do Africano de Clubes.
Para além das derrotas no provincial e Supertaça, no presente ano, os "tricolores" foram superados na primeira volta do nacional, num jogo onde predominou a experiência e a superioridade técnica dos "militares".

Classificação após a primeira volta:

1º Agosto 10 jogos / 20 pontos
Petro de Luanda, 10/19
Interclube, 10/18
ASA, 10/17
Lusíadas, 10/15
Misto de Cabinda, 10/14
Cduan, 10/14
Vila Clotilde, 11/13
Nocal, 10/13
Sporting de Luanda, 10/11
Inbomdeiros de Viana, 10/10

ANGOLA : Zonal VI: Selecção nacional soma segunda vitória

A selecção nacional venceu hoje a sua congénere da África do Sul por 91-42, em partida da terceira jornada do torneio zonal VI de apuramento aos jogos Panafricanos e campeonato de África de basquetebol sénior masculino que decorre em Harare.
Ao intervalo, as angolanas detinham já uma vantagem de 57-30.
Na quarta e última jornada, a turma orientada por Aníbal Moreira defronta a Zâmbia às 8h00 (hora de Angola)
Na quarta-feira Angola venceu a sua congénere do Zimbabwe, por 89-58, em partida da segunda jornada, triunfo que sucedeu uma estréia menos feliz com derrota frente a Moçambique por cinco pontos (53-58) na terça-feira.
A selecção nacional discute o passe para o Campeonato Africano do Senegal em Dezembro, porque já tem assegurado o lugar nos Jogos Panafricanos da Argélia`2007.

01 março 2007

ANGOLA : Selecção nacional defronta hoje África do Sul

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina defronta hoje a África do Sul em busca da segunda vitória consecutiva no terceiro jogo do torneio Zonal VI de apuramento aos jogos panafricanos e campeonato africano que decorre em Harare.
Na quarta-feira Angola venceu a sua congénere do Zimbabwe, por 89-58, em partida da segunda jornada, triunfo que sucedeu uma estréia menos feliz com derrota frente a Moçambique por cinco pontos (53-58) na terça-feira.
Angola discute o passe para o Campeonato Africano do Senegal em Dezembro, porque já tem assegurado o lugar nos Jogos Panafricanos da Argélia`2007.

ANGOLA : Selecção nacional alcança primeira vitória no Zonal VI

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol venceu hoje a sua congénere do Zimbabwe, por 89-58, em partida da segunda jornada do torneio da zona VI, que decorre desde terça-feira em Harare.
Esta vitória sucede a uma estréia menos feliz com derrota frente a Moçambique por cinco pontos (53-58) na terça-feira.
Quinta-feira, o adversário será a África do Sul.
Angola discute o passe para o Campeonato Africano do Senegal em Dezembro, porque já tem assegurado o lugar nos Jogos Panafricanos da Argélia`2007.