Africa Basquetebol

13 março 2007

MOÇAMBIQUE : Ferroviário já não se contenta só com títulos intramuros : Horizonte continental nas contas do campeão



CAMPEÃO nacional em duas épocas consecutivas e detentor, no seu plantel, dos melhores executantes do país, do Ferroviário, pode assim dizer-se, que chegou, viu e... venceu! Tradicionalmente “outsiders” da elite ganhadora das nossas competições da bola-ao-cesto, um espaço até então reservado aos vizinhos Maxaquene e Desportivo, com uma intromissão da Académica na década de noventa, os “locomotivas” ressurgiram em grande, com um excelente trabalho tanto em masculinos como em femininos, tendo neste último escalão, inclusive, atingido o posto de vice-campeões, em 2005, no Gabão. Ora, já não se contentando apenas com títulos intramuros, o Ferroviário decidiu alargar o seu horizonte para o contexto continental – porque efectivamente tem jogadores com estatuto para tal, parafraseando um dirigente seu -, lançando um ambicioso projecto já a partir da temporada em curso.

Numa verdadeira operação de charme levada a cabo na última sexta-feira e testemunhada pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, o Ferroviário convidou os seus parceiros desportivos e económicos, onde se contam Federação e Associação de Basquetebol, Millennium bim, mCel, BCI Fomento, ISCTEM, entre outros, para, por um lado, lhes dar a conhecer o seu ainda jovem mais rico historial basquetebolístico ao mais alto nível e, por outro, apresentar-lhes o seu programa para este ano, tudo isso consubstanciado um projecto denominado “2005-2006-2007 – Passado-Presente-Futuro”, que tem como principal pólo atacar África, até porque, contrariamente ao que chegou a ser vaticinado, conserva as suas melhores unidades, daí a consistência das suas ambições.

Aliás, tendo como bandeira lutar pelos títulos, devolver a mística do clube e reunir um conjunto de atletas com perfil, conjugando a renovação e a continuidade, segundo sintetizou Carlos Lima (Chicha), o homem-forte do basquetebol “locomotiva”, o Ferroviário, que três décadas depois conquistou o título nacional de seniores masculinos em 2005, presta-se a manter a sua hegemonia na alta competição, internamente, ao mesmo tempo que pretende abrir espaço ao seu nome no continente.

Para já, está garantido que vai organizar, em Outubro próximo, a fase final da Taça dos Campeões de África em Seniores Femininos, para a qual já se encontra automaticamente apurado. Mas antes, em Maio, terá a responsabilidade da fase preliminar de seniores masculinos, numa tentativa de, após abortar a sua participação no ano transacto, em Kinshasa, devido à convulsão política então vivida na RD Congo, conferir à equipa bi-campeã nacional a possibilidade de os seus jogadores, meritoriamente, viverem esse prestigiado lado africano.

Na mesma altura, entretanto, terá lugar, também em Maputo, a etapa de qualificação de seniores femininos, já sob responsabilidade do ISPU, que certamente conseguirá o passaporte para se juntar ao Ferroviário na “grande festa” de Outubro.

OLHAR TAMBÉM PARA O PATRIMÓNIO

Entendendo, para Direcção da colectividade verde-e-branco, que o prestígio não se restringe apenas aos títulos, mas igualmente medido em função do património que possui, a reabilitação do pavilhão continuará a ser um dos seus cavalos de batalha, culminando com a sua cobertura, situação que lhe possibilitará albergar naquele recinto os jogos das competições africanas.

Este alargar de horizonte por parte do Ferroviário tem em vista, de acordo com as palavras do seu presidente, Boaventura Cherinda, alicerçar a nobreza do clube em todas as vertentes e, em particular, participar de forma positiva nos esforços do Governo de revitalização do basquetebol, facto que, segundo ele próprio, sensibilizou o Ministro da Juventude e Desportos, David Simango.

Já o presidente da FMB, Ilídio Caifaz, classificou o acto de “sui generis” na bola-ao-cesto moçambicana, afirmando que o mesmo só vem testemunhar que realmente o Ferroviário é um clube-referência na modalidade, através dos resultados desportivos e dos processos de desenvolvimento. “E esta cerimónia ganha mais sentido pelo facto de ocorrer justamente uma semana antes do início das competições, o que revela a seriedade do clube em relação ao basquetebol, garantindo-nos que uma vez mais será uma agremiação de sucesso”, rematou.

* ALEXANDRE ZANDAMELA