Africa Basquetebol

23 março 2007

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura : Campeãs e vices no encontro de titãs


COM formações renovadas e, inclusive, troca um tanto ou quanto pacífica de atletas, os dois maiores pólos da nossa bola-ao-cesto feminina da actualidade protagonizam amanhã à tarde um verdadeiro duelo de titãs, a contar para a segunda jornada do Torneio de Abertura da modalidade na cidade de Maputo. Paralelamente, e num fim-de-semana caracterizado por embates empolgantes, os vizinhos e eternos rivais Desportivo e Maxaquene disputam a partida que catalisa as atenções da ronda, em seniores masculinos.

Ferroviário e ISPU, cujo último encontro aconteceu em Dezembro passado, na espectacular final do Campeonato Nacional, que teve como epílogo a consagração das “locomotivas” como bicampeãs, entrarão em palco imbuídas pelo mesmo espírito de sempre: elevar ao mais alto nível a sua rivalidade, no que seguramente irá resultar numa grande partida de basquetebol, até porque os técnicos Carlos Aik e Armando Meque, que estiveram juntos à frente da selecção nas eliminatórias zonais para os Jogos Africanos, artistas para o efeito possuem e em nenhuma circunstância querem perder um com o outro.

Num caso pouco comum entre dois clubes que se digladiam pela hegemonia, Ferroviário e ISPU trocaram jogadoras no começo da presente temporada, num processo que aparentemente não criou qualquer celeuma, provavelmente porque as referidas atletas já estavam desavindas com os seus clubes. Das “universitárias” para o outro lado da trincheira saiu a valorosa Carla Silva, juntando-se a outros nomes sonantes, como os de Rute Muianga, Zinóbia Machanguana, Sílvia Langa, Júlia Machalela, Janete Monteiro e Ondina Nhampossa. Das “locomotivas” rumo ao quintal da rival foram Ana Flávia Azinheira e Nádia Rodrigues, ao encontro de Iracema Ndauana, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Amélia Macamo, Ana Branquinho e Aleia Rachide.

Este sensacional desafio está marcado para amanhã, às 16.00 horas, no campo do Ferroviário. Outro jogo de femininos colocará frente-a-frente Desportivo e Maxaquene, no pavilhão das “tricolores”, à mesma hora.

No que toca aos seniores masculinos, depois do jogo entre campeão e vice-campeão nacional, na jornada inaugural, o Maxaquene continua debaixo do fogo, pois desta feita apresentar-se-á diante do seu vizinho Desportivo, no recinto deste, a partir das 17.45 horas. Os “tricolores” foram derrotados na estreia, pelo que pretenderão mudar o seu rumo nesta prova, enquanto os “alvi-negros jogarão pela primeira vez, após terem estado na Beira, onde disputaram a Taça de Moçambique, perdendo na final com o Ferroviário local.

Noutro ponto da baixa da cidade, mais concretamente no campo dos “locomotivas”, teremos uma outra partida revestida de grande interesse. Trata-se do Ferroviário-Costa do Sol, igualmente às 17.45, envolvendo dois times que na primeira ronda saíram vitoriosos. Conseng e Académica travam o terceiro desafio da jornada, no Pavilhão da Universidade, a partir das 17.00 horas.