Africa Basquetebol

22 junho 2011

ANGOLA : Pré-selecção ultima preparação em Cabinda


A seis dias para a definição dos 14 atletas que seguem a 3 de Julho próximo para França, palco da segunda etapa de preparação da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação no Afrobasket’2011, a expectativa apodera-se cada vez mais dos 16 basquetebolistas escolhidos para a “operação Madagáscar”. Desde o dia 16 do mês em curso em Cabinda, os 16 pré-seleccionados para o Campeonato Africano das Nações têm se empenhado a fundo nos treinos, o que tem deixado satisfeito o seleccionador nacional, Michel Gomez.

Entretanto, o poste Joaquim Gomes “Kikas”, 31 anos de idade, dois metros de altura, MVP (Jogador Mais Valioso) do último Campeonato Africano das Nações, realizado em 2009, na Líbia, prova conquistada por Angola, reintegrou o grupo na última segunda-feira, depois de ter sido dispensado devido ao nascimento do seu primeiro filho na capital do país. O base Armando Costa, tri-campeão africano, também já se juntou ao grupo que termina a sua preparação na cidade mais ao norte do país, a 28 deste mês.

Com o grupo completo, o seleccionador nacional vai, no final desta semana ou no princípio da outra, definir os 14 atletas que rumam para a região francesa de Paul, para dar seguimento à sua preparação. Depois, os decacampeões rumam para Guimarães, Portugal, onde vão participar num torneio internacional, ao lado das selecções de Portugal e Nova Zelândia. Já na China, última etapa de preparação, a Selecção Nacional disputa duas taças Borislav Stankovic. O base Paulo Santana e o poste Hermenegildo Mbunga, ambos atletas do Atlético Petróleos de Luanda, podem ser os “sacrificados” nesta primeira filtragem.

Dos quatro bases pré-convocados - Armando Costa, Domingos Bonifácio, Milton Barros e Paulo Santa -, este último é o menos experiente, tendo sido chamado pela primeira vez a integrar a pré-selecção nacional. Daí que o seu afastamento do grupo é quase uma certeza. O mesmo se pode dizer do poste Hermenegildo Mbunga, que tem como opositores Joaquim Gomez “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Eduardo Mingas, além de Valdelício Joaquim. Angola figura no grupo B ao lado das selecções do Tchad, adversário de estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos.

Maculusso
organiza torneio

A direcção do Clube Desportivo O Maculusso faz disputar, de 28 do mês em curso a 2 de Julho próximo, o primeiro torneio Sistec de basquetebol em seniores femininos, em alusão ao XX aniversário da referida empresa. De acordo com o comunicado a que tivemos acesso, vão participar na prova as participações do Grupo Desportivo Interclube, actual campeã nacional, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Juventude de Viana e Clube Desportivo O Maculusso. MC

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home