Africa Basquetebol

13 abril 2011

ANGOLA : Petro de Luanda volta a perder


A formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul tomou de assalto a liderança do BAI Basket, com oito pontos, mercê do triunfo obtido ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 80-72, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, em partida de acerto de calendário da segunda jornada do Grupo A. A partida que estava inicialmente marcada para o dia dois do mês em curso, não se realizou na data prevista, em virtude do Pavilhão Principal da Cidadela ter sido ocupado para um espectáculo músico-cultural.

Em face disso, a federação angolana da modalidade remarcou o prélio para o dia de ontem. Apesar do triunfo da formação da vila de Calulo, a partida ficou marcada pelo signo de equilíbrio, fundamentalmente ,no primeiro, segundo e terceiro períodos. No primeiroquarto que serviu para o estudo mútuo, a formação que jogava na condição de equipa visitada, no caso, o Libolo, saiu em vantagem de apenas um ponto (18-17). No período subsequente, os libolenses superiorizaram-se nos minutos iniciais mas, o norte-americano ao serviço dos petrolíferos da capital conseguiu equilibrar o rumo dos acontecimentos, tendo a sua formação perdido ao cabo dos primeiros 24 minutos por quatro pontos de diferença (34-30).

No terceiro período, a equipa do eixo-viário conseguiu anular uma desvantagem de dez pontos mas, rapidamente, os pupilos de Raul Duarte que ainda não perderam nesta fase da prova, voltaram a reassumir o comando do placard. Na ponta final, a formação do Libolo bem liderado pelo extremo Olímpio Cipriano superiorizou-se, tendo fixado o placard em 80-72. Rodorick Nealy, do Petro, foi o cestinha da partida, com 27 pontos, seguido do Reggie Moore, do Libolo, com 24 pontos. Com este resultado, os libolenses reassumiram o comando do Grupo A, com oito pontos, seguindo do 1º de Agosto, com sete. A formação do Atlético Petróleos de Luanda somou o seu quarto ponto na fase de Grupos.