Africa Basquetebol

08 abril 2011

ANGOLA : Solicitada mudança na direcção da modalidade no Moxico

Os sócios, praticantes e amantes do basquetebol no Moxico solicitaram hoje, no Luena, ao presidente da mesa da assembleia-geral da Associação Provincial a substituição da direcção presidida por Lilito de Freitas, por falta de políticas de desenvolvimento e incumprimento das promessas eleitorais.

Segundo um comunicado chegado hoje à Angop, num abaixo assinado, “a falta de funcionalidade da direcção para fazer cumprir as orientações administrativas, técnicas ou políticas orientadoras constantes nos estatutos e regulamentos e a não realização de uma assembleia-geral há seis anos” são entre as causas do pedido de substituição.

A mesma nota explica que se deve à inexistência de diálogo permanente entre os associados e direcção da associação de basquetebol, para traçar estratégias no melhoramento do organismo na província.

Para isso, avança o documento assinado pelos responsáveis das equipas do IMAG, Centro de Treinos, Luena Basket, Escolas Oficina, Tchifutchi, Puniv e Jovens do Luena, sugerem a demissão dos corpos directivos e pedem a criação de uma direcção de transição, com a finalidade de fazer funcionar a instituição e dar suporte ao desenvolvimento do basquetebol.

Segundo a nota, a direcção de transição permitirá a aquisição de uma sede e formalização do registo das equipas, núcleos e outros de carácter recreativo, desenvolvimento de políticas para o incremento da prática de variedades de competições em parceria com o Ministério da Educação.
“Os sócios e praticantes de basquetebol do Moxico solicitam ao presidente da mesa de Assembleia-Geral, Manuel Gouveia, para, à luz dos seus direitos constantes nos estatutos, pedir a substituição do actual presidente de direcção da associação", sublinha a fonte.