Africa Basquetebol

09 abril 2011

ANGOLA : D´Agosto em busca da reabilitação


A formação do 1º de Agosto vai em buaca da reabilitação, quando receber esta noite, às 18h00, no Pavilhão do Codenm, o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, em partida referente a quarta jornada do Grupo A. A invensibilidade da formação do 1º de Agosto no Grupo A da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) foi ontem quebrada pela equipa do Grupo Desportivo Interclube, que venceu por 85-83.

Os militares que já somam dois triunfos e uma derrota no seu reduto, vão procurar, esta noite, alcançar a terceira vitória no Grupo A do BAI Basket, pois o objectivo dos actuais campeões nacionais em título, é terminar a fase de grupos em primeiro lugar. Com três partidas já disputadas na fase de Grupos, os militares estão em vantagem no que ao ritmo competitivo diz respeito, ao contrário dos petrolíferos da capital que hoje efectuam o seu segundo jogo na fase de Grupos.

Ainda assim, o equlíbrio deve ser a tónica do desafio, a julgar pela qualidade dos dois planteis. O Pavilhão do Codenm vai ser, mais uma vez, pequeno para albergar a moldura humana que acorrerá em massa ao chamado “pavilão do inferno”. Apesar de reconhecer o potencial do adverásrio, no seio da equipa militar não se fala noutro resultado senão no triunfo. Miguel Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Adilson Baza e Filipe Abraão, entre outros, são, mais uma vez, chamados a anular o jogo ofensivo da equipa do Eixo Viário, que tem o poste Divaldo Mbunga a recuperar de uma crise de paludismo.

Com apenas uma partida nas pernas, o português Alberto Babo, ao serviço dos petrolíferos da capital, vai procurar montar uma equipa capaz de anular as maiores unidades dos campeões nacionais em título. Depois de ter sido afastada da final da 27ª edição da Taça de Angola pelo Recreativo do Libolo, os militares concentram agora as baterias no BAI Basket. O 1º de Agosto lidera a competição, com cinco pontos, seguido do Libolo, Interclube, ambos com quatro. ASA e Sporting de Cabinda, somam cada três pontos. O Atlético petróleos de Luanda somou os primeiros dois pontos no Grupo A.

Interclube e Libolo medem forças

Ainda para o Grupo A, o Grupo Desportivo Interclube recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 18h00, o Recreativo do Libolo, em partida a contar para quarta jornada. O Pavilhão 28 de Fevereiro vai seguramente escaldar esta noite, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois planteis. Moralizados com o estágio efectuado em Lisboa e com o facto de jogarem no seu reduto, os pupilos de José Carlos Guimarães vão tentar impor a primeira derrota ao representante da vila de Calulo, embalado rumo à conquista do primeiro título nacional.

Adivinha-se uma boa partida de basquetebol e a equipa que cometer o menor número de erros chama a si a conquista dos dois pontos. Já no Grupo B, o Cduan defronta, às 14h00, no Anexo, a formação do Santos, ao passo que Sporting de Luanda mede forças, às 16h00, no Anexo, com a Lusíada. A jornada quatro fica completa apenas no dia 12, quando o Vila Clotilde receber, às 15h30, no Anexo, o Estoril.
MC

Polícias batem
campeões nacionais

Com o poste Felizardo Ambrósio em subrendimento, o 1º de Agosto perdeu ontem, em pleno Pavilhão do Codenm, por 83-85, frente ao Grupo Desportivo Interclube, numa partida em que ficou marcada pela descoordenação da mesa que quase atribuiu à vitória a equipa da casa, já que parava sistematicamente o cronometro quando o jogo decorria. A partida contou para a terceira jornada do Grupo A da 33ª edição do BAI Basket. Os polícias que vergam pela segunda vez os militares na presente temporada, acabaram com o ciclo de vitórias na fase de Grupos do campeão nacional em título. A formação da Polícia entrou melhor no desafio e a passagem do minuto sete do quarto inicial vencia por 17-9.

Ao contrário do que se esperava, a partida esteve muito longe dos níveis das duas equipas, com a formação militar a pecar muito nas acções ofensivas, onde falhava sistematicamente nos lançamentos dos seis metros e setenta e cinco, factor muito bem aproveitada pelos pupilos de José Carlos Guimarães já na ponta final do desafio. O terceiro período foi o mais equilibrado, com a formação do Interclube a impor um rigoroso empate a 18 pontos. Ainda assim, os militares terminaram o quarto em referência em vantagem de três pontos (60-57).

No quarto derradeiro, a turma da Polícia superiorizou-se, tendo anotado 28 pontos, contra 16 da equipa militar. Carlos Almeida com 22 pontos, foi o cestinha da partida. O extremo base teve ainda 18 de valorização. No Interclube, Mingas esteve em destaque com 14 pontos. Sem estrangeiro, devido a problemas administrativos, e com dois jogadores influentes lesionados, Crooks, americano, e José Nascimento, angolano, a equipa da Polícia deu ontem uma lição de boa táctica Na outra partida do dia, referente ao Grupo A, os petrolíferos da capital estrearam-se com vitória sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 87-79.

Apesar do triunfo, a formação do Eixo-viário experimentou algumas dificuldades em algumas etapas do jogo. Entretanto, os pupilos de Carlos António Dinis continuam sem ganhar na fase de Grupos. Hoje, a turma do Aeroporto segue viagem para Cabinda, onde defrontam às 18h00, o Sporting local. O Libolo venceu por falta de comparência a formação do Sportong de Cabinda (20-0). No Grupo B, o Santos perdeu para o Vila Clotilde, por 76-90, o Sporting de Luanda derrotou o Cduan, por 75-65. Quinta-feira, a Lusíada havia batido o Vila Estoril, por 98-80. MC