Africa Basquetebol

08 abril 2011

ANGOLA : Acerto de contas na bola ao cesto


A formação do 1º de Agosto procura hoje cimentar a liderança do Grupo A do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), quando receber no seu reduto, a partir das 18h00, o Interclube, em partida referente a terceira jornada da fase de grupos. Líder invicto do Grupo A, com quatro pontos, fruto de duas vitórias, o cinco militar, dirigido pelo português Luís Magalhães, procura o seu terceiro triunfo na competição, ante um adversário que tem os níveis motivacionais em alta, depois de ter regressado de Lisboa, onde cumpriu um estágio de cerca de duas semanas.

Esta manhã, os pupilos de Luís Magalhães realizam, no Pavilhão do Codenm, os últimos ensaios para o prélio desta noite, em que a turma do Rio Seco é favorita à conquista dos dois pontos em disputa. Sem qualquer caso de ordem clínica, os actuais campeões nacionais que foram arredados da final da 27ª edição da Taça de Angola, pelo Recreativo do Libolo, voltam a apostar na reconquista da coroa nacional, pelo que, tencionam terminar a fase de Grupos invictos. Com um plantel mais recheado, em termos individuais, o 1º de Agosto tem aproveitado a maior maturidade competitiva dos seus jogadores para “derrubar” os seus adversários.

Entretanto, a formação da Polícia, que na presente temporada teve a “ousadia” de bater os militares, vai tentar repetir a proeza no prélio de mais logo. No seio do Interclube, liderado pelo ex-seleccionador adjunto dos decacampeões nacionais, José Carlos Guimarães, o base norte-americano, Shonnon Crooks continua a ser a única preocupação. O atleta contraiu uma lesão durante o estágio da sua equipa e recupera de forma satisfatória. Ainda para o Grupo A, o ASA defronta a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número um da Cidadela, o Petro de Luanda, equipa que faz a sua estreia na fase de grupos.

Reforçados com dois norte-americanos, os aviadores procuram o primeiro triunfo na competição, à semelhança dos petrolíferos da capital, que viram os seus jogos da primeira e segunda jornadas remarcados, para os dias 12 e 16 do mês em curso. O 1º de Agosto lidera o Grupo A, com quatro pontos, seguido do Libolo, ASA, Interclube, Sporting de Cabinda, todos com dois pontos. Os petrolíferos da capital ocupam o último lugar, sem pontuar.

Sub-16 embarca hoje para Zâmbia

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-16 viaja hoje para Lusaka, Zâmbia, onde, a partir de amanhã e até 15 do corrente, vai disputar o torneio Zonal VI, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que, em princípio, acontece na África do Sul. Depois de cerca de duas semanas de trabalho, o seleccionador nacional, Elvino Dias, constituiu um grupo que vai lutar pelo um dos passes de acesso ao Afrobasket da categoria.

Apesar do pouco tempo de preparação, o seleccionador nacional assegurou ao Jornal dos Desportos que vai lutar para estar entre os dois primeiro lugares do zonal, que dão acesso ao Campeonato Africano das Nações. “Não temos conhecimento profundo dos nossos adversários, mas vamos lutar por um dos passes de acesso à fase final do Afrobasket”, disse Elvino Dias. Eis os 12 que seguem viagem hoje para “operação” Lusaka: Fernando Kambuando, Ramalianes Albernais da Silva, José Panda, Carlos Cequeira, António Congo, Adair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda, Carlos Binda e Moisés César.
MC

Sporting
recebe Libolo

Um dos segundos classificados do Grupo A, com dois pontos, o representante da vila de Calulo (Recreativo) desloca-se esta manhã a Cabinda, onde, às 18h00, vai defrontar o Sporting local, em desafio referente à terceira jornada do Grupo A. Apesar de jogar no terreno do seu adversário, os libolenses, liderados pelo técnico angolano, Raul Duarte, apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos, a julgar pelos valores individuais do seu conjunto, onde pontificam nomes como Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Reggie Moore, Francisco Sousa, Milton Barros, Mayzer Alexandre, Abdel Moussa Bouckar entre outros.

Já no Grupo B, que fez disputar ontem uma partida entre as formações do Vila Estoril e Lusíadas, para a jornada número três, o Vila Clotilde recebe às 14h30 minutos, no Anexo, o Santos Futebol Clube, ao passo que Cduan medirá forças com o Sporting de Luanda, às 16h00, no Anexo. MC


Madagáscar acolhe
reunião da Fiba-Afrique

A capital de Madagáscar, Antananarivo, acolhe a 18 do mês em curso, a reunião da Comissão de Competições da Fiba-Afrique, que vai analisar questões relacionadas com o funcionamento daquele organismo, disse António Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol. De acordo com aquele responsável, até ao princípio da noite de ontem, a direcção da federação angolana da modalidade não tinha recebido qualquer notificação da Fiba-Afrique, sobre a realização do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos (Afrobasket) em Antananarivo, capital do Madagáscar.

“Nós, federação, hoje (ontem) não recebemos qualquer informação da Fiba-Afrique em relação à realização do Afrobasket em Madagáscar. Em função das várias informações que vamos recebendo de alguns órgãos de comunicação social, tentamos o dia todo entrar em contacto com a Fiba-Afrique, mas, devido à situação politica naquele país, as comunicações ficaram afectadas e não conseguimos estabelecer esse contacto para confirmarmos a notícia.

O que lhe posso assegurar é que, no dia 18 deste mês, a Comissão de Competições da Fiba-Afrique estará reunida em Antananarivo com os seus membros”, assegurou o executivo da FAB. Angola participa no evento com Gustavo da Conceição, membro da Comissão Executiva, Paula Furtado, membro da Comissão de Competições e António Celestino Sofrimento Manuel, membro da Comissão de Basquetebol Jovem da Fiba-Afrique.
MC