Africa Basquetebol

08 abril 2011

MOÇAMBIQUE : Básquete internacional no centro das atenções

TENDO como horizonte os X Jogos Africanos de Maputo-2011, aprazados para o mês de Setembro, as selecções nacionais de basquetebol iniciam esta noite, às 18.00 horas, no pavilhão do Desportivo, um grande teste à sua capacidade de desempenho, com a disputa de um torneio internacional que contará com a participação das selecções da África do Sul e do Zimbabwe.

Trata-se do princípio de uma longa etapa que a Federação Moçambicana de Basquetebol programou com vista a dotar as equipas nacionais de estágios e de competição com vista ao seu bom desempenho na Olimpíada continental. O torneio que hoje se inicia, contemplando também jornadas amanhã e no domingo, vai fazer com que os atletas, que vêm treinando há algum tempo, desfrutem de uma ocasião para aquilatar o seu momento de forma.

Igualmente, será uma ocasião para os técnicos Milagre Macome, dos masculinos, e Luís Hernández, dos femininos, juntamente com os seus adjuntos Carlos Ferro, Carlos Alberto Niquice e Simão Mataveia, efectuarem as correcções que se acharem pertinentes, tendo em conta que ambas as formações têm pela frente não somente os Jogos Africanos como também o Afrobásquete, portanto, duas importantes competições internacionais.

O torneio internacional entre os vizinhos Moçambique, África do Sul e Zimbabwe é também aguardado com particular interesse por parte dos adeptos da bola-ao-cesto, uma vez que marcará o regresso do basquetebol de primeira água à capital moçambicana, assim como princípio de uma série de eventos previstos para este ano, como por exemplo em Junho, por ocasião das celebrações do aniversário da independência nacional.

As três selecções conhecem-se, mercê de vários encontros que travaram entre si, daí se perspectivar uma prova bastante renhida e emocionante, naturalmente com as equipas da casa com maior responsabilidade, até porque o favoritismo lhes assiste.