Africa Basquetebol

07 abril 2011

MOÇAMBIQUE : Afrobásquete em Madagáscar


DEPOIS da incerteza, agora a realidade! O Campeonato Africano de Basquetebol de Seniores Masculinos terá lugar em Madagáscar, no próximo mês de Agosto. Contando com a participação de 16 países, entre eles Moçambique, a realização da prova em terras malgaxes acontecerá depois de ter sido retirada da Costa do Marfim devido à instabilidade política vigente.

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) sente-se, neste momento, relativamente aliviada, uma vez ter encontrado um anfitrião à altura de acolher o evento, que corria o risco de não ter lugar ainda este ano, considerando o facto de o calendário competitivo se encontrar bastante preenchido nos meses subsequentes a Agosto: em Setembro, são os Jogos Africanos de Maputo-2011; em Outubro, o Afrobásquete de Femininos, no Mali; em Novembro e Dezembro, as fases finais da Taça dos Campeões, em ambos os sexos.

A concretização do Afrobásquete de Seniores Masculinos ao longo da presente temporada afigura-se imprescindível, tendo em conta que servirá, igualmente, de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, depois de não se ter chegado a consenso quanto à utilização dos Jogos Africanos de Maputo para esse fim.

Isto decorre do facto de grande parte das selecções, nomeadamente as mais destacadas, não poderem dispor, em Setembro, altura da Olimpíada continental, dos seus jogadores que actuam nos campeonatos europeu e americano, o que lhes diminuiria a sua capacidade competitiva e de luta para o maior acontecimento desportivo do planeta na capital inglesa.

O Afrobásquete havia sido programado para a Costa do Marfim, só que, a partir do momento em que este país se viu mergulhado numa crise política e social, face às desinteligências entre os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais de Novembro passado, logo se chegou à conclusão de que dificilmente a prova poderia ter lugar. Aliás, os actuais acontecimentos na Costa do Marfim, em particular na sua capital, Abidjan, revelam que, realmente, não existem condições para o efeito.

Em face dessa situação, a FIBA-África viu-se na contingência de lançar uma campanha visando encontrar um anfitrião substituto e a tempo de o campeonato se realizar em Agosto. Várias propostas começaram a surgir, incluindo de Angola, vista como potencial candidata, em face das óptimas condições infra-estruturais que possui e que fizeram deste país o primeiro organizador do Afrobásquete com 16 selecções, em 2007.

No entanto, a ausência de sintonia entre a Federação Angolana de Basquetebol, que se propunha a albergar o evento, e o Ministério da Juventude e Desportos, alegando falta de cabimento orçamental, acabou por deitar abaixo a possibilidade de a prova regressar a Angola, quatro anos depois.

Senegal, Tunísia e Marrocos são outros palcos ventilados para sede do Afrobásquete-2011, porém, nada avançou, até que, agora, surgiu com maior ênfase Madagáscar e a ser eleita pela FIBA-África como organizadora da prova. Para o efeito, o organismo reitor da bola-ao-cesto continental e as autoridades governamentais malgaxes deverão, no dia 18 deste mês, em Antananarivo, assinar um acordo de adjudicação do evento, selando-se, desse modo, a entrega do certame à grande ilha do Oceano Índico.

Madagáscar entrou no circuito dos organizadores do Afrobásquete há dois anos, quando foi palco do campeonato de seniores femininos, conquistado pelo Mali e com Moçambique a classificar-se na sexta posição.