Africa Basquetebol

29 junho 2010

ANGOLA : Pré-seleção de sub-18 prepara


A pré-selecção nacional de basquetebol em Sub-18, na classe feminina, concentra-se hoje, terça-feira, a partir das 16h00, nas instalações da federação angolana da modalidade,a fim de dar início aos trabalhos de preparação tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações da bola ao cesto, "Afrobasket", a disputar-se de 29 de Julho a oito de Agosto próximo, no Egipto.

As pré-seleccionadas de Hermenegildo Lopes vão tomar conhecimento do programa de preparação que os levará ao Cairo.
De acordo com o seleccionador nacional, Hermenegildo Lopes, a extremo Arteimis Afonso que também faz parte da selecção de Sub-17, "tem a sua chegada prevista para esta semana",disse.

"O nosso programa preparatório não difere muito da selecção de Sub-17.Devido à incompatibilidade dos horários escolares das atletas, vamos dividir o grupo em dois e aos fins-de-semana vamos juntar o conjunto e faremos apenas uma secção de treinos colectiva".

Eis a convocatória da pré-selecção: Analzira Filipe (base), Cristina Matiquiti (poste), Eliane Lourenço (extremo), Luyana Filipe (base), Lizeth Dombele (extremo), Helena Francisco (extremo) – 1º de Agosto, Victória Cruz (extremo), Luzia Simão (base), Elizabeth Mateus (extremo), Madalena Neto (base), Pascualina Dias (extremo) – Interclube; Mirelles Mavuba (posto), Merenciana Fernandes (extremo), Rosemira Simão (extremo), Esmeraldina Pedro (extremo), Maculusso; Helena Viega (base), Madalena Valentina (extremo) Juventude de Viana; do ADV de Portugal, Arteimis Afonso (extremo), Ana Gonçalves (extremo) - Inter de Benguela; Rosa Dala (base) e Alzira Inthia (extremo) – Benfica do Lubango.

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade- Vizinhos decidem título

OS vizinhos e eternos rivais Maxaquene e Desportivo irão decidir, no próximo fim-de-semana, quem ficará com o título de campeão da cidade em basquetebol de seniores masculinos, naquela que será a terceira e última jornada da prova.

O clássico da bola-ao-cesto moçambicano foi ditado depois de ambos terem obtido a segunda vitória consecutiva sobre os seus adversários: os “tricolores” frente ao Costa do Sol por 57-55 e os “alvi-negros” diante do Ferroviário pela marca de 77-63.

Com estes triunfos, Maxaquene e Desportivo continuam empatados na primeira posição com quatro pontos cada, mais dois que Ferroviário e Costa do Sol.

Nos desafios de apuramento do quinto classificado, A Politécnica e UP lideram com quatro pontos, após terem vencido Real Sociedade (54-49) e Eagles (100-50), respectivamente. A decisão está também agendada para o próximo fim-de-semana.

TAÇA MAPUTO

Maputo, Terça-Feira, 29 de Junho de 2010:: Notícias
O Desportivo conquistou, de forma convincente, a Taça Maputo em seniores femininos, ao somar quatro vitórias em igual número de jogos, perfazendo um total de oito pontos.

No último desafio, as “alvi-negras” impuseram uma pesada derrota à A Politécnica B por 109-23.

A Politécnica A, com sete pontos, ocupou a segunda posição, depois de ter vencido o Ferroviário por 41-31.

27 junho 2010

ANGOLA : Extremo Vladimiro Ricardino almeja Campeonato do Mundo


Depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket da Líbia, em 2009, por lesão, Vladimiro Ricardino regressa à pré-selecção nacional e pretende trabalhar arduamente para estar entre os doze que vão disputar o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro.

Em entrevista exclusiva ao Jornal dos Desportos o extremo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) agradeceu o voto de confiança dado pelo seleccionador nacional, Luís Magalhães, tendo prometido lutar para estar entre os eleitos para “operação” Turquia. “Como deve compreender, para mim é motivo de grande satisfação voltar a merecer o voto de confiança do seleccionador nacional, depois de no ano passado ter falhado o Afrobasket da Líbia por lesão.

Graças a Deus recuperei de forma satisfatória e acredito que fiz uma boa temporada daí o facto de ter merecido novamente a confiança do treinador Luís Magalhães. Por isso, gostaria de agradecer o seleccionador nacional por ter me chamado para mais um compromisso internacional”, disse Ricardino visivelmente satisfeito com a convocatória. Apesar de reconhecer o potencial dos 18 convocados para a “operação “ Turquia, o extremo da formação militar tenciona lutar a fim de estar, primeiro, entre os doze que seguirão para o palco da competição e posteriormente conquistar um lugar no cinco inicial do combinado nacional.

“Os atletas convocados para o Campeonato do Mundo da Turquia reúnem todos qualidades daí que, será extremamente difícil para todos nós conquistar um lugar no grupo que vai disputar o mundial. Mas, eu particularmente prometo trabalhar arduamente para estar entre os doze e seguramente lutar depois para fazer parte do cinco inicial. Tenho consciência que será bastante difícil mas darei o meu melhor”, afirmou o camisola dez do 1º de Agosto.

Questionado sobre o período de preparação que terá a duração de pouco menos de dois meses, o internacional angolano afirmou “que não interesse trabalhar-se durante dois três meses para depois aparecer na competição completamente desgastado”. “Acredito que o período de preparação estabelecido pela equipa técnica nacional ajusta-se perfeitamente. O importante é fazermos bons jogos de preparação no sentido de estarmos no nosso melhor por altura da competição”, disse.

“Estamos inseridos
num Grupo difícil”

O extremo do 1º d Agosto e da Selecção Nacional, Vladimiro Ricardino, considerou de difícil o Grupo em que está inserido os deca-campeões africanos da “bola ao cesto”. “O nosso Grupo é extremamente difícil. Estamos numa série com as melhores selecções do mundo e cito como exemplo as selecções da Argentina, Sérvia, Alemanha a própria Austrália enfim. Estamos habituados a jogar com grandes selecções e tudo faremos para mais uma vez dignificarmos o basquetebol angolano em particular e o basquetebol africano de uma maneira geral”.

Para Vladimiro Ricardino a melhoria do nono lugar passa a ser sem sombras de dúvidas aposta número um do combinado nacional. “De facto, depois do brilharete que tivemos no Japão, em 2006, este ano somos obrigados a melhorar a prestação da edição passada. Portanto, para tal, teremos que fazer uma boa preparação, respeitar todos os adversários porque só assim seremos capazes de atingir a nossa meta que é a melhoria do nono lugar”.

ANGOLA : O basquetebol angolano e as dificuldades

Noves fora o facto de nos últimos dias terem aumentado as opiniões de “experts”, alguns quais de reconhecida capacidade teórica e prática em Angola e no exterior, segundo as quais o nível da qualidade técnica do basquetebol angolano ao nível de séniores masculinos, conhece um decréscimo, cujas proporções tendem a aumentar, é certo que se esperam mais dificuldades em relação as edições precedentes, da Selecção Nacional, que de 28 de Agosto à 12 de Setembro próximos, vai tomar parte no Mundial, na Turquia.

Este clima de suspeição, segundo os seus autores, decorre do facto que a contratação de treinadores portugueses, por três das principais equipas angolanas, designadamente, o 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube de Angola, está a fazer com que o modelo de jogo que sempre pautou o basquetebol angolano e que influenciou de forma abismal na conquista dos 10 (dez) títulos continentais e outros “brilharetes” em várias competições extra África, está a ser invertido.

Argumentam que o facto de tais treinadores utilizarem preferencialmente o sistema ofensivo em detrimento dos esquemas defensivos, está na origem de tal decréscimo. os ganhos do basquetebol angolano (masculino e feminino) em África e noutras latitudes aconteceram em função dos técnicos nacionais terem priorizado os esquemas defensivos estruturalmente bem arquitectados, não deixando de lado, como é lógico, o ataque.

Realisticamente, é de convir que o que atrás está descrito, encontra substância no facto de no último Campeonato Africano de seniores, que teve como palco, a República Islâmica da Líbia, em 2009, onde Angola conquistou o seu 10º (décimo) título, as selecções adversárias a quem os angolanos em competições precedentes, derrotavam por diferenças abismais, diminuíssem tais resultados.

Para além dos oponentes directos habituais, designadamente, as representações da Nigéria e do Senegal, outras selecções, até então “ sem expressão “, fruto da evolução qualitativa que observam, apresentaram algumas dificuldades antecipadamente não previstas aos angolanos, casos da Argélia, Cabo - Verde e da Líbia, conforme espelham os resultados dos jogos do último “Africano” que decorreu na pátria de Kadafhi.

Não nos compete questionar e nem tecer algum pronunciamento sobre as opções de Luís Magalhães, que merece “carta-branca” dos membros da Federação Angolana da modalidade, para comandar a selecção angolana que no palco da maior tribuna mundial do basquetebol masculino, para além dos angolanos, vai representar o continente africano.

A pergunta que não quer calar está ligada as motivações que estiveram na base de Luís Magalhães ter “transportado” para a equipa técnica da Selecção Nacional, como seus coadjutores, os jovens Paulo Macedo e Walter Costa, antigos internacionais pelo 1º de Agosto, que há pouco menos de (6) seis 7 (sete) anos deixaram, cada um a seu tempo, o pleno com atletas.

Questionam, de forma lógica, se Paulo Macedo e Walter Costa, possuem o nível de formação em treinamento desportivo, capacidade e estaleca para pertencerem aos quadros técnicos de uma estrutura, como a Selecção Nacional, que, entre outros detém 9 (nove) títulos de campeã africana, quando o mosaico basquetebolístico nacional é fértil em técnicos de maior capacidade profissional, já demonstradas e reconhecidas quer no âmbito interno como no exterior.

É justo e imperioso que as pessoas comecem a interiorizar que a Selecção Nacional de Angola, em qualquer modalidade que seja, constitui um projecto onde todos os angolanos se devem rever, independentemente das suas opções políticas, religiosas, etnia, cor da pele ou emblema clubista. A Selecção Nacional de Angola é muito mais do que um clube. É uma agremiação de âmbito nacional.

Leonel Libório
http://jornaldosdesportos.sapo.ao

ANGOLA : Selecção feminina no Grupo B dos Jogos Olímpicos da Juventude

A Selecção Nacional de basquetebol feminino, em Sub-17, está inserida no grupo B do torneio dos Jogos Olímpicos da Juventude, juntamente com as equipas da Rússia, Estados Unidos da América, Alemanha e Bielorussia. O grupo foi considerado de “morte” pela seleccionadora nacional, Elsa Pires, numa antevisão do que pode ser a prestação de Angola nos Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar de 14 a 26 de Agosto, em Singapura.

“Para a nossa realidade, o grupo B é o conhecido grupo da morte, porque tem selecções fortes e para nós será difícil, porque é a primeira vez que vamos jogar a regra do três contra três”, comentou. Para Elisa Pires a regra de três contra três é muito diferente da do cinco contra cinco, a que as jogadoras estão habituadas. “Neste sistema, as atletas têm maior ajuda entre si, ao passo que no três contra três a capacidade individual conta muito”, explicou.

A seleccionadora sublinhou também que outra grande dificuldade que Angola pode enfrentar neste torneio é a diferença de altura das atletas. “A outra dificuldade que vamos enfrentar nesta competição é a grande diferença de altura das selecções inseridas no nosso grupo, mas devo dizer que temos uma boa equipa”, revelou. Elisa Pires realçou que nesta empreitada o maior objectivo do combinado nacional é procurar fazer bons jogos, “visto que está inserido num grupo muito difícil”.

A treinadora revelou que até ao momento as suas pupilas estão a corresponder às expectativas criadas pela equipa técnica, no que concerne à adaptação às novas regras da FIBA para a disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude.

25 junho 2010

ANGOLA : Elisa Pires está satisfeita com desempenho do grupo

Elisa Pires, seleccionadora nacional de basquetebol feminina em Sub-17, está satisfeita com o desempenho do grupo que se prepara tendo em vista a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar de 14 de Julho a 26 de Agosto próximo, em Singapura.
"!O balanço da preparação da equipa até ao momento é positivo, porque basicamente a nossa preparação é contínua e devo ressaltar que a entrega das atletas é maior a cada dia de treinos",realçou.

Elisa Pires disse por outro lado, que a equipa técnica dividiu a preparação do combinado nacional em dois grupos de trabalho, devido a incompatibilidade dos horários escolares das atletas.De segunda a sexta-feira, no período da manhã os treinos são efectuados entre às 9h00 e às 11h00. Já no período da tarde a preparação tem o início marcado das 14 às 16h00.

"Aos sábados e domingos, o grupo junta-se no seu todo e realizamos trabalhos colectivo, na base de jogos, porque o importante é que as atletas tenham capacidade de trabalhar os aspectos do ataque e da defesa", explicou.Para a "operação" Singapura foram convocadas as atletas Ana Cláudia, Elizabeth Gomes, ambas (do Interclube), Helena Adão, Madalena Valentin, Maira Adão e Helena Viegas (do Juventude de Viana), Helena Zumo, Lizeth Lutonodia e Victoria Antónia (1º de Agosto), ao passo que do exterior foi convocada a basquetebolista, Artémis Leonor (ADV de Portugal).

23 junho 2010

ANGOLA : Mingas e José Nascimentos assinam pelo Interclube?

Com o propósito de tornar a equipa numa das principais forças do basquetebol nacional numa primeira fase, a direcção do Grupo Desportivo Interclube assegurou já as contratações de Eduardo Mingas (poste), José Nascimento (extremo), Simão Santos (extremo), todos angolanos, e o base norte-americano Shonnon Croocks para a temporada desportiva 2010/2011, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte ligada ao clube da Polícia.

De acordo com a nossa fonte, Eduardo Mingas, ex-Atlético Petróleos de Lunada e tri-campeão africano da "bola ao cesto"pela Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, José Nascimento e Simão Santos, ambos ex-Atlético Sport Aviação (ASA) e Shonnon Croocks que regressa ao basquetebol angolano, depois de ter representado as cores da equipa do Eixo-viário (Petro) rubricaram todos um contrato válido por duas temporadas.

Sem revelar os montantes envolvidos nas contratações dos atletas acima referenciados, a fonte que vimos citando, garantiu que a direcção liderada por José Martinez pretende construir uma equipa que seja capaz de lutar de igual para igual com as equipas do 1º de Agosto, tri-campeão nacional e africano, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, vice campeão nacional e Atlético Petróleos de Luanda.

Depois da decepcionante temporada recém terminada, onde a turma da Polícia não foi para além do sexto lugar, tendo inclusive falhado a "Final Four", a direcção Interclube está no mercado a procura das melhores unidades a fim de integrarem o plantel, que tudo indica será orientado mais uma vez por um técnico de nacionalidade portuguesa, depois de terem rescindido com João Oliveira.

"Apesar de assegurar o concurso dos quatro atletas a direcção continua a sondar valores que possam ingressar na equipa, já que para a próxima época o objectivo será a luta pelo título nacional",disse a nossa fonte.Questionado sobre as dispensas, a nossa fonte garantiu que está tarefa será atribuída ao novo treinador a quem caberá a responsabilidade de escolher o plantel para a próxima temporada.

Martinez confirma
interesse pelos atletas

O presidente de direcção do Grupo Desportivo Interclube, José Martinez, confirmou ontem ao Jornal dos Desportos, o interesse da sua agremiação em ter Eduardo Mingas, José Nascimento, Simão Santos e Shonnon Croocks para a temporada 2010/2011."Nós de facto estamos interessados e ter os atletas que mencionou no nosso plantel para a próxima época desportiva.

Devo dizer que nesta altura não existe nada de concreto, estamos apenas em negociações",disse o número um do Grupo Desportivo Interclube.De acordo com José Martinez a péssima época realizada pela sua agremiação no recém terminado Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, fez com que a equipa começasse mais cedo a tratar das novas aquisições.

"Nós estivemos mal no recém terminado Campeonato Nacional.E como queremos melhorar a nossa prestação na próxima época, estamos já no mercado a procura dos melhores jogadores a fim de ingressarem na nossa equipa".José Martinez disse por outro lado, que o português Orlando Simões não é treinador do Interclube."Nós ainda não temos treinador para a próxima época.Temos estado em conversações com Orlando Simões por ser uma pessoa conhecedora do basquetebol e nada mais do que isso".Asseverou. MC

Petro quer renovar
com o tri-campeão africano

O director para o basquetebol do Atlético Petróleos de Luanda, Benjamin Romano confirmou que a sua agremiação tenciona renovar o vínculo contratual com o internacional angolano, Eduardo Mingas, terminado que está o contrato que o ligava a turma do Eixo-viário.
Questionado sobre a saída do referido atleta que segundo apuramos assinou já com Interclube, sua antiga equipa, o director para o basquetebol dos petrolíferos da capital foi peremptório em afirmar:"Não tenho conhecimento da saída do Eduardo Mingas.

O que lhe posso dizer que a direcção do Petro e o atleta estão em negociações no sentido de ele continuar a representar as cores do clube".Benjamin Romano disse por outro lado, que existem pouco jogadores em final de contrato, pelo que vão manter o esqueleto e procurar reforçar alguns sectores.

ANGOLA : Rodrigo Mascarenhas troca 1º de Agosto pelo Benfica

O poste cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, que na temporada passada representou o 1º de Agosto (Angola), assinou um contrato válido para um ano com Sport Lisboa e Benfica (Portugal), apurou hoje a Angop.

Depois de três anos ao serviço da formação "militar", tendo conquistado igual número de títulos nacionais, além de duas Taças de África dos Clubes Campeões, o jogador de 2,00 metros regressa ao basquetebol português, onde já representou a Portugal Telecom, FC Porto e Ginásio.
Com 30 anos de idade, Rodrigo Mascarenhas este ano foi pouco utilizado no 1º de Agosto, fruto de uma lesão no joelho que o obrigou a ficar fora dos campos por mais de um mês.

22 junho 2010

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DA CIDADE - Vizinhos em alta

O MAXAQUENE e o Desportivo estrearam-se da melhor forma na fase final de grupos do Campeonato da Cidade de Básquete em seniores masculinos, ao vencerem o Costa do Sol (63-53) e o Ferroviário (69-58), respectivamente.

Os “tricolores” e “alvi-negros” repartem a liderança com dois pontos, enquanto “locomotivas” e “canarinhos” têm um.
Esta fase é disputada num sistema de todos contra todos em apenas uma volta pelo que os vizinhos estão bem lançados para lutarem pelo título.

Nos desafios de apuramento do quinto classificado, a Real Sociedade venceu o Aeroporto (59-26). A APolitécnica ganhou o Eagles por falta de comparência. A UP ficou de fora devido ao número impar de equipas.

“ALVI-NEGRAS” DÃO CHAPA CEM

Em femininos, realizou-se mais uma jornada da Taça Maputo, com o Desportivo a aplicar “chapa cem” a APolitécnica B (109-23). As “alvi-negras” lideram destacadas a prova com oito pontos.

21 junho 2010

ANGOLA : Kikas acredita no sucesso angolano no mundial da Turquia

O poste da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina, Kikas Gomes, apontou os jogos com a Austrália e Jordânia, no Mundial da Turquia, como decisivos para o combinado nacional, por se tratar de dois países ao nível de Angola.Falando à Angop, depois de tomar conhecimento da convocatória para a prova a ser disputada de 28 de Agosto a 12 de Setembro, explicou que Angola deverá vencer duas partidas no campeonato do mundo para garantir a qualificação para a fase seguinte.

No entanto, sublinhou que estas duas selecções estão ao alcance dos campeões africanos, pelo que são desafios onde o único pensamento é a vitória.Quanto ao facto da Jordânia ser orientada pelo antigo seleccionador Mário Palma, que conhece bem o basquetebol angolano, disse que poderá influenciar para os dois lados.

"Mário Palma conhece-nos bem, mas nós também lhe conhecemos bem.Só este factor já nos motiva como atletas e se calhar também a ele como treinador", frisou.Considerou a Argentina como um dos principais candidatos ao título, Sérvia e Alemanha como adversários muito difíceis, que evoluíram muito nos últimos anos.

"Alemanha está mais forte que em 2006 e a Sérvia também é candidata ao troféu apesar dos problemas que vive" acrescentou, realçando que ainda assim Angola vai entrar com objectivo de vencer em todas as partidas.No Mundial da Turquia Angola faz parte do grupo A, ao lado da Argentina, Alemanha, Austrália e Sérvia.

ANGOLA : Alberto Babo quer reforçar equipa com atletas nacionais

O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, disse sexta-feira, que o objectivo da sua formação é reforçar o plantel com jogadores do mercado nacional, para época basquetebolista que inicia em Setembro do presente ano. Em declarações à Angop, no final da partida entre o misto de Angola e de jogadores estrangeiros que militam no país, salientou que o Petro de Luanda, para a presente época, vai procurar dar aos jovens mais espaço para jogar.

Alberto Babo disse que foi muito complicado para os petrolíferos a temporada recém terminada, (conquistado pelo 1º de Agosto), visto que teve de formar uma nova equipa, com a saída das peças fundamentais no seu plantel. O técnico que tem mais um ano de contrato com os “tricolores”, mostrou-se disponível em continuar no comando “petrolífero” quando o seu vínculo terminar, podendo mesmo renová-lo, caso seja do interesse de ambas partes.

Em relação ao jogo das estrela “ALL STAR GAME”, organizado pela Casa Real, (gestora de eventos culturais e desportivos), caracterizou como incentivo aos adeptos da modalidade a estarem mais próximos dos jogadores que admiram. Recorde-se que no recém terminado Bai-basket o Petro de Luanda quedou-se na terceira posição, tendo sido superado pelo Recreativo do Libolo.

Preparação do Libolo
arranca em Agosto

O técnico principal do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Raul Duarte, afirmou ontem em Luanda, que a sua formação vai ficar um mês e meio de férias e começa os trabalhos no dia 2 de Agosto para a próxima temporada que inícia em Setembro próximo. Em declarações à Angop no pavilhão da Cidadela, o técnico lamentou que alguns atletas possam descansar e outros não, face aos compromissos dos jogadores chamados para a selecção.

Raul Duarte salientou que o encontro, novamente, com a família do basquetebol, no jogo das estrelas, mostra que a modalidade no país é cheia de elegância e harmonia, e os jogadores mostram isto no campo. Segundo o técnico que na época 2009/2010 conquistou a taça de Angola e foi segundo classificado do Nacional, o jogo das estrelas, também conhecido por “All Star Game”, que decorreu na Cidadela Desportiva, em Luanda, veio mostrar que o basquetebol angolano é o mais forte em África.

ANGOLA : Orlando Simões novo treinador do Interclube

O português Orlando Simões é o novo treinador do Interclube, substituindo o também português João Oliveira.

ANGOLA : Norte-americano Shannon Croocks próximo do Interclube

O base norte-americano Shannon Croocks está próximo de assinar contrato com a formação sénior masculina de basquetebol do Interclube, apurou hoje a Angop de uma fonte da direcção.

De acordo com a fonte, o jogador deverá assinar um contrato valido por um ano, esta semana, caso ambas as partes cheguem a acordo. No entanto, realçou que as negociações estão muito avançadas.

Por sua vez, Shannon Croocks disse à Angop, sexta-feira, que gostaria de jogar em Angola, mas que aguardava por propostas concretas. “Gosto muito de Angola e quero voltar a jogar aqui. Dizem que há clubes interessados nos meus préstimos, mas ninguém ainda veio falar comigo”, explicou.

O basquetebolista, que representou durante três anos o Petro de Luanda, chegou ao país na quinta-feira, proveniente da sua terra natal (EUA), para disputar o jogo das “Estrelas” entre os jogadores nacionais e estrangeiros. Na ocasião, o novo técnico do Interclube, Orlando Simões, conversou demoradamente com o atleta.

19 junho 2010

ANGOLA : FAB reconfirma Magalhães para o Campeonato do Mundo

O português Luís Magalhães foi reconduzido ontem pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) ao cargo de seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos para dirigir os deca-campeões africanos da “bola ao cesto” no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro próximo, na Turquia.

O contrato de renovação com a duração de um ano e dois meses expira em Agosto de 2011, altura em que Angola vai disputar o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket. Luís Magalhães vai ter como coadjuvantes Paulo Macedo e Walter Costa, ambos ex-internacionais angolanos.

Em declarações à comunicação social após a apresentação oficial feita pelo presidente de direção da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo Vaz Dias da Conceição, o luso que orienta igualmente o Clube central das Forças Armadas Angolanas prometeu fazer história no Campeonato do Mundo da Turquia.

“É uma honra voltar a merecer a confiança da direcção da federação liderada por Gustavo da Conceição para mais uma vez dirigir a Selecção Nacional de Angola. Para o Campeonato do Mundo da Turquia tudo faremos no sentido de darmos o nosso melhor porque nós queremos fazer história....”, garantiu Luís Magalhães. Para a consumação dos objectivos o seleccionador nacional afirmou que “ é necessário que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol coloque à disposição do cinco nacional as melhores condições de trabalho”.

A primeira fase de preparação da pré-selecção nacional vai decorrer no país, nomeadamente, nas províncias de Cabinda e Benguela. Angola vai competir no Campeonato do Mundo da Turquia no Grupo A juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia, Argentina, Austrália, Jordânia e Alemanha. No Campeonato do Mundo disputado em 2006 no Japão, sob batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros, Angola quedou-se na nona posição, sendo por isso, considerada a melhor classificação de todos os tempos.

Surpresas e ausências marcam
convocatória dos deca-campeões

Valdelício Joaquim (EUA) e Yanick Moreira (1º de Agosto) constituem as novidades da convocatória da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores divulgada ontem pelo seleccionador nacional, Luís Magalhães. Na lista, destaque ainda para o regresso de Miguel Timóteo Pontes Lutonda, que em 2009 falhou o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, “Afrobasket”, disputado na Líbia. Paulo Santana, base do Petro de Luanda, que na temporada passada esteve em destaque é uma das ausências notáveis.

Eis a lista completa: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes “Kikas”, Felipe Abraão e Yanick Moreira (1º de Agosto); Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Carlos Morais ( Recreativo do Libolo); Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala ( Petro), Paulo Barros (Promade Misto de Cabinda), Simão Santos (ASA) e Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidades da América. Entretanto, Luís Costa e Adolfo Quimbamba, ambos por opção técnica, e Armando Costa, por lesão, atletas que conquistaram o Afrobasket da Líbia, ficaram de fora do mundial. MC

Cinco nacional estagia nos EUA

Por formas a garantir uma participação condigna que passa pela melhoria do nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo do Japão, disputado em 2006, a Selecção Nacional vai realizar um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, Brasil e culminará em França. De acordo com o seleccionador nacional, Luís Magalhães, o combinado nacional realizará oito a dez jogos de controlo antes de rumar para o local da competição. MC

Jogo das estrelas
encerra temporada

A disposição da equipa inicial que representou os “angolanos”, no jogo de ontem é, para alguns, um verdadeiro indicador do que será o cinco inicial de angola no próximo campeonato do mundo de basquetebol sênior masculino, a realizar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro na Turquia. Somente pela razão de algum contratempo, que não poucas vezes faz presença no mundo do desporto, é que o combinado nacional deverá alterar a “geometria da figura” composta por Miguel Lutonda, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Kikas e Eduardo Mingas.

Poderá, a profecia deste exercício, não se cumprir, mas, são poucas as dúvidas de que os jogadores acima referidos não desenvolvem o melhor do que existe no basquetebol local. Aliás, isto mesmo foi provado no jogo de ontem que serviu para encerrar a época e, diga-se de passagem, foi um bom “digestivo” para a nossa realidade. Desde o espectáculo na quadra às emoções nas bancadas, a noite do All Star, teve de tudo um pouco, independentemente do resultado 104-89, a favor do Misto de Jogadores Angolanos que vergaram o Misto de Estrangeiros que actuam no país.

ANGOLA : Miguel Lutonda regressa à selecção nacional

Luanda - O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda é a principal novidade entre os pré-seleccionados, do “cinco” angolano, para o Mundial da Turquia em basquetebol, a ser disputado de 28 de Agosto a 12 de Setembro.
De acordo com a convocatória divulgada hoje, o atleta de 39 anos de idade poderá disputar o Mundial, depois de ter falhado o Afrobasket2009 por opção técnica.
A chamada do atleta, duas vezes eleito Melhor Jogador Africano (MVP), deve-se também ao facto do base Armando Costa, titular no africano2009 da Líbia, se encontrar lesionado.
De acordo com o seleccionador nacional, Luís Magalhães, que falava durante a sua apresentação, a presença de alguns veteranos na convocatória, sem adiantar nomes, se deve a experiência que o "cinco" nacional vai precisar durante a competição, onde o objectivo é melhorar o nono lugar alcançado no Japão em 2006.
“Não existem jogadores velhos, apenas jogadores experientes. Vamos precisar de experiência no Mundial por isso equilibramos a convocatória”, explicou.

Lista de pre-seleccionados:

Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felipe Abraão, Yanick Moreira (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo (Libolo), Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala (Petro de Luanda), Paulo Barros (Promade de Cabinda), Simão Santos (ASA), Valdelicio Joaquim (EUA).

Ficam de fora, comparativamente ao grupo da Líbia, Adolfo Quimbamba, Luís Costa e Armando Costa (lesionado).

17 junho 2010

ANGOLA : Lutonda renova vinculo com D´Agosto

O base Miguel Timóteo Pontes Lutonda, várias vezes considerado MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, vai renovar nos próximos dias o seu vínculo contratual por mais duas épocas com a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto).

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o melhor marcador dos lançamentos à longa distância do recém terminado Campeonato Nacional da "bola ao cesto" afirmou o interesse das duas partes em manter o casamento que já dura há treze anos."Eu quero jogar por mais duas épocas porque ainda sinto que estou em condições de poder dar o meu contributo à modalidade.Já manifestei esta minha pretensão à direcção e eles estão receptíveis e acredito que dentro de pouco tempo vou renovar o meu contrato", assegurou o camisola 14 da equipa militar.

General, como é conhecido nas lides da "bola ao cesto", atleta que completa 39 anos de idade a 24 de Dezembro do ano em curso, disse por outro lado, que mudar de ares numa altura em que se prepara para finalizar a sua carreira, seria manchar a brio que construiu com tanta abnegação.

"Atendendo a minha idade por um lado, por outro lado, face naturalmente aos anos de serviço que tenho com a formação do 1º de Agosto, com quem conquistei nada mais, nada menos, que nove títulos nacionais, cinco Campeonato Africanos de Clubes para além de várias Taças de Angola e Supertaças, deixar o este clube seria de facto apagar a minha história a nível do basquetebol.Por isso, vou me manter de Rubro e Negro ao peito até ao fim da minha carreira", asseverou Miguel Timóteo Pontes Lutonda.

Questionado sobre o que se tem dito nos bastidores em relação ao seu possível regresso à Selecção Nacional que de 28 de Agosto e 12 de Setembro do ano em curso vai competir no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, o capitão da formação militar preferiu não comentar tais informações, afirmando que só falava do seu clube."..prefiro falar do meu futuro no 1º de Agosto".

Indagado sobre a possível ausência do base Armando Costa no mundial da Turquia, face a lesão que contraiu no joelho direito bem no final da época,Lutonda disse que "caso se confirme a ausência do jovem atleta será uma baixa de vulto mais, ainda assim, considera que existem no mercado nacional atletas com talento para assumirem a posição um do combinado nacional que na Turquia vai competir no Grupo A juntamente com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e a Jordânia de Mário Palma, ex-seleccionador nacional.

Direcção militar mantém
esqueleto da equipa

Tal com tem acontecido nos últimos três anos,a direcção do 1º de Agosto vai manter o esqueleto base da sua principal equipa de modos a garantir futuras conquistas quer a nível doméstico, quer além fronteiras, de acordo com um fonte ligado ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

"Ninguém vai sair.Nós temos estado a construir uma equipa que seja capaz de manter o domínio do basquetebol em Angola e para além das nossas fronteiras"!, disse a nossa fonte.A fonte que vimos citando assegurou igualmente a continuidade do português Luís Magalhães que já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Angola, três Supertaças e duas Liga dos Clubes Campeões de África.

16 junho 2010

ANGOLA : 1º de Agosto é o papão, com 16 títulos

Com o Pavilhão do Codenm "vestido" com as cores do clube (vermelho e preto a predominar), a formação do 1º de Agosto derrotou ontem o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 105-102, no adeus à XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket.

Sem qualquer implicância no que à classificação diz respeito, dado que há três jornadas do fim do Campeonato Nacional da "bola ao cesto" a questão do título estava arrumada, as duas equipas foram para a quadra com o único propósito de proporcionar ao público presente no Pavilhão do Codenm e não só, um bom espectáculo.

Consideradas as duas melhores equipas da actualidade, militares e libolenses encerram com chave de ouro a temporada 2009/2010.
E a festa da consagração da equipa Rubro e Negra começou às 16h00, com uma partida de mini básquete, ao que se seguiu a exibição do Balle Kilandukilu para o gáudio do público que lotou por completo o Pavilhão do Codenm que esteve engalanado.

Os pupilos de Raul Duarte entraram melhor no desafio, fazendo um parcial de 0 -10, fruto do rigor defensivo e um ataque controlado, onde era privilegiada a circulação da bola a toda a dimensão da quadra.O Recreativo do Libolo terminou o primeiro período em vantagem (35-27).

Sem Carlos Almeida, por lesão, a condução do jogo da equipa militar foi atribuída uma vez mais ao jovem Adilson Baza, tendo sido auxiliado pelo General Miguel Timóteo Pontes Lutonda.No segundo quarto, os tri-campeões nacionais conseguiram anular o jogo ofensivo da equipa de Calulo, obtendo um parcial de 28-15, o que perfez 55-51, ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da turma militar.

Os dois últimos quartos foram jogados sob o signo de equilíbrio, com o 1º de Agosto sempre no comando das operações.A um minuto do fim da partida, as duas equipas encontravam-se igualadas 100 pontos.O irrequieto Adilson Baza, base da formação militar tratou de desfazer a igualdade com um lançamento à longa distância para a alegria dos adeptos que exigiam a vitória da sua agremiação no adeus ao BAI Basket.

O norte-americano Reggie Moore do Libolo foi o cestinha da partida, com 25 pontos, seguido de Joaquim Gomes "Kikas", do 1º de Agosto, com 24. Mário Correia, igualmente da equipa militar contribuiu com 21 pontos.Ainda ontem, o Petro bateu o ASA por 82-72.
O jovem Yanick, um dos músicos da actualidade...

Kikas eleito MVP do BAI Basket

O internacional angolano, Joaquim Gomes "Kikas", ao serviço do 1º de Agosto, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que ontem encerrou as suas cortinas.Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Miguel Lutonda e Carlos Almeida, todos da formação militar, foram premiados como melhor marcador dos dois pontos, melhor recuperador, melhor marcador dos três pontos e melhor marcador dos lances livres respectivamente.

Eduardo Mingas, do Petro de Luanda recebeu o troféu de melhor ressaltador do BAI Basket, ao passo que o seu companheiro de equipa Paulo Santana foi considerado o melhor assistente.Reggie Moore, do Libolo, recebeu o troféu correspondente ao melhor marcador da prova.Mbunga Pedro foi o melhor árbitro, enquanto que o técnico Luís Magalhães foi distinguido com o troféu de treinador do ano.

General Miguel Lutonda dedica vitória ao Armando


O base Miguel Timótio Pontes Lutonda, conhecido nas lídes da "bola ao cesto" como o General, dedicou o décimo sexto título conquistado pela formação do 1º de Agosto, terceiro da era Luís Magalhães, ao seu companheiro de equipa Armando Costa, que ontem mesmo foi submetido a uma ressonância magnética em Lisboa, Portugal, face à lesão que contraiu no joelho direito aquando da disputa da final da Taça de Angola.

De 38 anos de idade, o base do 1º de Agosto conquistou o seu décimo primeiro título de campeão nacional para além de várias Taças de Angola e Supertaças.O General disse por outro lado, que o título tem um sabor especial pelas vicissitudes que tiveram ao longo da época.

Filipe Abraão, Adolfo Quimbamba, atletas que se sagraram pela primeira vez campeões nacionais enalteceram o espírito de grupo da equipa militar, como sendo a chave do sucesso.Quimbamba, internacional angolano dedicou o título ao seu pai que deixou o mundo dos vivos este ano.

Carlos Almeida, uma das unidades mais influentes da equipa do Rio Seco, parabenizou o grupo pelo excelente trabalho que realizaram na temporada que culminou com a conquista da Supertaça e do Campeonato Nacional.

Gostos são gostos...

Nem a supremacia do futebol – convencionado como sendo o desporto rei- que viu disputar ontem, a partida entre o Brasil e a Corea do Norte, para o mundial da África do Sul beliscou, em termos de presença, o espectáculo da bola ao cesto protagonizado pelas equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo, no adeus ao BAI Basket.

A presença do público que lotou por completo o pavilhão do rio seco pode ser interpretada dentro do espírito do que é usual ouvir-se, no sentido de que “gostos não se discutem"...E, de certo, quem optou por ver o basquetebol desenvolvido ontem, no Codenm, pode ser considerado como alguém que tenha bom gosto.

Ademais, quando eram desconhecidos alguns atractivos que haviam de colorir o jogo que, mais do que uma partida da última jornada do campeonato que consagrou de forma antecipada a turma militar como a melhor do basquetebol angolano, foi um espectáculo para quem tem bons gostos.

Com o grupo tradicional Kilandukilu a ter as honras da abertura do espectáculo, ontem, assistiu-se uma verdadeira manifestação do perfeito casamento que pode ser feito entre o desporto e a música e, neste particular, Yuri da Cunha, mostrou que vale o que vale, levando a plateia ao delírio com a sua peculiar exibição em palco.

Daí, se compreender que, independentemente do resultado que em nada alterou a classificação final, a noite tenha se prolongado por horas a fio, com comeretes, beberetes e dançaretes, (para sermos algo muagolés), que fez a delícia de muita gente.Numa única asserção, o Clube Desportivo 1º de Agosto tratou de colorir a festa de despedida do campeonato que, apesar de ter sido realizada sobre a égide da FAB, ontem, esteve a mercê do prazer e querer dos homens da Maianga que merecem vivos aplausos pela iniciativa.

Conquista justa da formação militar

Durante o BAI Basket o 1º de Agosto averbou apenas duas derrotas.Caiu ontem, o pano sobre a XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, com a consagração do Clube 1º de Agosto que revalidou o ceptro nacional de forma antecipada, elevando para 16 o número de títulos nacionais da “bola ao cesto”, sendo por isso, o maior papão.

O título conquistado pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas comandada pelo português Luís Magalhães ajusta-se perfeitamente porquanto, foi a equipa que ao longo da época desportiva 2009/2010 soube manter os níveis de produtividade acima da média, apesar do seu plantel ter sido assolado com ondas de lesões e doenças.

Neste particular, a destacar as lesões do Rodrigues Mascarenhas, internacional cabo-verdiano, e do Armando Costa (internacional angolano), este último que foi forçado a abandonar a competição.Diante destas contrariedades, a equipa Rubro e Negra manteve a serenidade e conseguiu conquistar duas das três competições mais importantes do calendário da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Os militares revalidaram a Supertaça Wladimiro Romero e o Campeonato Nacional, ao passo que o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo arrebatou a Taça de Angola, destronando a formação adstrita às Forças Armadas Angolanas (1ºde Agosto).

Durante a época desportiva 2009/2010, o conjunto do Rio Seco que perdeu para o Libolo uma das suas melhores unidades, no caso, o extremo base Olímpio Cipriano, tri-campeão africano, tendo preenchido a lacuna deixada pelo internacional angolano, contratando o cabo-verdiano Mário Correia, averbou apenas duas derrotas no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, sendo uma na fase regular da prova e outra na "Final Four". Os outros dois desaires aconteceram na Taça de Angola.
Deste modo, os militares continuam a ostentar o estatuto de melhor equipa na actualidade a nível da “bola ao cesto”.

Promade de Cabinda e ASA
supreendem

Sem grandes orçamentos e com planteis que se valem pelo colectivismo as formações do Promade Misto de Cabinda e Atlético Sport Aviação (ASA) tiveram um desempenho positivo no recém terminado Campeonato Nacional da "bola ao cesto".Apesar de ter vivido uma situação atípica durante a temporada com a falta de pagamentos dos salários durante oito meses, a formação da província mais ao norte do país (Promade), orientado superiormente pelo conceituado técnico angolano José Carlos Guimarães realizou uma prova irrepreensível, tendo ficado entre as seis melhores equipas após a conclusão da fase regular, superando inclusive a formação do Grupo Desportivo Interclube.

Para alem dos problemas acima referenciados, o Promade Misto de Cabinda viu ainda no início da época uma das suas melhores unidades a se transferir para o 1º de Agosto, no caso, o cabo-verdiano Mário Correia, extremo base.

Petro e Interclube decepcionam

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo Interclube acabaram por decepcionar no recém terminado Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), competição que foi ganha pelo 1º de Agosto.As equipas acima referenciadas não conseguiram justificar os investimentos feitos pelas respectivas direcções para a temporada 2009/2010.

Para resgatar a mística perdida há sensivelmente três anos, a direcção do Atlético Petróleos de Luanda rescindiu amigavelmente com o técnico angolano Alberto de Carvalho "Ginguba", que conseguiu dar dois títulos nacionais ao Petro, depois de um jejum na altura de seis anos, e foi a busca do português Alberto Babo.

Com as saídas dos internacionais angolanos, Carlos Morais, extremo base, e Milton Barros, base, atletas que se transferiram para o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, a equipa técnica liderada pelo luso Alberto Babo contratou dois norte-americanos, no caso, Mário Porter, extremo poste, e Curtis Terry (base), para além dos angolanos Idelfonso Kiteculo (extremo poste), Afonso Rodrigues (base), ex-Atlético Sport Aviação (ASA), Emanuel Neto “Nelinho” (poste), Vladimir Pontes entre outros.

Contra todas as expectativas os petrolíferos da capital não foram para além do terceiro lugar.Entretanto, o mesmo pode-se dizer do Grupo Desportivo Interclube que apostou igualmente na contratação do técnico João Oliveira, português de nacionalidade.
A equipa da Polícia apesar de ter reforçado a sua formação, com destaque para o norte-americano Frederick Gentry, ex-Atlético Petróleos de Luanda, não conseguiu atingir a "Final Four", como era pretensão de João Oliveira que havia assumido a luta pela conquista do título nacional.

Recreativo do Libolo faz história

Ao conquistar a Taça de Angola, o Grupo Desportivo Recreativo do Libolo do Kwanza Sul entrou no rol restrito de equipas que já lograram arrebatar a segunda maior competição a nível da "bola ao cesto".Com apenas dois anos de existência, o representante da vila de Calulo tornou-se já na segunda maior força do basquetebol doméstico superado apenas pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto).

Liderado pelo técnico angolano Raul Duarte, o Libolo, a semelhança das outras equipas, efectuou contratações de luxo para atacar a época desportiva que encerrou as suas cortinas ontem.Entre as contratações de luxo, destaque para a de Olímpio Cipriano e a de Carlos Morais.Das duas competições que disputou, nomeadamente, Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos e Taça de Angola, o Recreativo do Libolo arrebatou uma.

Arbitragem foi bastante contestada

Contrariamente a época passada, onde a actuação dos homens do apito passou despercebida, no recém terminado Campeonato Nacional da "bola ao cesto",o trabalho dos árbitros foi bastante contestada pelos treinadores.

A temporada a nível do apito ficou ainda marcada pelo braço de ferro entre a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e Associação Nacional dos Juízes e Cronometristas de Basquetebol, que esta última instituição a exigir o aumento dos subsídios dos seus filiados.MC

III VOLTA

VIII jornada

D’agosto 112 - 102 Petro

19h00 dia 05/06/10 Rio Seco

ASA 70 - 93 Libolo

18h00 dia 05/06/10 Pav/Anexo

IX jornada

Libolo 87 - 93 D’agosto

19h00 dia 08/06/10 Cidadela

Petro 80 - 93 ASA

16h00 dia 08/06/10 Cidadela

IV VOLTA

x jornada

Petro 88 - 95 D’agosto

19h00 dia 13/06/10 Cidadela

Libolo 95 - 81 ASA

16h00 dia 13/06/10 Cidadela

XI jornadaD’agosto 105 - 102 Libolo

15/06/10 às 19h00 Codenn

Petro 82 - 72 ASA

15/06/10 às 17h00 Anexo

IX jornada

Classicação J V D P

1º D’agosto 12 11 1 24
2º Libolo 12 8 4 20
3º Petro 12 4 8 16
4º ASA 12 1 11 12

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo: “Pesos pesados” na fase final

FERROVIÁRIO, Maxaquene, Desportivo e Costa do Sol conseguiram o apuramento para a fase final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos.

Os “tricolores” foram os primeiros a garantir o apuramento na última quinta-feira, ao vencerem o Aeroporto por 98-54, na partida em atraso da segunda jornada da Série B.

Os finalistas foram encontrados no sábado, com os “locomotivas” a baterem a mesma equipa do Aeroporto, por 62-22, em desafio da quarta jornada e a terminarem a primeira fase como líderes do Grupo B.

Os “alvi-negros” puseram fim ao sonho da Real Sociedade em seguir em frente, ao vencê-la por 72-35 no jogo em atraso da terceira jornada, triunfo que lhes permitiu o primeiro lugar da Série A.
Os “canarinhos”, que na última quarta-feira haviam ganho também a Real Sociedade por 70-30, aguardavam por uma vitória do Desportivo para garantirem um lugar entre as quatro equipas.A fase final, tal como na primeira, será disputada num sistema de todos contra todos.

14 junho 2010

ANGOLA : FAB anuncia nome do seleccionador nacional

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anuncia esta semana o nome do seleccionador nacional que vai conduzir os destinos dos deca-campeões africanos da "bola ao cesto" que vai competir no Campeonato do Mundo, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro do ano em curso, na Turquia.

Sem avançar datas, António Celestino Sofrimento Manuel, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da FAB, em declarações ao Jornal dos Desportos assegurou que os amantes da "bola ao cesto" e não só, tomarão conhecimento do nome do seleccionador nacional após o termo da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, que amanhã, terça-feira, encerra as suas cortinas.

"O que lhe posso assegurar é que anunciaremos o nome do seleccionador nacional assim que terminar o Campeonato Nacional", garantiu o executivo da federação angolana da modalidade.Questionado sobre a continuidade ou não do português Luís Magalhães, que conduziu o cinco nacional ao décimo título africano, prova disputada na Líbia, em 2009 e, consequentemente, o apuramento ao mundial da Turquia, aquele responsável fechou-se em copas, tendo afirmado "que logo termine o "nacional2 vocês tomaram conhecimento do nome do futuro seleccionador nacional.

Entretanto, o Jornal dos Desportos apurou de uma fonte federativa que o nome do português Luís Magalhães, que lidera o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), está entre os preferidos da direcção da FAB, liderada por Gustavo da Conceição.
"O nome do português Luís Magalhães está entre os preferidos e tudo indica que vai mesmo orientar a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo da Turquia, revelou a nossa fonte.

Angola figura no Grupo A juntamente com a Argentina, Alemanha, Sérvia, com quem se estreia, Jordânia e Austrália.Depois de ter conquistado o nono lugar no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, sob liderança dos técnicos angolanos Alberto de Carvalho "Ginguba", José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros, os deca-campeões africanos vão com o propósito melhorarem a classificação da edição passada.

D´Agosto prepara festa da consagração

Depois de ter conquistado o título de campeão nacional de basquetebol em seniores masculinos de forma antecipada, a direcção do 1º de Agosto prepara uma mega festa para amanhã, terça-feira, no Pavilhão do Codenm, quando receber a partir das 19h00, o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, no fecho da XXXII edição do "Nacional da bola ao cesto".

Numa época bastante sofrível marcada por onde de lesões e doenças, os militares conseguiram arrebatar a Supertaça Wladimiro Romero e o Campeonato Nacional, tendo perdido a Taça de Angola para o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul.
Os militares e os libolenses serão os representantes angolanos na segunda edição da Supertaça Compal, a ser disputada em Abril de 2011, em Portugal.

Dívida pode condicionar
renovação com técnico luso

A falta de pagamentos de alguns prémios por parte da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) poderá condicionar a renovação do contrato com o técnico luso Luís Magalhães.

De acordo com a nossa fonte, o técnico Luís Magalhães que conquistou o Afrobasket de 2009, prova disputada na Líbia, exige o pagamento dos seus prémios como condição para continuar à frente dos destinos do combinado nacional.

13 junho 2010

ANGOLA : D´Agosto vulgariza eterno rival

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto voltou confirmou a sua superioridade competitiva na presente temporada ao vencer ontem, à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o seu arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda por 88-95, em partida referente à segunda jornada da "Final Four" da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol "Bai Basket".

Uma partida em que as duas equipas não tinham nada a ganhar, uma vez que apenas cumpriam formalidades inerentes ao calendário, daí a razão que esteve na base de um espectáculo desprovido das características próprias de um duelo entre os dois mais sonantes emblemas da "bola ao cesto" no contesto nacional.

Na presença de pouco mais de duas centenas de pessoas, maioritariamente compostas pela claque militar, as duas formações fizeram uma partida muito relaxada, em que os tricolores pareciam mais galvanizados na fase inicial, apesar de já terem confirmado o terceiro lugar do campeonato, em função da vitória do Clube Desportivo e Recreativo do Libolo sobre o Atlético Sport Aviação, por 95-81, uma hora antes no mesmo recinto.

Sem fazer recurso as manobras mais letais, Luís Magalhães foi gerindo o conjunto de maneira a evitar desnecessário desgaste físico, limitando-se a fazer um jogo de contenção, o que permitiu o adversário levar a vantagem de 26-20 e 46-41, nos dois quartos iniciais.

No reatamento do jogo, o mau momento vivido nas hostes do Eixo Viário era denunciado pela débil interpretação dos sistemas tácticos orientados por Alberto Babo, numa altura em que os militares resolveram atacar em força, ao efectuarem jogadas que desestabilizaram eficazmente a defensiva tricolor, onde se destacaram os afundanços de Joaquim Gomes "Kicas", Felizardo Ambrósio e os triplos de Mário Correia nos parciais 82-59 e 95-88.

Ficha técnica

Pavilhão
Principal da Cidadela
Arbitragem
Domingos Simão
e Horácio Macedo

1º de Agosto
Filipe Abraão(11), Adilson Basa(10), Mário Correia(18), Joaquim Gomes(25), Felizardo Ambrósio(9), Francisco Jordão(0), Adolfo Quimbamba(8), Carlos Almeida(6), Miguel Lutonda(0), Rodrigues Mascarenhas(2), Hermenegildo Santos(4), Yanick Moreira(2)
Treinador
Luís Magalhães

Petro de Luanda:
Eduardo Mingas(9), Bráulio Morais(13), Fernando Albano(9), Afonso Rodrigues(11), Paulo Santana(10), Miguel Kiala(7), Vladmir Pontes(16), Hermenegildo Mbunga(6), Idelfonso Kiteculo(7)
Treinador
Alberto Babo

Marcha do marcador
26-20, 46-41, 59-82 , 88-95

11 junho 2010

ANGOLA : Militares revalidam título

O 1º de Agosto revalidou o título nacional ao vencer ontem à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a sua congénere do ASA, por 80-70, em partida pontuável para a primeira jornada da quarta volta da “Final Four” do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino "Bai Basket".

Uma partida em que a equipa militar, apesar de ter o domínio sobre o adversário, teve grandes dificuldades em se opor nas distintas variantes do jogo, algo que se deveu, em grande medida pela forma intransigente com que Carlos Dinis, técnico principal do ASA, estruturou o seu esquema táctico, na qual as assimetrias entre os dois plantéis só foram visíveis a partir do culminar do terceiro quarto, altura em que os pupilos de Luís Magalhães apareceram com melhor discernimento no sector ofensivo.

A equipa do Aeroporto, com o intuito de impedir que os militares estoirassem o champanhe em detrimento de uma derrota, optaram por um jogo musculado, ao impedir a progressão do adversário sobre o "cesto" tendo maior parte das investidas de Joaquim Gomes “Kicas” e Mário Correia resultado em faltas, as quais os dois postes souberam tirar o devido proveito, daí a diferença pontual terminar com a magra safra de 7-22 e 34-38 a favor do 1º de Agosto.

Na segunda parte, Luís Magalhães enveredou operar algumas alterações decisivas e mandou para a quadra de jogo o extremo poste Rodrigo Mascarenhas, atleta que depois, de vários jogos ausente por lesão, se revelou preponderante na manobra militar, que nesta etapa começa a se impor progressivamente sobre o adversário que, refém do seu perdulário ataque, começa a consentir a triunfal marcha militar rumo ao terceiro título consecutivo, com os parciais 59-51 e 80-70.

Na outra partida, disputada uma hora antes no mesmo local, o Recreativo do Libolo, garantiu o segundo lugar da prova, ao vencer, com dificuldades, o Petro de Luanda, por 87-83.

>> Declarações

O Técnico principal do 1º de Agosto esbanjava alegria no final da vitória frente ao ASA, tendo frisado que o título alcançado é um prémio de toda a massa associativa do Clube Central das Forças Armadas pois “os atletas souberam responder ao investimento que a direcção do clube tem feito em prol do desporto. Acredito que continuaremos a merecer o carinho dos nossos adeptos e de todos os que puxam pelo clube, no sentido de conquistarmos mais alegrias"

O treinador do ASA, Carlos Dinis, reconheceu que jogar contra o 1º de Agosto representa sempre uma missão espinhosa, mas ficou feliz pelo facto de a sua equipa ter se apresentado de cabeça erguida perante a maior força do basquetebol nacional. “Temos uma equipa muito jovem e estes atletas ainda precisam de ganhar muita experiência para que possam se impor diante de uma equipa como a do 1º de Agosto. Contudo, estamos satisfeitos não pelo resultado, mas porque sentimos que estamos a altura de lutar pelo terceiro lugar”, disse.

Ficha técnica

Pavilhão
Principal da Cidadela

Arbitragem
Fernando Pacheco
Bunga Pedro

1º de Agosto
1º de Agosto Filipe Abraão (0), Adilson Basa (3), Mário Correia (11), Joaquim Gomes(21), Felizardo Ambrósio(19), Vladmir Gerónimo(0), Francisco Jordão (5), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (7), Miguel Lutonda (7), Rodrigo Mascarenhas (7), Hermenegildo Santos(0)
Treinador
Luís Magalhães

Asa
Hélder Ortet (4), Rui Matias (2), Carlos Quibato (9), Mayzer Alexandre (1), Lifetu Selenge (8), José Santos (20), Eduardo Ferreira (0), Nivaldo Nsumbo (0), Faustino Santos (0), Simão Santos (12) Francisco Gonçalves (7), Luís Fernandes (7)
Treinador
Carlos Dinis

III VOLTA

VII jornada
D’agosto 97 - 86 ASA
03/06/10 às 18h00 Rio Seco

Libolo 84 - 71 Petro
03/06/10 às 19h00 Cidadela

VIII jornada
D’agosto 112 - 102 Petro
19h00 dia 05/06/10 Rio Seco

ASA 70 - 93 Libolo
18h00 dia 05/06/10 Pav/Anexo

IX jornada
Libolo 87 - 93 D’agosto
19h00 dia 08/06/10 Cidadela

Petro 80- 93 ASA
16h00 dia 08/06/10 Cidadela

IV VOLTA

ASA 70 - 80 D’agosto
18h00 dia 10/06/10 Anexo

Petro 83 - 87 Libolo
19h00 dia 10/06/10 Cidadela

Classicação J V D P

1º D’agosto 10 9 1 20
2º Libolo 10 7 3 17
3º Petro 10 3 7 13
4º ASA 10 1 9 11

10 junho 2010

ANGOLA : D´Agosto pode ser Campeão

A formação do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o ASA, em desafio referente à 10ª jornada primeira da quarta volta da "Final Four", partida que pode consagrar a equipa militar como campeão nacional, em caso de vitória.

Moralizados com o triunfo da última terça-feira, diante da equipa do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, a quem venceram por 93-80, os militares vão procurar hoje, frente à turma do Aeroporto arrancar mais uma vitória de modos a festejarem de forma antecipada a conquista da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket.

Apesar de estar a uma vitória da consagração do título nacional, o 1º de Agosto vai entrar para o desafio de logo,com as devidas cautelas para não ser surpreendido pelos pupilos de Carlos António Dinis, que na última terça-feira vergaram os petrolíferos da capital, por 93-80.

A equipa do Rio Seco vai seguramente enfrentar imensas dificuldades para chamar a si a conquista dos dois pontos consequentemente o arrebatar da coroa nacional.Sem grandes estrelas no seu conjunto,a formação aviadora tem no jogo colectivo a sua principal arma.

Ainda assim, os comandados de Luís Magalhães, português ao serviço da formação Rubro e Negra, tencionam arrumar a questão do título na partida desta noite.Joaquim Gomes"Kikas",Mário Correia, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Miguel Lutonda, entre outros, serão mais uma vez chamados a tomarem o comando da partida.

Carlos António Dinis, timoneiro principal do ASA, que se mostrou feliz pela disciplina táctica dos seus pupilos na partida frente ao Atlético Petróleos de Luanda, afirmou que quer manter esta postura até ao final da época.A partida será seguramente bastante equilibrada e a formação que cometer o menor número de erros vai obviamente vencer o prélio.

Petro luta pelo prestígio

Goradas que estão as hipóteses de conquistar o título da XXXII edição do Campeonato Nacional da"bola ao cesto", a equipa sénior masculina do Petro de Luanda defronta hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, para o encerramento da primeira jornada da quarta volta da "Final Four".

As duas equipas que somaram desaires na ronda anterior, vão procurar reabilitar-se na partida desta noite.Sem qualquer hipótese de conquistar a coroa nacional, os petrolíferos da capital vão apenas bater-se pelo prestígio, ao passo que o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul vai tentar assegurar a segunda posição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.A partida é de desfecho imprevisível, e a formação que explorar convenientemente os erros do seu adversário chamará a si a vitória.

CABO VERDE : Pantera Negra vence Taça Dja d’Sal

Pantera Negra venceu, ontem à noite, a Taça Dja d’Sal de basquetebol masculino frente à equipa da Preguiça. A equipa do Pantera faz assim a dobradinha, já que há duas semanas ganhou o campeonato regional.

O jogo de ontem foi o segundo do Play off da Taça Dja d’Sal. A equipa do Pantera venceu a primeira partida por 85 contra 75 e a segunda por 61-50.

De referir que a Taça Dja d’Sal na categoria seniores feminino foi conquistada pelas meninas do Liceu Basket.

ANGOLA : Treinador do Desportivo considera época 'brilhante'

O técnico da equipa de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, disse hoje, no Lubango, que a sua formação fez uma temporada "brilhante", apesar do sétimo lugar alcançado no campeonato nacional, se tiver em conta a juventude do grupo e perda de atletas considerados influentes.

Fazendo um balanço do que foi a época2010, o Trovoada lembrou que na sua terceira participação em campeonatos nacionais, a equipa da Huíla teve que formar um novo grupo, pois perdera o cinco inicial da temporada passada para equipas como o Promade de Cabinda, Interclube e Universidade Lusíadas.

Em face a isto, pede aos dirigentes do clube que assegurem o conjunto formado este ano, por dar garantias de um futuro promissor.

"Maior parte dos nossos atletas veio dos juniores, porque nós perdemos três jogadores da posição cinco e foi ai onde enfrentamos as maiores dificuldades, mas louvamos a atitude dos nossos miúdos, porque fomos a única equipa a vencer o Interclube, e em Luanda, nesta fase e batemos também o Promade, uma equipa com bons valores, isto demonstra claramente o bom trabalho que estamos a fazer", ressaltou.
Acrescentou que descobriu talentos e está a tentar construir uma nova equipa, por isso é importante que a direcção do clube tome medidas tendentes a manter este grupo, para que no início da próxima época não se comece da estaca zero, como aconteceu este ano.

Louvou o esforço empreendido pelo patrocinador, massa associativa e pelo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, general de Exército Francisco Furtado, devido o seu empenho no projecto do clube.

O Desportivo da Huíla perdeu na dupla jornada que encerrou a fase qualificativa do quinto ao oitavo lugar para o Interclube por 72-91 e 82-90, tendo terminado a prova no sétimo posto, a frente da Universidade Lusíada. A sexta posição coube ao Promade de Cabinda.

ANGOLA : Interclube falha objectivos no nacional

O treinador da equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube, João Oliveira, reconheceu quarta-feira, no Lubango, ter falhado os objectivos a que se propôs a quando da sua contratação, os quais passavam por ficar entre os quatro primeiros e reconquistar “respeito” a nível da modalidade.

Falando à imprensa após o jogo diante do Desportivo da Huíla (em que venceu por 90-82), o técnico, cuja equipa garantiu a quinta posição este ano, considerou a época 2010 como sendo de lançamento de um projecto que visa vencer, dentro de três anos, o campeonato nacional.
Referiu que pela forma como a equipa jogou nesta última fase do campeonato, demonstrou que merecia estar na "final four", mas aconteceram coisas que estiveram fora do seu controlo.
Quanto à sua permanência a frente da equipa, João Oliveira disse que o seu futuro será discutido hoje (quinta-feira) em Luanda, com a direcção do clube, liderada por José Martinez, mas gostaria de ficar, porque gosta do basquetebol angolano.
Caso fique, adiantou, o aspecto defensivo merecerá maior atenção na próxima temporada, pois acha ser necessário mais dinamismo neste sector.

ANGOLA : Federação lança campeonato Esperança

Uma competição denominada Campeonato Esperança, fará parte do calendário da Federação Angolana de Basquetebol(FAB), informou à Angop, o secretário-geral da instituição, Tony Sofrimento.
Segundo Tony Sofrimento que falava no final de uma reunião da FAB, o campeonato esperança inicia a 15 de Setembro deste ano e vai envolver atletas dos 20 aos 22 anos de idade.
Os associados foram informados de toda programação que a federação realizará e do início da época 2010/2011, bem como sobre a utilização das novas regras da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

09 junho 2010

ANGOLA : D´Agosto despacha Libolo e está a uma vitória do título

Espectácular! É o que se pode dizer da partida de ontem disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, entre as formações do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e o 1º de Agosto, no encerramento da terceira volta da "Final Four", com vitória a sorrir para a equipa militar, por 93-87, que assim encomendou as faixas de campeão do BAI Basket.

Consciente das responsabilidades que tinha na partida, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul entrou melhor no desafio e, a passagem do minuto um vencia por parciais de 6-0.O Clube Central das Forças Armadas Angolanas conseguiu a igualdade (10 pontos) à passagem do minuto quatro para gaúdio da sua claque.

Mas, os libolenses estiveram melhor, fundamentalmente nas jogadas de contra ataque, tendo terminado o período inicial com uma vantagem de quatro pontos (27-23).No segundo quarto, com um ataque mais organizado e uma defesa pressionante, a equipa Rubro e Negra conseguiu um parcial de 23, contra 17 do seu adversário que foi ao intervalo com uma desvantagem de dois pontos (44-46).

Os dois últimos quartos foram jogados sob o signo do equilíbrio, para a satisfação do público que ontem compareceu em massa na catedral da"bola ao cesto". Ontem, a Cidadela voltou a reviver as emoções do Afrobasket/2007.Com Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Mário Correia e Miguel Lutonda a liderarem a armada militar, a formação do Rio Seco soube explorar bem na ponta final os erros do seu adversário, que não conseguiu manter a serenidade até ao apito final.

Com este triunfo, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas está a uma vitória da consagração do título, bastando para tal, vencer o ASA, amnahã, na abertura da quarta volta.Carlos Almeida com 20 pontos, foi o cestinha da partida, seguido de Mário, com 19. Felizardo Ambrósio foi o rei dos ressaltos com 14 (10/4).As faixas de campeão já lá moram...

ASA verga Petro e alcança
primeira vitória na"Final Four"

O Atlético Sport Aviação (ASA) deu o ar da sua graça, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, por 93-80, na abertura da IX jornada última da terceira volta da "FinalFour".Já afastados na luta pelo título nacional, os petrolíferos da capital foram impotentes para manter a senda de derrotas dos aviadores, que ontem, diga-se em abono da verdade, souberam interpretar correctamente a disciplina táctica de Carlo António Dinis.

Apesar da apatia dos pupilos de Alberto Babo, a vitoria aviadora começou a ser notória a entrada do terceiro quarto.67-63 era o resultado ao cabo do terceiro período.A vitória da turma do Aeroporto ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas agremiações produziram ao longo dos 48 minutos.

Mayzer Alexandre com 26 pontos, foi o melhor cestinha da partida, seguido do seu companheiro de equipa, José Nascimento, com 22.
Por banda petrolífera, Eduardo Fernando Mingas foi o melhor, com 13 pontos.O Atlético Petróleos de Luanda continua na terceira posição da "Final Four", agora com 12 pontos, seguido do ASA, com 10. 1º de Agosto e Libolo ocupam as duas primeiras posições.

Até houve claque"especial"

Se a presença do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Francisco Pereira Furtado, pode ter passado despercebida no jogo de ontem, pelo facto de o mesmo ser um habitue, o mesmo não se pode dizer de uma claque "especial", composta por cadetes do Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea Angolanas que, para além de estarem a apoiar o 1ºde Agosto, Clube central das FAA, emprestaram um colorido diferente à partida, agradável de ser vista.

Numa composição de pouco mais ou menos duas centenas, os tropas, aproveitaram até mesmo para exibir alguns toques de "lá dium", estilo de dança que faz a delícia da juventude angolana no momento.Foi , de facto, uma apreciável combinação do desporto com a cultural entremeado com alguma militância que em nada subsctanciou tensão de outro nível que não fosse apenas relacionada com a adrenalina típica do mundo fantástico do desporto, em particular do basquetebol.

Carlos Calongo

Ficha Técnica

Pavilhão
Principal da Cidadela

Arbitragem
Domingos Simão
e David Manuel

1º de Agosto
Filipe Abraão (0), Adilson Baza (0), Mário Correia (19), Joaquim Gomes "Kikas" (17), Felizardo Ambrósio (14), Vladimir Ricardino (4), Francisco Jordão (7), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (20), Miguel Lutonda (12), Rodrigues Mascarenhas (0), Hermenegildo Santos (0 ).

Treinador
Luís Magalhães

Recreativo do Libolo
Domingos Bonifácio (3), Olímpio Cipriano (18), Luís Costa (3), Carlos Morais (14), Gerson Monteiro (0), Adilson Câmara (0), Leonel Paulo (17), Abdel Gomes (0), Omari Peterkin (13), Reggie Moore (16), Feliciano Camacho (0), Milton Barros (3).

Treinador
Raul Duarte

Marcha do marcador
27-23, 44-46, 75-72, 87-93.

III VOLTA

D’agosto 97 - 86 ASA
Libolo 84 - 71 Petro

VIII jornada

D’agosto 112 - 102 Petro
ASA 70 - 93 Libolo
Libolo 87 - 93 D’agosto
Petro 80 - 93 ASA

IV VOLTA

ASA - D´agosto
Petro - Libolo

Classicação J V D P

1º D´agosto 9 8 1 18
2º Libolo 9 6 3 15
3º Petro 9 3 6 12
4º ASA 9 1 8 10

08 junho 2010

ANGOLA : Formação do rio seco pode ficar mais perto do titulo

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto, líder incontestável do BAI Basket, com 16 pontos, poderá encomendar as faixas de campeão nacional, em caso de vitória esta noite (19h00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva,em Luanda, diante do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, em partida de destaque da nona jornada e última da terceira volta da"Final Four".

De facto, um triunfo militar na partida de mais logo, colocará o 1º de Agosto mais próximo da reconquista do título, bastando para tal, derrotar nesta quinta-feira, o Atlético Sport Aviação (ASA) para consumar a consagração do anel nacional.Depois de terem afastado sábado último os petrolíferos da capital da corrida ao título, com uma vitória de 112-102, a equipa rubro e negra tenciona, igualmente, tirar da luta pelo ceptro o representante da vila de Calulo, que na presente época desportiva destronou os militares da segunda maior competição da"bola ao cesto",a Taça de Angola.

O extremo poste Rodrigues Mascarenhas,atleta que foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao menisco do joelho esquerdo muito recentemente, e que tem actuado de forma limitada reagiu melhor ontem, na primeira sessão de treinos da semana.Hoje,o internacional cabo-verdiano volta a ser observado pela equipa médica do clube militar e se estiver bem na sessão de treinos desta manhã, no Pavilhão do Rio Seco,poderá fazer parte do cinco inicial para o prélio desta noite, a par de Joaquim Gomes "Kikas",Mário Correia, Adilson Baza e Carlos Almeida.

No seio da equipa militar o discurso tem sido o de vitória, apesar de reconhecerem as potencialidades do seu adversário.Já o Recreativo do Libolo, que à entrada da última volta da terceira volta ocupa o segundo lugar da"Final Four", com 14 pontos, menos dois que os militares,quer discutir o título até ao fim da competição, marcada para o dia 15 do mês em curso.

Os pupilos de Raul Duarte estão conscientes que o único resultado que lhes interessa é a vitória, se quiserem obviamente manter-se na luta pela cora nacional.Clinicamente a equipa do Libolo respira de boa saúde,factor que deixa satisfeito a equipa liderada pelo angolano Raul Duarte que mais uma vez voltará a confiar na sua armada constituída por Carlos Morais,Olímpio Cipriano,

Domingos Bonifácio,Leonel Paulo, todos internacionais angolanos, e nos norte-americanos Reggie Moore e Omari Peterkin.
O público vai seguramente acorrer em massa para ver jogar as duas melhores equipas da"Final Four".

Petro desmotivado
defronta ASA

Sem qualquer possibilidade de alcançar o título da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, o Atlético Petróleos de Luanda defronta hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), na abertura da nona jornada última da terceira volta da "Final Four".

Apesar de estarem fora da corrida do título, os petrolíferos da capital apresentam-se a priori como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, já que terão pela frente um adversário que até aqui só coleccionou derrotas atrás de derrotas.Os pupilos de Carlos António Dinis, técnico principal da equipa do Aeroporto poderão aproveitar a desmotivação que reina no seio da equipa do Eixo-viário para arrancarem a sua primeira vitória na "Final Four".

FAB reúne com
agentes da modalidade

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se, esta quarta-feira, 9 de Junho, às 15h30 numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, com os agentes ligados à modalidade a fim de discutir o calendário desportiva referente à época 2010/2011

De acordo com o comunicado número 70, a que o Jornal dos Desportos teve acesso, os clubes devem estar presentes no acto com um representante assim como a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJBA) e a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTBA).MC

III VOLTA

VII jornada
D’agosto 97 - 86 ASA
03/06/10 às 18h00 Rio Seco

Libolo 84 - 71 Petro
03/06/10 às 19h00 Cidadela

VIII jornada
D’agosto - Petro
19h00 dia 05/06/10 Rio Seco

ASA - Libolo
18h00 dia 05/06/10 Pav/Anexo

IX jornada
Libolo - D’agosto
19h00 dia 08/06/10 Cidadela

Petro - ASA
16h00 dia 08/06/10 Cidadela

Classicação J V D P

1º D’agosto 7 6 1 14
2º Libolo 7 5 2 12
3º Petro 7 3 4 10
4º ASA 7 0 7 07

07 junho 2010

ANGOLA : Cabo-verdiano Mário Correia valoriza jogo colectivo do D´Agosto

A viver a sua melhor fase desde que abraçou há sensivelmente três anos o profissinalismo em Angola, o internacional cabo-verdiano, Mário Correia, extremo base, agora a militar na equipa do 1º de Agosto mininizou o seu bom momento de forma desportiva que atravessa e valorizou o jogo colectivo da sua nova equipa que se prepara para encomendar as faixas de campeão nacional.

Em entrevista exclusiva ao Jornal dos Desportos, sábado último, na vitória da sua equipa frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, a quem venceu por 112-102, tendo contribuído com 24 pontos, como de resto tem acontecido na presente edição do BAI Basket, onde tem arrancado exibições de luxo, o novo camisola sete do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), num gesto de humildade e acima de tudo de fair-play preferiu valorizar o esperíto colectivo do grupo, liderado pelo português Luís Magalhães, mininizando o seu bom momento de forma.

"O basquetebol é uma modalidade colectiva daí que, não interessa um jogar se destacar num grupo onde não haja o espiríto de colectivismo. Neste capítulo penso que estamos muito bem. Aliás, as minhas exibições têm sido conseguidas graças ao esperíto de grupo da nossa equipa que bastante forte”, garantiu o nova estrela do Rio Seco.

De 32 anos de idade, 1, 90 centímetros de altura, Mário Correia que nas últimas duas temporadas representou o Promade Misto de Cabinda, de José Carlos Guimarães, mostrou-se bastante cautelouso quando lhe foi questionado sobre a revalidação do título nacional.
"Penso que nada ainda está ganho. Hoje (sábado) foi apenas mais uma vitória sobre um potencial candidado ao título. Nós jogadores estamos conscientes de que temos que continuar a trabalhar arduamente para que as vitórias continuem a surgir e possamos no final festejar à conquista do título".

Indagado sobre a partida de amanhã, frente ao Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, segundo classificado da "Final Four", com 14 pontos, menos dois que o líder, 1º de Agosto, com 16, o internacional cabo-verdiano foi perentório em afirmar: "Será apenas mas um jogo onde obviamente teremos que dar o nosso melhor a fim de conseguirmos mais uma vitória". Mário Correia que foi contratado pela direcção da equipa militar para culmatar a saída do internacional angolano, Olímpio Cipriano, que se transferiu para o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, se transformou já num verdadeiro talisma da formação Rubro e Negra, onde tem se testacado nos lançamentos a longa distância, com percentagens acima dos 80, bem como nos lançementos livres.
Para além de cumprir cabalmente as funções afensivas o cabo-verdiano e igualmente forte ao defender.

Alberto Babo desiste do título

O técnico do Petro de Luanda, Alberto Babo, afirmou sábado que, depois da derrota sofrida diante do 1º de Agosto (112-102), a sua equipa está fora da "luta" pelo título nacional. Falando à imprensa, no final do encontro disputado no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, Alberto Babo disse que antes acreditava, mas a depender de terceiros, perdeu as esperanças. Por outro lado, explicou que a sua equipa tem ressentido a falta de "estrelas" que possam resolver os jogos na etapa final. "O 1º de Agosto contou com as suas para vencer o jogo, nós não temos a quem recorrer", salientou, realçando que o plantel é composto por jovens que querem aprender.

III VOLTA

VII jornada
D’agosto 97 - 86 ASA
03/06/10 às 18h00 Rio Seco

Libolo 84 - 71 Petro
03/06/10 às 19h00 Cidadela

VIII jornada
D’agosto - Petro
19h00 dia 05/06/10 Rio Seco

ASA - Libolo
18h00 dia 05/06/10 Pav/Anexo

IX jornada
Libolo - D’agosto
19h00 dia 08/06/10 Cidadela

Petro - ASA
16h00 dia 08/06/10 Cidadela

Classicação J V D P

1º D’agosto 7 6 1 14
2º Libolo 7 5 2 12
3º Petro 7 3 4 10
4º ASA 7 0 7 07

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo - Ferroviário firme no comando

O FERROVIÁRIO manteve intacta a liderança do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos ao vencer, no sábado, a UP, por 83-42, em partida em atraso da segunda jornada da série “B”.

A turma “locomotiva” passou a somar seis pontos, mercê de três vitórias em igual número de jogos realizados, sendo que a vitória frente a UP, por uma margem de 41 pontos, veio confirmar serem os principais favoritos a conquistarem o título.

Na segunda posição está o Maxaquene, que na sexta-feira bateu esta mesma UP, por 62-52, em desafio da quarta jornada. Os “tricolores” contam com cinco pontos e ao contrário dos “locomotivas” foram obrigados a aplicarem-se no limite para levarem de vencida uma equipa de menor gabarito. O jogo entre o Eagles e o Aeroporto, a contar para a mesma série, não se realizou devido à falta de árbitros.

Na série “A”, o Costa do Sol aproximou-se do líder Desportivo, ao bater a A Politécnica, por 74-28, em desafio em atraso da terceira jornada.

A equipa “canarinha” saltou da terceira para a segunda posição em troca com a Real Sociedade que viu o seu confronto ser adiado devido à falta de árbitros.

Refira-se que, a falta de árbitros é um novo episódio que vem manchar uma prova que está sendo marcada por muitos jogos adiados devido à falta de campos.
Apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série, formada por quatro equipas, que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo de 2010.

06 junho 2010

ANGOLA : 1º de Agosto verga Petro de Luanda e fica mais próximo da revalidação

O 1º de Agosto encurtou a sua caminhada rumo a revalidação do título, ao vencer ontem à noite, no pavilhão do clube Desportivo Militar (Codenm), por 112-102, a sua similar do Atlético Petróleos de Luanda, em partida pontuável para oitava jornada da terceira volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em sénior masculino.

Uma partida com todos os elementos necessários para saciar a ânsia do público ávido de apreciar o que de melhor o basquetebol nacional oferece aos amantes da modalidade, na qual podemos ver um Petro mais esclarecido ao longo dos três quartos inicias, não sendo, no entanto, capaz de manter a sua serenidade nos minutos derradeiros, muito por conta da eficácia do ataque militar, sobretudo na fase crucial.

O equilíbrio, como de costume no confronto entre os dois mais expressivos conjuntos do continente, foi a tónica do jogo, mas a história da partida que colocou a equipa do Eixo Viário fora da corrida pelo troféu nacional começou a ser escrita quando, depois de saírem do terceiro quarto a vencerem por três pontos (78-81), Luís Magalhães, técnico principal do clube Militar, potenciou o ataque da sua equipa com a inserção dos experientes Carlos Almeida e Miguel Lutonda, que, apoiados pelos estremo postes Mário Correia, Felizardo Ambrósio, Vladmir Ricardino e Francisco Jordão, impuseram-se eficazmente no último reduto do adversário.

O base do Petro de Luanda, Paulo Santana teve uma das suas melhores exibições, mas a ausência do estremo poste Roberto Fortes, por lesão e do base norte americano Curts Terry, por razões disciplinares, foram fundamentais, sobretudo no que o ataque tricolor diz respeito. Apesar de terem atirado a toalha ao tapete, a derrota dos comandados de Alberto babo pelos parciais 28-24, 54-48, 78-81 e 112-102, espelha a boa exibição dos petrolíferos frente a forte formação militar que jogava em sua casa diante do seu sempre exigente público, aliás, um dos factores que, desde logo, esteve na base do seu ímpeto ofensivo. Na outra partida da oitava jornada, o Recreativo do Libolo venceu, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação por 93-70.

III VOLTA

VII jornada
D’agosto 97 - 86 ASA
03/06/10 às 18h00 Rio Seco

Libolo 84 - 71 Petro
03/06/10 às 19h00 Cidadela


VIII jornada
D’agosto 112- 102 Petro
19h00 dia 05/06/10 Rio Seco

ASA 70- 93 Libolo
18h00 dia 05/06/10 Pav/Anexo

IX jornada
Libolo - D’agosto
19h00 dia 08/06/10 Cidadela

Petro - ASA
16h00 dia 08/06/10 Cidadela

Classicação J V D P

1º D’agosto 8 7 1 16
2º Libolo 8 6 2 14
3º Petro 8 3 5 11
4º ASA 8 0 8 08

Edição ÉPOCA CAMPEÂO
I 1979 Ferroviário
II 1980 D. TAAG
III 1981 1º de Agosto
IV 1982 Sporting LDA
V 1983 1º de Agosto
VI 1984 Sporting LDA
VII 1985 1º de Agosto
VIII 1986 1º de Agosto
IX 1987 1º de Agosto
X 1988 1º de Agosto
XI 1989 Petro
XII 1990 Petro
XIII 1991 1º de Agosto
XIV 1992 Petro
XV 1993 Petro
XVI 1994 Petro
XVII 1995 Petro
XVIII 1996 ASA
XIX 1997 ASA
XX 1998 Petro
XXI 1999 Petro
XXII 2000 1º de Agosto
XXIII 2001 1º de Agosto
XXIV 2002 1º de Agosto
XXV 2003 1º de Agosto
XXVI 2004 1º de Agosto
XXVII 2005 1º de Agosto
XXVIII 2006 Petro
XXIX 2007 Petro
XXX 2008 1º de Agosto
XXXI 2009 1º de Agosto
XXXII 2010 ?????

ANGOLA : Estamos próximos do título - Paulo Macedo

O treinador adjunto da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, Paulo Macedo, disse sábado, depois da vitória sobre o Petro de Luanda, na final four (112-102), que os "militares" estão próximos de revalidar o título.
"Ganhamos o jogo na defesa, fomos mais organizados e merecemos a vitória. Precisamos ganhar terça-feira o Libolo e o ASA, na jornada seguinte, para garantirmos a revalidação do título", sublinhou o técnico quando falava à imprensa.
Com este resultado, o 1º de Agosto soma 16 pontos na primeira posição, mais dois que o Libolo no segundo posto. O Petro de Luanda e o ASA estão no terceiro e quarto lugar, com 11 e oito pontos, respectivamente.

ANGOLA : Técnico do Petro "atira toalha ao tapete"

O técnico do Petro de Luanda, Alberto Babo, afirmou sábado que, depois da derrota sofrida diante do 1º de Agosto (112-102), a sua equipa está fora da "luta" pelo título nacional.

Falando à imprensa, no final do encontro disputado no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, Alberto Babo disse que antes acreditava, mas a depender de terceiros, perdeu as esperanças.

Por outro lado, explicou que a sua equipa tem ressentido a falta de "estrelas" que possam resolver os jogos na etapa final. "O 1º de Agosto contou com as suas para vencer o jogo, nós não temos a quem recorrer", salientou, realçando que o plantel é composto por jovens que querem aprender

ANGOLA : Resultados e classificação da final four

Ao vencer sábado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda por 112-102, o 1º de Agosto está próximo de revalidar o título nacional. Para o efeito, precisa vencer o Libolo na terça-feira e o ASA na jornada seguinte.

Resultados gerais:

1º de Agosto X Petro de Luanda 112-102
Libolo X ASA 93-70

Classificação
1- 1º de Agosto 16 pontos
2- Libolo 14
3- Petro de Luanda 11
4- ASA 08

Próxima jornada (terça-feira):
Libolo X 1º de Agosto (Cidadela/19h00)
Petro de Luanda X ASA (Cidadela/16h00)

ANGOLA : Resultados e classificação da final four

Ao vencer sábado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda por 112-102, o 1º de Agosto está próximo de revalidar o título nacional. Para o efeito, precisa vencer o Libolo na terça-feira e o ASA na jornada seguinte.

Resultados gerais:

1º de Agosto X Petro de Luanda 112-102
Libolo X ASA 93-70

Classificação
1- 1º de Agosto 16 pontos
2- Libolo 14
3- Petro de Luanda 11
4- ASA 08

Próxima jornada (terça-feira):
Libolo X 1º de Agosto (Cidadela/19h00)
Petro de Luanda X ASA (Cidadela/16h00)

ANGOLA : Mário Correia "carrega" 1º de Agosto na vitória sobre o Petro

Com 26 pontos do cabo-verdiano Mário Correia, o 1º de Agosto venceu sábado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda por 112-102, em partida da oitava jornada da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculina "final four".
O extremo, contratado para substituir Olímpio Cipriano que se transferiu para o Recreativo do Libolo, teve 100 porcento nos lançamentos exteriores, tendo convertido os cinco lançamentos tentados.
O jogador proveniente do Promade de Cabinda foi decisivo na vitória dos "militares", conquistando ainda quatro ressaltos (2/2) e recuperados seis bolas, além de efectuar uma assistência durante 40:17 minutos que esteve em campo.
Coadjuvado por Carlos Almeida (13 pontos), que também marcou triplos decisivos na ponta final, Mário Correia confirmou o seu bom momento de forma e vai se destacando como um dos melhores jogadores do Campeonato Nacional.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio e espectáculo e apenas na ponta final os campeões nacionais puxaram dos "galões" para conquistar os dois pontos.
Depois de terminar em desvantagem os dois primeiros períodos (28-24, 54-48), o Petro de Luanda conseguiu superar o adversário apenas no terceiro quarto (81-78), fruto da boa defesa e do jogo colectivo, sendo a maior parte dos pontos repartidos entre Paulo Santana (26 pontos), Mingas (15) e Vlademir Pontes (12).
No entanto, no último período, a experiência dos jogadores do 1º de Agosto veio ao de cima com Mário Correia e Carlos Almeida a serem os principais responsáveis da reviravolta "militar".
Com este resultado, o 1º de Agosto precisa vencer três dos quatro jogos que faltam para terminar a competição e revalidar o título. Portanto, caso os "rubro-negros" vençam o Libolo na terça-feira ficam a uma vitória do troféu.

Com arbitragem de David Manuel e Francisco Pacheco, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (06), Adilson Baza (04), Mário Correia (26), Kikas Gomes (10), Felizardo Ambrósio (15), Vlademir Ricardino (14), Francisco Jordão (14), Adolfo Quimbamba (00), Carlos Almeida (13), Miguel Lutonda (10), Rodrigo Mascarenhas (00), Hermenegildo Santos (00).
Técnico: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (10), Braúlio Morais (05), Fernando Albano (05), Afonso Rodrigues (02), Paulo Santana (26), Miguel Kiala (04), Francisco Horácio (06), Mário Porter (11), Vlademir Pontes (12), Divaldo Mbunga (09), Idelfonso Kiteculo (12).
Técnico: Alberto Babo

Resultados parciais: 28-24, 54-48 (intervalo), 78-81, 112-102.

04 junho 2010

ANGOLA : Angola alcança passe para o Africano do Egipto

A Selecção Nacional feminina de Sub-18 regressa esta manhã ao país com o apuramento para o Campeonato Africano das Nações, que terá lugar em Agosto próximo, no Egipto. O Conjunto nacional, treinado por Hermenegildo Lopes e Elisa Pires, garantiu o passe no Zonal VI, encerrado ontem, em Harare, Zimbabwe.

De acordo com fonte da Federação Angolana de Basquetebol, Angola discutiu o apuramento apenas com a selecção anfitriã, uma vez que a selecção do Lesotho não marcou presença na competição por razões desconhecidas. O Zonal foi disputado no sistema de "play-off", a melhor de três partidas. Na primeira, Angola bateu a selecção do Zimbabwe por 98-38 e na segunda voltaram a somar pontos (88-48), suficientes para garantir o passe para o Campeonato Africano.

Fizeram parte da caravana nacional as atletas: Luana Filipe, Analzira Américo, Victória Cruz, Helena Francisco, Lizeth Ndombele, Cristina Matequite, Mireilles Mavuba, Elisabeth Mateus, Merciana Fernandes, Madalena Valentin e Ana Gonçalves.

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo - Maxaquene segue pegadas do Ferroviário

O MAXAQUENE defronta hoje, a partir das 19.00 horas, no seu pavilhão, a UP, em partida da quarta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos.

Os “tricolores”, claramente favoritos a vencerem o jogo, procuram aproximar-se do líder do Grupo B, o Ferroviário, que na quarta-feira aumentou a vantagem pontual ao bater o Eagles, por 88-23.
Os “locomotivas” comandam com quatro pontos mercê de duas vitórias, uma das quais frente aos “tricolores” na primeira jornada.

Noutro desafio da série B, o Eagles mede forças amanhã a partir das 16.00 horas, no pavilhão do Desportivo, com o Aeroporto, enquanto o Ferroviário joga no seu campo às 18.45 com a UP.

Amanhã realizam-se também as partidas da série A com o Desportivo, primeiro classificado, a receber a Real Sociedade, a partir das 17.30 horas.

A Real Sociedade, segundo classificado, tentará a todo custo lutar pela vitória por forma a não deixar as “águias” fugirem ainda mais à concorrência.

Para a mesma série, o Costa do Sol enfrenta no pavilhão do Estrela Vermelha a A Politécnica, a partir das 17.45 horas, em jogo em atraso da terceira jornada.

Refira-se que esta prova tem sido marcada por muitos jogos adiados devido à falta de campos.
Apuram-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada série, formada por quatro equipas, que num sistema de todos contra todos, tal como acontecerá na primeira fase, vão decidir o campeão da cidade de Maputo-2010.

ANGOLA : Petro de Luanda rescinde com norte-americano Curtis Terry

A formação do Petro de Luanda rescindiu o seu vinculo contratual com o base norte-americano Curtis Terry, por indisciplina, informou hoje à Angop o chefe do departamento de basquetebol do clube, Carlos Silva.

De acordo com o dirigente, o jogador foi afastado por decisão do treinador e nos próximos dias, sem especificar, regressará ao seu país de origem. Explicou que a direcção optou pela rescisão do contrato por se tratar de um atleta com antecedentes disciplinares.

“Os jogadores estrangeiros que vêm para Angola têm que ser exemplares, porque os mais novos vão seguir. A atitude do Terry, no jogo frente ao 1º de Agosto, desprestigia o basquetebol nacional e nós não devemos permitir isso por mais importante que seja um jogador”, salientou a fonte, sublinhando que o mesmo estava vinculado até ao final da temporada.

Na quinta jornada, frente ao 1º de Agosto, Curtis Terry atirou a bola para as bancadas depois de ter sido admoestado com uma falta. O gesto do basquetebolista valeu-lhe a expulsão numa altura em que a sua equipa se encontrava em desvantagem.

Por sua vez, o atleta disse à Angop que vai continuar em Angola até ao final da temporada, mas realça que não rescindiu seu contrato com os “petrolíferos”. Quanto à sua continuidade no clube comentou que está a ser discutida.

ANGOLA : Petro perde com Libolo e compromete "luta" pelo título

Ao perder esta noite, no pavilhão principal da Cidadela, diante do Recreativo do Libolo por 84-71 em partida da sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional de basquetebol "final four", o Petro de Luanda comprometeu as suas aspirações ao título.

Com esta derrota os "petrolíferos", vice-campeões, somam 10 pontos na terceira posição, menos quatro que o líder 1º de Agosto que hoje venceu o Atlético Sport Aviação (ASA) por 97-86.
Com esta diferença pontual (04), comparativamente ao 1º classificado, o Petro de Luanda dificilmente recuperará quando faltam cinco partidas, tendo em conta que no basquetebol a derrota dá direito a um ponto (a vitória dá dois e não existem empates).

Por outro lado, hoje no desafio frente ao Libolo os "tricolor" demonstraram que, definitivamente, não estão em condições de discutir o título, deixando a "luta" para o 1º de Agosto e Libolo que se encontram separados por dois pontos (14/12).

Sem o norte-americano Curtis Terry, com quem rescindiram contrato por motivos disciplinares, os "tricolores" deixaram toda a responsabilidade nos "ombros" do poste Eduardo Mingas que, na companhia dos jovens Braúlio Morais, Vlademir Pontos e Miguel Kiala, tentava levar a equipa a disputar o jogo de igual por igual.

Mas não foi suficiente para contrariar um Libolo bem estruturado e disciplinado quer a defender como a atacar. Apesar de começar o jogo a perder, a formação do Kwanza Sul conseguiu superar a desvantagem ainda no primeiro quarto e assumiu as rédeas da partida até ao apito final.

Com 20 pontos do norte-americano Omar Peterkin, os pupilos de Raúl Duarte mostraram ter um grupo coeso e que deverá discutir o título até à última volta, apesar de depender de terceiros.

Por sua vez, o Petro de Luanda surgiu descaracterizado, sem disciplina táctica, uma vez que variava regularmente a defesa, não respeitava o tempo de posse de bola e como consequência foi a derrota sofrida diante do Libolo

Com arbitragem de Domingos Simão e António Bernardo, as equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (09), Olímpio Cipriano (08), Luís Costa (02), Carlos Morais (11), Gerson Monteiro (00), Adilson Câmara (02), Leonel Paulo (06), Abdel Gomes (00), Omar Peterkin (20), Reggie Moore (14), Feliciano Camacho (02), Milton Barros (10).

Técnico: Raúl Duarte

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (10), Braúlio Morais (06), Fernando Albano (00), Roberto Fortes (04), Afonso Rodrigues (00), Paulo Santana (12), Miguel Kiala (00), Francisco Horácio (00), Mário Porter (17), Vlademir Pontes (09), Divaldo Mbunga (04) Idelfonso Kiteculo (09).

Técnico: Alberto Babo

ANGOLA : 1º de Agosto vence ASA

A formação do 1º de Agosto venceu o Atlético Sport Aviação (ASA) por 97-86, em partida da sétima jornada da fase final do campeonato nacional de basquetebol sénior masculinos “final four” e contínua a liderar a competição com 14 pontos.
No jogo disputado no pavilhão do Rio Seco “Codem”, em Luanda, ao intervalo a equipa afecta às Forças Armadas Angolanas já venciam por 42-41.
O ASA é a equipa que ainda não teve vitória na “final four” e encontra-se na última posição, com sete pontos.

03 junho 2010

ANGOLA : Petro procura encostar aos lideres

A formação do Atlético Petróleos de Luanda defronta esta noite, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, em partida de destaque da oitava jornada primeira da terceira volta da"Final Four".

A equipa do Eixo-viário, terceira classificada da trigésima segunda edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, com nove pontos, vê-se obrigada a vergar logo mais o poderoso Recreativo do Libolo, segundo classificado, com dez pontos, para manter acesa a chama do título nacional.

Uma eventual derrota dos vicecampeões nacionais poderá complicar as suas contas naquilo que são os propósitos traçado pela direcção e pela equipa técnica, que passa pela reconquista do troféu que "mora" há dois anos no Rio Seco.

Daí que, os pupilos de Alberto Babo são obrigados a neutralizar a armada dos libolenses constituída por Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Luís Costa, todos internacionais angolanos, e os norte-americanos Reggie Moore e Omari Peterkin, atletas que têm feito a diferença no conjunto de Calulo.

Esta manhã, os petrolíferos da capital realizam uma sessão de treinos, em que serão revistos os aspectos defensivos e ofensivos com principal realce para as jogadas de contra ataque,"arma" que o Recreativo do Libolo tem usado nesta etapa derradeira da competição.
A equipa do Libolo que perdeu na ronda anterior frente ao 1º de Agosto, por escassos dois pontos (101-99) vai tentar recompor-se no prélio desta noite.

Raul Duarte, técnico principal da formação da vila de Calulo, em declarações à imprensa afirmou que todos os jogos nesta etapa derradeira da competição serão encarados como autênticas finais, dado que a meta passa a ser agora o título de campeão nacional, depois de ter conquistado já a Taça de Angola.

Clinicamente, a equipa respira de boa saúde, factor motivacional para o embate de mais logo, que se espera bastante equilibrado.
O Pavilhão Principal da Cidadela vai seguramente registar uma boa casa para testemunhar mais um duelo de gigantes.

Militares recebem aviadores

A equipa do 1º de Agosto, líder da "Final Four", com 12 pontos, recebe a partir das 18h00, no Pavilhão do Codenm, o Atlético Sport Aviação (ASA), na abertura da terceira volta.

Com maior ou menor dificuldade o Clube Central das Forças Armadas Angolanas vai derrotar os aviadores, a julgar pela diferença dos dois plantéis. Ainda assim, a formação do Aeroporto vai dificultar ao máximo os intentos da equipa Rubro e Negra.O Atlético Sport Aviação (ASA) é nessa altura a única equipa que ainda não venceu na "Final Four", coleccionando deste modo seis derrotas.

Curtis Terry regressa ao grupo

Depois de ter cumprido um jogo de suspensão, em virtude de ter sido expulso na sexta jornada por comportamento incorrecto, o base norte-americano ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, Curtis Terry, regressa hoje às opções do técnico Alberto Babo para o prélio diante do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.

Com o regresso do norte-americano, a posição um dos petrolíferos da capital fica mais reforçada. Babo vai apostar nos jovens Braúlio Morais e Vladimir Pontes, atletas que têm mostrado raça quando são chamados para a quadra de jogos.