Africa Basquetebol

09 junho 2010

ANGOLA : D´Agosto despacha Libolo e está a uma vitória do título

Espectácular! É o que se pode dizer da partida de ontem disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, entre as formações do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e o 1º de Agosto, no encerramento da terceira volta da "Final Four", com vitória a sorrir para a equipa militar, por 93-87, que assim encomendou as faixas de campeão do BAI Basket.

Consciente das responsabilidades que tinha na partida, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul entrou melhor no desafio e, a passagem do minuto um vencia por parciais de 6-0.O Clube Central das Forças Armadas Angolanas conseguiu a igualdade (10 pontos) à passagem do minuto quatro para gaúdio da sua claque.

Mas, os libolenses estiveram melhor, fundamentalmente nas jogadas de contra ataque, tendo terminado o período inicial com uma vantagem de quatro pontos (27-23).No segundo quarto, com um ataque mais organizado e uma defesa pressionante, a equipa Rubro e Negra conseguiu um parcial de 23, contra 17 do seu adversário que foi ao intervalo com uma desvantagem de dois pontos (44-46).

Os dois últimos quartos foram jogados sob o signo do equilíbrio, para a satisfação do público que ontem compareceu em massa na catedral da"bola ao cesto". Ontem, a Cidadela voltou a reviver as emoções do Afrobasket/2007.Com Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Mário Correia e Miguel Lutonda a liderarem a armada militar, a formação do Rio Seco soube explorar bem na ponta final os erros do seu adversário, que não conseguiu manter a serenidade até ao apito final.

Com este triunfo, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas está a uma vitória da consagração do título, bastando para tal, vencer o ASA, amnahã, na abertura da quarta volta.Carlos Almeida com 20 pontos, foi o cestinha da partida, seguido de Mário, com 19. Felizardo Ambrósio foi o rei dos ressaltos com 14 (10/4).As faixas de campeão já lá moram...

ASA verga Petro e alcança
primeira vitória na"Final Four"

O Atlético Sport Aviação (ASA) deu o ar da sua graça, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, por 93-80, na abertura da IX jornada última da terceira volta da "FinalFour".Já afastados na luta pelo título nacional, os petrolíferos da capital foram impotentes para manter a senda de derrotas dos aviadores, que ontem, diga-se em abono da verdade, souberam interpretar correctamente a disciplina táctica de Carlo António Dinis.

Apesar da apatia dos pupilos de Alberto Babo, a vitoria aviadora começou a ser notória a entrada do terceiro quarto.67-63 era o resultado ao cabo do terceiro período.A vitória da turma do Aeroporto ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas agremiações produziram ao longo dos 48 minutos.

Mayzer Alexandre com 26 pontos, foi o melhor cestinha da partida, seguido do seu companheiro de equipa, José Nascimento, com 22.
Por banda petrolífera, Eduardo Fernando Mingas foi o melhor, com 13 pontos.O Atlético Petróleos de Luanda continua na terceira posição da "Final Four", agora com 12 pontos, seguido do ASA, com 10. 1º de Agosto e Libolo ocupam as duas primeiras posições.

Até houve claque"especial"

Se a presença do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, Francisco Pereira Furtado, pode ter passado despercebida no jogo de ontem, pelo facto de o mesmo ser um habitue, o mesmo não se pode dizer de uma claque "especial", composta por cadetes do Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea Angolanas que, para além de estarem a apoiar o 1ºde Agosto, Clube central das FAA, emprestaram um colorido diferente à partida, agradável de ser vista.

Numa composição de pouco mais ou menos duas centenas, os tropas, aproveitaram até mesmo para exibir alguns toques de "lá dium", estilo de dança que faz a delícia da juventude angolana no momento.Foi , de facto, uma apreciável combinação do desporto com a cultural entremeado com alguma militância que em nada subsctanciou tensão de outro nível que não fosse apenas relacionada com a adrenalina típica do mundo fantástico do desporto, em particular do basquetebol.

Carlos Calongo

Ficha Técnica

Pavilhão
Principal da Cidadela

Arbitragem
Domingos Simão
e David Manuel

1º de Agosto
Filipe Abraão (0), Adilson Baza (0), Mário Correia (19), Joaquim Gomes "Kikas" (17), Felizardo Ambrósio (14), Vladimir Ricardino (4), Francisco Jordão (7), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (20), Miguel Lutonda (12), Rodrigues Mascarenhas (0), Hermenegildo Santos (0 ).

Treinador
Luís Magalhães

Recreativo do Libolo
Domingos Bonifácio (3), Olímpio Cipriano (18), Luís Costa (3), Carlos Morais (14), Gerson Monteiro (0), Adilson Câmara (0), Leonel Paulo (17), Abdel Gomes (0), Omari Peterkin (13), Reggie Moore (16), Feliciano Camacho (0), Milton Barros (3).

Treinador
Raul Duarte

Marcha do marcador
27-23, 44-46, 75-72, 87-93.

III VOLTA

D’agosto 97 - 86 ASA
Libolo 84 - 71 Petro

VIII jornada

D’agosto 112 - 102 Petro
ASA 70 - 93 Libolo
Libolo 87 - 93 D’agosto
Petro 80 - 93 ASA

IV VOLTA

ASA - D´agosto
Petro - Libolo

Classicação J V D P

1º D´agosto 9 8 1 18
2º Libolo 9 6 3 15
3º Petro 9 3 6 12
4º ASA 9 1 8 10