Africa Basquetebol

19 junho 2010

ANGOLA : FAB reconfirma Magalhães para o Campeonato do Mundo

O português Luís Magalhães foi reconduzido ontem pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) ao cargo de seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos para dirigir os deca-campeões africanos da “bola ao cesto” no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro próximo, na Turquia.

O contrato de renovação com a duração de um ano e dois meses expira em Agosto de 2011, altura em que Angola vai disputar o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket. Luís Magalhães vai ter como coadjuvantes Paulo Macedo e Walter Costa, ambos ex-internacionais angolanos.

Em declarações à comunicação social após a apresentação oficial feita pelo presidente de direção da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo Vaz Dias da Conceição, o luso que orienta igualmente o Clube central das Forças Armadas Angolanas prometeu fazer história no Campeonato do Mundo da Turquia.

“É uma honra voltar a merecer a confiança da direcção da federação liderada por Gustavo da Conceição para mais uma vez dirigir a Selecção Nacional de Angola. Para o Campeonato do Mundo da Turquia tudo faremos no sentido de darmos o nosso melhor porque nós queremos fazer história....”, garantiu Luís Magalhães. Para a consumação dos objectivos o seleccionador nacional afirmou que “ é necessário que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol coloque à disposição do cinco nacional as melhores condições de trabalho”.

A primeira fase de preparação da pré-selecção nacional vai decorrer no país, nomeadamente, nas províncias de Cabinda e Benguela. Angola vai competir no Campeonato do Mundo da Turquia no Grupo A juntamente com as selecções da Sérvia, com quem se estreia, Argentina, Austrália, Jordânia e Alemanha. No Campeonato do Mundo disputado em 2006 no Japão, sob batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros, Angola quedou-se na nona posição, sendo por isso, considerada a melhor classificação de todos os tempos.

Surpresas e ausências marcam
convocatória dos deca-campeões

Valdelício Joaquim (EUA) e Yanick Moreira (1º de Agosto) constituem as novidades da convocatória da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores divulgada ontem pelo seleccionador nacional, Luís Magalhães. Na lista, destaque ainda para o regresso de Miguel Timóteo Pontes Lutonda, que em 2009 falhou o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, “Afrobasket”, disputado na Líbia. Paulo Santana, base do Petro de Luanda, que na temporada passada esteve em destaque é uma das ausências notáveis.

Eis a lista completa: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes “Kikas”, Felipe Abraão e Yanick Moreira (1º de Agosto); Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Carlos Morais ( Recreativo do Libolo); Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala ( Petro), Paulo Barros (Promade Misto de Cabinda), Simão Santos (ASA) e Valdelício Joaquim, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidades da América. Entretanto, Luís Costa e Adolfo Quimbamba, ambos por opção técnica, e Armando Costa, por lesão, atletas que conquistaram o Afrobasket da Líbia, ficaram de fora do mundial. MC

Cinco nacional estagia nos EUA

Por formas a garantir uma participação condigna que passa pela melhoria do nono lugar alcançado no Campeonato do Mundo do Japão, disputado em 2006, a Selecção Nacional vai realizar um estágio pré-competitivo nos Estados Unidos da América, Brasil e culminará em França. De acordo com o seleccionador nacional, Luís Magalhães, o combinado nacional realizará oito a dez jogos de controlo antes de rumar para o local da competição. MC

Jogo das estrelas
encerra temporada

A disposição da equipa inicial que representou os “angolanos”, no jogo de ontem é, para alguns, um verdadeiro indicador do que será o cinco inicial de angola no próximo campeonato do mundo de basquetebol sênior masculino, a realizar-se de 28 de Agosto a 12 de Setembro na Turquia. Somente pela razão de algum contratempo, que não poucas vezes faz presença no mundo do desporto, é que o combinado nacional deverá alterar a “geometria da figura” composta por Miguel Lutonda, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Kikas e Eduardo Mingas.

Poderá, a profecia deste exercício, não se cumprir, mas, são poucas as dúvidas de que os jogadores acima referidos não desenvolvem o melhor do que existe no basquetebol local. Aliás, isto mesmo foi provado no jogo de ontem que serviu para encerrar a época e, diga-se de passagem, foi um bom “digestivo” para a nossa realidade. Desde o espectáculo na quadra às emoções nas bancadas, a noite do All Star, teve de tudo um pouco, independentemente do resultado 104-89, a favor do Misto de Jogadores Angolanos que vergaram o Misto de Estrangeiros que actuam no país.