Africa Basquetebol

31 dezembro 2007

ANGOLA : Representante benguelense tempresença ameaçada no Nacional

A presença do Clube dos Amigos de Basquetebol de Benguela (CABB) no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que arranca em Janeiro próximo, continua indefinida.Segundo Júlio Cordeiro, presidente da Associação Provincial da modalidade (APBB), neste momento tudo depende do aval do governador, que prometeu custear a participação da equipa no campeonato.A verdade é que escasseia o tempo a medida que se aproxima a data do arranque da prova.Ainda assim, os dirigentes benguelenses confiam na idoneidade dos governantes, por isso acreditam que tudo será resolvido e a província de Benguela irá mesmo participar da maior festa da bola ao cesto nacional. “Algo nos pede para mantermos calma, que tudo será resolvido a tempo. Portanto, nada nos diz o contrário, apesar de reconhecermos a urgência na resolução do problema”, assegurou o presidente da APBB acrescentando que a nível desportivo, a sua direcção criou todas condições, faltando apenas a componente financeira para o suporte da equipa na prova.Entretanto, uma fonte do Governo de Benguela assegurou ter tudo sob o controlo e que a direcção da APBB será chamada e ser-lhe-á entregue a quantia solicitada, sem precisar o montante. “O governador prometeu e vai cumprir a promessa feita publicamente. Aliás, foi sempre assim e não vejo motivos por tanto barulho em volta de um caso de rápida solução. É preciso ter-se calma, estamos atentos ao evoluir das coisas. O tempo não pode constituir problemas porque tudo será ultrapassado em tempo oportuno”, tranquilizou a fonte. No campo desportivo os trabalhos da equipas continuam no seu curso normal. Sob orientação de José Pontes a equipa efectua os seus trabalhos em sessão bi-diária, estando a priorizar os aspectos defensivos a zona. A defesa homem a homem pressionante, lançamento a curta, media e longa distância do cesto completam os trabalhos no CABB. A motivação é grande no seio do grupo, pelo que todos aguardam pelo dia “D” do arranque da prova, na qual defronta na primeira jornada o Sporting de Luanda, em Luanda.

ANGOLA : Luís Magalhães pode ser o novo treinador do 1º de Agosto

O treinador portu­guês, Luís Maga­lhães pode assinar brevemente um contrato com o 1º de Agosto, para treinar a equipa sénior masculina de basquetebol, segundo fonte ligada ao clube.De acordo com o jornal português “Record”, Luís Magalhães renunciou ao cargo de treinador principal do Ovarense por falta de motivação, tendo revelado à agência lusa (citada pelo jornal “Record”) que o seu futuro passa por Angola, sem no entanto especificar em que clube vai ficar."Fui embora essencialmente por falta de motivação. No trabalho, temos que ter motivação e vontade de lá andar e fazer bem as coisas e não seria honesto continuar só por ter um contrato", disse Luís Magalhães àquela agência de notícias.Fonte ligada ao 1º de Agosto revela que o português tem chegada prevista para o dia 3 de Janeiro a Angola e que a direcção do clube deverá se pronunciar sobre a contratação do treinador poucos dias depois.Segundo a mesma fonte não é verdade que a direcção do clube já chamou a actual equipa técnica para anunciar o fim de contrato e a vinda de novo treinador.“A direcção do clube vai chamar a actual equipa técnica para conversar. Agora é de todo deselegante a direcção não ter falado com os treinadores e a imprensa anunciar a contratação de novo treinador”, disse, admitindo fuga de informação.Tanto quanto se sabe, o baixo índice de produtividade da equipa nos últimos tempos, atendendo aos reforços contratados pelo clube, estão na origem da vinda do novo técnico.Luís Magalhães, 45 anos, treinou o Ovarence durante um ano e meio e reúne no seu currículo vários títulos.

ANGOLA : Petro de Luanda bate 1º de Agosto para o provincial

A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda derrotou sábado o 1º de Agosto, por 80-75, em partida pontuável para a 14ª jornada do provincial da capital.

As duas equipas apareceram desfalcadas, sendo que alguns atletas encontram-se lesionados e outros no estrangeiro onde foram passar a quadra festiva com as respectivas famílias.

A iniciativa de jogo pertenceu ao 1º de Agosto que nos primeiros minutos de jogo em cinco ataques concretizou 10 pontos contra nenhum da equipa do eixo-viário.

Mais organizada e com maior esclarecimento na finalização, o 1º de Agosto venceu o 1º período por 13-22.

No segundo período, o Petro de Luanda tentou travar a avalanche ofensiva dos militares mas incapaz de passar para frente do marcador.

Um triplo de Miguel Lutonda levou a equipa do rio-seco para o intervalo em vantagem 35-39.

No terceiro período, os tricolores entraram com uma outra postura, sendo que os jogadores pouco utilizados foram para a quadra de jogo mais eficazes, sobretudo no jogo exterior, com o placar a registar um empate de 55-55.

Com algum nervosismo apresentado por alguns atletas, as duas equipas entraram para o último período para marcar o maior número de pontos e vencer a partida.

Os tricolores comandados por Fernando Albano e Victor Muzadi conseguiram dominar o último período ao concretizarem os lançamentos de triplos consecutivos e dar a vitória por 80-75.

Felizardo Ambrósio, poste do 1º de Agosto, foi excluído da partida depois de atingir a sexta falta, quanto faltavam jogar três minutos.

Victor Muzadi, do Petro de Luanda, foi o melhor cestinha da partida, ao totalizar 24 pontos, seguido por Eduardo Mingas, com 22.

O melhor ressaltador foi Eduardo Mingas, com um total de 18, sendo oito ofensivos e dez defensivos, enquanto que na posição seguinte ficou Gomes Kikas, com seis ofensivos e dois defensivos.

Com esta vitória, as duas equipas somam 28 pontos na liderança do provincial, que tem o 1º de Agosto como campeão em título.

Marcha do marcador: 1º período (13-22) 2º(35-39) 3º( 55-55) 4º(80-75)

Equipas Petro de Luanda: Denilson Moreira(00), Eduardo Mingas(22), Luís Costa (03), Carlos Morais (12), Fernando Albano (06), Joaquim Xavier (00), Cardoso Casimiro (00), Francisco Horácio (07), Victor de Carvalho (06), Manuel Mariano (00), Victor Muzadi (24).

Treinador: Alberto de Carvalho

1º de Agosto: Olímpio Cipriano (14), Joaquim Gomes (18), Felizardo Ambrósio (10), Vladimir Ricardino (15), Abdel Bouckar (04), Miguel Lutonda (12), Moamba Ilunga (02), Simão João (00).

Treinador: Jaime Covilhã

Árbitros: Iracelmo Pinto, Boaventura Francisco e Francisco Pacheco

30 dezembro 2007

ANGOLA : Uíje terá clubes federados

Os clubes da província do Uíje foram sensibilizados pela direcção da Associação Provincial para os Desportos Colectivos local, a aderirem ao processo de filiação à Associação e à Federação Angolana de Basquetebol (FAB), como forma de gozar de um certo estatuto no universo basquetebolístico nacional, facto que até agora não tinha acontecido, por falta de uma grande abertura e de uma relação sadia com a FAB.

Até agora a província do Uíje conta com alguns clubes que procediam às suas inscrições junto da Associação Provincial para os Desportos Colectivos.

Neste momento, os uijenses vêem a sua tarefa facilitada, na medida em que a FAB aceitou tratar do processo de filiação, dispensando para estes clubes a obrigação de pagar a taxa exigida para o efeito. A decisão surge ainda no âmbito da revitalização do basquetebol no Uíje.

Todavia, esta decisão do órgão reitor do basquetebol angolano é compreensível, uma vez que a associação e as agremiações locais não dispõem de verbas para pagar o que é exigido para a legalização. Até agora, quatro clubes já se pronunciaram sobre o assunto, manifestando a sua vontade de aderir à proposta dos agentes locais.

Responderam ao anúncio da associação FC Uíje, Benfica, Desportivo do Negage e Clube Recreativo da Damba, sendo este último uma agremiação, relançada há bem pouco tempo com o apoio de uma organização de médicos italianos (CUAM), que procurou articular a saúde (que é o seu carisma) e o desporto. Entretanto, uma das notas mais salientes é o interesse que estes clubes manifestam em apoiar as camadas mais jovens, no contexto da massificação da modalidade na província.

Segundo Zinho Silva, presidente da Associação Provincial para as Modalidades Colectivas, O basquetebol no Uíje está a ganhar um espaço considerável na província, ultrapassando, por exemplo, o andebol, que antes surgia como a modalidade mais vital a nível local. Por outro lado, persistem alguns problemas que podem estrangular o progresso da modalidade: A falta de quadras de jogos.

Por isso, a associação tenciona intensificar os contactos com a FAB, para encontrar apoios financeiros que poderão permitir a projecção ou até a reabilitação de locais apropriados para o efeito.

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto decidem hoje título do Campeonato Provincial

Luís Costa e Francisco Horácio, segundos bases do Petro de Luanda, têm hoje a missão de armar as jogadas ofensivas da equipa no confronto de logo mais (às 18H00), diante do 1º de Agosto, para a decisão do Campeonato Provi­ncial sénior masculino de Luanda. O pavilhão anexo número dois vai acolher a partida.

O base Domingos Boni­fácio teve no jogo de quinta-feira, diante da Univer­sidade Lusíadas, um corte na mão e juntou-se no departamento médico aos colegas de posição Milton Barros, que já se debate com lesões desde o campeonato africano de clubes, e Carlos Morais (com paludismo).

A responsabilidade ficou para Luís Costa e Francisco Horácio. O Petro não vai ainda poder contar com Radall Jacson, poste norte-americano de 2,11 metros, também por lesão.

Carlos Silva, chefe de departamento do clube do “Eixo-Viário”, revelou que “não deu tempo para solicitar o adiamento do jogo em função do número elevado de baixas no seu plantel, porque o regulamento diz que as solicitações neste sentido devem entrar com 72 horas de antecedência”.

Ainda assim, o responsável petrolífero não baixa a “crista” e diz que é um jogo para vencer, como todos outros em que a equipa se encontra com os arqui-rivais do Rio Seco.

“Eles é que têm que nos contrariar”, desafiou.Nas hostes militares, há sanidade. A equipa está em forma e sem qualquer limitação, segundo Sílvio Lemos, chefe de departamento. Os militares, campeões africanos, abordam o jogo de hoje com o mesmo espírito manifestado pelo adversário. Vencer.

“É o último jogo do “provincial” e temos que vencer, não pode ser diferente”.Em caso de derrota da equipa militar que lidera a competição com 28 pontos, mais um que o Petro, a decisão da prova será ditada no último jogo, entre petrolíferos e polícias (do Interclube), previsto para o início da próxima semana. Recorde-se que militares e petrolíferos jogam para a partida de atraso referente à sexta jornada.

Neste época os militares superiorizaram-se aos petrolíferos nos dois confrontos registados, no Provincial e na Taça dos Clubes Campeões Africanos.

29 dezembro 2007

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto defrontam-se para o Provincial

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e do Petro de Luanda defrontam-se esta noite, no pavilhão anexo à Cidadela, em partida da 15ª jornada do Campeonato Provincial da modalidade.

Será a terceira vez que estas equipas vão se defrontar na época desportiva 2007/2008 e os "militares" levam vantagem, visto que venceram na primeira volta do Provincial, no seu reduto, e no último sábado na final da Taça de África dos Clubes Campeões, no pavilhão principal da Cidadela.

Está em perspectivas um bom jogo, dada a qualidade colectiva de ambos os conjuntos, as suas posições na tabela classificativa (1º de Agosto lidera com 28 pontos, seguido do Petro com 26), assim como a técnica individual de algumas das suas principais "armas".

As duas equipas vêm motivadas de vitórias da jornada anterior, sendo que o 1º de Agosto ganhou, quinta-feira, o Interclube, por 101-78, e o Petro ultrapassou a Universidade Lusíada de Angola, por 55-51.

O actual momento desportivo do base Miguel Lutonda e do extremo Carlos Almeida, que têm demonstrado ultrapassar uma fase de baixo rendimento, a aparente adaptação a "clima" do género do extremo-poste cabo-verdiano, Rodrigues Mascarenhas, e a voluntariedade de Kikas Gomes na "luta" das tabelas são, entre outros, motivos para centrar as atenções dos amantes da modalidade quando, às 18 horas, estes encararem a jovem formação do "Eixo Viário", que tem sido bem comandada pelo base norte-americano Shanoon Crucks.

Na expectativa estão ainda os adeptos do d’Agosto que esperam por melhores exibições de atletas promissores como Olímpio Cipriano, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e Maizer Alexandre, cujo rendimento nos últimos tempos não tem sido dos melhores.

Do lado petrolífero, os experientes Eduardo Mingas e Victor Muzadi, principais "torres" da equipa, os "irrequietos" bases Milton Barros e Domingos Bonifácio, os extremos Luís Costa e Carlos Morais, assim como o "veterano" triplista Victor de Carvalho certamente quererão mostrar o seu potencial, no sentido de inverter a história ocorrida na final da Taça dos Campeões Africanos.

Para além da disputa do troféu provincial, em posse dos militares, está em jogo o orgulho de vencer das equipas mais tituladas do basquetebol angolano (d’Agosto 13 campeonatos nacionais ganhos, Petro dez) e "eternos rivais" desportivo.

28 dezembro 2007

ANGOLA : Benfica do Lubango e ahistória do basquetebol na região

Corriam os anos da década de 1960. Já nessa altura a cidade do Lubango ins-crevia o seu nome na história do basquetebol ultramarino, metropolitano e também mundial. Isto a-través do Benfica do Lubango, um clube que desde a primeira hora pautou a sua visão no desenvolvimento da prática desportiva, com a movimentação de várias modalidades desportivas. O Basquetebol feminino teve primazia e inscreveu o seu nome com letras de ouro na história da modalidade ao nível do nosso País. O Jornal Desportos traz hoje, uma incursão investigativa sobre os factos reais que marcaram uma história que presta a se apagar no tempo, com o passar dos dias e anos. Afinal, não é de hoje que a Huíla demonstra o seu protagonismo para com esta modalidade, que acaba de dar o nono título continental ao País, isto na classe de seniores masculinos, após a realização exitosa do Afrobasket – 2007, em várias províncias de Angola.

Morais Canâmua No Lubango



Com o espírito de revirar das cinzas toda verdade histórica, com factos reais, batemos a porta de uma das mais credenciadas colectividades cá do sítio, o Benfica do Lubango. Fundado a 27 de Fevereiro de 1932, como a décima sexta filial do Sport Lisboa e Benfica (Ilustre clube português, na altura com a designação de Sport Lisboa e Lubango. No dia 25 de Agosto de 1950, passou a denominar-se Sport Lubango e Benfica, sendo a partir dessa altura a trigésima sexta filial do Sport Lisboa e Benfica.A grande preocupação da direcção do clube, dentre muitas outras, como é obvio, era a de dinamizar principalmente o basquetebol feminino, a julgar pela avalanche de jovens estudantes que privilegiavam a sua prática, tanto nas escolas quanto em outros recintos em que era possível fazer gosto à mão. Aliás, as condições já eram propícias naquela altura. Nomes como os de Regina Peyroteo, Maria da Conceição, Maria Paula, Ernestina de Freitas, Carla Maria, Maria Guiomar, Maria Elizabeth, entre outros, fizeram historia na modalidade, tendo chegado mesmo a vice - campeões europeias, disputando a final com o papão da época no velho continente na categoria, o Real Madrid de Espanha.Contudo, a caminhada começou bem antes. Foi no pretérito ano de 1956, com a consagração na Taça de Honra. A partir daí, o cortejo de sucessos foi enorme, tendo como destaque, em 1961,a conquista do Campeonato Nacional de Portugal (Ultramarino e Metrópole) e vários torneios internacionais. Em 1962, foi campeão distrital da Huíla, campeão de Angola e bi - campeão nacional de Portugal. A proeza foi repetida no ano seguinte, ou seja, em 1963.Voltando para o ano de 1961, o basquetebol feminino do Benfica do Lubango passeou classe um pouco por todo parte. As referências históricas, dão conta que neste mesmo ano, venceu o Torneio Internacional de Basquetebol Feminino na Beira (República de Moçambique), a Taça do Clube Ferroviário de Moçambique, o Torneio de Basquetebol Feminino de Lourenço Marques e o Torneio de Basquetebol de Inauguração do Pavilhão do Benfica do Huambo. Foi sem dúvida um ano para não esquecer.No ano seguinte, para além de acumular igualmente glórias, o Benfica do Lubango, no basquetebol feminino era de facto o papão em Angola, então colónia portuguesa e, como tal, província ultramarina, e não só. Depois de ter sido no ano em referencia, 1962, campeão distrital da Huíla, (na altura Sá da Bandeira), campeão da província de Angola, logrou alcançar o pleno, sagrando-se igualmente bi - campeão nacional de Portugal, repetindo a proeza, em 1963, sendo, por conseguinte, neste ano tri - campeã portuguesa de basquetebol feminino.

vice - campeã europeia em 1963

Com isso, ainda em 1963, “atrevidamente”, viria a sagrar-se vice - campeã europeia na modalidade. Jogou uma finalíssima em Praga, então República da Checoslováquia, diante do Real Madrid de Espanha. Nas preliminares, segundo rezam os dados históricos recolhidos nalguns jornais da época, o Benfica do Lubango defrontou primeiramente, em Lisboa, o CREFFE (Colé-gios Reunidos de Educação Física Feminina de Espa-nha), tendo vencido por 55-38 e perdido em Madrid por 36 -43, isto a contar para a Taça dos Clubes Cam-peões Europeus. Houve uma finalíssima em Praga, diante do então todo - poderoso Real Madrid de Espanha.

Jornais não poupavam elogios

Os jornais da época não poderiam falar de outra coisa. As angolanas era lideradas por Regina Peyroteo, aliás, filha de um “ícone” e verdadeiro percursor do futebol angolano na época, Fernando Peyroteo. Regina viria então, em 1965, a transformar-se na primeira treinadora do basquetebol feminino angolano.O Jornal “O Comércio” editado em Luanda, do dia 25 de Janeiro de 1965, destacava numa das suas páginas interiores, este facto com alguma relevância.“Maria Regina Peyroteo Gomes, assumiu as funções de orientadora e treinadora da equipa feminina de basquetebol do Sport Lubango e Benfica. Tendo contraído uma lesão no joelho da perna direita, a ex-atleta há muito ficou afastada das quadras, voltando agora noutras vestes, iniciando assim uma nova fase na sua carreira desportiva”, lia-se no jornal, referindo-se ainda que “a melhor basquetebolista portuguesa (no caso da província ultramarina de Angola) tem qualidades para dirigir tecnicamente a equipa e ajudar a conquistar outros tantos títulos”.

Palmarés de dar inveja aos adversário conquistas na modalidade

1956 - Vencedor da Taça de Honra;1956, 1959, 1960 – Campeã Distrital;1961 – Campeã da Província de Angola; Campeã Nacional de Portugal; vencedor do torneio internacional da Beira; vencedor do torneiro internacional em Lourenço Marques; vencedor da Taça Coronel Nascimento Vieira;1962 e 63 – Campeã Distrital, Provincial e Tri-campeã Nacional de Portugal;1963 – Vice-campeã europeia de basquetebol feminino.2003/04- Vice-campeã nacional de basquetebol feminino de cadetes;2004/05 – Campeã nacional de basquetebol feminino de cadetes;2005/06 - Bi-campeã nacional de basquetebol em cadetes femininos;2006/07 – Campeã nacional de basquetebol feminino em juniores;2006/07 – 3º lugar em cadetes femininos de basquetebol.

Galeria recheada de troféus antigos e novos

Armando Dala Vunda, o chefe do sector social do Benfica do Lubango, que nos forneceu todo estes dados, segredou-nos ainda que, na galeria do clube “encarnado”da Serra da Chela figura o primeiro troféu que terá entrado em Angola e isso, pelas mãos da meninas do basquetebol do seu clube.Demonstrando conhecimentos profundos sobre a história do basquetebol do Benfica do Lubango, Armando Dala Vunda levou-nos a visitar as dependências da agremiação. Na galeria, existem centenas de troféus das mais variadas modalidades que o grémio sempre movimentou. Dos mais antigos aos mais recentes. Mas, foram os conquistados pelo basquetebol que nos chamaram mais a atenção. Um autentico manancial. Uma relíquia que, segundo Dala Vunda “engrandece a história do nosso clube e nos dá um imenso orgulho”.Paciente, Armando Vunda explicou tudo “tin-por-tin” provando com recortes de jornais da época que retratavam com persistência os feitos da modalidade de basquetebol do clube que joga de águia ao peito.

Cadetes femininas seguem pegada histórica

A actual equipa de cadetes femininas de basquetebol do Benfica do Lubango procura seguir as pegadas seculares. Não é em vão que até são bi - campeãs nacionais. Esses títulos, segundo Armando Dala Vunda, reflectem bem a aposta que o clube encarnado da Serra da Chela sempre deu à “modalidade de bola ao cesto”. Embora os tempos sejam diferentes, a mentalidade hoje, cerca de meio século depois, continua a mesma. O Benfica do Lubango continua firme e apostado a expandir o perfume do seu basquetebol por Angola adentro. A actual equipa de cadetes femininos dá cartas. É bem capitaneada por Surídia N’tyamba, de apenas 17 anos de idade.“Não é em vão que esta equipa triunfa. A tradição vem de há muito tempo”, disse-nos convicto Dala Vunda.

ANGOLA : Nocal e CDUAN podem jogar “NACIONAL” Sénior feminino

O provável re­gres­so da equipa sénior feminina de basquetebol da Nocal e a participação em vista da equipa do Cduan poderão ser as notas de realce do XXIII Cam­peonato Nacional Sé­nior Feminino agendado para o período compreendido entre 17 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2008.Nuno Teixeira, director técnico da Federação An­golana de Basquetebol (FAB), perspectivou um campeonato nacional mais disputado e, com isto, maior desenvolvimento do basquetebol no sector feminino.“Ainda não temos certeza se a equipa da Nocal vai mesmo participar, sabemos que está a trabalhar a meio gás. Creio que o Cduan que já esteve no provincial e vai jogar o campeonato nacional”, disse.Para aquele responsável, caso se consumem as respectivas participações, os dois conjuntos deverão emprestar à competição outro nível competitivo.“Um campeonato de três equipas não se compara com outro em que entrem cinco equipas. Há mais jogos, a envolvência é maior, enfim, pode ser muito positivo para o próprio basquetebol feminino”, disse.Segundo uma nota da federação, o sorteio da competição realiza-se na sua sede, no dia 16 de Janeiro. A edição passada do campeonato nacional consagrou a equipa do 1º de Agosto e teve a participação do Macu­lusso e Interclube que ficou na segunda posição. Por outro lado, a FAB agendou também para o mês de Janeiro os campeonatos nacionais de juniores, no Huambo, cadetes, na Huíla, e iniciados em Benguela. Em juniores o Asa e o Petro do Huambo, são campeões em masculino e feminino, respectivamente. O arranque do campeonato nacional em seniores masculino está agendado para 11 de Janeiro e, segundo Nuno Teixeira, será jogado, nas primeiras jornadas, em paralelo com o campeonato africano de andebol. “Enquanto o andebol estiver nas províncias, pensamos jogar em Lu­anda e quando vier para Luanda jogamos nas províncias, durante os dias da prova africana”, explicou.

ANGOLA : 1º de Agosto cimenta liderança no Campeonato Provincial

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu, na noite de quinta-feira, o Inter Clube, por 101-87, em partida pontuável para a 14ª jornada do Campeonato Provincial de Luanda, cimentando a liderança da prova com 28 pontos.

O jogo foi disputado no pavilhão 28 de Fevereiro e ao intervalo os “militares” já venciam por 50-38, mas o melhor cestinha da partida foi o extremo do Interclube Armindo Chipongue, com vinte e nove pontos, seguido por Olímpio Cipriano, do d’Agosto, com dezassete.

Na outra partida da ronda, o Petro de Luanda ganhou dificilmente a Universidade Lusíada de Angola, por 51-55, facto que pode ser considerado histórico pela formação universitária que no confronto directo com os petrolíferos perdeu sempre por larga diferença.

O Petro de Luanda é o segundo classificado com 26 pontos.

A décima quinta ronda reserva para sábado às 18 horas, no pavilhão da Cidadela, a partida de destaque Petro-1º de Agosto.

Os “militares” do 1º de Agosto são os campeões em título do provincial.

25 dezembro 2007

ANGOLA : Huíla garante condições para o “nacional” de cadetes

A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), em parceria com a Federação Angolana da modalidade, tem toda a máquina organizativa preparada para que se disputem na primeira quinzena de Janeiro próximo, na cidade do Lubango, os campeonatos nacionais de cadetes masculinos e femininos. A garantia foi dada por Henriques Albano, secretário-geral da Asso­ciação Provincial de basquetebol da Huíla.

Henriques Albano assegurou ainda que está já salvaguardada a questão do alojamento das caravanas desportivas, da definição dos pavilhões, que albergarão os campeonatos, assim como outras questões ligadas aos aspectos administrativos e técnicos da prova.

“Continuam preparadas as condições para acolhermos o evento a que nos propusemos organizar. Sabe que a cidade do Lubango não oferece dificuldades quanto ao alojamento e tem pavilhões com condições exigidas para o efeito. Os aspectos administrativos e técnicos também estão a ser acautelados. Esperamos apenas pela véspera da prova”, assegurou.

Por outro lado a nossa fonte fez saber que, para a disputa dos referidos campeonatos, será utilizado o pavilhão multiuso da Nossa Senhora do Monte, enquanto que o pavilhão anexo servirá para treino das equipas.

As caravanas desportivas para a competição serão alojadas no Complexo Desportivo 14 de Abril, situado nos arredores da cidade do Lubango.

FAB agenda campeonatos

A Federação Angolana de Basquetebol agendou para o mês de Janeiro, a realização dos campeonatos nacionais de seniores femininos, juniores, cadetes e iniciados, em ambos sexos.

Segundo o calendário da FAB, a primeira prova para o ano de 2008 (mas referente a época 2007) é o campeonato nacional de seniores femininos que terá lugar em Luanda de 17 de Janeiro a cinco de Fevereiro próximo.

O sorteio da prova está marcado para o dia 16 de Janeiro. No dia 20 arrancam os campeonatos nacionais de juniores, na província do Huambo, de cadetes na Huíla e de iniciados em Benguela.

As provas serão disputadas nas classes masculina e feminina e têm os seus términos previstos para o dia 2 de Fevereiro. Segundo a nota da Federação Angolana de Basquetebol, os clubes interessados devem enviar à Federação Angolana de Basquetebol, FAB, as respectivas inscrições até ao dia 31 deste mês.

24 dezembro 2007

BOAS FESTAS

PARA TODOS OS QUE AMAM O BASQUETEBOL
PARA TODOS OS QUE AMAM AFRICA
BOAS FESTAS

ANGOLA : Fiba-África considera exitosa organização da XXII Taça dos Campeões

A organização dos XXII Campeonato Africano de Clubes Campeões, realizado no país de 13 a 22 de Dezembro, pelo Petro de Luanda, foi considerada satisfatória pelos membros da Fiba-Africa presentes na competição, segundo Paulo Jorge, membro do Comité Organizador do evento.

“Conseguimos levar a bom termo a organização do evento. Tivemos constrangimentos de alguns atrasos nas deslocações das equipas para as províncias, mas os membros da Fiba-Africa presentes consideraram a organização de bom nível”, disse.

Em relação a alguns pendentes que a organização tem com unidades hoteleiras e outros colaboradores, Paulo Jorge disse que a agremiação “vai cumprir com as suas obrigações”.A organização, refira-se cobrou o módico valor de USD 50 por atleta para cada dia de competição, como suporte do alojamento, alimentação e transportação interna, ainda assim, segundo o nosso interlocutor, houve problemas com as equipas do Congo Democrático. “Não sabemos se por desconhecimento, vieram desprevenidas”, disse.

Em relação ao fraco nível de audiência registado, o responsável petrolífero apontou os baixos níveis de espetacularidade nos jogos e também o facto da prova se disputar em época natalícia, como inibidores dos adeptos.

No capítulo clínico, uma fractura na região tíbio-társica do poste congolês do BC Kauka, da República Democrática do Congo, Robot Kayembe, foi o caso clínico mais grave registado durante os dias de disputa do campeonato, segundo fontes médicas. Robot Kayembe lesionou-se na partida diante do Petro de Luanda, para os quartos-de-final e vai ficar parado por pelo menos 15 dias.

“De facto esta pode ser considerada a lesão mais grave que chegou ao nosso conhecimento, porque, para além dele, registamos alguns ferimentos ligeiros ao nível da face a vários jogadores”, informou. Os tricolores contaram com a colaboração da Casa Real na organização dos jogos.

Questões como a segurança e mobilização dos serviços clínicos da Cruz Vermelha estiveram asseguradas em todos os jogos da prova.

Os portões do pavilhão foram sempre abertos, com a antecedência recomendável para evitar tumultos à entrada dos expectadores.

O JD apurou ainda que as equipas não tiveram qualquer constrangimento no transporte interno, nem nas escalas para a realização dos treinos. O 1º de Agosto sagrou-se campeão sábado último ao vencer o Petro na final.

MOÇAMBIQUE : Taça dos Clubes Campeões: 1º de Agosto conquista terceiro título africano

AO vencer, sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o Petro de Luanda por 61-53, o 1º de Agosto reconquistou a Taça de África dos Clubes Campeões em Basquetebol Sénior Masculino e somou o seu terceiro título continental.
Num jogo emocionante, as duas equipas mais tituladas angolanas proporcionaram aos cerca de quatro mil espectadores uma boa partida de basquetebol, tendo a expectativa perdurado até quase ao fim, embora os “militares” tenham estado à frente na maior parte.

O primeiro quarto foi o mais equilibrado, com ambas as formações a alternarem constantemente a liderança no placar. Mas foi o 1º de Agosto que terminou em vantagem (19-17).

No período seguinte veio ao de cima a experiência de Miguel Lutonda, que marcou sete pontos e sofreu quatro faltas, das quais três consecutivas, obrigando o técnico adversário a efectuar várias substituições retirando os mais faltosos, o que foi fatal para os “petrolíferos”. Os “rubro-negros” tomaram as rédeas do jogo e foram para o intervalo vencendo por 33-25.

A superioridade dos “militares” não foi notável apenas no número de pontos marcados, mas também nos ressaltos onde havia conquistado 20 contra 10 do adversário e nas tentativas de dois pontos, convertendo 12/14, ao passo que os “tricolores” marcaram 9/16.

No terceiro quarto o 1º de Agosto alcançou a maior vantagem do encontro, apesar da entrada de rompante do Petro de Luanda ao marcar dois triplos seguidos por Shannon Croocks. A resposta “militar” surgiu, mais uma vez, por intermédio de Lutonda que converteu quatro pontos consecutivos coadjuvado por Carlos Almeida com um triplo, numa altura em que os “petrolíferos” tentavam recuperar. O resultado chegou a 47-33 a favor do 1º de Agosto, mas os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” reduziram para 10 pontos até ao final do período (47-37).

No período decisivo os “rubro-negros” geriram apenas a vantagem, uma vez que o Petro de Luanda foi a melhor equipa. Os então campeões em título melhoraram na defesa pressionando na marcação sem bola e obrigaram o adversário a cometer muitos erros como perder ataques seguidos.

Diante deste cenário conseguiram reduzir para três pontos com um triplo de Victor de Carvalho, mas Miguel Lutonda voltou a ampliar a vantagem. O “capitão” do 1º de Agosto marcou mais dois pontos e sofreu falta interrompendo o pendor ofensivo do adversário. Até ao final os “militares” terminaram na frente com oito pontos de vantagem.

Com esta vitória, o 1º de Agosto soma três títulos continentais, depois de 2002 e 2004.

Moçambique esteve representado nesta prova pelo Ferroviário da Beira, que acabou ocupando a última posição.

ANGOLA : Lutonda e Baduna jogam em prol de crianças desfavorecidas

Uma partida de basquetebol entre equipas denominadas "amigos de Lutonda e de Baduna" terá lugar no dia 27 deste mês, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, a favor de crianças e adolescentes desfavorecidos.

A actividade é uma iniciativa da organização não governamental angolana Liga Internacional de Apoio a Lares e Internados de África (Linalia) e enquadra-se no seu projecto "jogo das estrelas solidárias".

O encontro, a acontecer entre atletas federados e não federados, é ainda uma homenagem a selecção nacional sénior masculino da modalidade, conjunto em que estes dois basquetebolistas deram grande contributo na conquista de títulos africanos.

Entre outros membros da sociedade civil, ex-praticantes, dirigentes desportivos e políticos participarão da "festa".

Em declarações hoje à Angop, o presidente da Linalia, Miguel Kilumda, explicou que haverá concursos de triplo e smash, assim como a demonstração de movimentos acrobáticos vulgarmente chamado por "and-one", nos quais participarão atletas das várias equipas do Campeonato Nacional Sénior Masculino.

Será igualmente realizado um espectáculo músico-cultural com a participação de artistas nacionais, com destaque para Dona Kelly, Gomes, Genésis, Don Caetano, Karina Santos, Lambas e Fofandó.

Os ingressos estão a ser vendidos a mil, 700 e 400 kwanzas, devendo as receitas arrecadadas serem depositadas nos bancos de Poupança e Crédito (BPC) e Comércio e Industria (BCI), para o financiamento da construção de um lar de crianças desfavorecidas.

Os assistentes poderão igualmente se fazer acompanhar de bens alimentares, material didáctico ou industriais, que serão distribuídos em lares de infância.

Fundada aos 16 de Dezembro de 1988, a Linalia está vocacionada para tarefas humanitária e filantrópicas em centros de reeducação, de acolhimento de deslocados e refugiados, assim como em lares infantis e da terceira idade.

Este jogo insere-se também nas festividades do 51º aniversário do MPLA, assinalado no dia 10 deste mês. A Linalia realizou em Outubro último, no Estádio dos Coqueiros, uma partida de futebol entre equipas denominadas "amigos de Akwá e de João Ricardo".

23 dezembro 2007

CABO VERDE : Pré-Olímpicos de basquetebol: Cabo Verde conhece adversários a 31 de Janeiro

A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina conhece a 31 de Janeiro próximo, os seus adversários para os Jogos Pré-Olímpicos, que decorrerão de 14 a 20 de Julho, em Atenas, na Grécia.

Nesta competição, serão escolhidas entre as 12 selecções participantes, os três finalistas para os Jogos Olímpicos de Pequim, que se realizam entre 9 e 24 de Agosto, conta a Inforpress.

Cabo Verde conseguiu o passaporte para os Pré-Olímpicos, ao conquistar a medalha de bronze no Afrobasket, campeonato africano de basquetebol, disputado em Angola, no verão deste ano.

Camarões (África), Brasil, Porto Rico e Canadá (Américas), Líbano e Coreia do Sul (Ásia), Nova Zelândia (Oceânia), Alemanha, Croácia, Grécia e Eslovénia (Europa) são os possíveis adversários da equipa nacional.

De acordo com o regulamento da prova, as 12 selecções vão ser divididas em quatro grupos de três e os dois primeiros de cada poule classificam-se para os quartos-de-final.

Os dois vencedores apuram-se para os Jogos Olímpicos de Pequim, enquanto que o terceiro representante da África será encontrado entre os dois semi-finalistas derrotados.

Taça dos Campeões: Olímpio Cipriano eleito MVP

O extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano foi eleito o Jogador Mais Valioso da 22ª edição da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino que decorreu no país de 13 a 22 de Dezembro.

O jogador de 25 anos e 1.94 metro de altura faz parte do cinco ideal da competição e superou na concorrência o ivoirense Stephane Kamate e o norte-americano Shanoo Croocks do Petro de Luanda.

Eis os premiados:

Melhor marcador: Abou Bakar (Niger Potters - Nigéria)
Melhor triplista: Euclides Camacho (Interclube - Angola)
Melhor marcador de dois pontos: Quenun Romaric (Aspac - Benin)
Melhor marcador de lances livres: Quenun Romaric (Aspac - Benin)
Melhor ressaltador: Eduardo Mingas
Melhor defensor: Stephane Kamate (ABC - Cote D´Ivoire)

Cinco ideal: Shannon Croocks, Olímpio Cipriano, Kikas Gomes, Stephane Kamate e Eduardo Mingas.

Taça dos Campeões: "Ginguba" reconhece superioridade do adversário

O treinador da equipa principal do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", afirmou que o 1º de Agosto foi um justo vencedor da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol, cuja final terminou hoje com 61-53 para os "militares".

Em declarações à Angop, o técnico disse que o adversário mereceu a vitória por tudo que fez durante os quatro períodos. "Temos que trabalhar mais, temos alguns problemas físicos no plantel que afectaram o rendimento do grupo", frisou.

"Temos que nos esforçar para melhorar e ter uma equipa mais forte", acrescentou.

Quanto ao norte-americano de 2.11 metros, contratado ao campeonato húngaro, salientou que brevemente o Petro de Luanda vai se pronunciar sobre a não utilização do mesmo na referida prova.

O Petro de Luanda venceu o 1º de Agosto na final de 2006, na Nigéria, e hoje não jogou o suficiente para revalidar o troféu.

Taça dos Campeões: Técnico do 1º de Agosto destaca investimento da direcção

O técnico do 1º de Agosto Jaime Covilhã afirmou que a reconquista da Taça dos Clubes Campeões de África, após vitória hoje na final sobre o Petro de Luanda por 61-53, se deveu ao investimento da direcção do clube na presente temporada.

Em declarações à imprensa, no final da partida, Covilhã dedicou o título aos jogadores, equipa técnica e a direcção do clube particularizando o director para o basquetebol, Sílvio Lemos.

"Graças a eles somos campeões, conseguimos dar uma resposta positiva ao desafio da direcção que investiu no plantel com objectivo de recuperarmos os títulos perdidos", salientou.

Quanto a exibição da sua equipa disse que os jogadores subiram de rendimento de jogo para jogo e hoje apresentaram-se em forma. Considerou o jogo das meias-finais, frente ao ABC da Cote D ´Ivoire, o pior efectuado pela sua equipa.

"Contra o ABC os jogadores estavam nervosos com a ansiedade de se qualificar para final. Isto afectou no nosso rendimento e o resultado foi os erros cometidos durante a partida", sublinhou.

Para recuperar a hegemonia nacional e internacional os “militares” reforçaram-se com o base Marques Houtmam e o extremo poste Rodrigo Mascarenhas, ambos atletas da selecção cabo-verdiana terceira classificada no Afrobasket2007, além de Francisco Jordão da equipa nacional portuguesa.

O 1º de Agosto venceu hoje, pela terceira vez, a Taça de África do Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino. Nas duas anteriores conquistas Jaime Covilhã era adjunto de Mário Palma.

Taça dos Campeões: 1º de Agosto - Petro de Luanda (ficha-técnica)

O 1º de Agosto venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, o Petro de Luanda por 61-53, na final da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol sénior masculino e reconquistou o título perdido em 2005 para o ABC da Cote D´Ivoire.

A final foi ajuizada pelo trio Vitalis Gode (Quénia), Benalia Cisse (Cote D´Ivoire), Harir El (Egipto).

As equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto 1º de Agosto: Mayzer Alexandre (02), Armando Costa (04), Marques Houtmam (00), Olímpio Cipriano (05), KIkas Gomes (10), Felizardo Ambrósio (06), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordão (03), Abdel Bouckar (00), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (13), Rodrigo Mascarenhas (11).
Treinador: Jaime Covilhã

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (11), Luís Costa (02), Carlos Morais (00), Fernando Albano (00), Leonel Paulo (06), Joaquim Xavier (00), Shaonon Croocks (18), Victor Muzadi (07, Francisco Horácio (00), Milton Barros (00), Domingos Bonifácio (02), Victor Carvalho (07).
Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Resultado ao intervalo: 33-25
Resultado final: 61-53
Ressaltos: 42/20
Assistências: 7/13
Faltas cometidas: 21/19
Perdas: 21/7

Taça dos Campeões: 1º de Agosto conquista terceiro título continental

Ao vencer sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o Petro de Luanda por 61-53, o 1º de Agosto reconquistou a Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino e somou o seu terceiro título continental.

Num jogo emocionante, as duas equipas mais tituladas do país proporcionaram aos cerca de quatro mil espectadores uma boa partida de basquetebol, tendo a expectativa perdurado até quase ao fim, embora os "militares" tenham estado à frente na maior parte.

O primeiro quarto foi o mais equilibrado com ambas as formações a alternarem constantemente a liderança no placar. Mas foi o 1º de Agosto que terminou em vantagem (19-17).

No período seguinte veio ao de cima a experiência de Miguel Lutonda que marcou sete pontos e sofreu quatro faltas, das quais três consecutivas, obrigando o técnico adversário a efectuar várias substituições retirando os mais faltosos, o que foi fatal para os "petrolíferos". Os "rubro-negros" tomaram as rédeas do jogo e foram para o intervalo vencendo por 33-25.

A superioridade dos "militares" não foi notável apenas no número de pontos marcados, mas também nos ressaltos onde havia conquistado 20 contra 10 do adversário e nas tentativas de dois pontos convertendo 12/14, ao passo que o "tricolores" marcaram 9/16.

No terceiro quarto o 1º de Agosto alcançou a maior vantagem do encontro, apesar da entrada de rompante do Petro de Luanda ao marcar dois triplos seguidos por Shannon Croocks. A resposta "militar" surgiu, mais uma vez, por intermédio de Lutonda que converteu quatro pontos consecutivos coadjuvado por Carlos Almeida com um triplo, numa altura em que os "petrolíferos" tentavam recuperar. O resultado chegou a 47-33 a favor do 1º de Agosto, mas os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" reduziram para 10 pontos até ao final do período (47-37).

No período decisivo os "rubro-negros" geriram apenas a vantagem, uma vez que o Petro de Luanda foi a melhor equipa. Os então campeões em título melhoraram na defesa pressionando na marcação sem bola e obrigaram o adversário a cometer muitos erros como perder ataques seguidos.

Diante deste cenário conseguiram reduzir para três pontos com um triplo de Victor de Carvalho, mas Miguel Lutonda voltou a ampliar a vantagem. O "capitão" do 1º de Agosto marcou mais dois pontos e sofreu falta interrompendo o pendor ofensivo do adversário. Até ao final os "militares" terminaram na frente com oito pontos de vantagem.

Com esta vitória o 1º de Agosto soma três títulos continentais, depois de 2002 e 2004.

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA : Palmarés

Com três títulos conquistados em 2002, 2004 e 2007, o 1º de Agosto tornou-se na segunda equipa a vencer por três ocasiões a Taça de Clubes Campeões de Basquetebol de África sénior masculino.

Hoje os "militares" venceram na final o Petro Atlético de Luanda, por 61-53, em jogo disputado no pavilhão da Cidadela, em Luanda. O actual campeão de clubes venceu igualmente nas edições de 2002 também em Angola e 2005 no Egipto.

Com este feito, a formação liderada tecnicamente por Jaime Covilhã junta-se assim aos senegaleses do As Forces Armees com três campeonatos igualmente ganhos.

Palmarés:

Edição----- Ano----- -----Local----- Vencedor
I----- 1966----- (anulada)
II----- 1972----- (RCA)----- Red Star de Bangui (RCA)
III----- 1973----- (Egipto)----- Hit Tresor de Bangui (RCA)
IV----- 1975----- (Egipto)----- As Forces Armees (Senegal)
V----- 1976----- (RCA)----- Hit Tresor de Bangui (RCA)
VI----- 1979----- (RCA)----- As Forces Armees (Senegal)
VII----- 1981----- (Mali)----- As Forces Armees (Senegal)
VIII----- 1983----- (Senegal)----- As Police (Senegal)
IX----- 1985----- (Moçambique)----- Maxaquene (Moçambique)
X----- 1987----- (Egipto)----- Alexandria (Egipto)
XI----- 1989----- (Cote D´Ivoire)----- Asec Mimosa (Cote D´Ivoire)
XII----- 1991----- (Senegal)----- Jeanne D´Arc (Senegal)
XIII----- 1992----- (Senegal)----- Zamalek (Egipto)
XIV----- 1994----- (Egipto)----- Gezira SC (Egipto)
XV----- 1996----- (Egipto)----- Gezira SC (Egipto)
XVI----- 1998----- (Marrocos)----- Mas de Fez (Marrocos)
XVII----- 2000----- (Cote D´Ivoire)----- Asec Mimosa (Cote D´Ivoire)
XVIII----- 2002----- (Angola)----- 1º de Agosto (Angola)
XIX----- 2004----- (Egipto)----- 1º de Agosto (Angola)
XX----- 2005----- (Cote D´Ivoire)----- ABC (Cote D´Ivoire)
XXI----- 2006----- (Nigéria)----- Petro de Luanda (Angola)
XXII 2007 (Angola) 1º de Agosto (Angola)

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA : 1º de Agosto é o novo vencedor da Taça Africana de Clubes Campeões

O 1º de Agosto conquistou hoje a Taça de Clubes Campeões de África em Basquetebol sénior masculino ao vencer na final o Petro Atlético de Luanda, por 61-53, em jogo disputado no pavilhão principal da Cidadela desportiva, em Luanda.

A formação do “rio seco” recupera assim o título que perdeu na edição de 2006 na Nigéria, onde, curiosamente, foi o Petro Atlético a erguer a taça de campeão.

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA : Interclube em quarto na XXII edição da Taça de Clubes

O Interclube classificou-se em quarto na XXII edição da Taça de Clubes Campeões de África em Basquetebol sénior masculino ao perder hoje, sábado, diante do ABC da Côte d`Ivoire, por 53-60, em jogo disputado no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda.

Depois de terminar a primeira parte da contenda a vencer por 26-24, a formação angolana revelou-se incapaz de gerir a partida até ao final, tendo sucumbido nos derradeiros minutos.

A equipa afecta a Polícia Nacional venceu o primeiro período por 13-08, perdeu o segundo por 13-16, voltou a vencer o terceiro por 46-40 e baqueou no último por 53-60.

Na edição de 2005 o Interclube perdeu na final com esta mesma formação, na altura anfitriã.

Ainda hoje, para a final da competição, medem forças no mesmo recinto, a partir das 18h30, as formações nacionais do Petro Atlético de Luanda e do 1º de Agosto.

ANGOLA : Petro Atlético e 1º de Agosto reeditam final de 2006

O Petro Atlético de Luanda e 1º de Agosto jogam hoje, a partir das 18h30, no Pavilhão principal da Cidadela desportiva, a final da XXII edição da Taça Africana de Clubes Campeões em Basquetebol, numa reedição do campeonato de 2006 disputado na Nigéria e que foi ganho pelos “petrolíferos”.

O detentor do troféu afastou sexta-feira na meia-final o Interclube de Angola, ao vencer por 59-43, enquanto o vice-campeão ultrapassou a equipa ivoiriense do ABC de Abidjan, por 68-63.

Em caso de vitória, o Petro Atlético de Luanda iguala o adversário da véspera em número de troféus conquistados na competição. Já o 1º de Agosto persegue o seu terceiro título, depois de ter erguido a taça em 2002 em Luanda (Angola) e em 2004 no Cairo (Egipto).

A anteceder a partida da final, jogam no mesmo recinto, para a decisão do terceiro ao quarto posto, o Interclube e ABC da Côte d`Ivoire.

22 dezembro 2007

TAÇA dos CLUBES AFRICANOS : Do 5º ao 12º

As equipas do Niger Potter da Nigéria e APR do Rwanda discutem hoje o sétimo lugar da 22ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, que encerra no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Dado o nível técnico das duas equipas prevê-se uma boa partida de basquetebol.

Os nigerianos do Niger Potter estão habituados a um campeonato bastante competitivo, onde se realizam muitos jogos e valem-se por serem mais altos em relação ao adversário.

Por outro lado, os nigerianos querem provar que o direito adquerido no jogo de ontem (em que venceram ASB Kauka do Congo Democrático, para disputar o quinto lugar não é obra do acaso.

A contrapor esta tese estará os rwandeses do APR, que ontem derrotaram o BC Onatra da RDC por 64-41. Porém têm a seu desfavor o facto de serem mais baixo e terem uma capacidade concretizadora inferior a do Niger Potter. No entanto são mais rápidos na transposição da bola defesa/ataque.

O jogo está previsto para as 13 horas no pavilhão principal da Cidadela.Duas horas mais cedo (as 11 horas) jogam para o sétimo lugar, BC Onatra e ASB Kauka. As duas equipas conhecem-se perfeitamente pois ambas vêm do campeonato nacional do Congo Democrático.Ainda assim, BC Onatra detêm maior dose de favoritismo.

O ASB Kauka tem bom início de jogo mas perde-se no final, o que deixa a entender que a equipa acusa desgaste físico.Ante a este situação, o individualismo fala mais alto e o rendimento no jogo baixa consideravelmente.

Dos valores individuais ressalta-se a prestação de Buzangu Michael, nos dois pontos, mas a equipa deve jogar pensando no colectivo. Recorde-se que a equipa derrotada ocupará a oitava posição.

RESULTADOS

Dia 20

BC Onatra (RDC)-1º de Agosto (Angola) (46 – 104)

ASB KAUKA (RDC)- Petro de Luanda (Angola) (45 - 79)

Niger Potters (Nigéria) - Interclube (Angola) (56 –65)

APR Rwanda - ABC (Côte d’Ivoire) (37 – 81)

Classificativas do 9º ao 12 lugar (Cabinda)

Dia 20

Stade Malien (Mali) - MBC Guiné (45 – 57)

ASPAC Benin - Ferroviário da Beira (Moçambique) (55 – 50)

Meias – finais (Luanda)

1º de Agosto - ABC da Cote d’Ivoire (68-63)

Petrro de Luanda – Interclube (59-43)

(Hoje)

Disputa do terceiro lugar (Luanda)

ABC da Cote d’Ivoire - Interclube

Final (Luanda)

1º de Agosto – Petro de Luanda

MBC ocupa nona posição

Joaquim Suami, em Cabinda

A equipa do MBC da Guiné Conacry venceu ontem a tarde, no pavilhão multiuso do Tafe, em Cabinda, a formação do ASPAC do Benin, por 55-50 e ocupou a nona posição da competição. A formação do MBC, mais forte e organizada, entrou para a quadra de jogo com o pensamento na vitória.

A equipa do Benin, comandada pelo técnico Basile Klegou, tentou mudar o seu estilo de jogo para virar o resultado do primeiro quarto, mas o MBC esteve sempre atento às movimentações do adversário, o que lhe permitiu vencer a etapa por 15-10.

No segundo quarto, a formação do ASPAC entrou com outra postura em campo e fruto do empenho que mostrava, ascendeu de nível, surpreendendo o MBC em alguns momentos do desafio.

Os guinenses com a lição bem estuda, organizaram-se em todas as posições sob a orientação do seu técnico Keita Lancinet, tomaram conta do jogo e derrotaram o ASPAC neste período por 30-23.No terceiro quarto, o ASPAC surpreendeu toda a gente no pavilhão do Tafe pela sua ascendência, tendo dominado toda a etapa.

Esta situação fez com que os guinenenses perdessem o controlo do desafio apesar de terem vencendo o período por 41-37.No último quarto, as duas formações estavam a jogar sob o signo do equilíbrio, a fim de se evitar erros.

Notou-se nesta etapa pouca produtividade das equipas. O MBC fez muitos lançamentos nos últimos quatro minutos e ganhou a partida por 55-50.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão multiuso do Tafe:Com arbitragem de António Bernardo (Angola), Osvaldo Neto (Angola) e António Campos (Angola). As equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: MBC (55): Alion Mamadou (8), Câmara Amadou (0), Kone Abdulaye (2), Conde Seku (10), Gueye David (12), Keita Mohamed (0), Câmara Djoubaro (2), Soumaoro Mandi (0), Conde Sekou (2), Diack Biran (3), Conde Moustapha (10) e Sano Ousahane (6).Técnico: Keita Lancinet. ASPAC (50): Sgbohan Cyrille (8), Chabi Aboudou (2), Nato Ernest (7), Hounnou Brice (2), Yaron Kader (0), Adognon Landry (0), Borokini Oludare (2), Quenum Alexandre (10), Honfoga Francois (0), Chadare Leonce (0) e Quenum Romarir (19).Técnico: Basile Klegou.Resultado final: 55-50

Stad Maliené o 11º colocado

O Stade Malien do Mali, equipa mais fraca da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, surpreendeu ontem, no pavilhão do Tafe, ao vencer a formação do Ferroviário da Beira de Maçambique, por 65-45.Com esta vitória o Stade Malien posicionou-se em 11º lugar da tabela classificativa, na sua primeira participação em provas do género.

Na primeira etapa do desafio, o Stade Malien mostrou que é uma equipa a respeitar, apesar de ter uma participação negativa na fase preliminar da competição. Os malianos, entraram bem, dominaram o jogo e deixaram os moçambicanos em total desordem.

O Stade Malien evoluiu consideravelmente nos últimos dois jogos, o que motivou o conjunto a melhorar a postura na prova. Os moçambicanos entraram como favoritos, mas o baixo nível competitivo que apresentavam não lhes dava garantias de vencer o jogo.

Os malianos aproveitaram e venceram o quarto por 28-17. No segundo período, o Stade Malien criou muitas dificuldades ao adversário.

O Stade Malien dominou o desafio o que lhe garantiu a vitória por 42-30.No terceiro e quarto período, a equipa maliana, fez o seu jogo sem pressão, o que garantiu a vitória por 65-45. J.S

ANGOLA : Últimas da Taça de Africa de Clubes

O 1º de Agosto pode tirar hoje rendimento da estratégia que montou para a época basquetebolística, quando defrontar o Petro de Luanda na final da XXII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, que se realiza no pavilhão principal da Cidadela.

Os militares com um plantel retocado, em que se salientam os cabo verdianos Marques Houtman e Rodrigues Mascarenhas, além de Francisco Jordão, saído do Petro, tem alguns dos seus jogadores em melhor estado de forma desportiva, contrariamente ao adversário. Milton Barros, Mingas, condicionados, Shanon Crooks em visível sub rendimento, são algumas fraquezas dos tricolores para o jogo de hoje.

No último jogo entre as duas equipas, para o campeonato provincial, a vitória foi apertada, mas coube aos militares. A turma do Rio Seco perdeu, há dois anos, o título da competição e quer erguer pela terceira vez para estar entre os mais titulados da prova.

No conjunto do Eixo Viário, a vitória reaviva o orgulho e termina com a condição de única equipa angolana com duas vitórias na competição ostentada pelos militares.

Nestas andanças, os favoritismos não são chamados. Na edição passada, disputada na Nigéria, o Petro levou vantagem sobre os militares na final.

A equipa que cometer menos erros, que optar pela maior eficácia, que urdir melhor e de forma adequada os sistemas defensivos ganha o jogo e sagra-se campeão. Perder o jogo, anula os sacrifícios consentidos na primeira fase, quartos-de-final e, mesmo na meia final.

Um dado assente é que nenhuma das equipas chegou à final com o intuito de deixar escapar o título e todas farão para vencer. Nisto, o espectáculo da final pode estar garantido.

Polícias e petrolíferos tiram brilho à meia-final

O espírito empreendedor e a vontade de estar pela segunda vez numa final da Taça dos Clubes Campeões de África em Basquetebol não foram suficientes para o Interclube ultrapassar o Petro de Luanda, ontem, no segundo jogo da meia final do XXII Taça dos Clubes Campões Africanos de basquetebol, após derrota por 59-43.

“Necas” e “Ginguba”, treinadores, sabiam que o 1º de Agosto estava na final e que apenas uma das duas equipas podia ocupar a vaga restante.

O Petro tinha maior interesse na final, pois lhe permitiria sonhar com a revalidação.

Os contendores preferiram oferecer um espectáculo pobre durante o primeiro período em que o score fixou-se em 9-6 para os petrolíferos. Jogando excessivamente tensas, as equipas deram sequência à má propaganda para o basquetebol angolano até ao intervalo em que lograram o magro score de 26-20.

O Petro de Luanda melhorou defensivamente no terceiro período e definiu a condição de finalista, enquanto o Interclube insistia na precariedade. Atirou a toalha ao tapete.

Na outra meia final, o 1º de Agosto superiorizou-se ao ABC da Côte-d´Ivoire vencendo por 68-63.Ao primeiro período, em que as equipas abdicaram do estudo mútuo, os militares já venciam por 19-16, vantagem que consolidaram ao intervalo, registando um diferencial de 12 pontos, 37-25.O conjunto angolano teve a liderança de Joaquim Gomes “Kikas”, melhor marcador da equipa com 15 pontos.

O 1º de Agosto deixou os ivoirienses jogarem no último quarto, muito por culpa do nigeriano ao serviço do ABC, Ninmol Nanban, um dos mais resistentes ao domínio militar. Os números no marcador mudavam e, no final, 68-63, para o conjunto angolano que alcança a final sem qualquer favorecimento. S.C

Interclube procura presença no pódio

O Interclube precisa esforçar-se hoje para melhorar a pálida prestação de ontem, se quiser vencer o ABC da Côte d´Ivoire e ocupar um lugar no pódium da Taça dos Campeões Africanos de basquetebol.

Com o jogo de hoje, o Interclube vai ser a única equipa a jogar contra as outras três semi-finalistas. Defrontou o 1º de Agosto na primeira fase, o Petro na meia-final e hoje, o ABC, para decisão do terceiro lugar.

Não vai ser fácil. A equipa do interior deu mostras de não estar bem. Carece de um melhor executante na posição 1. Lifetu Selengue não tem estado bem.

Contrariamente, o ABC demonstrou ontem, no jogo da meia final contra o 1º de Agosto, que tem fôlego para contrariar as pretensões da equipa angolana. Os dados disponíveis favorecem aos ivoirienses que no seu historial já conquistaram a prova africana de clubes.

À equipa do ministério do Interior recomenda-se que corte as linhas de passe a Ninmol Nanban, nigeriano ao serviço dos ivoirienses, cujo desempenho debaixo das tabelas é impressionante e a atitude inconformada pode contagiar a equipa nos momentos mais difíceis.É ainda recomendável que a equipa jogue ao seu nível. Que mobilize os seus adeptos numa corrente de apoio que pode ser muito útil.

O pódio está mais para o Interclube que para o lado dos forasteiros que deverão enfrentar um pavilhão cheio de torcedores da equipa de casa.

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: Beirenses em último

O FERROVIÁRIO da Beira terminou na última posição (12ª) a sua participação na Taça dos Clubes Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos, ao perder, ontem, diante dos malianos do Stade Malien por uma margem de 20 pontos (45-65).

Foi uma despedida inglória dos pupilos de José Delfino, que perderam, desta forma, a única oportunidade que tinham de sair com alguma honra das terras angolanas de Cabinda.

Facto curioso é que os “locomotivas” descarrilaram frente ao único adversário que haviam batido (71-60) no decorrer da fase de grupos. É caso para dizer que a vingança tarda mas sempre vem e, no caso vertente, foi servida a frio, visto que a turma moçambicana foi atirada para a posição de “lanterna vermelha” da prova.

A final disputa-se hoje e, em princípio, será entre os gigantes angolanos Petro de Luanda, detentor do título, e 1° de Agosto, vice-campeão.

ANGOLA : Petro de Luanda vence Inter e apura-se à final

O Petro de Luanda, detentor do título africano de clubes em basquetebol sénior masculino, apurou-se para a final da prova, ao vencer hoje, no Pavilhão da Cidadela, o Interclube, por 59-43 (27-21), na segunda meia-final.

Pelo segundo ano consecutivo, o Petro de Luanda defrontará na final o 1º de Agosto, que bateu hoje, no mesmo recinto, o ABC da Cote d` Ivoire, por 68-63.

Leonel Paulo foi melhor marcador do Petro de Luanda com 13 pontos, os mesmos que Simão Panzo (Interclube), seguido por Eduardo Mingas (12).

No final do jogo entre polícias e tricolores, Alberto de Carvalho "Ginguba", o treinador do Petro, mostrou-se insatisfeito com a actuação dos árbitros e disse esperar que no sábado tudo seja diferente.

Taça dos Campeões: 1º de Agosto na final

A equipa senior masculina de basquetebol, do 1º de Agosto é o primeiro finalista da 22ª edição da taça dos clubes campeões após vencer esta noite o ABC da Côte d`Ivoire por 68-63.

O poste Joaquim Gomes "Kikas" do 1º de Agosto vice-campeão em título foi o melhor marcador da sua equipa ao marcar 15 pontos, enquanto que pela formação contraria Nil Nabank com 19 pontos foi o melhor.

O outro finalista sairá da partida entre o campeão em título Petro de Luanda e o Interclube.

21 dezembro 2007

CABO VERDE : Taça Djonny: E os vencedores são...

Órgãos (sub 20 feminino), EBS (Sub 20 Masculino), ABC (Sub 16 masculino) são três dos campeões da primeira Taça Djonny. O campeão sub 18 masculino é conhecido este fim-de-semana. As únicas categorias que ficam sem campeão são seniores masculinos e femininos por desistência dos clubes.

Na jornada seis da Taça Djonny, que aconteceu no último fim-de-semana, no escalão sub 16 masculino, o Bairro venceu a Escola Amor de Deus por 50-26 e a EBS derrotou o ABC II por 32-3. No escalão sub 20 feminino, Órgãos ganhou ao Bairro por 19-11.

Amanhã, 22, é conhecido o campeão do escalão sub 18 masculino com a realização dos jogos Bairro/EBS e EBS/ABC, no polivalente do Bairro Craveiro Lopes. Na última jornada, os três primeiros lugares da tabela classificativa eram ocupados por Bairro, ABC e EBS, respectivamente.

Os seniores masculinos e femininos ficaram de fora por iniciativa própria, segundo Nuno Levy, presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul: “A meio do torneio desistiram porque não queriam jogar no Polivalente do Bairro Craveiro. Uma vez que estamos impossibilitados de realizar jogos no Gimno Desportivo, tivemos que interromper o torneio nesses dois escalões”.

ANGOLA : Campeão encontra facilidade

O Petro de Luanda, campeão em título da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol conseguiu ontem o passe para as meias finais, mercê da vitória sobre a equipa congolesa do ASB Kauka, por fáceis 79-45, quando ao intervalo já vencia por 45 - 17.

Foi um jogo em que se esperava saber os números da vitória petrolífera pois, o domínio do grupo A, preliminar (no Huambo), trazia um largo favoritismo para o jogo, ante o quarto classificado da série disputada em Cabinda.

Ainda assim, a equipa tricolor teve um início de jogo titubeante. Produzia acções ofensivas mas não concretizava. Do outro lado, os congoleses, embora não estivessem a fazer um mau jogo, também não transformavam em pontos as suas investidas.

Após uma paragem motivada pela avaria dos contadores de 24 segundos, os detentores do título começaram a fazer o seu jogo. Neste período, Domingos Bonifácio converteu dois lançamentos dos 6,25 metros e mobilizou os colegas.

A equipa estava a ter desempenho. Ainda assim, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico tricolor, “guardou”, durante toda a primeira metade do jogo os influentes Milton Barros e Vítor de Carvalho, mas, quando os utilizou, pouco ou nada trouxeram ao ritmo da equipa.

Do lado dos congoleses, Mali Fredy era excepção. Constituiu-se em “meia equipa”, apontando, de sua conta, 21 pontos, dos 45 concretizados pela equipa toda.

O último período do jogo foi utilizado pela equipa do Eixo-viário para a gestão do resultado e limar as arestras para os desafios da fase crucial da prova, que começa hoje, diante do Interclube.

Militares e Ivoirienses dominam hoje as atenções

Duas equipas angolanas podem apurar-se hoje para a final da XXII Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Para tal, basta que o 1º de Agosto não perca a partida diante do ABC da Cotê d´Ivoire, na partida agendada para às 18 horas, no recinto do pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a contar para a primeira meia final do encontro.

O Petro de Luanda e o Interclube, depois de alguma facilidade na jornada de ontem, jogam a outra meia final às 20 horas

O Jogo entre militares do Rio Seco e ivoirienses, capitanea as atenções, por envolver a única equipa forasteira com possibilidades de chegar à final.

Não vai ser tarefa fácil para o pessoal das terras do elefante, não só pelo facto dos militares jogarem em casa, mas também porque o seu percurso durante a prova, denota alguma superioridade técnica.

Em uma palavra, o ABC terá de se superar para bater uma equipa que investiu, reforçou-se com olhos na reconquista do título africano, perdido faz dois anos, às mãos do ABC.

Vai ser o jogo da desforra. A meia final será jogada em jeito de final, pois, quem perder fica arredado do título africano. Quem vencer, ganha tónico e assume certa dose de favoritismo no jogo da final, independentemente do adversário. No duelo de angolanos vai haver daquilo que nos acostumamos a ver.

O Interclube de Manuel de Sousa “Necas” é imprevisível. Nunca lhe é dado o favoritismo diante do Petro. É só o terceiro classificado do nosso campeonato. Se aparecer bem, pode surpreender.

A seu favor tem o facto do Petro não estar a jogar com a pinta de campeão. Acusa a sub produtividade de algumas das suas melhores unidades, como Carlos Morais, Mingas e Milton Barros. Não é uma equipa muito segura de si.

Em contrapartida, a inspiração dos seus atletas, muito experientes, pode resolver o jogo e virar qualquer resultado. Antes vão jogar para as classificativas do quinto ao oitavo BC Onatra - APR do Ruanda e ASB Kauka- Niger Potters.

ANGOLA : Interclube completa quadro de angolanos nas meias-finais

Três equipas angolanas vão disputar a meia final da 22ª Taça Africana dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol, depois da qualificação, ontem do Interclube, que venceu o Níger Potters, da Nigéria, 65-56, com vantagem de 39-21 ao intervalo, em partida que encerrou os quartos-de-final da competição. O favoritismo da equipa da polícia começou a evidenciar desde muito cedo.

Entrou com boas percentagens nos lançamentos de dois pontos, lances livres e nos lançamentos dos 6,25. Ao fim do 1º quarto os polícias conseguiram o confortável score de 27-11.A produção no segundo quarto foi uniforme, em relação à safra do primeiro. O placard registava 39-21, indicando a tranquilidade da equipa do interior, ao intervalo.

Os comandados de Necas decretaram baixa na produção, durante o terceiro período da partida, e deixaram os nigerianos encolher a vantagem para 10 pontos, 52-42. Sucessivas perdas de bola e algum nervosismo por parte dos armadores de jogo fizeram estragos entre os “efectivos” de Necas.

Embora seja uma equipa com potencialidades, o Potters da Nigéria teve o seu melhor momento no terceiro quarto do jogo e ficou por aí. Não tinha pernas para ir além. Aliás, veio diminuída para a competição.

Apresentou-se apenas com 10 atletas, contra os doze recomendáveis. Não havia muito a fazer. A aparente superioridade inicial do Interclube, aos poucos transformou-se em domínio do jogo em todos os capítulos.

A passagem à meia final é meritória. Nesta fase, Necas e seguidores terão pela frente o detentor do ceptro, Petro de Luanda.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão principal da Cidadela, jogo pontuável para os quartos-de-final, com assistência de cerca de 250 expectadores, sob arbitragem de Foster Charles (África do Sul), Maiga Youssuf (Mali) e Tonton Banza (RDC), as equipas alinharam do seguinte modo:INTERCLUBE: Hélder Domingos (0), Simão Santos (2), Simão Panzo (4), Euclides Camacho (20), José Santos (17), Miguel Santos (0), Jorge Taty (2), Nivaldo Sumbo (0), Vicenmte Neto (6), Adilson Câmara (3), Lifetu Selengue (7) e Mokotee Fabrice (4 ).TREINADOR: Manuel Sousa “Necas”NIGER POTTERS: Okoro Victor (5), A. Otnneil (0), Sati Paul (5), Abubacar Usman (15), Abubacar Yussuk (6), Fruk Oyalade (5), Chidozie Nwoye (4), Abdula Yusut (0), Stanley Gumut (12), e Dreams Nuel (4).TREINADOR: Abdu Kuta Resultado final: 56-65

Taça dos Clubes Campeões: MBC e Aspac decidem nona posição

As formações do MBC da Guiné Conacry e Aspac (Benin) disputam, esta tarde, o nono lugar da 22ª Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol Sénior Masculino, em partida a ter lugar no pavilhão do Tafe, em Cabinda.

Nos primeiros jogos das classificativas da fase de consolação do 9º ao 12º postos, realizados quinta-feira, o Aspac venceu o Ferroviário da Beira de Moçambique, por 55-50, e o MBC ganhou o Stade Malien do Mali, por 57-45.

Ainda hoje, os dois vencidos defrontam-se na tentativa de evitarem a último lugar da tabela classificativa.

Os jogos para disputa do quinto e sétimo lugares terá lugar igualmente hoje, na cidade de Luanda, envolvendo as equipas do APR (Rwa) - BS Onatra (RDC), às 14 horas e ASB Kauka (RDC)- Niger Potters (Nigéria) às 16h.

Taça Campeões: Garantida presença angolana na final

A equipas angolanas do Petro de Luanda (detentor do título) e Interclube defrontam-se hoje nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol sénior masculinos que decorre desde o passado dia 13 no país.

O jogo, a decorrer no pavilhão principal da Cidadela, vai opor duas equipas com objectivos diferentes, mas que normalmente equilibram nos confrontos entre si. O Petro de Luanda almeja a revalidação do troféu, ao passo que o Interclube definiu a presença na final como meta.

Os "petrolíferos", que quinta-feira afastaram o ASB Kauka da RD Congo (79-45), são favoritos, não só por serem detentores do título, mas porque possuem melhor conjunto que o adversário. Além do jogo colectivo, têm atletas que num lance individual podem decidir um encontro como são os casos dos campeões africanos Carlos Morais, Milton Barros, Eduardo Mingas, entre outros.

Por outro lado, os "polícias" alternam o bom e o mau nos jogos diante dos dois "grandes" do Campeonato Nacional (Petro de Luanda e 1º de Agosto). Numa partida podem complicar a "vida" aos "tricolores" e quiçá vencer e noutra podem perder por uma vantagem considerável.

Ao baterem quinta-feira o Niger Potters da Nigéria (65-56), os pupilos de Manuel de Sousa "Necas" garantiram presença nas meias-finais, com plantel de nível médio, onde se destacam José Nascimento e Vicente Neto.

Na outra partida da semi-final o 1º de Agosto, que afastou o BC Onatra da RD Congo por 104-46, mede forças com o ABC da Cote D´Ivoire que venceu nos quartos de final o APR do Rwanda por 81-37.

O encontro vai opor duas formações que já conquistaram o título africano de clubes e que entraram para a competição com o objectivo de reconquistá-lo. Depois de dois troféus consecutivos (2002/2004), os "militares" foram destronados, em 2005, pelos ivoirenses que venceram na final o Interclube.

Taça Campeões:Três equipas angolanas nas meias-finais

As formações do 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube apuraram-se quinta-feira, em Luanda, para as meias-finais, da XXII dos clubes campeões Africanos em basquetebol, ao derrotar os respectivos adversários nos quartos-de-final.

Em partidas disputadas no pavilhão da Cidadela, a formação "militar" venceu a equipa do BC ONATRA do Congo Democrático (104-46), o ASB Kawca da RDC perdeu diante do Petro de Luanda (45-79), o Inter ganhou o Niger Potters da Nigéria (65-56) e por fim o ABC da Côte d´Ivoire derrotou o APR do Rwanda (81-37).

Com estes triunfos, as equipas de casa criam um "bloco" que se completa com o ABC, nas meias finais.

As formações anfitriãs continuam a demonstrar a sua superioridade em todos os aspectos, mercê do empenho, experiência e elevado nível de competitividade que os jogadores apresentam.

A propósito, o director técnico da Federação Angolana de futebol, Nuno Teixeira, mostrou-se insatisfeito devido ao baixo nível de preparação das equipas visitantes. Segundo disse, comparativamente às edições anteriores, nesta os angolanos não encontram adversários à altura.

Por esta razão, Nuno Teixeira prevê um desfecho airoso para os representantes Angolanos nestas competições, ao admitir uma final entre formações do mesmo país.

Em declarações à Angop, o dirigente desportivo disse que o público angolano está habituado a assistir competições do género, um basquetebol equilibrado, mas lamentou o facto de nesta edição os adversários demonstrarem um fraco nível de preparação.

"Encontramo-nos nas meias-finais e apenas com equipas angolanas (excepto o ABC). Isso demonstra que os adversários não estão preparados para fazer face às formações de Angola", afirmou o Nuno Teixeira.

Mostrou-se também reservado quanto aos comentários ao nível da arbitragem seleccionada para a prova, porque, segundo disse, o fraco nível das formações envolvidas não lhe permite fazer uma avaliação profunda.

Taça Campeões/Resultados dos quartos-de-final

Resultados dos jogos de hoje, referentes aos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino, que se disputa em Angola:
Resultados (quartos de final)
BC Onatra (RDC) - 1º de Agosto, 46-104
ASB KAUKA (RDC) - Petro de Luanda, 45-79
Niger Potters (Nigéria) - Interclube, 65-56
APR Rwanda - ABC, 37-81
APURADOS PARA MEIAS-FINAIS

(dia 21)

Petro de Luanda - Interclube

1º de Agosto – ABC.

Taça dos Campeões: (BC Onatra - 1º de Agosto) - Ficha

O 1º de Agosto qualificou-se para as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol sénior masculino, ao vencer hoje no pavilhão principal da Cidadela o BC Onatra por 104-46.

Com arbitragem do queniano Vitalis Gode e o moçambicano Abreu Muhimua, as equipas alinharam da seguinte forma:

BC Onatra - Mbanzi Ngandu (11), Rossy Badio (00), Dialunda Fabrice (00), Tshiambanga Kabangu (14), Thiabula Kayinda (02), Presta Malemba (06), Doct Mutumbo (04), Saidi Amisi (02), Tomba Rodrigue (00), Mabilana Samura (00), Ndelo Isasi (05), Mulamba Mutombo (02).
Treinador: Mozingo Mozim

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (12), Armando Costa (10), Marques Houtmam (02), Olímpio Cipriano (18), KIkas Gomes (04), Felizardo Ambrósio (09), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (07), Abdel Bouckar (02), Carlos Almeida (21), Miguel Lutonda (08), Rodrigo Mascarenhas (05).
Treinador: Jaime Covilhã

Resultados parciais: 18-21, 24-51, 29-82, 46-104

Taça dos Campeões: 1º de Agosto ´´esmaga`` BC Onatra e qualifica-se para as meias-finais

O 1º de Agosto qualificou-se para as meias-finais da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol sénior masculino ao cilindrar hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o BC Onatra do RD Congo por 104-46.

Depois da fraca prestação exibida na primeira fase, onde encontraram adversários de nível baixo, os "militares" conseguiram mostrar o seu real valor vencendo por uma diferença de 58 pontos, com 21 pontos de Carlos Almeida.

O primeiro quarto terminou equilibrado, com as duas equipas a apostarem no lançamento a longa distância. Depois de começar a vencer por 5-0, os pupilos de Jaime Covilhã deixaram-se ultrapassar e a um minuto do final do período perdiam por dois pontos (17-15).

Mas os "rubro-negros" retomaram a liderança no marcador e, jogados 10 minutos, fixaram o resultado em 21-18 a seu favor.

No segundo quarto, com as entradas dos jovens Mayzer Alexandre, Felizardo Ambrósio e Armando Costa, a formação angolana imprimiu mais velocidade no encontro e começou a construir a vitória que lhe garante presença nas meias-finais da prova.

Olímpio Cipriano, com 18 pontos, foi o melhor marcador na primeira parte. O extremo esteve em destaque convertendo os quatro lançamentos tentados na linha dos dois pontos (4/4) e três dos quatro a longa distância (3/4).

Na terceiro período o 1º de Agosto continuou a impor a sua superioridade técnica e táctica marcando 31 pontos contra cinco do adversário, ampliando a vantagem para 53 pontos (82-29).

No quarto decisivo assistiu-se um jogo exibicional, com os "rubro-negros" a jogarem mais para o espectáculo e técnico Jaime Covilhã a aproveitar para rodar os atletas menos utilizados, como são os casos de Marques Houtmam e Vlademir Ricardino e o BC Onatra procurando marcar o maior número de pontos possíveis.

Carlos Almeida que não jogou, por opção técnica, na partida de encerramento da primeira fase frente ao Aspac do Benin, entrou apenas nos últimos dois minutos do terceiro quarto e foi o melhor marcador do encontro com 21 pontos, destacando-se nos lançamentos de triplos (6/7).

Com esta vitória o 1º de Agosto apurou-se para a semi-final onde vai defrontar o vencedor do jogo entre o ABC da Cote D´Ivoire e APR do Rwanda.

20 dezembro 2007

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA : Interclube com tarefa difícil nos quartos-de-final

A 22ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, em seniores masculinos, faz disputar hoje os quartos-de-final, a partir das 14 horas, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em Luanda.

Dos representantes angolanos à segunda fase da competição, o Interclube é a equipa que tem tarefa mais difícil, diante do Níger Potters, com vista a aquisição do passe para as meias-finais. Após a disputa da fase preliminar em Luanda, eis que chegou a “recta” final da prova, a ser jogada em sistema de eliminatória.

A partida destaca-se sobre as demais, devido o nível competitivo das duas equipas, o que faz antever um jogo emotivo. A formação da polícia averbou apenas uma derrota na primeira fase, diante do 1º de Agosto.

Contudo enfrentou momentos difíceis com o MBC da Guiné Conacry e com o APR do Rwanda. Tem permitido alguma facilidade às equipas teoricamente mais fracas.

Mas hoje a situação é completamente diferente. O Interclube defronta tão somente o terceiro classificado do grupo “B”, portanto, uma equipa com um nível mais ou menos equiparado ao seu. Possui jogadores altos e vem de um campeonato nacional bastante competitivo “Necas” e pupilos terão que se empenhar ao máximo para a conquista dos dois pontos e consequente apuramento às meias finais.

Outro jogo interessante para hoje é o APR do Rwanda –ABC da Cote d’Ivoire, previsto para às 14 horas. A par das equipas angolanas, a formação da Cote d’Ivoire é das melhores do campeonato e pode concretizar hoje o objectivo de passar às meias finais.

Aliás, tendo conquistado o troféu em 2005, o objectivo principal é alcançar a final. A equipa está moralizada, pois ao longo do campeonato averbou apenas uma derrota (frente ao Petro, na última jornada da primeira fase).Sem tirar mérito ao APR do Rwanda, o favoritismo recai para a formação ivoiriense, que tem neste momento a missão de passar a teoria para a prática.

1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam adversários acessíveis

O 1º de Agosto é a primeira formação angolana a entrar em cena numa partida agendada para as 16 horas, diante do BC Onatra da República Democrática do Congo.

A equipa militar apurou-se à segunda fase após a conquista de três vitórias na fase preliminar, enquanto que a formação do Congo Democrático teve que esperar pela última jornada para saber se vinha a Luanda disputar os quartos-de-final.

O 1º de Agosto tem a seu favor o facto de ter jogadores experientes e o de ter adquirido bons reforços para a presente época desportiva.

É das melhores equipas deste campeonato, daí o objectivo de recuperar o troféu da Taça dos Clubes, que perdeu há cerca de um ano para o arquirival, Petro de Luanda.Já o BC Onatra vale-se pela boa ascensão na primeira fase, depois das derrotas obtidas frente ao Petro de Luanda, ABC e Nigger Potter, o que lhe permitiu apurar-se à fase final.

Contudo, os seus jogadores são inexperientes e desprovidos da técnica e tática dos agostinos. Estes últimos aspectos pesam a seu desfavor.

Depois desta partida (às 18 horas), o ASB Kauka, também da República Democrática do Congo, e o Petro de Luanda medem forças para a definição da segunda equipa apurada às meias finais.

O Petro entra tranquilo para a quadra de jogos, pois sabe que vai defrontar um adversário com poucas hipóteses de passar às meias finais. Ainda assim, toda a cautela será necessária, pois o excesso de confiança pode fazer mal ao conjunto.

Ao Petro será importante confirmar o favoritismo, que lhe é atribuído nos primeiros quartos de tempo, para preocupar-se apenas com os números da partida no final.

Quartos-de-final (Luanda)

Dia 2014h00 BC Onatra (RDC) - 1º de Agosto (ANGOLA)16h00 ASB Kauka (RDC) - Petro de Luanda (ANGOLA)18h00 Níger Potters (Nigéria) - Interclube (ANGOLA)20h00 APR Rwanda - ABC (Côte d Ivoire)Classificativas do 9º ao 12º- lugar (Cabinda)Dia 2015h00 Stade Malien (Mali) - MBC Guiné17h00 ASPAC Benin - Ferroviário da Beira (Moçambique)Meias – finais (Luanda)Vencedor (33) X vencedor (36)Vencedor (34) X vencedor (35)(Dia 22) Disputa do terceiro lugar (Luanda)Derrotado X derrotadoFinal (Luanda)Vencedor X vencedor (18h30)

ANGOLA : Clube do Eixo Viário liquida dívida com o Hotel Roma

A direcção do Petro de Luanda liquidou ontem a dívida que tinha com o Hotel Roma, no Huambo, relativa a hospedagem e alimentação da sua equipa e do Ferroviário da Beira, durante a disputa do Grupo “B”, preliminar da Taça dos Clubes Campões Africanos de basquetebol.

As seis equipas que disputaram o Grupo “B” seguiram viagem ontem de manhã do Huambo para Cabinda, palco das classificativas, e Luanda, onde vai decorrer os quartos de final.A gestão do Hotel Roma prometeu fazer reféns a equipa sénior masculina do Petro e do Ferroviário da Beira, após a disputa da fase preliminar, da prova, que encerrou terça-feira à noite.

Ontem, após negociações entre a Direcção do Hotel Roma, dirigentes do Petro, presentes no Huambo, e o director provincial do desporto na província, Bernado Suca, ficou decidido que o clube do eixo viário, organizador da prova, devesse liquidar a dívida de hospedagem e alimentação até a próxima semana.

Entretanto, a direcção do clube petrolífero não esperou até a próxima semana e ontem mesmo transferiu cerca de 35 mil dólares, relativos a dívida, para o Hotel Roma. Terça-feira à noite, elementos da gestão do Hotel Roma retiraram as chaves aos atletas e dirigentes do Petro e do Ferroviário da Beira sob o pretexto da dívida.

Após longas negociações a gestão do hotel resolveu ceder, para que as equipas voltassem a passar a noite no hotel, com o compromisso de os fazer reféns caso não liquidassem a dívida.Recorde-se que a equipa do Petro de Luanda encontra-se em Luanda, enquanto a do Ferroviário está em Cabinda.

Ginguba reitera objectivo de revalidar o título

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, reiterou, na cidade do Huambo após triunfo de 78-64 sobre o ABC da Côte ­d’ ­Ivoire, o desejo da sua ­equipa revalidar o título de campeão ­africano de clubes.

“Mesmo com uma série de problemas físicos que apoquentam os meus atletas, continuamos firmes no cumprimento das nossas obrigações por sermos organizadores da prova e detentores do título”, ­admitiu.

A partir dos quartos-de-final, Ginguba prevê contar já com Carlos Morais (adoentado) Shaonon Croocks e Milton Barros, ambos com limitações físicas.

ANGOLA : Cabinda acolhe classificativas do nono ao décimo segundo lugar

Stade Malien (Mali) – MBC (Guiné Conacri) e ASPAC (Benin) – Ferroviário da Beira são os jogos das classificativas do 9º ao 12º lugar da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol que se realizam hoje, no pavilhão do Tafe, a partir das 15 horas.

As equipas vencedoras destes confrontos jogam amanhã às 17 horas entre si, para disputarem o nono lugar da prova. Enquanto que as formações vencidas, defrontam-se às 15 horas para a décima primeira posição.

As quatro agremiações que se encontram em Cabinda ocuparam os dois últimos lugares dos dois grupos preliminares da competição, respectivamente na província de Cabinda e Huambo.

No grupo “A” foram afastadas da segunda fase, as formações do MBC da Guiné Conacry e ASPAC do Benin, ao passo que no “B” ficaram de fora as equipas do Stade Malien e do Ferroviário da Beira.

No primeiro desafio, a formação do MBC da Guine Conacry tem todas as hipóteses de vencer, devido a qualidade técnica que alguns dos seus jogadores possuem. Nos jogos que fez na primeira fase, demonstrou que é madura e dinâmica. Contudo, os guineenses não se devem esquecer que o seu adversário está motivado, porque deseja estar entre os nove melhores da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

O Stade Malien é uma equipa a ter em conta devido ao empenho que demonstrou na província do Huambo. No segundo jogo, o Aspac do Benin encontrará muitas dificuldades para defrontar a equipa do Ferroviário da Beira. Os moçambicanos têm maior probabilidade de discutir o nono lugar passando, é claro, pelo Aspac do Benin.

Contudo, o desporto é imprevisível. Apesar de não ter somado nenhuma vitória na fase preliminar, o Aspac vai fazer tudo para vencer o desafio, de modo a seguir em frente nesta ultima etapa da prova.

Técnico do MBC da GuinéConacry critica arbitragem

O técnico principal da formação do MBC da Guiné Conacry, Keita Lancinet, criticou a forma como os árbitros apitaram os dois últimos jogos que a sua equipa efectuou na fase preliminar, nomeadamente frente ao Interclube e ao APR do Rwanda, pontuáveis para quarta e quinta jornadas.

Segundo Keita Lancinet, os árbitros indicados pela Fiba África para apitarem os últimos dois jogos, prejudicaram a sua formação, já que foi inibida de fazer o seu jogo normal, diante dos seus adversários.

A situação, segundo disse, causou muitos constrangimentos ao grupo, tendo referido que os árbitros estavam a usar regras da modalidade de futebol e não de basquetebol.

“A minha equipa jogou muito bem durante a fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, mas os árbitros não nos quiseram ver jogar o verdadeiro basquetebol, que os africanos precisam de praticar. Se apitar é assim, então estamos a jogar futebol e não basquetebol”, disse.

O treinador acrescentou que tinha todas as hipóteses de vencer o Interclube e o APR do Rwanda para estar na segunda fase da competição, mas os árbitros assinalavam faltas desnecessárias que embaraçaram a sua equipa. JS

MOÇAMBIQUE : Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol : Ferroviário afastado dos quartos-de-final

O FERROVIÁRIO da Beira foi afastado dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol, em seniores masculinos, ao perder na noite da última terça-feira, frente ao BC Onatra da RD Congo, por 71-45, em partida da quinta e última jornada do Grupo “B”.
Ao intervalo, os “locomotivas”, que precisavam de vencer este desafio para transitarem à segunda fase, já perdiam por 19-39, diferença que já espelhava a maior desenvoltura da equipa congolesa. Aliás, os quatro períodos foram dominados pelo BC Onatra (21-15, 18-4, 18-12, 18-10). Conforme mostram os números, a prestação do único representante nacional em prova foi deplorável, sobretudo no segundo período onde só marcou quatro pontos.

Presta Malemba, com 26 pontos, foi a grande figura do encontro, enquanto pela turma do Ferroviário realce para Armando Baptista (16).

A má prestação do Ferroviário foi alvo de críticas do treinador da colectividade, José Delfino. "Cometemos vários erros de marcação na recuperação defensiva, tendo permitido que o adversário surgisse constantemente em condições privilegiadas para lançar ao cesto. Nos primeiros 20 minutos, o BC Onatra fez muitos contra-ataques em situações numéricas vantajosas que determinaram a nossa derrota”, sublinhou.

A VEZ DO ASPAC

Resta agora à equipa “locomotiva” lutar, hoje, a partir das 16:00 horas, pelo nono lugar frente ao Aspac do Benin, o último classificado do Grupo “A”. Esta poderá ser a última oportunidade dos pupilos de José Delfino saírem das terras angolanas com alguma honra. Esta fase de classificação do nono ao 12º lugares disputa-se em Cabinda, depois da etapa de grupos ter decorrido no Huambo. A outra partida das eliminatórias será disputada entre o Stade Malien (Mali) e MBC da Guiné Conacri.

FAVORITOS EM PESO NOS “QUARTOS”

As equipas angolanas do Petro de Luanda, detentor do título, e do 1º de Agosto, vice-campeão, Interclube e ABC da Costa do Marfim, campeão africano em 2005, carimbaram o passaporte para os quartos-de-final.

As outras formações apuradas para esta fase são: Niger Potters (Nigéria), Onatra da RD Congo, ASB KAUKA (RDC) e APR Ruanda.

Esta fase disputa-se em Luanda, capital angolana.

QUARTOS-DE-FINAIS (LUANDA)

Hoje (20/12/07)
15h00 - BC Onatra (RDC) - 1º de Agosto (ANGOLA)
17h00 - ASB KAUKA (RDC) - Petro de Luanda (ANGOLA)
19h00 - Niger Potters (Nigéria) - Interclube (ANGOLA)
21h00 - APR Ruanda - ABC (Costa do Marfim)

Classificativas ( 9° a 12° lugares)
16h00 - Stade Malien (Mali) - MBC Guiné
18h00 - ASPAC Benin - Ferroviário da Beira (Moçambique)

Resultados e classificação final do grupo A da Taça dos Campeões

A primeira fase da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol Seniores Masculinos terminou terça-feira, em Cabinda, com o 1º de Agosto a consolidar o primeiro lugar, seguido do Interclube.

Resultados da última jornada:

Interclube (Ang) - ASB Kauka 87-57
Aspac (Ben) - 1º de Agosto 50-93
MBC (Gui) - APR (Rwa) 55-72

Classificação:

Clubes-----Jogos/Pontos

1º.1º de Agosto 05/10
2º.Interclube 05/09
3º.APR 05/07
4º.ASB Kauka 05/07
5º.MBC 05/07
6º.Aspac 05/05

Qualificaram-se para a segunda fase, a decorrer em Luanda a partir de dia 20, as equipas do 1º de Agosto, Interclube, APR do Rwanda e ASB Kauka da RD Congo. As formações do MBC da Guiné Conacry e Aspac do Benin ficam em Cabinda para a disputa das classificativas do nono ao 12º lugar.

19 dezembro 2007

Taça dos Campeões: Ginguba reitera desejo de conquistar a prova

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, reiterou hoje na cidade do Huambo após triunfo de 78-64 sobre o ABC da Côte d’ Ivoire o desejo da sua equipa pela revalidação do titulo de campeão africano de clubes.

“Mesmo com uma série de problemas físicos que apoquentam os meus atletas, continuamos firmes no cumprimento das nossas obrigações por sermos organizadores da prova e detentores do título”, admitiu.

A partir dos quartos de finais, Ginguba prevê contar já com Carlos Morais (adoentado) Shaonon Croocks e Milton Barros, ambos com limitações físicas.

Taça dos Campeões: Emparceiramentos dos quartos-de-final e classificativas

Emparceiramento dos quartos-de-finais e das classificativas do nono ao 12º lugares da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino, que se disputa em Angola.

Quartos-de-finais (Luanda)

Dia 20

14h00 BC Onatra (RDC) - 1º de Agosto (ANGOLA)
16h00 ASB KAUKA (RDC) - Petro de Luanda (ANGOLA)
18h00 Niger Potters (Nigéria) - Interclube (ANGOLA)
20h00 APR Rwanda - ABC (Côte d Ivoire)

Classificativas

Dia 20

15h00 Stade Malien (Mali) - MBC Guiné
17h00 ASPAC Benin - Ferroviário da Beira (Moçambique)

Taça dos Campeões: Petro despede-se do Huambo sem derrota

Em ambiente de euforia dos adeptos locais, o Petro de Luanda despediu-se da cidade do Huambo com vitória sobre o ABC da Côte d Ivoire, por 78-64 (40-37), na quinta e última jornada do Grupo B da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino.

Numa partida em que o “homem do jogo” foi Eduardo Mingas, melhor cestinha (20 pontos), o detentor do título continental de clubes viveu hoje o primeiro sinal de dificuldade, embora tenha liderado os quatro quartos.

Alberto de Carvalho “Ginguba”, o treinador petrolífero, apostou frente ao ABC em Milton Barros, que nos últimos desafios esteve limitado por estar adoentado, e deixou fora do banco Carlos Morais.

Com Mingas, Shannon Croocks (15), Luís Costa (11), Francisco Horácio (11) e Leonel Paulo (10) em grande plano, a equipa tricolor suplantou a adversária que tentou resistir em alguns momentos da partida, sobretudo nos primeiros dois períodos (22-21, 27-23).

De baixo das tabelas, Mingas e Croocks também fizeram diferença, com seis ressaltos para cada, quatro defensivos e dois ofensivos, ao passo que Francisco Horácio foi o triplista pelo Petro com três convertidos em nove tentativas.

Mais corrido que noutros desafios já disputados nesta fase “planáltica”, os campeões nacionais e continentais reservaram-se ao direito de utilizar quase todos os jogadores, porém a segunda parte foi mais tranquila para os angolanos, que sufocaram o ABC nos dois últimos quartos, com os parciais de 20-10 e 18-17.

Do lado adversário, sobressaíram as exibições Ninmol Nanbam (14 pontos) e Toualy Serges (13).

Com este resultado, o Petro de Luanda terminou invicto o Grupo B, com 10 pontos, seguido pelo ABC com nove. Em terceiro e quarto lugares quedaram-se, respectivamente, o Níger Potters (Nigéria) e BC Onatra (RD Congo), com oito e sete pontos.

Taça dos Clubes Campeões: Petro de Luanda-ABC (ficha técnica)

Sob ajuizamento do queniano Vitalis Gode e Tonton Banza da RDC, as duas equipas alinharam e pontuaram da seguinte forma:

Petro - Eduardo Mingas (20), Luís Costa (11), Carlos Morais (0), Fernando Albano (0), Leonel Paulo (10), Joaquim Xavier (3), Shaonon Croocks (15), Victor Muzadi (0), Francisco Horácio (11), Milton Barros (8), Domingos Bonifácio (0), Victor Carvalho (0). Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.

ABC da Côte d’ Ivoire - Tiene Ange (0), Gbott Celestin (6), Kokoun August (0), Besse Marcel (1), Ebikoro Eteimowei (11), Affi Anderson (7), Abo Herve (0), Diamah Alain (0), Ninmol Nanbam (14), Amalabian Blaise (8), Toualy Serges (4), Konate Stephane (13). Treinador: Djouadji Clement.

Marcha no marcador (22-21, 18-16, 20-10 e 18-17). Resultado final (78-64).

Taça dos Campeões: Técnico do BC Onatra promete surpresas em Luanda

O técnico do BC Onatra da RDC, Mozingo Mozim, assumiu hoje na cidade do Huambo o desejo da sua equipa querer protagonizar surpresa na 22ª Taça de África dos Clubes Campeões.

Possível adversário do 1º de Agosto ou Interclube, Mozingo atribui total favoritismo às equipas angolanas, mas não esconde o desejo de triunfar.

“Temos muitas informações quer de uma ou de outra equipa e vamos para o jogo precavidos em todos aspectos para não sermos derrotados”, disse.

Taça dos Campeões: Niger Potters-Stade Malien (ficha técnica)

Sob ajuizamento da dupla angolana Fernando Pacheco e António Bernardo, as equipas alinharam e pontuaram da seguinte forma:

Níger Potters da Nigéria - Okoro Victor (2), Otnneil(0), Sati Paul (6), Abubakar Usman (16), AbubakarYusuf (15), Faruk Oyalade (0), Chidozie Nwoye (0),Abdula Yusut (0), Stanley Gumut (18), Dreams Nuel(10). Treinador:Adamou Abdul Kuta.

Stade Malien do Mali - Amadou Kaba (9), Younousa Maiga(10), mahamadou Tangara (14), Hamidou Simpara (5),Yacouba Taoré (0), David Ogunsoula (7), Moussa Kone(3), ba Diallo (4), Mory Diane (4), Moussa Diallo (4),Ibrahima Niambele (8), Ibrahima Dembele (0). Treinador: Sekou Tamboura. A equipa nigeriana venceu por 73-68, com parciais de12-16, 27-28 e 53-47, ao longo dos quatro períodos dejogo.

Taça dos Campeões: Onatra vence e apura-se aos `quartos´

Ao vencer hoje os moçambicanos do Ferroviário da Beira por 75-41 (39-19), o BC Onatra da RD Congo apurou-se para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, a disputarem-se em Luanda, relegando à consolação o adversário.

Com este resultado, os congoleses, que não encontraram dificuldades para ultrapassar os moçambicanos (21-15, 18-4, 18-12, 18-10), garantiram a última vaga do Grupo B, terminando na quarta posição com sete pontos, ao passo que a equipa do índico ficou na quinta e penúltima colocação, com seis.

Presta Malemba, com 26 pontos, voltou a ser o destaque na formação do Onatra, enquanto pela turma do Ferroviário realce para Armando Baptista (16).

Deste modo, o conjunto da RD Congo defrontará na próxima fase o vencedor do Grupo A, disputado em Cabinda, ao passo que o de Moçambique terá pela frente, nas classificativas do nono ao 12º lugares, o último do "A".

Estão apurados para os quartos-de-finais Petro de Luanda, ABC da Côte d Ivoire, Niger Potters (Nigéria) e Onatra da RD Congo. Disputa-se neste momento a liderança do Grupo entre petrolíferos e ivoirienses.

Taça dos Campeões: Treinador do Ferroviário critica atletas

O treinador do Ferroviário da Beira (Moçambique), José Delfino, mostrou-se desapontado com o desempenho dos seus atletas na derrota (41-75) diante do BC Onatra da RD Congo.

A derrota afastou a equipa moçambicana dos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, pois terminou na quinta posição do Grupo B preliminar, disputado no Huambo.

Delfino disse que os seus atletas cometeram vários erros de marcação na recuperação defensiva, tendo permitido que o adversário surgisse constantemente em condições privilegiadas para lançar ao cesto.

“Nos primeiros 20 minutos, o BC Onatra fez muitos contra-ataques em situações numéricas vantajosas que determinaram a nossa derrota”, sublinhou.

O Ferroviário tinha como ambição apurar-se para os quartos-de-finais da 22ª Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol.

18 dezembro 2007

Taça Campeões: Níger Potters confirma terceiro lugar do Grupo B

Com Stanley Gumut (18), Abubakar Usman (16) e Abubakar Yusuf (15) em destaque, o Níger Potters da Nigéria assegurou hoje a terceira posição do Grupo B da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol sénior masculino, mercê do triunfo sobre o Stade Malien (Mali), por 73-68, na quinta e última jornada.

O base nigeriano e melhor marcador da partida ajudou ainda a sua equipa com 10 ressaltos, sendo quatro ofensivos e seis defensivos, ao passo que Mahamadou Tanagra evidenciou entre os malianos, com 14 pontos convertidos.

Com esta vitória do Níger Potters, que esteve em vantagem em dois dos quatro períodos previstos (12-16, 15-12, 26-19, 20-21), a equipa de Abdu Kuta termina a primeira fase com oito pontos, ao passo que o Stade Malien ficou na última posição, com cinco pontos de igual número de derrotas.

Deste modo, os nigerianos vão defrontar nos quartos-de-finais, em Luanda, o segundo do grupo A, que poderá o Interclube ou 1º de Agosto, pois estas duas formações angolanas lutam pela liderança da série sedeada em Cabinda.

Quanto ao Stade, este tem viagem confirmada para a fase de consolação em Cabinda, na luta do 9º ao 12º lugares, e deverá medir forças com o quinto colocado do Grupo A.

Taça dos Campeões: Petro mantém-se invicto na prova

O Petro de Luanda mantém-se invicto na defesa do título continental de basquetebol sénior masculino, ao vencer segunda-feira, no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, o Ferroviário da Beira de Moçambique, por 97-32, num jogo com estilo de treino para os angolanos.

O norte-americano Shannon Croocks destacou-se na partida com 13 pontos, num encontro em que os “tricolores” cumpriram apenas calendário com um adversário sem “chama e nem força” suficiente para travar as acções dos comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Além de Croocks, Eduardo Mingas (12), Milton Barros (11), Leonel Paulo (10), Victor Muzadi (10), Francisco Horácio (10) e Domingos Bonifácio (10) “esmagaram” os moçambicanos, que tiveram em Nilton Manheira a principal unidade (10 pontos).

Quando os espectadores aguardavam pela “chapa 100”, os jogadores petrolíferos “adormeceram” no resultado da primeira parte (47-18), depois de favoráveis 14-27 do período inicial, e só “acordaram” a um minuto do fim do encontro.

Num ritmo relaxante, o esforço foi mínimo para ultrapassar o adversário, que pouco fez para mudar o resultado, embora tenha evitado o centésimo ponto. Ainda assim, um erro da mesa de arbitragem “tirou” dois pontos ao Petro de Luanda, quando o “placard” registava 99-32. Segundos mais tarde, alterou-se para 97-32, sob contestação dos tricolores.

Nos dois últimos períodos, o Petro dominou, respectivamente, por 59-18 e 87-27, fixando o resultado em 97-32. Hoje, o campeão em título defronta o ABC da Cote d’Ivoire, na quinta e última jornada da série B. Ambos somam oito pontos.

ANGOLA: Petro e ABC decidem liderança do Grupo B da Taça dos Campeões

Invicto com oito pontos, o Petro de Luanda (detentor do título continental de clubes) defronta hoje, terça-feira, no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, no Huambo, o ABC da Cote d’Ivoire, na quinta e última jornada do Grupo B da Taça dos Campeões Africanos em Basquetebol Seniores Masculinos.

O adversário dos petrolíferos também ainda não perdeu na prova, pelo que estará em jogo a liderança da série. Ambos os conjuntos somam oito pontos e têm os quartos-de-final garantido, mas há o orgulho de cada uma das equipas de terminar em primeiro lugar.

O Petro de Luanda venceu, respectivamente, o BC Onatra da RD Congo (85-53), Níger Potters da Nigéria (81-58), Stade Malien do Mali (74-42) e Ferroviário da Beira de Moçambique (97-32).

Por sua vez, o ABC derrotou o Ferroviário (89-22), BC Onatra (85-52), Stade Malien (77-46) e Níger Potters (82-73).

Por outro lado, Ferroviário e Onatra lutam hoje pela última vaga dos quartos-de-final da competição, já que o Stade Malien do Mali confirmou segunda-feira, após derrota (51-74) diante dos congoleses, a “viagem” de consolação à cidade de Cabinda, palco das classificativas do nono ao 12º lugares.