Africa Basquetebol

20 dezembro 2007

ANGOLA : Cabinda acolhe classificativas do nono ao décimo segundo lugar

Stade Malien (Mali) – MBC (Guiné Conacri) e ASPAC (Benin) – Ferroviário da Beira são os jogos das classificativas do 9º ao 12º lugar da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol que se realizam hoje, no pavilhão do Tafe, a partir das 15 horas.

As equipas vencedoras destes confrontos jogam amanhã às 17 horas entre si, para disputarem o nono lugar da prova. Enquanto que as formações vencidas, defrontam-se às 15 horas para a décima primeira posição.

As quatro agremiações que se encontram em Cabinda ocuparam os dois últimos lugares dos dois grupos preliminares da competição, respectivamente na província de Cabinda e Huambo.

No grupo “A” foram afastadas da segunda fase, as formações do MBC da Guiné Conacry e ASPAC do Benin, ao passo que no “B” ficaram de fora as equipas do Stade Malien e do Ferroviário da Beira.

No primeiro desafio, a formação do MBC da Guine Conacry tem todas as hipóteses de vencer, devido a qualidade técnica que alguns dos seus jogadores possuem. Nos jogos que fez na primeira fase, demonstrou que é madura e dinâmica. Contudo, os guineenses não se devem esquecer que o seu adversário está motivado, porque deseja estar entre os nove melhores da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

O Stade Malien é uma equipa a ter em conta devido ao empenho que demonstrou na província do Huambo. No segundo jogo, o Aspac do Benin encontrará muitas dificuldades para defrontar a equipa do Ferroviário da Beira. Os moçambicanos têm maior probabilidade de discutir o nono lugar passando, é claro, pelo Aspac do Benin.

Contudo, o desporto é imprevisível. Apesar de não ter somado nenhuma vitória na fase preliminar, o Aspac vai fazer tudo para vencer o desafio, de modo a seguir em frente nesta ultima etapa da prova.

Técnico do MBC da GuinéConacry critica arbitragem

O técnico principal da formação do MBC da Guiné Conacry, Keita Lancinet, criticou a forma como os árbitros apitaram os dois últimos jogos que a sua equipa efectuou na fase preliminar, nomeadamente frente ao Interclube e ao APR do Rwanda, pontuáveis para quarta e quinta jornadas.

Segundo Keita Lancinet, os árbitros indicados pela Fiba África para apitarem os últimos dois jogos, prejudicaram a sua formação, já que foi inibida de fazer o seu jogo normal, diante dos seus adversários.

A situação, segundo disse, causou muitos constrangimentos ao grupo, tendo referido que os árbitros estavam a usar regras da modalidade de futebol e não de basquetebol.

“A minha equipa jogou muito bem durante a fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, mas os árbitros não nos quiseram ver jogar o verdadeiro basquetebol, que os africanos precisam de praticar. Se apitar é assim, então estamos a jogar futebol e não basquetebol”, disse.

O treinador acrescentou que tinha todas as hipóteses de vencer o Interclube e o APR do Rwanda para estar na segunda fase da competição, mas os árbitros assinalavam faltas desnecessárias que embaraçaram a sua equipa. JS