Africa Basquetebol

20 dezembro 2007

ANGOLA : Clube do Eixo Viário liquida dívida com o Hotel Roma

A direcção do Petro de Luanda liquidou ontem a dívida que tinha com o Hotel Roma, no Huambo, relativa a hospedagem e alimentação da sua equipa e do Ferroviário da Beira, durante a disputa do Grupo “B”, preliminar da Taça dos Clubes Campões Africanos de basquetebol.

As seis equipas que disputaram o Grupo “B” seguiram viagem ontem de manhã do Huambo para Cabinda, palco das classificativas, e Luanda, onde vai decorrer os quartos de final.A gestão do Hotel Roma prometeu fazer reféns a equipa sénior masculina do Petro e do Ferroviário da Beira, após a disputa da fase preliminar, da prova, que encerrou terça-feira à noite.

Ontem, após negociações entre a Direcção do Hotel Roma, dirigentes do Petro, presentes no Huambo, e o director provincial do desporto na província, Bernado Suca, ficou decidido que o clube do eixo viário, organizador da prova, devesse liquidar a dívida de hospedagem e alimentação até a próxima semana.

Entretanto, a direcção do clube petrolífero não esperou até a próxima semana e ontem mesmo transferiu cerca de 35 mil dólares, relativos a dívida, para o Hotel Roma. Terça-feira à noite, elementos da gestão do Hotel Roma retiraram as chaves aos atletas e dirigentes do Petro e do Ferroviário da Beira sob o pretexto da dívida.

Após longas negociações a gestão do hotel resolveu ceder, para que as equipas voltassem a passar a noite no hotel, com o compromisso de os fazer reféns caso não liquidassem a dívida.Recorde-se que a equipa do Petro de Luanda encontra-se em Luanda, enquanto a do Ferroviário está em Cabinda.

Ginguba reitera objectivo de revalidar o título

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, reiterou, na cidade do Huambo após triunfo de 78-64 sobre o ABC da Côte ­d’ ­Ivoire, o desejo da sua ­equipa revalidar o título de campeão ­africano de clubes.

“Mesmo com uma série de problemas físicos que apoquentam os meus atletas, continuamos firmes no cumprimento das nossas obrigações por sermos organizadores da prova e detentores do título”, ­admitiu.

A partir dos quartos-de-final, Ginguba prevê contar já com Carlos Morais (adoentado) Shaonon Croocks e Milton Barros, ambos com limitações físicas.