Africa Basquetebol

30 junho 2007

ANGOLA : MVP: Vice-presidente do Petro de Luanda destaca vitória do colectivo

O vice-presidente do Petro de Luanda Manuel Santana considerou que o desfecho da gala do basquetebol, realizada na noite de quinta-feira, nesta cidade, premiou o investimento feito pelo clube nesta época.

Em declarações hoje à Angop, Manuel Santana referiu que embora tivessem conseguido poucos títulos individuais, valeu o empenho do colectivo, que levou a conquista da taça de África dos clubes campeões e o campeonato nacional.

De acordo com o dirigente, foi necessário muita organização e disciplina para superar a concorrência, em especial o 1º de Agosto, adversário dos petrolíferos nas duas principais competições.

Manuel Santana sublinhou que o clube tricolor continuará a organizar-se sob todos os pontos de vista, tendo em conta os títulos que tem de defender.

O Petro de Luanda arrebatou quatro prémios durante a gala que distingiu os melhores da época basquetebolística, menos um que o 1º de Agosto, vice-campeão de África e de Angola.

O extremo Carlos Morais foi nomeado MVP, enquanto o poste norte-americano Frederick Gentry venceu nos dois pontos, Francisco Jordão foi o melhor triplista e Alberto de Carvalho o treinador do ano.

Lista de premiados: Vicente Neto (Interclube) "fair play", Felizardo Ambrósio (1º de Agosto) "revelação", Lifetu Selengue (Interclube) "melhor ressaltador", Frederick Gentry (Petro de Luanda) "melhor marcador dos dois pontos", Alberto de Carvalho (Petro de Luanda) "treinador do ano", Jorge Tati (Misto de Cabinda) "melhor da série B", e Igor Silva (Vila Clotilde) "melhor da série C", Olímpio Cipriano (1º de Agosto), melhor em lances livres, em recuperações e o melhor marcador do campeonato, Armando Costa (1º de Agosto) melhor em assistências. Domingos Simão - árbitro do ano.

CABO VERDE : Treinador de Cabo Verde convoca 17 pré-seleccionados

O técnico da selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculino, Manuel Trovoada "Mané", definiu já a lista dos 17 atletas para o estágio pré-competitivo, visando o Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2007). Tony Barros, António Moreira e Aldevino Monteiro são as novidades.

O primeiro actua na Universidade de Umsss (Boston) e o segundo na Universidade de Bryan College, ambas dos Estados Unidos da América, enquanto o último joga no Sport Lisboa e Benfica, de Portugal.

Segundo a Agência Noticiosa de Cabo Verde (Inforpress), Manuel Trovoada, cuja lista definitiva divulgará nos próximos dias, pode chamar ainda para os trabalhos preparatórios os atletas Ivan Almeida e Hélio Barbosa, que estão em teste em universidades americanas.

Os convocados começam a trabalhar a nove de Julho na Cidade da Praia, capital do arquipélago, visando garantir um lugar na equipa definitiva para o Afrobasket2007, prova que vai decorrer de 15 a 26 de Agosto em Angola, nas cidades de Benguela (Grupo A), Huíla (Grupo B), Huambo (Grupo C), Cabinda (Grupo D) e Luanda. Essa última acolherá o jogo de abertura (Angola-Rwanda) e as eliminatórias do primeiro ao oitavo lugar.

Cabo Verde será adversária dos anfitriões e "octo-campeões" de África na primeira fase da Série A, ao lado de Marrocos e Rwanda. Os jogos desse grupo serão em Benguela.

Eis a lista dos 17 pré-seleccionados de "Mané":
Marques Houtmam - F.C. Porto (Portugal)
Odair Sanches - ABC (Praia)
Lucas - Amibasket (Praia)
Waldir Soares - Pantera Negra (Sal)
Mário Correia - Maia Basket (Portugal)
Mário Jorge Neves - Belenenses (Portugal)
Tony Barros - Umsss Boston (EUA)
Adilson Monteiro - ABC (Praia)
Fidel Mendonça - Olivais de Coimbra (Portugal)
Aldevino Monteiro - Benfica (Portugal)
António Moreira - Bryan College (EUA)
Victor Hugo Fortes - ABC (Praia)
Rodrigo Mascarenhas – À experiência no 1º D’Agosto (Angola)
António Monteiro - MOU
Alcindo Nascimento - Académica de São Vicente
Agildo Cabral - Pantera Negra (Sal)
Aquiles Semedo – ABC (Praia)

29 junho 2007

ANGOLA : Carlos Morais eleito MVP2007

Carlos Morais é o MVP de 2007

Luanda, 29/06 - O extremo do Petro de Luanda Carlos Morais foi eleito Jogador Mais Valioso (MVP) do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (época 2007), destronando o seu colega de equipa Francisco Jordão.

A eleição aconteceu na Gala de Premiação na noite de quinta-feira, no Cine Tropical, promovida pela Federação Angolana de Basquetebol.

O atleta de 21 anos de idade "bateu" na corrida o troféu Olímpio Cipriano e Armando Costa, ambos do 1º de Agosto.

Deste modo, Carlos Morais, que iniciou a sua carreira no Petro de Luanda, destrona o anterior detentor do título Francisco Jordão, que durante a gala foi indicado como melhor triplista.

Olímpio Cipriano foi o jogador mais referenciado durante o acto, como melhor marcador do campeonato, nos lances livres e na recuperação.

Estes troféus tornaram o extremo "militar" no principal candidato ao prémio de MVP o que não aconteceu.

Foram ainda galardoados: Vicente Neto (Interclube) "fair play", Felizardo Ambrósio (1º de Agosto() "revelação", Lifetu Selengue (Interclube) "melhor ressaltador", Frederick Gentry (Petro de Luanda) "melhor marcador dos dois pontos", Alberto de Carvalho (Petro de Luanda) "treinador do ano", Jorge Tati (Misto de Cabinda) "melhor da série B", e Igor Silva (Vila Clotilde) "melhor da série C".

A gala de premiação foi organizada pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em parceria com a empresa organizadora de eventos desportivos "Casa Real".

28 junho 2007

ANGOLA : Octo campeões regressam à Luanda e começam a projectar o “Africano”

Os Octo Campeões Africanos da “bola ao cesto” que a 15 de Agosto próximo defrontam na jornada inaugural da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em Seniores Masculinos, vulgo Afrobasket/07, a selecção do Rwanda, regressa hoje, segunda-feira, à capital do país, Luanda, depois de ter estado sábado e domingo na cidade do Lubango, província da Huíla, onde fizeram uma acção de caridade doando sangue ao hospital local.
Entretanto, hoje mesmo, Alberto de Carvalho “Ginguba”, seleccionador nacional dos Octo Campeões Africanos dará início aos trabalhos de preparação, tendo em vista o Campeonato Africano da “bola ao cesto” que se avizinha.
De acordo com o programa de preparação da pré-selecção nacional, nestes primeiros dias, os trabalhos deverão incidir-se na recuperação total dos atletas, dado ao desgaste físico que tiveram o longo da época desportiva que culminou muito recentemente com a realização do zonal VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, que se disputou na cidade moçambicana de Maputo.
“Esta semana vamos realizar apenas trabalhos no ginásio a fim de recuperarmos a condição física dos nossos atletas. Portanto, os trabalhos com bola virão a posterior”, afirmou o seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que no entanto, reafirmou o desejo de conquistar a sua primeira medalha de ouro, ao serviço do cinco nacional.
“Temos consciência que será extremamente difícil conquistar este Campeonato Africano, mas como estamos em nossa casa tudo faremos para revalidar o ceptro e mais uma vez estarmos presentes nos Jogos Olímpicos”, asseverou.
A viagem para o Reino de Espanha, local onde cumprirá um estágio pré-competitivo, acontece na próxima sexta-feira, dia 30.
Em terras espanholas o cinco nacional tem previsto onze a doze jogos de controlo com equipas locais e selecções européias.
Depois seguirá para a República da China, onde participará na Taça Borislav Stankovic.

ANGOLA : Casa Real ganha direitos de transmissão do Afrobasket2007

A empresa de promoção de eventos desportivos Casa Real obteve hoje, em Luanda, os direitos de transmissão televisiva e de publicidade do campeonato africano de basquetebol (Afrobasket/2007), a realizar-se de 15 a 25 de Agosto no país.

O facto aconteceu mediante a assinatura de um acordo entre a direcção da instituição angolana representada por Henrique Miguel "Riquinho" e da Sport - Events, por António Miguel.

A empresa Sport-Events, com sede nos Estados Unidos da América, realiza e comercializa actividades desportivas no mundo. Adquiriu os direitos de transmissão da prova continental através de um concurso público realizado pela Federação Africana de Basquetebol (FIBA-África), passando agora a responsabilidade à Casa Real, por via de negociação.

Os signatários do acordo não revelaram à imprensa o valor monetário envolvido na transacção. Explicaram apenas que os acertos financeiros serão feitos depois da disputa da competição.

Na cerimónia, decorrida no Hotel Trópico, na presença do presidente da federação da modalidade, Gustavo da Conceição, e de membros da organização da prova (Cocasm), ficou esclarecido que todos os direitos de transmissão televisiva e de publicidade estão já sob responsabilidade da Casa Real.

O administrador da Casa Real, Miguel Riquinho, explicou que a Televisão Pública de Angola (TPA) tem garantida a transmissão da prova, mas as restantes cadeias televisivas interessadas terão de negociar com a empresa que dirige, à semelhança de qualquer organismo que pretenda ter um espaço publicitário nos recintos da competição.

ANGOLA : Jornalistas enaltecem iniciativa do COCASM

Os jornalistas que participam desde hoje, em Luanda, no seminário sobre o Afrobasket2007 elogiaram a atitude do Comité Organizador do Campeonato Africano Sénior Masculino (COCASM).

Em declarações à Angop, os representantes de algumas províncias abrangidas pelo evento continental (15 a 25 de Agosto) mostraram-se satisfeitos com a iniciativa de dotar os profissionais da comunicação social de mais conhecimentos.

Para Morais Canamua, do Jornal de Angola na Huíla, eventos do género são sempre bem-vindos para que se possa fazer uma cobertura semelhante aos países mais desenvolvidos.

"A formação especifica é sempre salutar porque faz do jornalista um elemento polivalente no exercício das suas funções", disse.

Por seu turno, Joaquim Suami, também do Jornal de Angola mas na cidade de Cabinda, espera levar esta experiência para os seus colegas e procurar passar uma imagem mais completa de Angola nos jornalistas estrangeiros que se vão deslocar ao país para fazer a cobertura.

Já o jornalista Silva Cacuti, do Jornal dos Desportos, em Luanda, acções desta natureza servem para melhorar o trabalho de qualquer profissional da comunicação social.

Esta é a terceira vez que Angola albergará uma prova do género depois de 1989 e 1999, em que ficou com a medalha de ouro.

O Afrobasket2007 será disputado em quatro cidades, designadamente Luanda, Lubango, Cabinda e Benguela. Angola, detentora do título, já conquistou por oito vezes o Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol.

27 junho 2007

ANGOLA : Afrobasket2007: Cabo Verde testa com equipas angolanas antes da estreia

A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina chega dia 04 de Agosto a Angola, onde tem agendada a realização de três jogos treinos com equipas nacionais do primeiro escalão, inseridos na derradeira fase de preparação para o 24º Campeonato Africano da modalidade (Afrobsket2007).

A informação foi avançada pela Agência Noticiosa de Cabo Verde (Inforpress), segundo a qual as partidas serão disputadas diante do Atlético Sport Aviação (ASA), Interclube e do Misto de Cabinda, "no âmbito de um protocolo rubricado pela Federação daquele país (FCB) e pela sua congénere angolana (FAB)".

Aquele órgão de comunicação não precisou datas para a realização dos jogos da formação crioula, uma das três adversárias de Angola na primeira fase do Grupo A, ao lado de Marrocos e Rwanda. Os encontros dessa série disputam-se em Benguela.

A Inforpress noticiou, por outro lado, que o seleccionador cabo-verdiano pretende reforçar a equipa com dois jogadores universitários, a evoluírem na Universidade de Providence e na de UMSS de Boston, Estados Unidos da América.

Emanuel Trovoada "Mané" não mencionou os respectivos nomes, mas disse tratar-se de dois experientes atletas, filhos de pais cabo-verdianos, que actuam nas posições de base e extremo. Ambos, considerou o treinador, estão ansiosos por representar Cabo Verde no Afrobaskete2007, a decorrer de 15 a 26 de Agosto em Angola.

A decisão de se incluir ou não os eventuais reforços na lista de convocados só será tornada pública na próxima quarta-feira, visto que Mané espera pelo aval do presidente da federação local, nesta altura fora do país. O responsável ausentou-se do arquipélago para se inteirar da possibilidade de inclusão dos dois jogadores na convocatória.

Segundo a Inforpress, a selecção crioula virá ao Afrobasket com 60 ou 70 porcento de atletas profissionais que actuam no estrangeiro, entre os quais o extremo-poste Rodrigo Mascarenhas. Ele representou o 1º D’Agosto no Zonal de Apuramento à Taça dos Clubes Campeões de África, disputado este mês em Maputo, Moçambique.

A lista de convocados será completada com alguns atletas residentes que participaram no último fim-de-semana num jogo das Estrelas locais, dedicado à luta contra as drogas. O evento foi promovido pela Federação Cabo-verdiana em parceria com a Comissão de Coordenação de Combate à Droga.

O grosso dos seleccionados inicia a primeira fase dos trabalhos de preparação a 08 de Julho, na cidade da Praia, mas já é dado assente junto do seleccionador que, devido a sobrecargas durante a época, Rodrigo Mascarenhas e Mário Jorge serão dispensados desta etapa inicial de preparação. O objectivo é dar-lhes uma melhor recuperação física.

O Afrobasket2007 decorrerá nas províncias de Benguela (Grupo A), Huíla (Grupo B), Huambo (Grupo C), Cabinda (Grupo D) e Luanda. Essa última cidade acolherá o jogo de abertura (Angola-Rwanda) e as eliminatórias do primeiro ao oitavo lugar.

25 junho 2007

ANGOLA : Jean Jacques defende participação da Huíla no Nacional sénior

O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, defendeu hoje, no Lubango, a criação de uma equipa sénior local para participar nas competições nacionais, uma vez que a cidade dispõe de infra-estruturas para tal.

Jean Jacques, que falava no âmbito da audiência concedida pelo governador, Ramos da Cruz, à selecção nacional, assegurou que todo apoio necessário para o efeito será prestado dado pela Federação, para que dentro de pouco tempo sejam constituída uma ou duas equipas, com vista a um maior aproveitamento das infra-estruturas desportivas.

"Nós, FAB, faremos tudo para que a Associação local possa crescer, permitindo o consequente desenvolvimento da modalidade", frisou.

Já o governador da Huíla remeteu esta responabilidade aos clubes, uma vez que as condições infra-estruturais já foram criadas pelo governo, como é caso da reabilitação de dois pavilhões e a construção de um novo, sugerindo que as direcções das agremiações não podem só pensar no futebol, mas no deporto em geral.

Quanto à presença do cinco nacional, o governador disse que é o cumprimento de uma promessa feito aquando da realização do sorteio que ditou a constituição dos grupos.

A selecção nacional terminou hoje uma visita social de três dias à província da Huíla, onde efectuou visitas turísticas e a aldeia de crianças órfãs SOS. O grupo deve, na próxima semana, partir para Espanh onde vai dar início à prepração viando o Afrobasket`2007 que o país alberga em Agosto próximo.

24 junho 2007

ANGOLA : Poste da selecção aponta unidade como ´arma` para conquista do Afrobasket

O poste da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, Joaquim Gomes "Kikas", apontou hoje, no Lubango, a unidade do grupo como um dos factores importantes na luta pela vitória no Afrobaskete-2007 que o país acolhe em Agosto próximo.
"Nós conhecemo-nos muito bem, somos amigos acima de tudo e há a vatangem de mais de 99 por cento dos atletas competirem no campeonato nacional. Isso dá-nos uma vantagem muito grande", ressaltou.

Kikas, que faz parte dos oito atletas que se encontram desde sábado no Lubango para uma missão social, afirmou que este factor, associado à experiência dos atletas e à juventude, vai positivamente ajudar o desempenho dos jogadores na quadra de jogos.
"A união faz a força e nós vamos conseguir alcançar os objectivos preconizados", afirmou.

Já o técnico Alberto de Carvalho "Ginguba" defende que a defesa deve ser a principal "arma" da selecção nacional e a versatilidade de maior parte dos atletas dá esta garantia.
Assinalou que a intenção é ter uma equipa rápida e que defenda bem, realçando a necessidade do aprimoramento do jogo exterior, tendo em conta a média de altura da selecção, que é baixa comparativamente a outros adversários, como a Nigéria, Mali, Senegal, entre outros.

A selecção cumpre hoje o segundo dia da sua missão social na capital da Huíla. A jornada inclui ligeira preparação de ginásio e à tarde visitas turísticas.

22 junho 2007

ANGOLA : Jogos Panafricanos: Nivaldo Nsumbo e Jorge Tati reforçam pré-selecção

Os postes do Interclube e Misto de Cabinda, Nivaldo Nsumbo e Jorge Tati, respectivamente foram convocados para pré-selecção nacional (B) sénior masculina de basquetebol, que vai disputar os Jogos Panafricanos de Argel (Argélia) em Julho próximo.

De acordo com o seleccionador Jaime Covilhã, durante a concentração do grupo, a chamada dos referidos atletas, a última hora, deveu-se as prováveis ausências de Emanuel Neto e Divaldo Bunga a estudarem nos Estados Unidos. Pelo que se sabe ambos estarão em exames na véspera da competição.

Entretanto, o técnico considerou difícil o grupo de Angola, mas acredita na revalidação do título, embora realce algumas limitações provocadas pela convocatória da selecção A, que vai disputar o Afrobasket em Angola no mês de Agosto.
“Estamos cientes das dificuldades que vamos encontrar, por isso vamos nos preparar convenientemente para superá-las”, sublinhou, realçando que convocou os atletas possíveis.
A selecção B vai estagiar na República do Brasil de 24 de Junho a seis de Julho, onde vai disputar seis jogos amistosos com equipas locais, antes seguirá para Cabinda para desenvolver algumas actividades sociais.

Eis os pré-convocados: Michel Santos, Vicente Neto, Simão Panzo, Nivaldo Nsumbo (Interclube), Walter Costa, Gerson Monteiro, Mayzer Alexandre, Vlademir Ricardino (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Fernando Albano, Idelfonso Kiteculo, Leonel Paulo, Valdelicio Joaquim (Petro de Luanda), Jorge Tati (Misto de Cabinda), Emanuel Neto, Divaldo Bunga (E.U.A).

ANGOLA : Afrobasket2007: Ginguba prevê dificuldades para Paulo Santana

O técnico da selecção nacional (A) sénior masculina de basquetebol, Alberto de Carvalho “Ginguba”, afirmou que será difícil para o base Paulo Santana conquistar um lugar entre os eleitos para o Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2007), tendo em conta a concorrência na mesma posição.

Em declarações à Angop, durante a concentração das selecções nacionais que vão competir nos Jogos Panafricanos e Afrobasket, o seleccionador referiu que qualquer atleta encontrará dificuldades para superar o trio Miguel Lutonda, Armando Costa e Milton Barros, também convocados para a pré-selecção.

“Temos um grupo experiente e com muita qualidade e é complicado para um novo jogador enquadrar-se, principalmente na posição de base, onde temos três atletas de grande nível”, salientou, realçando que os extremos Carlos Almeida e Carlos Morais também podem jogar no mesmo lugar.
“É um jogador que muito se fala, então decidimos dar-lhe uma oportunidade”, acrescentou.
Paulo Santana começou a jogar no Petro de Luanda e é um dos melhores jogadores do campeonato universitário no Canadá, de acordo com as suas estatísticas e a imprensa local.

A selecção nacional segue sábado para a província da Huíla, onde permanecerá durante dois dias. Dia 30 segue para o estágio na Espanha e regressa no dia 12 de Agosto, depois de disputar a Taça Stanckovic no Macau.

Fazem parte da pré-selecção: Miguel Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes “Kikas”, Abdel Bouckar, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Milton Barros, Carlos Morais, Victor de Carvalho, Francisco Horácio, Eduardo Mingas, Luís Costa, Leonel Paulo (Petro de Luanda), José Nascimento (Interclube) e Paulo Santana (Canadá).

21 junho 2007

MOÇAMBIQUE : Selecção de Básquete Sénior Feminino: Blanco promete melhores índices de rendimento

O ESPANHOL Alberto Blanco assinou, terça-feira, no Comité Olímpico de Moçambique, um novo contrato que marca o seu regresso ao comando técnico da Selecção Nacional de Basquetebol Sénior Feminino, depois de, em 2006, ter conquistado a medalha de ouro para Moçambique nos Jogos da Lusofonia, em Macau.
Blanco, que assinou o contrato por quatro meses, tem a espinhosa missão de garantir a presença da equipa nos Jogos Olímpicos de Beijing-2008, o que passa pela conquista do Campeonato Africano, a realizar-se em Setembro próximo, no Senegal, após cumprir o primeiro objectivo, já em Julho, que são os Jogos Africanos de Argel.

Para lograr esse feito, o espanhol aponta como factor primário a melhoria da condição física das atletas, que, no seu entender, constitui o maior défice na equipa em relação às actuais potências africanas, nomeadamente Nigéria e Senegal.

O técnico admite que as dificuldades serão acrescidas, atendendo que em África jogar fora não é como o fazer em casa, relacionando o facto de Moçambique ter falhado, por pouco, o título continental em 2003, quando foi anfitrião da prova, perdendo na final com a Nigéria. Contudo, Blanco se sente encorajado pelo facto de voltar a trabalhar com uma equipa que conhece, o que constitui uma boa premissa para a melhoria dos seus índices de rendimento.

“Quando cheguei, no ano passado, era para conhecer o estágio do básquete feminino moçambicano, e já tenho dados concretos a seu respeito. Agora, haverá mais trabalho táctico. Notei que o nível da condição física é fraco em relação às potências africanas e este período é útil para trabalhar e atingir esse objectivo”, frisou o espanhol, para quem os dois factores são a base para superar formações como Senegal e Nigéria.

Blanco não promete uma equipa do nível destas, mas frisou que vai trabalhar em função da qualidade das atletas disponíveis, para proporcionar o melhor rendimento à selecção. “As dificuldades serão grandes, porém, o compromisso que me trouxe aqui é de ganhar. Apesar dos constrangimentos que possam impedir que isso aconteça, pois podemos querer ser os melhores que os outros e não conseguirmos, é preciso vincar que o objectivo é vencer. Aliás, é meu sonho particular a qualificação para os Jogos Olímpicos”, referiu.

MODELO EUROPEU

O vice-presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave, instituição que assegura a vinda de Blanco, defende que a aposta neste treinador reflecte a inclinação moçambicana para o modelo europeu, pondo de lado a tendência anterior de optar pela escola americana, consubstanciada pela presença do técnico americano entre 2003 e 2005. Nelson Isley foi quem levou Moçambique ao lugar de vice-campeão africano em 2003, em Maputo.

Segundo Manave, uma das decisões tomadas em 2005 foi de que, para Moçambique se qualificar, devia ter mais jogos de rodagem, o que culminou com a participação, em Março de 2006, nos Jogos da Commonwealth e, em Outubro do mesmo ano, nos da Lusofonia, de modo que em 2007, que é o ano chave para a decisão da qualificação, a selecção tivesse uma equipa competitiva.

“Em 2006, a selecção foi orientado por Blanco e foram montadas as bases para a qualificação. Voltamos a contar com ele e terá todo o nosso apoio”, disse, ajuntando que a possibilidade de uma terceira fase de contratação do espanhol depende dos resultados do Afrobásquete.

“Se conseguirmos a qualificação para os Jogos Olímpicos, logicamente que vamos estender o contrato. É preciso, também, ter em conta que o 2º e o 3º classificados do Afrobásquete vão participar num torneio de repescagem, o que, acontecendo, pode abrir essa possibilidade”.

Ilídio Caifaz, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, manifestou-se satisfeito com a contratação de Blanco, porque o contrato-programa vem resolver muitas situações. “Estávamos aflitos, porque com o nível de orçamento que recebemos este ano do Estado, não seria possível resolver o problema da contratação do técnico”, explicou.

A TEMPO INTEIRO

Um das questões levantadas pelos jornalistas está relacionada com o treinador a tempo inteiro. Aníbal Manave explicou que existe a intenção de se ter um técnico nessas condições, com um trabalho mais abrangente, que não se cinge apenas à Selecção Nacional.

“Encerrámos o contrato com o americano em 2005 e iniciámos com o espanhol em 2006, porque temos condições limitadas para manter um treinador durante um ano, senão seis a oito meses. Achamos que competirá à FMB explorar o máximo o trabalho do treinador neste período que se oferece”, reagiu, salientando que uma das questões a levantar em relação a este assunto é se a estrutura do básquete moçambicano é favorável para um treinador a tempo inteiro.

“A realidade demonstra que o nosso básquete é amador e não profissional. Sendo assim, fica a questão sobre qual será a ocupação do treinador a tempo inteiro. É isso que se requer planear antes de se avançar para esse objectivo”, frisou Manave.

Para Ilídio Caifaz, a decisão sobre o treinador a tempo inteiro depende do que se pretende entre profissionalizar o básquete ou os atletas. “Para mim, é mais fácil profissionalizar os atletas, dando-lhes acesso ao básquete internacional. Temos atletas nos Estados Unidos da América, mas, agora, achamos que a escola espanhola (europeia) é a melhor. Podemos, usando o mesmo sistema, colocar os nossos atletas nessa escola europeia, porque é o modelo que neste momento se aproxima do estereótipo dinâmico do nosso básquete e faz parte da família da FIBA, enquanto o básquete americano não”, observou.

  • SALVADOR NHANTUMBO

20 junho 2007

MOÇAMBIQUE : Selecção feminina já treina: E a Cátia, “mister” Blanco?

Sorridentes, eis as “alvi-negras”
Sorridentes, eis as “alvi-negras”

TENDO no horizonte duas importantes frentes continentais, designadamente os Jogos Africanos de Argel, no próximo mês de Julho, e o Afrobásquete de Dacar, em Setembro, a Selecção Nacional de Basquetebol Feminino encontra-se a trabalhar desde a noite de segunda-feira, no pavilhão do Estrela Vermelha. Do lote das 20 atletas pré-convocadas, destaca-se, porém, a ausência da “alvi-negra” Cátia Halar, inequivocamente a maior revelação da recente fase preliminar da Taça dos Campeões, tendo a equipa técnica optado por algumas jogadoras cujo desempenho esteve confrangedoramente abaixo do nome que ostentam na “bola-ao-cesto” nacional.
Maputo, Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007:: Notícias
Desde o início da temporada, nomeadamente no Torneio de Abertura conquistado pelo seu time, Cátia Halar vem-se destacando de forma soberba, tanto do ponto de vista técnico como de concretização, atingindo cifras espantosas para uma jovem que somente agora começa a fazer furor. Foi uma das unidades nucleares no triunfo do Desportivo na primeira prova da época, e Nazir Salé, treinador “alvi-negro” e um dos membros da equipa técnica da selecção, sabe-o muito bem, sendo, por isso, de estranhar que não tenha esgrimido – no bom sentido – argumentos suficientes para que a sua atleta fosse chamada à pré-selecção.

Destemida e bastante viva nas acções ofensivas, Cátia já está a ganhar uma particularidade que pode fazer dela uma verdadeira “bomba”: o elevado índice de concretização a partir dos 6.25 metros, juntando-se à irrepreensível mestria de Nádia Rodrigues, um grande reforço que o Desportivo foi buscar este ano, e Anabela Cossa, a baixinha e franzina base carregadora de piano.

Na recente Taça dos Campeões de África, em que as “alvi-negras” salvaram a honra dos anfitriões, ao obterem a qualificação para a fase final, a decorrer em Outubro próximo, em Maputo, Cátia foi de uma primorosidade extraordinária, conseguindo em todos os jogos, particularmente nos decisivos, contribuir de forma decisiva para as vitórias da sua formação. Por exemplo, no espectacular diálogo intramuros, frente ao ISPU, destroçou as adversárias e terminou com 17 pontos, somente superada pela indiscutível craque Ana Flávia Azinheira, que “nunca sabe jogar mal”.

ADJUNTOS INDIFERENTES?

O técnico espanhol Alberto Blanco chegou a Maputo no sábado e assistiu ao derradeiro embate, diante do Inter de Luanda. Embora se tenha cingido pelos sete pontos, no dia em que Anabela Cossa foi abrir o baú do seu recital de básquete, a nº 9 “alvi-negra” teve uma exibição extremamente relevante para o final feliz do Desportivo, com a obtenção do visto para a fase final da principal competição continental a nível de clubes.

O seleccionador nacional, provavelmente, não conheça o suficiente desta poderosa jogadora. No entanto, os seus três adjuntos, Armando Meque, Carlos Aik e Nazir Salé – por ordem alfabética, já que, aparentemente, não existe uma hierarquia entre eles – estavam à altura de propor, com sucesso, o nome de Cátia Halar.

Entretanto, após cumprir estes dias treinando em Maputo, a selecção segue no dia 30 de Junho corrente para Portugal, onde irá efectuar o estágio antes dos Jogos Africanos de Argel. Às ordens de Alberto Blanco e seus adjuntos encontram-se as seguintes 20 jogadoras: Ana Flávia Azinheira, Ana Branquinho, Aleia Rachide, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Eduarda Chongo, Amélia Macamo e Iracema Ndauane (ISPU); Ruth Muianga, Janete Monteiro, Ondina Nhampossa, Carla Silva e Deolinda Gimo (Ferroviário); Valerdina Manhonga, Anabela Cossa e Nádia Rodrigues (Desportivo); Deolinda Ngulela e Márcia Mpfumo (Estados Unidos); Nika Gemo (Alemanha) e Clarisse Machanguana (Itália).

ANGOLA : Seleccionador feminino prepara Panafricanos com 14 atletas

O técnico nacional sénior feminino de basquetebol, Aníbal Moreira, começa quinta-feira a preparar a participação do país nos Panafricanos de Argel, previstos para 11 a 23 de Julho, tendo para isso convocado 14 atletas.

Deste modo, foram chamadas 11 basquetebolistas do 1º de Agosto e três do Interclube. Eis a lista: Domitilia Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto, Jacquelina Francisco, Luisa Makuto, Maria Barbosa, Nacissela Maurício (1º de Agosto), Catarina Camufal, Ngiendula Filipe e Irene Guerreiro (Interclube).

Nesta "missão", segundo fonte da Federação Angolana de Basquetebol, Aníbal Moreira deverá ser auxiliado por José Pontes e Elisa Pires (treinadores adjuntos), além de Maria Cristiano (médica), Ndona Jacqueline (fisioterapeuta), Emília de Almeida (seccionista).

A coordenação estará a cargo de Joana Adriana e Gina de Carvalho (vice-presidente da federação) será a chefe da caravana.

Por sua vez, em masculinos, o seleccionador nacional, Jaime Covilhã, divulgou os 14 eleitos para a preparação dos Jogos Panafricanos, com realce para a integração de cinco petrolíferos, quatro "militares" e três "polícias".

Assim, quinta-feira, deverão concentrar-se os seguintes jogadores nas instalações da federação: Michel dos Santos, Simão Panzo, Vicente Neto (Inter), Walter Costa, Walter Monteiro, Mayzer Alexandre, Vladimir Ricardino (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Fernando Albano, Idelfonso Kiteculo, Leonel Paulo, Valdelício Joaquim (Petro de Luanda), Emanuel Neto e Divaldo Bunga (EUA).

Covilhã terá como colaboradores Raul Duarte e Gabriel António (adjuntos), Pova Tony (estatístico), António Balaca (médico), André Francisco (fisioterapeuta). Esta delegação será chefiada por Armando Júnior e coordenada por Ventura António Garcia.

ANGOLA : Convocada pré-selecção para o Afrobasket2007

Dezoito atletas foram convocados para os trabalhos da pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol, visando o campeonato africano da modalidade (Afrobasket2007), a disputar-se em Angola em Agosto.

Sob orientação de Alberto de Carvalho "Ginguba", o Petro de Luanda e o 1º de Agosto são as equipas que mais basquetebolistas cederam à pré-selecção, com sete cada.

Eis a lista: Miguel Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Abdel Bouckar, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Carlos Morais, Victor de Carvalho, Francisco Horácio, Eduardo Mingas, Luís Costa, Leonel Paulo, Milton Barros (Petro), Emanuel Neto, Divaldo Bunga (EUA) e José Santos (Interclube).

Ginguba terá a assessoria de Artur Barros e José Carlos Guimarães (técnicos-adjuntos), Agostinho Matamba (médico), António Sousa Manuel (fisioterapeuta) e Mário Abílio (seccionista).

A concentração está marcada para o dia 21 deste mês, às 16 horas, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva.

O Afrobasket2007 será disputado em quatro cidades, designadamente Luanda, Lubango, Cabinda e Benguela. Angola, detentora do título, já conquistou por oito vezes o Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol.

19 junho 2007

ANGOLA : Zonal - Angolanos dominan torneio e mantêm hegemonia

As equipas angolanas de basquetebol seniores mascuilnas e femininas dominaram o torneio Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campões Africanos, que decorreu em Maputo (Moçambique) de 11 a 16 do corrente.

Sem adversários ao mesmo nível, os masculinos realizaram entre si o desafio de maior cartaz, logo na ronda inaugural, num jogo bastante disputado, apesar do cansaço que as duas equipas demonstraram. Os petrolíferos venceram por 78-65.

Seguiu-se uma série de jogos desequilibrados, diante de adversários inferiores que tornaram a prova num autêntico campo de treino para as duas equipas.

As formações moçambianas ainda tentaram animar o campeão e o "vice" africanos de clubes, nos jogos entre si, mas a superioridade angolana vinha sempre ao de cima e dificilmente os locais conseguiam uma desvantagem de menos de 10 pontos.

Olímpio Cipriano, Víctor Muzadi, Armando Costa e Rodrigo Mascarenhas destacaram-se pelos "militares", ao passo que Fernando Albano, Milton Barros e Frederick Gentry foram os melhores nos petrolíferos.

Petro de Luanda e 1º de Agosto reconfirmaram a superioridade na zona e partem para a fase final como candidatos à conquista do trofeu.

Em femininos, 1º de Agosto e Interclube não tiveram a mesma sorte que os masculinos. Encontraram pelo caminho duas formações moçambicanas com um nível equiparado. Nesta classe, as representantes angolanas tiveram dificuldades frente às anfitriãs que se reforçaram com atletas "estrangeiras" para a referida prova.
Apesar do equilíbrio entre as quatro equipas das seis participantes, as "rubro-negras" conseguiram impor o seu basquetebol e terminar o torneio na primeira posição, com quatro vitórias e apenas uma derrota.
As campeãs africanas em título, depois dos confrontos com as moçambicanas do ISPU e Desportivo de Maputo, entraram para um período de descanso, pois as adversárias que se seguiram foram "esmagadas" por mais de 100 pontos de diferença.
O Interclube não teve a mesma sorte, apesar do bom inicio. Teve duas vitórias consecutivas. Não conseguiu travar as duas equipas locais, com as quais averbou derrotas e consequente afastamento.
Ainda assim, importa realçar o empenho da formação "azul e branca" que se apresentou bem, tendo sido eliminada por falta de experiência internacional, mas à "última hora" repescada pela organização, devido ao estatuto das "militares" (campeãs em título).

Deste modo, 1º de Agosto, em ambas as classes, Petro de Luanda, em masculinos, e Interclube (fem.) serão as representantes angolanas na fase final da competição a ter lugar este ano, mas sem data e local previsto para os masculinos, enquanto em femininos Moçambique será novamente o palco.
O Desportivo de Maputo completa o quadro entre as qualificadas no sexo feminino.
Participaram ainda do evento as equipas Lerotholi do Lesotho, Ferroviários de Maputo e Beira (Moçambique) e Hurricanes da Zâmbia (masc). ISPU (Moçambique), Club of Lesotho, Nets da Zâmbia e Interclube (Femi).

ANGOLA : Muzadi pede desculpas aos adeptos do 1º de Agosto

O poste angolano que representou em 2007 o 1º de Agosto Víctor Muzadi, em final de contrato, pediu desculpas aos adeptos "militares" pela sua má época, devido a uma série de lesões no joelho.

Em entrevista hoje à Angop, em Maputo, o atleta de 2,00 metros de altura explicou que o fraco rendimento ao longo do Campeonato Nacional se deveu a uma trofia nos joelhos esquerdo e direito, contraída na preparação da selecção para o Mundial do Japão e Campeonato Provincial, respectivamente.

Pediu desculpas aos adeptos do 1º de Agosto e aos seus fãs em particular, prometendo um regresso auspicioso em 2008, independentemente da equipa que representar.

Sublinhou que a época foi muito complicada para si, pois não teve o rendimento previsto, em função dos problemas físicos que o apoquentam há um ano e uma má recuperação dos mesmos.

Mostrou-se indignado com a Federação Angolana de Basquetebol (FAB), por não apresentar qualquer relatório sobre a sua saúde ao 1º de Agosto e nem se responsabilizar pela recuperação.

"Depois da lesão ao serviço da selecção, fui para os Estados Unidos, por minha conta, fazer tratamento de recuperação. Mas não fiquei o tempo suficiente por causa dos compromissos que tinha com o meu clube. Por isso, tenho que parar pelo menos dois meses para fazer apenas trabalho de ginásio e voltar às quadras a cem por cento", referiu.

"Neste caso, se a selecção não nos dá o tratamento adequado devemos priorizar o nosso clube, que é responsável pelo nosso salário", acrescentou, apontando a criação de uma associação de atletas para defender os seus interesses por forma a reconhecer e valorizar o trabalho destes.

O poste de 28 anos da idade mostrou-se indeciso quanto à sua integração na pré-selecção nacional, para o Afrobasket2007 a decorrer em Angola em Agosto, referindo que tomará uma decisão depois de conversar com os responsáveis da FAB, selecionador e saber onde vai jogar na próxima época, pois o seu contrato com os "militares" terminou este mês.

"Neste momento, sou um jogador livre. Recebi convites de Angola, Espanha, Tunísia e Ásia, mas a prioridade é o 1º de Agosto e aguardo por uma palavra dos dirigentes para responder as várias propostas que tenho. Só depois decido se integro ou não os trabalhos da selecção", esclareceu o tri-campeão africano.

Víctor Muzadi, que também já jogou no BC Onatram do Congo, com o qual venceu uma Taça dos Clubes da África Central, esteve ligado (espera renovar) ao 1º de Agosto há 13 anos.

No clube "militar" conquistou seis títulos nacionais, quatro Taças de Angola, duas Supertaças e duas Taças dos Clubes Campeões Africanos. Pela selecção nacional, para além dos três trofeus continentais, conquistou medalhas de ouro e prata em Jogos Panafricanos, disputou dois Jogos Olímpicos e um Mundial.

ANGOLA : Zonal - Bonifácio reclama por mais oportunidades

O base da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda Domingos Bonifácio afirmou hoje que tem tido poucas oportunidades na equipa principal, o que lhe impede de melhorar as suas capacidades técnicas e tácticas.

Em entrevista à Angop, em Maputo, o atleta disse que apesar da concorrência na posição em que joga merece mais tempo, defendendo que as suas qualidades se equiparam com as dos seus colegas. De acordo com o basquetebolista, a sua prestação no nacional ilustrou o seu real potencial.

"A nossa equipa tem bons executantes, em particular na posição de base. Cada um tem o seu potencial, mas para mostrar é preciso um tempo de jogo considerável, porque somos todos bons. Ainda assim, vou continuar a trabalhar e aproveitar o tempo que estiver na quadra para provar a equipa técnica que mereço mais oportunidades", frisou.

"Os adeptos esperam mais de mim, mas apenas com jogos consigo me impor na equipa", salientou, realçando que no final do contrato (Agosto de 2008) poderá pensar em outras propostas.

"Vou analisar todas as propostas e tomar uma decisão no final do contrato, mas o meu objectivo é jogar fora de Angola na Espanha ou Itália por serem dois campeonatos muito evoluídos e competitivos", acrescentou.
Quanto à recém terminada temporada, caracterizou-a positiva pelo facto da formação que representa conquistar o Campeonato Nacional e qualificar-se para a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África.
Considerou a prova nacional de 2007 a mais competitiva das que participou, apontando a finalíssima entre a sua equipa e o 1º de Agosto como exemplo.
"Foi um campeonato emocionante. A forma como o Petro revalidou o título espelha tudo", referiu.

Para além dos dois títulos nacionais e uma Taça dos Clubes Campeões conquistados no Petro de Luanda, o atleta, de 24 anos, foi vice-campeão africano de juniores.

ANGOLA : Zonal de Maputo marcado por falta de competitividade

O torneio zonal de basquetebol sénior masculino e feminino de apuramento à fase final da Taça de África dos Clubes Campeões, que sábado terminou em Maputo, capital de Moçambique, não correspondeu à expectativa em termos de participação e competitividade.

Apenas a organização esteve à altura de uma prova que reuniu pouco mais de seis equipas em ambos os sexos, numa zona formada por mais de dez países.

Angola, Moçambique, Zâmbia e Lesotho foram os países que participaram da prova que esteve além de demonstrar o estado do basquetebol na região e as perspectivas de uma representação condigna da África Austral na fase final.

Vários motivos são apontados para a fraca presença de clubes no torneio zonal, sendo a questão financeira a justificação mais frequente. Entretanto, sabe-se que para além de Angola, Moçambique e África do Sul, que não participou, continuam a ser os países que mais investem na modalidade, daí a sua superioridade na região.

Angola e Moçambique com quatro equipas cada dominaram a prova, considerada pela imprensa como uma espécie de torneio amigável entre os dois países, já que o Lesotho e Zâmbia não passaram de meros animadores.

Efectivamente, 1º de Agosto, Petro de Luanda, em masculinos, Interclube e 1º de Agosto, em femininos, assim como as formações moçambicanas do Ispu, Desportivo, Ferroviários de Maputo e da Beira bateram-se entre sí pela qualificação à fase final, já que o Lerotholi do Lesotho, Nets e Hurricans da Zâmbia, não tem jogadoras para competir na alta roda na região.

A África do Sul, segundo comentários da imprensa, a estar presente, as suas equipas conferiam a prova outra magnitude, a julgar pela sua excelente prestação o ano passado no campeonato africano feminino de sub-20, realizado igualmente em Maputo.

Entretanto, agentes da modalidade na região, nomeadamente treinadores e dirigentes desportivos, consideram preocupante o estado da modalidade que a parte de Angola e de Moçambique está a se expandir muito timidamente a outros países da África Austral, em detrimento do futebol que regista um crescimento notável.

Sugerem o aumento do intercâmbio a nível de clubes e de selecções para o aumento do nível do basquetebol nesta zona do continente que, por sinal, tem Angola como o pais que melhor basquetebol pratica em África, não fossem os oito títulos conquistados pela selecção nacional sénior masculina e a organização em Agosto do Afrobasket’2007.

ANGOLA : Zonal - Interclube repescado

A equipa sénior feminina do Interclube foi repescada para a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, soube a Angop de fonte ligada à organização do Zonal de apuramento, que decorreu em Maputo (Moçambique).
De acordo com a fonte, a inclusão das "polícias" deveu-se ao facto do 1º de Agosto ser detentor do título africano e ter competido quando já tinha presença garantida na fase final.
As "militares" terminaram o Zonal de apuramento na primeira posição, ao passo que o Interclube ficou no terceiro posto.

ANGOLA : Panafricanos - Convocada pre-selecção masculina

A pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol foi convocada, tendo em vista a presença nos Jogos Panafricanos, a decorrerem na Argélia de 11 a 23 de Julho.

Angop apurou que foram chamados os seguintes atletas: Walter Costa, Wlademir Ricardino, Mayzer Alexandre, Gerson Monteiro (1º de Agosto), Idelfonso Kiteculo, Vladecio Joaquim, Fernando Albano, Domingos Bonifacio (Petro de Luanda), Vicente Neto, Simão Panzo e Michel Santos (Interclube), Divaldo Bunga e Emanuel Neto (EUA).
Os atletas concentram-se quinta-feira na sede da Federação Angolana de Basquetebol.

Técnico: Jaime Covilhã

18 junho 2007

ANGOLA : Nassicela e Maria Barbosa reforçam pré-selecção

Maria Judith Barbosa Afonso e Nacissela Cristina Marício constituem as principais referências da pré-selecção nacional sénior feminina de basquetebol que de 11 a 23 de Julho próximo vai disputar os IX Jogos Pan-africanos de Argel, Argélia. A concentração das pré-seleccionadas acontece igualmente na próxima quinta-feira, às 16 horas, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Para a “operação” Argel, Aníbal Moreira, seleccionador nacional convocou catorze basquetebolísticas, sendo onze do 1º de Agosto e três do Grupo Desportivo Interclube.
O trio técnico composto por Aníbal Moreira, José Pontos e Elisa Pires tem como meta atingir o pódio.
Eis a lista completa das pré-seleccionadas – Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Sónia Guadalupe, Ernestina Neto, Jacquilina Francisco, Luísa Makuto, Maria Judith Barbosa Afonso e Nacissela Maurício (1º de Agosto); Catarina Camufal, Ngiendula Filipe e Irene Guerreiro (Grupo Desportivo Interclube).
Recorde-se que Angola encontra-se inserida no grupo “B” do Campeonato Africano da categoria a disputar-se em Setembro próximo em Dakar, Senegal.

ANGOLA : Pré-selecções concentram-se quinta-feira nas instalações da federação

As pré-selecções nacionais seniores masculinas de basquetebol convocadas na última sexta-feira, concentram-se esta quinta-feira, às 16 horas, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a fim de darem início aos trabalhos de preparação, tendo em vista os IX Jogos Pan-africanos de Argel, Argélia, a decorrer de 11 a 23 de Julho próximo, e a XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, a disputar-se em Angola, de 15 a 26 de Agosto do ano em curso.
Na lista de convocados para a “operação” – entenda-se Afrobasket – destaques para o jovem Leonel Paulo (extremo poste) do Atlético Petróleos de Luanda, que depois de ter falhado a segunda e terceira volta do Campeonato Nacional, tendo efectuado apenas dois jogos da última fase, devido a uma lesão no joelho esquerdo, mereceu a confiança do seleccionador nacional Alberto de Carvalho “Ginguba”, e ainda os regressos de
Emanuel Neto “Nelinho” e Divaldo Bunga, ambos a militarem em universidades americanas.
A formação do 1º de Agosto, actual vice-campeã naconal, foi a equipa que forneceu o maior número de atletas, sete, contra seis do Atlético Petróleos de Luanda, bi-campeão nacional.
Entretanto, para o grupo que vai disputar os IX Jogos Pan-africanos sob orientação do trio técnico Jaime Covilhã, Raul Duarte e Gabriel António, destaque para o jovem Valdelicio Joaquim (Atlético Petróleos de Luanda), de apenas 17 anos de idade, com dois metros e seis centrímetros.
Angola tem como meta vencer as duas competições internacionais em que estará envolvida. Eis a lista completa das duas pré-selecções: Afrobasket – Miguel Pontes Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes “Kikas”,
Abdel Moussa Bouckar e Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Carlos Morais, Vítor de Carvalho, Francisco Horácio, Eduardo Mingas, Luís Costa, Leonel Paulo (Atlético Petróleos de Luanda), Emanuel Neto “Nelinho” (Stony Brook University de Nova York) e Divaldo Bunga (EUA); Pan-africanos: – Michael dos Santos, Simão Panzo, Vicente Neto (Interclube), Walter Costa, Valter Monteiro, Mayzer Alexandre, Vladimir Gerónimo (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Fernando Albano, Idelfonso Kiteculo, Leonel Paulo, Valdelicio Joaquim (Atlético Petróleos de Luanda), Emanuel Neto e Divaldo Bunga (EUA).

MOÇAMBIQUE : Feminino: Selecção prepara-se para Jogos de Argel

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol Feminino inicia hoje às 18.00 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, os seus trabalhos de preparação com vista aos Jogos Africanos de Argel. A turma moçambicana, orientada pelo técnico espanhol Alberto Blanco, que se encontra em Maputo desde sábado, tem na agenda cumprir um estágio em Portugal, antes de rumar para a capital argelina.

Para o efeito, foram pré-seleccionadas 20 atletas, com o ISPU a fornecer o maior número – oito. Do estrangeiro, virão quatro jogadoras.

Eis a lista completa:

ISPU – Ana Flávia Azinheira, Ana Branquinho, Aleia Rachide, Tânia Wachene, Vaneza Júnior, Eduarda Chongo, Amélia Macamo e Iracema Ndauane.
Ferroviário – Ruth Muianga, Janete Monteiro, Ondina Nhampossa, Carla Silva e Deolinda Gimo.
Desportivo – Valerdina Manhonga, Anabela Cossa e Nádia Rodrigues.
Estados Unidos – Deolinda Ngulela e Márcia Mpfumo.
Alemanha – Nika Gemo.
Itália – Clarisse Machanguana.

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: ... E a “águia” salvou a honra do convento


PERANTE um dourado quarteto angolano, cujas credenciais no continente são inquestionáveis, coube às destemidas “alvi-negras” salvar a honra do convento, ao conseguirem, meritoriamente, o apuramento para a fase final da Taça dos Campeões de África em Basquetebol. Numa noite, do pretérito sábado, em que a águia estava proibida de falhar, sob pena de entregar o ouro ao bandido, como sói dizer-se, o seu voo foi tão inteligente e espectacular que, no epílogo da contenda, a festa foi verdadeiramente sua, mercê do triunfo por quatro pontos (59-54) sobre o Inter de Luanda. A equipa de Nazir Salé acompanha o 1º de Agosto, vencedor da série, e junta-se ao automaticamente qualificado Ferroviário, na qualidade de anfitrião da prova, a ter lugar em Outubro próximo, em Maputo.

Depois de somente o 1º de Agosto ter o passaporte carimbado ainda no decorrer da competição, à entrada para a derradeira jornada três formações digladiavam-se pela vaga remanescente. Deste triunvirato, apenas o ISPU tinha “a priori” garantias de vitória, diante das modestas zambianas do Nets. Desportivo e Inter jogavam entre si, num encontro decisivo que acabou por premiar o melhor conjunto nas quatro linhas, apesar de, a espaços, ter deixado os seus adeptos perplexos e descrentes. Em relação às “universitárias”, terceiras classificadas, ainda podem entrar no lote das qualificadas, por via da repescagem, caso esta venha a existir.

Em masculinos, as previsões em relação ao não apuramento dos nossos representantes confirmaram-se. Ferroviário da Beira e Ferroviário de Maputo foram impotentes face à hegemonia dos angolanos, com o Petro de Luanda, uma vez mais, a mostrar a sua meteórica ascensão em relação ao 1º de Agosto, seu maior rival intramuros e a nível continental. No entanto, fora das conjecturas estava naturalmente o triunfo da formação do Chiveve diante do campeão nacional, que investiu num americano, Ike Nwanko, e num sul-africano, Joseph Mazubuko, na perspectiva de fazer frente ao duo angolano.

O ASSALTO FINAL

Maputo, Segunda-Feira, 18 de Junho de 2007:: Notícias

Se a parte final dos filmes, ou das novelas, é aquela que efectivamente fica gravada na nossa retina, é de facto lícito reconhecer que a parte conclusiva do grande embate de sábado não somente está registada por essa razão como também, e sobretudo, porque mostrou um Desportivo que se sabe comportar como um conjunto, quando as circunstâncias assim o exigem, para além do sacrifício colectivo, da abnegação e virtuosismo das mais dotadas tecnicamente.

Embora o Desportivo tenha iniciado a ganhar, foi permitindo ao Inter, em alguns momentos, assumir as despesas do jogo, como por exemplo a sua vantagem (24-26) ao intervalo. Mas foi a partir do terceiro período que as duas formações se mostraram mais criativas e com o marcador a registar uma alternância que fazia prever uma ponta final disputadíssima. E foi realmente o que aconteceu, pois, apesar de as moçambicanas terem saído a vencer por cinco pontos (46-41), as campeãs angolanas em nenhum momento baixaram os braços, bem lideradas por Catarina Camufal, jogadora nuclear em todos os aspectos, secundada pela perspicaz Nigiendula Filipe.

O peso da pressão sobre as “alvi-negras” diminuía a sua capacidade de primeiro pensar antes de fazer. Vai daí, triplos falhados às catadupas por Anabela Cossa, Nádia Rodrigues e pela revelação Cátia Halar, embora a primeira se tenha valido de outros pormenores para terminar o jogo com 18 pontos. A acção das estrangeiras Andrea Hadjune e Gizela Rebora acabou também por ser determinante, a par da experiência de Deolinda Ngulela, que ao soar da buzina foi simplesmente esplêndida.

FICHA DO JOGO

DESPORTIVO (59) – Andrea Hadjune (10), Deolinda Ngulela (6), Sílvia Neves (0), Valerdina Manhonga (2), Anabela Cossa (18), Cátia Halar (7), Josefina Jafar (0), Luísa Nhate (0), Elina Sigaúque (0), Nádia Rodrigues (4), Dilar Dessai (0) e Gisela Rebora (12).

Treinador: Nazir Salé.

INTER (55) – Catarina Camufal (12), Nadir de Fátima (6), Vera João (0), Maria Rafael (0), Indira José (5), Mangongo Nelly (6), Celina da Conceição (2), Irene Guerreiro (2), Ana Machado (0), Ida Rosada (8), Angelina Golome (0) e Nigiendula Filipe (14).

Treinador: Apolinário Paquete.

Marcha do marcador: 16-13, 24-26, 46-41, 59-55

  • ALEXANDRE ZANDAMELA

17 junho 2007

ANGOLA : Zonal: Atleta moçambicana enaltece prestação do 1º de Agosto

A atleta do Desportivo de Maputo, Deolinda Ngulela, destacou a prestação do 1º de Agosto no torneio Zonal de Maputo (Moçambique) qualificativo para à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África.

Em declarações à Angop, a base moçambicana considerou a formação “militar” a melhor da competição, não só pela classificação final, mas também pela forma como disputou os jogos frente ao ISPU e Desportivo de Maputo, equipas anfitriãs, que venceu por 60-55 e 54-46, respectivamente.
“É uma equipa muito experiente e com atitude. Independentemente da situação, as jogadoras apresentam-se em campo com uma postura ganhadora tanto em termos psicológicos como técnico e táctico”, sublinhou, apontando a equipa angolana como favorita à reconquista da Taça dos Clubes Campeões, a decorrer em Moçambique em Outubro.
Quanto ao Interclube, outra equipa nacional, disse que tem um bom plantel, mas que a formação que representa foi superior no jogo da última jornada.
Deolinda Ngulela actua na Universidade de Augusta na Geórgia (EUA), foi convidada a reforçar a sua antiga equipa (Desportivo) apenas no Zonal e de acordo com a atleta poderá regressar para a fase final. Com 26 anos e 1,65 metros de altura, a base almeja chegar até ao basquetebol profissional norte-americano.

ANGOLA : Zonal: Apolinário Paquete acusa arbitragem de prejudicar Inter

O técnico do Interclube, Apolinário Paquete, responsabilizou a dupla de arbitragem pela derrota, sábado, diante do Desportivo de Maputo por 59-55 e consequentemente o afastamento da sua equipa da fase final da Taça dos Clubes Campeões africanos em basquetebol sénior feminino.

Em declarações à imprensa, o treinador das “polícias” criticou duramente os juízes pela forma como conduziram o encontro, realçando que foram imparciais e prejudicaram a sua equipa.
“Estava tudo tratado para as equipas da casa se qualificassem. Sem querer tirar mérito ao adversário que se bateu bem, o Inter foi encarado como um alvo a abater desde o início da prova e a arbitragem de hoje (sábado) espelha tudo”, salientou.
Acrescentou que faltou também experiência internacional das suas pupilas que, em determinada fase do jogo, se perderam.
Entretanto, informou que vai continuar a trabalhar, tendo em vista as próximas competições e lamentou o facto de não alcançar o principal objectivo.
Em cinco jogos, o Interclube averbou duas derrotas e conquistou três vitórias, totalizando oito pontos na terceira posição, menos um que o 1º de Agosto e Desportivo de Maputo, na primeira e segunda colocações, respectivamente.


ANGOLA : Zonal: 1º de Agosto qualifica-se, Interclube afastado

As equipas seniores femininas do 1º de Agosto e Interclube tiveram desfechos diferentes no Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, que decorreu em Maputo (Moçambique) de 11 a 16 deste mês.

O 1º de Agosto venceu na última jornada o Club of Lesotho por 115-13 e terminou a prova com nove pontos.

Sem dificuldades, as “militares” despacharam a formação mais fraca da competição e confirmaram o apuramento. Deste modo, as pupilas de Aníbal Moreira regressam a Maputo em Outubro próximo para defender o título africano de clubes na fase final.

Por sua vez, o Interclube não conseguiu carimbar o passe para a fase seguinte, ao perder frente ao Desportivo de Maputo por 59-55.

Num desafio bastante equilibrado, tal era previsto, as angolanas não tiveram a calma necessária na ponta final do encontro. Depois de uma primeira parte muito disputada, onde as “policias” terminaram com uma vantagem de três pontos (27-24), na etapa complementar a inexperiência do Interclube veio ao de cima e permitiu que a adversária conquistasse os dois pontos.

A onze segundos do fim, depois de um período em que as duas formações estavam sempre a alternar a vantagem no marcador, as “azuis e branco” perdiam por 58-55 e detinham a posse de bola.
Na reposição, a poste Ida Rosado entrega a bola a equipa adversária que no contra-ataque sofre falta e ganha dos lances livres. Na conversão, a jogadora moçambicana marca um, falha outro e fixa o resultado final em 59-55 a favor do Desportivo de Maputo.

Neste confronto, disputado no pavilhão do Desportivo, a dupla de arbitragem Sammy Wakaba e Joseph Amoko prejudicou a formação angolana com excesso de marcações de faltas anti-desportivas e interrupção de jogadas de contra-ataque.
Entretanto, com este resultado, as formações do 1º de Agosto e Desportivo de Maputo qualificam-se para a fase final a ser disputada em Outubro. Interclube, ISPU, Nets da Zâmbia e Club of Lesotho foram afastados.

Em masculinos, os dois "embaixadores" de Angola garantiram a qualificação, depois de terem dominado os seus adversários neste torneio de apuramento à Taça dos Clubes Campeões.
O Petro de Luanda, campeão nacional e africano em título, entrou para a última jornada com o "passe" carimbado, pelo que a segunda vaga esteve em disputa entre o 1º de Agosto e o Ferroviário de Maputo. O triunfo coube aos militares sobre os ferroviários (82-57).


16 junho 2007

ANGOLA : 1º de Agosto vence e apura-se para fase final do Zonal

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto apurou-se hoje para a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, mercê do triunfo, esta tarde, por 82-57, sobre o Ferroviário de Maputo.
O jogo foi pontuável para a quinta e última jornada do zonal de apuramento que se disputa desde segunda-feira na capital moçambicana.

ANGOLA : Zonal: Resultados e classificação

O torneio Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes campeões de basquetebol sénior, em ambas as classes, que decorre na capital moçambicana desde segunda-feira, encerra hoje com a disputa da quinta jornada.

Resultados (4ª jornada) Masc:

Ferroviário de Maputo – Petro de Luanda 52-66
Lerotholi do Lesotho – 1º de Agosto 55-174
Ferroviário da Beira – Hurricanes da Zâmbia 73-64

Classificação:

Jogos ------- Pontos
Petro de Luanda 04 08
1º De Agosto 04 07
Ferroviário da Beira 04 07
Ferroviário de Maputo 04 06
Hurricanes da Zâmbia 04 04
Lerotholi do Lesotho 04 04

Resultados Fem:
Nets da Zâmbia – Club of Lesotho 61-31
Interclube – 1º de Agosto 53-49
Desportivo – ISPU 61-59

Classificação:

Jogos -------- Pontos

Interclube 04 07
1º de Agosto 04 07
Desportivo de Maputo 04 07
ISPU 04 06
Nets da Zâmbia 04 05
Clube of Lesotho 04 04

ANGOLA : Zonal: Petro e 1º de Agosto podem confirmar ´´passe´´

Petro de Luanda e 1º de Agosto, em seniores masculinos, poderão confirmar hoje a sua passagem para a fase final da Taça dos Clubes Campeões em basquetebol, que decorre em Maputo, quando defrontarem o Ferroviário da Beira e Ferroviário de Maputo.

O Petro de Luanda, líder da prova com oito pontos, joga diante do Ferroviário da Beira (3º com sete), numa partida que se adivinha complicada para os locais, tendo em conta a disparidade em termos de plantel de cada uma das equipas e o facto de se tratar do campeão africano em título.
Aos moçambicanos só a vitória interessa. Ainda com esperanças na qualificação, preparam-se para alcançar um resultado que poderá ser histórico, mas com poucas probabilidades de se efectivar.

Os “petrolíferos”, mesmo a meio gás, vão conquistar os dois pontos e consolidar a liderança. Na partida da quarta jornada, o Ferroviário de Maputo complicou os campeões nacionais e numa determinada altura acreditou na vitória, mas o técnico Ginguba chamou a responsabilidade aos jogadores e colocou no campo a sua equipa mais forte. Com excepção de Shannon Croocks, lesionado, o Petro de Luanda utilizou todas as "feras e bateu" o adversário.
Por outro lado, o 1º de Agosto venceu, sexta-feira, por 174-55, a formação do Lesotho e tornou-se na equipa com mais pontos marcados até ao momento (461 pontos). Hoje mede forças com o Ferroviário do Maputo, equipa com maior número de adeptos e que pretende encerrar a campanha com uma vitória.
A formação treinada por Jaime Covilhã é favorita. Está ciente das consequências de um provável deslize. Até agora, o técnico “militar” tem utilizado todos os jogadores “chaves” e nesta última jornada deverá ser a mesma coisa, tendo em consideração a importância do desafio. O adversário, embora seja inferior, tem que ser encarado com respeito e de forma séria.

As duas equipas mais fracas da competição, Lerotholi do Lesotho e Hurricanes da Zâmbia, procuram a primeira vitória na prova quando se defrontarem as 13 horas, no primeiro desafio do dia.

ANGOLA : Zonal: Inter decide qualificação ante Desportivo

O Interclube decide hoje a qualificação para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em sénior feminino, que decorre em Maputo (Moçambique) desde segunda-feira, quando defrontar o Desportivo local em partida da última jornada.

As angolanas terão pela frente a equipa anfitriã, numa partida que se prevê bastante disputada e de desfecho imprevisível, tendo em atenção que estarão em confronto duas forte candidatas à qualificação.

Depois de uma derrota frente ao ISPU de Moçambique, que complicou a situação da equipa angolana, as pupilas de Apolinário Paquete levantaram a cabeça e redimiram-se, vencendo as campeãs africanas em título, o 1º de Agosto. Esta vitória trouxe de volta as esperanças do Inter que hoje deverá se empenhar para ganhar o desafio frente as moçambicanas e garantir o apuramento.

Do lado das angolanas tudo está em prontidão para o jogo das 15 horas. No capítulo clínico não há qualquer problema para o técnico angolano Apolinário Paquete que receia pela exibição dos árbitros.

As moçambicanas, com apoio do seu público, vão complicar o máximo os intentos das “polícias”, uma vez que é a única equipa local com hipóteses de se qualificar tanto em masculinos como em femininos. Entretanto, terá de ultrapassar a formação angolana, que tem praticado um basquetebol muito táctico.

De resto, um bom jogo em perspectiva e que deverá definir a outra equipa na fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, pois o 1º de Agosto, adversário da equipa mais fraca da prova (Club of Lesotho), tem garantida a passagem.

As “militares” efectuaram uma campanha espectacular, realizaram os jogos mais difíceis nas primeiras jornadas, designadamente com ISPU e Desportivo, ambas de Moçambique, a quem venceram e hoje no dia da decisão terão pela frente um adversário que dificilmente chegará aos 20 pontos.
A base Bárbara Guimarães, a contas com uma contusão na perna direita, será a única baixa no conjunto orientado por Aníbal Moreira.

No outro desafio da noite, o ISPU e o Nets da Zâmbia disputam um jogo apenas para o cumprimento do calendário.

ANGOLA : Zonal - Petro de Luanda vence Desportivo de Maputo

A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda mantém-se invencível no torneio zonal de apuramento que se disputa em Maputo, após bater hoje o Desportivo local, por 66-52.
Ao intervalo, os petrolíferos venciam por 36-30. Carlos Morais e Milton Barros, ambos do Petro de Luanda, foram os melhores marcadores, com 17 e 15 pontos, respectivamente.

ANGOLA : Zonal: Inter vence 1º de Agosto e relança-se na corrida à qualificação

A formação sénior feminina do Interclube venceu hoje, em Maputo (Moçambique), o 1º de Agosto por 53-49 na quarta jornada do Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África e reassumiu a liderança da prova.

Cientes da responsabilidade do jogo, as pupilas de Apolinário Paquete entraram determinadas e conseguiram uma importante vitória que lhes permite “sonhar” com o apuramento, pois a derrota significaria o afastamento.

As “militares”, em melhor situação, não facilitaram e discutiram a vitória até ao apito final. 15-10 a favor do Interclube foi o resultado no final do primeiro período. No segundo quarto o equilíbrio continuou a ser a tónica dominante, com as duas equipas a “transportarem” a rivalidade de Angola para cá.

Com a base Catarina Camufal e a poste Ida Rosada em grande plano, as policias estiveram sempre em vantagem, obrigando o adversário a correr atrás do resultado, mas a um minuto do final do quarto as pupilas de Anibal Moreira conseguiram recuperar 10 pontos. Porém, não foram suficientes para terminar a primeira parte em vantagem (28-24).

Na etapa complementar, o ritmo do jogo manteve-se com as duas equipas a alternarem a liderança no marcador, mas na ponta final as campeãs nacionais voltaram a desequilibrar e foram para o quarto periodo na frente (40-36).

No quarto decisivo, sem a capitã Bárbara Guimarães que saiu lesionada, o 1º de Agosto dominou o encontro e vencia por 48-47 a um minuto do fim. Nos instantes finais valeu a calma do conjunto azul-e-branco que conseguiu vencer por 53-49, relancando-se na luta pela qualificação.

Catarina Camufal, Ida Rosada , do Interclube, foram as melhores marcadoras, ao passo que Nachissela Maurício e Astride Vicente com 12 e 10 pontos, respectivamente, se destacaram no conjunto rubro-negro.

O Interclube soma sete pontos na primeira posição, os mesmos que o 1º de Agosto no segundo posto.

Sábado na última jornada as policias defrontam o Desportivo de Maputo no jogo de destaque, enquanto o 1º de Agosto recebe a fraca equipa do Club Of Lesotho.

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: Carta baralhadas!

AS contas voltaram praticamente para o princípio. À excepção do 1º de Agosto, cujo apuramento já está garantido, os outros três candidatos, designadamente Desportivo, ISPU e Inter de Luanda, vão ter que esperar pelo último dia, precisamente hoje, para conhecer o seu futuro. As cartas voltaram a ser baralhadas ontem à noite, no encontro entre as formações moçambicanas, na sequência do precioso triunfo das “alvi-negras” por dois pontos (61-59), no epílogo de uma partida espectacular e cuja ponta final foi realmente imprópria para cardíacos. A prova encerra hoje, com o Desportivo, diante das campeãs angolanas, a fazer o jogo da sua vida e as “universitárias”, diante das zambianas do Nets, à espreita de um lugar no comboio da qualificação.

Se, em masculinos, já se sabe que Petro e 1º de Agosto carimbaram o seu passaporte, estando os Ferroviários de Maputo e da Beira – neste momento com vantagem para os de Chiveve – a digladiar-se pelo terceiro posto, em femininos, a segunda vaga será preenchida hoje, tudo se conjugando para que o Desportivo efectivamente o consiga. Ontem, realizou um jogo à altura das exigências de uma prova deste quilate, embora no quarto período, sobretudo, não tenha tido soluções rápidas e eficientes face à inteligente pressão exercida pelo ISPU, bem ao estilo do seu treinador.Numa noite em que a sensação foi verdadeiramente Cátia Halar – bateu-se com denodo e foi a dona dos pontos da sua equipa – as “alvi-negras” acabaram fazendo jus à sua paciência, enquanto as “universitárias”, que chegaram a estar à beira do empate e consequentemente forçar o prolongamento, após um triplo da infalível Ana Flávia, a outra Ana, a Branquinho, inexplicavelmente, pegou na bola, precipitou-se e lançou para o abismo. FICHA DO JOGO

DESPORTIVO (61) – Andrea Hadjune (14), Deolinda Ngulela (2), Sílvia Neves (0), Valerdina Manhonga (3), Anabela Cossa (4), Cátia Halar (17), Josefina Jafar (0), Luisa Nhate (0), Elina Sigaúque (0), Nádia Rodrigues (5), Dilar Dessai (0) e Gisela Rebora (16)

Treinador: Nazir Salé

ISPU (59) – Marta Ganje (0), Eduarda Chongo (4), Tânia Wachene (0), Ana Branquinho (0), Ana Flávia (22), Amélia Macamo (6), Vaneza Júnior (0), Aleia Rachide (18), Dulce Mabjaia (0), Nádia do Rosário (0), Iracema Ndauane (9) e Nália Simão (0).

Treinador: Alexandre Mata

Marcha do marcador: 17-10, 31-23, 45-41, 61-59

15 junho 2007

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: ISPU e Desportivo: é pegar ou... largar!


OXALÁ o repouso observado ontem tenha sido profícuo para os representantes moçambicanos na fase preliminar da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos e Femininos. E oxalá, sobretudo, tenham retemperado as forças para as duas últimas e decisivas jornadas, particularmente em femininos, onde ainda nos restam possibilidades de qualificação. Tanto para o ISPU, que na quarta-feira ultrapassou uma importante barreira, o Inter de Luanda, vencendo por 67-59, como para o Desportivo, agora é pegar ou... largar! Por coincidência, estas duas formações defrontam-se esta noite, no pavilhão das “alvi-negras”, a partir das 20.00 horas. Já em relação aos masculinos, onde as esperanças são diminutas, o Ferroviário de Maputo inicia hoje a sua etapa mais complicada, diante do Petro de Luanda, campeão em título, enquanto os beirenses ainda podem tentar uma segunda vitória na prova, diante dos zambianos do Hurricanes.

É verdade que estamos perante uma competição diferente e as equipas a lutar por um horizonte mais prestigiante extra-muros, porém, é importante recordar que ISPU e Desportivo têm contas por ajustar, a partir daquilo que foi o Torneio de Abertura e o Campeonato da Cidade. Na prova continental em curso, ambos tiveram o azar – mas será mesmo azar?... – de iniciar com o 1º de Agosto, campeão africano, que não quis deixar os seus créditos por mãos alheias. Foram partidas espectaculares e que tiveram praticamente o mesmo curso, isto é, as angolanas vincaram o seu virtuosismo nos derradeiros minutos, acabando por ganhar pela marca de 60-55 diante das “universitárias” e 54-46 às “alvi-negras”.

As moçambicanas tiveram um denominador comum: quando a incapacidade física e o empregar a inteligência ao serviço do colectivo se apoderaram das jogadoras, a opção foi a menos acertada, com uma série de faltas que tiveram repercussões nefastas. Aí, o 1º de Agosto agradeceu e lançou-se soberbamente para o triunfo. Entretanto, de permeio, e perante adversários de menor quilate, o Desportivo bateu o Nets da Zâmbia por 115-50 e o Lerotholi do Lesotho pela marca de 157-19. Por seu turno, o ISPU bateu o Lerotholi por 127-19, para, na quarta-feira, travar um diálogo bastante interessante com o Inter de Luanda, campeão angolano, a quem derrotou nos últimos minutos por 67-59.

FERROVIÁRIO RISCADO DA AGENDA?

Mesmo sendo indesmentível o poderio do básquete angolano em masculinos, algo nos fazia crer que o Ferroviário de Maputo podia se bater com denodo pelo apuramento. O reforço americano que dá pelo nome de Ike Nwanko veio cimentar ainda mais esta percepção, só que, para desencanto dos seus adeptos, os “locomotivas” logo no início apresentaram um cenário nada tranquilizador. A vitória (79-56) perante o Hurricanes, pela forma sofrida como foi conseguida, lançou uma inquietação geral quanto à possibilidade de o campeão moçambicano enfrentar de peito aberto os “colossos” angolanos.

Mas o pior ainda estava por vir. Frente ao Ferroviário da Beira, onde em princípio a perspectiva era de um triunfo claríssimo, o tiro saiu-lhes pela culatra. Mantendo o jogo equilibrado durante todos os 40 minutos, inclusive, na posição de vencedor na maior parte do tempo, a turma do Chiveve foi de uma astúcia extraordinária, com André Quicimusso, na sequência de um triplo primoroso, a desfazer o empate e fixar o resultado final em 68-65.

Era a confirmação daquilo que se temia em relação à palidez competitiva dos “locomotivas” da capital. Agora, para fechar a prova, só lhes restam os angolanos: Petro Atlético hoje e 1º de Agosto, amanhã. Já os beirenses, têm esta noite o Hurricanes e amanhã o Petro.

  • ALEXANDRE ZANDAMELA

ANGOLA : Zonal: Petrolíferos decepcionados com nível competitivo

Os atletas da equipa de basquetebol sénior masculina do Petro de Luanda consideram baixo o nível competitivo da 22ª edição do Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, que decorre em Maputo (Moçambique).
Em declarações à Angop, o poste Leonel Paulo mostrou-se decepcionado com a prestação das outras equipas intervenientes, apontando o 1º de Agosto como a única que mantém o equilíbrio com a sua formação.
Para o jogador de 22 anos, os representantes da Zâmbia, Moçambique e Lesotho deveriam investir mais no material humano e não só para alcançarem o mesmo patamar que as formações angolanas.
"Á excepção das equipas de Angola, mais nenhuma apresenta um basquetebol de alto nível. As outras deveriam apostar mais no desenvolvimento da modalidade por forma a melhorar a competição na zona", salientou, destacando o fraco rendimento da formação do Lesotho.
Por sua vez, o seu colega Domingos Bonifácio aponta as poucas horas de treino como causa do fraco rendimento dos adversários.
"Em Angola trabalha-se durante muito tempo. Nos outros países da nossa zona isto não é prioridade, porque muitos atletas têm outros empregos além de jogar. Notamos a admiração de alguns treinadores ao presenciarem a nossa preparação e o tempo que levamos a treinar", acrescentou.
Em três jogos, o Petro de Luanda alcançou igual número de vitórias. A formação angolana é a que até ao momento obteve maior diferença pontual (110 pontos), ao bater o Lerotholi do Lesotho por 142-32.
Participam no Zonal seis equipas, designadamente o 1º de Agosto, Petro de Luanda (Angola), os Ferroviários de Maputo e Beira (Moçambique), Lerotholi do Lesotho e Hurricanes da Zâmbia. A prova encerra no sábado e qualificam-se para a fase final as duas melhores classificadas.

ANGOLA : 1º de Agosto avança proposta por Carlos Morais

O extremo do Petro de Luanda, Carlos Morais, poderá representar o 1º de Agosto na próxima temporada, caso aceite a proposta do clube "militar", informou quinta-feira em Maputo (Moçambique) o atleta.
Em declarações à Angop, à margem do torneio de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, o jogador confirmou o interesse do emblema "rubro-negro" e não descartou a hipótese de representar os vice-campeões nacionais, sublinhando que pensa no assunto.
"Sou profissional e tudo no desporto é possível. Hoje estou no Petro e amanhã posso estar no 1º de Agosto. O Petro é a minha prioridade, mas depende também das propostas que aparecerem", salientou o atleta que termina contrato com os "petrolíferos" em Setembro.
Carlos Morais, que iniciou sua carreira no "eixo-viário", disse que para além dos "rubro-negros" recebeu propostas da Espanha, sem, no entanto, citar os clubes. Referiu que pretende tomar uma decisão, quanto ao seu futuro depois do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2007), a decorrer em Agosto em Angola.
Para o jogador, que almeja competir na Liga Norte-americana da modalidade (NBA), a prova continental é uma montra para os atletas, uma vez que é vista pelo mundo inteiro e provavelmente contará com treinadores e olheiros de vários campeonatos, incluindo o americano.
"Sou jovem e ambiciono jogar no melhor campeonato do mundo. Espero que o Afrobasket seja a minha rampa de lançamento", frisou, realçando que Angola detém noventa porcento de probabilidades de revalidar o título, por jogar em casa e pela motivação de ser a detentora do troféu.
Quanto ao recém-terminado Campeonato Nacional, onde concorre para a eleição de Jogador Mais Valiosos (MVP), considerou o mais emocionante de todos os tempos pela forma como o título foi decidido. Caracterizou irregular a sua prestação individual, por causa das lesões que o impediram de actuar em alguns confrontos.
"Depois de cinco vitórias seguidas, o 1º de Agosto era dado como campeão. Nós invertemos a situação e tornamo-nos favoritos. Quando apontavam o Petro como campeão antecipado, o 1º de Agosto reapareceu e venceu dois jogos consecutivos e só na finalíssima conseguimos revalidar o título. Esta incerteza e a maneira como foram decididos os jogos fizeram dela a mais emocionante de todos os tempos", sublinhou.
"Falhei muitos jogos por problemas de saúde, mas nos momentos cruciais estive sempre bem e ajudei a minha equipa a revalidar o troféu", acrescentou, destacando Carlos Almeida (1º de Agosto) como o adversário que mais o "incomoda" pela sua maneira de defender.
Morais, de 21 anos de idade e 1, 91 metros de altura, regressou ao Petro de Luanda em 2006, após um período nos Estados Unidos onde competiu no campeonato universitário. Pelos "tricolores", conquistou dois campeonatos nacionais e uma Taça de Angola.

14 junho 2007

ANGOLA : Zonal - Confronto angolano na penúltima jornada

As equipas do 1º de Agosto e Inter centralizam sexta-feira as atenções do Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol sénior feminino, quando se defrontarem na quarta ronda da competição que decorre em Maputo (Moçambique).

Às 19 horas de Angola, o campeão e o "vice" vão medir forças e reeditar um velho duelo. O desafio, a decorrer no pavilhão do Desportivo de Maputo, será decisivo para as polícias, que perderam na terceira jornada frente ao ISPU de Moçambique.

O 1º de Agosto, a uma vitória da qualificação, não tem que necessariamente vencer o Interclube para garantir o apuramento, embora o objectivo seja terminar invicto. Ainda que percam com o conjunto "azul e branco", as "rubro-negras" terão pela frente na última jornada a equipa mais fraca da prova, o Lerotholi do Lesotho.
Aguarda-se por um desafio equilibrado, onde as duas formações vão entrar para conquistar os dois pontos. Por outro lado, Aníbal Moreira, treinador do 1º de Agosto, poderá utilizar as atletas com menos ritmo competitivo, depois do esforço empreendido nas duas primeiras partidas, em que discutiram a vitória até ao último segundo.
Atentos a este jogo estarão as formações moçambicanas do Desportivo de Maputo e ISPU, que se defrontam horas antes. As duas averbaram já uma derrota cada e estão proibidas de perder, por isso, surge a possibilidade de um entendimento entre elas, tal como pode acontecer com as angolanas.
Nenhuma das três equipas pode perder para não ser afastada da corrida à fase final. Em caso de igualdade pontual, o primeiro critério de desempate é o cesto average.
O 1º de Agosto, com seis pontos, lidera a prova, seguido do Interclube, ISPU e Desportivo de Maputo, todos com cinco. Nets da Zâmbia e o Lerotholi do Lesotho, com três.
O Zonal termina sábado e qualifica as duas melhores classificadas para a fase final, a ter lugar em Moçambique, em Outubro.

ANGOLA : Zonal - Equipas angolanas continuam em alta

As equipas do Petro de Luanda, 1º de Agosto (masc e fem) e Interclube (fem), todas de Angola, continuam a passear a classe no Zonal de apuramento à fase final do Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, que decorre em Maputo (Moçambique).

Em três jogos, os "petrolíferos" alcançaram igual número de vitórias, incluindo duas chapas 100. Para além do jogo frente ao 1º de Agosto, onde os pupilos de Ginguba tiveram que se esforçar para vencer, os restantes desafios foram uma espécie de treino. Os jogadores não precisaram se empenhar a fundo para alcançar mais de 100 pontos.

Lerotholi do Lesotho e Hurricanes da Zâmbia, duas das equipas que cruzaram o caminho dos "tricolores", além dos "militares", foram derrotadas por resultados expressivos.

Carlos Morais, uma das melhores unidades dos campeões africanos no Campeonato Nacional, é dos jogadores menos utilizados, assim como Shannon Croocks, este último na maior parte das vezes entra apenas para dar espectáculo.
Leonel Paulo, Fernando Albano e Francisco Horácio, jogadores pouco utilizados na presente época desportiva, são os que mais se destacam.
Reconhecendo o esforço dos atletas no campeonato angolano, onde conquistaram o troféu apenas numa finalíssima, e tendo em conta que a maioria fará parte da pré-selecção para o Afrobasket2007 e Panafricanos, o técnico, também seleccionador, opta por não os utilizar regularmente.
Por sua vez, o 1º de Agosto, segundo classificado, começou o torneio com uma derrota diante do seu arqui-rival Petro de Luanda. Depois de perder no campeonato com o mesmo adversário, o sorteio colocou a formação orientada por Jaime Covilhã no caminho dos campeões africanos.
Nos jogos seguintes, os "militares" já estiveram melhor e somaram duas vitórias seguidas por resultados expressivos. As vítimas foram o Hurricanes da Zâmbia e Ferroviário da Beira. Ao contrário do seu colega de profissão, jogadores como Olímpio Cipriano e Armando Costa, regulares no campeonato angolano, continuam a merecer muito tempo de jogo.
Victor Muzadi, apagado esta temporada, parece recuperar a forma e o reforço Rodrigo Mascarenhas mostra-se entrosado no grupo.
Em femininos, o 1º de Agosto está a dar cartas. Mesmo com um calendário difícil, a formação angolana soube ultrapassar as dificuldades e encontra-se na liderança da prova, com seis pontos de três vitórias.
Na primeira e segunda jornadas, as "militares" tiveram que enfrentar duas formações da casa (ISPU e Desportivo), mas com muito mérito as campeãs africanas venceram os dois encontros e na terceira ronda não tiveram dificuldades para bater o Nets da Zâmbia.
Os reforços Nachissela Maurício e Maria Barbosa têm tido influência no sucesso das "rubro-negras".
O Interclube, depois de duas vitórias consecutivas, frente ao Club of Lesotho e Nets da Zâmbia, averbou a primeira derrota quarta-feira na terceira jornada.
As "polícias" perderam frente ao ISPU de Moçambique e baixaram do primeiro para o segundo lugar.
Das quatro equipas angolanas, o Interclube é a única em situação complicada, pois terá que defrontar ainda o 1º de Agosto e Desportivo de Maputo. E uma derrota poderá afastá-las da fase final, mas o segundo lugar também qualifica a formação angolana.
Hoje regista-se o primeiro e único dia de folga. A prova prossegue na sexta-feira.

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: Estas “universitárias” ainda nos provocam um colapso...


REALMENTE, há vitórias e vitórias! Terça-feira, o ISPU tinha ganho. E ganho de uma forma esmagadora (127-19). No entanto, tratou-se de um triunfo que praticamente não mexeu com ninguém. Mesmo com as próprias atletas. Mas, ontem, aí sim! Foi efectivamente uma vitória com sabor a doce de coco. Uma vitória (67-59) perante o Inter de Luanda, um dos candidatos à transição para a etapa decisiva, abrindo-se assim, de par em par, as portas de esperança quanto à almejada qualificação. Nesta terceira jornada da fase preliminar da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos e Femininos, o Desportivo bateu o modesto Nets por 157-19, enquanto os Ferroviários tiveram sortes diferentes: o de Maputo venceu o Lerotholi pela marca de 121-41, enquanto o da Beira, após o sensacional triunfo da noite anterior, perdeu diante do 1º de Agosto por 41-97.
Maputo, Quinta-Feira, 14 de Junho de 2007:: Notícias

Numa competição em que, em masculinos, a hegemonia das formações angolanas continua inquestionável, enquanto em femininos o ISPU entrou na liça, hoje cumpre-se o dia de folga, regressando a prova amanhã, com três partidas aliciantes: Ferroviário de Maputo-Petro, Inter-1º de Agosto e Desportivo-ISPU.

No jogo de ontem, a despeito da sua clara supremacia, traduzida em vantagem nos quatro períodos, as “universitárias”, face a alguma imprudência, desconcentração e acima de tudo nervosismo, iam provocando um colapso cardíaco aos zelosos espectadores presentes no pavilhão do Estrela Vermelha. Foi no terceiro período, quando permitiram uma extraordinária recuperação do Inter, que passou de uma desvantagem de 13 pontos (38-25) ao intervalo para uma aproximação de apenas quatro (47-43).

Foi realmente uma fase em que as jogadoras de Alexandre Mata quase entravam no descrédito das suas capacidades. Valeu – e esta atitude merece uma salva de palmas – a forte perseverança demonstrada no momento capital da contenda, com as jogadoras determinadas e a cerrar os dentes rumo a um triunfo que não podia lhes escapar. Ana Flávia Azinheira voltou a estar igual a si própria, mesmo denotando algum cansaço na ponta final. Aleia Rachide e Iracema Ndauane foram verdadeiras operárias, Amélia Macamo destemida e Ana Branquinho e Tânia Wachene já a acertarem nos triplos.

No Inter, o destaque vai indubitavelmente para a veterana Irene Guerreiro, contemporânea de Esperança Sambo, Aurélia Manave e companhia, Catarina Camufal e Ngedula Filipe.

FICHA DO JOGO

ISPU (67) – Marta Ganje (0), Eduarda Chongo (0), Tânia Wachene (8), Ana Branquinho (8), Ana Flávia Azinheira (20), Amélia Macamo (11), Vaneza Júnior (0), Aleia Rachide (12), Dulce Mabjaia (0), Nádia do Rosário (0), Iracema Ndauane (8) e Nália Simão (0).

Treinador: Alexandre Mata.

INTER (59) – Catarina Camufal (19), Nadir Manuel (0), Vera João (0), Mariana Rafael (0), Indira José (0), Mangongo Nely (5), Celina Conceição (6), Irene Guerreiro (12), Ana Machado (2), Ida Rosada (0), Angelina Golombe (0) e Ngedula Filipe (15).

Treinador: Apolinário.

Marcha do marcador: 16-12, 38-25, 47-43, 67-59.

ZONAL : Pouca afluência de público

O torneio zonal de apuramento à fase final da Taça de África dos Clubes Campeões de basquetebol, em ambos os sexos, a decorrer desde segunda-feira na cidade de Maputo, e que hoje regista a única pausa, tem sido marcado por pouca afluência de público aos pavilhões.

Com excepção da partida feminina que colocou quarta-feira, no pavilhão do Estrela Vermelha, frente a frente as formacoes do ISPU (Moçambique) e do Interclube (Angola), os recintos têm registado poucos adeptos.

A Angop apurou que a pouca divulgação da prova está na base da ausência de público nos pavilhões, aliada ao facto das atenções estarem viradas para o embate do fim-de-semana em Maputo entre as selecções de Moçambique, os "Mambas", e do Senegal para as eliminatórias do CAN2008, no Ghana, em futebol.

Contam-se as dezenas das pessoas que se tem deslocado aos pavilhões, nalgumas vezes mesmo estando em acção uma equipa local. O frio que se faz sentir nesta altura do ano por estas paragens (média de 22 graus centigrados) poderá também estar na origem da pouca assistência, uma vez que todos os jogos se disputam nos periodos da tarde e noite.
Entretanto, nota-se que mesmo a imprensa local, mormente jornais, rádios e televisão, têm dado pouco ênfase ao torneio zonal, pois as atenções, como se fez referência, estão mesmo viradas para o desafio da selecção de futebol.
Outras das razões apontadas por algumas pessoas contactadas pela Angop está no facto de não acreditarem na qualificação dos seus representantes para a fase final, pois, como afirmam, o basquetebol moçambicano "está estagnado".
A organização da prova desconhece as razões desta situação, mesmo porque os preços dos ingressos, como indica, estão acessíveis.
Ao contrário, em termos organizativos não existem reparos de maior, desde a acomodação das delegações, campos de treinamento, credenciamento para os jornalistas e outras condições indispensáveis.

Classificação geral do zonal

A duas jornadas do fim, as equipas angolanas continuam a liderar o torneio de basquetebol de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em ambas as classes, que decorre desde segunda-feira, em Maputo, Moçambique.

Classificação:

Masculinos

1. Petro de Luanda 03 Jogos/ 06 pontos, 2. 1º de Agosto 03/05, 3. Ferroviário da Beira 03/05, 4. Ferroviário de Maputo 03/05, 5. Hurricanes da Zâmbia 03/03, 6. Lerotholi do Lesotho 03/03

Femininos

1. 1º de Agosto 03/06, 2. Interclube 03/05, 3. ISPU 03/05, 4. Desportivo de Maputo 03/05, 5. Nets da Zâmbia 03/03, 6. Club of Lesotho 03/03 Próxima jornada (15/06)

(Masc)

Petro de Luanda – Ferroviário de Maputo, Lerotholi do Lesotho – 1º de Agosto, Ferroviário da Beira – Hurricanes da Zâmbia (Fem)

Nets da Zâmbia – Club of Lesotho, Interclube – 1º de Agosto, Desportivo de Maputo – ISPU.

ANGOLA : Zonal: Técnico do Interclube queixa-se da falta de maturidade

Treinador do Interclube, Apolinário Paquete

O técnico do Interclube, Apolinário Paquete, apontou a falta de maturidade das suas jogadoras a causa da derrota sofrida quarta-feira frente ao ISPU de Moçambique, por 67-59, em desafio da terceira jornada do Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos em sénior feminino.

Em declarações à Angop, explicou que a sua formação cometeu muitos erros durante o encontro por falta de maturidade e concentração, tendo em conta o ambiente no pavilhão.

Disse ainda que nos minutos finais a falta de experiência por parte de algumas atletas foi decisiva e fatal.

No entanto, o técnico afirmou que nada está perdido e o objectivo de se qualificar mantém-se, reconhecendo que fica mais difícil com a derrota averbada.

"Não vamos baixar a cabeça, lutaremos para vencer os próximos jogos e alcançar os nossos objectivos, porque só depende de nós", sublinhou.

Quanto ao próximo encontro, frente ao 1º de Agosto, referiu que conhece bem a equipa "militar", ao contrário das outras que estão na prova e que a intenção será conquistar os dois pontos para manter acesas as hipóteses de se qualificar.

O Interclube soma cinco pontos, na segunda posição, menos um que o 1º de Agosto na primeira. As formações do ISPU e Desportivo, ambas de Moçambique, estão na terceira e quarta posições com cinco cada.

Qualificam-se para a fase final do torneio, que decorre em Moçambique, as duas equipas melhores classificadas.

ANGOLA : Zonal: Inter averba primeira derrota

O Interclube averbou quarta-feira a primeira derrota no Zonal de apuramento à Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol sénior feminino, que decorre em Maputo (Moçambique), ao perder diante do ISPU local por 67-59 em desafio da terceira jornada.

Depois de duas vitórias seguidas, as angolanas "escorregaram" frente a uma adversária motivada pelo seu público, que puxou pela equipa do primeiro ao último minuto.

Num ambiente de pressão, as "polícias" cometeram muitos erros defensivos e perderam muitas bolas (25 contra 18 da equipa local), o que influenciou no resultado final.

Num jogo muito equilibrado, as duas equipas entraram viradas para o ataque por forma a alcançar uma vantagem considerável para depois gerir. Com as moçambicanas a primarem pelo lançamento exterior e o Interclube a priorizar a penetração para os dois pontos, explorando a rapidez da base Catarina Camufal, o primeiro quarto terminou em 16-12 a favor do ISPU.

No período seguinte, as duas formações foram repartindo as iniciativas de jogo, mas com as moçambicanas sempre à frente do marcador. A dois minutos do final, a formação da casa tomou conta do desafio, aproveitando uma desatenção do Interclube, que perdeu três ataques seguidos e ampliou a vantagem para 14 pontos de diferença (38-24), naquela que foi a maior disparidade pontual.
As "polícias" reduziram antes do intervalo para 13 pontos (38-25).
No reatamento, o Interclube entrou com outra postura, defendendo de forma individual (homem a homem), com compensações defensivas e melhor circulação de bola. As angolanas venceram o "quarto" por 18-09 e reduziram para 47-43 no final do mesmo.
No último período, o ISPU de Moçambique mostrou ser uma equipa mais experiente, beneficiando de várias faltas em acto de lançamentos, que, quase sempre, eram convertidos para além de ganharem a respectiva falta.
A quatro minutos do final da partida, quando as angolanas perdiam por 57-49, Ana Azinheira foi travada em baixo da tabela e o árbitro assinalou falta anti-desportiva. A jogadora moçambicana marcou os dois pontos e na reposição da bola voltou a "facturar", o que foi decisivo para o desfecho final.
As "polícias" ainda tentaram virar o resultado, mas não foi possível perante uma equipa que estava proibida de perder para se manter na corrida pelos primeiros lugares.
Catarina Camufal, com 17 pontos, e Ngiendula Filipe, com 13, foram as melhores marcadoras da formação "azul-e-branca", ao passo que Ana Azinheira com 20 pontos foi a melhor do encontro.
Com esta derrota, o Interclube compremete a sua qualificação para a fase final, uma vez que tem ainda dois jogos difíceis pela frente (com o 1º de Agosto na sexta-feira e Desportivo de Maputo no sábado). Mais uma derrota e as pupilas de Apolinário Paquete podem dizer adeus ao apuramento.
O Interclube baixa para o segundo lugar, com cinco pontos, os mesmos que o ISPU e Desportivo de Maputo na terceira e quarta posições, respectivamente. O 1º de Agosto, com seis pontos, é o novo líder.