Africa Basquetebol

24 junho 2007

ANGOLA : Poste da selecção aponta unidade como ´arma` para conquista do Afrobasket

O poste da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, Joaquim Gomes "Kikas", apontou hoje, no Lubango, a unidade do grupo como um dos factores importantes na luta pela vitória no Afrobaskete-2007 que o país acolhe em Agosto próximo.
"Nós conhecemo-nos muito bem, somos amigos acima de tudo e há a vatangem de mais de 99 por cento dos atletas competirem no campeonato nacional. Isso dá-nos uma vantagem muito grande", ressaltou.

Kikas, que faz parte dos oito atletas que se encontram desde sábado no Lubango para uma missão social, afirmou que este factor, associado à experiência dos atletas e à juventude, vai positivamente ajudar o desempenho dos jogadores na quadra de jogos.
"A união faz a força e nós vamos conseguir alcançar os objectivos preconizados", afirmou.

Já o técnico Alberto de Carvalho "Ginguba" defende que a defesa deve ser a principal "arma" da selecção nacional e a versatilidade de maior parte dos atletas dá esta garantia.
Assinalou que a intenção é ter uma equipa rápida e que defenda bem, realçando a necessidade do aprimoramento do jogo exterior, tendo em conta a média de altura da selecção, que é baixa comparativamente a outros adversários, como a Nigéria, Mali, Senegal, entre outros.

A selecção cumpre hoje o segundo dia da sua missão social na capital da Huíla. A jornada inclui ligeira preparação de ginásio e à tarde visitas turísticas.