Africa Basquetebol

16 junho 2007

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões de África: Carta baralhadas!

AS contas voltaram praticamente para o princípio. À excepção do 1º de Agosto, cujo apuramento já está garantido, os outros três candidatos, designadamente Desportivo, ISPU e Inter de Luanda, vão ter que esperar pelo último dia, precisamente hoje, para conhecer o seu futuro. As cartas voltaram a ser baralhadas ontem à noite, no encontro entre as formações moçambicanas, na sequência do precioso triunfo das “alvi-negras” por dois pontos (61-59), no epílogo de uma partida espectacular e cuja ponta final foi realmente imprópria para cardíacos. A prova encerra hoje, com o Desportivo, diante das campeãs angolanas, a fazer o jogo da sua vida e as “universitárias”, diante das zambianas do Nets, à espreita de um lugar no comboio da qualificação.

Se, em masculinos, já se sabe que Petro e 1º de Agosto carimbaram o seu passaporte, estando os Ferroviários de Maputo e da Beira – neste momento com vantagem para os de Chiveve – a digladiar-se pelo terceiro posto, em femininos, a segunda vaga será preenchida hoje, tudo se conjugando para que o Desportivo efectivamente o consiga. Ontem, realizou um jogo à altura das exigências de uma prova deste quilate, embora no quarto período, sobretudo, não tenha tido soluções rápidas e eficientes face à inteligente pressão exercida pelo ISPU, bem ao estilo do seu treinador.Numa noite em que a sensação foi verdadeiramente Cátia Halar – bateu-se com denodo e foi a dona dos pontos da sua equipa – as “alvi-negras” acabaram fazendo jus à sua paciência, enquanto as “universitárias”, que chegaram a estar à beira do empate e consequentemente forçar o prolongamento, após um triplo da infalível Ana Flávia, a outra Ana, a Branquinho, inexplicavelmente, pegou na bola, precipitou-se e lançou para o abismo. FICHA DO JOGO

DESPORTIVO (61) – Andrea Hadjune (14), Deolinda Ngulela (2), Sílvia Neves (0), Valerdina Manhonga (3), Anabela Cossa (4), Cátia Halar (17), Josefina Jafar (0), Luisa Nhate (0), Elina Sigaúque (0), Nádia Rodrigues (5), Dilar Dessai (0) e Gisela Rebora (16)

Treinador: Nazir Salé

ISPU (59) – Marta Ganje (0), Eduarda Chongo (4), Tânia Wachene (0), Ana Branquinho (0), Ana Flávia (22), Amélia Macamo (6), Vaneza Júnior (0), Aleia Rachide (18), Dulce Mabjaia (0), Nádia do Rosário (0), Iracema Ndauane (9) e Nália Simão (0).

Treinador: Alexandre Mata

Marcha do marcador: 17-10, 31-23, 45-41, 61-59