Africa Basquetebol

14 junho 2007

ANGOLA : Zonal: Inter averba primeira derrota

O Interclube averbou quarta-feira a primeira derrota no Zonal de apuramento à Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol sénior feminino, que decorre em Maputo (Moçambique), ao perder diante do ISPU local por 67-59 em desafio da terceira jornada.

Depois de duas vitórias seguidas, as angolanas "escorregaram" frente a uma adversária motivada pelo seu público, que puxou pela equipa do primeiro ao último minuto.

Num ambiente de pressão, as "polícias" cometeram muitos erros defensivos e perderam muitas bolas (25 contra 18 da equipa local), o que influenciou no resultado final.

Num jogo muito equilibrado, as duas equipas entraram viradas para o ataque por forma a alcançar uma vantagem considerável para depois gerir. Com as moçambicanas a primarem pelo lançamento exterior e o Interclube a priorizar a penetração para os dois pontos, explorando a rapidez da base Catarina Camufal, o primeiro quarto terminou em 16-12 a favor do ISPU.

No período seguinte, as duas formações foram repartindo as iniciativas de jogo, mas com as moçambicanas sempre à frente do marcador. A dois minutos do final, a formação da casa tomou conta do desafio, aproveitando uma desatenção do Interclube, que perdeu três ataques seguidos e ampliou a vantagem para 14 pontos de diferença (38-24), naquela que foi a maior disparidade pontual.
As "polícias" reduziram antes do intervalo para 13 pontos (38-25).
No reatamento, o Interclube entrou com outra postura, defendendo de forma individual (homem a homem), com compensações defensivas e melhor circulação de bola. As angolanas venceram o "quarto" por 18-09 e reduziram para 47-43 no final do mesmo.
No último período, o ISPU de Moçambique mostrou ser uma equipa mais experiente, beneficiando de várias faltas em acto de lançamentos, que, quase sempre, eram convertidos para além de ganharem a respectiva falta.
A quatro minutos do final da partida, quando as angolanas perdiam por 57-49, Ana Azinheira foi travada em baixo da tabela e o árbitro assinalou falta anti-desportiva. A jogadora moçambicana marcou os dois pontos e na reposição da bola voltou a "facturar", o que foi decisivo para o desfecho final.
As "polícias" ainda tentaram virar o resultado, mas não foi possível perante uma equipa que estava proibida de perder para se manter na corrida pelos primeiros lugares.
Catarina Camufal, com 17 pontos, e Ngiendula Filipe, com 13, foram as melhores marcadoras da formação "azul-e-branca", ao passo que Ana Azinheira com 20 pontos foi a melhor do encontro.
Com esta derrota, o Interclube compremete a sua qualificação para a fase final, uma vez que tem ainda dois jogos difíceis pela frente (com o 1º de Agosto na sexta-feira e Desportivo de Maputo no sábado). Mais uma derrota e as pupilas de Apolinário Paquete podem dizer adeus ao apuramento.
O Interclube baixa para o segundo lugar, com cinco pontos, os mesmos que o ISPU e Desportivo de Maputo na terceira e quarta posições, respectivamente. O 1º de Agosto, com seis pontos, é o novo líder.