Africa Basquetebol

14 junho 2007

ANGOLA : Zonal - Equipas angolanas continuam em alta

As equipas do Petro de Luanda, 1º de Agosto (masc e fem) e Interclube (fem), todas de Angola, continuam a passear a classe no Zonal de apuramento à fase final do Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol, que decorre em Maputo (Moçambique).

Em três jogos, os "petrolíferos" alcançaram igual número de vitórias, incluindo duas chapas 100. Para além do jogo frente ao 1º de Agosto, onde os pupilos de Ginguba tiveram que se esforçar para vencer, os restantes desafios foram uma espécie de treino. Os jogadores não precisaram se empenhar a fundo para alcançar mais de 100 pontos.

Lerotholi do Lesotho e Hurricanes da Zâmbia, duas das equipas que cruzaram o caminho dos "tricolores", além dos "militares", foram derrotadas por resultados expressivos.

Carlos Morais, uma das melhores unidades dos campeões africanos no Campeonato Nacional, é dos jogadores menos utilizados, assim como Shannon Croocks, este último na maior parte das vezes entra apenas para dar espectáculo.
Leonel Paulo, Fernando Albano e Francisco Horácio, jogadores pouco utilizados na presente época desportiva, são os que mais se destacam.
Reconhecendo o esforço dos atletas no campeonato angolano, onde conquistaram o troféu apenas numa finalíssima, e tendo em conta que a maioria fará parte da pré-selecção para o Afrobasket2007 e Panafricanos, o técnico, também seleccionador, opta por não os utilizar regularmente.
Por sua vez, o 1º de Agosto, segundo classificado, começou o torneio com uma derrota diante do seu arqui-rival Petro de Luanda. Depois de perder no campeonato com o mesmo adversário, o sorteio colocou a formação orientada por Jaime Covilhã no caminho dos campeões africanos.
Nos jogos seguintes, os "militares" já estiveram melhor e somaram duas vitórias seguidas por resultados expressivos. As vítimas foram o Hurricanes da Zâmbia e Ferroviário da Beira. Ao contrário do seu colega de profissão, jogadores como Olímpio Cipriano e Armando Costa, regulares no campeonato angolano, continuam a merecer muito tempo de jogo.
Victor Muzadi, apagado esta temporada, parece recuperar a forma e o reforço Rodrigo Mascarenhas mostra-se entrosado no grupo.
Em femininos, o 1º de Agosto está a dar cartas. Mesmo com um calendário difícil, a formação angolana soube ultrapassar as dificuldades e encontra-se na liderança da prova, com seis pontos de três vitórias.
Na primeira e segunda jornadas, as "militares" tiveram que enfrentar duas formações da casa (ISPU e Desportivo), mas com muito mérito as campeãs africanas venceram os dois encontros e na terceira ronda não tiveram dificuldades para bater o Nets da Zâmbia.
Os reforços Nachissela Maurício e Maria Barbosa têm tido influência no sucesso das "rubro-negras".
O Interclube, depois de duas vitórias consecutivas, frente ao Club of Lesotho e Nets da Zâmbia, averbou a primeira derrota quarta-feira na terceira jornada.
As "polícias" perderam frente ao ISPU de Moçambique e baixaram do primeiro para o segundo lugar.
Das quatro equipas angolanas, o Interclube é a única em situação complicada, pois terá que defrontar ainda o 1º de Agosto e Desportivo de Maputo. E uma derrota poderá afastá-las da fase final, mas o segundo lugar também qualifica a formação angolana.
Hoje regista-se o primeiro e único dia de folga. A prova prossegue na sexta-feira.